terça-feira, 24 de junho de 2014

Brasil 4 x 1 Camarões

O melhor (e o pior) jogo do Brasil na primeira fase

Podemos dividir a partida em dois momentos distintos: No primeiro tempo a equipe venceu por 2 x 1 injustamente porque os camaroneses foram melhores, mais efetivos. Depois do intervalo dois gols a favor dos comandados de Felipão deram números finais ao embate. Os 45 minutos restantes apresentaram uma supremacia indiscutível dos anfitriões.

Neymar, de novo, o nome do jogo

Do compromisso que deu a classificação à nossa seleção em primeiro lugar na chave, precisamos entender que se não tivéssemos Neymar e Luiz Gustavo em campo, principalmente na primeira etapa, a coisa poderia ter se complicado. Paulinho já havia sido substituído por Ramirez contra a Costa Rica e deu resultado imediato. Contra o México, o mesmo volante esteve mal novamente. Não foi diferente ontem. Nas costas dos laterais duas verdadeiras avenidas! D. Alves e Marcelo são alas, jogadores que apoiam bem mas são limitados na contensão. A dupla de zaga, assim, se sobrecarregou... esteve abaixo também. Fred, isolado, não tinha o que fazer. Hulk passava bem pela direita, recompondo com certa eficiência. 
Era o time de Camarões, mesmo eliminado, que ditava o ritmo. A falta de qualidade de seus jogadores inviabilizou uma vitória parcial antes do intervalo. Além disso, Neymar está voando! Com apenas 22 anos, em três partidas de Copa do Mundo, já soma quatro gols, algo incrível e que merece destaque. Uma estrela solitária nesta constelação de jovens renomados no futebol Mundial, mas que diferente dele e Luiz Gustavo, precisam amadurecer.
Na volta do intervalo, Paulinho foi sacado para dar lugar a Fernandinho. Em dez minutos já se percebia que tínhamos outro time em campo. Soberana e infinitamente melhor, a Seleção Brasileira fez mais dois (poderia ter sido mais) finalizando em 4 x 1 pra gente!
Os camaroneses perseguiram Neymar o tempo todo. E estão certos! Se deixar o garoto jogar, ele acaba com a partida. Mesmo assim, ele foi o protagonista da equipe e foi substituído a fim de ser poupado para o confronto com o Chile pelo mata-mata.

Fernandinho pede passagem no time titular de Felipão

Noto um Julio Cesar inseguro ainda, Oscar muito tímido desde a estreia e temo que Felipão insista com Paulinho. O ex-corintiano é um grande jogador, fez uma baita Copa das Confederações. Porém o cabeça-de-área titular está mal e tem de dar lugar para Fernandinho (ou Ramirez) que está melhor. Repito que a vulnerabilidade nas laterais pode ser atenuada com a entrada de Maicon. Marcelo poderia avançar sem deixar a defesa tão desguarnecida.
O gol de Fred foi importante para ele e todo o time! Contra os chilenos, uma das boas equipes deste mundial, seu poder de finalização dentro da área será fundamental. A dupla de zagueiros do Chile é baixa, sofreram muito nos ataques aéreos. Sem este peso nas costas e em condições de marcar, o centroavante brasileiro pode superar a desconfiança marcando gols importantes já nas oitavas.

Saudações Brasileiras

Imagens: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário