segunda-feira, 20 de maio de 2013

Mais um Brasileirão que se inicia


Promessa de uma grande competição em 2013

Vai começar a maior festa do futebol nacional! O campeonato brasileiro deste ano, a meu ver, será marcado pela disparidade. Enquanto há um bloco de times brigando pela ponta da tabela, por outro lado, uma leva de times se dedicará a conquista de pontos preciosos contra o rebaixamento, praticamente duas competições distintas. Poucos serão “contrapesos”.

A luta pelas vagas na Libertadores do próximo ano também será interessante, apesar de eu acreditar que os times classificados para o campeonato continental de 2014 serão conhecidos por mera consequência, premiando quem se dedicou ao título sem êxito.

Considerando o panorama “atual” das equipes e algumas “expectativas” geradas ao entorno delas, passo a expor um prognóstico time a time do que esperar da Série A nesta temporada:


Fluminense – RJ: O campeão nacional, vivo na Libertadores ainda, é um franco favorito ao título. Dependendo de sua participação na competição continental e suas prioridades, luta pelo Bi. Precisa recuperar alguns atletas e a pausa na Copa das Confederações chegou na hora certa. EXPECTATIVA: 1º ao 5º lugar.

Atlético Mineiro – MG: Mais vivo do que nunca na Libertadores e cheio de moral depois do título estadual, o Galo é um forte candidato ao título. Igualmente ao Fluminense, é candidato “dependendo” das prioridades que tiver daqui em diante. EXPECTATIVA: 1º ao 5º lugar.

Grêmio – RS: Um elenco forte, digno de um campeão nacional. Depois de muitos anos começa uma competição como favorita ao título brasileiro. Se a direção e o torcedor tiverem paciência, tem tudo para chegar. O Clube está muito tempo sem uma grande conquista e a ansiedade pode prejudicar o projeto. EXPECTATIVA: 1º ao 5º lugar.

São Paulo – SP: A equipe ainda sente muito a saída de Lucas. Fez o correto mantendo Ney Franco. As dispensas anunciadas ao lado do treinador pelo Presidente comprovam seu prestígio no Clube. Como cabeças “devem” rolar ainda, bem como novos nomes podem chegar o time não começa pronto para brigar pelo caneco desde já. EXPECTATIVA: 4º ao 10º lugar.

Vasco – RJ: O reflexo do amadorismo de seus dirigentes somado a tentativa frustrada de derrubar Eurico Mirando de qualquer modo colocaram o Gigante da Colina nesta situação. A conquista da Copa do Brasil no ano retrasado maquiou um pouco as coisas e toda uma entidade paga caro agora. EXPECTATIVA: 14º ao 20º lugar.

Corinthians – SP: Voltado e focado exclusivamente para o Brasileirão, a equipe paulista chega com muita força. Sem Paulinho o time perde muito. Tite insiste mantendo Alexandre Pato no banco, supervalorizando um esquema multicampeão. Tá na hora de repensar isso. EXPECTATIVA: 1º ao 5º lugar.

Botafogo – RJ: O bom o voluntarioso time de Seedorf & Cia chega bem para a disputa. Tem um elenco tecnicamente limitado, mas com peças de reposição suficientes para assegurar a plenitude deste esquema campeão estadual de Osvaldo de Oliveira. EXPECTATIVA: 4º ao 10º lugar.

Santos – SP: A provável saída de Neymar pesará muito no time da Vila. O elenco é bom e conta com nomes de peso, muitos com passagem em seleções inclusive, seja na principal como na de base. O problema é que esse time não encaixou ainda e depende muito dos vôos solos de Neymar. EXPECTATIVA: 4º ao 10º lugar.

Cruzeiro – MG: Montou um bom time, conta com jogadores rodados. Depois de muito tempo, a gangorra do futebol mineiro virou e o clube azul celeste vai ter que assimilar isso sem extravagâncias. Penso que a reformulação pesa muito em Minas pro lado da Raposa, desacostumada com isso. EXPECTATIVA: 4º ao 10º lugar.

Internacional – RS: Pela primeira vez há muitos anos que não candidato o colorado como um dos favoritos ao título. Sem sua casa e em fase de transição, o campeão gaúcho só pensa em recuperar seu status retornando para a Libertadores do próximo ano. Precisa contratar para ter alguma chance. EXPECTATIVA: 4º ao 10º lugar.

Flamengo – RJ: Um pouco acima Vasco mas muito abaixo dos outros dois rivais (Fluminense e Botafogo), não há muito o que esperar do rubro-negro em 2013. Não acredito que caia para a Série B, mas o temor do pior precisa ser lembrado todos os dias na Gávea. EXPECTATIVA: 8º ao 14º lugar.

Náutico – PE: Um time carente de jogadores com qualidade. O representante do estado na elite do nosso futebol sequer conseguiu chegar na final do pernambucano.  O timbu luta única e exclusivamente para não cair. EXPECTATIVA: 13º ao 20º lugar.

Coritiba – PR: O time de Alex & Cia, campeão no Paraná deve tomar ponto de muito time grande. O coxa branca me parece aquele time “Robin Hood” que roubava dos ricos para dar aos pobres. Em casa vai ser difícil vencê-los, mas deve perder pontos teoricamente fáceis que lhe tirarão a chance de uma vaga na Libertadores. EXPECTATIVA: 8º ao 14º lugar.

Ponte Preta – SP: Sensação no paulista, a macaca chega bem para o campeonato nacional. Na fase de pontos corridos do estadual, mesma fórmula do brasileirão, se mostrou forte e capaz de surpreender. Assim como o coxa, este será um importante “contrapeso” que tomará pontos de muitos grandes. EXPECTATIVA: 8º ao 14º lugar.

Bahia – BA: Fraquíssimo, saco de pancada do rival! 2013 fica marcado pelo ano mais vexatório de sua história em relação aos clássicos disputados no campeonato baiano deste ano. Pode isso “mexer” com todos no tricolor da boa terra, mas não creio que dê mais tempo, uma vez que a competição mais importante do Brasil bate às portas. EXPECTATIVA: 13º ao 20º lugar.

Portuguesa – SP: Candidato ao rebaixamento no brasileiro, a lusa penou um pouco para subir no paulistão. Na primeira fase foi bem, mas nas decisões pipocou, chegando tomar sete em um dos jogos. Dizem as más línguas que houve corpo mole por conta do atraso em salários. Quando começa assim... EXPECTATIVA: 13º ao 20º lugar.

Goiás – GO: Campeão em seu estado o esmeraldino chega com um time razoável, pronto para aprontar das suas. Campeão na Série B do ano passado por pouco não perdeu o caneco pro Atlético-GO, mas teve forças para reverter tudo na grande final. EXPECTATIVA: 8º ao 14º lugar.

Criciúma – SC: Semelhante ao Goiás, o representante catarinense chega com moral. Campeão estadual depois de passar um bocado diante a Chapecoense, tende a fazer uma boa participação neste ano. Vem da Série de Acesso com o objetivo de se manter, mas pode um pouco mais. EXPECTATIVA: 8º ao 14º lugar.

Atlético Paranaense – PR: Tradicional time que volta para a elite do futebol nacional, mais fraco que o arquirrival, mas mais forte que muito dos times que brigam para não cair. Vive uma reformulação importante e cresce fora dos campos, mas precisa emplacar uma boa campanha para recuperar sua moral com a torcida. EXPECTATIVA: 8º ao 14º lugar.

Vitória – BA: Igual o Atlético Paranaense, idem ao que foi dito antes como uma exceção, está acima do rival. Se souber aproveitar o bom momento que vive, tem tudo para fazer um papel de “contrapeso” igual Coritiba e Ponte Preta neste brasileirão, principalmente nos jogos em casa. Deve se manter na elite com certa folga. EXPECTATIVA: 8º ao 14º lugar.

Pitacos:

* Kaká e R. Gaúcho fora da lista de Felipão? Seria compreensível porque não são nomes unânimes. Mas Jadson e Hulk???

* Tem piada de mal gosto no futebol que eu não consigo entender. Como deixar Ramirez de fora da Copa das Confederações?

* Fred e Damião convocados. Fica claro que teremos um centroavante de área nos jogos do Brasil ao invés de dois atacantes que saem em busca de jogo.

* Para o gol acho que levaria o Victor ao invés do Jeferson, mas nada que mude muito as coisas.

* Cornetas à parte, precisamos confiar no Felipão. Ele foi aclamado pela torcida e está de volta. Agora precisamos acreditar!

Saudações Coloradas

7 comentários:

  1. É mais ou menos isso aí que tu escreveu Rafael.

    Eu creio que Corinthians ou Galo irão disparar novamente no início deste campeonato. Na minha opinião estão 2 ou 3 degraus acima do restante dos postulantes ao título brasileiro.

    Qto à seleção, minha opinião é de que kaká NUNCA pode ficar de fora de uma convocação. Diferente de R10, que nunca jogou nada na seleção, Kaká sempre foi figura importante, mesmo não jogando ou sendo reserva no Real Madrid. Colocar toda a responsabilidade da armação nas costas do Oscar, é um crime. Vão queimar este jogador. Além do mais, o melhor (ou menos pior) futebol apresentado pela seleção do Mano, foi com qdo convocou Kaká. Não está jogando, mas não tem um meia melhor que ele HOJE entre os jogadores brasileiros em atividade.

    ResponderExcluir
  2. eu voltei a comentar, e o resto do povo sumiu ????????

    ResponderExcluir
  3. Ramão, as vezes fica difícil motivar-se á escrever sobre a dupla grenal, é muita incompetência junto, de um lado o colorado que vai até a lixeira do Grêmio e contrata o Gabriel, renova com o Kléber e não deixa o Dátolo e o Rafael Moura ir embora, e mantém jogadores veteranos que não conseguem mais nem com o peso dos testículos, caso de Forlan e D' Alesandro. De outro lado o Grêmio, que não tem força pra chegar nem nas semi-finais do gauchão, não consegue vencer o São Luiz e nem o Juventude, mantém milionários consagrados e preguiçosos como Barcos, Kléber, Vargas, Elano e trás jogadores acabados como André Santos e Cris e mantém no comando o fanfarrão mór.
    O Inter não tem casa este ano, e no elenco tem 2 ou 3 nomes que pode-se chamar de jogador profissional de futebol, o resto é lixo, e vou parando por aqui, porque este time não vale á pena todas estas linhas que eu já escrevi. O gente incompetente.

    ResponderExcluir
  4. Acredito, ainda tenho que acreditar, que no tricolor finalmente caiu a ficha em relação aos medalhões e aos "bruxos" de Luxemburgo. Vários deles estão de saída, como o André Santos, William José, e até mesmo o Vargas e o Kleber, pois do jeito que estão jogando não faz diferença, qualquer jogador do interior ou da base jogam esse futebol que estão jogando. O Moisés é uma aposta, merece uma oportunidade, se bem que o campeonato brasileiro não é lugar para testes. É necessário dois ou três jogadores com alguma experiência. Dispensar a todos também é loucura.
    Por enquanto, o Grêmio conseguiu nos enganar contra o Nautico. Vamos ver a sequencia.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Uma pergunta aos colorados desse blog: Vocês secaram o Fluminense como secaram o Grêmio?
    Viram o que é a Libertadores?
    Escrevo isso porque na conta de vocês o Fluminense era favorito.
    Isso é a Libertadores.
    O Fluminense caiu da mesma maneira que o Grêmio. Não conseguiu superar times médios pela América a fora.

    ResponderExcluir
  7. FJC, não secamos o Fluminense, nosso alvo é exclusivamente o Grêmio, e nem precisamos fazer muito esforço, este time do Grêmio é tão patético que não consegue vencer o São Luiz, nem o Juventude, nem o Santa Fé da Colômbia, secar o que, secar pra que? Este timaço no papel, não tem vibração, só tem vaidades e é comandado pelo vaidoso mór, então só dá dó de ver um time grande chegar á este ponto, e a tempos venho dizendo que está trilhando o mesmo caminho que o Vasco, que assinou cheques pomposos sem poder pagar e agora a conta está chegando, um dia chega.

    Sobre o Inter, dá náuseas de ver Forlan e Rafael Moura, e dá mais náuseas ainda quando eles saem e entra Gilberto e Otávio, dá náuseas ver Airton e Gabriel como titulares e olhar pro banco dá um desespero maior ainda.

    ResponderExcluir