Goleada histórica
O Grêmio aplicou 5x0 no Inter. Não bastasse o placar histórico, não bastasse a alma lavada dos Gremistas, não bastasse o vexame Colorado logo após o fim do sonho da Libertadores... o que se viu na Arena foi um resultado construído ao natural. Isso é assustador porque quando uma “aberração” é vista dentro de campo, a proposta é sempre passar uma borracha justificando como algo atípico. Mas foi longe disso.
Os donos da casa na partida de ontem tem um time arrumado, certinho. O Tricolor não tem uma equipe espetacular, mas somado sua organização com a faca entre os dentes que se viu na cancha, o seu maior rival virou presa fácil.
Histórico
Aquele 2x0 no primeiro tempo saiu barato. Marcando de longe (exceto por R. Dourado), sem dar uma chegada, uma apertada sequer, de nada adiantou formar uma postura tática tão defensiva. A verdade é que o Colorado perdeu a liga. Lesões e vários outros fatores desmontaram o bom time de Aguirre.
Não se demite treinador vésperas de um clássico. Se a decisão fosse realmente esta, deveria ter sido feito no desembarque da viagem do México. Uma ação da direção que entregou a cabeça do próprio time em uma bandeja para o Grêmio neste Gre-Nal.
Taticamente nem tem o que comentar. Parecia luta de boxe contra um sparring. Abatido, sem reação, o Internacional se apequenou em campo. Foi massacrado de maneira tão natural que nem o Gremista mais otimista, nem o Colorado mais pessimista, podia acreditar no que estava assistindo.
Vexatório
O Tricolor vai colher os louros deste “campeonato à parte” que é um clássico por um bom lapso de tempo. Seu torcedor está nas alturas com o ego massageado, pronto por coisas maiores. O grupo precisa assimilar este resultado como motivação, não como a conquista de algo por si só, auto-suficiente. Já o Inter tem de juntar os cacos, repensar tudo com imediatismo num processo perigosíssimo em caráter urgente. Perigoso porque tudo que é feito sem planejamento tende ser mais caro, arriscado de virar um trauma ainda maior.
Saudações Coloradas
Imagens: ClicRBS


Rafael,
ResponderExcluirDois aspectos muito importantes nesse placar histórico. Primeiro que, embora o placar elástico tenha nos surpreendido, para quem acompanhou o Grêmio nas últimas duas ou três partidas, sabe que a equipe vem criando oportunidades, fazendo bons jogos, mas não fazia gols, tanto é que a direção foi um buscar um centroavante acreditando que o problema está ou estava no arremate, e na finalização.
Nessa partida, muitos jogadores já estavam recuperados, mas há umas duas ou três semanas, o Grêmio enfrentou problemas com contusão, e o que se dizia é que o grupo estava limitado ou era escasso para uma competição longa como o Brasileirão.
A derrota frente ao Fluminense foi de causar indignação, não só pela arbitragem, mas pelo modo como foi o jogo, com o Grêmio controlando a partida a maior parte do tempo, mesmo que sem um poder de ataque mais efetivo. Discordando um pouco do post anterior, o Grêmio foi, sim, prejudicado pela arbitragem, a qual se não influenciou diretamente na vitória gremista, colaborou com os três pontos do Fluminense depois da expulsão!
Nem quero falar do jogo contra o Sport, quando os pernambucanos jogaram por uma bola, e saíram da Arena comemorando um precioso ponto conquistado.
Quanto ao Inter, embora não tenha sido o mesmo time que jogou a LIbertadores, a falta de disposição, e a apatia foi a mesma das derrotas das últimas partidas.
O que que eu quero dizer é que, com Aguirre ou sem Aguirre, o Inter poderia ter sido goleado da mesma forma, se não viesse com espírito de competitividade e motivação. O Inter já vem jogando mal a muito tempo - com ou sem treinador.
O segundo aspecto muito importante é o reflexo desse resultado para as duas equipes! O Grêmio não pode ficar comemorando esse resultado por si só, até o final do ano, temos um segundo turno inteiro pela frente!
É bom lembrar que o time de Felipão e a torcida comemorou muito a goleada do ano passado, mas na reta final foram os colorados que comemoraram a vaguinha no G4!
Não adianta golear o Inter, e tomar outra do Atlético-MG. O Grêmio tem ir para Minas, para jogar de igual para igual, e tentar buscar três pontos!
A foto do Grenal histórico é bonita para ficar na parede, mas o campeonato não acabou ainda - a imagem dos jogadores gremistas mostrando os cinco dedos foi um pouco exagerada. Os atletas gremistas não devem esquecer que tem um jogo de volta no Beira Rio, no segundo turno, e o colorado merece respeito.
Quanto ao Inter, a derrota pode ser a retomada, ou o tal fato novo, a que se referia o presidente colorado.
Não creio que a demissão do treinador foi o fundamental - talvez tenha sido pelo placar em si, muito alto pelos padrões do clássico, mas do jeito que jogava o time de Aguirre, a derrota viria com ou sem treinador.