Treinador Colorado finalmente acerta e ajuda seu time vencer o Criciúma
Não posso ser incoerente agora, absolvendo Dunga por causa da vitória de ontem. Os vários pontos perdidos tiraram o Inter da briga pelo título. Muitos destes resultados ruins, segundo opinei aqui no Blog, condicionei ao seu trabalho frente a Comissão Técnica. Apesar de eu ainda achar que o Colorado Gaúcho precisa de um novo treinador, os três pontos obtidos em Santa Catarina combinados com os resultados favoráveis, reacenderam a chama da esperança por uma vaguinha no G-4.
O jogo
A equipe do Internacional foi superior por durante todo o tempo. Criou as chances sem tanto volume como antes, mas tinha uma compactação interessante na defesa. Com Josimar, o time obteve a tão aclamada saída. Com isso, a posse da bola não era facilmente perdida e Airton pode se preocupar exclusivamente em marcar. Gabriel, apesar de limitado, é o único lateral direito em condições de jogar. Kleber foi importante nas triangulações pela esquerda, justamente onde foi criada a maioria das jogadas. Por ali saiu o gol, inclusive.
Destaques positivos
D’Alessandro está em um nível muito alto. Confiante e com um voluntarismo de tirar o chapéu, é e vem sendo o jogador mais importante deste elenco. A “D’Ale dependência” tende ser uma síndrome que o Inter deve conviver por muito tempo.
Outro com moral é o jovem Otávio! O garoto tem personalidade e faz um papel interessante no ataque. Foi premiado com um gol.
Apesar das deficiências na marcação, os laterais foram bem. Cobertos pelos demais defensores, Gabriel e Kleber fizeram ambos boas partidas.
Josimar em campo, enfim, saída de bola!
O fenômeno das trapalhadas, Sr. Airton, foi aquilo que DEVE ser. Marcou entregando a bola para quem sabe jogar. Foi uma peça importante na partida de ontem. Mas a grande mudança foi a entrada de Josimar! Quando joga simples e não se mete a armar jogadas, faz muito bem para o time. Ele tem um pouco mais de qualidade que o Airton e os outros volantes que vinham jogando (Willians e Igor). Arredonda a bola para os meias e o time não fica vulnerável ao contra-ataque todo momento. Marca bem e se encarregando do primeiro passe, é o titular.
Dunga acertou na primeira troca, substituindo Otávio por Scocco. Podia até ter matado o jogo.
A vontade de todo um time de vencer! Ficou claro ontem que o objetivo de todos era um só, buscar o resultado. O Inter não jogou bonito, mas fez valer a vitória. Parabéns ao Dunga por ter conseguido, enfim, recuperar a vontade de ganhar desta equipe.
Destaques negativos
Assim como os volantes Airton, Willians e Igor não podem ser escalados ao mesmo tempo, devendo apenas um dos três jogar ao lado de Josimar, Juan e Índio também precisam se revezar. Alan e R. Alves são mais jovens, tem mais pegada e não ficam para a sobra. Um dos dois veteranos precisa jogar e o outro segurar na reserva. As únicas chances do Criciúma foram em jogadas rápidas, quando ambos bateram cabeça. Alinhar juventude e experiência, assim como qualidade e disposição são medidas a ser tomadas com os volantes, mas também com a zaga.
Scocco joga muito, mas precisa entender que não está mais no Newll’s. Sei que é difícil mudar a característica de um jogador, ainda mais quando esse jeito de jogar lhe levou ao sucesso. Por seu futebol que foi contratado, não por outra coisa. Contudo, o gringo precisa “evoluir”! Quando trabalha a pelota com os homens de frente cria jogada de gol, mas quando resolve definir sozinho não vem acertando.
Índio e Juan, um ou outro!
Leandro Damião se apresenta, tem vontade, dá o combate e se movimenta o tempo inteiro. Faz o certo sim, mas a jogada dele insiste em não entrar. Precisa de tempo e da paciência do torcedor.
Os times do Oriente Médio são fracos, mas pagam bem. Lá, os brasileiros desfilam, dão um show. Consequência disso é o que se vê em campo quando valores da qualidade de Alex voltam ao Brasil. Primeira partida com 90 minutos dele desde que vestiu novamente a camisa Colorada, mas muito longe daquilo que todos sabem que pode agregar ao time.
Pode até ser implicância minha, mas os goleiros do elenco não me passam confiança.
Dunga errou nas duas últimas trocas. D’Alessandro cansou, mas devia ter dado lugar a Alan Patrick e não ao Willians. O time perdeu a variação porque Alex não estava conseguindo fazer o ataque jogar, trazendo o Criciúma para cima dele quando faltavam em torno de dez minutos para terminar. Depois Damião deu lugar ao Alan Patrick. Não sei se tirar o centroavante é boa alternativa, ainda mais quando este se dedica tanto na marcação da saída adversária e é uma importante peça de gol na frente.
Mas valeu pelo resultado.
Pitacos:
- Parece que o título fica mesmo entre Cruzeiro e Botafogo. Apostaria nos cariocas, apesar os mineiros também estar com liga de campeão;
- Grêmio, Atlético-PR, Inter, Corinthians e Coritiba, destes dois devem se integrar ao G-4. Goiás e Santos correm por fora;
- Náutico já caiu, Ponte Preta já está com um pé lá! Portuguesa, Criciúma, Bahia e Vitória devem lutar até o fim. Os grande ameaçados são Vasco, São Paulo, Flamengo e Fluminense, mas honestamente acho que nenhum destes cai;
- O que falar do Muricy? Fantástico!
- O Atlético-MG vai tirar muitos pontos dos líderes. Livre e tranqüilo pensando em Mundial, joga sem responsabilidade e vai ser o contra-peso na reta final;
- Quem comemora vaga é vestibulando e candidato a emprego! No futebol, é consequência pela briga na ponta de cima. O que entra para a história são títulos.
Saudações Coloradas
Imagens: Site do Inter


Caro Rafael,
ResponderExcluirAtlético-MG vai tirar pontos a hora que quiser e a hora que precisar tirar. Se perdesse ontem, ficaria a um ponto da zona de rebaixamento. É um time que tenta se curar da ressaca da Libertadores, usa o Brasileiro como teste e tenta acordar para o Mundial Interclubes.
No jogo de ontem, ele não poderia perder para o Grêmio, primeiro, porque tem mais time e segundo porque existem muitos jogadores, incluindo o técnico, com uma motivação extra em vencer o ex-clube. Victor, Rever, Ronaldinho Gaúcho e Cuca, "doam o sangue da veia" quando o enfrentam o Grêmio. Há uma certa satisfação a mais em vencer o clube que os projetou para o futebol.
Sobre o Grêmio em si, eu diria que todo mundo considerou o jogo equilibrado, com vitória dos mineiros, obtida no chamado "detalhe" do futebol. Mas muita gente esqueceu de mencionar a ausência de três jogadores fundamentais nesse time de Renato: Werley, Souza e Kleber. Sem esse trio o Grêmio perde metade de sua força.
Concordo na maior parte dos seus pitacos, exceto na aposta no Bota-Fogo. O Cruzeiro tem muito mais tradição que os cariocas em se tratando de títulos. A menos que a estrela solitária quebre a sina de cavalo paraguaio, assim como fez o galo mineiro, nessa última Libertadores!
Não entendi a ironia de seu último ponto, quando afirma que "quem comemora vaga é vestibulando e candidato a emprego!", pois o que vale mesmo são títulos!
Estaria se referindo aos gremistas em comemorem vaga no G4?
Se for isso, não esqueça que o Inter conquistou duas Libertadores, justamente, dessa forma, depois de uma vaguinha entre os dois ou três primeiros da Série A!
Rafael concordo com vc,tirando apenas seu palpite sobre a campeão eu apostaria no Cruzeiro,mas mesmo assim sei que tudo pode virar isso já aconteceu muito antes,tem times que começam a ganhar tudo e quando começam a perder tudo desanda.Sobre o Josimar eu já tinha falado que mesmo ele não sendo um craque quando não esta jogando tem feito muita falta no time,ainda bem que retornou e sobra o Dunga eu acho que ele realmente sai no final do ano e o Abelão volta para casa e que seja bem vindo.
ResponderExcluirÉ Rafael, parece que o teu discurso mudou, e o Dunga não é mais "o maior leproso do mundo". Pois bem, eu desafio a todos aqui do Blog, a dizer 1 jogo onde o Inter foi inferior ao seu adversário, durante as 21 rodadas que passaram.
ResponderExcluir"Dunga tira leite de pedra", em certos setores chega ser patético o time colorado, nas laterais, na zaga e de volante, e tem algumas peças de reposição que não servem para um fiat 147 cansado.
Este brasileirão está mesmo nivelado por baixo, onde desafiado pelo Marcão, cravei já na 8º rodada que o Cruzeiro seria o campeão. Neste quesito, de adivinhar, eu já me considero tri campeão, com mais uma libertadores de lambuja, e lhes digo, com 3 ou mais rodadas de antecedência a raposa já estará com o caneco na toca.
Agora eu digo, qual foi time que mais investiu pra ganhar o brasileirão? O Cruzeiro, não saiu ninguém e chegou mais 17 reforços, enquanto o Inter vendeu Moledo e Fred e não quis investir alto em contratações, o Cruzeiro abriu os cofres e gastou obscenamente, até em contratações furadas como Dagoberto, Julio Baptista e tantos outros. Gastou, arrasou as finanças mas tá com a taça na mão.
Times como Inter e Grêmio são muito cautelosos neste aspecto, além de não gastar muito, ainda vendem o que tem de bom. Tá aí um dos motivos de nunca terem ganhado nenhum brasileiro.
FJC:
ResponderExcluir"Não entendi a ironia de seu último ponto, quando afirma que "quem comemora vaga é vestibulando e candidato a emprego!", pois o que vale mesmo são títulos!
Estaria se referindo aos gremistas em comemorem vaga no G4?
Se for isso, não esqueça que o Inter conquistou duas Libertadores, justamente, dessa forma, depois de uma vaguinha entre os dois ou três primeiros da Série A!"
R.: NÃO MEU VELHO, NÃO... ESTOU ME REFERINDO ÀS PUBLICAÇÕES QUE OVACIONAM ESTE G-4 COMO SE VALESSE ALGUMA COISA. O QUE VALE E ENTRA PARA A HISTÓRIA É TÍTULO, SEM MAIS. SE O CANECO VIER DEPOIS, COM A CONQUITA DA LIBERTADORES AÍ SIM É OUTRA HISTÓRIA, MAS NÃO NO FIM DO CAMPEONATO COMEMORAR VICE-CAMPEONATO, TERCEIRO OU QUARTO LUGAR É UMA VERDADEIRA PATAQUADA. PRA MIM, VAGA NA LIBERTADORES TEM QUE SER CONSEQUENCIA, NÃO UM OBJETIVO. TIME GRANDE COMEMORA TÍTULO. TANTO O INTER COMO O GRÊMIO SÃO MUITO TRADICIONAIS PARA SE TRANFORMAR EM TIME PEQUENO QUE ACHA "VAGA" ALGUMA COISA IMPORTANTE. PIOR QUE TEM TOECDOR QUE CAI NESTA PILHA DIZENDO: "MAS BAH, AÍ SIM, FALTA UM PONTO PRO G-4". ISSO É RIDÍCULO!!!
Saudações Coloradas
Acioli:
ResponderExcluirDesculpe a franqueza, mas você deve estar de brincadeira! O Dunga tira leite de pedra perdendo pontos para Náutico, Vitória, Bahia e Portuguesa? A crônica do país inteiro aponta o elenco Colorado como um dos mais fortes do Brasil e ele não consegue sequer ameaçar os líderes...
Os meus comentários sempre foram respeitadíssimos. Admiro o cara, mas no Inter não deu certo. Nunca o comparei a leprosos e coisas desse tipo, ainda mais um ídolo como ele.
Neste texto deixei claro que não absolvi sua liderança no Comando Técnico por causa desta vitória, acreditando que "ainda" dá tempo de trazer o Abel.
Tomara queime minha língua. Seria o cara mais feliz deste mundo, mas acho brabo.
Saudações Coloradas
Na minha opinião no Inter falta pessoas mais qualificadas no futebol. O Luigui é uma pessoa muito correta,mas na parte de futebol deixa muito a dever.Sobre o Dunga é complicado eu mesmo já acreditei muito nele como treinador,mas ultimamente estou pensando que falta um pouquinho de experiência para ele e menos teimosia.Mas concordo com o Rafael com o elenco atual e com um bom treinador daria muito mais retorno.
ResponderExcluirAcioli,
ResponderExcluirMeu caro vidente, tu pode ser adivinhão e tudo o mais relacio
nado ao além, mas nesta tu viajou parceiro! Leite de pedra o Dunga tiraria se tivesse um elenco como o do Náutico, ou da Ponte Preta e estivesse nessa posição da tabela! Com o elenco e a camisa do Inter ele tinha que estar junto com o Grêmio e na cola do Cruzeiro, como bem disse o Rafael! Fosse um treinador mais experiente e capacitado certamente estava lutando pela ponta, pois não teria perdido jogos imperdíveis e nem sequer empatado outros "inempatáveis"! (E nem sei se existe esta palavra.) Mas por outro lado, tá certo teu raciocínio: é cedo prá entregar os pontos pro Cruzeiro! Pode ser difícil, mas ainda dá tempo de alcançá-lo desde que um pouco de sorte ajude!
Caro Rafael,
ResponderExcluirNão contesto totalmente tua argumentação, só quis entender melhor! De certa forma, a dupla tem se contentado com uma vaguinha nem que seja na Pré-Libertadores!
Os títulos vão para o Rio, SP ou Minas. Nós continuamos muito provincianos! Nos resumimos a briga pelo regional, e ficamos por conta de algumas rusgas em torno do maior número de títulos ou da maior torcida do Sul.
Está na mais do que na hora da dupla retomar o caminho dos títulos. Mas infelizmente não vai ser esse ano. Estou sem fé na dupla, tanto no Brasileiro quanto na Copa do Brasil. Acho que o Grêmio belisca e segura a tal vaguinha no G4. Na Copa do Brasil, o Corínthians é favorito.
Com relação ao Inter, eu seria mais pessimista, se fosse torcedor colorado. Não creio que o problema seja somente o técnico, e que o elenco seja assim tão espetacular. O Inter tem muitos jogadores veteranos, com prazo de validade quase no vencimento, tais como Índio, Juan, Kleber, Alex e o próprio D'Alessandro. A maioria dos atletas são de nível médio. Pelo pouco que conheço, a base é fraca, sem grandes destaques. Se falta treinador, também podemos dizer que falta time para sonhar com algo a mais na competição. Mas isso não o impede de chegar à Libertadores, já que os demais, incluindo o Grêmio, não são em nada superiores.
Todo ano essa conversa de que o Brasileirão está "nivelado por baixo". Mas o que seria um futebol de alto nível? Em relação ao futebol de outros países, o Brasil não está por baixo, provou isso na Copa das Confederações. Talvez o nível do futebol mundial não seja o mesmo de outras décadas, mas não foi só o nosso que decaiu, mas também o de outros lugares do mundo.
Sobre a previsão do Cruzeiro, essa foi uma sacada muito boa do Acioli, que primeiro analisa o elenco dos times que entram na competição, e dependendo do resultado da Libertadores, largam na frente do campeonato nacional.
Assim foi o Fluminense ano passado, volto para casa mais cedo da Libertadores, tinha uma base muito forte, largou na frente nas primeiras rodadas, e nunca mais foi ultrapassado.
O Cruzeiro manteve a base do campeonato estadual, contratou bons reforços, e sem Libertadores teve tempo de se dedicar a competição desde as primeiras rodadas.
Assim como a raposa, o Bota-Fogo também teve esse mesmo retrospecto, por isso é ainda um candidato vivo ao título de 2013.
Hora de analisar o elenco colorado, e começar a planejar o 2014, com casa nova, e uma nova mentalidade. Como eu disse estes dias, temos que enaltecer o que temos feito de bom, com uma política pés no chão e com grandes investimentos, alguns furados, é bem verdade, mas no frigir dos ovos o trabalho foi positivo, e a maioria das células cancerígenas foram descartadas.
ResponderExcluir1º Acabam os contratos de Kléber e Indio, que não devem ser renovados, fica-se um agradecimento aos 2 e reconhecimento pelos bons serviços prestados.
2º Acaba o contrato de Gabriel e Ednei que foram duas lastimáveis contratações.
3º Temos que nos livrar de Bollati, Rafael Moura, Igor, Airton, Caio, Gilberto, Marcos Aurélio, repassando alguns destes em definitivo ou pagando parte do salário deles para que fiquem longe do Beira Rio, até o fim de seus contratos.
4º Ir ao mercado nacional e trazer revelações do brasileirão 2013, fazendo algumas dívidas á longo prazo, como fez o Cruzeiro este ano e trouxe 17 novos jogadores e manteve o que tinha de bom, focando o brasileirão que á 35 anos não ganha, aí sim, com jogadores campeões e valorizados, negociar alguns, saldar as dívidas, mas com caneco novo na prateleira.
Estas são algumas medidas, que já podem ser tomadas, temos muito trabalho pela frente, precisamos de pessoas que enxerguem longe e raciocinem rápido, trabalhem muito e sério, só assim teremos de volta um Inter grande e vitorioso.
Em relação a Cruzeiro e Botafogo:
ResponderExcluirNessa altura da competição, comparando analogicamente com os outros anos, os times da ponta geralmente são os que lutarão pelo caneco até o fim. Uma exceção à esta regra foi 2009, quando o Palmeiras de Muricy caiu MUITO de rendimento com uma sequencia horrível de resultados. Sequer G-4 conseguiram pegar. Por isso, eu acho difícil o título escapar de um deles. O confronto direto deste meio de semana em Minas tem muita importância e pode ratificar isso. Este jogo pode dar ao Cruzeiro sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado ou praticamente juntar as duas equipes na ponta, dando a moral que os cariocas precisam para passar em definitivo. Um empate ainda é resultado interessante para o time Celeste.
Digamos que do Grêmio até o Inter (GRE: 37 pts., ATL: 35 pts., INT: 34 pts.) ainda haja uma esperança de título. A menos que ambos tenham uma sequencia de seis ou sete vitórias e ambos na frente tropecem em quatro ou cinco rodadas consecutivamente, esqueçam.
(CRU: 46 pts. e BOT: 42 pts.). Restam 18 jogos, certo? Quantas rodadas cada um precisa HOJE para alcançar os líderes, considerando vitória do time de trás e tropeço do time da frente?
- GRE: 2 jg p/ BOT e 3 jg. p/ CRU
- ATL: 3 jg p/ BOT e 4 jg. p/ CRU
- INT: 3 jg p/ BOT e 4 jg. p/ CRU
É muita coisa para quem não tem a estabilidade dos dois líderes. O Grêmio teve sua sequencia de vitórias, o Inter também. Hoje não são tão constantes como aqueles da frente. Claro, em os dois (CRU e BOT) perderem a "liga", sabendo a dupla Gre-Nal se impor nos confrontos diretos, "pode" haver alguma mudança em favor dos Gaúchos.
Como disse, os dois líderes estão com uma coisa chamada "LIGA". É algo fundamental no mundo da bola que premia os campeões. As coisas dão certa, os jogadores se fecham entre si, a bola do adversário bate na trave e a sua entra inexplicavelmente, foco+qualidade+determinação+sorte+blindagem! Este jogo pode ascender ainda mais a "liga" de algum dos dois times.
Repito, Cruzeiro e Botafogo só perdem este título para eles mesmos neste momento do certame. Nós dependemos disso para alcança-los.
Saudações Coloradas