domingo, 29 de julho de 2012

Criticando a crítica

Comentarista da CBN Rio criticou o Estádio Beira-Rio comparando-o ao "Coliseum"

Enquanto me dirigia ao Consulado do Inter da minha cidade para assistir o jogo Inter x Vasco, escutei no rádio de meu carro (820 AM - Blumenau/SC) o pré-jogo da partida.

Me chamou a atenção as palavras do comentarista "Álvaro Oliveira Filho". Ele falou muito das acomodações provisórias oferecidas aos jornalistas que cobriam a partida do último sábado. Concordei com as críticas, mas achei desproporcionais e pouco exageradas. Entendo também que uma dose de sacrifício é válida, até porque seria pior para a própria imprensa se a direção mandasse seus jogos no interior ou em outro local que pudesse alterar significativamente a logística natural que eles mesmo estão acostumados.

Até aí tudo jóia e é questão de opinião. Ele tem todo o direito de reclamar, afinal ele se sentiu prejudicado e até certo ponto desvalorizado naquele momento. Comecei a achar que a veemência de suas críticas acerca do assunto começaram a perder o sentido quando ele fez uma comparação à estrutura do Estádio às acomodações que receberam no Equador, no campo do Emelec nesse ano pela Libertadores em um jogo do Flamengo.

Depois veio a falha que um grande comentarista de nível nacional não pode cometer: (que inclusive tem o meu respeito justamente pela clareza e objetividade de suas críticas): levantar dúvidas quanto a segurança no Beira-Rio em obras, chamando-o de "Coliseum", inclusive.

Já dizia o velho ditado, "cada macaco no seu galho"! Toda partida realizada é chancelada por alvarás de licença do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, autoridades no assunto e legalmente constituídas para analisar isso. O Álvaro Oliveira Filho é engenheiro, conhecedor de técnicas em segurança ou ao menos um prático na construção civil? Bom, se for, que faça um laudo e encaminhe às autoridades, mas lembro que o Ministério Público até "tentou" fechar as portas do Estádio para jogos e eventos enquanto ele esteja em obras, mas justamente a comprovação de que as coisas estão sendo realizadas com responsabilidade reformou liminarmente a decisão judicial. O nobre jornalista foi infeliz e deveria se restringir a comentar daquilo que entende, ou seja, FUTEBOL e o que lhe cerca.

Portanto, acho que reclamar das instalações tudo bem; já comentar a partida, seus sistemas táticos, substituições, enfim... é a obrigação profisional. Tudo que ele e qualquer comentarista tiver conhecimento técnico e vivencial para falar deve ser respeitado, mesmo que não concordamos. Agora, levantar esse tipo de polêmica é usar seu microfone da forma errada e totalmente indevida, pois isso forma opinião viciada naqueles que a escutam.

Buscar a informação preliminar, principalmente antes de falar daquilo que não saiba, é fundamental! Isso é uma regra básica não apenas para jornalistas e comentaristas, mas para qualquer um que exteriorize aquilo o que pensa.

O Beira-Rio está rigorosamente apto para receber jogos e o Inter se preocupa em fazer as licenças para cada evento, sendo vistoriado e aprovado semanalmente.

Vejam a crônica repetida no pós-jogo pelo YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=QCjEl4oLDcE

Saudações Coloradas

19 comentários:

  1. Os comentaristas, juntamente com os outros profissionais que farão parte de transmissão dos jogos, chegam 2 horas antes do jogo acontecer, e aí tem que ficar "enchendo cachorro com linguíça" até começar o jogo, e neste período disparam barbaridades para preencher o tempo até a bola rolar.
    Mas este assunto é como aquele que envolvia os gândulas, que eu disse aqui, que não valia a pena escrever uma linha e que os gândulas haviam tido seus 5 minutos de fama e depois iriam recolher-se á sua insignificância, é como este cidadão que quér os holofótes voltados pra ele, comigo não vai funcionar, que fique falando sózinho e que reclame pra quem quizer houvir e dar atenção a tal babaca.
    Lendo os últimos Posts, e os comentários dos colégas, destaco 3 pontos interressantes:
    1º VENDA DO OSCAR: O Marcão tocou em um ponto que eu iria escrever hoje, que no frigir dos ovos, pouco sobraria pro Inter, e seria falta de inteligência, perder um atleta deste nível, neste momento do campeonato brasileiro. Estes dias escrevi que se o São Paulo não vendeu o Lucas por 96 milhões, 79 milhões pelo Oscar seria pouco, haja vista a fatia que caberia ao Internacional e reparrem que na seleção Olímpica, novamente Oscar, juntamente com Neimar foram os destaques. Em 2 jogos, foram 2 gols e 3 asistência de Oscar, que carrega a seleção como carregava o Inter nas costas.
    2º VITOR E GROHE: Eu disse estes dias que a venda do Vitor era um dos maiores erros dos últimos tempos que o Grêmio havia cometido. Só pra constar, Vítor foi novamente quem salvou o Atlético Mg de uma derrota frente ao Fluminense. Grohe é bom jogador, mas Vitor vai fazer muita falta, e o Grêmio perderá muitos pontos por sua ausência.
    3º PREPARAÇÃO FÍSICA DO iNTER: Lembro de um comentário do FJC, onde ele reclamava de tantas lesões no tricolor. Pois bem, depois da saída de Fábio Masaredjan, a coisa desandou na preparação física do Internacional, e as contusões estão sendo cada vez mais frequentes. Rodrigo Moledo voltou agora do DM, e lá estão, Dagobérto, D'Alesandro, Dátolo, Nei e Kléber.
    Dagobérto e D'Alesandro passam mais tempo no DM do que treinando e jogando, os números confirmam isso, e reparem que só estes 2 jogadores levam em salários e aluguel do passe, 1.7 milhões por mês. Será que não seria o caso de trazer o Fabio Masaredjan de volta, cobrindo o seu salário no Corínthias e fazer estes milionários pelo menos estar em campo?
    Alguma coisa está errado.

    ResponderExcluir
  2. Não sei do que se trata, exatamente. Mas as críticas sobre as condições dos Estádios, sempre tem algum fundamento.
    Nunca fui ao Beira-Rio, mas vejo que todos os clubes tradicionais do futebol brasileiro estão com seus estádios caindo, e o Beira-Rio não deve ser diferente. O que os dirigentes fizeram com as finanças ao longo desses anos? Tem muita corrupção dentro dos clubes de futebol!
    O Inter é só mais um dos clubes do futebol brasileiro, que só passaram a se preocupar e investir na reforma do Estádio, agora, às vésperas da Copa do Mundo. Se não fosse a Copa, o Estádio ficaria assim até cair?

    No tricolor, não entendi o argumento de que o clube terá atenção também com a Sulamericana, sem dar prioridade a uma das competições. Logo na primeira partida vai ter que ser obrigado a poupar jogadores.
    A grande questão que os gremistas se fazem agora, é com relação aos limites do time no Campeonato Brasileiro, e se é possível disputar as duas competições, sem sofrer nenhum prejuízo com lesões.
    A derrota para o Coritiba e os resultados paralelos a favor, não trouxeram grandes prejuízos na rodada. Mas essa partida do Grêmio em Curitiba mostrou que o tricolor ainda tem problemas, e que ainda não se firmou definitivamente como um time que venho para permanecer na ponta da tabela. Não adianta reclamar de alguns desfalques, porque um time que quer permanecer na zona de cima da classificação tem que contar com essas variáveis: as prováveis ausências de dois ou três titulares ao longo da competição.

    ResponderExcluir
  3. Quero primeiramente parabenizar os colegas pelas sábias observações acima: Rafael, tenho reiteradamente criticado estes senhores que com um microfone na mão impõem suas "verdades" a quem os escuta, muitas vezes sem a menor responsabilidade sobre seus efeitos.Alguns se arvoram em entender até de medicina, ao ver um atleta cair em campo eles já dão o diagnóstico na hora. Ainda têm a capacidade de transformar qualquer meia boca em craque por uma ou duas jogadas bonitas, desde que estejam de bom humor!
    Acioli. É realmente um verdadeiro festival de "abobrinhas" o que sempre acontece no pré jogo em todas as emissoras, tanto de rádio como tv. Certíssimo teu raciocínio.

    FJC. Também tuas palavras tem muito sentido, pois todos sabemos que os estádios construídos nas décadas de 60 ou 70, usaram técnicas de construção megalomaníacas hoje obsoletas, e além de extremamente desconfortáveis, pois priorizavam o tamanho e a capacidade de público, com a corrosão natural pelos anos passados ficaram em estado precário de segurança, e mesmo com todos os ritos legais de fiscalização, vimos o que aconteceu com a Fonte "Nova" (que era loca de velha)! Inclusive hoje num jornal de Curitiba saiu uma matéria sobre o atraso do Coxa em reformar o Couto Pereira! E me parece que este é mais novo do que o Beira Rio! E só agora, nas vésperas da Copa, com o dinheiro público para ajudar é que se mexem para as reformas!

    ResponderExcluir
  4. Sobre os 3 temas que levantei acima, volto a tocar em 2 pontos, visto que nem os gremistas do Blog querem falar sobre Vitor e Grohe, talvez por ainda achar cedo demais ou ainda por não ter percebido que Vitor fará falta.

    1º- Sobre a venda de Oscar: Pelas contas do Marcão, sobraria no caixa do Inter, cerca de 17 milhões, mas vamos que sobraria 20 milhões, tirando impostos, taxas e emolumentos previstos em lei. Aí muitos diriam, "hoooooooo, é uma bela grana". Até que seria uma bela grana, se tivéssemos uma folha salarial enchuta, mas percebam que só Dagoberto leva 500 mil de salário por mês e mais 500 mil pela parcela mensal do passe (5 milhões por ano durante 5 anos) e D'Alesandro mais 700 mil por mes de salário. Então chegamos a seguinte conclusão. O DINHEIRO DA VENDA DE OSCAR É SUFICIENTE PARA MANTER DAGOBERTO E D'ALESANDRO POR 1 ANO.
    Um absurdo, vender o atual camisa 10 da seleção Olímpica e principal para manter 2 cânceres na equipe sómente pelo período de 1 ano. Só que poucos colorados sabem disso, se não á revolta seria total e os dirigentes seriam linchados e escuraçados do beira Rio a ponta pé.

    2º sobre a preparação Física do Inter:
    Parece que eu estava adivinhando, que este ponto estaria em pauta no colorado, e os profissionais da preparação física do Inter, já culpam, a curta pré temporada pela série de lesões que o clube enfrenta.
    Tá, tudo bem, mas os outros clubes também não tiveram o mesmo tempo de preparação? Porque só os do Inter estão morando no DM, e voltando frequentemente?
    No caso do D'Alesandro a coisa é pior ainda, agora o
    Departamento médico e equipe de preparação física se mobilizam para encontrar causas das frequentes lesões musculares do argentino.
    Reparem também que Dagoberto não saí do DM, e Kléber e Nei que raramente se contundiam, agora quase não jogam mais. Será que tem alguma enfermeira boazuda distribuindo os remédios? Será "migué de milionário"? Ou pura incompetência dos preparadores físicos?
    A verdade é só uma, que o Inter que entrou em campo contra o Vasco e o Inter que entrará em campo contra o Palmeiras é tão forte, ou tão fraco quanto Portuguesa, Ponte Preta, Bahia, ou qualquer outro time candidato a série B de 2013.
    1-Muriel, 2-Ratinho, 3-Indio, 4-Bolivar, 5-Guinazu, 6-Fabrício, 7-Igor, 8-Helton, 9-Forlan, 10-Fred, 11- Jajá. Que lástima, merecíamos coisa melhor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Acioli,

    Na minha percepção, sobre GROHE E VICTOR, com certeza é cedo para avaliar. No jogo contra o Coritiba, Luxemburgo o advertiu sobre o pocionamente, e o próprio atacante do Coxa, afirmou em entrevista que percebeu que o goleiro gremista estava adiantado no lance do segundo gol.
    Ele pode ter se adiantado um pouco, mas não podemos considerar que o Grohe foi o responsável direto pela derrota. O Grêmio fez muita faltas na entrada da área, porque não teve qualidade para segurar a bola no ataque. A responsabilidade não é só do goleiro.
    Com a camisa do tricolor, Victor falhou também em partidas decisivas, como no jogo de ida contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil. Naquela oportunidade, ninguém afirmou que a falha dele foi a principal causa da derrota.
    No Campeonato Brasileiro do ano passado, foi um festival de frangos. Tanto que isso o tirou da Seleção Brasileira.
    O Victor estava desmotivado no tricolor. É essa a leitura que temos.
    Nosso problema não está no gol, mas no meio, quando depende muito da criatividade, hoje, de Elano e Zé Roberto; e no ataque, quando depende da presença de Kleber ou do Bertoglio.

    Com relação a preparação física, acho que isso virou um pouco de paranóia de torcedor, tanto de nós gremistas quantos dos colorados. Todos os clubes passam pelo problema de contusão, pelo qual todos estão sujeitos. Além disso, Grêmio e Inter tem jogadores muito rodados, com histórico de lesões. O que podemos esperar do preparo físico de jogadores como Gilberto Silva, Zé Roberto, Elano, Kleber, Moreno e Marquinhos?
    No Inter tem jogadores quase já passados do ponto, como Bolívar, Índio, D'Alessandro e Kleber.
    Existem alguns jogadores, como Datolo e Dagoberto, que não são veteranos, mas são jogadores rodados, que começaram cedo e já apresentam problemas.
    Outro problema é que, em comparação com times como Fluminense e Vasco, por exemplo, em algumas posições, não temos substitutos à altura dos titulares.
    Sem alguns jogadores como Elano ou Zé Roberto, Souza e Kleber, por exemplo, o tricolor se torna um time igual ao Coritiba.
    Sentimos mais a ausência e o desfalque de alguns jogadores, porque não temos elenco para a repor as perdas.
    Os especialistas em educação física afirmam que o problema está na pré-temporada.
    Será que podemos acreditar mesmo na explicação desses que se dizem profissionais do assunto?
    Se o jogador corre todo dia, dorme cedo e come bem, por que está passando mal?
    Existe outra suspeita de que a causa dos problemas físicos seja uma vida de noitadas, como as suspeitas em cima de Marcelo Moreno. Quem pode garantir a veracidade ou não de tais especulações?
    Na minha convicção, penso que não seja nem uma nem outra e trata-se do fato de estarmos falando de jogadores com muita história na bagagem, jogadores quase passados na condição física, como é o caso daqueles que citei, tanto do Grêmio quanto do Inter.

    ResponderExcluir
  7. O quê,mais tem é pessoas falando hum monte de besteiras,pegam uma parte das coisas e tentam faser a sua verdade,pois não conseguem faser analizes como hum todo,eu não acredito,que uma instituição igual a Brigada,ou corpo de bombeiros iria colocar vidas de pessoas em risco,muito menos o Inter,mas o piór,é que tem muitos que por dor de cotovelo ou despeito,adoram para terem o que falar.Sobre a venda do Oscar,eu acredito ue tinha mais alguma coisa envolvida,como algum acordo de cavallheros,entre Inter e empresario,caso contrario foi uma baita burrada,ja que deppois das Olimpiádas ele valeria pelo menos 100 milhões,mas eu não gosto de julgar ja ue tem muita coisa que eu desconheço.

    ResponderExcluir
  8. Acioli,as contas do Marcão são contas MANDRAKE,RSRSR,ele compra calculadoras de 1.99,e só da nisso,o Inter gastou 3 milhões de Euros pelos 40,por cento do passe e mais 30 por cento dos 15 milhões,ou seja ficou em torno de uns 13 milhões de Reais.Sobre os últimos acontecimentos, no Inter eu penso que o Fernandão tem demonstrado que é muito inteligente,ele não tem como pegar hum time e sair mudando tudo sem treinamento,ou atlétas em condições,e dentro da atual situação o jogo contra o Vasco,foi ótimo,não equeçam que o fator psicológico conta muito,e nós temos que pensar mais antes de ficar só reclamando,olhe o Jô,saiu do Inter,e esta fasendo os seus gols,em MG,confesso que contra o Vasco eu até fiquei com saudades dele rsrsrsrkkkkk,eu não acredito que o Grêmio,tenha forças para ganhar o campeonato,muito menos o Atlético,pois é no segundo turno que as coisas mudam,e muita gente fica para traz,se o Inter,conseguir esvasiar o DPM,eu apostaria que temos todas as chances de sermos campeões,a grande difêrença que ningueim analiza é que todos os outros estão com força maxima,enquanto nós estamos todo esfarrapados mas estamos próximos dos lideres,e temos muito mais chances de crescer e muito,como equipe,não esquecendo o Corinthias que vai se recuparar,Rafaél Moura vem ai.

    ResponderExcluir
  9. As, pessoas as vezes criticam o Inter,mas não tem a minima noção do que estão falando,quando hum jogador vai para a seleção,ele tem outro treinamento,e quando volta precisaria mais uns 3 a 4 jogos para ter o mesmo entrosamento,ou seja a cada convocação eles acabam com o time,outro dia eu vi hum comentária na tv,que o Mano,fêz hum jogador repetir uma saida de bóla mais de 15 vezes,até ficar como ele queria ou seja tudo o que ele tinha do seu time ele acabou,e isso prejudica no seu retorno,creio que falta ao Inter é manter reservas, bons,mas isso não é facil qual o jogador de nivel que vai querer ser reserva.

    ResponderExcluir
  10. Adolino,

    Todos os Estádios antigos dos principais clubes do futebol brasileiro tem problemas. Por que o Beira-Rio seria diferente?
    Foi apenas uma análise crítica de um comentarista! Não entendi o motivo de tanta indignação!
    A CBF e governo federal optou pelo Beira-Rio e deu total crédito ao Sport Club Internacional e a verdade é que a direção colorada fez corpo mole, fez tudo para atrasar as obras até agora!

    Sobre o Brasileiro, nenhum clube tem pinta de campeão! Nem o Atletico-MG, nem o Fluminense, nem o Grêmio, muito menos o Inter. Mas aí um colorado sempre diz: "Ah, mas a hora que tivermos todos os jogadores a disposição seremos fortes! Se estivéssemos completos, tudo seria diferente!"
    Bom, o tricolor também não teve todos os titulares a sua disposição, até agora!
    O "se", o "quase", não jogam futebol.

    Sobre a Sulamericana, penso que a vitória de 1 a 0 sobre o Coxa foi magra! Era preciso no mínimo uns 2 a 0. No jogo da volta, o tricolor vai estar dividido entre dois amores e o Coritiba vai fazer uma guerra no Couto Pereira, onde já está cansado de ser vice, de perder títulos e ser eliminado!
    Para brigar pela ponta da tabela do Brasileirão, talvez fosse melhor, para o tricolor gaúcho, abdicar da Sulamericana! Talvez fosse melhor deixar para o Coxa, que não tem chances no Brasileirão, e vai ficar no meio da tabela de classificação!
    Tenho minhas dúvidas se o tricolor vai dar conta das duas competições! Na minha opinião, será preciso fazer uma escolha! E a melhor escolha é o campeonato brasileiro!

    ResponderExcluir
  11. FJC, o tricolor já escolheu a Sulamericana, Ou por qual outro motivo, Luxemburgo entrou com o que tinha de melhor neste jogo no Olímpico? Correu o risco sim, de perder um ou mais jogadores importantes, para tentar ganhar este título, pois sabe que está devendo um título, depois dos fracassos do gauchão e da Copa do Brasil. E o Luxa sabe, que tanto Grêmio e Inter tem remotas chances de ganhar o Brasileirão.
    Mas é sempre a mesma coisa, se o Grêmio for eliminado, voces virão com aquele discurso de que "Sulamericana não é tão importante". Se arrebentam debaixo de um pé d'água, em um campo sem a mínima condição de praticar futebol, dão o sangue, e quando fracassam, despresam a competição. Típico.

    ResponderExcluir
  12. Acioli,

    Só você que viu nesse jogo uma prioridade do Grêmio na Sulamericana. Luxemburgo poupou Zé Roberto, Marcelo Moreno, e até mesmo Elano e Fernando, substituídos no segundo tempo.
    E não acho que Luxa pensa nas remotas chances de ganhar o Brasileirão! Tem muito jogo pela frente. Não dá para o treinador tirar uma conclusão agora. Experiente, Luxemburgo trabalha com o conjunto de possibilidades. Até mesmo a briga pelo título. Por que não?
    Nesse primeiro jogo, foi dado uma atenção especial a competição sulamericana; mas a partir do dia 28, depois de várias rodadas do Brasileiro, já teremos uma ideia melhor do que vai ser o time nas duas competições. Às vésperas do Grenal, tudo pode mudar.
    Um time como o Coritiba, que começou mal e tem poucas chances no Brasilerão, é melhor pensar só na Sulamericana. Mas o Grêmio, enquanto estiver entre os quatro primeiros, sabendo que pode chegar mais longe, por que deveria abdicar do Campeonato Brasileiro?
    Vocês estão perplexos com essa campanha do Grêmio! Todo mundo esperava que O Inter estivesse, no mínimo, entre os três! Ainda é muito cedo para avaliar!
    Pode secar! Mas creio que o Grêmio não vai sair tão cedo do G4.

    ResponderExcluir
  13. Complementando...

    De qualquer forma, enquanto tiver chances em ambas, é preciso jogar com o que é possível.
    O certo é que a Sulamericana tornou-se, teoricamente, um caminho mais curto para a Libertadores, se a compararmos com a Copa do Brasil, que é muito mais difícil e muito mais traiçoeira que a "série B da Libertadores"..

    ResponderExcluir
  14. Tem,hum abismo de difêrença,entre a dupla,e com isso tem hum prato cheio,para os tricolores faserem analises extremamente superficiais,como é de costume pegar uma parte dos fatos e faser a sua verdade,mas vou dar hum exemplo segundo a minha opinião,se fosse uma pirãmide,o Grêmio estaria no topo ou muito próximo dele,em termos de entrosamento,como equipe,vejam bem não estou falando dos atlétas e sim como equipe,e o Inter está na base,devido a voltar hum atléta e sair 2 por algum motivo,sem contar treinador,que teve a sua parte nisso,mas só que mesmo estando na base estamos próximos dos lideres do campeonato,mas a tendência é que começamos a subir,pois vai começar a voltar os atlétas lesionados,e da seleção,e não acreditando que as lesões permaneçam por muito tempo e que comecem a voltar a turma toda,eu tenho absoluta convicção que temos muitas chances de traser o canéco neste ano.Antes que os azuis se ofendam,sugiro que olhem os meus comentários muito antes do Luxemburgo ser contratado,eu dei a minha opinião e em momento algum eu mudei,mesmo quando eles mesmos não acreditavam ou duvidavam eu sempre falei que o Grêmio,neste ano iria disputar o titulo e não só participar,não pelo elenco e sim pela capacidade e nescecidade do treinador faser hum bom trabalho,ja que estava muito desacreditado,e ele é capaz de tirar leite de pédra,quando interessa a ele,mas não vejo força suficiente para gãnhar o campeonato mais ainda disputando dois,mas a moral de tudo isso é que o mesmo Luxemburgo que levanta normalmente ´o mesmo que depois derruba,trasendo os seus pupilos,baste ele gãnhar e ter poder,mas é só a minha opinião.

    ResponderExcluir
  15. Adolino,

    Abismo entre Grêmio e Inter!?????
    No que você se refere? Que tipo de abismo? Elenco já não é mais. Estamos no mesmo nível! Ao Grêmio só falta se autofirmar no G4.
    A respeito de estádio, de estrutura, mesmo que o tricolor tenha lá suas estranhas "parcerias", Beira-Rio vai ficar no chinelo! Em que o novo estádio do Grêmio vai perder para o colorado?
    E não venha com essa conversa de que o Inter vai fazer tudo sozinho. Tem recursos do governo e de algumas parcerias nesse negócio!
    Títulos?! Um brasileiro a mais! Uma Sulamericana!? Alguns títulos regionais! Finanças, talvez!
    Defina o "abismo"!

    ResponderExcluir
  16. FJC, o Luxemburgo poupou o Zé Roberto por que se trata de um veterano, por julgar que os anos pesariam para o bom jogador tricolor. Já Moreno não jogou, por que sentia dores musculares e quem fez o gol da vitória? Justo quem entrou em seu lugar. Não foi inteligente o Luxa, em um campo daquele, naquelas condições, poupar quem tinha dores e colocar um jogador especialista em jogadas aéreas? Então resumindo, entrou com o que tinha de melhor, só não vê quem não quer ou quem tenta enganar os outros.
    "Apartir do dia 28 tudo pode mudar". O que foi FJC, só faltou você dizer que se não chover pode dar sol. Camarada, quem jogou num toró daqueles, como se fosse final de copa do mundo, pode ter certeza que virá com o que tem de melhor para Curitiba e se acaso for elimiminado de novo, daí sim vão vir com aquele discurso que eu, você e todos conhecem.

    FJC, não estou "perpléxo", com a campanha do Grêmio, verdade seja dita, todos esperavam que ele estivesse lutando mais um ano contra o rebaixamento, porém o nível este ano está tão baixo, que até os juniores do Inter estão entre os primeiros. Juniores sim, pois, Fred, Maurides, Mike, Lucas Lima, Zé Mário, Helton, joão Paulo, Josimar, Otavinho e tantos outros é que estão jogando, e você ainda quer que fiquemos perpléxos por o Grêmio estar 2 pontos na frente do Inter? Aí você enaltece a grandeza do Inter ainda mais e mais uma vez rebaixa o teu próprio time, que está com o que tem de melhor.
    12 anos sem títulos pesam mais a cada dia que passa, e a cada arrancada que o time dá, renascem as esperanças e o fanatismo fala mais alto, porém não se iluda FJC, o teu time não será campeão, nem o meu, planejamos mal, como eu já disse no início do ano e se pro Inter o Gauchão foi o limite, o limite tricolor chama-se SULAMERICANA ou "Sulamiranda" como voces gostam de dizer. Aaaaaaaa, é verdade eu me esqueci, que quando voces ganharem, esta competição passará á ter valor e daí voces vão poder começar a ser chamado de "Campeão de tudo".

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Acioli,
    A Sulamericana só passou a ser interessante para os times de ponta do Brasileiro, a partir do momento que abriu uma vaga na Libertadores, diminuindo uma das vagas que era o G4. Em 2008, o Inter deu prioridade, porque viu não havia mais chance no Brasileiro. Como estava difícil ficar entre os quatro primeiros do nacional, o Inter optou pela Sulamiranda. É difícil para vocês reconhecerem que até o Bota-Fogo desistiu da competição. Os mais fortes do torneio priorizavam a disputa dos seus campeonatos nacionais, inclusive o poderoso Boca que vocês eliminaram.
    Hoje ela se torna mais viável do que a traiçoeira Copa do Brasil, não porque seja muito mais fácil, mas porque tem menos times brasileiros na competição, obviamente. Um mata-mata contra time pequeno, como você sabe, pode ser perigoso.
    Nesse momento, o Grêmio não prioriza nada, porque ainda é cedo, foi apenas um jogo. Mas a partir do momento em que a competição "afunilar", talvez, seja necessário uma escolha, uma certa prioridade para uma das competições!
    Se o jogo pela Sulamericana fosse mais "decisivo", tenho certeza que Zé Roberto e Moreno entrariam, mesmo que no sacrifício

    ResponderExcluir