Tapetão ou aplicação da regra?
Portuguesa e Flamengo entraram em campo na última rodada do Brasileirão sem muito com o que se preocupar e, por conta de um descuido, ambos arrumaram “sarna para se coçar”. Os Blogs, as redes sociais e em qualquer Fórum de discussão não se falam em outra coisa além da possibilidade de mudança no Z-4 do Brasileirão.
Ambos tinham jogadores suspensos pelo STJD, mas acabaram entrando em campo domingo passado. Do outro lado, o Fluminense se beneficiando disso, pode se livrar do descenso.
A decisão não será na bola e acabou nos Tribunais
Outro ponto polêmico é a tentativa do Vasco de anular a goleada que sofreu na conturbada partida contra o CA Paranaense. Além de várias alegações, os vascaínos reclamam do descumprimento do regulamento especificadamente onde se determina que o árbitro possa paralisar uma partida por eventos externos no máximo em 30 minutos prorrogáveis por mais 30. Segundo os cariocas, o jogo reiniciou com 70 minutos de bola parada.
E agora?
Na primeira configuração, o próprio procurador do STJD está questionando a questão. Uma decisão favorável tomaria o ponto conquistado e mais três de punição, livrando o Fluminense e rebaixando a Lusa. Em relação ao segundo caso, a anulação da partida (tal qual foi em 2005) com a realização de um novo confronto poderiam rebaixar até o Flamengo, livrando o Vasco. Desde que, é claro, o time da Colina derrote os paranaenses.
Muita água vai rolar por debaixo desta ponte!
Falando em Ponte, o time de Campinas não foi páreo para o Lanus na Argentina. O jogo até começou equilibrado, mas a superioridade dos gringos logo foi aparecendo e os gols saíram ao natural.
Muita água vai rolar por debaixo desta ponte!
Falando em Ponte, o time de Campinas não foi páreo para o Lanus na Argentina. O jogo até começou equilibrado, mas a superioridade dos gringos logo foi aparecendo e os gols saíram ao natural.
CA Mineiro, Cruzeiro, Grêmio, CA Paranaense, Botafogo e Flamengo representarão o país na busca da tão cobiçada Taça Libertadores
Temos que parabenizar o time do interior paulista pelos grandes feitos (passando por Velez e São Paulo), mas esta derrota confirma um fato curioso: não haverá times do estado de São Paulo na Libertadores em 2014. Feito este que aconteceu pela última vez em 1998, quando Grêmio, Cruzeiro e Vasco da Gama representaram o Brasil.
Saudações Coloradas

No caso da Portuguesa, infelizmente não tem o que fazer, é só pegar o regulamento e ler. Colocou o jogador irregular deve perder os 4 pontos e ser rebaixado. Eu vou torcer muito para que a Portuguesa fique na 1ª divisão, pois dentro de campo foi melhor, mas acho que é caso perdido.
ResponderExcluirNo caso do Vasco é a mesma coisa, o regulamento diz que no máximo pode-se esperar 60 minutos. Se esperaram 70 minutos, está fora do regulamento. Deve ser jogado outro jogo, ou dar os pontos ao Vasco, por o Atlético não ter dado condições de jogo, por ser ele o responsável como mandante.
Gilberto foi vendido, e entrou no caixa 7 milhões de reais, hoje sai o negócio do Damião com o Santos, e entrarão no caixa mais 28 milhões de reais da parte que cabe ao Inter.
Com as saídas de Cléber, Gabriel, Damião e Gilberto que já são certezas, o Inter encerra o ano com 35 milhões de reais em caixa e mais uma economia de quase 1 milhão de reais na folha salarial mensal, deixando de pagar os 300 mil mensais de salário de Damião, 300 mil do Cléber, 250 mil do Gabriel e mais 100 mil de Gilberto.
A promessa de renovação e enxugamento na folha salarial começou bem na primeira semana de definições para o ano de 2014 colorado, porém na minha opinião, Damião ainda tinha lenha pra queimar no Inter e vendendo ele em uma fase melhor, poderíamos ter ganhado mais na venda. O ponto positivo é que Arouca não vem, não que não seja bom jogador, ele é melhor do que qualquer volante que tem no Inter, mas pelo preço que o peixe pediu pelo volante, cerca de 25 milhões de reais.
Acioli:
ResponderExcluirSobre o Inter, também acho que o L. Damião tinha lenha pra queimar ainda, mas toda esta grana que entra não vem para fazer caixa e sim para cobrir nosso déficit. Pauto pela responsabilidade financeira dos Clubes, então dou razão ao presidente que tinha esperança de mantê-lo para ganhar mais com a transferência dele, mas optou em capitalizar agora. No lugar do Luigi também não tinha vendido antes e acho prudente vender agora, mesmo que por menos.
Quanto a vinda do Arouca, realmente o preço está fora dos padrões, mas o mercado está escasso de volantes que saibam jogar. Nosso elenco precisa URGENTEMENTE de alguém com essas características e por isso se sondou até o Elias que tem o fim de seu empréstimo no Flamengo. Tem o mercado externo para ser explorado também, porque a saída eminente do Bolatti somado ao fato de ser permitido 5 estrangeiros no time, abre esta tentativa. Com Willians, Airton, Igor e tantos outros cabeças de bagre naquela função realmente não dá mais!
Saudações Coloradas
Acho que tem que aplicar a regra. se nao for aplicada fecha entao Stjd.
ResponderExcluirCai portuguesa e flamengo.
Acho q a Portuguesa não deve ser rebaixada. Foi um equívoca, sem má fé, o bom senso deve prevalecer e que caio o Fluminense Vasco, que perderam dentro das 4 linhas durante as 38 rodadas.
ResponderExcluirComeço a acreditar na aplicação da analogia no caso da Portuguesa e da manutenção do resultado no jogo CA Paranaense x Vasco...
ResponderExcluirRecentemente o Cruzeiro foi punido em R$10 mil reais e não perdeu pontos pela escalação do goleiro Elisson, coincidentemente contra o Vasco, saindo derrotado de campo.
Fonte: http://esportes.terra.com.br/cruzeiro/cruzeiro-e-punido-em-r10-mil-mas-nao-perde-pontos-por-escalacao-ilegal,7047b005759c2410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html
A situação do Vasco se complicou hoje porque o presidente do STJD rejeitou o pedido dos cariocas. A tentativa de impugnar a partida contra o Furacão foi frustrada e não haverá julgamento sobre o caso. Assim mantido o resultado de vitória dos paranaenses fica confirmado o rebaixamento vascaíno.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/12/stjd-nega-pedido-de-impugnacao-e-mantem-resultado-de-vasco-x-atletico-pr.html
Ainda poderá haver um pedido de reconsideração a ser avaliado novamente pelo presidente do tribunal, mas pelo andar da carruagem e pelo bem do futebol, os resultados de campo "acho" serão mantidos.
Eu, honestamente, prezo pela conduta dentro da Lei e não me incomodaria em nada de ser aplicado o regulamento à risca (mesmo beneficiando Vasco e Fluminense), mas em virtude de tudo que aconteceu no passado (principalmente em favor do Tricolor Carioca) e pelo critério de bom senso futebolístico, acho que tudo poderia ficar como está.
Reitero que não me assustaria nem um pouco uma virada nisso tudo porque as regras são claras e dão esse precedente, porém, o jogo político está influenciando aqui mais do que a questão legal. Portanto, quanto antes o STJD der um basta nisso, melhor!
Saudações Coloradas
Acho que se a portuguesa esta mesmo errada, como falaram na arena no spor tv hj de tarde , tem que pagar por seus atos mesmo . . agora deveriam começar ano que vem com menos 4 e nao ser rebaixados , por que o que foi jogando em campo ao menos digamos que foi honesto
ResponderExcluirAmigos,
ResponderExcluirSituação complicada de opinar. A maioria da torcida brasileira gostaria de ver algum grande na série B! Sempre torcemos para o mais fraco! Assim, tomara que a Portuguesa continue na série A ano que vem.
Mas querer é uma coisa; os fatos nos contrariam.
De um jeito ou de outro, tem que ter punição a todos: Vasco e Atlético pela briga das torcidas; Portuguesa e Flamengo pelos erros.
Como a maioria dos brasileiros, eu queria ver o Flusão pagar a tal série B. Quanta coisa estranha nessa última rodada!
O Rafael esqueceu de postar sobre a foto que circula na internet na qual o advogado de defesa da Portuguesa aparece ao lado do Fred!
A mulher do advogado é torcedora do Fluminense!
Ou temos má-fé do advogado da Lusa ou mera coincidência e responsabilidade também dos dirigentes da Portuguesa que não acompanharam o desfecho do processo no STJD.
Deixando os problemas do tapetão de lado, leio os noticiários do Grêmio e fico maluco com o que vejo.
Fabio Koff admite a possibilidade de contratar Celso Roth ano que vem! Nãoooooooooooooooooooo! Eu não acredito no que leio!
Com toda a experiência do velho Koff, não dá para acreditar que ele tenha uma opinião desse tipo!
Por uma questão de 100 pila a mais, ele prefere dispensar um que, a pesar de alguns erros, vem dando certo e tem os méritos de ter colocado esse time na Libertadores, para trazer um treinador contestado pela maioria da torcida, a qual tem a certeza absoluta que, se Roth vier, será mais um ano de fiascos, mais um ano sem títulos, mais um ano sem vitória em Grenais!
Trazer técnico ruim sai caro; assim como trazer jogador ruim também dá despesas. Aqueles jogadores que chegam e não dão certo, terão que ser substituídos depois!
Sabemos que contratar medalhões é um risco, mas empilhar nomes na lista de contratos e rescisões também é, caso o jogador não corresponda às expectativas.
O Rui Costa é uma lesma para contratar jogadores e o velho Koff está com algum problema na memória, não é possível que um dirigente com a experiência dele, continue com essas ideias absurdas no comando do GFPA.
FJC,
ResponderExcluirEndosso teu comentário, com a ressalva que acho que treinador ruim dá muito mais prejuizos, porque sempre tem seus bruxos prá trazer e daí já conhecemos o fim da história!
Jeferson,
Também concordo com tua opinião: o resultado no gramado deve ser soberano em qualquer regulamento, as punições devem ser aplicadas de acordo com a má fé dos dirigentes.
Rafael e demais amigos,
Voltando ao post anterior, veja este link: http://sportes.terra.com.br/gremio/ex-diretoria-do-gremio-repassou-mais-de-r-1-milhao-a-organizadas,0c51ef812bfd2410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html
Alguma novidade nisto?
É só o Grêmio que faz isto?
FJC:
ResponderExcluirCom certeza o Grêmio não é a única agremiação futebolística que faz isso... e vou além! Moro longe de Porto Alegre, quase NUNCA posso usufruir das minhas vantagens de sócio Colorado, contribuo com o Clube porque quero que ele cresça dentro e fora dos gramados... mas agora penso que baderneiros, além de cometer as barbaridades (prejudicando a instituição) recebem ajuda dos times, certo!? Em uma reflexão mais profunda, em havendo um orçamento no Clube que levanta todas as receitas (inclusive o que percebem do quadro societário), estariam os sócios "indiretamente" financiando as organizadas? Logo, os presidentes terão de ser mais transparentes à respeito disso, senão podemos ter um efeito contrário com a debandada destas pessoas. Um retrocesso para quem pensa em um futebol melhor.
Quanto ao caso do Fluminense:
Essa é fresquinha: "SE O STJD CONDENAR A PORTUGUESA, TEM QUE TIRAR O TÍTULO DE 2010 DO FLUMINENSE". Entendam porque acessando o Portal Terra
http://esportes.terra.com.br/blog-do-sormani/blog/2013/12/13/se-o-stjd-condenar-a-portuguesa-tem-que-tirar-o-titulo-de-2010-do-fluminense/
Por isso eu repito, muita água vai passar por baixo desta Ponte ainda. O STJD que não fique protelando e decida logo sob pena de ficar pior ainda.
Saudações Coloradas
O Jeferson Jeff, deu aí uma grande ideia. A Portuguesa começar o campeonato brasileiro de 2014 com 4 pontos á menos. Seria uma boa, pois como bem disse o Ruan, "não houve má fé", e sim um equívoco.
ResponderExcluirMas isso ainda vai dar muito pano pra manga. Hoje publicaram uma foto do advogado da Portuguesa com o Fred. Infelizmente esta história vai longe.
Como é bom ver novos participantes do Blog, como o João Paulo Augusto, Jeferson Jeff e Ruan. Voltem sempre amigos, e sejam sempre bem vindos, colorados ou gremistas, porque neste Blog não tem tranca e a tramela fica do lado de fora.
Boa Rafael, como fica a cara do Sr. Paulo Schimidt agora?
ResponderExcluirFJC, Celso Roth é dureza né? kkkkkkkkkk, só pode ser piada.
ResponderExcluirMas no Grêmio as notícias não são boas, além da provável chegada do Celso Roth, também tem a saída de Dida, que é um grande pegador de pênaltis, e em campeonatos tão duros como a Libertadores, isto conta muito, é só ver o atual campeão, que só levantou a taça devido aos pênaltis que Vitor pegou. Um cara como o Dida faz muita falta. Acho que o Grêmio gastou o que não tinha e não alcançou o objetivo maior que era sair do jejum de títulos. Agora volta a dura realidade e pra pagar a conta vai ter que fazer loucuras, como dispensar o Dida pra sobrar 200 mil a mais no caixa mensal e o como você bem disse, trocar o Renato por Roth por "100 pila" a menos por mês. Vasco e Fluminense pagam hoje na 2ª divisão o preço pela irresponsabilidade financeira. Acho que o Grêmio está tentando evitar este caminho, só que a maioria dos torcedores ansiosos por títulos não irão entender.
Acho que a ficha também está caindo pro lado colorado, que embolsará 35 milhões na venda de Gilberto e Damião, e economizará mais 1 milhão por mês em salários destes 2 e mais as saídas de Cléber e Gabriel.
Mas não será só no Inter e Grêmio que o facão vai pegar, tirando Santos e Cruzeiro, não vejo ninguém ir com apetite no mercado. Falando nisso, pra pagar os 5 milhões ao Inter pela venda do Dagoberto não tem dinheiro, mas para comprar Marlone e tentar outras contratações o time da toca da raposa tem.
Acioli e FJC:
ResponderExcluirAs direções de Inter e Grêmio sofrem de uma doença crônica chamada celsorothice aguda. Cargas d'água sei lá qual o seu comportamento interno que agrada tanto os dirigentes da dupla Gre-Nal. O certo é que sua rejeição é gigantesca pela torcida dos dois times! Ele só não veio pro Inter no lugar de Dunga por essa desaprovação do torcedor e acredito seja o único fator que está atrapalhando sua contratação agora para substituir Renato.
Saudações Coloradas
Mais uma:
ResponderExcluirProcurador Geral do STJD diz que Vasco ainda tem chances de recuperar os pontos: Paulo Schmidt deixa a entender que a situação do clube não está definida (publicada em em 13 de dezembro de 2013 às 10:57:14 hs).
Fonte:
http://radioglobo.globoradio.globo.com/futebol-clube/vasco/2013/12/12/PROCURADOR-GERAL-DO-STJD-DIZ-QUE-VASCO-AINDA-TEM-CHANCES-DE-RECUPERAR-OS-PONTOS.htm
Conversa mole essa da direção do Grêmio em conter custos, ao disputar a Libertadores.
ResponderExcluirTime ruim e barato vai custar caro a longo prazo.
Talvez seja apenas uma estratégia para não aumentar o salário de alguns jogadores como Zé Roberto e o próprio treinador.
O Renato está "se achando" só porque colocou o time na Libertadores. Se ele é gremista como diz, deve aceitar o posto sem que aumente seus vencimentos.
O tricolor dos pampas pode montar um bom time sem modificar a base da equipe. Que venda Alex Telles (Wendell é do mesmo nível), contrate um bom camisa 10 (Jadson é uma boa opção), promova o Maxi Rodrigues para segundo atacante (Não é um meia clássico, se trata de um meia-atacante), e oportunize chances para os jovens como Guilherme Biteco, Wangler e o Jean Deretti.
Chegou o dia!
ResponderExcluirO Vasco ainda vai tentar um pedido de reconsideração, mas parece que a questão envolvendo os pontos do jogo diante o Atlético-PR será mantido. O árbitro foi inocentado e as equipes pegaram alguns jogos sem mando de campo, a metade deles com portão fechado.
E o Fluminense? Vai ficar na Série A tendo sido rebaixado a Portuguesa por escalar jogador irregularmente??? Hoje é o dia "D"! No fim da tarde o STJD vai decidir a questão.
Façam suas apostas!
Juridicamente o caso é simples, politicamente não. Ainda acho que a coisa vai pender para o bom senso com a manutenção dos paulistas na elite do nosso futebol, porém, não me surpreenderia nada se a regra fosse aplicada à risca, até porque beneficia um dos grandes clubes do país.
Saudações Coloradas
Rafael, é caso perdido, a Portuguesa vai disputar a série B ano que vem, infelizmente. Quero muito estar errado, e que o bom senso prevaleça.
ResponderExcluirSe o Fluminense disputasse a Série B do ano que vem, 90 % dos torcedores de verdade estariam com a alma lavada, pois ele caiu dentro de campo, e o erro da Portuguesa não foi tão grave assim.
Como bem disse o Jeferson Jeff, aqui no Blog, a Portuguesa poderia começar o campeonato Brasileiro 2014 com 4 pontos á menos, desde modo ela estaria sendo punida com os 4 pontos, conforme manda o regulamento e todos nós estaríamos de alma lavada.
Quero muito vir aqui amanhã e dizer que eu errei, e que fui tolo em não acreditar na justiça.
A solução é simples. Rebaixa só os dois últimos, Ponte Preta e Naútico, aplica uma multa em dinheiro nos times que cometeram irregularidades, e deixa todo mundo contente na série A.
ResponderExcluirE agora? Cadê o Bom Senso prá protestar contra a bandalheira do STJD?
ResponderExcluirNão bastava os árbitros, agora os juízes também protegem o Fluminense de todas as maneiras?
Até quando vamos aguentar "tapetaços" descarados?
- Mais uma vergonha para a coleção dos que não tem vergonha na cara!
Enderson Moreira, uma aposta gremista (e tem meu apoio), pois não sendo mais um medalhão da casamata, pode ser mais humilde e trabalhar mais a equipe e não tentar impor contratações e nem esquemas suicidas!
- Valeu, Renato! Saiu bem na fita, deixando as portas abertas prá uma próxima!
É, eu avisei que era caso perdido para Portuguesa, embora em tivesse um fundinho de esperança, agora é só lamentar.
ResponderExcluirSobre o Enderson Moreira, é por ai o caminho, não por ele ser o bom, mas por ser barato. O Renato só não renovou porque queria um aumento. Ele ficou um tempão desempregado e não aprendeu a lição, que as vezes, menos significa mais. Vejam o exemplo do Muricy, que também ficou um tempão sem receber e daí aceitou acertar com o São Paulo por 250 mil mensais até o fim deste ano. Sinais dos tempos meus amigos, os clubes não aguentam mais estes salários de corredores de fórmula 1, e a realidade chegou para todos.
O Inter foi na contramão do Grêmio, acertou com Abel por 700 mil mensais. Abel fez o que quis, salário alto e só assume no ano que vem, não quis ajudar o Inter no momento difícil e agora vai trazer os seus bruxos, pois ele manda, faz o que quer e os trouxas obedecem. Mas um dia a ficha vai cair de vez para todos os times, escrevam o que eu estou falando, e velhos acabados e ultrapassados como Abel, Luxemburgo, Tite, Felipão, Muricy, Celso Roth, Mano menezes e tantos outros, vão implorar por um time grande para trabalhar.
Este dia vai chegar sim, mas este é um outro nível de visão e inteligência sobre o futebol, um caminho longo á ser percorrido pelos nossos clubes, até descobrirmos que não precisamos deles.
Marcão,
ResponderExcluirEmbora a decisão tenha beneficiado o Fluminense, os promotores ou "juízes" nada fizeram que seguir a legislação! Claro que não deixa de ser um tapetão disfarçado, mas tudo em função da imprudência dos dirigentes da Portuguesa principais responsáveis por toda essa polêmica em torno da questão. A decisão não pode ser considerada injusta do ponto de vista jurídico. Nada mais se fez que cumprir o que a lei determina.
Todos queríamos o Fluminense na série B porque seria um rival a menos na série A, não por uma questão de justiça ou de moral elevada por ver um fraco na disputa.
Sobre o Grêmio, já vi esse filme outras vezes quando o tricolor gaúcho iniciou a temporada com treinadores que, assim como o ex-técnico do Goiás, eram iniciantes ou técnicos que não faziam parte da elite dos treinadores do Brasil.
Duraram em média dois meses. Foi o caso do Wagner Mancini, Julinho Camargo, Caio Jr, entre outros.
Tenho medo que lá por meados de Fevereiro ou Março, depois de uma bucha no gauchão e na LA, o Koff saia desesperado atrás de Celso Roth ou mesmo Renato, caso este não esteja em outro clube.
A não renovação de Renato, na minha opinião, já é um mau começo, pois embora tenha cometido seus erros, seus absurdos, ainda assim, teve lá seus méritos em classificar esse time para a Libertadores.
O desacerto entre Portaluppi e o Koff mostra que a relação não era tão boa quanto se dizia.
Não estou muito animado com a decisão de trazer o Enderson Moreira (não estaria faltando um "A" nesse nome). É um treinador que recebeu muitos elogios da crônica esportiva, porém, que fez o Enderson a frente do Goiás?
Todos elogiavam o treinador e o julgavam um grande conhecedor da "parte tática". "Parte tática" termo mais utilizado para avaliar que entende ou não do assunto. Na carreira, Enderson só disputou campeonato goiano, série B e sequer conseguiu uma vaguinha no G4 a frente do Goiás. Seu time foi um fiasco na Copa do Brasil diante do Flamengo e, no elenco, quem salvava o time era um ex-colorado pesando 108 kg aproximadamente.
Estamos cansados dos medalhões - Roth, Tite, Abelão, etc., mas apostar em treinador desconhecido e fraco é um risco maior.
Eu esperava que o Grêmio tentasse o Cristóvão ou o Gilmar da Chapecoense.
Mas tomara que esse meu pessimismo seja excessivo, e que os acontecimentos me contrariem em 2014.