Marketing gremista agradece
Em virtude de um compromisso acadêmico, não pude assistir os jogos de ontem. Ao buscar informações sobre as partidas, em especial o resultado entre Grêmio x Cruzeiro, descobri que o time gaúcho derrotou o líder da competição, que houve uma queda de energia na Arena, dentre outras coisas mais.
Mas o maior destaque da rodada, ao menos em acúmulo de acessos, nem foi nada disso.
Para explicar melhor o objetivo desta reflexão, começo este texto reproduzindo o "Top 5" de matérias mais acessadas no portal Globo.com. Procurando a categoria "esportes", vejam o ranking do dia 22/08 (hoje) às 12:30 hs:
1.º Filha de Renato Gaúcho publica foto com camisa do Grêmio e brinca: ‘Quase morri’
2.º Neymar diz ter recuperado peso e se irrita sobre doença: ‘Ninguém sabe a verdade’
3.º Taekwondo: brasileiras na lista das mais belas levam assédio na esportiva
4.º Com novo visual de R10. Galo bate o Bahia e encerra a seca pós-Libertadores
5.º Após infernizar zaga do Flamengo e marcar belo gol, Walter já mira Libertadores
Filha de Renato Gaúcho, Carolina Portaluppi afirmou que sofreu com o jogo do Grêmio, comandando pelo pai Foto: Reprodução / Instagram
Não sei dizer se na contratação do técnico Renato haja alguma cláusula contratual atrelada as aparições de sua filha nas redes sociais vestindo a camisa do time e/ou fazendo comentários pessoais sobre as partidas. Até acredito que não tenha mesmo e que ela não é parte interessada, mas se tiver, foi uma baita cartada de Marketing do Grêmio.
A marca do Clube fica em evidência o tempo inteiro, seja nas vitórias ou nas derrotas, desde que a "filha do Renato Gaúcho", é claro, apareça em alguma matéria. O exemplo do Portal Globo.com, um dos mais acessados (senão o mais) do Brasil, comprova o que estou dizendo.
Quanto a questão de "imagem", é outra coisa para discutir separadamente. O importante é confirmar que o logo gremista está em alta evidência na Internet. Em virtude disso, o alcance extrapola os limites do Rio Grande do Sul atingindo todo o país, é inegável.
O Corinthians, por exemplo, lucrou por demais com a imagem de Ronaldo Fenômeno. Contratos publicitários e outros canais auferiram uma receita imensa ao Clube. Ronaldo é mais que um jogador, é uma celebridade, tal qual Carol também é hoje!
Por isso, reitero que não sei dizer se há relação jurídica da menina com o Clube, mas se não houver vínculo algum, sugiro que a direção gremista abra os olhos, contratando-a como garota propaganda. Na qualidade de funcionária, essas valio$a$ aparições sempre em destaque na Internet valem muito dinheiro, uma alternativa em estratégia de Marketing.
Lembro da recente passagem de Roger Flores pelo Tricolor e do efeito semelhante que sua ex-mulher Deborah Secco provocava nas mídias. Pena que não soube ser aproveitado, nem explorado como poderia.
Na oportunidade, a beldade afirmou ter virado gremista
Seria um bom negócio para ela que me parece gostar bastante dos holofotes, assim como para o Grêmio, cuja logo está atrelada nas recentes postagens da garota nestas redes sociais (Carol + Grêmio). Se as notícias com a menina são mais acessadas na web, em se tratando de esporte, porque não explorar suas aparições em Facebook, Instagram, etc.?
Saudações Coloradas
Imagens: Globo.com


Fizeste uma boa postagem, Rafael. Eu próprio nunca parei para pensar nessa possibilidade.
ResponderExcluirMas será que isso seria um Marketing propriamente? Carol é carioca, e um dia, talvez, se o pai for para o Flamengo, vai dizer que sempre foi rubro negra.
Ela disse o que todo jogador diz quando chega a algum clube.
Não acredito muito que tenha sido tudo planejado e que faz parte de alguma cláusula contratual. A Carol não joga futebol, quem joga são os jogadores, quem treina é o pai.
A beleza da filha pode até ser usada como propaganda, mas não sei se isso chega a ser o fundamental em termos de estratégia de Marketing. De nada adianta desfilar com a camisa do Grêmio se o time estiver mal no campeonato.
Se o trabalho do pai não for bom, toda estratégia vai cair por terra. À duas rodadas atrás, a piadinha mais comum era a de que a única "coisa boa do Grêmio" era a filha do treinador. "O time é fraco, decadente; Renato não é treinador", assim se dizia.
Sobre o jogo de ontem, não podemos esquecer o que dizia o velho Luxa, que apesar de colecionar resultados ruins, algumas vezes, era coerente nas palavras ou pelo menos no discurso. Ele dizia que nas derrotas deve-se ter o cuidado não pensar que tudo vai mal, assim como nas vitórias não devemos no iludir que tudo está muito bem.
Bastaram duas vitórias para entrar no G4, dependendo da rodada de hoje, claro. Se o olharmos a tabela de classificação veremos que se o Grêmio tivesse derrotado o Coxa semana passada, estaria na liderança do campeonato.
Aquela derrota para o Coxa ainda está difícil de engolir. Continuo pensando nessa partida, afinal, foi uma das maiores surpresas que já vi nos jogos em que o Grêmio foi mandante.
O que aconteceu ontem foi que o Cruzeiro não suportou a pressão do Grêmio. Os crônistas creditaram a vitória a um certo vacilo do Cruzeiro, o fato de ter um jogador a menos, alguns desfalques, não sei mais o que, mas a verdade é que o time mineiro não é imbatível, e em seus domínios o Grêmio continua sendo muito forte e pode bater qualquer equipe do futebol brasileiro.
Depois de um primeiro tempo de algumas dificuldades para pressionar o Cruzeiro, o Renato desmanchou o esquema com três zagueiros, explorou jogadas pelos lados, botou o Cruzeiro na roda, e chegou a vitória com méritos.
A vitória tem que ser saboreada, comemorada, mas não há muito tempo para isso. O Grêmio nunca vence o Vasco no RJ e está na hora de quebrar esse tabu.