
Estamos acostumados em véspera de grenal a assistir aquela famosa tentativa de condicionar a arbitragem, quando é divulgado o árbitro do clássico. Dirigentes dos 2 lados começam a procurar na sua memória erros cometidos pelo referido apitador que possam ter prejudicado seu clube.
Agora, coisa que eu nunca havia visto nos meus 34 anos, é um veículo de comunicação tomar partido disso, e promover um condicionamento (até uma coação) como a RBS fez hoje contra o Simon.
Primeiro, uma entrevista na Zero Hora, coagindo o Simon lembrando a todo momento sobre 2 erros em Grenais. Depois, no Jornal do Almoço, ao vivo, ficaram insistentemente passando estes 2 lances, com Paulo Brito cobrando explicações do Simon e Paulo Santana insinuando combinações entre Simon, Inter e Federação Gaúcha de Futebol. Depois, no Sala de Redação, novamente as mesmas insinuações feitas pelo Santana e Cacalo. Parece que pegaram a “Síndrome de Peninha”.
A prova clara de que a intenção foi coagir Simon, foi de que buscaram lances de 2 ou 3 anos atrás, e esqueceram de colocar (para provar que um árbitro erra para os 2 lados) os 2 pênaltis claros ignorados por Simon a favor do Novo Hamburgo, beneficiando o Grêmio na final do 1º turno do Gauchão 2010.
Na minha opinião, o Internacional deveria tomar uma atitude, não dá para deixar isso passar batido. Depois de hoje, Simon não tem mais condições de apitar este clássico. A Comissão Nacional de Arbitragem deveria rever, e escalar Simon em outro clássico. Bota apitar Cruzeiro x Atlético, ou Palmeiras x Corinthians. Se Simon errar 1 lateral que seja domingo, e Estádio virá abaixo.
Caro Ramão, a mídia gaúcha quér o gremio na Libertadores do ano q vem, isto é público e notório. Mas não acredito q um árbrito da categoria do Simon, possa deixar ser influenciado por alguma destas situações q foram expostas, tomara q eu não queime a lingua, mas isso só vamos saber depois do clássico. Boa sorte pra ele, e pro nosso colorado. Um abraço colorado...
ResponderExcluirO que eu não cosigo entender ,é porque colocar o Simon ,se tantos arbitros disponiveis . Qual o interesse em criar uma polêmica dessas ? Imaginem a cabeça do Simon agóra como é que déve estar?E como ele vai ser imparcial com toda éssa pressão ?Esse é um problema que poderia ser evitado com um pouquinho de bom censo . Mas vamos rezar para ele faser uma arbitragem justa . Saudações coloradas
ResponderExcluirAdolino Cerri
ResponderExcluirColocaram o Simon, porque desde a Copa do Mundo ele vem tendo arbitragens PERFEITAS, ninguém tem uma vírgula sequer pra falar dele.
Caros Colorados,
ResponderExcluiracho que toda essa história de mídia gremista ou mídia colorada muito relativa. Quando o Inter vai bem, parecem todos colorados; quando é a vez do Grêmio, parecem gremistas. Os cronistas e a imprensa mudam de opinião conforme o vento.
Assim como os colorados agora dizem que a maioria da imprensa é gremista, os gremistas também já consideraram que a maioria era colorada. Creio que não é uma nem outra, o que a imprensa quer é vender informação e causar o tal do "sensacionalismo" no público riograndense.
No momento, o Grêmio está melhor, é a imprensa segue na onda. Daqui a pouco, tudo muda.
Outra discussão que é tipicamente de sentimento de torcedor é a briga pela Libertadores.
Para o Rio Grande do Sul e, sobretudo, para a imprensa gaúcha, quem não gostaria de ver os dois times na Libertadores em 2011?
Acho que isso seria bom mesmo para os dois clubes. Do nosso ponto de vista, que é o sentimento de torcedor, cheio de rivalidade, queríamos apenas um, mas do ponto de vista estratégico, em termos de renda, mobilização, motivação, competitividade e marketing, tanto a direção colorada quanto a direção gremista sabe, que a dupla grenal numa Libertadores é sinônimo de lucro para os dois cofres.
O Grêmio na Libertadores faz bem para todos.
Quanto ao Simon, é um consenso entre os gaúchos que ele tem uma tendência a usar o lenço vermelho. Daí a preocupação dos tricolores. O Inter já pressionou a arbitragem por mil vezes. Fernando Carvalho é especialista nisso. O Grêmio faz a sua parte. Tem mesmo é que pressionar. Mas eu acredito no trabalho dele. A imprensa do centro do país tentou crucificá-lo, mas ele deu a volta por cima no último mundial. Tomara que continue no mesmo nível. Todavia, o Gaciba poderia ser, talvez, o nome mais apropriado.
Sobre o favoritismo, vou repetir a minha humilde opinião: há um leve favoritismo para o Internacional. Vai jogar sem responsabilidade. O Colorado está com a vida mansa. Celso Roth vai tentar explorar as fraquezas do Grêmio, e, certamente, vai mobilizar a equipe de um modo diferente dos jogos anteriores.
Quem tem Tinga, Guiñazu, D'Alessandro, Rafael Sóbis, Giuliano e Andrezinho no elenco, o que mais pode temer?
Mas parece que há aí um maior respeito com o Grêmio dessa vez. O Inter virá precavido. Será um dos melhores clássicos do últimos anos, porque o Grêmio está melhor do que os vexames das derrotas dos últimos grenais. E poderia estar melhor, se Mário Fernandes, Adilson, Souza e Borges estivessem em condições...
Saudações tricolores,
Caro Ramão, concordo plenamente que o Simon é um grande arbitro, e com certeza será totalmente imparcial. Mas o que eu me refiro é o salceiro que armaram contra ele , agóra todo mundo vai esperar qualquer erro para cair de páu em cima dele, e com tudo isso creio que qualquer lance contra o Inter mesmo na dúvida ele vai apitar nada tenho contra ele pelo conrario mas diante da cituação ,vc não acha que poderia ser melhor ele não apitar eesse jogo?
ResponderExcluirAdolino
ResponderExcluirDepois do condicionamento ocorrido ontem, sim.
Concordo com FJC, o Inter é favorito, joga sem compromisso nenhum, se perder vão dizer:
ResponderExcluir" Deixamos vcs ganhar, estamos focados no mundial, vcs q lutem pela vaga na Libertadores, nós já estamos lá". O grêmio por sua vez vem com o peso d ter q ganhar e tirar a desvantagem pro G3 ou G4, um simples empate pode ser fatal. O Inter vem como franco atirador, de sangue doce, um amistoso d luxo, coisa q D'Alesandro adora, acho q pelo lado colorado ele pode fazer a diferença. Um abraço colorado...