Jogador brasileiro defenderá as cores da Espanha
Eu havia dito tempos atrás que me pronunciaria sobre o assunto na hora certa. Chegou o momento! Depois das palavras do Felipão e da convocação do jogador, já podemos tecer uma crítica de maneira racional. Vejamos:
- "Eu ia convocá-lo para a Copa do Mundo. Estava errado? Não sei. Ele estaria na Copa com a Seleção Brasileira. Falei duas vezes com ele sobre isso. O problema é que tem outros interesses por trás de tudo. O Diego Costa conseguindo e sendo naturalizado espanhol, abre espaço na Europa. É tudo jogo de interesse. Não adianta. Tu tens de ficar refém de alguma coisa. E ele não quis. Eu tinha levado o Miranda uma vez, tinha levado Filipe. Depois tinha levado o Maxwell. Eles conversam entre eles (os três são do Atlético de Madrid)... Mas o Diego Costa estaria com a gente. Ele joga tanto com a 7, como com a 9, ou ainda com a 11. Pensava em colocá-lo lá na frente para correr, trombar. É um bicho, forte como um touro".
Fonte: LANCENET! 'Felipão ignora 'Copa fora de campo' e revela que convocaria Diego Costa' em 26/05/2014
Diego Costa defendendo a Seleção Brasileira
Será verdade? Ninguém vai saber... o importante é frisar o seguinte: um clube de futebol contrata atletas de outras cidades, estados e até outro país. Tudo certo! Um time não representa o esporte local e é recheado com atletas dos quatro cantos do país, até do exterior. Os Clubes defendem o sentimento de uma torcida! Se diferente fosse, Inter e Grêmio, por exemplo, poderiam atuar somente com jogadores gaúchos. Certo?
Seleções precisam "outra" abordagem. Claro que não é justo deixar de fora do mundial um nome como do sueco Ibrahimovic. Tantos outros craques não puderam disputar uma Copa porque seus países não se classificaram. O mesmo vale para quem tenta uma vaga no grupo de um país recheado com nomes em potencial. Exemplo disso é a Argentina que deixou Tevez de fora. Mas nada, absolutamente nada justifica o mercado de "naturalizações" como se fossem "contratações", tudo no intuito de atuar por outros países sem obedecer um sentido básico.
Atacante brasileiro defenderá a Espanha
Quando um jogador atua por sua seleção, como Diego Costa fez, já deveria ser motivo suficiente para proibir esse tipo de coisa. Isso deveria ser extendido aos garotos que defenderam em algum momento as seleções de base também. Acredito ser possível SIM um atleta naturalizado defender outro país, mas deve haver um critério mais apropriado. Pelo menos ele tem de ter atuado por NO MÍNIMO sete anos ininterruptadamente (contados atuações amadoras/federadas) no lugar que optou se naturalizar. O garoto que REALMENTE tenha algum vínculo com outra bandeira, um sentimento verdadeiro pelo país que defenderá na qualidade de naturalizado, esse sim podemos considerar exceção a esta regra. Um exemplo disso é Mario Balotelli.
Filho de imigrantes ganeses, adotado por uma família italiana, Balotelli precisou esperar até que completasse 18 anos para requerer a cidadania.
NÃO IMPORTA O MÉRITO! Deco veio encerrar a carreira no Brasil, se aposentou e vive aqui, inclusive. Qual sentido dizer que ele é português se sua naturalização foi única e exclusivamente para jogar pela seleção portuguesa?
Pode nascer o mercado de "compra" por adolescentes com o objetivo de naturalizá-los no futuro. Mas vejam: quando uma criança é adotada no Brasil por estrangeiros com cinco, seis ou dez anos de idade... é claro que seu amor será pelo lugar onde vive com a família. Então se o garoto, por qualquer motivo, for para lá fazer a vida e depois de um período grande de tempo venha adquirir a naturalidade estrangeira, o processo é mais justo porque envolve sentimento patriótico, não um negócio meramente financeiro.
Deco mora no Brasil. Aposentado no futebol, fundou uma instituição filantrópica denominada "Deco 20" que atende menos favorecidos no interior de São Paulo.
Daqui a pouco as seleções serão grupos étnicos mescladas com as mais diversas localidades do planeta em um mesmo contexto! Se confunde o mérito com o que se aplica nos Clubes de futebol agora nas seleções também. Uma seleção representa o esporte, a paixão de uma nação inteira. A identidade não pode ser comprada porque as coisas perdem o fundamento. Qual sentido do hino nacional se seus jogadores nem falam a língua pátria, por exemplo?
Pitacos:
- O Grêmio começou melhor contra o Palmeiras;
- Mas os paulistas equilibraram e quase venceram o jogo;
- Barcos saiu muito vaiado;
- O Inter saiu na frente do Fluminense;
- Cedeu o empate mas foi melhor no segundo tempo;
- A equipe de Abel foi incompetente e não transformou sua superioridade em gol;
- O Inter termina a fase "pré-copa" com 16 pts. (5º lugar);
- Já o Grêmio chegou aos 15 pts. (6º lugar);
- Nada excelente, mas bom pra dupla Gre-Nal;
- São 2 e 3 pts. do líder;
- Colados no G-4;
- E 9 e 8 pts. do Z-4;
- Já o Mengão... 45 dias na zona de rebaixamento;
- Agora é COPA DO MUNDO!!!
- Mas os paulistas equilibraram e quase venceram o jogo;
- Barcos saiu muito vaiado;
- O Inter saiu na frente do Fluminense;
- Cedeu o empate mas foi melhor no segundo tempo;
- A equipe de Abel foi incompetente e não transformou sua superioridade em gol;
- O Inter termina a fase "pré-copa" com 16 pts. (5º lugar);
- Já o Grêmio chegou aos 15 pts. (6º lugar);
- Nada excelente, mas bom pra dupla Gre-Nal;
- São 2 e 3 pts. do líder;
- Colados no G-4;
- E 9 e 8 pts. do Z-4;
- Já o Mengão... 45 dias na zona de rebaixamento;
- Agora é COPA DO MUNDO!!!
Saudações Coloradas
Imagens: Copa do Mundo do IG, A Bola e R7



Meus pesares aos torcedores colorados, pela passagem de seu capitão das maiores vitórias! Deus ilumine seus novos caminhos!!!
ResponderExcluir