terça-feira, 5 de agosto de 2014

Nó tático para vencer!

Como ganhar este Gre-Nal?

Time grande quando entra em campo não muda seu jeito de jogar. Nem por isso deixa de bloquear as qualidades do adversário ou abre mão de explorar os pontos fracos do oponente. Tudo vale para vencer!
Em um embate desequilibrado se monta uma estratégia específica, diferente deste dérbi que coloca gigantes frente a frente. No clássico, mudar muito se torna até perigoso. Mas podemos ter “surpresas” para a partida entre Inter e Grêmio no Domingo? Alguma coisa acredito que sim.

Gre-Nal: uma das maiores e mais tradicionais rivalidades do planeta

INTERNACIONAL: Favorito, Abel conta com o retorno de Aránguiz. Com isso seu time ganha em recomposição e qualidade na saída. Essas eram as maiores carências das últimas apresentações. A já limitada zaga não contará com Paulão. Os laterais não passam de comuns. Por isso, eu creio que Willians e Wellington devam ser mantidos. Vai sobrar para Alex ou A. Patrick. Assim, D’Alessandro jogará bem aberto na direita e R. Moura levará consigo um zagueiro para dentro da área. Aránguiz é polivalente. Se o treinador optar pela saída de Alex, o chileno vai cair na esquerda. Sacando A. Patrick, o gringo vai centralizar. Wellington e Willians fariam a cobertura desta defesa pouco confiável.

Treinador Colorado não deve surpreender na escalação

GRÊMIO: Felipão acenou que pode escalar Zé Roberto na lateral. Para quem não lembra, foi nessa posição que ele iniciou a carreira. A maior limitação está justamente nos flancos (marcação) e o time se tornou relativamente lento na armação. Scolari veio para fazer “algo diferente” e por mais óbvio que pareça a escalação de três volantes, acredito que possa começar com a formação clássica (4-4-2) com dois armadores no meio. Sabedor da fragilidade da defesa do Inter e da força nas investidas pela meia deve montar uma blitz na intermediária soltando um jogador de velocidade nas costas de W. Silva. Abastecer Barcos constantemente é fundamental. Aliás, volume de jogo na área é o que mais faltou para o centroavante argentino nesta temporada.

Torcedor gremista espera "algo diferente" com Felipão no comando

Clássico é um jogo pegado! No entanto, os últimos Gre-Nais foram bem disputados, abertos. Fator que favoreceu o toque de bola do Internacional. Time que chega mais junto sai na frente, o Grêmio precisa resgatar isso. Com dois volantes Felipão terá de orientar um de seus zagueiros para cobrir os avanços de Alex ou Aránguiz pela esquerda. Na área, R. Moura fatalmente cairá no “mano à mano” com o último homem de defesa. D’Alessandro não pode jogar com liberdade. Logo, a opção por Zé Roberto na lateral é perigosa. Apesar do seu ótimo vigor e de toda sua experiência, Scolari não é maluco de jogar sem cobertura naquele setor, ainda mais com um veterano de 40 anos marcando o argentino. O Flamengo fez isso e foi goleado. Edinho ou outro volante que caia por aquele lado deve desempenhar esse papel.

Sequencia sem vitórias em Gre-Nal incomoda

Sem um terceiro cabeça-de-área no time adversário, o Inter terá espaços. Abel conhece o elenco gremista e sabe que os meias do Tricolor não são exímios na recomposição. Basta encaixar! Abel vai ordenar o giro da bola sem tantos “balões”. Aránguiz, que volta ao time, dará esta dinâmica. Felipão é uma raposa velha e se insistir no clássico 4-4-2 com apenas dois volantes, vai explorar a velocidade de um atacante de lado. O Inter não utiliza mais de um atacante normalmente. A individualidade de Luan, Giulliano ou outro armador qualquer que entrar será fundamental. Seja Fernandinho ou Dudu, o segundo atacante terá de marcar MUITO na saída e se colocar bem posicionado a cada lançamento. Será altamente desgastante.
Apesar de irritar os amigos gremistas... com apenas dois volantes no Grêmio as chances do Inter aumentam. Até posso queimar a língua, mas um time que encara a equipe de Abel com todos seus meias à disposição não pode entrar com dois armadores de pouca força de recomposição.

Pitacos:

- Levir Culpi abriu mão da concentração;
- Jô sumiu e desfalca o Galo nesta quarta-feira em Chapecó;
- O discurso é bonito;
- Já a prática...

Saudações Coloradas

Imagens: Portal ESPN, Portal Teckler, Jornal NH e Jornal de Boa Vista

2 comentários:

  1. Nesse momento a priori o Grêmio pensa unicamente em não perder o grenal, então n vou esperar nada de mais desse time, até por que ele não demonstrou até hoje nada de mais, o Felipão vai na retranca, mas quando o Renato jogava na retranca por afirmar que o time era recheado de jogadores limitados desciam a lenha nele, mas como é o Felipão ... Se o inter não passar o trator no Grêmio novamente (3x0) dá empate e só por milagre ou falta de comprometimento da equipe colorado o tricolor vence.

    ResponderExcluir
  2. Nem tanto Stevan!

    Jogando fechadinho com três volantes explorando o contragolpe, pode vencer sim. Em clássico os times se equivalem e se tiver pegada, o Grêmio pode vencer o Gre-Nal. Agora, se entrar em campo sem proteção na meia-cancha, a tendência é o Inter ter mais facilidade para jogar mesmo.

    ResponderExcluir