
A 2 anos atrás, o Inter lançou o projeto “Gigante para Sempre” à Fifa, apresentando o plano de reformas do Estádio e as garantias financeiras para que a obra acontecesse, sem endividamento e sem investimentos de terceiros, tudo muito bem explanado, e aceito pela Fifa.
Agora, estranhamente, a Fifa decide que o projeto do Beira Rio não é viável, desconfia de que o suporte financeiro não seja suficiente e exige que o Inter peça um empréstimo, ou se associe a alguma empreiteira – parceira da Fifa – para que assim se tenham as garantias financeiras e o projeto seja aceito, com o risco de que os jogos da Copa sejam sediados na nova Arena do Grêmio.
Que as reformas no Beira Rio são necessárias, disso não há a menor dúvida, e que elas ocorrerão com ou sem jogos da Copa também, pois o que travaria esta obra seria a perda da isenção fiscal, já garantida para OS 2 ESTÁDIOS, mesmo sendo que apenas 1 será sede dos jogos.
Mas a pergunta que fica é: Até onde vale a pena se sujeitar as exigências da Fifa ? Se o Inter não conseguir reverter as atuais exigências, vale a pena endividar-se por anos com algum banco, ou ser refém de uma empreiteira por 20/30 anos, para ter 3 ou 4 jogos da Copa, sabe-se lá de qual países ?
Até onde o Inter lucra com isso ? Ao que me parece, nada. Pois irá emprestar um estádio DE GRAÇA para a Fifa, e esta lucrará bilhões com o evento, tapará todo e qualquer espaço com seus patrocinadores, e agora, também quer sua fatia no bolo nas obras dos estádios, exigindo a inclusão de seus parceiros no negócio.
Todos sabemos da “lisura” da Fifa em seus negócios (vide o jornalista Andrew Jennings http://www.giropb.com/?p=noticia_interna&id=2320), mas, o mais estranho, é que justamente estas mudanças acontecem agora que a Arena do Grêmio parece que sairá do papel, e que o “Secretário da Copa” do RS foi eleito presidente do Grêmio (toda a comissão organizadora da Copa no RS também é gremista)
Enfim: Vale a pena ao Inter acatar as novas exigências da Fifa, para sediar 3 ou 4 jogos em 2014 ? Na minha opinião, não.
Que se reforme o Beira Rio para os colorados, e vamos seguir este projeto de um Inter cada vez maior.
Faço minhas suas palavras Rafael, inclusivel, reforço dizendo, q este assunto a tempos tem deixado uma pulga atráz da minha orelha, fico muito preocupado com o risco do Inter ter q coprometer o dinheiro q seria investido no departamento d futebol, contratando jogadores d nível, para enfiar tudo numa obra com exigencias absurdas e desnecessárias, só pra encher a boca pra dizer q o estádio foi cede do jogo entre Coréia do Norte X Eslováquia. Vejamos o exemplo do Palmeiras, do Cruzeiro e do Atlético mg e Flamengo, jogando fora d casa, pra cumprir o etinerário da Fifa. Vai ficar muito lindo os flamenguistas e Atleticanos dizendo, fomos pra 2ª divisão, mas pelo menos cediamos 3 jogos da Copa. Deixamos esta vaidade pra quem quizer, vamos investir em reformas necessárias e em um elenco forte pra buscar o Tri da Libertadores e o Tetra brasileiro. Um abraço colorado.
ResponderExcluirSó corrigindo, onde eu disse faço minha suas palavras Rafael, entenda-se, faço minha suas palavras Ramão, diga-se de passagem uma bela matéria. Parabéns...
ResponderExcluirConcordo, mas em partes... sediar uma Copa do Mundo é um grande passo rumo à internacionalização da marca. Outro fator importante vem por conta da rivalidade. Prefiro esperar um pouco antes de tirar minhas conclusões sobre, pois a atual direção do Inter se destacou e ganhou meu respeito pela responsabilidade financeira na gestão dos recursos do Clube. Tenho certeza que não vão meter o Inter em uma roubada... se não for viável e os "pró" não compensarem os "contras", creio que deveríamos esquecer o projeto. Mas primeiro quero ver o pronunciamento e as elegações da Direção Coloradas. Saudações
ResponderExcluirAgora a Fifa tá exigindo o rebaixamento do gramado do Beira Rio em 1.5 métros, por causa da visibilidade. O gramado do Beira Rio foi eleito ano passado o melhor gramado do Brasil, e além do mais foi feito sobre o rio guaiba. Daqui a pouco vão pedir pra trocar d nome, ou de cor tbém. Palavras do dirigente Emídio Ferreira: "No aspecto financeiro, os ganhos para o Inter são muito poucos. Quem ganha, na verdade, é a cidade de Porto Alegre e, sobretudo, o nosso torcedor, que é a razão maior disso tudo. - concluiu o dirigente.
ResponderExcluirPor exemplo, vamos fazer a cobertura sobre o estádio, que é uma vontade antiga dos torcedores colorados. Faremos isso não apenas cumprindo exigências, mas também para garantir ao nosso torcedor maior conforto, comodidade e segurança. Agora cada um tire suas conclusões. Um abraço colorado...
Acioli
ResponderExcluirO que me parece, é que estas exigências extras que estão surgindo, são para que o orçamento aumente, e o Inter fique obrigado e executar tal parceria com uma empreiteira(parceira), o que quer a Fifa, para poder botar a mão em algum.
Se for assim, sou contra. Que se faça o projeto inicial, para os colorados. E, se a Fifa assim quiser, que se jogue a Copa no Beira Rio, ou mude para a Arena.
As palavras do Emídio Ferreira vem ao encontro do que imaginava. O Inter lucrará muito pouco cedendo o Beira Rio à Fifa. A copa de 2010 encerrou a 3 meses e meio. Alguém lembra o nome de algum outro Estádio, ou Clube de Futebol da Àfrica do Sul, além do Soccer City ?
Se o "Secretário da Copa” do RS foi eleito presidente do Grêmio (toda a comissão organizadora da Copa no RS também é gremista)como vc escreveu, então a coisa vai ficar difícil. Da minha parte eu não estou nem aí pra isso, como vc mesmo escreveu, faz 3 meses q acabou a copa e ninguém lembra mais dos nomes dos estádios. Se for uma manobra pra levar as partidas para à arena do gremio, q façam bom proveito, deixem eles comemorando cede d copa e lançamento d pedra funcamental e nós vamos acumulando titulos. um abraço colorado...
ResponderExcluirO Grêmio tem três partidas difíceis e decisivas, porém, não acho que sejam tão decisivas nesse campeonato brasileiro. Dos confrontos, contra Cruzeiro e Inter no Monumental, e contra o Fluzão, fora, é possível que numa matemática favorável - numa boa combinação de resultados lógicos - se é que isso é possível no futebol, projetar 5 pontos (portanto, com uma vitória e dois empates), sem que as chances de chegar no G3 esteja completamente perdida.
ResponderExcluirTudo bem pessoal, FJC está sendo modesto ou por demais prudente nos palpites. Confesso. Um empate com o Cruzeiro, uma vitória no colorado e outra no Fluzão das Laranjeiras, não é nada impossível. Mas tenho meus receios com relação ao elenco e ao time que Renato terá a dispor e que mesmo optará nas próximas rodadas. Todo mundo sabe, que nosso eterno ídolo da camisa 7, é muito mais um ex-jogador, motivador, estrategista de grupo, parceiro dos boleiros nos rachões e no vestiário, do que propriamente um treinador com inovações e truques táticos a beira do gramado.
Renato promoveu algumas mudanças interessantes no posicionamento de alguns jogadores, mas também cometeu alguns erros, que ainda não ficaram tão visíveis nas últimas partidas. Um dos grandes problemas do elenco do tricolor, ainda é a defesa e a frente da área, que ainda não transparece segurança aos torcedores gremistas. Não temos um camisa 5 de qualidade nem um uma dupla de zaga segura. Fábio Rochemback não tem características de primeiro volante, muito menos o Adilson. Ferdinando é uma incógnita e William Magrão nunca foi um primor na função. Vilson, Rafael Marques, Ozea e Paulão horrorizam a arquibancada e, desde a saída de Réver, o Grêmio não tem qualidade no miolo de zaga.
Tomara que esses defeitos não apareçam nas próximas rodadas, em que a formação defensiva será mais testada.
Mesmo assim, acredito que, depois dessa série de três partidas contra adversários fortíssimos e na disputa direta pelos primeiros lugares, fora a partida contra o Santos, o Grêmio não terá nenhum adversário temível na tabela e, se tiver um aproveito de 100% contra times como Goiás, Guarani, Atlético-PR, Ceará e Bota Fogo, ainda assim, com uma derrota na Vila, existe a possibilidade do Tricolor ingressar no G3 ou no G4, caso Santos ou Inter fiquem entre os três – ambos já classificados para a Libertadores.
Infelizmente ou felizmente não podemos contar com o colorado nos confrontos contra os adversários diretos do tricolor. Se Inter estivesse na briga pelo título, arrancaria pontos dos primeiros colocados, abrindo um caminho para o quarto lugar. A realidade é que o Inter não está nem aí para o Brasileirão, e desde o princípio, já se consolava e se contentava com o título da América. Resta apostar no Santos, que voltou a crescer. Se o time de Neymar permanecer entre os três, abrirá um vão no G4, aumentando as chances dos que brigam pelo quarto lugar.
O Grêmio não pode, de maneira alguma, partir com desespero e com responsabilidade além da conta, contra Cruzeiro e contra o colorado, porque pode sofrer um revés diante da sua torcida.
Uma vitória e um empate, dependendo dos outros jogos na tabela, será bem vindo. Uma vitória no Cruzeiro para esfriar os mineiros. Um empate no Grenal e outro no Rio. Com cinco pontos nas três rodadas, ainda assim, talvez, o tricolor continue vivo.
Saudações Tricolores.
FJC, acho q vc está pensando muito pequeno, cadê aquela fé gremista, a mistica do imortal, afinal falar em 5 pontos nos 3 jogos seguintes é muito pouco, sendo q são 2 dentro de casa, o mínimo q se espera do melhor time do segundo turno é fazer o dever de casa, q é vencer. Embora sejam partidas difíceis, com adversários qualificados. To sentindo nas suas palavras um certo medo. Será q não confia mais no teu time nas horas de decisão? Ou talvez no fanfarrão do técnico? Quem quer chegar em algum lugar de destaque tem que vencer dentro d casa, veja o exemplo do Inter na Libertadores, venceu todas em seus domínios, resultado, caneco no Beira Rio. Um abraço colorado...
ResponderExcluirFJC... sugiro poste seu comentário sob forma de texto, até para aguçar mais o debate em um tópico próprio. Precisamos de temas refentes ao Grêmio para ajudar a elevar o alcance do Blog. Saudações Coloradas
ResponderExcluirBoenas amigos...
ResponderExcluirPrimeiro ponto, acredito que sim o pessoal do grêmio deve tar pondo preção na FIFA e não deve ser pouca, e por que não, como ja falaram antes, praticamente vendemos nossa alma pro capeta, com esta nova arena, 20 anos pagando, então que se tirem o maximo dela, que fação de tudo pra ter a copa na arena, falo isso como um gremista que não quer apenas despojar o os colorados de serem os anfitriões, mas sim com um olhar clinico, por 20 anos vamos pagar esta arena então é obrigação tirar toda e qualquer vantagem possivel dela neste tempo, e amigos colorados a copa é uma delas, pequena concordo, mas ainda é.
Sobre o gremio minha contagem era de 11 jogos 8 vitorias estariamos no g3, claro não sei se vai ser certo esta progreção, mas foram 2 e temos 1 vitoria e um empate,dificultou, mas se o grêmio quer a libertadores vai ter q se coçar, vamos ter que por o cruzeiro no devido lugar deles, não gosto do cruzeiro nunca gostei, já contra o inter é grenal gurizada, e grenal não tem dessa de favorito e jogo de surpresas, o flu não me assusta que eu axo que vai complicar é o santos.
Mas mantenho a fé, pelo menos minhas perspectivas pro futuros são boas, ano que vem com renato, o grêmio vai ser mais time, com tempo e novas contratações o Renatão vai poder montar uma equipe bem mais coesa, e se em um turno nos estamos falando de titulo, com 2 turnos com ele no comando, isto pode se tornar uma realidade, assim espero, já chega de caneco pros colorados !!!!
Atenção Colorados,
ResponderExcluirSe voces achavam que seria simples assim, esqueceram que tem FIFA e CBF na parada. Não tentem culpar os gremistas por tentar levar a Copa para a Arena, sejam sinceros e respondam, fossem invertidas as posições, voces não fariam o possível para levar para o Beira Rio?
Saudações Gremistas.
Marcão Fagundes
È Marcão, acho q vc tem razão, se tivéssemos a 10 anos sem ganhar nada, e vendo o rival ganhando os campeonatos mais importantes, acho q tbém comemoraríamos lançamento d pedra fundamental, chegada d um novo treinador, imagine então ser escolhido cede d copa. Vc tem razão mesmo... um abraço colorado...
ResponderExcluirA coisa tá ficando boa, os azuis estão chegando e o bicho vai pegar, e ainda mais q semana q vem tem Grenal.
ResponderExcluirMarcão
ResponderExcluirClaro que o pessoal do Grêmio tá fazendo força, e deve. Outra coisa. Não tenho dúvidas que o fato de toda cúpula de organização da Copa no RS ser gremista foi para garantir a isenção fiscal para a Arena do Gremio também, pois, se esta isenção é para OBRAS DA COPA, em tese, a Arena do Gremio não deveria receber tal inventivo. Nós aqui que vizemos vistas grossas para este fato...........
Mas a preocupação que devemos ter nós os colorados, não é ter ou não ter a Copa no Beira Rio, mas sim, ceder às novas exigências da Fifa e ficar refém de um banco ou uma empresa por 2 ou 3 décadas.
Se for assim, boa Copa na Arena.
Acioli,
ResponderExcluirJá que vamos falar de passado, algumas décadas atrás, alguém construiu um estádio (sobre um aterro) assistindo O Grêmio ser hepta e a única coisa a comemorar era um estádio novo, nem se cogitava Copa do Mundo. E mesmo que houvesse, não teria nem força política para almejar alguma coisa. O momento é completamente diferente, e hoje as forças se igualam, o que torna uma concorrência mais acirrada, principalmente fora das quatro linhas, porque dentro de campo o equilíbrio é evidente. Tudo o que ganhamos foi no passado, e que voces ganharam está passando, então vamos ver na frente quem vai se sobressair, e quem conseguirá vencer suas dificuldades. A atual mentalidade é de que sem parcerias nada se consegue, então vamos encontrar as melhores possíveis, aprender a conviver com elas e se precaver para não ficarmos de mãos vazias (e cofres)quando fechar este ciclo.
Saudações Gremistas.