quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A verdadeira importância de ficar em terceiro

Inter e Corinthians lutam por melhor colocação

Chegamos na última rodada do Campeonato Nacional. Praticamente tudo resolvido. Os baianos e o Palmeiras medirão forças para resolver qual dois destes três disputará a série de acesso no ano que vém. Com essa fórmula maluca de ingresso na Sul-Americana, ninguém se preocupa mais com isso. Já temos o campeão e os times na Taça Libertadores sacramentados. Só resta saber quem vai direto para a fase de grupos ou disputará pré-Libertadores: Inter ou Corinthians?

Sorteio da Libertadores ocorreu na terça-feira

O objetivo do texto não é tecer nada em relação as partidas contra os catarinenses, mala branca, mala preta, nem a bagunça que se tornou o agendamento de local e data dos confrontos. Quero debater a real importância de terminar na terceira colocação deste Brasileirão.
Tem muito cronista falando em “escapar” do grupo da morte. Bobagem! Quem quer ser campeão não pode ficar escolhendo adversário. Tem que vencer quem vier e ponto!!! Time grande não teme adversário, e sim, adversário teme time grande, ainda mais brasileiro. Inter e Corinthians são gigantes do nosso futebol. Nenhum deve ficar condicionando a classificação direta para a fase de grupos como um título a parte.

Inter treina com portões fechados

O verdadeiro sentido da última rodada, a única importância disso tudo, é a possibilidade de começar a participação na competição continental mais à frente. Eliminar uma etapa, um desgaste à mais, tem sim sua relevância. Com partidas marcadas para início de fevereiro, a primeira fase da Libertadores (ou pré-Libertadores) vai forçar o quarto colocado antecipar as férias do pessoal, diminuindo o tempo de pré-temporada. Automaticamente, para este será gerado uma despesa de deslocamento e logística num momento de retomada de trabalhos.
Lógico, há ainda um risco de eliminação precoce como aconteceu com o próprio Corinthians diante o Tolima. Um vexame que ninguém quer passar. A falta de ritmo realmente pesa. Mas como disse antes, quem quer ser campeão não pode usar isso como desculpa.

Eliminação para o Tolima “encerrou” a carreira de Ronaldo

Pega pro lado do quarto colocado “mesmo”, a necessidade de antecipar tudo. Inclusive nas contratações as coisas devem ser aceleradas. Não dá pra fazer as partidas com tamanha importância em “meia fase”, sem um time bem definido. O grupo deve estar em sintonia, o mais coeso possível e com os atletas nas melhores condições que puder atingir. 
Começar tudo mais cedo prejudica a logística, todo planejamento da direção. Por isso este terceiro lugar é importante sim. Mas quem ficar na quarta colocação não deve lamentar por nada. Ambos estão classificados para a Libertadores 2015 e ponto. Os objetivos foram cumpridos!

Saudações Coloradas

Imagens: Globo.com e Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário