quarta-feira, 17 de novembro de 2010


O Furacão é um time ambicioso e traiçoeiro. O Grêmio vai ter muitas dificuldades nessa partida no Olímpico. Como se não bastasse os problemas internos, com Victor e Douglas na seleção, Gabriel, machucado e, Jonas, suspenso; o tricolor tem pela frente o rubro-negro do Paraná, do velho Paulo Baier, que, desde os tempos de Goiás, costuma fazer os seus belos gols de falta e até de escanteio na meta gremista. O veterano, Gaúcho da camisa 10, tem uma mágoa de nunca ter tido uma oportunidade na dupla Grenal e, geralmente, nas partidas contra os gaúchos, costuma fazer a diferença. Eu já estou até imaginando aquelas faltas, às vezes, feitas, outras vezes, inventadas, na entrada da área.

O Flamenguinho das araucárias, como é ironicamente chamado pelos coxas em Curitiba, tem um tal de Branquinho muito rápido e habilidoso pelo meio. Na lateral esquerda, tem Paulinho, que jogou no Novo Amburgo. Por desconhecimento de futebol e incompetência de Meira, o tricolor não o levou para o Estádio Olímpico ao término do campeonato regional.

O Atlético foi um time arrumado pelo Carpegiani antes de se bandear para o São Paulo. Fora a diferença na folha de pagamento, o ex-craque colorado deve ter se arrependido de treinar os bambys, certamente. O time paranaense é, atualmente, um time mais organizado que o tricolor paulista.

No tricolor gaúcho, essas convocações de Victor e Douglas atrapalham na concentração dos atletas que voltam cansados e "desfocados". Creio que isso pode mexer até com o emocional e o fator motivação em relação ao grupo. Renato Gaúcho afirmou que Douglas é insubstituível. Mas esqueceu que Gabriel e Jonas são os principais protagonistas dessa virada no segundo turno. Sem os dois, o Grêmio perde posse de bola, o drible, a velocidade e o poder ofensivo. Será preciso uma mobilização muito grande de todo o time para compensar duas ausências. Não sei o que Renato vai fazer, mas creio que Edilson não dá conta da lateral direita. Souza poderia jogar alí, um pouco mais solto pela ala. E que o professor nem pense em colocar Ozea na defesa. Na ausência de Rafael Marques, a melhor dupla é: “Paulão e Neuton”. No ataque, o melhor jeito é colocar o Júnior Viçosa com o André Lima. Diego Clementino é jogador de segundo tempo. O Grêmio não está tão arrumado assim nesse segundo turno. Até o momento, não havia jogado tão desfalcado, partidas importantes. Gabriel, Jonas e Douglas nunca desfalcaram a equipe.

O tricolor tem sido pródigo em tomar golzinhos dos "camisas 10" na entrada área. Foi assim no Grenal, no confronto com o florminense e, tomara que não seja de novo contra o Atlético Pr.


Saudações tricolores.

12 comentários:

  1. É FJC, mais uma pedreira pro gremio, acredito q este jogo contra o Atlético Pr, seja até mais difícil do q o jogo contra o Botafogo, pois o Atlético vem em ascenção, focado na possível vaga, enquanto o time carioca perdeu um pouco o embalo depois q perdeu as chances do título, e tem alguns problemas internos de disciplina, onde no elenco Alvi negro existe uma verdadeira fogueira de vaidade. Jogão, onde o gremio vai enfrentar um time retrancado e querendo um empate. Jonas e Gabriel farão muita falta, principalmente o artilheiro do campeonato.

    ResponderExcluir
  2. Certamente, caro Acioli. Para complicar mais, Douglas não foi bem na seleção e foi responsabilizado pela derrota para a Argentina, ao perder a bola no meio campo. Fizeram de conta que não viram que Ronaldinho Gaúcho, Neymar cai-cai e Robinho não fizeram nada, e transferiram a culpa para o jogador gremista. Apesar de ser peça fundamental no tricolor, Douglas não é jogador de Seleção Brasileira, assim como, desconfio, que Neymar e mais alguns convocados do Mano também não sejam. Mas isso é outra estória. Tomara que ele não volte desmotivado para o clube.
    Nessa partida, a preocupação é com Paulo Baier, que sempre fez gol quando atuou contra o Grêmio, seja de falta, de Penalti, de escanteio.
    Eu acredito que Paulo Baier seja um dos jogadores mais injustiçados pela dupla Grenal, por ambos os clubes não terem interesse em contratá-lo nos últimos anos.
    Ele também provou, pelos gols que fez, ser um dos grandes jogadores gaúchos com sucesso em outros clubes.
    É bem verdade, que não foi tão bem no Palmeiras e no Cruzeiro, mas é, sem dúvida, um dos destaques do futebol gaúcho pelo mundo a fora.
    Lembro que houve um interesse do Grêmio em 2009. Mas Meira e a diretoria o julgava velho demais para uma contratação. Nos últimos anos, tivemos Tcheco, Renato Cajá, Leandro, Hugo, que não deram muito certo na meia cancha. Paulo Baier,certamente, daria conta, ainda melhor que os novatos (Mithyeu, Maylson, Roberson). Mas a diretoria não quis. Fazer o que?
    O Atletico paranaens por si só não é tão perigoso assim. O jogo será difícil, sobretudo, porque o Grêmio está sem Jonas e Gabriel. Do contrário, eu acreditaria tranquilamente numa vitória. Embora faça uma boa campanha, o rubro negro paranaense é fraco no ataque. Carpegiani montou uma defesa forte e organizou um ágil e criativo meio de campo, mas não consegue fazer muitos gols e é deficiente no ataque.
    Quando mais precisa, Paulo Baier é quem salva o time.
    Saudações Tricolores.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro FJC, o Paulo Baiyer é jogador de time pequeno. Tu lembrou bem, das passagens frustradas por Palmeiras e Cruzeiro. Ele é jogador pra times como Goiás, Atlético, Sport, times q não tem outros recursos, aí ficam sempre retrancados, esperando aquelas bolas paradas, onde nisso ele faz muito bem. Além do Bayer ser paneleiro, criador de caso e querer mandar no time, por isso q ele nunca se criou em times grandes, mas como tu disse, com certeza ele é melhor do que aqueles jogadores q vc citou. No caso da seleção, vcs gremistas, deviam estar radiantes, afinal, Ronaldinho, Lucas, Vitor, Douglas, Mano Menezes, era de fazer inveja aos outros clubes. Sobre o Douglas como vc bem disse, ele não tem futebol pra seleção brasileira, como muitos q estão ali pra constatármos uma pseudo renovação e que tudo será diferente. Só uma perguntinha básica: Será q o Guinazu não teria lugar naquele time da Argentina? Acho q um cara como ele motivaria muito a equipe, além do que nunca gostei do futebol do Masquerano.

    ResponderExcluir
  4. Acioli

    Lhe explico porque Guinazú nunca foi nem nunca será convocado para a seleção argentina.

    Porque lá, antes da parte individual, cada jogador tem que cumprir a risca sua função tática. Coisa que Guinazu nunca fez e não faz no Inter.

    Para eles, de nada adianta um volante dando carrinho na saída de bola do adversário, se a função dele de dar cobertura ao lateral esquerdo ele não faz.

    ResponderExcluir
  5. A discussão aqui é sempre muito rica em opiniões, por isso que eu participo desse blog.
    A crítica de Ramão é muito interessante. Eu já tinha percebido esse problema do Guiñazu: o tal do carinho desnecessário. Mesmo assim, acredito que ele está no mesmo nível de alguns que por lá passaram no últimos anos. Guiñazu tem garra e fôlego. Falta a ele um pouco mais de cadência, drible e chute para ser completo. Ramão está indignado com as más atuações do Brasileirão e considera que ele não merece chance na Seleção argentina. Mas se observarmos bem os atuais volantes da seleção dos hermanos, não há muita diferença na qualidade.
    Quanto ao Paulo Baier, caro Acioli, acredito que a passagem dele pelo Palmeiras não foi prejudicada pela fraco plantel palmeirense de 2006. Mesmo assim, ele foi um dos artilheiros do time, se não estou enganado. Acontece que atuava na lateral com responsabilidade de marcar e, a má fase recaía sobre todo o time, na época comandado por Tite.
    Eu acredito que ele jogaria na dupla, sobretudo no tricolor, tranquilamente, não como titular, mas como jogador de grupo. O colorado, hoje, está melhor servido de meias.
    Mas não discordo totalmente contigo sobre a incógnita de seu desempenho com a camisa de Grêmio ou de Inter. Apesar de saber que aqueles que temos no elenco e mesmo os que já passaram não possuem uma qualidade muito superior.
    Saudações Tricolores.

    ResponderExcluir
  6. FJC

    A minha crítica pontual a 1 defeito específico do Guinazú não é devido ao mau momento do Inter. Esta é uma falha que Guinazu apresenta, de não cumprir a função tática, por ser 3º homem de meio de origem.

    Para o Guina não "deixar furo", o time tem que estar preparado para a sua correria por todo o campo.

    É por isso que não é convocado. Pode ver quem são os volantes da Argentina. Cambiasso, Mascherano....todos volantes que "baixam a lenha", mas se posicionam muito bem. Tu nunca verá o Mascherano, ou o Cambiasso marcando a saída de bola do adversário.

    Em toda a história do futebol, os argentinos sempre foram mais atentos a parte tática que os brasileiros. Até por isso, no mercado europeu eles valem mais.

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  7. Queria a opinião dos meus amigos d Blog, sobre o fato do Inter escalar todos os reservas contra o Botafogo, e sobre o time Carioca pagar 300 mil reais ao Inter para o Marcelo Cordeiro poder atuar. Desde já adianto minha opinião: Acredito q seja o maior caso de "Mala Preta" escancarada, da história do futebol.

    ResponderExcluir
  8. É muita grana pra liberar por 1 jogo. Tem caroço neste angú com certeza

    ResponderExcluir
  9. Fala companheros !!
    Esse sabado o grêmio tem uma desafio que merece atenção, temos mais do que nunca sermos efecientes e abrir o placar o quanto antes, pq convenhamos este atletico não é tudo akilo, é retranquiro dependente de bolas paradas, já ouvi falar que paulo baier é torcedor gremista mas isso não me convense, acredito temos que sermos efetivos como fomos contra o ceará.
    Sobre o caso de pagar para o inter liberar jogador, isso é ridiculo, os dirigentes colorados são as pessoas mais hipocritas que eu ja vi !!
    Fizeram um escandalo contra o grêmio ano passado sendo que ano retrazado fizeram a vergonhosa ação de abrir as pernas e ser goleado pelo são paulo, com o jogador indio nem se dando ao trabalho de correr em campo !!
    Esse ano mostrão novamente o carater deles com essa atitude, chega a ser vergonhoso e ridiculo, porque estes mesmos dirigentes são os primeiros a fazer DVD de erros de arbitragem, meus amigos que moral temos nós de cobrar dignidade dos arbitros se a palhaçada começa dentro dos nossos times ??
    Que moral temos de exigir algo se somos omissos em relação a um dos maiores ditadores do esporte, Ricardo Teixeira é simplismente o maior ladrão do esporte brasileiro, não se ve falar em investimentos nas seleções de base brasileiras, os campeonatos brasileiros são ditados pelas vontades desse sujeito, maior exemplo é o caso corintians 2005/2010, nossa seleção feminida é a melhor do mundo mas é massacrada pelo descaso desse sujeito !!
    Até quando vamos querer pregar o evangelho de cuecas ??
    Ateh quando vamos apenas tomar partido quando a bomba esplode nas nossas mãos ??
    Tah na hora do povo brasileiro e dos times tomarem uma postura mais digna e ética só assim vamos elevar o nosso futibol novamente ao melhor do mundo !!
    Um pitaco, essa seleção do mano não me convense, caminhamos para mais um fracaço amigos , só que agora em nossos dominios, me sinto de luto pelo esporte brasileiro !

    ResponderExcluir
  10. As observações de Ramão na comparação tática entre jogadores brasileiros e argentinos foi importante. Talvez esse seja o motivo da maioria dos argentinos ser titulares nos clubes da Europa, enquanto os brasileiros são reservas.
    Quanto a suspeita de "marmelada", acho que não é necessário gastar muito para vencer o colorado. Já sabemos que o Bota-Fogo leva os três pontos. Seja com o titular, seja com os reservas. E não podemos falar nada. O tricolor facilitou as coisas para o Flamengo, ano passado. Não importa se a campanha do tricolor fora de casa, assim como Inter - esse ano - era péssima.
    Esse jogo com o Atlético poderá ser um jogo pegado e muito disputado no estádio Olímpico.
    O Vice campeão paranaense desse ano, criou uma rivalidade com o tricolor nos últimos anos. O discurso dos jogadores e da torcida aqui em Curitiba é otimista: querem a vitória no Estádio Olímpico. Boa parte da imprensa e da mídia paraense menospreza o tricolor de Porto Alegre. Para eles, o futuro só reserva lugar para dois grandes clubes no Sul do Brasil: o primeiro é o colorado, que é, indiscutivelmente, o maior vencedor do Brasil; o segundo é o clube Atletico Paranaense, com seu meio-estádio mais moderno do país.
    A entrevista dos jogadores do "Furacão" também é bastante autoconfiante e objetiva. Dizem que vão para o ataque. O objetivo é os três pontos.
    Vamos ver.

    Eu faço coro a opinião de Stevão sobre a falta de ética no nosso futebol e na nossa cultura.
    Acho até que Fernando Carvalho e Fabio Koff tiveram uma boa atitude no início do ano, ao oporem-se a chapa de Renato Teixeira na eleição do Clube do Treze. O problema é que tanto o colorado, quanto o gremista, também tem os seus interesses políticos e financeiros, o que torna a regência e atitude de ambos, um tanto suspeita e contraditória.
    Se a transmissão do campeonato brasileiro sair das mãos da Globo para a Record, que diferença isso faz? Nenhuma. Ambas representam doutrinas e ideologias das "meias-verdades", se assim podemos dizer.

    Acho que o técnico Mano Menezes vai começar a sofrer mais pressão no comando, a partir, de agora. Todos viram que ele não era o preferido de Ricardo Teixeira. Ele preferia Muricy. E só não conseguiu porque não tinha o apoio da direçaõ do clube das Laranjeiras. A CBF quer a todo o custo o apoio do Fluminense em suas manobras políticas. Seria por isso que o Fluminense é até mais beneficiado que o próprio Corínthians nesse Brasileirão 2010? Penaltys, horários, tudo beneficia o fluzão.
    Perdoem-me por estar escrevendo sobre muitas coisas ao mesmo tempo. Gostaria de compartilhar e discutir com vocês sobre todos esses temas. Vou parar por aqui.
    Saudações tricolores.

    ResponderExcluir
  11. Ano retrasado o Inter colocou os reservas contra o São Paulo e prejudicou o gremio. Ano passado o gremio colocou os reservas contra o Flamengo e prejudicou o Inter. Este ano o Inter coloca os reservas contra o Botafogo e prejudica o gremio. Ano q vem quem puder prejudicar o rival o fará. Um simples empate do Inter frente ao São Paulo no final daria o título ao gremio. Um simples empate do gremio contra o Flamengo daria o título ao Inter. Resultado, 2 títulos nacionais a menos pra Inter e gremio, e o eixo Rio São Paulo agradece. Não vou ser hipócrita em dizer q é um assunto fácil de ser resolvido, longe disso, talvez nós nunca cheguemos a ver isso, mas acredito q o primeiro passo deve ser dado, pois não precisa ser um gênio, nem um expert em futebol para sabermos que o prejuizo é mutuo.

    ResponderExcluir
  12. Acredito que os amigos de Azuis,estão reclamando atoa,ja que as chances estão melhor,pois parece que vai ter alguns da sub23,e os garotos tem que mostrar serviço,ja que querem uma vaga no mundial,se tem alguma chance de vitória as chances aumentaram ja que com os titulares não teriam chance de ganhar.Gosto muito do futebol do Oscar,e ele vai estar em campo tem boas finalizações,e com certeza se for escalado,fará um bom jogo.

    ResponderExcluir