segunda-feira, 21 de julho de 2014

Dunga na Seleção! Será?

Dado como certo pela mídia, o retorno de Dunga será marcado por muita polêmica
 
Carlos Caetano Bledorn Verri, gaúcho de Ijuí, é uma figura importante na história do futebol brasileiro. Vencedor em campo foi o expoente maior da campanha ruim na Copa do Mundo de 1990. Já em 1994 deu a volta por cima como capitão de um time que levantou a taça para o Brasil depois de 24 anos de jejum. Em 2006, mesmo sem experiência alguma como treinador, assumiu o cargo de técnico do Brasil. Campeão da Copa América, da Copa das Confederações e com uma campanha irretocável nas Eliminatórias para a Copa na África, Dunga deixou o cargo após a eliminação para a Holanda nas quartas-de-final do Mundial de 2010. Nos jogos Olímpicos em 2008, contrariado, convocou R. Gaúcho e o time voltou pra casa depois de levar 3 x 0 da Argentina.
 
Treinador estaria de volta e seu anúncio aconteceria amanhã (terça-feira)
 
Conta contra Dunga muitos fatores. O primeiro deles a antipatia popular. Muito disso se deve a imagem que a mídia transmite dele, principalmente porque não faz média com ninguém. Durante quatro anos, Dunga só trabalhou no Inter. Foi campeão Gaúcho, mas não conseguiu realizar uma campanha convincente no Brasileirão de 2013, tendo sido demitido antes mesmo do encerramento de seu contrato. Seu retorno vem chancelado por Gilmar Rinaldi, ex-jogador e companheiro na carreira que assumiu este importante cargo na CBF. Gilmar vem cercado de muita desconfiança de todos os lados. O ex-goleiro é agente de atletas. Nada mais incoerente que trazê-lo justamente para onde mais se consegue valorizar um jogador (convocações). Mesmo tenha renunciado seus contratos, a dúvida lhe perseguirá a cada nome convocado por Dunga.
 
Passagem pelo Inter não durou um ano sequer
 
Mas Dunga tem muitos pontos positivos também. Essa história de antipatia popular nunca lhe abalou. A prova disso foi a idolatria de todo um povo que o achincalhou para depois aplaudi-lo quatro anos depois, ainda como jogador. Nada disso mexe ou mexeu com ele, faz parte de sua personalidade. Mais experiente, creio que não cometa os mesmos erros técnicos e tenha aprendido a conduzir melhor sua relação com a imprensa. Às vezes é necessário ser mais polido e inteligente com a mídia, o que não significa necessariamente permitir “privilégios”. De futebol ele entende, tem bagagem dentro e fora dos gramados. Correto, coerente, transparente e sério em tudo que faz, Dunga é um daqueles caras competitivos que tem sede por vitórias, não aceita perder. Ele não trabalha com “jeitinhos”, com Dunga as coisas são o que são e ponto final!
 
Um vencedor inconteste

Não concordo com a contratação de Dunga. Era a vez de Tite que ganhou tudo quanto foi possível e tinha certeza que assumiria a Seleção. O ex-treinador da dupla Gre-Nal vive seu auge, se afastou do trabalho para uma reciclagem na Europa e negou várias propostas para trabalhar em Clubes do Brasil (até do exterior), justamente por entender que estava em seu momento para encarar este desafio. Mesmo assim, Dunga tem plenas capacidades de fazer uma boa gestão, trabalhando uma equipe para “quem sabe” finalmente ganhar o tão esperado ouro olímpico em casa (ainda inédito), conduzindo a Seleção para boas participações nas Eliminatórias e demais competições paralelas. Tudo isso visando, é claro, um título mundial em 2018. O problema é “deixarem” ele trabalhar.
Há quem diga também que Dunga está sendo usado de escudo pela CBF neste momento tão turbulento, manchado por este vexatório 7 x 1 aplicado pelos alemães dentro do “país do futebol”.
Esperar para ver!!!

Pitacos:
 
- Inter e Grêmio venceram na última rodada;
- O Colorado goleou o tradicionalíssimo Flamengo;
- Já o Tricolor trouxe três pontos fora de casa;
- Importante sim, não podemos diminuir os méritos da dupla Gre-Nal;
- Mas qualquer empolgação agora pode ser falsa!
- Flamengo e Figueirense são os times com piores campanhas no Brasileirão;
- Nestas duas vitórias a limitação do adversário contou demais.

Saudações Coloradas
 
Imagens: Lance.Net e Placar

Um comentário:

  1. De novo?
    E cadê a renovação

    Sobre a dupla, lanternas não são parâmetros, com um a menos então!
    Por isso, sem falsas ilusões com essa rodada!

    ResponderExcluir