terça-feira, 29 de julho de 2014

Time sem qualidade... resultados justificam?

Inter vence, mas não convence. Difícil contestar!
 
A Aráguiz dependência se acentua no Inter! Mas a estrela de Abel Braga brilha mais forte que isso. O time teve a sorte de encarar dois adversários fraquíssimos na sequencia sem o chileno em campo. Venceu! Exceto aqueles 10 minutos iniciais contra o Flamengo ainda com Aránguiz no gramado, a “fragilidade” do oponente foi a arma de equilíbrio Colorado. No saldo? Duas vitórias. Ótimo pelos pontos, péssimo pela impressão.
Recuperado, Charles deve estar no fim de semana à disposição.
 
Multicampeão no Clube, campeão Gaúcho com goleada no rival, provisoriamente no G-4... como contestar?
 
Aí precisamos declinar em favor do treinador porque o que vale é o resultado. O Grêmio é exemplo disso e por mais que Enderson tenha realizado um trabalho bom no Clube Tricolor, a falta de regularidade no placar final não convertido em vitórias (principalmente nas partidas derradeiras do Estadual e da Libertadores) lhe derrubaram. Os efeitos permaneceram até sua demissão. Algo que Abel não carrega consigo.
Por pior que esteja, por pior que se veja, por pior que se projete este Inter... o time é tetracampeão gaúcho e está no G-4. O que proponho discutir é o esquema desta versão Colorada 2014 diferente daquilo que vimos em 2013. Mas o enredo é exatamente igual! Título local, início pouco promissor respaldado por vitórias. Resultados consideráveis sim, junto a esperança em evolução. Por aí vai, tudo parecido.
Como contestar o técnico Abel com esse retrospecto? O mesmo valia para Dunga ano passado.
Mas Abel Braga é mais esperto e malandro que Dunga. O time está mal, não tem velocidade no meio, falha defensivamente, não tem recomposição. Só que ele trabalha com os “seus chegados”, dá moral para os caras fechados com o “professor” e ponto! Vai assim até o fim. Ganhamos juntos? Perdemos juntos! Com Charles Aránguiz tem isso e muito mais. Tanto que o treinador montou um esquema parecido com da Seleção do Chile para o gringo deitar seu talento. Abel mesmo reconheceu isso.
Não discordo de Abel em fazer o possível e o impossível para tirar o melhor do cara. Mas se não há um substituto a altura, precisa encontrar uma variação tática eficiente quando ele não tem condições de jogo. A. Patrick e Alex, por exemplo, só podem jogar se Aránguiz estiver em campo. Do contrário não dá, ambos não recompõem. Nem vou falar da sua opção por W. Silva no lugar de Gilberto porque os dois são limitados. Ocorre que fica na cara que o “peixe” dele vindo do Fluminense teve a vez mesmo não apresentando nada para justificar sua titularidade.
Aí vem o rapaz e mete o gol naquele frango do Lomba na Fonte Nova. Cômico e trágico! De quebra, a primeira vitória fora de casa. Como criticar o lateral depois de uma vitória tão importante? Como contestar a titularidade do autor do gol? Confiante pela moral do “profe” chutou e foi premiado! Bingo.
 
Repetição e confiança do treinador são as marcas de um Abel que se fecha com um punhado de atletas do elenco

O Ceará é líder da Série B, eliminou a Chapecoense que é da Série A e merece respeito nesse importante embate pela Copa do Brasil. Sem Aránguiz, lembrando dos riscos que é sofrer um gol em casa neste regulamento, se espera um esquema mais sólido, não é? Óbvio que não. O Inter venceu as últimas duas e vai manter todo mundo. Vai igual com toda a turma de sempre em campo. A sorte acompanha a malandragem de Abel.
Dá para contar com isso até o final?
 
Pitacos:
 
- Como joga este Petros do Corinthians;
- O time paulista, aliás, é um candidato ao título;
- Já o Cruzeiro ainda é o time a ser batido;
- Fluminense, São Paulo, Santos, CA Mineiro, Inter e Grêmio, pelos elencos e por toda tradição que têm, correm por fora brigando por G-4;
- Sport e Goiás não me convenceram ainda, mas cair acho que não caem;
- Não vejo nenhum outro time HOJE além dos oito primeiros citados com condições de brigar por algo maior;
- O Coritiba, os dois baianos e os três catarinenses precisam abrir os olhos;
- Dos gigantes, Botafogo e Flamengo também estão em alerta;
- CA Paranaense e Palmeiras são times para meio de tabela, não apresentaram muita coisa diferente até agora para nos levar a outra opinião.
 
Saudações Coloradas
 
Imagens: Portais UOL Esportes e Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário