segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Carta ao Colorado

Texto que recebi de um torcedor do Inter, leitor do Blog
 
Um clube referencia, um time mão.
Um time de respostas prontas, acomodado, sem brio. Um time de propaganda, campeão de tudo.
Quando perde, são os desfalques, a culpa é do técnico, existe um mártir em campo que é crucificado, foi o juiz, são as viagens... Os reservas não são bons o suficiente? Manda embora, pagar salários altíssimos sem resultado, faz que nem o Santos: bota a base pra jogar.
O problema é o juiz? Faz mais gols que os que ele anula. Alguém errou? Isso faz parte do jogo, tem time ganha com jogadores a menos em campo.
O problema é a mensagem que o Inter passa: campeão de tudo! = acomodado, missão cumprida, soberba...
A melhor mensagem do Barcelona, é que apesar de ser o melhor do mundo, se reinventa, joga pra vencer, só para quando realmente está vencendo por um placar tranquilo, não diminui o ritmo porque é melhor e pode vencer a qualquer momento.
Eu sou da opinião que se impõe respeito com atitudes e exemplo: time inferior se goleia, joga bonito, faz a bola girar rápido.
Tem que correr, marcar, se esforçar, construir a própria sorte, parar de esperar e começar a fazer, começar a agir depois de falar.
Convenhamos, nosso time reserva é melhor que boa parte dos demais clubes do Brasil.
Espero atitude.
Cansei de ficar com raiva de ver esse time girar e não sair do lugar. O que causa maior indignação é saber o potencial que tem e não é utilizado. Nota-se a falta de vontade do clube com a maior folha salarial do futebol das Américas.
 
Autor: Ricardo F. Schramm Jr.
 
Cada um que faça seu juízo de valor! Trata de uma opinião e devemos respeitar, concordando ou não. Achei interessante nos procurar querendo externar o que pensa. Cabe a nós, cada um em seu espírito democrático avaliar, comentando seu desabafo.

6 comentários:

  1. Ricardo,

    Muito bom teu comentário, e acredito sinceramente que é o resumo do sentimento da grande maioria da torcida colorada, (alguns tópicos servem inclusive para os gremistas também) pelo menos para os mais lúcidos que não se iludem com esses títulos fictícios de auto afirmação!
    Até me surpreendo positivamente quando leio um comentário desse naipe, onde em momento algum é menosprezado ou sequer é citado nem nas entrelinhas o rival, desqualificando-o mesmo que seja sutil ou metaforicamente como é normal vermos por aí (e por aqui também).
    Parabéns cara, pela lucidez e pela qualidade no uso da nossa língua mãe, outro fato não muito comum por aí (aqui temos esse privilégio raro, excelentes comentaristas)! Seja bem vindo!
    Seu post é uma prova de que não precisamos perder tempo discutindo "o sexo dos anjos"!

    Rafael,
    Muito boa essa iniciativa de divulgar mais comentários, fora do círculo (muitas vezes vicioso) deste blog!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto. Eu próprio já havia levantado aqui nesse blog sobre a questão da vontade de jogar desse time do Inter. É muito mais uma questão de vontade do que qualidade, o que nos leva a supor que os jogadores não suportavam o Dunga como técnico.
    Sei que esse assunto está saturado, mas é essa a impressão que se ficou depois do clássico. Por que o Inter não jogou assim todo o campeonato? Será que foi só por causa do clássico?

    Eu poderia fazer de várias dessas frases e palavras a mesma para fazer uma análise crítica sobre o Grêmio, exceto na ideia de que os reservas do Inter são superiores a outros times. Talvez aí o torcedor colorado caia no mesmo erro que procura criticar: a ilusão de que o Inter seja superior a outras equipes.
    No mais, de fato, ambos os clubes deviam esquecer esse orgulho do passado, e essas propagandas do tipo "campeão de tudo", "imortalidade".
    Se analisarmos bem, é a dupla gaúcha que está de binóculo em relação aos mineiros, por exemplo.
    No Grêmio, frequentemente, se faz menção às glórias obtidas na época em que Renato era jogador. O marketing do clube se resumiu a isso: camisas dos anos 80, emblemas, imagens, etc.
    A torcida não pode mais comemorar títulos passados, é hora da dupla pensar mais no presente. E não adianta falar do último título tricolor conquistado em 2001, nesse quesito, tanto Inter quanto Grêmio estão atrás até do Atlético-PR, que já ganhou Brasileiro depois de 2000.


    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto do Ricardo, porém é apenas a ponta do iceberg, e a maioria das trapalhadas da diretoria, 98% dos torcedores colorados não sabem. Vou citar aqui rapidamente algumas, porque se eu for citar todas, ficarei aqui eternamente escrevendo e ainda terá assunto:
    -Lembram do Barueri, pois é, desde aquele tempo o Inter vem pagando o jogador Thiago Humberto, e só agora 2 meses antes de acabar o contrato o Inter conseguiu rescindir com o jogador.
    -Lembram do Bolaños, pois é, até o fim deste ano de 2013, ainda estaremos pagando o jogador http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=8940.
    -Lembram do Dalton, garoto revelação do Fluminense naquele ano que o Flu se salvou, pois é, desde aquele ano ele ainda está recebendo um alto salário para treinar em separado, junto com ele desde aquela época estão Marinho e Ronaldo conceição, recebem em dia.
    -Lembram do espetacular Wilson Mathias e o tempo que levamos para nos livrar dele?
    -Lembram da fortuna de 9 milhões de reais que foi pago para contratar Rafael Moura, seu salário é de mais de 300 mil por mês e contrato até 2016.
    -Lembram do Bollati, e dos 12 milhões gastos na sua contratação, ele ainda está no Inter e não aceita ser emprestado pra time pequeno e nem redução de salário e não rescinde.
    -Lembram do Dagoberto, que em apenas 1 ano conseguiu deixar um prejuizo de 10 milhões de reais.
    -Lembram do jogador Alex, que veio do Fluminense por 1 ano de contrato, em troca dos direitos federativos do Edinho?
    -Lembram de um jogador chamado Gabriel que estava treinando em separado no Grêmio, porque não tinha condições de vestir a camisa tricolor, e o Inter foi lá na lixeira gremista e o trouxe? Pois ele é titular no Inter, é o mesmo que fez várias lambanças no grenal de domingo.
    -Daqui alguns meses estaremos dizendo, lembram do Forlan, Scocco e Alex, grandes contratações, eles ainda recebem encostados no Inter.
    -Some-se a isso, as renovações equivocadas como a do Indio, Kleber e Fabrício, e contratações como Igor, Josimar, Airton, Caio, Alan Patrick, Ednei, Helder, Marcos Aurélio, Lauro, Gilberto e tantos outros,
    que além de onerar a folha de salários e impedir novas contratações, impedem o aparecimento de jovens talentos da base.
    Eu poderia ficar aqui o resto do dia escrevendo sobre contratações desastrosas como abondanzieri, Edu, Vitor Junior, Renan, Ilan, Jô, Alvaro, Cavenaghi, e tantos outros, que vieram fazer turismo e engordar suas contas bancárias.
    Resumindo meus amigos, em todos os clubes existem contratações erradas, isto eu entendo, o que eu não entendo é porque no Inter são tantas e porque não conseguimos nos livrar rapidamente dos pesos mortos como outros times fazem.

    ResponderExcluir
  4. Belo texto.
    Concordo em gênero, número e grau.

    ResponderExcluir
  5. Realmente é uma grande explanação da realidade do futebol colorado,por isso temos que renovar e dar mais chances para os garotos da bese ou vicaremos vendo eles jogarem bem em outros times.Acioli vc realmente sempre tocou neste assunto,só não concordava com o seu radilismo,não estou julgando certo ou errado e sim falando que eu não concordava.

    ResponderExcluir
  6. Adolino, o que eu citei ali, são somente alguma das lambanças que foram feitas no Inter nos últimos 3 anos, mas tem muito mais, e por isso que nosso time não rende em campo e muitos não compreendem o porquê? Este ano, como nos outros passados, eu disse que seriam anos perdidos, porque tínhamos apostados nossas fichas nos jogadores errados. Vou dizer aqui algumas das atitudes que devem ser tomadas para melhorarmos para 2014:
    1º- Não renovar o contrato do Indio que acaba agora em Dezembro;
    2º- Não renovar o contrato do Kléber que acaba em Dezembro:
    3º- Não renovar o conrtato de Gabriel que acaba em Dezembro:
    4º- Negociar em definitivo, agora que estão em alta, os jogadores Gilberto, Lauro e Marcos Aurélio de graça se for o caso, mas livrar-se agora deles, para evitar ficar pagando parte dos seus salários:
    5º Fazer um acerto com Rafael Moura e Bollati, pagando uma boa multa para eles procurarem outro clube. Só o Rafael Moura irá levar do Inter somente em salários mais de 14 milhões de reais se ficar, além de tirar a chance de aparecer outros como Otávio.
    6º- Dispensar, negociar, rescindir ou emprestar, Airton, Ronaldo Alves, Alan Patrick, Fabrício, Ednei, Igor, Josimar e Caio.
    7º Vender ou simplesmente dar passe livre para Forlan, para que ele arrume um time menos avisado nos emirados árabes e faça um bom contrato, nós já caímos neste golpe, agora que ele arrume outros trouxas e que seja feliz.


    Bá, mas o Acioli quer mandar todo mundo embora? Vejam bem, o time que ficaríamos para começar o ano de 2014:
    1-Muriel, 2 Jorge Henrique, 3 Ruan, 4 Hernando (que chega do Goiás), 5 Williams, 6 Alex, 7 jorge henrique, 8 Scocco, 9 Damião, 10 D'Alesandro, 11 Otávio.
    Viram como aqueles 17 acima citados não fazem falta? Então, já imaginaram quanta grana sobraria no final de cada mês? Já pensaram quantos jogadores poderíamos contratar? Já imaginaram, quantos jogadores poderíamos trazer por empréstimos, por uma temporada, estes que não se adaptam á Europa?
    O Cruzeiro trouxe no início deste ano 17 jogadores, e com um técnico modesto e é o virtual campeão de 2013.
    O Inter tem que fazer uma faxina geral, livrar-se dos pesos mortos contratados á peso de ouro, agora nem que seja á peso de ouro eles tem que sair, prejuizo eles já deram, então agora temos que colocar mais uma vez a mão no bolso pra nos livrar deles.
    Radicalismo ou visão? Vamo, vamo Inter...

    ResponderExcluir