segunda-feira, 10 de março de 2014

Estaduais entram em fase decisiva

Um panorama rápido nos principais campeonatos regionais do Brasil
 
Virou máxima no futebol! Campeonato local é pré-temporada de luxo para o Brasileirão. Logo, analisando todos que possuem representantes na Série A, legal dar uma "olhada" em tudo agora. Com calendários mais curtos por causa da Copa do Mundo, os Certames vão encontrando seus favoritos ao título.
 
MG - Mesmo focados na Libertadores, Cruzeiro e CA Mineiro lideram a competição. Ambos estão classificados e esperam a definição dos outros times que vão brigar com os grandes nas semifinais. Eu apostaria no Galo! Não acredito em surpresa na final, mas com os dois disputando a competição continental, uma zebra não é impossível! Contudo em Minas são dois jogos e um placar ruim pode ser revertido pela dupla de BH.
PR - Focado na Libertadores e com um time Sub-23, o CA Paranaense entrou em oitavo para as quartas-de-final. Paraná e Coritiba pegaram as duas primeiras vagas. Logo, tem clássico de cara, enquanto o Coxa, que voltou com o time principal no meio da primeira fase, só pegaria time da Capital na final. Creio no título do Coritiba.
 
Atual campeão, Coxa é favorito para 2014 também!
 
BA - A competição começou com uma fase pré por conta da Copa do Nordeste. Os melhores se juntaram à dupla Ba-Vi e Vitória da Conquista. Todos os três estão praticamente classificados com três rodadas para o início da semifinal. O Vitória tem campanha melhor, mas na competição interestadual tomou um pipoco do Ceará. O outro Vitória e o Bahia nem passaram de fase. Apostaria, logo, no Vitória da Capital!
SC - O melhor estadual de todos, sem dúvidas! Equilibrado e com pouca disparidade. O Chapecoense ficou pelo caminho. Criciúma e Figueirense lutam com Metrô de Blumenau e Joinville por uma vaga na final (quadrangular). O representante de Florianópolis tem 4 pontos em 6 jogados e é o mais forte para se garantir na decisão até agora. Pra mim, o Furacão do Estreito leva o caneco deste ano.
RJ - Botafogo focado na Libertadores está fora! Já o Flamengo que historicamente não prioriza nada, já ganhou o primeiro turno. A diferença é que o Glorioso tem um time inteiro à disposição do técnico, enquanto o rubro-negro começa perder com lesões e desgaste (Léo Moura, é um exemplo) para a sequência da competição internacional. O Vasco está praticamente classificado, o Fluminense já se garantiu. Cabofriense deve ser o time do interior que entra na decisão com os grandes. Aposto no título do Flamengo!
GO - O Esmeraldino está sobrando no Estadual! Invicto (10 vitórias e 3 empates) o Goiás espera o encerramento das últimas rodadas para conhecer seu adversário na semifinal. Com uma campanha dessas e a diferença imposta no campeonato local, fica difícil apostar em uma zebra. O time da Capital deve levantar a taça porque seus principais rivais sequer estão atualmente na zona de classificação em suas chaves.
RS - Com o Tricolor na Libertadores, o Inter caminha para o tetra do Gauchão. O Grêmio vem bem na competição continental e não deve medir forças com seu rival pelo título. O caminho até a decisão percorre quartas e semifinais. Algo diferente "pode" acontecer se o time de E. Moreira estiver "com gordura" na Libertadores e a direção "forçar" o treinador a vir com o melhor também no Estadual. Diferente disso e com suplentes, correria o risco de nem fazer a final porque são jogos únicos. Aposto no Internacional.
 
Colorado rumo ao tetra!
 
SP - Exceto o Corinthians, todos os grandes já se garantiram nas quartas-de-final. Ironia é o time de Mano "precisar de uma ajuda" do São Paulo agora para se classificar. Não acredito em corpo mole porque o Clube já teve a oportunidade de rebaixar o rival "se" perdesse para o Juventus anos atrás e não fez. Creio que o Timão se classifica, mas o caneco ficará "mesmo" entre Santos e Palmeiras. O time da Vila Belmiro é melhor, mas o Verdão me parece mais acertado defensivamente. Acho que Kleina tira o Palmeiras da fila e papa essa em 2014.
PE - Semelhante ao baiano, em Pernambuco os times da Copa do Nordeste esperaram os melhores da fase pré para formar um grupo. Em disputa do Hexagonal, quatro se classificam para as semifinais. O Sport lidera e está classificado. O Náutico está praticamente lá e o Santa Cruz precisa de alguns pontos ainda. Interessante é que Sport e Santa Cruz disputam a vaga doméstica na final da Copa do Nordeste deste ano. O Sport, claro, é o favorito. Mas eu vou apostar no Náutico para o Estadual porque tem foco exclusivo no campeonato agora que seus rivais vão se enfrentar em dois jogos pelo interestadual.
 
Pitacos:
 
- Cruzeiro e CA Mineiro ainda são os dois melhores times do país e tem condições de ganhar o Brasileirão;
- Chapecoense, Figueirense e Criciúma NÃO TEM times para jogar a Série A. Se vierem desse jeito lutam todos para não cair;
- O CA Parananese contratou pouco, não deve ir longe na Libertadores mas pode "incomodar" no Brasileirão como fez em 2013;
- Já o Coritiba me parece time para meio de tabela na Série A. O estado do Paraná não vem forte para o Brasileirão;
- A dupla Ba-Vi também precisa se reforçar. Ambos tem elenco para meio de tabela no máximo;
- Do Rio, Botafogo e Flamengo tem os melhores times. Ambos podem fazer boa campanha na competição nacional. Mas nenhum é espetacular;
- Já o Flu vai sofrer este ano. Tem bons nomes, mas apenas Conca rende. Pela qualidade de seus principais jogadores pode chegar, mas Renato não encontrou seu time ideal ainda;
- O Goiás tem um time certinho. Voa no estadual mas não acredito em uma campanha como de 2013. Meio de tabela também;
- Para o Brasileirão, se conseguir manter os jogadores, o time do Grêmio é candidato a parte de cima da tabela;
- Já o Inter tem sorte porque o Brasileirão deve ser um dos mais fracos tecnicamente dos últimos anos. A camisa pesa, porque senão...
- O Santos tem uma boa equipe. Veloz e eficiente, precisa apenas de compactação. Chega como canditado a parte de cima da tabela também;
- Com um estádio novo, o Palmeiras promete um bom Brasileirão. Não creio em título nacional, mas em uma campanha convincente;
- O Corinthians, assim como o Inter, tem sorte! Outro time que a exemplo dos gaúchos precisa repensar muita coisa. Jadson deu um toque legal, agora é ver se o Clube "consegue" assimilar que a "ressaca de títulos" de 2012 acabou. Avisei que "cobranças desmedidas" aconteceriam. Publicamos aqui mesmo no Blog no início de 2013 que a paciência dos corintianos não iria muito longe!
- Muricy terá trabalho! Seu São Paulo é limitado com jogadores rendendo menos do que deveriam. Ganso vem enganando tem muito tempo (as lesões sofridas lhe tiraram qualquer chance de Copa do Mundo, inclusive) e Pato é uma incógnita (esse perdeu a vaga na Seleção para si mesmo);

- O Sport pode ser uma grata surpresa no Brasileirão 2014 assim como CA Paranaense, Goiás e Vitória foram ano passado.
 
Saudações Coloradas
 
Imagens: Globo.com

4 comentários:

  1. Rafael,

    Este ano é atípico pelo evento da Copa, mas os destaques negativos tem chamado mais atenção que os positivos nos regionais, por exemplo: Campeonato Gaúcho, atos de racismo contra juiz que acabaram gerando uma reação positiva pela maioria dos torcedores.
    Campeonato Paulista, além dos atos de racismo contra o Arouca os atos preconceituosos (ou homofóbicos) contra o Rogério Ceni.
    Campeonato Paranaense, atos de vandalismo pela torcida coxa em Londrina, e as maracutaias com o dinheiro público destinado à construção da Arena da Baixada.
    Mas impagável mesmo esta semana passada foi o "mico" do Galvão Bueno no jogo Brasil X Africa do Sul ao passar batido no gol do Oscar. Pelo menos ele foi intempestivo ao reconhecer a falha e se desculpar publicamente, o que demonstra que ele tem caráter e humildade para chegar onde está, embora já esteja nitidamente na descendente de sua carreira!
    Quanto ao favoritismo, me parece óbvio que os chamados grandes sempre serão os favoritos nos campeonatos regionais, com um pequeno porém em SC, onde há o equilíbrio que dissestes e onde alguns ilustres desconhecidos costumam surpreender às vezes!

    ResponderExcluir
  2. Tiro no pé! Defesa bem sucedida em primeira instância pode prejudicar o Tricolor nesta reta final de Gauchão...

    Grêmio será julgado e pode perder mando em fase decisiva: "O Grêmio vai voltar a ser julgado no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Gaúcha de Futebol. O julgamento é em relação ao caso dos rojões que os torcedores do Grêmio arremessaram no gramado do Estádio Alfredo Jaconi, na partida entre Juventude e Grêmio, pelo Campeonato Gaúcho. Em primeira instância o Grêmio foi absolvido no TJD, mas os auditores entraram com recurso e o time tricolor será julgado novamente. Se for condenado, o Grêmio corre o risco de perder um mando de campo na fase decisiva do Campeonato Gaúcho. 'Vai ser difícil o TJD manter a primeira decisão. Acho que vamos perder um mando de campo, mas se isto acontecer vai ser uma injustiça porque nós vamos ter que cumprir na fase de mata-mata. Não teremos como modificar o jogo deste final de semana contra o Pelotas, não tem tempo hábil para arrumar estádio em menos de 72 horas, é contra também o estatuto do torcedor', disse Gabriel Vieira, advogado gremista.

    Fonte: Portal Terra

    Com a decisão favorável em primeira instância, o Gre-Nal pôde ser disputado na Arena. Mas agora, toda a vantagem da primeira fase para trazer o jogo decisivo para casa, arrisca se perder água abaixo.

    Mais um ponto favorável ao Inter, além do já comentado foco do rival na Taça Libertadores.

    ResponderExcluir
  3. Insana essa maneira de gerenciar o futebol, feita pela Federação Gaúcha!
    Ao castigar o tricolor de P.A. com excesso de jogos, gramados em péssimas condições e punição por um ato isolado de um indivíduo, prejudica o próprio campeonato que vai cair no colo de um só clube.
    Se querem ainda manter vivo os estaduais, os dirigentes tem que mudar essa mentalidade, mas para isso, tem que mudar as pessoas que estão no comando. É assim que deveria ser a política: rotatividade nos cargos. Um dia a gente chega lá.

    O Grêmio tem que mandar time reserva para o Gauchão, não interessa se é contra o Pelotas ou contra o Inter. Veja o caso dos jogadores com cansaço e problemas físicos, em função do excesso de jogos. Se tem dois times para jogar, então coloca para jogar. Enderson insistiu tanto com Wendell, até ele cansar e ser dúvida para a Libertadores!
    Por que não testou Léo Gago ou Breno na função?
    Libertadores é prioridade.
    Sobre os favoritos, tem muita indefinição e tudo pode acontecer. A nossa preocupação é com a Libertadores. Cruzeiro demonstrou fraqueza. O Campeão brasileiro está sofrendo longe de B.H.. Hora de mostrar que o Grêmio não está para brincadeira, e pode brigar pelo título.
    O jogo contra o News é perigoso! Talvez o mais difícil que o tricolor teve até agora! Não pode perder em casa, isso desestabilizaria a confiança do time, e complicaria a vida nos jogos da sequência, em sua maioria longe da Arena.
    Com o empate entre os "Nacionais", Grêmio pode encerrar a primeira fase, tranquilo na liderança.




    ResponderExcluir
  4. Desculpe discordar FJC:

    A culpa é exclusiva do Dpto. Jurídico do Grêmio ou do diretor que mandou fazer a defesa nesta audiência em que o Clube foi absolvido em primeiro grau! Preliminarmente alerto o amigo que a Federação Gaúcha não julga nada, e sim o TJD. Segundo que, sabendo de antemão que uma decisão dessas seria reversível, PORQUE não deixar rolar a condenação para cumprir a pena em partidas menos importantes na primeira fase?

    Já havia sido publicado em Edital que o julgamento seria realizado depois do Gre-Nal. Não havia risco ALGUM de o clássico ser jogado longe da Arena. Igual um jogador que "força" um terceiro amarelo para cumprir suspensão em uma partida menos importante, bastava o Tricolor se mobilizar para jogar um ou dois jogos longe de Porto Alegre na fase de classificação.

    Cara, o próprio advogado gremista disse que sua vitória seria muito provavelmente revertida pelo procurador em uma instância superior. Logo, pra mim o maior culpado é o torcedor ou os torcedores que jogaram os rojões atrás do gol do goleiro do Juventude. O segundo culpado por grau de erro, como disse antes, é o Grêmio! Por isso repito... foi um tiro no próprio pé!!!

    Todo mundo sabe que este tipo de atitude dá pena para perda de mandos de campo... burrice de quem fez e de quem não soube "deixar" penalizar quando valia pouco.

    Saudações Coloradas

    ResponderExcluir