quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Não é fácil!

"Tragédia" se repete e time brasileiro cai nas semifinais do Mundial
 
Antes de falar da eliminação do Galo para o Raja Casablanca do Marrocos, pretendo demonstrar um breve paralelo com os últimos times brasileiros que disputaram o Mundial de Clubes FIFA:
 
(2012) Corinthians 1 x 0 Al Ahly
(2011) Santos 3 x 1 Kashiwa Reysol
(2010) Inter 0 x 2 Mazembe
(2006) Inter 2 x 1 Al Ahly 
(2005) São Paulo 3 x 2 Al Ittihad
 
Como vimos, nenhuma GOLEADA antes da final. A vitória mais expressiva foi do Santos, as demais apertadíssimas, além da derrota do Inter em 2010, é claro.
 
Vitória incontestável e merecida

Pois bem... o futebol brasileiro é um dos melhores do planeta, mas o "filé mignon" não fica aqui. Nossas equipes são compostas por jovens promessas, atletas que não servem mais para o mercado externo ou nomes que não tem qualidade para jogar lá fora. Igual a picanha uruguaia ou o suco de laranja brasileiro, o melhor é sempre aquele exportado!
Esses times que nos enfrentam nas semifinais são a base das seleções locais. Mesmo assim, são inferiores em relação aos "refugos" tupiniquins, grupos montados por aquilo que, como vimos, ficam no Brasil mesmo. Mas, quando conseguimos chegar na final, as coisas se invertem, tudo troca de papel. Nossos times se tornam os "francos atiradores", igual seu adversário na semifinal. Como é partida única, as coisas se equivalem em todas as fazes neste tipo (forma) de torneio.
Outro fator é estrear contra um vencedor que já vem embalado pela vitória nas quartas-de-final, algo que não disputamos.
Vamos a outro paralelo... se o Inter jogar contra o Barcelona 20 vezes, ganha uma, empata outra e perde as 18 restantes. Se repetir o confronto com o Mazembe, ganha 18, perde uma e empata a última. Logo, se o europeu (ser o melhor do mundo é diferente se ser o campeão do mundo) pega um time desses como Mazembe ou Raja Casablanca não tem graça, mas contra o Sulamericano existe uma chance à nosso favor. Por isso o título deste texto foi inserido com a palavra "tragédia" entre aspas, de forma proposital mesmo. A derrota brasileira nas semifinais do Mundial tende, a meu ver, ser mais frequente a cada ano.
 
E o jogo?
 
Muito parecido com a derrota do Inter em 2010, até o Alecssandro estava em campo! Um primeiro tempo morno, com chances de gol de lado a lado. Os Marroquinos viram que era possível, ganharam confiança e conseguiram o gol. Se tivessem mais inteligência e mais maturidade teriam liquidado a fatura em seguida quando estava 1 x 0, mas Ronaldinho e toda sua genialidade foi providencial. Após o gol ele deu um lençol no meio do campo colocando a bola no chão. "Parecia" que o Galo colocaria as coisas no seu devido lugar, mas a vontade do limitado Raja, aliado a uma velocidade de encher os olhos sacramentaram a vitória dos donos da casa em 3 x 1.
 
Porque aconteceu?
 
Fora de campo começou errado. O Inter cantou vitória contra o Mazembe em 2010 antes do jogo e até deu como certo o título sobre a Internazionale. Em 2006 a humildade foi o diferencial, tal qual o São Paulo de 2005 e o Corinthians de 2012. Já o Santos tremeu, repetindo a postura covarde naquele amistoso na apresentação do Neymar em Barcelona.
 
Fernandinho e muitos outros atleticanos, bons jogadores, mas nada de espetacular

O Galo não viu a história! D. Tardelli só falava em Seleção, lembrou dos vexames de Inter e Santos, mas esqueceu que futebol se ganha dentro de campo. O Cuca, por sua vez, deixou vazar a história de sua saída, deu entrevista à respeito inclusive. Na partida deixaram os pontas voar nas costas dos laterais, um verdadeiro massacre nos contra-golpes. O elenco não contava com Bernard, um defirencial no processo da Libertadores.
Enfim, se repertimos 20 vezes o confronto contra o Raja, o CA Mineiro vence 18 e empata uma. Mas ontem foi o dia de perder. Por isso o futebol é o esporte mais apaixonante que existe.
 
Saudações Coloradas
 
Imagens: Lancenet

9 comentários:

  1. Rafael, este teu texto aí é uma obra de arte, parabéns garotinho, tu resumiu sabiamente em poucas linhas, o que foi o jogo de ontem, o do Inter em 2010, o que é este confronto neste tipo de torneio, as estatísticas que demonstram o equilíbrio na semi-final e os segredos de um time vencedor, de um time perdedor e de um time vexatório. Teu escalte de 20 partidas foi perfeito, parabéns novamente.
    Destaco 1 ponto em especial, quando tu diz, "o "filé mignon" não fica aqui. Nossas equipes são compostas por jovens promessas, atletas que não servem mais para o mercado externo ou nomes que não tem qualidade para jogar lá fora".
    O Inter quando foi disputar o mundial em 2006 não conseguiu segurar o sóbis por alguns meses. O Galo agora não conseguiu segurar o Bernad por alguns meses. Então seremos sempre francos atiradores, e vitórias como a do São Paulo X Liverpool, Inter X Barcelona e Corínthias X Chelseea, serão cada vez mais raras.

    ResponderExcluir
  2. Sobre as declarações de Abel, de que teria como sonho de consumo o Sóbis e o Edinho, a diretoria do Inter foi rápida em cortar o treinador e dizer que nenhum deles interessa ao Inter. A revolta dos torcedores foi instantânea, eu fiquei abismado e furioso, pois prometeram uma renovação para 2014 e o cara chega dizendo em trazer 2 medalhões. Foi mal o Abel e já foi cortado.
    Da minha parte, não precisa vir ninguém para compor o elenco do Inter, temos que reciclar o que temos no clube e fazer render os grandes nomes que estão á disposição, como Williams, Ruan, Alex, Scocco, Jorge Henrique e D'Alesandro. Com mais a garotada como Otávio, Caio, Muriel, Alan, Jackson, Sacha e Lucas Lima, dá pra fazer um time bem competitivo para o 1º semestre, onde disputaremos somente o gauchão e as fases preliminares da Copa do Brasil.
    Urgente no clube são as saídas de Bollati, Forlan, Rafael Moura, Airton e Alan Patrick, estes não valem a roupa que sujam nos treinos.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Acioli!

    Endeusam esses jogadores que defendem única e exclusivamente próprios interesses... onde Edinho foi parar?

    NO GRÊMIO!!! É direito dele... mas tá aí o Colorado. Pufff

    Tirem da cabeça que este ou aquele é torcedor do seu time. C. Miguel e Arílson, ídolos gremistas da década de 90 também jogaram aqui.

    Por isso eu digo... queria o Sóbis e o Edinho de 2005/2006, mas estes aí de hoje em dia NÃO me servem! Jogador tem que chegar e resolver o problema, não o contrário. Respeitar o Clube é honrar a camisa em campo, nos treinos e demais compromissos de contrato, ponto!!!

    Gratidão é uma piada na bola. Um guri do Flamengo, criado lá, pediu a rescisão de seu vínculo na Justiça Comum. Como não está recebendo seus salários e demais direitos em dia (como deveria ser), ele PODE se fazer da Justiça para garantir, se reservando daquilo que é seu. Este atleta tem uma proposta do Porto e está lutando por isso, o melhor pra si.

    E ESTÁ CERTO!!!

    Porque os Clubes tem que pagar de "gratidão"? Ídolo pra mim é o Inter... do resto eu COBRO/EXIJO para que minha "idolatria" seja respeitada. Pra mim "jogador" é funcionário do Clube, nada mais. Vale pelo que faz, não pela que fez.

    Saudações Coloradas

    ResponderExcluir
  4. Edinho no Grêmio: é só provocação ou estão tentando reeditar o Fabio Rochenback? (Como se escreve esta porra de sobrenome?)
    E o Inter contra-ataca de Paulão, já que o Gabriel não deu em nada?
    Parece que estamos voltando no tempo, e o futuro fica mais nebuloso com essas peripécias administrativas da dupla!
    Mas enfim, não vamos radicalizar porque quem usa de intolerância e extremismo acaba criando tempestade em copo d'água!

    Rafael,
    Muito bom esse tema do post, mais uma vez a arrogância e falta de organização brasileira foi castigada a pagar mico em vitrine mundial, e não aprendem mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião um dos maiores erros cometidos por todos os times brasileiros é esnobarem o campeonato nacional,ja que se continuassem com garra e determinação alem de aumentarem as chances de mais um titulo ainda entrariam afiádos no mundial,mas ao contrario ficam na vida mansa só jogando para o gasto e quando chegam no mundial continuam no mesmo ritmo.O Abél só pode estar de brincadeira,querendo contratar ex jogadores tendo tantas jóias na casa.Acho que se o Inter não parar de querer viver do passado vai continuar a ter os mesmos resultados,sem falar que querer imediatismo no futebol dificilmente da bons resultados caso do Grêmio na minha opinião é o maior fator de ficarem amargando a seca de titulos,gastam uma fortuna e nada de resultados.Acho que só vai ganhar quem pensar em pelo menos 2 anos .

    ResponderExcluir
  6. Só mais uma que eu li outro dia do Nilmar,falar que quer voltar para o Inter mas não é para a torcida sonhar para 2014,ou seja depois que não jogar mais nada volta ganhando uma fortuna só que futebol ja éra.

    ResponderExcluir
  7. Boa Adolino. Os times brasileiros tiram o pé do acelerador para não machucar ninguém e chegam no mundial completos mas sem ritmo de jogo. Já os times europeus estão na metade disputa da Champions e chegam voando.
    Adolino, sobre o Nilmar também concordo contigo.
    Adolino, sobre o Grêmio ser imediatista, novamente concordo contigo, trouxeram o Luxa e sua turma e acabaram com as finanças do tricolor.

    Colorados fiquem tranquilos e aliviados, pois o Edinho vem para Porto Alegre, mas não é no beira rio que ele desembarca. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. E as notícias ruins não param por aí no nosso co-irmão, pois se Edinho está chegando, quer dizer que o Souza, um dos melhores do elenco gremista, deve estar indo embora. Junto com o Souza, pode estar indo Alex Telles, Bressan e ainda tem o Rodolfo com situação indefinida. Ao tricolor sem grana só resta garimpar jogadores em fim de contrato, onde o clube atual não queira mais contar com seus serviços, caso do Edinho.

    ResponderExcluir
  8. A dois dias sem ver os noticiários, retorno, olho e fico apavorado com o que leio.
    Edinho com a camisa do Grêmio. Volto a página inicial, num instante, penso que é uma montagem ou que teria acessado a página do Inter, mas não, é a do tricolor do RS.
    Até agora não consigo ver lógica no pensamento da direção do Grêmio. O que vamos fazer com tantos volantes? Cadê o jogador de meio campo? Cadê a renovação? Cadê a redução de custos aí?
    Essa ideia de reduzir a folha salarial, é boa quando se busca contratar novos jogadores, descobrindo novos talentos, mas se é para trazer Edinho, então para que essa preocupação com a finança?
    Por que não leva o William do Coritiba ou o Baraka da Ponte?
    Os olheiros do Grêmio não saem da salinha do escritório e só assistem partidas de jogadores pela internet.
    Assim, na falta de conhecimento sobre novos atletas, vão buscar os mesmos de sempre.
    Edinho está morto, contribuiu para o rebaixamento do Fluminense, que só foi salvo pelo erro da Portuguesa.
    O Inter não quis e o Rui Costa, que não sabe absolutamente nada de futebol, foi lá e o contratou com o apoio do velho Koff, o qual, por sua vez, deve sofrer do famoso "mal de Alzheimer" porque não é possível que ele não tenha pensado em quem está contratando.
    Descobriram o Edinho para o futebol! Eu devo ter morrido e acordei em outro mundo. Não acredito até agora.

    Sobre o Atletico-MG, até agora está faltando humildade e vergonha na cara dos brasileiros em reconhecer que o Raja foi e é superior ao campeão da América.
    Um time que tem como principais jogadores, veteranos em fim de carreira, como Ronaldinho, Diego Tardelli, não pode esperar muita coisa numa competição como o Mundial.
    O Atlético-MG não se preparou e o Cuca, que se acha um mestre, não criou nada novo nesse time. Que tipo de técnico é esse, que tira lateral para colocar atacante? Que diabos de conhecimento tático é esse? Parecia o Renato nas suas invenções malucas à beira do gramado.
    O Cuca, assim como o Renato, não são treinadores. São ex-jogadores, muito bons por sinal, que hoje viraram distribuidores de camisa, a gesticular e gritar na beira do gramado.
    Ambos estão "se achando" grandes técnicos, quando na verdade, são apenas líderes de grupo, ex-jogadores ainda infantes na carreira de técnico.
    Também entram naquele rol dos técnicos milionários, viciados e corrompidos no mundo do futebol. Alguém precisa dizer para eles baixarem a bola, e voltarem para treinar o Paraná Clube ou da dupla CaJu de Caxias do Sul.

    ResponderExcluir
  9. Piadinhas da internet de rachar o bico, como diz o Acioli....
    Rola uma notícia sobre a contratação de um jogador brasileiro que está na Europa, chamado Pedro Geromel.

    Piada:
    "Geromel é nome de remédio pra velho com gripe!!! kkkkkkkkk TOME GEROMEL E REFORÇE A SUA SAÚDE!!! AGORA COM NOVA FORMULA E MAIS VITAMINA C!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk" (Paulo Júnior)

    Do Atlético
    Saiu do Horto, está morto!

    Esses dirigentes brincam com a opinião do torcedor, não é possível.
    Mas tomara que eu esteja errado e Geromel e Edinho nos contrariem.

    ResponderExcluir