quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O Atlético perdeu a chance!

Apesar da derrota, Grêmio tem boas chances de avançar

Um jogo interessante ontem na Vila Capanema. O Furacão impôs seu futebol desde o princípio, usou da velocidade e construiu o resultado tranquilamente. Em minha opinião faltou um pouco de coragem para Vagner Mancini liquidar a fatura na primeira partida e agora vai encontrar praticamente outro Grêmio pela frente, muito diferente daquele que perdeu a partida no Paraná.
Totalmente desconfigurado do meio para frente, o time gaúcho sentiu muitas dificuldades para manter a bola no campo de ataque. A garotada sentiu a pressão, em especial o jovem Yuri Mamute. No primeiro tempo os donos da casa construíram duas fortes jogadas, uma convertida em gol.
Na etapa complementar, totalmente envolvido, o Grêmio se defendia enquanto o Furacão paulatinamente diminuía o ritmo. Preferiu garantir o placar mínimo de 1 x 0. Com a entrada de Elano a equipe visitante melhorou e no fim do jogo ele próprio, logo depois com Ramiro, quase alcançaram o tento de empate.

Jovens atacantes falham, e Renato não alivia crítica: "Não é desculpa. Estão no grupo, têm 20 anos, carro do ano, namoram... Eles assistem aos treinos, às palestras. Trabalho tático não é desculpa. Passo a mão na cabeça da minha filha. Eles são responsáveis"

Posso estar exagerando na minha análise, mas estava fácil para jogar. Bem por isso percebi lances de efeito por parte dos paranaenses no segundo tempo. Um pouco displicência e falta de objetividade que podem custar esta vaga. Até o Paulo Baier estava batendo na bola de calcanhar!
Tinha que matar o Grêmio quando teve chance!!!
Por isso repito... 
O Atlético não encontrará o mesmo Grêmio de ontem na Arena semana que vem. Além do fator local, os titulares que desfalcaram o time estarão de volta. Acho muito possível que a equipe gaúcha chegue à decisão vencendo com sobra. 
Claro, a falta do “gol fora” vai ser um problemão para a cabeça do Renato, mas creio particularmente que ele não acelere o jogo da próxima semana. Ele deve buscar um golzinho a cada tempo sem perder o poderio defensivo. 
O Grêmio só perde esta vaga para ele mesmo! A torcida precisa entender e apoiar o time incondicionalmente. Se o fator local se voltar contra o Tricolor e a pressa tomar conta das ações de ataque, os visitantes podem usar da sua velocidade para fazer o gol no contragolpe.

Torcida do Furacão cutuca Renato e leva réplica da filha Carol de biquíni
 
Para uma derrocada gremista a falta de paciência será a única circunstância palpável. O Atlético já não é mais o mesmo de tempos atrás, enquanto o Grêmio concentrado com o apoio do torcedor tende a fazer o resultado necessário em Porto Alegre.

Pitacos:
 
- Elano entrou bem, mas ficou evidente que sentiu a falta de ritmo em alguns lances;
- Renato poderia ter arriscado um pouco mais com Zé Roberto;
- Entendeu o treinador gremista que era mais importante perder por apenas um gol do que se abrir e tomar o segundo;
- Goiás sem Walter é igual um apêndice no corpo humano: não serve para nada;
- Só um milagre tira os cariocas da decisão;
- Como joga esse Paulinho, hein?
- Cogita-se o empréstimo de Scocco para um time da Argentina;
- Especula-se que esta transação quitaria o resto da dívida Colorada pela transferência.

Saudações Coloradas

Imagens e legenda das fotos: Globo.com

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Fim de semana para esquecer

Sonhos distantes da dupla Gre-Nal tornam-se mais distantes ainda!
 
O que era difícil se tornou quase impossível. Com a derrota para o São Paulo em casa ficou difícil sequer cogitar a participação do Inter no G-4 deste Brasileirão. O mesmo vale para o Grêmio... a goleada sofrida pelo Coritiba no Paraná deixou o Tricolor com mínimas chances de alcançar o título nacional.
Se o time de Renato ainda tem as semifinais da Copa do Brasil pela frente, com a expectativa de um título de grande porte que o Clube não conquista há muito tempo, no Inter só se fala em 2014.
 
Aloisio "Voadora" marcou três na vitória são-paulina por 2x3 no Centenário

Podemos dizer que a derrota do Tricolor para o time Coxa Branca foi um tropeço relevante, mas a Comissão Técnica gremista precisa tratar isso como mero resultado negativo, algo de acaso. É necessário blindar o grupo de maiores críticas agora. O momento do time é muito bom e um único resultado adverso não pode abalar as estruturas na reta final desta temporada. 
Pelo lado Colorado a desculpa já foi falta de estádio, o calendário e tantas outras mil. Agora a arbitragem é a culpada! Claro que o trio Péricles B. P. Cortez, Bruno Boschilia e Luiz Antonio M. de Oliveira prejudicaram o Internacional ontem, mas o maior responsável por tudo isso ainda são os mesmos erros que cometera por todo o ano. Clemer errou também ao sacar Alex para colocar o atacante Caio.
 
Falta de concentração gremista foi providencial para a derrota por 4 x 0

As atenções do Grêmio se voltam para os dois embates contra o Atlético-PR. Jogos que valem uma vaga na final da Copa do Brasil. No Beira-Rio, além das obras, já se fala em Abel Braga para o próximo ano. Mas lembro, ainda faltam seis pontos para o time fugir definitivamente das chances de rebaixamento.
 
Pitacos:
 
- O Vasco praticamente caiu!
- Eu acreditava na “redenção” em São Januário, mas agora nem o mais otimista crê;
- Perder de virada para a Ponte, somado as vitórias de São Paulo e Coritiba complicou muito a vida cruzmaltina;
- Falando em Ponte, a Macaca faz o jogo do ano contra o Criciúma, ambos com 33 pontos;
- O Fluminense que abra o olho!
- Muitos estão escapando e o time das Laranjeiras está empilhando resultados ruins;
- Com 36 pontos à beira do Z-4, com duas ou três rodadas o time do Luxa pode aparecer na zona de rebaixamento;
- O próximo desafio do Fluminense é o clássico Fla-Flu;
- Parabéns ao verdão do Palestra Itália, matematicamente garantido na Série A do próximo ano;
- A Chapecoense está quase lá;
- Sport, Avaí, Icasa, Paraná, Joinville, América-MG, Ceará, Figueirense e Boa Esporte brigam pelas últimas duas vagas;
- Neymar anda calando a boca de MUITA gente na Espanha.
 
Saudações Coloradas
 
Imagens: Portal Terra

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Os primeiros semifinalistas

Grêmio segue, Inter cai...
 
Estive de corpo presente na Vila Capanema ontem. Gastei 120 barões na entrada (fora transporte e lanche... a gelada não é custo, trato como investimento rsrsrsrs) tudo na esperança de ver o Colorado abocanhar a vaga, fazer uma sequência de dois Gre-Nais e, porque não, conquistar a Copa do Brasil para salvar a temporada. 
Nada feito!
Debati com muitos aqui, principalmente o Acioli (cujo me declino agora), quanto ao elenco do Internacional... eu estava errado! Foi a primeira vez que vejo o Inter no Estádio neste ano e com a visão panorâmica que tive mudei radicalmente de opinião.
Ao vivo temos outra dimensão das coisas e fica claro que a equipe foi até onde podia na Copa do Brasil e luta mesmo contra o rebaixamento pelo Brasileirão. Laterais velhos, Juan sem explosão, e assim vai.
Tecnicamente o Inter é bom, mas muitos jogadores estão pesados. Aquele que tem um pouco de vigor físico é limitadíssimo com a bola nos pés e a má fase de quem poderia fazer alguma diferente chega ser gritante.
 
Segundo tempo do "chutão" anulou D'Alessandro

Clemer começou bem, mas errou no intervalo!
Otavinho não fazia uma grande partida, mas dava mobilidade que o Inter precisava para D’Alessandro jogar mais solto. Forlán queimou o técnico, entrou no segundo tempo se arrastando, tropeçando na bola. De tão plantado que ficou no lado esquerdo, sem combater ninguém, deveria ganhar aqueles palmos de chão do campo por usucapião.
Não quero ser leviano muito menos oportunista, mas a impressão que dava era a seguinte: Forlán deu um migué! Não aceitou a condição de reserva... depois do clássico de Domingo, inocentemente Clemer acreditou que o cara iria entrar nos intervalos para resolver o seu problema. O pior é que, mesmo que fizesse uma boa partida, ele não se dedica como o time precisava naquela altura, não é sua característica.
Como disse antes e resumindo, o treinador Colorado até vinha bem, acertou a dose de compactação na primeira etapa anulando a principal arma dos paranaenses – a velocidade. Forlán facilitou por demais a marcação em D’Alessandro. Damião estava mal, MUITO mal. Entrou Rafael Moura, pior ainda. J. Henrique, pesado demais, foi para a esquerda na do Kleber recém substituído por Scocco. Pouco fez o argentino e muito menos o J. Henrique nesta improvisação.
Um time que já não era muito barato ficou caro demais. A temporada termina para o Inter de forma melancólica. O time não emplacou e Libertadores agora só em 2015. Resta ao torcedor secar o Grêmio nesta reta final de 2013 exigindo por duas ou três vitórias para não ser ameaçado pela segunda divisão.
Aliás, o que o Pato tem na cabeça? 
 
Ex-Colorado Alexandre Pato, falta de respeito com a camisa que veste e ao salário que recebe

Quanto aos pênaltis defendidos por Dida, em ambos, ele “apontou” onde cairia. Os corintianos insistiram bater a penalidade de cabeça abaixada, pagaram o preço. Parabéns ao goleiro gremista!
O Flamengo passou o rodo no Botafogo, 4 x 0 é digno de pena! Vasco e Goiás, este último que perdeu o mando de campo, não são páreos para Atlético-PR e Grêmio, nem o time da Gávea classificado ontem como falamos. 
Pra mim, dos dois times do Sul que passar à final levanta o caneco, a menos que o apito amigo da CBF queira favorecer o rubro-negro carioca, provável finalista desta competição.
 
Saudações Coloradas
 
Imagens: Globo.Com

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Os clubes de futebol que mais ganharam (e perderam) dinheiro nos últimos anos

Apenas cinco clubes brasileiros lucraram nos últimos seis anos. No topo da lista está o Atlético-PR, com um saldo positivo de R$ 118,3 milhões
 
SÃO PAULO - Apenas cinco dos 23 clubes brasileiros lucraram nos últimos seis anos. De 2007 a 2012, o Atlético-PR apresentou o melhor balanço financeiro, com um saldo positivo de R$ 118,3 milhões. Os paulistas Corinthians e São Paulo aparecem em seguida, com lucros de R$ 10 milhões e R$ 8 milhões, segundo um levantamento da consultoria Pluri.
Por outro lado, 18 clubes tiveram prejuízos no período. Eles foram liderados pelos times cariocas Vasco, que perdeu R$ 301 milhões, Fluminense, R$ 285 milhões, Botafogo, R$ 268 milhões, e Flamengo, com prejuízo de R$ 188 milhões. Juntos, eles acumularam um saldo negativo de R$ 1,04 bilhões.
Além do obter o maior lucro nos últimos anos, o Atlético Paranaense foi o clube com o melhor resultado anual apresentado nos seis anos, quando chegou a um superávit de R$ 123 milhões em 2012. Já o Vasco teve o maior prejuízo para um balanço anual, com R$ 277 milhões em perdas em 2008.

Ranking dos balanços financeiros dos 23 clubes

Além do obter o maior lucro nos últimos anos, o Atlético Paranaense foi o clube com o melhor resultado anual apresentado nos seis anos.
O ano de 2012 também foi o único em que o somatório dos clubes ficou no azul, em R$ 38 milhões, devido ao bom resultado positivo do Atlético-PR. “Os resultados mostram o total descaso com a boa gestão financeira e evidenciam que qualquer tentativa séria de Fair Play financeiro deve não apenas garantir o pagamento de salários e impostos, mas também limitar os prejuízos crônicos dos clubes, causa principal do enorme endividamento”, informou o estudo.
Com exceção do Atlético Paranaense, não foram incluídos os balanços de empresas coligadas ou controladas dos clubes.
 

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Carta ao Colorado

Texto que recebi de um torcedor do Inter, leitor do Blog
 
Um clube referencia, um time mão.
Um time de respostas prontas, acomodado, sem brio. Um time de propaganda, campeão de tudo.
Quando perde, são os desfalques, a culpa é do técnico, existe um mártir em campo que é crucificado, foi o juiz, são as viagens... Os reservas não são bons o suficiente? Manda embora, pagar salários altíssimos sem resultado, faz que nem o Santos: bota a base pra jogar.
O problema é o juiz? Faz mais gols que os que ele anula. Alguém errou? Isso faz parte do jogo, tem time ganha com jogadores a menos em campo.
O problema é a mensagem que o Inter passa: campeão de tudo! = acomodado, missão cumprida, soberba...
A melhor mensagem do Barcelona, é que apesar de ser o melhor do mundo, se reinventa, joga pra vencer, só para quando realmente está vencendo por um placar tranquilo, não diminui o ritmo porque é melhor e pode vencer a qualquer momento.
Eu sou da opinião que se impõe respeito com atitudes e exemplo: time inferior se goleia, joga bonito, faz a bola girar rápido.
Tem que correr, marcar, se esforçar, construir a própria sorte, parar de esperar e começar a fazer, começar a agir depois de falar.
Convenhamos, nosso time reserva é melhor que boa parte dos demais clubes do Brasil.
Espero atitude.
Cansei de ficar com raiva de ver esse time girar e não sair do lugar. O que causa maior indignação é saber o potencial que tem e não é utilizado. Nota-se a falta de vontade do clube com a maior folha salarial do futebol das Américas.
 
Autor: Ricardo F. Schramm Jr.
 
Cada um que faça seu juízo de valor! Trata de uma opinião e devemos respeitar, concordando ou não. Achei interessante nos procurar querendo externar o que pensa. Cabe a nós, cada um em seu espírito democrático avaliar, comentando seu desabafo.

O pós-clássico e a Copa do Brasil

Inter, Grêmio e os desafios da semana
 
Foi um grande Gre-Nal! Há muito tempo que não tínhamos uma partida tão boa entre Inter e Grêmio. Os dois souberam aproveitar os erros adversários e tiveram êxito quando encaixaram as jogadas.
Tivemos movimentação porque foram muitos erros de parte a parte. Nos gols do Grêmio, por exemplo, uma saída errada na meia culminou na infelicidade do Jackson. Uma bola totalmente dominada entregue de graça para rápido contragolpe do time de Renato. No segundo tento gremista, uma falta mal cobrada por D’Alessandro seguiu em uma ótima triangulação até o gol da virada.
Qualquer um dos dois poderia ter levado os três pontos, o empate foi o mais justo mesmo. Pela rivalidade que temos é importante não perder, mas na tabela pouco mudaria.
Os dois encaram agora grandes desafios no meio de semana. Francamente acredito que tenhamos mais dois Gre-Nais pela Copa do Brasil. 
 
Muita provocação! Renato Gaúcho mencionou o "binóculo" a algumas semanas atrás para falar da distância do Tricolor na tabela
 
A fase do Corinthians é ruim, enquanto o Grêmio está bem. Vargas, Kleber, Alex Telles, Barcos, e outros mais aí além de estar resolvendo individualmente, estão muito bem postados taticamente.
Já o Inter evoluiu um pouco e muita gurizada sabe que o momento de se afirmar chegou. O Atlético-PR vem de derrota no Brasileirão e sabe quão será importante se manter no G-4.
Inter e Corinthians reconhecem que a conquista de uma vaga na Libertadores 2014 depende deste caneco, já Grêmio e Atlético dividem as atenções com o Campeonato Nacional.
Um cuidado que os times gaúchos precisam ter é com essa demasiada quantidade de erros na meia cancha. Enquanto o Corinthians joga pelo empate com gols, o Atlético-PR leva para campo uma equipe muito veloz, uma das mais rápidas do país. 
 
A resposta veio no gol de D'Alessandro: "Tem time que olha de binóculo, mas também tem time que precisa de VHS para relembrar títulos"

Erros da dupla Gre-Nal podem custar a vaga.
O Tricolor está mais perto. Precisando do resultado simples em casa não terá pressa. O time de Clemer, pelo contrário, tem de sair pro jogo logo em campo inimigo. O Inter busca devolver aquele gol sofrido em casa no jogo de ida. 
O Corinthians erra menos atrás que o Atlético, mas os paranaenses acertam mais na frente que os paulistas.
A lição de que se leva do clássico é a seguinte: “ambos concentrados aproveitam as oportunidades. Podem ser fatais se souberem entrar em campo igual fizeram no Gre-Nal. O mesmo vale na saída de jogo! Quebrar a bola feio, muitas vezes, é mais bonito que tentar jogar e errar. Posse de bola depende de passes certos, mas os dois erram muito - falta jogar mais simples”. 
 
Saudações Coloradas 
 
Imagens: Globo.Com

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

FIO DO BIGODE



No Grenal no primeiro turno do brasileirão, na Arena, a Brigada Militar não queria a torcida do Internacional no estádio, alegando falta de segurança nos arredores. Mesmo com o Estatuto do torcedor, que é LEI, dizendo que fica obrigado ao visitante receber de ingressos 10% da capacidade do Estádio. Se a Arena comporta 60 mil torcedores, o Internacional deveria receber 6 mil lugares. Acontece que o Estatuto neste momento foi ignorado. O presidente do Internacional aceitou receber 2,5% da capacidade total, desde que, pudesse oferecer o mesmo percentual no Grenal da volta. Isso foi relatado no final da reunião, ainda na porta da sala, pelo próprio Luigi. 

Então, chegamos ao Grenal do segundo turno, e o Internacional envia os 2,5% ao qual o Grêmio teria direito. Para espanto de todos, o senhor Fábio Koff ignora o acordo, e vai à CBF exigindo o cumprimento do Estatuto do torcedor, e recebendo os 10% dos ingressos.

Se é Lei, tem que ser cumprida, já diz o ditado. E isso vale de aprendizado ao Presidente Luigi. Ano que vem teremos Grenal na Arena, e que se vier com a história de torcida única, de redução, ele que não vá à reunião, mande por um moto-boy uma cópia do Estatuto do Torcedor. Se a Arena foi construída em local que não oferece condições de segurança aos torcedores gremistas e aos 10% de visitantes, isso não pode ser mais problema do Internacional. Que se mude de estádio, mas se faça cumprir a Lei. Queremos 10% também.

Foi-se o tempo, onde o acordo eram cumpridos, e não se precisava colocar em papel e registrar em cartório os acertos entre duas partes. São poucas as pessoas que ainda respeitam o que se decide "no fio do bigode", e eu achava que uma delas seria um cara que respeitava muito, o senhor Fábio Koff. Que decepção.

Agora. Imaginem o tamanho da bronca que vai ocorrer, caso Inter e Grêmio passem para a semi final da Copa do Brasil. De uma hora para a outra, a Brigada conseguirá dar segurança à 6 mil colorados na Arena ?

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O maior rebaixamento da história

15 times lutam para não cair
 
Parece exagero, mas não é! Em 2009 o Coritiba caiu para a Série B com 45 pontos, a maior pontuação de um rebaixado nesta fórmula de campeonato. Eu aposto todas as minhas fichas que esse “recorde” será quebrado em 2013.
Cruzeiro (59), Botafogo (49), Grêmio (49) e Atlético-PR (48) estão salvos. O Atlético-MG (42) está praticamente livre. Não por conta dos pontos adquiridos até agora, mas pelo momento pré-mundial que está contagiando o time de Cuca. O Galo vive um bom momento e vem subindo na tabela.
O restante está na briga!
As oscilações de Vitória (40), Inter (40), Goiás (40) e Santos (39) não são confiáveis. Corinthians (37), Fluminense (35) e principalmente o Flamengo (37) são times grandes que simplesmente não emplacam um bom momento. Bahia (36) e Portuguesa (34) até tiveram uma boa fase, mas não se consolidam definitivamente para longe do Z-4. São Paulo (34), Coritiba (34), Criciúma (32) e Vasco (32) estão ameaçados desde o início, exceto a equipe do Coxa. O problema é que os paranaenses estão fazendo toda a força do mundo para cair.
 
Rebaixado em 1991 e em 2004, o Grêmio está fora da luta pelo descenso e ainda sonha com o título

A Ponte Preta (26) está pelo fio da navalha e o Náutico (17) já está na Série B. Ambos devem cair...
Resta saber quem serão os últimos dois rebaixados. Eu acredito que “somente” está livre quem somar 49 pontos. Pra mim, o último rebaixado deve descer com 48 ou 47 pontos.
Fica como legado a irregularidade de um Brasileirão nivelado por baixo, bombardeado com um calendário impraticável e jogadores de um nível técnico duvidoso. Nada disso serve de desculpa porque a dificuldade de um é a mesma para todos.
Incompetência não pode absolver. Todos conheciam as regras do jogo antes da 1.ª rodada e não é de hoje que as dificuldades com o número de jogos assombram os Clubes. Quem se prepara, planeja e trabalha com inteligência, se mantém na elite.
Este rol de “rabaixáveis” deve diminuir muito, mas não me recordo de um campeonato nacional nesta esta altura com tantos aspirantes ao descenso.
 
Pitacos:
 
- O Inter ingressou contra o Cruzeiro na Justiça;
- Em pauta o eventual atraso no pagamento da transferência de Dagoberto;
- Um líder em débito fora dos gramados;
- O Grêmio trabalha a renovação de Renato;
- Libertadores 2014 será o foco;
- Portaluppi tem a chance de conquistar a taça que deveria ter sido levantada anos atrás pelo Fluminense;
- Mais um final de semana de confusão nas arquibancadas;
- Pseudo-entendedores falam de tudo quanto é lado;
- O que ninguém lembra é a da falta de investimento em cárcere;
- Se mudar a Lei resolvesse, mulher não apanhava mais de homem e ninguém dirigia embriagado;
- Punição de verdade é retirar transgressores do meio social;
- Mas penas de verdade custam caro;
- Com uma Lei branda o sistema prisional está superlotado;
- Imaginem uma norma rígida?
- Mais perguntas...
- Alguém vota em política que constrói presídios?
- Você concorda com uma unidade prisional em seu bairro?
- Falar e reclamar é fácil, muito fácil!!!
 
Saudações Coloradas

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Sejam Bem-Vindos, novamente!

Blog comemora 03 anos de criação
 
No dia 11 de outubro de 2010 nasceu oficialmente o Blog "Boleiro Gaúcho". O texto inaugural está ativo até hoje pelo link http://boleirogaucho.blogspot.com.br/2010/10/sejam-bem-vindos.html. De lá para cá, vários assuntos foram debatidos. Como pauta o futebol nos mais diversos temas e ângulos.
 
Por se tratar de um espaço frequentado por muitos Colorados e Gremistas, tivemos a maioria dos textos e seus respectivos post's relacionados justamente à dupla Gre-Nal, mas nem por isso o esporte como um todo deixou de ser falado.
 
Alguns números(*):
 
34.462 visualizações de página
227 postagens
 
Picos de acesso:
1º (Julho de 2011): 1.588 visitas
2º (Agosto de 2013): 1.324 visitas
3º (Julho de 2013): 1.224 visitas
 
Texto mais visitado: "LIBERTADORES, O SONHO DA AMÉRICA", de Marcão em 07/04/2011 (448 visitas)
Texto mais comentado: "PRÉ BALANÇO DO BRASILEIRÃO 2012", de Marcão em 28/10/2012 (121 comentadas)
 
Visualizações de página (a nível mundial):
Brasil - 31.845
Estados Unidos - 926
Alemanha - 904
Rússia - 249
Ucrânia - 118
Letônia - 39
Reino Unido - 18
Espanha - 15
Coreia do Sul - 13
França - 11
 
Pelas mídias sociais sou procurado por algumas pessoas que declaram se "divertir" por aqui. Ficam ocultos, às vezes até opinam, mas a maioria delas apenas se "deliciam" com as rusgas e o tom de bom humor comum do Blog. No entanto, nos elogiam também pelo alto nível dos textos, me dizendo que aproveitam para se informar com as opiniões publicadas no "Boleiro Gaúcho". 
 
Trata-se de um local alternativo, despregado de imposições textuais. Tão logo, a "coisa anda" e é digna destes elogios mesmo. Seja por diversão ou por necessidade de expressar uma opinião, a alimentação da página é constantemente, tempos a tempos, sempre pelos colaboradores inscritos de forma voluntária.
 
Então... aos remanescentes do antigo Blog escrito pelo colunista Divino Fonseca, que assinava a versão digital da Lancenet, escolhemos a dedo dentre os "órfãos" de lá para debater aqui. Todos estes que recebem neste singelo agradecimento, os parabéns por manter o "Boleiro Gaúcho" ativo ao longo desses anos.
 
Amigos,
FJC - Gremista
Ramão Corso - Colorado
Marcão - Gremista
Acioli - Colorado
Stevan - Gremista
Adolino Cerri - Colorado
 
Saudações a todos estes colunistas e os demais que visitam nossa página! 
 
(*) Levantamento de informações em 01/10/13.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O pior do melhor deste Grêmio

Renato escala medalhões e time perde chance de ouro

Duas rodadas para tirar alguma de diferença! O Tricolor "ainda" é uma ameaça para o Cruzeiro, apesar de toda a distância. São 11 pontos que se convertem em 04 rodadas. Restavam 13 oportunidades para diminuí-la, mas agora restaram só 12.
A chance era de "ouro". O Cruzeiro enfrentaria um desesperado em casa e depois mediria forças com seu maior rival. O Galo se deu ao luxo de “poupar” jogadores, criando uma tarefa duríssima para o líder no fim de semana.
O time de Renato também encontrou um desesperado em casa, mas "teoricamente" mais fraco que o São Paulo. Depois vai ao RJ jogar contra o Fluminense, muito menos ameaçador que o Atlético-MG. Uma oportunidade de marcar 06 pontos esperando ao menos um tropeço do Cruzeiro.
A ajuda veio já com os mineiros perdendo em casa para o São Paulo de Muricy. "Poderia" entrar pressionado no clássico, mas o Grêmio conseguiu perder também.
Que chance... que vacilada!

Qualidade de sobra, idade de peso e resultados contestáveis

O Inter errou do mesmo jeito quando, pensando no clássico Gre-Nal, forçou o terceiro amarelo de D’Alessandro (derrota para o Náutico). O Tricolor pecou ao trazer Zé Roberto e Elano de volta para o time titular agora. Em ambos os casos faltou HUMILDADE!
Renato Portaluppi quis o melhor do Grêmio, escalando jogadores que seriam titulares em qualquer time do país. Não vou "colocar" a culpa exclusivamente neles, mas o melhor do Grêmio não foi o mais produtivo durante toda a temporada. Se acreditou na vitória passando bem pelo Criciúma. Os caras voltariam com moral e o time teria em campo, daí em diante, tudo aquilo que o técnico acredita ser o correto.
Ficou pior porque o time perdeu. O mesmos se queimaram e a chance de título diminuiu. O que poderia ter atenuado a distância para 03 rodadas com a expectativa de tirar um pouco mais no Domingo de clássico em MG, se tornou uma frustração.

Pitacos:

- Clemer mantém o desenho de Dunga, mudou pouco até agora;
- Depois da vitória diante o Fluminense, achei que alguma coisa seria diferente para a partida contra o Flamengo;
- O técnico Colorado preferiu se manter nas convicções anteriores;
- Como venceu antes, temos que concordar;
- Que palhaçada do Flamengo em relação ao empréstimo de Carlos Eduardo;
- O meia que vinha em baixa precisava de tempo, todos sabiam;
- Preferiu o Rio de Janeiro ao Inter;
- Agora o jogador paga caro pelo amadorismo dos dirigentes rubro-negros;
- Vasco, São Paulo, Flamengo e Fluminense... os grandes ameaçados;
- Coritiba, Goiás e Portuguesa... os menos tradicionais que lutam pra não cair;
- Náutico já está na Série B tem tempo;
- Ponte Preta está quase lá, enquanto o Criciúma tenta respirar;
- Acredito que nenhum grande caia, mas começo ver o Flamengo brigando com esses aí mais de perto; 
- Apostaria HOJE em um rebaixamento com Náutico, Ponte, Criciúma e Coxa. Mas o Flamengo, acredito, escapa por pouco;
- Isso se conseguir escapar!

Saudações Coloradas

Imagens: Portal Globo.com

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O agora, o antes e o depois

Começo e fim da era Clemer no Inter
 
É tratado abertamente que Clemer assumiu a vaga deixada por Dunga interinamente. Então, me parece, que o ex-goleiro Colorado já tem prazo de validade no comando do time. Forçadamente em sua estreia escalou na zaga um jovem zagueiro ao lado de um veterano, Juan estava suspenso. Vamos ver se esta formação será mantida.
Igor e Willians saíram jogando, mas Caio voltou para o banco e Forlám permaneceu barrado. L. Damião começou como titular e pelo visto, ao menos com Clemer, os garotos vão ter mais oportunidades.
 
Jovens tem moral com Clemer
 
Taticamente pouco mudou em relação a Dunga, até porque ele não é doido de mudar tudo agora. Mas as “pinceladas” do novo técnico parece ter surtido um bom efeito e a vitória diante este Fluminense em ascensão na competição foi muito válida.
Isso é o que temos para agora!
Apesar de ferrenho crítico ao trabalho de Dunga, especialmente depois da derrota para o Náutico e o empate diante o Botafogo, eu não posso esconder minha admiração pelo cara! O problema é quando não sabemos dividir a idolatria pelo profissional (atleta) com o de comandante técnico (treinador), viciamos as coisas.
O Inter perdeu sim... queimamos mais um ídolo na era G. Luigi, mas tudo foi muito menos traumática que as saídas de Falcão e Fernandão. Ficou uma bonita nota (de emocionar qualquer Colorado), o exemplo de trabalho e dedicação, um título Gaúcho e a chance desse time buscar a vaga na semifinal da Copa do Brasil. Mas restou uma campanha ruim no Brasileirão, a confiança equivocada em jogadores como Willians e uma tentativa frustrada de impor as coisas no vestiário de cima para baixo. 
 
Os melhores, aqueles que decidem precisam jogar! Falta de empenho e indisciplina merecem ser punidos com o banco...

Me pareceu na derrota contra o Vasco os jogadores “abandonaram” o professor. As atitudes em campo (ou a falta disso) por parte de muitos “pareciam” motivadas pela “vontade” de derrubar o Dunga. Mas a idolatria do torcedor pelo “jogador e pessoa” permanece, não entendo tenha sido manchada em sua saída.
Isso era o que tínhamos!
Não acredito mais no rebaixamento. Depois desta vitória e dos resultados paralelos está mais fácil chegar em G-4 do que em Z-4. Não sei se a direção vai trazer alguém para o lugar de Clemer agora, até porque me parece que os nomes disponíveis encaixados no padrão procurado, aceitariam o cargo apenas em 2013.
Clemer de interino é perigoso. Ele treinava jogadores da base, é muito diferente tratar com essa boleiragem do time de cima. Apesar de conhecer o Beira-Rio como poucos, estar no Clube desde sua aposentadoria como atleta e de todo respaldo do torcedor, não acho esteja pronto para assumir uma bronca dessas. 
 
O apoio ao novo técnico parece vir de todos os lados
 
Pensava nele como promissor na carreira, começando ao lado de um cara mais rodado na condição de auxiliar técnico. Precisa de cancha para pegar um time como o Inter, ainda mais nessas condições. 
Resta torcer.
Se der certo até o fim de ano, a direção vai substituí-lo depois? Alguém imagina o Clemer campeão da Copa do Brasil perdendo o lugar no banco de reservas? Não dando certo, entendendo que a direção antecipou etapas, pode ter perdido a chance de contratar um bom treinador para o time principal, queimando-o inclusive. Seria um verdadeiro recorde, quatro ídolos da torcida “fritados” na mesma gestão!!!
Por isso, não se sabe o que teremos!
 
Pitacos:
 
- Como joga esse Alex Telles!
- O Grêmio consolidou definitivamente sua condição de único aspirante ao título além do Cruzeiro;
- Vai ser difícil chegar, mas lembro que o time de Minas não teve uma sequencia negativa “ainda”;
- Quatro rodadas separam líder e vice-líder, restam treze por ser jogadas;
- Jérôme Valcke avaliou as obras do Beira-Rio positivamente;
- A empolgação dos Colorados é grande! Mas o sentimento da torcida é mais de “saudade” do Beira-Rio que “novidade” (algo novo), como foi a Arena para os gremistas;
- Não existe expectativa de nova era... apenas a certeza que ficar sem seu estádio para acompanhar seu time é ruim demais;
- Usar a falta do Beira-Rio como desculpa para os resultados, como já disse, é balela. Somente o torcedor pode sentir “realmente” a sua falta.
 
Saudações Coloradas
 
Imagens: Site do Inter