sábado, 13 de abril de 2013
ALGUMAS QUESTÕES E CONSIDERAÇÕES A MAIS SOBRE O GRÊMIO
Tem coisas que acontecem no clube, que nós não sabemos, as informações chegam distorcidas, mal contadas pela imprensa. Eu penso que o Koff e o Luxa não dão acesso à informação, eles resolvem internamente, guardando os segredos a sete chaves. São os casos da demora nas contratações do início do ano, bem como, as dispensas de Vilson, Anderson Pico, Bertoglio e Marcelo Moreno. Não me iludo em acreditar que, se tivessemos com esses jogadores no elenco, a história seria outra, mas vendo a atuação dos atuais titulares, e na comparação com esses que foram afastados, fica a DÚVIDA E O QUESTIONAMENTO sobre o trabalho da direção, sob a tutela do Sr Luxemburgo. Em que aspecto o Cris tem melhor desenvoltura que o Vilson? O que o André Santos está produzindo a mais que o Anderson "Gordo" Pico? Quanto a Bertoglio e Moreno, fica a questão sobre o "por que" da insistência com Welinto e William José, duas zonas mortas no ataque. Nem vou falar do Gladiador, que é outro que está devendo, embora tenha tido problemas com lesão.
Dizem que o Luxa não gosta do Leandro, e por isso a direção liberou o empréstimo para o Palmeiras. Pois, bem, ele está se tornando o principal jogador no chiqueirão dos palmeirenses. Alguns garotos da base gremista nunca tiveram uma sequência de jogos, casos de Tinga, um ótimo lateral que surgiu na base; caso de Guilherme Biteco, jogador com 50% do passe já vendido para o futebol alemão. Onde foi parar o Gerson, Mizael que eram considerados grandes destaques da Sub20? Cadê o Lucas Coelho?
Quatro jogadores vieram do "sem divisão" Juventude e não se firmaram, nãos e sabe para que vieram. Bressan tem aparecido em alguns jogos, foi eleito um dos melhores zagueiros da Copa RS, ano passado, mas é muito jovem e muito fraquinho para jogar no Grêmio, no mesmo nível que o limitado Saymon. E o que vamos dizer de um zagueiro como Douglas Grolli?
Alex Telles está em recuperação, mas também não convenceu. Os outros dois, Ramiro e Paulinho, sumiram. Fica a questão: por que o Grêmio foi buscar jogadores tão limitados? Será que foi pura influência de empresários e amigos dos cartolas? O que acontece com esses dirigentes e olheiros que não tem capacidade de descobrir talentos e insistem nos piores?
E essa incompetência não é só mérito do Grêmio, o Inter também apronta algumas. Ricardo Goulart, atual destaque do Cruzeiro, passou despercebido pelo Beira-Rio. O Inter foi buscar Rafael Moura, Cristiano, não sei mais quem...
Assinar:
Postar comentários (Atom)

FJC,
ResponderExcluirDos jogadores que tem entrado ultimamente no time principal, o único prata da casa é o Fernando. Na suplência temos o Marcelo Grohe e o Saimon e não lembro de mais nenhum. Os demais em sua grande maioria, vieram após o Luxa ter assumido, com a conivência da atual diretoria salvo raras exceções (os vindos durante o antigo mandato).
Fizeram ainda neste mesmo curto espaço de tempo, uma bela enxugada no elenco seja por dispensas ou pela troca do "pacotão" pelo Pirata com o Palmeiras. Trouxeram os reforços que a torcida pedia(só que estes juntos ganham mais do que o resto do elenco que ficou somado ao que ganhavam os que saíram)!
Considerando esses fatores todos, podemos concluir que hoje pelo ponto de vista da comissão técnica e diretoria, já tem o elenco perfeito para a formação do time ideal!
A questão agora é: Qual é o time titular? E porque este não tem um rendimento compatível com os salários pagos aos profissionais?
E sob o risco de ser repetitivo, reafirmo: Todos os grandes títulos que o Grêmio conquistou, teve a participação (titular ou eventual) de pelo menos três ou quatro atletas oriundos da base.
E ainda me atrevo a perguntar: E vem ou não um zagueiro prá ser titular absoluto neste time?
Sou um torcedor otimista, mas não me iludo com falsos resultados positivos, o que realmente me motiva é um time coeso, e com padrão definido de jogo. Que resulta obviamente, em resultados convincentes e em regularidade no desempenho em campo!
E mesmo após um ano de trabalho do "Pofexô", ainda não vimos nenhum efeito positivo do "pojeto" dele!
Precisamos tomar cuidado com conclusões ao nos deparar com resultados ruins, deixando o sentimento clubístico viciar nossa opinião. Vou dar um exemplo:
ResponderExcluirReza a lenda que o jovem Cesar Prates, lateral da base Colorada no inicio dos anos 90 havia sido dispensado pelo treinador da equipe junior da época, Sr. Celso Roth.
Ao refletir que aqueles anos de esforço e dedicação não serviram pra nada ouvindo do seu técnico que não servia pro futebol, mais valia desistir de tudo e trabalhar com o pai, levou o garoto ao desespero.
Parecia o fim do sonho...
Pasmem, no dia seguinte e na maior cara de pau o Cesar Prates se apresentou no time de cima para fazer o coletivo a pronto um dia antes do jogo. Perguntado pelo treinador do time, Sr. Antonio Lopes, o que ele estava fazendo ali, vejam a resposta: "O professor Celso mandou me apresentar".
Com a chuteira entre os dedos, mostrando naturalidade, Antonio Lopes caiu na conversa e mandou ele se trocar porque o treino iria começar. Como um dos laterais estava machucado, ele completou o time reserva, foi bem e o treinador lhe relacionou para o jogo. Em poucos minutos de partida, o titular sentiu e Cesar Prates foi pro jogo.
Dai em diante todo mundo conhece o fim desta história, titular no Inter, Europa e Seleção. Uma carreira de sucesso.
Coisas da bola.
Pergunto aos amigos... ele era um craque? Tirando os diferenciados, normalmente o camisa 10, jogador precisa fazer a coisa certa na hora certa, ser extremamente esforçado, focado e cair no gosto do treinador! Este é o vestibular mais concorrido que existe porque além disso tudo, cada técnico tem uma maneira de ver futebol, de trabalhar seus comandados.
Poderia contar aqui mais um monte de histórias semelhantes, como do volante Elias e dos centro-avantes Washington, Fred e Leandro Damião, mas acho desnecessário.
Não podemos criticar Luxemburgo e os membros da direção gremista pelos jogadores que não se firmam como únicos responsáveis por isso. Futebol tem muitas variáveis, a maioria delas a gente nem conhece.
O Grêmio não foi eliminado da Libertadores ainda, mas quando for NÃO ADIANTA abrir a temporada de caça às bruxas. O grupo é bom, está evoluindo e me parece que se derem tempo e tranquilidade para trabalhar conquistará títulos.
Tite caiu pro Tolima, lembram?
A direção blindou o cara e na sequencia o Corinthians ganhou o Brasil, a América e o Mundo!!!
Precisamos parar com essa mania de analisar futebol perguntando porque isso ou porque aquilo depois dos resultados ruins, criando teorias mirabolantes e culpados para tudo.
O Tricolor está no caminho certo, mas muita gente nova de qualidade chegou.
Pessoal, resultado demanda tempo e paciência.
Saudações Coloradas