quinta-feira, 9 de julho de 2015

Rodada #12 Br-15

Derrota tem que doer

A frase do treinador Gremista na entrevista coletiva pós-jogo serve para os dois times da dupla Gre-Nal. Ambos perderam seus compromissos ontem. O Grêmio interrompeu a sequencia de bons resultados, enquanto o Inter sofreu o terceiro revés consecutivamente.
Hoje não vou falar das questões táticas destas partidas. Podia falar dos acertos da Chapecoense e do Flamengo, tanto quanto dos equívocos dos times gaúchos. Teria muito assunto para debater. Mas eu prefiro falar agora de uma questão menos importante e secundária, contudo, de extrema relevância para a sequencia da temporada: em time grande derrotas podem acontecer, mas "internamente" nunca pode ser aceitável!
Uma coisa é o que a torcida e a crítica pensam, outra é o que o grupo sente.
A verdade é que o elenco do Internacional supervalorizou os resultados na Libertadores. Aquela entrega, aquela gana tão importante de futebol em alto nível sumiu nas partidas do Brasileirão. Seja com os titulares, com os reservas, com equipes mistas... o rodízio de D. Aguirre não é culpado por nada. A situação passa muito mais por atitude, perde quem joga não quem treina. O trabalho é o mesmo, a filosofia não mudou. Agora com essa sequencia negativa vésperas do primeiro jogo semifinal da competição continental, a atitude tem que mudar. O perigo é a falta de confiança que sobrava e agora pode faltar.

Atletas ironizaram as críticas da imprensa

D’Alessandro indicou para a torcida não ouvir rádio e jogar videogame. A direção tentou uma mobilização nas redes sociais para a partida contra o Flamento. O próprio treinador Colorado na coletiva de imprensa mostrou um grande abatimento porque não acreditava no resultado de campo, principalmente no desempenho de seus atletas. L. Lópes, dias atrás, havia se pronunciado falando em foco.
Neste esporte, um time campeão, vencedor, só chega lá porque tem “liga”. O Corinthians perdeu isso e caiu para o Guarani do Paraguai. A crônica especializada do país inteiro colocava os paulistas em um status de potência nacional, acima dos demais. A análise foi correta, o problema é o desempenho que deixa de ser satisfatório quando as coisas simplesmente deixam de acontecer. O primeiro passo para acabar a “liga” de um time é o abalo na confiança. Aquelas coisas que davam certo parece simplesmente não dar mais. Falta sorte, a arbitragem atrapalha, contusões e suspensões tendem a se repetir mais constantemente, enfim.
Ontem ainda, em uma rede social, o meia Douglas do Grêmio respondeu torcedores em sua conta do twitter: “Entra você lá e vai bater, torcedor modinha que só vai na vitória também não me serve”, “Liga para o Roger... Pede pra ele me tirar...”, “Quer alma? Você encontra na sessão espírita”, “Podem xingar à vontade... Boa noite”.  Vejam a semelhança disso com o que D’Alessandro fez. O gringo não jogou nada ontem, essas coisas lhe exigem mais resultado ainda porque a cobrança dobra de tamanho. Não adianta Douglas desdenhar, o mesmo vai acontecer com ele no fim de semana.

Resposta se dá em campo

Roger é macaco velho da bola apesar de jovem na profissão. Conhece as limitações de seu time e sabe que em os seus comandados desfilar em campo de “salto alto”, vai perder a “liga” que encontrou ao substituir Felipão. Uma coisa é blindar tudo para não fazer “terra arrasada” deste 1x0 contra em Chapecó, outra será deixar que seu elenco não “sinta” a derrota.
Em Joinville o Colorado deve mandar seus reservas. Pode figurar na zona de rebaixamento e entrar em campo quarta-feira muito pressionado. Sasha faz muita falta e se voltar junto com a entrega daquele time que eliminou maravilhosamente bem CA Mineiro e Santa Fé, que superou o rival na final do Estadual, terá boas chances de superar o Tigres. 
Já o Grêmio recebe o Vasco. O time carioca está muito mal, mas é grande, adversário de tradição. Se houver a entrega e esta derrota de ontem não abalar o espírito de dedicação da equipe, a vitória vem ao natural. Algo que vai ajudar a não perder este ritmo é a indignação, justamente o que faltou ao grupo do Inter nas últimas semanas.

Saudações Coloradas

Imagens: Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário