terça-feira, 23 de abril de 2013

100% Brasil

Equipes do país garantem a classificação e se candidatam ao título
 
Há praticamente uma década que o Brasil emplaca, ao menos, um finalista na Taça Libertadores da América. Essa supremacia chegou ao ponto de forçar a Conmebol mudar o regulamento, dificultando as possibilidades de um mesmo país ter dois representantes na grande final.
 
Considerando a evolução de cada um e o momento vivido até agora, me arrisco a dar os meus palpites discutindo com os amigos do Blog as possibilidades de classificação de cada um dos brasileiros:
 
CORINTHIANS: Marcada pela morte em Oruro, a campanha do Timão não surpreende. Líder de seu grupo e muito forte em campo, vai reeditar a final do ano passado enfrentando o Boca Juniors. O time argentino não é mais o mesmo de tempos atrás, mas ainda é o Boca! Apesar da superioridade corinthiana e todo seu favoritismo, arrisco em dizer que os gringos vão cometer o crime, vencendo o confronto. Se eu errar, lógico que os paulistas são fortes candidatos para levantar o caneco, apesar de eu não apostar minhas fichas no Bi.
 
Corinthians luta pelo Bi
 
GRÊMIO: Não posso ser incoerente e ainda acho que o time de Luxemburgo cai nas oitavas ou nas quartas-de-final. Tinha apostado inclusive que se classificaria em segundo e que o gol mal anulado do Rhayner classificaria o time gaúcho. Até aí estou acertando... porém, se passar pelas duas próximas fases e queimar a minha língua, o Tricolor é time de chegada, com camisa, tradição e se torna mais um franco favorito ao caneco. Decide fora de casa, mas vem com moral e não sei se o tal Santa Fé tem força para superar o Grêmio. Mesmo assim aposto nos gringos, pois o time gaúcho ainda não foi o que seu torcedor acostumou ver jogando em casa.
 
SÃO PAULO: Classificação de encher os olhos! Ronaldinho Gaúcho falou besteira, mexeu com o time errado e motivou uma das maiores forças do futebol nacional desnecessariamente. De eliminação eminente para candidato ao título! Para mim, encerra o sonho do Galo Mineiro já nas oitavas-de-final. Depois volta Luis Fabiano... então segura o Tricolor Paulista.
 
O Brasil reúne as melhores equipes e os melhores jogadores, mas o "espírito" Libertadores e o regulamento equilibram um pouco as coisas.
 
ATLÉTICO-MG: Até o jogo contra o São Paulo era o segundo time brasileiro favorito ao título em minha opinião, mas as coisas mudam. O problema foi o desenrolar dos acontecimentos, trazendo para si um problemão, o Tri-Campeão São Paulo. Não passa pelo time do Ney Franco, deve perder no Morumbi e vai ter que jogar muito em casa para reverter essa vantagem paulista. Ronaldinho perdeu a chance de ficar quieto mais uma vez. Agora a coisa é muito mais raça e coração, não sei se os mineiros estão prontos para este desafio.
 
FLUMINENSE: O time carioca tem o compromisso mais tranqüilo. A velha altitude será o grande adversário, mas esse time que está chegando aos “trancos e barrancos” me lembra muito o Inter de 2010. Plantel forte, qualidade indiscutível, seqüência na competição, enfim, o time carioca se mostra pronto para a conquista do título e pra mim é o time brasileiro com mais chances de chegar na final, senão por um único ponto: não sabe priorizar! Ano passado, por conta da disputa do Estadual, perdeu seus principais nomes por contusão e caiu nas quartas-de-final. Nesse ano já foi a mesma coisa e vamos ver se agora na hora do “vamos ver” o Clube aprendeu.
 
PALMEIRAS: Já fez bonito superando as limitações técnicas de seu elenco classificando a equipe com uma rodada de antecipação para o mata-mata. O torcedor palmeirense sonha com o embate diante o Corinthians, lavando a alma com a eliminação do rival em um clássico. Mas aposto nos Mexicanos neste encontro. O Tijuana é muito forte em casa e os times daqui sentem muito o jogo no campo sintético. Mesmo que o Palmeiras vença, não tem vida longa na competição.
 
Palmeiras consulta Conmebol para tentar inscrever ex-gremistas
 
* Pitacos:
 
- Com a classificação dos times brasileiros, caminho livre para Santos, Botafogo, Inter e Cruzeiro conquistarem respectivamente os Estaduais.
 
- Um primeiro tempo lento, insistindo com Airton e Willians na meia. Já venho dizendo há tempo, um ou outro porque os dois juntos não dá. O Internacional perde muito na saída de bola. Agora, se jogar contra um time destes da Libertadores, o Cruzeiro ou o Santos, pode-se pensar. Contra equipes inferiores não precisa.
 
- D’Alessandro ainda é fundamental para o Colorado. Fred não está em boa fase e precisa seqüência.
 
- Moledo na Seleção? Gosto do zagueiro, mas levá-lo para a Seleção Brasileira é exagero.
 
- O Flamengo “tentou” anular um jogo do Carioca para investir uma ação jurídica para abocanhar a vaga do Fluminense. Patético!
 
- Falando nisso, o adversário do Inter na primeira fase tentou um tapetão por conta da escalação de Muriel. Uma coisa é jogador sofrer uma punição outra é cumprir suspensão automática! Lógico, uma PENA dever ser paga em partidas ou em lapso de tempo nas competições organizadas pela entidade promotora do evento (CBF). Expulsão simples é suspensão automática que deve ser cumprida no MESMO campeonato. Por isso tanto Damião como Muriel estão fora da estréia no Brasileirão, enquanto SOMENTE Damião está cumprindo suspensão por jogos de punição TJD na Copa do Brasil, competição CBF.
 
- Bom time o Lageadense, interessante equipe de Ijuí também. Os times não tem condições de vencer a dupla Gre-Nal focados em um Estadual, mas temos valores individuais nestes times que chamam a atenção. O goleiro Eduardo Martini, por exemplo foi o nome do jogo na última partida do Inter contra a equipe de Lageado. Já o Muriel não sabe se sai, não sabe se fica no gol em bola cruzada na área... toda vida é isso!
 
- Barça e Real na final da Champions? Seria o embate do século!
 
Saudações Coloradas
 
Imagens: Portal Fox, Pasion Libertadores e Lancenet

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sobre o Grêmio, é consenso que do jeito que está jogando não vai longe, e a tendência é que caia nas oitavas ou nas quartas de final.
    O Grêmio de 2013 assemelha-se ao Inter de 2010, que até as semifinais andava de freio de mão puxado, cheio de problemas internos, todos descontentes com o trabalho do treinador.
    Naquela oportunidade, o Inter soube aproveitar bem a parada da Libertadores em função Copa, trazendo o Celso Roth para colocar ordem na casa e vencendo o campeonato na base da superação.
    Eu poderia fazer uma lista das mancadas do Luxemburgo no comando. Não será surpresa, se o Fabio Koff dispensá-lo antes que o pior aconteça. Parece que há um movimento interno em relação a isso. Luxemburgo não sabe mais explicar o que acontece com o time. Seu quadro de time não tem vibração, não tem plano tático, nada. Por que não dispensá-lo logo, antes que um desastre aconteça? Essa hipótese não está totalmente descartada. Tem treinador desempregado por aí; os gremistas não vão ficar nenhum pouco tristes, caso o Luxa pegue suas troxas e vá embora.

    O Grêmio está mal, mas qual clube do Brasil está bem? Atlético-MG mostrou que é frouxo em decisões, ressucitando o São Paulo que estava morto. O tricolor do Morumbi, por sua vez, sofreu para enfrentar times bolivianos, e só se classificou na última rodada graças ao vacilo do Galo. Quanto ao Fluminense, discordo dessa ideia de que deixou escapar a vitória frente ao Grêmio, por causa do gol anulado na Arena, tiveram a sorte de ter um jogador a mais durante a maior parte do jogo, e escaparam da derrota em Porto Alegre. Em casa, promoveram dois vexames, um com o Grêmio; outro com o Huachipato.
    O único que está jogando um futebol dentro dos padrões é o Corínthians, mesmo assim, pegou um grupo fraco, e não enfrentou nenhum grande time até agora. Sobre o Palmeiras, é bom lembrar que, assim como o São Paulo, o alviverde só conseguiu a classificação nas últimas rodadas e deu verdadeiros vexames no paulistão como aquela goleada para o Mirassol.
    Fica a questão: qual desses times está demostrando um grande futebol?
    Não podemos nos deixar influenciar pela mídia sensacionalista que, ao analisar os times brasileiros, focam, sobretudo, nos problemas do Grêmio, considerando-o como um caso à parte entre os times que se classificaram.
    Com excessão do time mineiro, que só perdeu na última rodada, todos os times brasileiros tiveram algum tipo de dificuldade, seja na Libertadores ou no Estadual. O Grêmio é uma decepção até agora, não há dúvida, mas não vamos nos enganar pensando que vai tudo bem nos outros times.

    ResponderExcluir
  3. FJC

    É bem por aí, os problemas gremistas parecem sempre serem maiores que os dos outros quando analisados pela mídia esportiva. Mas o que me conforta é saber que mesmo quando ganhamos tudo que era possível ganhar (faz tempo!!) era exatamente assim, o outros eram os bons e nós a zebra ou no mínimo o time esforçadinho que chegava se arrastando,..... mas papava os canecos!
    Agora que até o Barcelona levou quatro do Bayern, vamos ver se os comentários se concentram neles e nos deixam um pouco de lado!
    Quanto ao gol anulado do Flu, só tenho a dizer que talvez seja um castigo merecido pelos tantos outros erros a seu favor no Brasileirão passado, ou os colegas já esqueceram? Sem desmerecer o título, mas muitos pontinhos foram de graça prá conta do Fluminense em 2012!
    Mas não concordo com tua teoria de trocar o treinador agora! Não acredito que seja o momento mais oportuno, apesar de concordar que está sendo decepcionante o desempenho dos reforços do "pofexô" e de ninguém conseguir definir qual o esquema tático padrão gremista! Mas o importante é que os objetivos estão sendo alcançados, na base do sofrimento da torcida mas são atingidos um a um!
    Será que não estão guardando o melhor prá fase mais difícil? Tomara!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Bem, meu favorito ao título da Libertadores continua sendo o Galo, e bem coladinho, o Corinthians. A frase do Ronaldinho Gaúcho pode comprometer ? Pode. Mas serviu de sinal de alerta. O Galo não virá mais tão faceirinho. O Corinthians - apesar de todo o meu desgosto em escrever isso - é disparado o clube mais preparado no Brasil para enfileirar vários títulos.

    O Grêmio, parace estar com o "popoti" virado para a lua. Não joga nada, consegue as classificações, e ainda por cima, pega um adversário sem tradção e caiu numa chave que é uma barbada.

    Além do mais, está contando com uma mão da arbitragem e da Conmebol que é algo inacreditável. Elano, por exemplo, não era sequer para estar inscrito nesta Libertadores. Me expliquem como um juiz toma um chute nos bagos, cai de dor, e depois "esquece" de relatar isso na súluma ? Começou aí. Depois, foi favorecido pela arbitragem nos 2 jogos contra o Fluminense. Lances capitais. Agora, com jogadores machucados, pede para adiar por 1 semana o jogo de volta contra os colombianos, e a Conmebol aceita.

    Por favor amigos gremistas, não escrevam 1 frase para falar de arbitragem............

    Palmeiras é uma tartaruga em cima de um poste. Ninguém sabe como chegou lá, mas todos sabemos que uma hora vai cair. São Paulo continua jogando pouco, fez uma partida de excessão, mas não conseguirá repetir isso em 2 partidas mais. E o Flu será desclassificado nas 8ªs também. Está implorando por isso.

    Abs a todos !

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O Ramão deve estar de brincadeira em dizer que o tricolor foi beneficiado nos dois jogos contra o Fluminense! Até achei que era o Acioli escrevendo. Naqueles 3 a 0, não havia arbitragem que pudesse fazer algo, seja a favor ou seja contra. Com relação ao segundo jogo, normalmente, o Fluminense perde para o Grêmio em PA, mas conseguiram um empate em função da vantagem de ter um jogador a mais. A expulsão do Cris é questionável, sim, senhor. Rafael Sóbis desabou feito uma gazela, ameaçou com cotoveladas e conseguiu o que queria que era tirar um jogador do Grêmio. Tem jogadas muito mais violenta do que aquela na Libertadores, eu sugiro que os senhores tenham mais cuidado com a opinião da crônica esportiva que forçou a barra ao dizer que foi um lance de muita crueldade do zagueiro gremista.
    Sobre o jogo contra o Milionários, é só você prestar atenção onde começou o problema que entenderá que não se trata de simples sorte a dos gremistas em não ter o Elano suspenso por mais tempo. Se tivessemos uma boa arbitragem, não teria confusão, afinal, o erro começou naquele penalti marcado em cima do Renteria.
    Ninguem está reclamando da arbitragem, apenas estamos rebatendo aquela afirmação de que o Fluminense teve um gol mal anulado. Nas duas partidas o Grêmio jogou mal, e arbitragem também. O juiz não foi o principal responsável pelo resultado, mas teve má atuação, do ponto de vista dos dois times.

    Sobre o Luxa, meu caro Marcão, também não posso ser ingênuo em pensar que uma mudança de treinador poderia resolver alguma coisa. Temos Mano Menezes, Renato Portaluppi e Celso Roth, ou seja, não temos muitas opções. Mas eu preferia muito mais um treinador da casa do que o atual.
    Eu questiono o trabalho do técnico, mas não torço para que ele fracasse, pois a ruína do treinador representa o ruína de toda uma equipe.
    Há que se ter cuidado com a imprensa. Começaram as especulações em torno da questão financeira, e a de que o mau desempenho seria em função de um desacerto de contas sobre o direito de imagem dos jogadores. O Grêmio não tinha time para chegar a final da Libertadores em 2007. Passamos por São Paulo e Santos, com Patricio na lateral e com Tuta no ataque.
    Por essas e outras é que as questões sobre o time atual permanecem.

    ResponderExcluir
  7. Sobre o último pitaco do Rafael;
    Barça e Real na final Champions ficou bem mais difícil agora que ambos caíram de quatro frente aos alemães, embora tudo seja possível ainda! Considerando os resultados de ida, realmente seria o embate do século, aliás o milagre do século ambos reverterem esses resultados contundentes!!!!

    Ramão,
    Tu tá certíssimo! Nós não podemos reclamar de prejuízos da arbitragem mesmo, pois milagrosamente estamos sendo beneficiados por elas, o que não deixa de ser estranho se levarmos em conta nosso histórico! Mas se alguém é beneficiado, naturalmente outro é prejudicado, o que nos faz concluir que os árbitros continuam errando, e falhando e influindo nos resultados! Ou tu acha que erro a nosso favor não é erro? Só sendo muito hipócrita prá achar que "benefícios" da arbitragem só podem ser em nosso favor voluntariamente!
    Passei o Brasileirão inteiro apontando os erros dos senhores árbitros, e nessa Libertadores não tem sido muito diferente o número de falhas, apenas não tem sido direcionadas rotineiramente aos mesmos! O que significa ruindade mesmo!
    Temos levado muita sorte mesmo, mas a sorte é um dos fatores que determinam o resultado de um campeonato de futebol, esporte que não existe lógica e não há matemática que determine fórmula prá ganhar jogo!
    Concordo com teu favoritismo dado ao Corínthians, tanto que já falei isto aqui! Mas o Atlético Mineiro ainda não me convenceu e ainda acho que tem um belo sotaque paraguaio neste Galo de Minas! Este Galo prá mim canta guarânya!!!

    ResponderExcluir
  8. FJC,

    Nossos posts acima foram simultâneos, então respondo agora. Esse é um dos motivos que me leva a pensar que não é um bom momento prá mexer no comando gremista, a falta de opções no mercado!
    Quanto ao Ramão, é razoável achar que um time vai na casa do adversário, mete três a zero e recebe ajuda do árbitro?
    É razoável ver só um erro (o que beneficiou o Grêmio) num jogo de mais de noventa minutos e muitos erros do árbitro?
    Não podemos reclamar de arbitragem, mas eles podem acusar os árbitros de nos beneficiarem! É bem imparcial mesmo, né?

    ResponderExcluir
  9. Nessas últimas semanas só tivemos surpresas. O Barcelona fica de quatro, a seleção não consegue emplacar e o Grêmio sofre para ganhar nos penaltis do São Luiz. O tricolor gaúcho não é a excessão.
    Time bom tem que ter um centroavante como o do Borussia. O esquema de jogo do Barcelona, sem um central no ataque, com muito toque de bola, já está saturado. É muito toquinho e muita dependência das jogadas de Messi.
    Espero que com esses resultados, como o que vimos, sirvam de alerta para muitos palpites sobre a Libertadores. O resultado dos jogos da Europa nos mostra que tudo está em aberto e tudo pode acontecer em 2013.
    Se na Europa os favoritos caem, que dirá na América onde não temos um time com supremacia universal. E que ninguém venha me falar de Corínthians e Atlético-MG, seus melhores jogadores serviram a seleção brasileira, e com a camisa amarela nada fizeram para evitar o pobre empate com os chilenos.
    Temos que entender de uma vez por todas que nessa temporada não há favoritos, ninguém é campeão por antecipação e ninguém está eliminado antes que a bola role.

    ResponderExcluir
  10. FJC "esqueceu" que o Grêmio fez um gol impedido lá no Rio, quando tava 1 x 0, ( e tu sabes que jogar perdendo por 1 é bem diferente que jogar perdendo por 2) e também "esqueceu" do gol anulado em POA pro Flu que não estava impedido. Cris tentou dar 3 pontapés, até que acertou, e ele achou "exagerada" a atitude do juiz. Aliás, deverias AGRADECER AO JUIZ por ter expulsado o Cris, só assim pro Luxa se dar conta de como ele é ruim.

    ResponderExcluir
  11. Ramão,

    Te dou um conselho independente de ser gremista:nem cite aquele 3 a 0. Não tem o que escrever daquele jogo, assim como do empate na Arena. O juiz errou e compensou o Grêmio da expulsão. Isso é comum no Futebol.
    O juiz errou contra o Barcelona, mas e daí? VAi mudar alguma coisa?
    No campeonato brasileiro do ano passado, ficou claro que o Fluminense foi beneficiado, mas não livra o Atlético Mineiro e o Grêmio de terem sido incompetentes, pois ambos tiveram várias chances de diminuir a diferença e não conseguiram.
    Eu até entendo que o Fluminense seja uma espécie de "Colorado" do Rio de Janeiro, e daí a torcida de vocês por Abelão e cia, mas acho que estão lendo demais os blogs da RBS e a crônica esportiva vermelha. Só isso.




    ResponderExcluir