Internacional é tetra do Gauchão
Campeonato Estadual não é parâmetro, mas Gre-Nal é! Abel com seu estilo "parceiro" dos jogadores que conduz seu elenco na base da linguagem "boleirística", conseguiu formar um time com atletas até então contestados pela torcida e pela crônica em geral. Mais ou menos como faz Felipão! Ambos se "fecham" com o grupo previamente definido, dando moral para os caras e trazendo a "responsa" para si. Consegue ser obedecido sem precisar mandar. Os jogadores correm por eles.
2011, 2012, 2013 e 2014 - Inter, o patrão do Rio Grande com 43 conquistas, as últimas quatro consecutivamente
Uma campanha quase irretocável. O Internacional segue para a temporada com a taça do Gauchão de 2014 na prateleira, confiante e mais próximo de seu torcedor. Foram semanas de partidas para encontrar uma formação ideal. Mas acima de tudo, duas peças "encaixaram" esse time nos dois embates do Gre-Nal. A primeira delas foi Alex, que divide com D'Alessandro a responsabilidade em fazer esse time jogar. O meia melhora a cada rodada e "começa chegar perto" do que era antes. A segunda peça foi Aránguiz. Este chileno mantém uma regularidade de encher os olhos, sem dúvida uma baita contratação da diretoria.
D'Alessandro rende mais quando não precisa resolver "sempre" tudo sozinho
E os demais? Willians, limitadíssimo, se reserva a defender. R. Moura, limitadíssimo, se reserva em fazer a presença de área e o pivô. PONTO PARA ABEL! Somente ele "parece" conseguir um feito desses, dando aos mesmos a tranquilidade para render. Os laterais são regulares... fracos... de repente o ponto mais perigoso e que merece ser revisto. Os zagueiros, nada de anormal, mas a saída de J. Henrique para a entrada de A. Patrick foi um toque final nesta receita que garantiu as vitórias contra o Grêmio.
Alex, o nome do jogo
O time de Abel entra neste brasileirão como coadjuvante. Não é favorito ao título e isso também pode lhe ajudar. Por muitos anos o Colorado é apontado pela crítica como candidato, mas neste ano não. Assim, de repente, esperando uma campanha menor essa equipe possa surpreender no fim!? Eu acho difícil e se o Inter conseguir chegar entre os seis primeiros lugares está de parabéns. Agora, Copa do Brasil pode ser um caminho alternativo para conquistar um título nacional que o Clube persegue há tantos anos.
Como fica o Grêmio depois desta decisão?
Pressionado, é claro! Perder clássico incomoda, mas ser goleado do jeito que aconteceu, ainda por cima em decisão de campeonato, machuca mais ainda. Ficou provado que o bom time de Enderson é marcador, cerca e ocupa espaços. Mas se precisar posse de bola para jogar, torna-se presa fácil.
Derrotas em Gre-Nal deixam o torcedor apreensivo, temerário pelo que pode acontecer na Libertadores
Agora, foco na competição continental esquecendo o vexame de ontem!
Sem Zé Roberto, esta equipe precisa MAIS DO QUE NUNCA impedir que os argentinos do San Lorenzo façam o que o Inter fez no Centenário. Digo e repito o que já havia opinado aqui mesmo no Blog, "a chance dos gringos é no primeiro jogo"! Mesmo perdendo de 1 x 0, não pode repetir a tentativa de substituir um volante por Máxi ou qualquer outro meia. O time é formado por três cabeças-de-área e ponto. Na partida de ontem, o treinador precisou arriscar, mas tal qual em todos os confrontos da primeira fase da competição continental, esse grupo precisa marcar, cercar e sair "somente" quando tiver a oportunidade do contragolpe. Marcar sobre pressão e explorar a velocidade de seus meias, criando volume com os alas para Barcos centralizar na área, são as armas que ele tem.
A limitação técnica dos atletas do elenco gremista é suprida pelo poderio marcador e um esquema tático eficiente. Mas milagre não existe! Inventar agora é o mesmo que dar um tiro no pé. O Tricolor precisa entrar acordado para não ter que correr atrás do resultado. Uma derrota elástica na quarta-feira pode colocar tudo à perder e o gremista sabe disso.
Pitacos:
- O título do Flamengo sobre o Vasco vai ficar por um bom tempo rolando nas polêmicas da bola;
- Coincidentemente o Rubro-Negro, mais uma vez, foi beneficiado;
- Em São Paulo, o melhor ataque perdeu para a melhor defesa;
- A equipe do Ituano surpreendeu o time santista e levanta a taça merecidamente;
- Em Minas deu Cruzeiro!
- Clássico é imprevisível, porém, esse título pode dar "um gás" ainda maior pra esse time que vem em ascendente na Libertadores;
- O título Catarinense ficou com o Figueira;
- Justo, mas o JEC perdeu essa naquele empate com o eliminado Metropolitano ainda na fase anterior;
- Os pontos perdidos pelo Joinville deram ao time da Capital a possibilidade de jogar por dois resultados iguais;
- Todos as equipes "Barriga-Verde" precisam se reforçar para o Brasileirão;
- O goleiro Lauro, me parece, fechou com a Chapecoense;
- Em Goiás, o Esmeraldino perdeu o caneco para o Atlético;
- Rivais equivalem força e mesmo "quase" eliminado na primeira fase, o rubro-negro do serrado foi lá e faturou essa.
- PARABÉNS AOS CAMPEÕES!
- Coincidentemente o Rubro-Negro, mais uma vez, foi beneficiado;
- Em São Paulo, o melhor ataque perdeu para a melhor defesa;
- A equipe do Ituano surpreendeu o time santista e levanta a taça merecidamente;
- Em Minas deu Cruzeiro!
- Clássico é imprevisível, porém, esse título pode dar "um gás" ainda maior pra esse time que vem em ascendente na Libertadores;
- O título Catarinense ficou com o Figueira;
- Justo, mas o JEC perdeu essa naquele empate com o eliminado Metropolitano ainda na fase anterior;
- Os pontos perdidos pelo Joinville deram ao time da Capital a possibilidade de jogar por dois resultados iguais;
- Todos as equipes "Barriga-Verde" precisam se reforçar para o Brasileirão;
- O goleiro Lauro, me parece, fechou com a Chapecoense;
- Em Goiás, o Esmeraldino perdeu o caneco para o Atlético;
- Rivais equivalem força e mesmo "quase" eliminado na primeira fase, o rubro-negro do serrado foi lá e faturou essa.
- PARABÉNS AOS CAMPEÕES!
Saudações Coloradas
Imagens: Portal Oficial do Inter na Internet




Parabéns a todos os colorados pelo verdadeiro atropelo que a equipe vermelha aplicou no Grêmio ontem, 4 foi pouco !!
ResponderExcluirSobre o Grêmio esse técnico covarde que joga com 3 volantes todos os jogos começa mostrar que não tem peito nem cacife pra treinar uma equipe grande, perder gre-nal é compreensível, tomar uma goleada acachapante é intolerável esse sujeito demonstrou que não sabe jogar grandes jogos contra oponentes de peso e qualidade, a libertadores tampou o sol com a peneira mas a mascara está caindo, o time tem um goleiro limitado que não consegui em campo tomar a vaga do veterano do Dida, tem na lateral direita Pará um cara que de tão ruim me dá pena, joga com 3 volantes e apenas o Edinho sabe oque faz, Ramiro não acerta um passe a 3 metros, Riveiros não tem senso do posicionamento, a zaga é uma piada de mal gosto, Werley é extremamente limitado e ruim de bola !! A verdade é que jogamos com 3 volantes por que sabemos q a zaga é um lixo !!
Técnico insonso e time covarde resultado Inter 4x1 fora o baile !!
E eu que pensei que depois do gre-nal dos 5x2 já tinha visto a surra da minha vida !
Vitoria incontestável só nos resta parabenizar que foi o melhor time do rio grande do sul não só este ano mas nos últimos 4.
Rafael,
ResponderExcluirEu concordo com o Stevan. O esquema tático com três volantes é discutível, mesmo que ele não tenha material humano, para armar uma equipe mais forte.
Se não tem meias, deveria berrar e falar à diretoria, que com esse time não dá.
Em parte, a responsabilidade é do técnico.
Mas temos que considerar também o fato dele ter ficado sem jogadores importantes, a meu ver.
Penso que na hora H, o jovem Luan e os veteranos, Zé Roberto e Kleber, fizeram falta.
Aliás, o Gladiador, desde que chegou ao Grêmio, nunca participou de um jogo decisivo. Mesmo no Gauchão.
Com um jogador como Lucas Coelho no banco, mais outro de 17, como o Everton, realmente fica difícil para o treinador.
E discordo do Rafael, com relação a pressão no Grêmio.
O time, a diretoria, a torcida sabe dos limites. E vai jogar no limite das forças. Como sempre.
Quanto ao Inter, penso que a pressão também vai existir, no sentido de que está na hora do colorado fazer algo mais a nível nacional.
Todo ano, o time de D'Alessandro entra como favorito no Brasileirão, mas as férias começam no final campeonato gaúcho.
A não ser que os colorados estejam contentes com o regional, que por sinal, é o suficiente para superar o Grêmio, lamentavelmente.
Para complementar...
ResponderExcluirA incompetência dos dirigentes do Grêmio se revela quando a gente vê um time como Ituano ser campeão, com pelo menos dois jogadores gaúchos, que poderiam ser aproveitados.
Um deles é Dener, dispensado pelo Grêmio no início do ano. O outro é o gaúcho Christian, que jogou o gauchão pelo Cerâmica ano passado.
O meia jogaria tranquilamente nesse time do Grêmio, enquanto o lateral poderia ser melhor aproveitado, já que o Wendell vai embora.
Não consegui entender porque que um jogador como Dener não teve chance, enquanto jogadores como Lucas Coelho, Mamute, Everaldo, tem vida eterna na base do Grêmio.
Stevan e FJC:
ResponderExcluirVocês não podem discordar de mim. Porque? Simples... falamos todos nós a mesma coisa, só que de um jeito diferente! Vejam:
03 VOLANTES: Todo time começa montado pela defesa. Em razão das limitações que vocês mesmos apontaram, o Enderson não pode fazer outra coisa senão formar o time desse jeito mesmo. Os laterais são alas ofensivistas por características, a dupla de zaga não dá as garantias que ele precisa, o goleiro é muito jovem, o meia de ligação (apesar de contundido) tem 40 anos e não se pode cobrar dele a mesma recomposição de antes, os meias são jovens velocistas que não possuem características de marcação e o centroavante é jogador de área por essência. A coisa descambou JUSTAMENTE quando Edinho deu lugar a Maxi no intervalo. Mas o técnico precisava arriscar, perder de um ou dois dava no mesmo. O que ele não contava era com as triangulações Coloradas que culminaram nos gols, tudo de uma maneira muito fácil. Tenho certeza que, se ele tivesse material humano, faria um trabalho diferente.
CONTRATAÇÕES: Enderson é funcionário do Clube. Pode pedir jogadores, mas não exigir. A atual direção está com a faca no pescoço. O acordo financeiro com a OAS deixou o Grêmio numa situação complicadíssima! Nem vou falar das outras contas que também vieram no pacote. Isso vem de gestão(ões) anterior(es), não da atual. A coisa é tão feia que o time está vendo uma alternativa para treinar no período da Copa porque o Olímpico vai servir para Seleção(ões) trabalhar e a Arena não vai estar à disposição. NEM TEM ONDE TREINAR!!! Kleber Gladiador (desfalque) deu declarações fortes na Internet aí em resposta a um torcedor, coisa pesada que vai estourar na mídia. Parece que não recebe salários tem um bom tempo. A diretoria não pode fazer loucuras. O Inter, pra vocês ver que a coisa é dos dois lados, se dividiu anos atrás. Uns queriam Copa do Mundo, outros não. Porque? O orçamento inicial era menos da metade do que se gastou no fim com o novo caderno de encargos da FIFA, grana que o Clube deve para o BNDES agora. Como o dinheiro é público, o juro é baixo e perfeitamente pagável, mas a conta está lá!!! Investir em patrimônio é preciso, mas se o negócio do Internacional acabou saindo caro demais, o que dizer do Grêmio que comprometeu parcela considerável do seu orçamento por anos? Futebol é grana e não é só a dupla Gre-Nal que está passando por dificuldades. O legado foi pesado e os diretores gremistas estão fazendo das tripas coração para tocar esse time. Tirando a final do Estadual, acho que não estão indo mal, muito pelo contrário!
DESFALQUES/DESGASTE: Luan era o melhor jogador do Grêmio. Zé Roberto vinha sendo o mais importante. Kleber, eu nem conto porque não estava jogando. Fizeram e fazem falta. Além disso, o Inter vem focado exclusivamente no Gauchão, estava tranquilo na Copa do Brasil por ter eliminado o segundo jogo, enquanto o rival está numa maratona gigantesca. Tudo isso conta!
PRESSÃO: Haverá pressão nos dois lados SEMPRE! Quando se ganha o esperado é mais, quando se perde todos aguardam a recuperação. Time grande é assim. Mas o Tricolor viaja pra Argentina sabendo que uma derrota elástica joga por água todo um planejamento para 2014. O time não é ofensivo, nem tem como ser. Se fizer loucuras, Enderson assina seu atestado de Óbito no Clube. Por isso ele "precisa" repetir o que fez dias atrás depois da derrota para o Colorado na Arena, quando blindou seu grupo e voltou com um ótimo resultado da Colômbia.
E aí? Pra finalizar???
"Às vezes, quem quer tudo, fica sem nada"... bato MUITO nesta tecla!
Ah... quase esqueço...
ResponderExcluirJOGADORES DISPENSADOS: O Jô está na Copa e recentemente foi campeão da Libertadores, Dagoberto e Ricardo Goulart foram campeões nacionais recentemente pelo Cruzeiro. Só pra citar alguns. Em comum? Ex jogadores do Inter que não tiveram mais espaços por aqui e conseguiram grandes feitos em outros times. Isso tem tanta coisa por trás disso que não se pode culpar esse ou aquele pelo insucesso de um ex-jogador que brilha em outro time. Vai desde o ambiente, a cidade... até a metodologia do técnico e as exigências do Clube contam. Tirem isso da cabeça por que passado é passado. Jogador que sai só é importante se um dia voltar...
Saudações Coloradas
Rafael,
ResponderExcluirPrimeiro meus parabéns a todos os colorados pela conquista, e para o Abel em especial, por mais uma vez ter "comido com farinha" o Enderson, acompanhado com uma gelada .
Embora o treinador gremista tenha feito o que a maioria dos gremistas faria, tirou um volante e colocou um meia ofensivo na esperança de empurrar o time prá cima do Inter e reverter o placar totalmente adverso. Só que até o Grêmio se achar em campo, já tinha levado mais tres.
Como ele mesmo (Abel) falou: "Isto acontece a cada 50 Grenais, e ninguém podia esperar por esse placar!"
Mas aconteceu, infelizmente prá nós, e deve servir de motivação pra os que tiverem brios, também conhecido popularmente como "vergonha na cara". Pois nestas horas que se separam os homens dos moleques, e lhes resta a opção entre ficar na história gremista como os que levaram uma das maiores goleadas num clássico decisivo, ou ficar na história gremista como o grupo que conquistou mais um titulo continental para a massa gremista! E partir com muita determinação prá cima do time de Sua Santidade, o Papa. E há muito o que temer do lado argentino, pois coincidentemente eles também foram goleados na última rodada do Campeonato Argentino pelo Lanús com o mesmo placar do último Grenal, o que os iguala em termos de moral para este primeiro combate. Se naturalmente já existiria pressão (para ambos) neste jogo, com esses ingredientes então, nem se fala!
Sobre a zaga não há muito o que falar, vinha até se saindo razoavelmente bem, até por não ter enfrentado nenhum adversário mais ofensivo. Mas temos o Manoel dando sopa, brigado com o Petraglia no Atlético PR.
O grupo é limitado? É, mas qual time no Brasil, ou até na América do Sul está com um elenco de encher os olhos atualmente?
Agora o Grenal já é passado e o ano não tá nem na metade prá nós, então é só lembrar o samba que o velho Noite Ilustrada cantava: "Reconhece a queda, e não desanima. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!"