segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O que esperar do clássico 403?

O jogo da eficiência defensiva versus a qualidade ofensiva

Começou o Gre-Nal! Antes mesmo da partida entre Santos x Inter, dirigentes gremistas prometeram vencer o clássico. Este será o quinto e último Gre-Nal da temporada 2014, o Inter venceu três e empatou um. Provocações, especulações e mistérios fazem parte deste tradicional encontro. Mas até onde isso ajuda ou atrapalha?
Pelas circunstâncias da tabela de pontos e critérios de desempate, não perder será bom para o Internacional. Além de jogar fora de casa, o Tricolor (sozinho) se colocou na obrigação da vitória. Nem havia dado tempo para a crônica se posicionar a respeito. Melhor para Abel Braga porque assim pode entrar em campo um adversário mais ofensivo. O Colorado precisa de espaços para fluir seu futebol, algo que Felipão só ofereceu justamente contra seu rival, no clássico do 1º turno. Por isso eu não acredito que Scolari tenha recebido com “muita felicidade” essa posição dos dirigentes. Duvido muito que ele arriscará, mudando aquilo vem dando certo. Eu não creio que tenhamos um Grêmio agredindo desde o início da partida, no máximo uma marcação mais adiantada com três volantes.
 
Treinadores consagrados em um encontro de gigantes
 
Em relação às deficiências setoriais dos times, vantagem gremista! Isso porque a defesa Colorada tem limitações muito mais gritantes que o ataque Tricolor. Esse pode ser o ponto de desequilíbrio em um encontro tão imprevisível.
Outro fator são os desfalques por suspensão. Os pendurados do Grêmio saíram imunes do jogo contra o Vitória. Além disso, A. Ruiz, Riveros e Zé Roberto voltam de suspensão e Felipão terá seu grupo completo. Do lado vermelho, os titulares J. Henrique e Fabrício tomaram o terceiro amarelo contra o Santos e estão fora. A. Patrick, outro titular, machucou a mão e precisa ser avaliado.
Depois de tudo isso, podemos dizer que o Tricolor é favorito? Errado! Como registramos antes, é um Gre-Nal imprevisível. Mas como não sou de titubear, apostaria no empate. O resultado de domingo é determinante para os dois que brigam por uma vaga na Libertadores do ano que vem. Vencer é fundamental para os planos gremistas e uma vitória do Inter deixaria o time muito próximo de uma vaga. Como este G-4 “pode” se transformar em G-5, havendo um vencedor, este daria um passo gigante.

Saudações Coloradas
 
Imagem: Globo.com

Um comentário:

  1. Embora o Felipão tenha negado nas entrevistas, afirmando se tratar de mais três pontos em jogo, etc. e tal, o fato é que o Grêmio entra pressionado e obrigado a vencer esse clássico.
    As razões são muitas. Primeiro, que precisa vencer um candidato direto para aumentar as chances de chegar no G4, segundo, porque joga em casa; terceiro, porque é o Inter, rival dos rivais, que a muito tempo não sabe o que perder um clássico para o Grêmio.
    Nos últimos jogos, Felipão vem testando várias alternativas para aumentar o poder ofensivo na frente, junto com Dudu e Barcos. Já testou erick, já testou Nicolas Careca e última foi Lucas Coelho. Nenhuma delas foi eficiente.
    Então volta os três volantes e vamos tentar num lance longo, numa falha defensiva do Inter, com alguma inspiração de Dudu, Luan ou Barcos.
    Se tivesse que marcar num bolão, apostaria no zero a zero, sabendo que o Grêmio é do tipo que se marcar o primeiro gol, ganha a partida, mas se for o contrário, se tomar primeiro, esqueça! O tricolor não tem capacidade para reverter resultados negativos, tem forças, no máximo, para buscar um empate.

    ResponderExcluir