domingo, 27 de novembro de 2011

TIME DOS SONHOS


Se o Grêmio trouxer Ybson (filho do Yb), Carlos Eduardo e Osvaldo, para se juntar a Kleber mais uns poucos que se salvam no elenco como Victor, Mario Fernandes, Julho Cesar, Fabio Rochemback, Fernando, Douglas e Escudero, poderemos ter um time dos sonhos. Mas desconfio que a diretoria está apenas alimentando a ilusão dos gremistas, nessa reta final, como forma de compensação por mais um ano sem títulos e que além do Kleber, não haverá recursos para um super-time em 2012. Tomara que eu esteja errado.

Torcer para um time de futebol não tem nada de realismo, torcedor é sempre passional, pode mudar de opinião como muda o vento, ao sabor das circunstâncias.
A postura do torcida do Grêmio no Olímpico é a resposta à questão colocada, no post anterior, pelo colega Ramão, sobre a dúvida se os gremistas torceriam ou não contra Inter, nesse confronto com o time do Ronaldo-Assis.
A "empate-derrota" diante do Atlético-GO, teve gritos de protesto endereçados a Celso Roth e vibração com gol de Ronaldinho. Surpresa? Não. Se Assis anunciasse um acerto com Ronaldinho amanhã, toda a raiva e a ira dos gremistas se extinguiria. Não sou eu quem defende essa tese, as coisas humanas são assim. Ronaldinho é odiado por não estar no tricolor, não por ele mesmo.
O amor e o ódio são o mesmo sentimento.
Ver o Inter perder é sempre muito bom, não importa as circunstâncias. Lamentavelmente,
vamos pagar o pato na próxima rodada, pois do jeito que estamos jogando, dificilmente sairemos do Beira-Rio, livres de uma goleada.
Assim como o Gauchão, a dupla passa a régua na temporada de modo decepcionante. Mas também como o Gauchão, o Inter tem tudo para se redimir e jogando em casa poderá ao menos terminar em paz com sua torcida. Celso Roth disse na entrevista coletiva que o Grenal não terá peso em sua continuidade no Olímpico.
O discurso, diante das derrotas, sempre gira em torno das falhas individuais, da falta de qualidade. Ele nunca assume os próprios erros, como o treinador do Inter. Antes tinha o discurso era o título, agora tenta se firmar na tese de que o que fez foi tirar o time de uma situação difícil na tabela.
Mas sabemos que ele vai ter que trabalhar muito bem a sua equipe para não sofrer um vexame no Beira Rio, porque se trata, para ele, da síntese de seu trabalho no comando tricolor em 2012.


10 comentários:

  1. FJC,
    Acho que esse é mesmo um time dos sonhos, pois só em sonho que teríamos "balha da agulha" prá tantas contratações, e por falar em sonho, acho que acaba no Grenal mais um pesadêlo de ano prá nós. Vade retro 2011!!

    Pessoal, agora o Roth tem um blog na ZH, eu já tentei postar lá mas meu comentário não foi aprovado, não sei porquê!!!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. O Silêncio é algo fácil de explicar. Vão tentar se vingar na última rodada.
    Eu desconfio que esse grenal vai ser um massacre: primeiro porque tem mais time, segundo porque está com gana de vencer.
    Para os gremistas, teremos um dilema: uma derrota de Roth em mais um grenal significará uma vitória dos torcedores, que não o querem no comando, na próxima temporada. Por outro lado, perder mais um grenal e classificar o rival pode ser considerado mais uma humilhação que ninguém suporta.
    Cadê os colorados para fazerem suas apostas?

    ResponderExcluir
  3. FJC, parabéns pela bela postagem, e a foto então, simplesmente maravilhosa, só faltou em vez da camisa da seleção ser a camisa do Grêmio, daí sim, mataria a pau.
    Este Blog está de parabéns, apesar dos poucos participantes, e um destes motivos é de eles não conseguirem postar, como já aconteceu comigo também, mas tem muita gente boa, com muita inteligência que destacarian-se com facilidade em vários outros Blogs, e eu particularmente, prefiro a qualidade do que a quantidade e na verdade quem está perdendo é quem não participa.

    Sobre os refórços do Grêmio, todos aqui somos sabedores de que tanto Inter como Grêmio, não tem arrecadação sufiente para manter o clube, tendo todos os anos que vender 2 ou 3 jogadores pelo menos para equilibrar as finanças. Quem o Grêmio venderá agora? Só vejo 2 opções: Mário Fernandes o garoto problema ou Fernando. Em nenhum dos casos o tricolor conseguirá uma boa grana, não é hora de vendê-los, e se a idéia é montar uma boa equipe, não dá pra abrir mão destes 2 que já tem identificação e estão adaptados ao clube.
    Então meus amigos, de onde vem a grana?

    FJC, gostei da sua observação que poucas cabeças se salvam no Gremio, como Victor, Mario Fernandes, Julho Cesar, Fabio Rochemback, Fernando, Douglas e Escudero. Tirando o Escudero que ficou enganando 9 meses, e que só começou jogar porque seu contrato estava terminando e que agora voltará ao Boca Junior, o resto concordo contigo, e acredito que o ano de 2012 poderá ser melhor pro Grêmio do que para o Inter, que está preso a contratos longos com muitos atlétas que não jogam mais nada.
    O Grêmio tem menos grana e menos jogadores prontos pra vender, como o Inter, que tem Ruan, Damião e Oscar, em contrapartida, tem menos pepinos para descascar e pode começar um trabalho novo e esquecer 2011.

    Sobre o Grenal, o Inter ganha fácil, e se fosse o Grêmio precisando vencer na última em sua casa, também venceria fácil. Só isso, mais nada a declarar, se vier a vaga foi um fracasso nosso ano e se não vier pior ainda.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao STJD, que puniu Bolivar com 4 jogos de suspensão e mais o tempo de recuperação do jogador Dodo do Bahia.
    Começo a ver uma luz no fim do túnel.

    ResponderExcluir
  5. Acioli,

    A única ressalva no caso "Boilívar" X Dodô é o fato do Inter querer recorrer, pois seria muito digno a própria diretoria colorada afastá-lo do time titular por esse tempo, até para preservá-lo da exposição negativa!
    Também não concordo com a previsão de que o Inter vence o Grenal com facilidade, pode até vencer mas facilidade não vai ter não! Embora com um time inferior o Grêmio não vai deixar barato mais uma derrota nesta temporada.

    FJC

    Parece que o destino está tramando contra tua preferência e o Caio Jr. poderá comandar o Grêmio na próxima temporada, eu particularmente acho melhor que aturar o Roth mais um ano! Só espero que não traga a tiracolo o Maicossuel e outros peixes!

    ResponderExcluir
  6. Marcão,

    Entre Roth e Caio Jr, não tenho preferência. Seria até interessante fazer um teste como o ex-camisa 9, mas temo que tudo dê errado, e que a diretoria seja obrigada a trazer o Celso de volta para tirar o time das últimas posições.
    Se observarmos bem, essa sempre foi a missão de Celso Roth, sempre chamado nos piores momentos para tira o time da zona de rebaixamento, ou para substituir algum treinador que não deu certo.
    Conversando com amigos de outros clubes, inclusive os bota-foguenses, é consenso que Celso Roth ainda é um pouquinho melhor que o Caio Júnior.
    Mas se vier mesmo, teremos que apoiar e tomara que eu esteja errado. Ele não ganhou nada no futebol até hoje, a não ser um mísero paranaense pelo Paraná Clube. Pelo menos, enquanto esteve na Vila Capanema o tricolor paranaense jogava de igual pra igual contra os grandes times do Brasil. No Palmeiras e no Flamengo, ele foi um grande fracasso. Tomara que no tricolor ele tenha mais sorte.

    Acioli,

    Do jeito que o tricolor vem jogando, o Inter é o grande favorito para o clássico. Mas por mais quebrado que esteja, o tricolor vai encontrar motivação nesse clássico, sobretudo, se os jogadores estiverem do lado do técnico.
    Também acho que vai ser um massacre, pela lógica. Mas a lógica é burra no futebol, portanto, esteja preparado caso aconteça alguma surpresa.

    ResponderExcluir
  7. FJC, já foi por água abaixo sua teoria, de os jogadores motivaren-se por estarem do lado do técnico, afinal Roth já dançou e o Harry Potter vem aí. Agora acho que este jogo fique ainda mais fácil, pois qual será a motivação dos jogadores tricolores? Evitar que o Inter vá á Libertadores? Mas afinal, ir pra Libertadores é melhor ou pior do que disputar Copa do Brasil e Sulamericana?
    Vejo que disputar Libertadores, primeiramente voce tem que abrir mão do Regional, exeto no caso de Inter e Grêmio neste ano ter saído precocemente da competição continental, e perder várias rodadas do brasileirão, poupando jogadores, e todos sabemos que ás vezes estes pontinhos fazem toda diferênça lá na frente, ou não fazem?
    Caio Junior é o técnico certo, pro time certo, só ganhou um paranaense como técnico e 3 gauchões como jogador. Se partimos do principio que a 11 anos o Grêmio só ganhou 3 gauchões, então tá aí o técnico perfeito.
    Boa sorte pro Harry Potter, e vamos deixar o Roth de sobreaviso, afinal nunca se sabe quando vamos precisar dele.

    ResponderExcluir
  8. Tenho 35 anos.

    Nunca, eu disse NUNCA vi a imprensa esportiva do RS forçar tanto para motivar um time para um grenal, como estão fazendo esta semana com o Grêmio.

    Ora, com ou sem anúncio da saída de Roth, os jogadores gremistas iriam jogar despreocupados, desinteressados. Com excessão de 1 ou 2 qua são da aldeia, o resto não está nem aí pra rivalidade.

    Mas a imprensa esportiva, principalmente o lado azul dela encontrou o que precisava para botar fogo no clássico. O anúncio de que Roth não irá renovar.

    Desde terça feira o clima de chororô está armado estratégicamente, buscando motivos para desmotivar o grupo de jogadores, mas que no fundo tem uma intenção contrária muito clara na psicologia. Estão humilhando os profissionais gremistas, para ver se eles tem uma reação contrária forte. Que se acontecer, será considerada épica, talvez role até DVD.

    Abre o olho Inter. O Grêmio virá mordidíssimo para o grenal.

    ResponderExcluir
  9. E essa agora, ano que vem a Copa do Brasil terá os 6 times brasileiros que disputarão a Libertadores e inclusive, entrarão nas fases mais decisivas.
    O Grêmio é um dos grandes prejudicados que terá muito mais adversários de peso e deixa de ser favorito. Que coisa, que fase do Grêmio, parece que quando vai dar certo, pinta alguma coisa pra atrapalhar. Será que são os meus sapinhos funcionando?
    Que nada, nenhuma conquista do tricolor caiu no colo de presente, e com sofrimento é melhor ainda, mas bem que os gremistas poderiam ter ficado sem essa. kkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  10. O que eu acho estranho é essa "preocupação" de vocês com o tricolor-velho-de-guerra. Quanta preocupação com o rival! Nem os gremistas se preocupam tanto.
    Não seria melhor preocupar-se com o colorado e seu histórico ruim, no Beira-Rio, nas decisões que teve em 2011?
    Esse jogo no Beira-Rio poderá até ser inútil para o Inter, visto que, não depende de si para ir à Libertadores. Além do mais, pode ser um perigo por se tratar de um clássico, em que o colorado pode celebrar mais um fracasso no ano.
    Os jogadores do tricolor estarão motivados, porque serão pressionados a partir da próxima temporada. Quem vai dar continuidade precisa mostrar trabalho. Qual o problema?
    Se vencer, Celso Roth sai de cabeça erguida e cheio de moral para justificar um possível retorno no futuro.
    Que não se iludam em pensar que vai ser moleza!

    A respeito da Copa do Brasil:
    Quanto mais fortes melhor; na história, o Grêmio sempre teve surpresas com os pequenos, não com os considerados grandes. Segundo, Acioli esquece que os times que vão disputar as duas competições, de forma paralela, não terão gás suficiente para suportar duas competições fortes. Pelo menos, não no mesmo nível.

    Sobre o Grenal, creio que o Ramão entendeu bem que o anúncio da saída de Roth pode ser uma estratégia para tirar o peso da responsabilidade. Perdendo ou ganhando, ele sai e faz de conta que não tem mais nada pra fazer.
    Mas sua saída não é bem uma saída, mas talvez um "até logo", porque não se sabe até quando Caio Júnior vai ficar a frente do time.
    Sobre o Harry Potter, não me resta alternativa, a não ser o otimismo. Afinal, Caio Jr já treinou muitos times e nunca teve chance no time em que se projetou no futebol. É justo que receba uma oportunidade. Entre ele e Celso Roth, creio que é "trocar seis por meia dúzia", ou seja, nada relevante, se não tiver um time forte nas mãos. Mesmo assim, mesmo com um bom time, é possível que o treinador estrague tudo, como já aconteceu a frente de Palmeiras e Flamengo.
    No Bota-Fogo, Caio Júnior cometeu muitos absurdos nas últimas rodadas, foi responsabilizado e demitido por isso, mas é bem verdade que a Estrela Solitária é um time limitado, não muito melhor que o elenco do Grêmio, e que Harry Potter até fez mais do que era possível.

    ResponderExcluir