Renato Portaluppi tem levado a fama de “fanfarrão” e arrogante, injustamente, talvez, pelo fato de procurar motivar o seu grupo, e brigar muito pela equipe e pelo bom salário que recebe. Foi assim no Fluminense, Vasco e agora no Grêmio.
No tricolor, Renato fez as seguintes mudanças que merecem destaque:
primeiro, a chegada de Gabriel que deu qualidade na ala direita (em alguns jogos combinando uma jogada com Souza pela direita, que tem confundido os adversários). Segundo, as eventuais entradas de Lúcio na meia cancha, onde o jogador, que tem velocidade e habilidade, e possui condições de ir ao ataque. Lúcio voltou a ter boas atuações como em 2007 com Mano Menezes, quando na oportunidade havia um esquema especial para ele, jogando com um lateral marcador pela direita.
Terceiro, entra o papel do treinador, julgado como um fanfarrão, na elevação da moral dos jogadores, tal como na subida de produção do meia Douglas.
Quarto, a entrada de André Lima no lugar de Borges. Parece que a contusão do atacante titular fez com que o futebol do próprio Jonas aparecesse um pouco mais, em função da mudança no posicionamento dos dois atacantes. Com André Lima na briga entre os zagueiros, e fazendo o paredão com os beques, Jonas sai pelos lados com habilidade e qualidade para a definição ou a preparação das jogadas. Borges não tinha força para brigar com os zagueiros e, com ele, Jonas não tinha uma referência. O maior responsável pelas boas atuações e os gols de Jonas, talvez, seja o posicionamento e a presença de André Lima, que tem atuado com uma eficiência acima daquilo que os gremistas esperavam.
Quinto, a reabilitação de alguns garotos, tais como Saimon, Neuton, Fernando, Maylson, Roberson, jovens que compõem o banco de suplentes, no momento em que o treinador mais precisou,
Contudo, Renato possui sérios problemas na defesa de seu time. Com a bola nos pés, Portaluppi fez com que o Grêmio voltasse a jogar agressivamente, principalmente, fora de casa. Na hora de se defender, no entanto, o tricolor tem muitas dificuldades e não tem apresentado a mesma eficiência. Mário Fernandes já treina e seria a solução, mas ainda não tem as condições físicas ideais para entrar em jogos importantes a essa altura do campeonato.
São essas incógnitas, esses pontos fracos, essas dúvidas, herança maldita do mal planejamento do primeiro semestre, que deixam a dúvida no ar a respeito do futuro do Tricolor na briga para chegar G3 dessa temporada.
FJC,
ResponderExcluirA autoconfiança exagerada, que alguns chamam de fanfarronice do Renato, às vezes o levam a falar demais e quem fala demais acaba falando besteira, mas esta característica dele foi fundamental para erguer o moral do elenco, que respeitando demais os adversários no primeiro turno, ficava à mercê de um lampejo de genialidade ou de sorte de Douglas , Borges ou Jonas. O planejamento(?) inicial parece ter sido feito para ser mesmo herança à nova Diretoria.Agora temos um padrão de jogo, e principalmente, encaramos qualquer time de igual para igual, com o diferencial da tradicional garra e persistência que nos torna Imortal. Temos duas "pedreiras" pela frente, Santos e Flu fora de casa, e um clássico em casa (jogo sem favorito para quem friamente analisa futebol) os demais são jogos que requerem a mesma determinação para fazer o "dever de casa" e buscar pontos fora para brigar pela vaga na Libertadores. O título até é possível, ainda mais se tratando de Grêmio, mas a vaga no G3 já será uma conquista memorável para quem começou apanhando até em casa. Não devemos esquecer que superação é a marca gremista!
Saudações gremistas!
Com tantos tropeços na parte de cima da Tabela e no "embalo" que o Grêmio está, não me estranharia nada o time do Renato beliscar uma vaguinha na Libertadores do ano que vém. Em se tratando de título já fica mais complicado, mas se lembrarmos da forma que o Flamengo se consagrou campeão em 2009, tudo é possível. O Gre-Nal vale a vida pro tricolor e a chance de afastar uma crise pré-Mundial no Colorado. Esta semanda vai dar MUITO no que falar ainda... Saudações Coloradas
ResponderExcluirÈ FJC, o que eu t disse de vc estar pensando muito pequeno sobre fazer 5 pontos nos 3 jogos seguintes. A rapoza já foi, agora tem o Inter em frangalhos e o Fluminense em decadência, e tirando o jogo do Santos fora, o resto é baba. Q tal começar a pensar no título? Afinal quem comemóra vaga é manobrista.
ResponderExcluir