terça-feira, 24 de julho de 2012

Quem será campeão? Quem cai? Quem vai pra Libertadores? Você arrisca um palpite?

Conclusões e projeções em onze rodadas

É sempre assim, por volta da décima segunda e décima quinta rodada se tem uma boa noção do que vai acontecer no restante do Brasileirão. Praticamente estão formados quatro blocos bem distintos, com muita coisa já se delineando.


Na dianteira e pelo futebol apresentado até agora, vejo Atlético-MG, Vasco e Fluminense se mantendo na luta direta pelo caneco até o fim. Em seguida, brigando pela útima vaga na Libertadores estarão a dupla Gre-Nal, São Paulo, Cruzeiro e Botafogo. Soma-se a estes o Santos, mesmo estando lá em baixo beirando a zona da degola. Formarão um zoneamento intermediário que não brigará para cair mas entendo se mantendo longe do G-4, Flamengo que deve ganhar em breve a companhia do Coritiba, time este que tem potencial para melhorar sua classificação.

Mas quem vai lutar pra não cair? Penso em Náutico, Portuguesa, Figueirense, Atlético-GO, Ponte Preta, Bahia e Sport. Palmeiras e Corinthians, penso eu, não lutam pelo título e o "sangue doce" nestes times pela vaga já garantida na Libertadores 2013 farão destes meros contra-pesos. A dupla paulista vai tirar pontos de muita gente aí e vão fazer a diferença.

Reitero que o Santos vai melhorar e a disputa do Peixe por uma vaga na Libertadores é certa! Pelo título creio eu agora tenha ficado um tanto distante. Já o Inter "promete", mas não é certo que lutará pelo tetra. Cavenaghi, por exemplo, veio com o status de salvador da pátria e jogou pouco. A saída do Oscar e as adaptações de Forlán e Juan são incógnitas, somando tudo isso ao enorme número de jogadores constantemente contundidos me deixa na dúvida quanto esta condição do Colorado - aspirante ao título tanto falado pela crônica especializada.

São projeções até meio óbvias, mas importantes para entendermos várias coisas: A primeira delas é que a direção do Galo acertou em levar jogadores polêmicos/caros como R. Gaúcho e Jô para BH. Me parece que o grupo está fechado e muito focado (ao menos por enquanto), estão fazendo a diferença. O Vasco  realmente tem uma base sólida e equilibrada, mas o Fluminense é que tem o melhor elenco do Rio disparado, pra não dizer do Brasil. Cruzeiro, Botafogo e São Paulo não me parecem prontos e oscilam muito ainda, já Inter e Santos precisam mostrar a força do elenco agora, trabalhando um momento de transição com inteligência. O Grêmio já é um destaque e está em uma ascendência muito significativa, porém não acho que tenha forças para levar a taça nesta temporada. O Flamengo é um desastre dentro e fora do campo, mas não deve cair e nem brigar contra isso. Não será o campeonato deste ano que teremos um grande do nosso futebol rebaixado para a Série B, isso porque os sete candidatos ao descenço que eu indiquei, na minha opinião, estão fracos, muito fracos em relação aos doze grandes (Fla-Flu, Bota, Vasco, São Paulo, Corinhians, Palmeiras, Santos, a dupla de Minas e a dupla Gre-Nal).

Saudações Coloradas

10 comentários:

  1. Ano passado, na 10º rodada, eu cravei aqui neste Blog, que o Corínthias seria o campeão Brasileiro e que o Santos ganharia a Libertadores, acertei nos 2 palpites. Naquele ano o Corínthias dava uma arancada semelhante á esta do Atlético Mg, porém, acho que o time de Minas é um etérno cavalo paraguaio, e não chega nem entre os que vão para Libertadores. Ronaldinho Gaúcho, principal jogador do galo, depois de fazer o nome, ficará só caminhando em campo e jogadores como Jô, estão mais preocupados com a balada do que com a profissão. O galo deve cair de produção.
    O Vasco seria a minha aposta, mas perdeu Diego Souza para o futebol árabe, e perdeu com isso 25% do seu time, e só pela vaga na Libertadores deve brigar.
    Acredito que o Fluminense é o time á ser batido, com bons jogadores e com o Abelão no comando, vai ser difícil tirar o título das Laranjeiras.
    A dupla Grenal, acostumada a viver numa "gangorra", como bem disse o FJC, deve chegar forte e um dos dois times podem conseguir a vaga na Libertadores, quem sabe até os 2, ou quem sabe disputem uma vaga no último jogo do ano, daí o chão tremer.
    No descenso: Atlético Go e Bahia já cairam e Nautico e Sport estão quase lá, talvez um dos times pernambucano se salve, daí entra a Portuguesa. Figueirense do Loco Abreu não cai.
    1º Fluminense
    2º São Paulo
    3º Inter
    4º Grêmio
    5º Cruzeiro
    6º Vasco
    7º Atlético Mg
    8º Botafogo
    9º Corínthias
    10º Santos
    11º Palmeiras
    12º Coritiba
    13º Flamengo
    14º Figueirense
    15º Ponte preta
    16º Portuguesa
    17º Sport
    18º Nautico
    19º Bahia
    20º Atlético Go

    ResponderExcluir
  2. Pelo que se percebe, os colorados desse blog colocam o Fluminense como favorito ao título. Até porque, sob o comando de Abelão, seria o "mais colorado" dos times do Rio!
    No fundo, ainda acreditam na chegada do Inter. Apenas mantiveram a humildade de colocar o Gigante como um dos que correm por fora, sem o peso de um favoritismo, que sempre lhes foi prejudicial.
    Todo ano, o Inter entre como favorito. Esse ano não é diferente. O Inter continua favorito, mesmo que perca seus "jogadores olímpicos". Resta saber se Fernandão dará conta de reorganizar esse time, sem a presença dos dois atletas da seleção.
    Nâo me iludo com Fluminense, Vasco e Atletico-MG. Os dois largaram em vantagem porque saíram mais cedo da Libertadores, e puderam se concentrar na competição nacional, nas primeiras rodadas. Quanto ao Atlético-MG, ao contrário de outros times, O líder do campeonato se concentrou exclusivamente nas primeiras rodadas; agregou jogadores de qualidade, mas podemos dizer que foi beneficiado por diversas circunstâncias, como o fato de ficar fora da Copa do Brasil e não disputar a Libertadores. O Galo não teve outras preocupações a não ser o Brasileiro nas primeiras partidas. Ganhou dos pequenos e se aproveitou do descuido de times que estavam em outra competição como nas vitórias sobre Palmeiras e Corínthians. Ganhou do tricolor gaúcho, num lance isolado; ganhou do Inter, quando o colorado estava desfigurado.
    São Paulo, Santos, Grêmio e Inter são times que escolheram fazer os ajustes necessários durante a competição. São infinitas as variáveis de que um ou outro cresça na tabela de classificação.
    Acho que o tricolor gaúcho largou na frente, mesmo do Inter, entre os times que se reformularam ou estão reformulando o elenco.
    São Paulo, Santos e Inter, sobretudo, os dois paulistas, vão ter que esperar retorno de jogadores da seleção para firmar o time. Até retornarem, já estaremos quase no fim do primeiro turno. A questão do Inter é saber como Fernandão vai formatar o time, com ou sem a presença, de Damião e Oscar.
    Com relação aos demais, podemos dizer que o Cruzeiro de Roth é um time respeitável, porém é uma incógnita nessa temporada; Flamengo é um time com sérios problemas internos de grupo e de gestão; Palmeiras e Corínthians estão com a vida mansa e Coritiba é candidato a rebaixamento, assim como os demais.
    Voltando ao Fluminense, o grande favorito, segundo os colorados, o jogo de hoje se configura como o grande teste para o tricolor carioca. Uma vitória ou um empate do time de Abel Braga o firma de vez como candidato ao título de 2012.

    ResponderExcluir
  3. Uma boa pedida para o Grêmio de zagueiro é o Anderson Polga. O jogador veio do Sporte de Lisboa, e se transferiu para o São José de Porto Alegre, para depois ir para um clube da série A. Ele tem 33 anos, e como já foi bem em sua passagem pelo tricolor, acho que seria um bom negócio, haja visto, que está faltando zagueiro no Olímpico, e já que agora os débitos que o Grêmio tinha com ele foram quitados.
    Nós já fizemos a nossa parte trazendo o Ruan, agora é vez do tricolor fazer a alegria do clube do vovô. Brincadeirinha, tanto Ruan como Polga, acredito que ainda irão jogar bem, pelo menos mais algum tempo.

    ResponderExcluir
  4. Acioli,

    Eu sugiro ainda que a dupla feche um contrato de patrocínio com a Nissei, com direito a cartão fidelidade para os anciões contratados! rsrsrsrs
    E coitado do Dorival, vai assinar com "seu Madruga" do futebol brasileiro! No contrato deveria constar, além do tempo de trabalho, o tempo que levará para receber os salários!!!

    A respeito do favoritos, tenho oito candidatos às quatro vagas da Libertadores: dois cariocas: Vasco e Fluminense dois paulistas: São Paulo e Corinthians, os dois mineiros e a dupla Grenal. Qualquer outro fora destes me parecem zebra!
    Botafogo, Flamengo, Palmeiras, Santos, Portuguesa e Coritiba ficam no rebolo do não fede nem cheira e o restante briga prá não cair!
    Campeão???? Prá mim ainda é muito cedo prá palpitar.

    ResponderExcluir
  5. Foi uma estratégia do empresário e do Noveletto para que ele possa se transferir para qualquer clube da série A, provavelmente o Corínthians, por indicação de Tite.
    Para o Grêmio, ele não vem, primeiro que a direção e o treinador estão satisfeitos com o razoável desempenho do trio Werley, Vilson e Gilberto Silva, que tem se revezado como titular da zaga gremista; segundo, pelo fato do presidente da Federação ser um colorado legítimo, anti-Grêmio no futebol gaúcho. Se não fosse a chegada de Juan, creio que ele estaria mais próximo do Beira-Rio do que o Olímpico.

    ResponderExcluir
  6. O Fluminense já foi favorito da Libertadores. Nesse jogo mostrou que não é imbatível. Tudo pela burrice de Abelão. Teve um pouco de salto alto no time das Laranjeiras.
    A soberba do Fluminense pôde se ver nas entrevistas após a derrota: Abelão afirmou que essa derrota não os abalaria; Fred afirmando que, cedo ou tarde, a derrota viria.
    A verdade é que a retranca de Abelão não deu certo, ou se funcionou, foi eficiente até os 24 minutos do segundo tempo, mostrando que o ex-colorado vai ter rever suas estratégias. Se tivesse jogado com mais ousadia, com o poder ofensivo que tinha no banco, talvez tivesse evitado a derrota no Olímpico.
    Mas a verdade é que Abelão jogou com medo, medo de jogar aberto e tomar uma surra no Olímpico. Mas também pode ser que ele tenha visto alguns jogos do Grêmio em casa, contra Palmeiras e Atlético-MG, quando o tricolor teve dificuldades nas jogadas centradas pelo meio, pelo fato do time não ser eficiente pelos lados do campo.
    Fechando o meio e a defesa, fica difícil para o tricolor, que tem Edilson e Pará nas laterais.
    Nosso grande problema são as alas, embora o Edilson tenha ido razoavelmente bem no segundo tempo.
    A vitória foi excelente, mas eu, particularmente, não gostei do jogo. O Grêmio só venceu, a meu ver, porque o Abelão, do alto de sua prepotência, quis jogar fechado, na retranca.
    Podemos dizer que o tricolor tem a virtude de ser um time muito bem organizado, com muito toque de bola, e variação de jogadas. Mas falta explorar mais as jogadas pelo lado, e falta um pouco mais de velocidade, do meio para frente.
    Mas quando a sorte está do nosso lado, até os erros jogam a favor. Luxemburgo errou nas modificações, Kleber errou ao segurar a bola, e mesmo assim o time chegou aos três pontos.

    ResponderExcluir
  7. FJC, estes jogos decisivos, os chamados "jogos de 6 pontos", são assim mesmo, feios de assistir, onde poucas chances de gols aparecem, o Grêmio aproveitou uma, deu uma certa sorte de novo e mais 3 pontos na conta.
    Como tu bem disse "o Fluminense não é embatível", mas cheio de desfalques, jogou de igual para igual com o Grêmio, fora de casa e mostrou força de quem deve chegar forte este ano.

    O Inter jogou bem o 1º tempo, teve 4 bolas na trave, fez o resultado, e tentou ariscadamente administrar o jogo, teve mais sorte do que juizo, ao não matar o jogo e mesmo jogando melhor, quase foi castigado. Ainda bem que o juiz não marcou o pênalti legítimo para o Figueirense no apagar das luzes, seria uma injustiça com o colorado, e mais uma vez a sorte bafejou o Fernandão.

    Agora voltando ao assunto do Post passado, não dá pra entender, como que contra o Atlético Go, o Fernandão escala 3 volantes e no jogo fora de casa com um adversário melhor ele joga com 2 volantes. Como disse o Rafael foi um grande erro do Fernandão escalar 3 volantes em casa. Acredito que vendo seu erro no jogo anterior, ele tentou corrigir contra o Figueira, vamos ficar de olho na próxima partida.

    Agora contra o Vasco, líder até então, podemos esperar outro jogo amarrado, como foi contra Santos e São Paulo. Os 3 pontos são fundamentais, e com a estréia de Forlan, temos tudo para fazer uma grande festa, e se o jogo não for um primor de técnica, que não falte disposição e vontade de ganhar, que já será meio caminho andado.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. O Grêmio continua mal de reservas, nesse jogo contra o Coxa, Luxemburgo não terá ninguém, a não ser Andre Lima, para atuar no lugar de Kleber.

    Não há nada para comemorar. Uma derrota frente ao Coritiba empurra o time para o quinto lugar, e a coisa complica.
    O azar das contusões ainda rondam o Olímpico, assim como o problema da Arbitragem que joga contra e prejudica. Kleber mereceu o cartão no segundo lance, mas cometeu uma falta em função do escorregão no primeiro lance.
    Se Julho César conseguir voltar a tempo, talvez melhore a situação da ala esquerda. Pará é brigador, mas não tem qualidade na jogada de linha de fundo, trazendo a bola sempre para o pé direito, retardando as jogadas.
    E falta o primeiro volante para substituir Souza ou Leandro. Léo Gago não é um jogador para atuar na frente dos zagueiros. A única opção é o Vilson.
    O tricolor gaúcho continua limitado, e tem que jogar na base da superação. Só assim para se manter vivo no G4.

    ResponderExcluir
  10. Apenas um adendo sobre o Fluminense na Libertadores deste ano... eles só caíram fora diante o Boca por conta dos inúmeros desfalques que tiveram para o confronto. Lembro os amigos das sábias palavras de nosso eterno presidente Fernando Carvalho publicadas no site Globo.com em 01/01/2012: "O time do Inter tem muita qualidade, mas, para jogar a Libertadores, é preciso fortalecer o meio-campo. O Tinga está jogando improvisado de segundo volante, e o Guinazu não pode ser primeiro volante. Libertadores se ganha com muita marcação, BOLA AÉREA, entrechoque. E a Libertadores de 2012 promete ser muito difícil. Tem muito clube brasileiro. Está na hora de o Fluminense, por exemplo, ganhar uma Libertadores, está se preparando para isso como nós fizemos antes de 2006. Eles têm também o melhor treinador tático, na minha opinião, que é o Abel Braga. E TEM O TITE NO CORINTHIANS. Complicado" (Destaques MEUS) Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2012/01/eterno-presidente-carvalho-abre-o-escritorio-e-aponta-os-rumos-do-inter.html

    ResponderExcluir