segunda-feira, 20 de abril de 2015

Agora tudo é decisão!

Estaduais pelo Brasil conhecem “quase todos” seus finalistas

Um texto sem maiores rodeios, um pouco de “pitaco” nas decisões Brasil afora. A idéia é opinar, dentro do que eu humildemente entendo, dentro daquilo que acompanhei, publicando um percentual de chances de um sobre o outro. Lembro que é “meramente opiniativo”!

SP: Santos 55% x 45% Palmeiras – O time da Vila era favorito, mas a equipe de O. de Oliveira não. O principal aspirante ao título, o Corinthians, caiu em casa depois da decisão por pênaltis. Os dois representantes do estado na Libertadores foram eliminados, logo, os dois envolvidos na disputa vem com força máxima. Aposto no Santos, ainda invicto, mas do mesmo jeito que havia dito aqui antes “representar muito para o Palmeiras” uma classificação sobre seu maior rival, o título teria um peso impactante nessa nova fase do clube. Um grande clássico em que tudo pode acontecer.
RJ: Vasco 60% x 40% Botafogo – Classificação heróica do Glorioso e contestável do Cruz-Maltino. O Fogão, dono da melhor campanha e vencedor da Taça Guanabara, reverteu tudo se beneficiando da suspensão de Fred, principal jogador do Fluminense. Já o Gigante da Colina se fez valer de um pênalti duvidoso, do mesmo jeito que o Flamengo se aproveitou em edições anteriores. O apito é sempre muito polêmico no Rio de Janeiro. Em campo o Botafogo é melhor, mas a principal força do Vasco está fora das quatro linhas. Com E. Miranda na presidência, desde o início, apontei que o estadual tinha muitas chances de ficar em S. Januário.

Ruim com ele? Pior sem ele...

MG: CA Mineiro 90% x 10% Caldense – O Galo ganhou a final antecipada em cima de seu maior rival. Mesmo disputando Libertadores concomitantemente com o Mineiro, Pratto e seus parceiros colocaram uma mão na taça. Tá certo que no futebol tudo é imprevisível. É verdade que são 11 contra 11. Mas não dá pra ter outra aposta senão essa! As chances da Caldense, melhor time na primeira fase e merecedor de todo respeito, está justamente na participação do oponente na competição continental. O Atlético precisa vencer o Colo-Colo com dois gols ou mais de diferença para avançar. Não acontecendo, de repente, a equipe do interior pode tirar proveito disso.
RS: Internacional 51% x 49% Grêmio – Creio seja no Rio Grande do Sul a final mais equilibrada. Apesar de entrar em campo com um time reserva ou misto, o Colorado leva pequena vantagem de favoritismo. Decide em sua casa e não conta com a obrigação eminente de levantar essa taça. No Tricolor, a importância deste título é imensa, a pressão é forte. Depois de tanto tempo sem uma conquista, mesmo que a nível local, Scolari e seus comandados sabem bem da responsabilidade. Pesa contra si o fato de o rival disputar Libertadores e não encarar as finais com o que tem de melhor. O problema é que mesmo sem os titulares, o Inter de Aguirre é muito forte, dessa pressão que me refiro. Felipão acertou o Grêmio e este Gauchão vai proporcionar uma decisão interessante em todos os sentidos.

Será de arrepiar!

SC: Figueirense 55% x 45% Joinville – Em Santa Catarina não haverá um dérbi, mas sim um clássico regional. Pouco mais de 200 Km separam as cidades. O Figueira sempre foi franco favorito e ainda tem vantagem porque o time é melhor, mas o JEC “engrenou” na reta final, bem na hora certa. Foi mais competente na segunda fase e determinou a decisão em sua casa. Digamos que o Catarinense seria decidido em 65% de chances para a equipe da capital, mas em razão do que se viu nas últimas semanas, o clube de Joinville chega com boas condições de levar essa, diminuindo consideravelmente o favoritismo do Furacão.
PR: Coritiba 80% x 20% Operário – Tal qual em Minas Gerais, no Paraná temos um gigante da capital contra o valente do interior decidindo a taça. Mas diferente aqui é a disparidade entre as equipes, nem tão grande como lá. O Operário venceu o CA Paranaense na primeira fase, eliminou o Paraná nas quartas-de-final e engrossou o caldo pro Coxa perdendo de 2x1 no Couto Pereira, quando se enfrentaram pelo estadual. Provado sua força, decide em casa em uma partida que vai entrar para a história do município de Ponta Grossa. Apesar de tudo isso, o clube da capital tem larga vantagem em favoritismo para erguer esta taça.

Davi x Golias

BA: Bahia 95% x 05% Vitória da Conquista – O Tricolor da “Boa Terra” é o maior favorito ao título estadual do país. Primeiro porque o Vitória, seu oponente, não é o seu maior rival e sim, o “da Conquista”. Segundo, a partida decisiva será com seu mando e por último, no regulamento Baiano a equipe de melhor campanha (justamente o Bahia) joga por dois resultados iguais. Mas faço três ressalvas: O Bahia está envolvido nas finais da Copa do Nordeste com o Ceará, perdeu por 2x0 pro mesmo Vitória da Conquista na primeira fase e, em seu grupo B com Vitória mais famoso, o “da Conquista” terminou em primeiro com quatro pontos à frente do Rubro-Negro. Merece respeito, mas é muito difícil o time do interior levar essa.
GO: Goiás 70% x 30% Aparecidense – O Esmeraldino sofreu para despachar o Goianésia em casa. O Aparecidense decidiu a vaga para a final com duas vitórias. A decisão será em Aparecida de Goiânia, então podemos dizer que será a decisão entre Capital x Interior mais difícil dentre todas citadas aqui. Mesmo assim, o Goiás é franco favorito. Pra quem não sabe, esse time que enfrenta o Goiás é conhecido é como "Goiás B". Não sei se influenciará em algo agora, mas é notório que este clube sempre teve parceria com o da capital. O Esmeraldino emprestou muitos jovens jogadores para o Aparecidense ao longo dos anos.

Capital x Interior no Serrado

PE: Decisão indefinida – Dentre os principais campeonato estaduais do país, Pernambuco é o único em fase semifinal. O Santa Cruz praticamente carimbou sua vaga ao derrotar o Central em casa por 4x0. Já o Sport foi surpreendido pelo Salgueiro no Salgueirão, derrotado por 2x0. O Leão da Ilha se complicou bastante e vai ter de remar forte para reverter a vantagem do time do interior. Ainda assim, o Sport é forte candidato à finalíssima e favorito absoluto ao título estadual.

Saudações Coloradas

Imagens: Portal “Fozapalestra”, “YouTube”, “Futebol do Paraná” e “Globo.Esporte”

18 comentários:

  1. Vamos lá:

    Santos x Palmeiras: Santos joga solto, palmeiras pressionado pelo investimento que fez e pela seca de títulos que vive. Mesmo assim, aposto no verdão. 51 X 49

    Botafogo x Vasco: Antes de ser beneficiado no segundo jogo da semifinal, o vasco foi muito prejudicado no primeiro, onde poderia ter largado com ampla vantagem, uma vez que teria um jogador a mais desde 15min do 1 tempo. Obrigação do Vasco ganhar, tendo em vista as atuais divisões dos clubes, bem como a volta 100% dos jogadores que estavam lesionados, como dagoberto. Aponto 55 x 45 para o cruzmaltino.

    Galo x Caldense: Caldense joga sem responsabilidade alguma e ainda conta com reforço da torcida do cruzeiro. Na primeira fase venceu o galo, está invicto e atlético divide as atenções com a libertadores. Principal fator a favor do galo: camisa. Serei mais humilde: Galo 70 x 30 caldense.

    Inter x Grêmio: Embora as ultimas decisões tenham sido resolvidas praticamente no primeiro jogo, creio que desta vez será mais pegado. Grêmio tem Felipão no Banco, o Inter um time mais estrelado. Douglas não se pode confiar, assim como bastos e afins. Na minha visão: Inter 60 x 40 Grêmio.

    JEC X FIGUEIRENSE: Difícil. Jec é muito inconstante, na hora do vamos ver despiroca, vide copa do Brasil. Figueira sempre chega e faz o básico, tem pouco mais de camisa. Vai ser no detalhe. Figuera 51 x 49 JEC.

    Coxa x Operário: Sendo breve: Coxa sem dificuldades. Diferentemente da caldense, o operário chega aos trancos e barrancos, com muito raça, enfrentando o líder, que se classificou brincando.Ganhar do CAP e Paraná não é mais que obrigação. Coxa 99% x 1% Operário.

    Bahia x Vitoria da conquista: Bahia é franco favorito. Vitória vem na mesa badalada que o operário. Tricolor conquista o caneco. Bahia 95 x 5 V.C.

    Goias x Aparecidense: Estado de Goias passa por uma grande crise. O segundo time mais tradicional do Estado está jogando a segundona. O atlético não chegou nem perto. Goias não empolgou em momento algum. Aparecidense pode fazer história, está motivado. Pela camisa: Goias 55 x 45 Apa.

    Veremos...clássico é clássico e vice versa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu creio que no Paulista dá Santos, pelo impressionante crescimento nessa reta final. Do jeito que estão jogando, Lucas Lima e Ricardo Oliveira, vai ser difícil para o Palmeiras. Por outro lado, não dá pra menosprezar um time que tem jogadores como Valdívia, Robinho,Rafael Marques, Dudu...temos mesmo que escolher um? Difícil opinar...
      No Rio, não vejo favoritos...sobre times tradicionais como Atlético MG, Bahia e Coxa, são sempre favoritos, mas esses times da capital são capengas, com organização tática, um único lance pode decidir o jogo.

      Em se tratando de Grenal, o verdadeiro imortal tem sido o Inter, portanto é o favorito. Caça e caçador ao mesmo tempo!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Temos que considerar mais uma vez os ditos "Se's": se o Cristhian Rodriguez estivesse 100 porcento, se o Mamute estiver curado da lesão, talvez, o Grêmio iguale as forças contra o INter.

    Ao que parece, sairemos em desvantagem técnica e individual. Mas em resposta ao colega Marcelo - mas eu gostaria de lembrar ao colega Marcelo que o mesmo time que tem Douglas e Bastos não muito confiáveis, também tem um Giuliano e um Luan que voltaram a jogar bem, tornando o time de Luis Felipe rápido e ofensivo do meio para a frente!

    ResponderExcluir
  5. A respeito do Aguirre,o nosso Presidente atirou no que viu e acertou o que não viu! Acho que temos um grande técnico jovem com mentalidade,atualizada e conseguiu implantar uma nova mentalidade no Inter.Acredito hoje que foi a melhor coisa o Abel sair,na época não concordei,mas o IInter saiu ganhando muito mais que se imagina,começa pelo salário menor e por colocar os jovens para jogar,o que fatalmente serão vendidos mais adiante com bons lucros.

    ResponderExcluir
  6. Mas a coisa vai muito além disso,eu escrevi um monte de vezes que não entendia como um clube que tem a melhor categoria de base,não aproveitava os jovens,embora muita gente era contra com a conversa que estaria queimando etapas ou jogando eles na fogueira,e por ai vai,mas eu sempre acreditei que jogadores com 18 anos ja são mais rodados que prostituta dos peitos caidos,pois literalmente rodaram o mundo pelas seleções de base,e disputaram um monte de campeonatos!

    ResponderExcluir
  7. E eu não conseguia entebder como nos outros times jogadores até com 17 anjos já estavam jogando mas no inter com 21 anos era considerado jovem demais,isso até Aguirre chegar,hoje temos jogadores da base melhor que os cascudos e jogando La,conseguimos quebrar velhos conceitos!!

    ResponderExcluir
  8. Sobre o time acho que no próximo ano estará muito mais melhor,mas hoje na minha opinião o Inter é o time com melhor estrutura para ganhar campeonato,pois com a velha mentalidade deixamos de ganhar uns 5 brasileiros,pois sempre tinha diversos jogadores de seleção que quando convocados,acabava com o time e quando voltavam estavam piores que cavalos estropiados,nos levando a perder pontos fáceis,mas hoje mesmo saindo 2 ou 3 não perdemos rendimento,e num campeonato longo ou disputando 2 campeonatos estamos na frente de todos no Brasil!

    ResponderExcluir
  9. O Diego Aguirre,é o homem certo no lugar certo,pois está com um grupo bom e grande nas mãos e hoje se sair Chico entra Francisco e o jogo segue sem perder qualidade,e por tudo isso eu acredito que o Inter leva uma boa vantagem,mas clássicos acontecem o impensável as vezes!

    ResponderExcluir
  10. Vejam bem má estou falando que temos os melhores jogadores e SIM estamos formando 2 boas equipes,coisa que o Cruzeiro fez no ano passado,montando um time consistente,e hoje praticamente não tomamos gol,e o ataque está a cada dia mais eficiente!

    ResponderExcluir
  11. Vejam bem má estou falando que temos os melhores jogadores e SIM estamos formando 2 boas equipes,coisa que o Cruzeiro fez no ano passado,montando um time consistente,e hoje praticamente não tomamos gol,e o ataque está a cada dia mais eficiente!

    ResponderExcluir
  12. O Diego Aguirre,é o homem certo no lugar certo,pois está com um grupo bom e grande nas mãos e hoje se sair Chico entra Francisco e o jogo segue sem perder qualidade,e por tudo isso eu acredito que o Inter leva uma boa vantagem,mas clássicos acontecem o impensável as vezes!

    ResponderExcluir
  13. Sobre o time acho que no próximo ano estará muito mais melhor,mas hoje na minha opinião o Inter é o time com melhor estrutura para ganhar campeonato,pois com a velha mentalidade deixamos de ganhar uns 5 brasileiros,pois sempre tinha diversos jogadores de seleção que quando convocados,acabava com o time e quando voltavam estavam piores que cavalos estropiados,nos levando a perder pontos fáceis,mas hoje mesmo saindo 2 ou 3 não perdemos rendimento,e num campeonato longo ou disputando 2 campeonatos estamos na frente de todos no Brasil!

    ResponderExcluir
  14. E eu não conseguia entebder como nos outros times jogadores até com 17 anjos já estavam jogando mas no inter com 21 anos era considerado jovem demais,isso até Aguirre chegar,hoje temos jogadores da base melhor que os cascudos e jogando La,conseguimos quebrar velhos conceitos!!

    ResponderExcluir
  15. Mas a coisa vai muito além disso,eu escrevi um monte de vezes que não entendia como um clube que tem a melhor categoria de base,não aproveitava os jovens,embora muita gente era contra com a conversa que estaria queimando etapas ou jogando eles na fogueira,e por ai vai,mas eu sempre acreditei que jogadores com 18 anos ja são mais rodados que prostituta dos peitos caidos,pois literalmente rodaram o mundo pelas seleções de base,e disputaram um monte de campeonatos!

    ResponderExcluir
  16. Respeito sua opinião Adolino, mas TODOS os meninos lançados no Inter este ano vem jogando aos poucos e treinando com o grupo principal a tempos. Não entraram "numa fria", foram escolhidos em detrimento de alguns medalhões por único motivo: "estão melhores e vivem momentos especiais". No Inter de Aguirre joga o melhor, ponto! O mesmo foi com Taison, Fred, L. Adriano, A. Pato, Juan, Moledo, Giuliano, Oscar, L. Damião, etc. Estes nunca foram submetidos a mesma situação que os irmãos Diego e Diogo, Caíco, C. Xavier e tantos foram como em outrora. Pedras preciosas precisam ser lapidadas com cuidado, tudo acontece ao seu tempo. Nesse quesito, o Inter deu e vem dando um verdadeiro show de gestão na promoção de jovens jogadores.

    ResponderExcluir