segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Prestação de contas 2014

No dia 16 de abril deste ano publiquei um texto intitulado "A maior competição de futebol do país vai começar - O que esperar dos Clubes neste Brasileirão 2014?" Agora é a hora de comparar o que foi dito no início do ano com o resultado final.

Cruzeiro: O atual campeão começou muito mal na Libertadores. O "bando de refugos" que deu certo se recuperou na competição continental e de lambuja conquistou o título estadual em cima do rival. Manteve toda a base campeã de 2013 e entra como um dos favoritos ao título.
Resultado: CAMPEÃO
Na mosca!

Com todos os méritos

Grêmio: Mudou muito do ano passado para cá. Novo técnico, um time enxuto e ideia de "custo-benefício" mais bem definida. Está dando um verdadeiro show na Libertadores, mas o chocolate do rival nas finais do Gauchão colocaram tudo em xeque, gerando desconfiança. O time deve brigar por vaga na Libertadores.
Resultado: SUL-AMERICANA* 
Também na mosca! Brigou por vaga, mas não conquistou.

CA Paranaense: Quatro meses para esquecer! O planejamento deu errado. O time sucumbiu em tudo que participou e chega para o Brasileirão administrando uma crise. A saída do treinador e de alguns nomes no fim de 2013 somado a falta de reforços limitaram esse time. Não acredito que repita a última campanha, longe disso.
Resultado: SUL-AMERICANA*
Mais uma em cheio.

Botafogo: Nada deu certo pro Glorioso até agora! O planejamento não foi tão ruim, mas a falta de experiência em Libertadores pesou. Trouxe Sheik que não joga tem um bom tempo. Carente de nomes que deixaram o elenco em 2013, Mancini vem com a missão de começar um trabalho. Creio flerte uma vaguinha na Libertadores, mas não chega.
Resultado: REBAIXADO
Nem de longe! A ausência do Engenhão que acarretou um prejuízo de quase R$60 milhões arrebentou com o time.

O time grande que caiu em 2014

Vitória: Uma grande campanha em 2013! O torcedor espera que isso se repita este ano. Vem de derrota/empate no Ba-Vi que lhe custou o título baiano. Tem um bom técnico. No início da temporada N. Franco falou em vaga na Libertadores. Acredito sim seja uma pedra no sapato de muita gente, mas não deve repetir a boa campanha que fez ano passado.
Resultado: REBAIXADO
Eu esperava mais do Vitória. 

Goiás: Absoluto no Estadual até a final, acabou perdendo o título para o CA Goianiense. Sem Walter e alguns nomes que brilharam em 2013, não podemos esperar muito do Esmeraldino em 2014. Mas o Goiás é tradicionalmente um time "chato" e assim como o Vitória, deve ser uma pedra no sapato. Luta contra o rebaixamento.
Resultado: 12º LUGAR
Relativamente certo... eu esperava menos do Esmeraldino, mas como piorou na reta final, aproximou a equipe no resultado final previsto.

Santos: O melhor ataque do Paulistão, surpreendido na final, precisa encontrar o equilíbrio. A entrada de Damião não melhorou o time, pelo contrário, rendia mais com GabiGol. Luta por vaga na Libertadores, mas a juventude deste elenco tende a resultados antagônicos, vencendo grandes e perdendo pontos para pequenos.
Resultado: SUL-AMERICANA* 
Não lutou por Libertadores, mas foi isso mesmo que foi previsto.

No fim, Damião desencantou algumas vezes... mas nem de perto lembra sua passagem pelo Inter

CA Mineiro: Candidato ao título! O galo perdeu MUITO desde a saída de Bernard no meio do ano passado e até agora não conseguiu suprir essa lacuna. Em contrapartida vi um time mais equilibrado em 2014, sem muito brilhantismo mas com uma eficiência considerável. Vai disputar o campeonato vencendo jogos de forma simples, sem oba-oba. Campanhas assim, geralmente, são coroadas.
Resultado: LIBERTADORES (pela Copa do Brasil)
Longe! Com a saída de alguns medalhões e a chegada de L. Culpi o time melhorou, mesmo assim, foi aquém e nem flertou o título.

São Paulo: Parece que Pato entrou bem no Tricolor. Ao menos "nos parece" que está se sentindo bem no Morumbi. Acho que o elenco tem uma média de idade muito elevada, principalmente em relação aos seus expoentes. Deve brigar por uma vaga na Libertadores mas a fragilidade em alguns setores pode barrar esta pretensão.
Resultado: LIBERTADORES
Errei porque desdenhei o São Paulo. O time de M. Ramalho foi mais do que eu esperava.

Corinthians: Jadson caiu feito uma luva no time. Blindado pela direção, Mano está fazendo uma verdadeira limpa! Despois de um 2012 brilhante, Tite até conseguiu manter um sistema defensivo eficiente em 2013, mas a falta de objetividade de seus atacantes lhe derrubou. Toda mudança tem impacto e o ex-treinador da Seleção sabe disso. É uma incógnita, mas pode até brigar até pelo título.
Resultado: LIBERTADORES 
Não brigou pelo título. Teve até alguma "esperança", mas passou longe. O Timão não foi mal, mas ficou devendo. Melhorou na reta final.

M. Menezes não deve ser o técnico do time na próxima temporada

Coritiba: Deve brigar contra o rebaixamento! O Coxa Branca depende MUITO de Alex e, como é difícil uma andorinha sozinha fazer verão, vai ter que trabalhar forte para não cair. O Clube "tentou" igualar o planejamento do rival no Estadual mesmo estando fora da Libertadores. Deu vexame e entra neste Brasileirão com muita desconfiança ao seu entorno.
Resultado: 14º LUGAR 
Bingo! O Coxa foi isso mesmo.

Bahia: O campeão local deve ser uma boa surpresa! Um grupo simples sem maiores extravagâncias. É a minha aposta dos times fora do eixo que pode surpreender. Não creio que chegue a conquistar uma vaga na Libertadores, mas pode ser uma força de contrapeso tal qual foram Vitória e Goiás em 2013.
Resultado: REBAIXADO 
Nem perto! O Bahia foi uma grande decepção.

Internacional: O Campeão Gaúcho chega com moral, mas tem um elenco com média de idade muito alta. Trouxe posições pontuais e passa por momento de "enxugamento". Não creio que esteja na briga pelo título e deve almejar uma vaga na Libertadores. Um grupo "desacreditado" que pode surpreender justamente porque não é favorito.
Resultado: LIBERTADORES
Essa foi em cheio. Até mais do que eu esperava porque, em determinados momentos, flertou o título.

O torcedor deve ficar satisfeito pelo resultado final

Criciúma: Candidatíssimo ao rebaixamento. Tem bons jogadores como Lucca e P. Baier, mas não vejo em condições de lutar por outra coisa neste campeonato senão para fugir do descenso. É forte em casa mas neste ano já trocou o comando técnico e ainda falta encontrar uma boa sequencia.
Resultado: REBAIXADO 
Em cheio! Não escapou uma vírgula do que esperávamos.

Fluminense: Formado por um elenco de estrelas, mas com uma média de idade muito alta, não acredito que lute pelo título. Tem condições de assegurar uma vaga na Libertadores, mas a crise que passa internamente com o patrocinador vai influenciar diretamente na participação do time neste Brasileirão. 
Resultado: SUL-AMERICANA* 
Essa também foi acertada.

Flamengo: Um título carioca que "disfarça" um pouco a falta de planejamento que acompanha o rubro-negro desde sempre! No Flamengo é sempre assim e esses títulos acabam por "justificar" a falta de objetividade da Instituição. O time é mais fraco que a versão 2013, por isso me arrisco a dizer... luta pra não ser rebaixado!
Resultado: SUL-AMERICANA* 
Até segurou a lanterna, mesmo assim o Flamengo "queimou" minha língua. Porque? Luxemburgo foi fundamental e o time que já era limitado em 2013, bem pior em 2014, ficou longe de sustos. 

Luxa superou a desconfiança e fez bom trabalho na Gávea

Palmeiras: O time mais eficiente do Paulistão acabou sucumbindo na semifinal para o Ituano. Kleina errou "preservando" Valdívia para a final e, quando colocou o jogador em campo era tarde demais. Nada que diminua o que se construiu. Chega para brigar por vaga na Libertadores e, até quem sabe, pelo título em seu centenário.
Resultado: 16º LUGAR 
Essa foi longe! De repente, a maior decepção do Campeonato tenha sido o Palmeiras mesmo não tendo sido rebaixado como ocorreu com o Glorioso. Dependeu demais de Valdívia no ano de seu Centenário e pouco pôde contar com ele. Trazer treinador de fora e uma penca de estrangeiros não foi errado. O equívoco foi fazê-lo no meio da temporada, sem uma preparação adequada.

Chapecoense: Primeiro ano na Série A, precisa se fazer do fator local para somar pontos. Entra na briga pensando unicamente em não cair. Forte administrativamente, organizado fora de campo, a equipe do técnico Dall Pozzo que escolheu ficar mais uma temporada por lá apesar das propostas "tentadoras" que recebeu de grandes do nosso futebol, sonha em se manter na elite.
Resultado: 15º LUGAR
Não tinha como ser diferente.

Sport: Forte em casa, chato fora de Pernambuco. Tradicionalmente o Leão da Ilha tira pontos de muita gente. Eu acredito que, assim como Vitória e Goiás foram ano passado, o time rubro-negro seja mais um contrapeso neste Brasileirão. Entra pensando em não cair, mas pode um pouco mais do que isso.
Resultado: 11º LUGAR 
Perfeito... foi exatamente essa a expectativa cumprida em campo. 

O melhor e mais competente time do Nordeste no Brasileirão

Figueirense: Time de M. Assunção merece respeito, mas o Figueira entra na disputa para não ser rebaixado. Campeão local depois de um bom intervalo de tempo, vem com um time limitado, carente em muitos setores. Seu ponto forte é a aplicação tática e a bola parada. Seu treinador V. Eutrópio está com moral.
Resultado: 13º LUGAR 
Argel, salvou o Figueira tal qual Luxa fez no Mengão.

(*) Sobre a Sul-Americana: A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não definiu como serão distribuídas as vagas da Copa Sul-Americana para 2015. No Regulamento Específico de Competição, divulgado na última semana, a entidade explica apenas a divisão que será feita para este ano, com sete classificados no Brasileirão 2013 e um da Copa do Nordeste que ainda está sendo disputada. Segundo o regulamento da Copa Verde, que começou nesta semana, o campeão estará garantido na competição intercontinental. Sendo assim, se nada mudar, haverá no máximo seis vagas para times da Série A - só disputará quem for eliminado da Copa do Brasil. (Fonte: ESPN UOL - 12/02/2014)

Saudações Coloradas

Imagens: Globo.com, Extra Globo e O Globo

2 comentários:

  1. Muito boas suas previsões Rafael, porém um pouco elementares. Vejamos: Para 2015, Cruzeiro, São Paulo, Atlético Mg, Corínthias e Inter brigam para conquistar a Libertadores e consequentemente pelo título brasileiro, irão manter quem foi bem este ano e investir para a Copa Libertadores, terão altas folhas de pagamento, pois contarão com o dinheiro extra da tv, da Conmebol, do aumento de renda no estádio, aumento no quadro de sócios e do aumento de vendas de materiais esportivo, estimasse que participar da Copa Libertadores traga cerca de 20 milhões a mais no caixa para o clube.
    Então o título brasileiro 2015, fatalmente ficará com um destes 5 times.
    Outros 4 times grandes tem condições de brigar por vaga na Libertadores, são Grêmio, Santos, Fluminense e Flamengo, porém vão depender muito dos jovens da base se destacarem nos estaduais e de encaixar no time bons jogadores refugados do exterior que venham para estes times somente pelo salário, pois já se sabe que a política destes 4 times é pés no chão e arrumar a casa com o que tem pra hoje.
    Goiás, Atlético Pr, Coritiba, Vasco e Palmeiras devem ficar ali na meiuca da tabela, nem caem e nem brigam por nada.
    Figueirense e Chapecoense juntam-se a Joenvile, Havaí e Ponte Preta, para ver quem serão os 4 rebaixados.
    O Futebol é dinheiro, e dinheiro é que nem orgasmo, uns tem, outros tiveram e outros fingem ter, na base do fingimento o Botafogo está devendo na praça cerca de 750 milhões de reais, eu acredito que irá virar outro Guarani e Juventude e nunca mais irá voltar á elite do futebol brasileiro. o Cruzeiro o "grande exemplo" que todos dizem que tem que ser seguido, não pagou o Atlético pr pelo Manoel, não pagou o Vasco pelo Marlone, não pagou o Santos pelo Enilton e não pagou os 5 milhões ao Inter pelo Dagoberto, inclusive o Inter entrou na justiça.
    Resumindo, quem tiver dinheiro ou fingir ter dinheiro investindo alto em contratações, terá um bom ano e com sorte títulos, quem não tiver luta por vaga e para não cair, simples assim.

    ResponderExcluir
  2. É Acioli... mas estes que fingem ter dinheiro podem se tornar Vasco e Botafogo no futuro. Gastando o que não tem sem responsabilidade e seriedade, um dia, vão pagar a conta (nem que seja com um rebaixamento). O Flamengo vem se escapando há tempo. Verdade seja dita, melhor colocar a casa em ordem para, lá na frente, ter dinheiro de verdade do que voltar aos tempos de amadorismo, imediatismo e pilantragem buscando maquiar o problema, satisfazendo o torcedor com títulos ilusórios. Malandragem em gestão de futebol vai gerar as taças em curto prazo, mas o legado é maldito. Eu, particularmente, não quero um time de 3 ou 4 temporadas, quero meu clube forte por 30, 40, 60 anos. Apenas um clube forte fora de campo tem condições de manter equipes competitivas dentro dele em grande período.

    ResponderExcluir