segunda-feira, 5 de setembro de 2011


O campeonato brasileiro está completamente em aberto, e muita coisa pode acontecer até o final da rodada. A tal superioridade do eixo, não ficou tão clara e evidente, pelo menos, não, nas últimas rodadas. O Corínthians, quando não tem a sorte de ser beneficiado por um erro da arbitragem, mostra-se um time que pode ser derrotado; já o Flamengo, ficou claro, que, sem Ronaldinho, torna-se um time comum. O Vascão, que está com o burro na sombra por ter conquistado a Copa do Brasil, sentiu muito a ausência de seu comandante de vestiário e a tendência e decair mais na tabela.
Resta o São Paulo de Adilson Baptista, o Palmeiras de Felipão e o velho Cruzeiro. Sempre favoritos.
Ainda acho que a dupla pode crescer mais nesse campeonato. Não sei o que acontece no Beira Rio. Deve ser a vaidade que atrapalha.
O Grêmio parece disposto a repetir 2009, quando em casa se tornou completamente imbatível, totalmente ao contrário do que quando se tratava de ser visitante. Cadê os três pontos fora de casa? Velha sina tricolor.

Os três pontos contra o Furacão da Baixada era questão de lógica, só não esperava que André Lima fosse fazer tantos gols, e que a derrota seria tão humilhante para os curitibanos. Deu pena do rubro negro do Paraná. Se me permitem os blogistas deste, vou repetir as façanhas do Acioli. Quando Renato assumiu esse time, entramos numa discussão aqui sobre a dúvida, se ele conseguiria tirar o Atlético Paranaense da degola. Pois bem, Renato não resistiu e nem quis viajar para Porto Alegre. O time é muito limitado e só um milagre (típicos daqueles rituais de Antônio Lopes, com crucifixo no peito) pode salvá-los da série B.

A vitória do Grêmio sobre o Atlético-PR serviu para confirmar a boa fase e a importância do argentino Escudero na elenco tricolor. Ele que tanto foi criticado e considerado uma contratação inútil, agora, com o Roth, tem demonstrado ser um dos principais jogadores do elenco, já com a titularidade assegurada. Curiosamente, com Renato e Julinho, ele não sofreu apenas com contusões, também sofreu da falta de oportunidade e da perseguição, principalmente do Portaluppi, que o considerava fraco e limitado. Escudero tem o drible e a velocidade de Jonas, mas assim como o ex-artilheiro, não se firmou nas primeiras partidas. Jonas também não chegou com a titularidade absoluta, chegou a ser emprestado para a Portuguesa, quase foi envolvido numa troca de jogadores com o Goiás, e só na última temporada, é que seu futebol estourou.
Escudero segue o mesmo caminho que Jonas, e o que é pior, o Grêmio pode formatar o atleta, para perdê-lo em seguida: o tricolor pode recuperar seu futebol e ele pode se mandar no final do ano, pois o passe é do Boca.

Ouvi os noticiários de que o Internacional estaria se desfazendo do grande zagueiro Bolívar, multi-campeão da década. Sua saída é marcada por muitas críticas em razão de algumas falhas nos últimos jogos. Independente disso, o que parece flagrante no Beira Rio, é uma certa injustiça e falta de reconhecimento dos dirigentes e de todos os colorados com os seus ídolos. Bolívar não é o primeiro que pode sair pelas portas dos fundos, sem um verdadeiro reconhecimento.
O zagueiro do Inter, que na verdade, não passa de um gremista ressentido, pois fora dispensado do tricolor, no início da década, foi um dos principais jogadores do clube, ao longo dessas conquistas que o Inter teve. O Grêmio errou ao não tê-lo no elenco, afinal, durante muito tempo o tricolor penou com jogadores do nível de Claudiomiro, Baloi, Bilica, Thiago Prado, vindo a parar na série B. Ele certamente não é nenhum primor de qualidade técnica, mas foi um zagueiro de muita raça, que poderia ter sido melhor aproveitado, no clube onde iniciou como juvenil.



29 comentários:

  1. FJC, parabéns, não pelo conteúdo do texto, pois discordo de praticamente tudo, mas pelo ânimo, de fazer uma nova postagem, acredito que foi devido a bela goleada do tricolor no time sem técnico, do Atlético Paranaense.
    Vou começar pelo time Paranaense, e sobre a nossa discordância, onde eu dizia que Renato faria um bom trabalho e vc dizia que o destino do Furacão era a 2ª divisão. Renato Gaucho, esteve no comando do Furacão por 15 jogos, onde conseguiu, 4 vitórias, 5 empates e 6 derrotas, alcançando 43% dos pontos válidos. Renatão, tirou o time paranaense da lanterna isolada com apenas 1 ponto em 6 rodadas, e com uma arrancada espetacular conseguiu fazer o Atlético ressucitar.
    Belo trabalho de Renato, os números não mentem, com 43% de aproveitamente dos pontos válidos, se o Atlético tivesse mantido este indice antes da chegada do Renato, o Furacão estaria em 13º na classificação geral, inclusive na frente do Grêmio que tem 40% de aproveitamento. Então quem estava certo FJC, Eu ou voce, Renato fez um bom trabalho ou não fez? Não deixe que por voce morar em Curitiba, e por ter esta rivalidade particular com com os atléticanos, deixar de enchengar o que é óbvio e verdadeiro.

    Sobre ser uma constante no Beira Rio tratar-mos mal os nossos ídolos, vcs gremistas devem devem ser exemplo, pela maneira que demitiram o maior ídolo da história do clube, o Renato Gaucho, sem dó e nem piedade, onde ele saiu chorando e dizendo que um dia irá voltar, parabéns pelo tratamento que voces dão á seus ídolos.

    Sobre o Escudero, ele está á 1 ano no clube, recebendo seu gordo salário, e fez 2 partidas boas, e já é a oitava maravilha do mundo. Muita calma nesta hora. O Jô, jogou 3 ou 4 partidas no Inter, já fez gol contra o Bahia, sofreu o pênalti que deu o título da Recopa pro Inter, e a minha paciência com ele já se esgotou, que diferênça de opiniões. Mas tomara que o Escudero continue, pra tirarmos mais esta teima e quem sabe não colocam o Miralles junto com ele, pois era outro que voce disse que era bom jogador e agora nem no banco fica.

    Sobre a superioridade do eixo Rio-São Paulo, é só olhar a tabela de classificação, os 7 primeiros são de lá, e o resto é conversa pra boi dormir, o que vale é bola na rede e os 3 pontos, e tropeços e acidentes de percurso todos terão.

    Sobre a dupla crescer, disso não tenho a menor dúvida, pois piorar ainda mais é quase impossível. O Grêmio flertou com a zona de rebaixamento o campeonato inteiro, e se perder pro Bahia na quarta pode ir pra lá.
    Enquanto o Inter vergonhosamente, com um elenco de milionários formado pela maioria de ex-atletas em atividades está atrás de times como Coritiba e Figueirense. Acho que tá na hora do Adolino aparecer e dizer o que está achando do Inter, pois estes dias ele disse que tinha afastado-se do Blog, porque não concordava sobre as críticas que eu fazia sobre o Inter.
    Ontem o Fernandão disse que "torcedores exigentes estão atrapalhando o Inter". Perdem o Grenal, deixam o Santos empatar um jogo em casa, que estava 3x0, empatam com o Ceará, e nós que estamos atrapalhando?
    Fernandão, voce de boca fechada é um poeta, voce é um fanfarrão, voce esta de brincadeira, e como diria o nosso glorioso Capitão Nascimento, "pede pra sair".
    O desempenho colorado no campeonato é patético e seria trágico se não fosse cômico, Santo Gauchão e Santa Recopa, vamos passar uma borracha e esquecer tudo e começar tudo de novo, mas pra isso o facão tem entrar em cena e cabeças tem que rolar.

    Só uma pitadinha sobre a Seleção Brasileira, porque é só isso que merecem por enquanto: Este Damião é bom demais, e o Ronaldinho Gaucho é a cara do futebol brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. Caro Acioli,

    Penso que tudo é discutível, e esse espaço, é para isso mesmo. Minha opinião não é a verdade absoluta. Respeito tua visão, mas hás de considerar vários outros pontos:
    Sobre o Renato não o critico, apenas considero um erro ele ter ido para um time fraco como o Atlético Paranaense. Foi teimoso e imprudente. Queimou seu nome mais uma vez. Os números que você citou mostram justamente o que ele não conseguiu fazer, não porque seja totalmente incompetente, mas pelo time. Com relação a saída dele do tricolor, todos sabem, que foi uma decisão de Odone, não da maioria dos gremistas.
    Com a relação ao eixo, embora estejam em melhores condições na tabela, as últimas duas rodadas, pelo menos, mostram um certo equilíbrio. Se vai continuar assim, não sei. Não vejo superioridade técnica em relação a dupla, no Palmeiras, no Cruzeiro, Bota Fogo, no Fluminense e no próprio Vasco. Até o Corínthians é um time discutível. O maior beneficiado nas arbitragens.
    Sobre o Escudero, as boas atuações desse atleta vem se repetindo, e todas as vezes que atuou com liberdade para o ataque, e todas as vezes que esteva bem fisicamente, não decepcionou.
    Escudero é um excelente jogador. Não sou eu apenas que afirma, qualquer cronista da mídia, concorda. No entanto, a gente não espera que ele resolva sozinho, se o grupo estiver bem, ele pode contribuir. Resta saber se ele vai manter o mesmo nível, ou se vai sucumbir com todo o time.

    ResponderExcluir
  3. FJC,

    Concordo com tua visão do futebol do Escudero, acho ele um bom jogador que está acima da média (ou mediocridade) que vem reinando no Olímpico, e como qualquer profissional, se não tiver uma sequência não desenvolve seu potencial na plenitude. E desde o início do Brasileirão temos falado que a tônica deste ano é o equilíbrio, pois os pseudofavoritos andam patinando e oscilando boas e más sequências de jogos, embolando cada vez mais a tabela. Quero aproveitar pra corrigir um comentário que fiz a alguns dias, quando coloquei todos os atacantes gremistas no mesmo saco, pois fui injusto com o Borges, que semprei achei um bom atacante e inclusive defendi-o quando o Stevan vociferava contra todo o time gremista. Inclusive este tipo de cobrança exagerada não é uma exclusividade colorada, nossos torcedores também exageram na dose, pois se lembrarmos da saída do Jonas teremos que lembrar dos torcedores sem noção que viviam a perturbá-lo. Assim como fizeram depois com o Borges, o Douglas e até com Renato andaram tentando criar caso. Reclamar e protestar contra dirigente acho até compreensível, mas perseguir, ameaçar e peitar jogador ou treinador, me parece surto de burrice misturado com inveja enrustida dentro de um fanatismo imbecil. Ir ao campo e xingar durante uma partida mal jogada é uma coisa, mas ir a treino só prá criar caso com jogador é a mais pura babaquice!

    Acioli,

    O "poderoso eixo", sem dúvida nenhuma está em vantagem na tabela, mas quantos pontos foram literalmente roubados dos outros concorrentes? Ou tu acha que os árbitros não influenciam os resultados entre equipes de um mesmo nível, com seus amarelinhos injustos, faltinhas despretenciosas ou não, que às vezes viram pênaltis mais que duvidosos(a favor deles, é claro). Isso sem falar nos impedimentos unilaterais, (que só beneficiam ao mesmo lado), e nem nos minutos descaradamente absorvidos dos noventa minutos regulamentares quando a cera come solta e não se acrescenta nem a metade do que é devido, e as "interpretações" nas faltas? Me desculpe o desabafo, mas ando totalmente decepcionado com as arbitrariedades cometidas pelos árbitros. Parece erro de gramática, mas é pura verdade, basta ver com olhos mais críticos, ter mais atenção aos srs. "juízes".

    Prá encerrar com bom humor, se o Ronaldinho Gaúcho é a cara do futebol brasileiro, espero que o futebol brasileiro não seja a cara dele, senão tá feia a coisa! rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Por falar em Ronaldinho, o Mengão está caindo pelas tabelas. É possível que se recupere, mas existe a possibilidade de que ele sucumba junto com o time, que agora está a seis rodadas sem vencer. Um dos motivos dele não ter vindo para o Olímpico, foi justamente o temor, de seu irmão Assis, de que ele viesse para um time fraco e não conseguisse produzir o seu futebol, caindo de produção junto com o time. O Flamengo foi escolhido por ter mais time e por estar no centro. Agora, ele carrega o rubro negro carioca nas costas, resta saber se ele vai manter o mesmo ritmo até 2014.
    Com relação ao Escudero, creio que ele não é jogador para resolver sozinho. É um jogador de qualidade que joga conforme o time. Se o time está bem, consequentemente, contribui com o seu bom futebol.
    O Acioli botou olho gordo no Miralles e o argentino, de fato, não jogou nada até agora. Fez uns golzinhos na Libertadores e todos os gremistas esperavam que ele repetisse isso com a camisa tricolor. Paulo Paixão chegou e descobriu que o atleta está fora de forma.
    De fato, não agradou; Mas quem disse que ele era bom ou que era craque? Eu nunca disse isso.
    Sobre os times do eixo, também não consigo ver tanta superioridade, exceto no alto salário dos jogadores que lá atuam.
    Santos, São Paulo, Vasco e Flamengo, me parecem exceções; os demais não tem nada superior ao nosso. Uma ou outra vantagem, superficial.
    O Flamengo tem Ronaldinho; o Cruzeiro, Montilo; o Santos, Neymar e Ganso. Já o Vasco, o São Paulo e Corínthians, parecem ter, no conjunto, um time mais estruturado.
    Bota Fogo, Palmeiras e Fluminense não possuem elenco superior a dupla.
    Grêmio e Inter parecem depender muito de alguns jogadores, que quando desfalcam, enfraquecem o time. Com o elenco que ambos os gaúchos possuem, era para estar numa posição melhor na tabela.

    ResponderExcluir
  5. Uma cadeira cativa foi destituida no Inter. Sim, nosso General, nem na reserva fica, contra o América Mg. Mas Rodrigo Moledo é melhor do que Bolívar? Não. Inclusive foi ele que fez o pênalti contra o Ceará. Trata-se de um jogador afobado e despreparado no momento pra asumir a titularidade no colorado. Mas então não será uma boa troca pro Inter? Sim, será. Este puchão de orelhas em Bolívar, digamos assim, é um alerta aos milionários medalhões multi-campeões que estão acomodados, pensando que são intocáveis e que não precisam mais correr, que já fizeram sua história e que não precisam mais provar nada pra ninguém, como disse o próprio Bolivar.
    Eu, sempre admirei o Bolívar, e sou grato á ele por ele ter feito parte de equipes vencedoras e campeãs pelo Inter, porém Sr. Bolívar, aprenda uma coisa, futebol tem que provar que é bom todo jogo, ou vem outro e com mais vontade e te atropela. Ou alguém acha que vamos entrar entrar em campo e alguém vai dizer: "Olha gente, no Inter tem o Indio e o Bolívar que ninguém passa por eles, o cão de guarda do Guinazu, o D'Alesandro e o Bollati da seleção Argentina, o Oscar, Kléber e o Damião da Seleção Brasileira, e vamos tentar perder de pouco que já é uma grande coisa. Não, nome não ganha jogo, vontade aliado com qualidade, daí sim funciona.
    Bolívar não vem jogando tão mal assim, mas o torcedor colorado acostumou-se à ver seu time disputando a ponta de todos os campeonatos, foram 7 títulos Internacionais em menos de 6 anos, feito jamais alcançado por outra equipe brasileira em tão pouco tempo, então sempre esperamos muito da nossa equipe, e o nosso nível de exigência aumenta, e quando os resultados não vem, vilões são eleitos. Eu já elegi os meus, e faz tempo que venho dizendo, que uma renovação tem que ser feita urgentemente. Atletas como Renan, Lauro, Indio, Bolívar, Sorondo, Rodrigo, Kléber, W. Mathias, Tinga, Bollati, Guinazu, D'Alesandro e Andrézinho são verdadeiros cânceres dentro do clube e já tiveram seus ciclos completos e hoje somente oneram a folha de pagamento e vivem de seus nomes e não do seu futebol.
    Não precisava ser assim, criando site pra exigir a saída de Bolivar, nossos comandantes poderiam enchergar o que todo torcedor vê, e evitaríamos esta exposição do atleta, que acima de tudo é um ser humano, pai de família e um vencedor no clube.
    Acredito que está instituida uma nova ordem no Beira Rio, que não mais aceitaremos enganadores milionários se arrastando pelo campo. Quem disse que não adianta reclamar? Só falta saber quem será o próximo.
    Parabéns aos torcedores exigentes do Internacional, que estão sendo responsáveis diretos pelas mudanças necessárias, que parecem estar começando, onde eu incluo-me neste grupo. Aos que acham que esta tudo bem e maravilhoso, e que o Inter já ganhou muito, e que estar na frente do Grêmio já é o suficinte, o Inter não precisa de torcedores assim, se já ganharam tudo o que queriam, porque torcem ainda?

    ResponderExcluir
  6. Acioli,

    "Sete títulos internacionais"? Importantes? Sim, para o Inter, não para outros clubes, que priorizaram outras competições mais importantes. Estou errado? Aonde estão os títulos nacionais?
    Nesse quesito, o Inter está no mesmo patamar que o tricolor, que não levanta troféus a dez anos. Daí o motivo das cobranças.
    O Bolívar não tem um companheiro de zaga a sua altura. Índio está morto, assim como Rodrigo. E os goleiros sempre foram fracos, a não ser Muriel, o qual, curiosamente, era o terceiro arqueiro. Renan talvez o pior de todos.
    Kléber, D'Alessandro e Guiñazu queriam sair, mas diretoria impôs barreiras, fazendo-os permanecer contra a vontade.

    Mas chega de falar mal dos outros, vou falar do meu time, antes que você fique nervoso.
    O Grêmio tem mais uma peleia fora de casa. Dessa vez, o Bahia, que para nosso azar está subindo de produção, justo agora. E o tricolor está fadado a mais um fracasso longe de seus domínios. Triste realidade. Nesse jogo, Roth não tem André Lima nem Mirales. E se com esses a coisa já andava danada de ruim, imagine com o Brandão (poste quebrado), que não se sabe "para que veio" para o Estádio Olímpico.
    A única boa notícia é a convocação de Mário Fernandes, um dos melhores defensores que o Grêmio teve nos últimos anos, e que poderia entrar para a história do clube, se não fosse o assédio dos clubes da Europa e a necessidade de vendê-lo. Provavelmente, não ficará no tricolor por mais uma temporada. É jogador de futebol europeu, sem exagero.
    Zagueiro ou lateral?
    Paulo Autuori o colocou na lateral, porque viu qualidade na saída de bola. Silas, o considerou muito fraco, fisicamente, para o miolo de zaga.
    Na tentativa de resolver o problema da defesa, Renato o restituiu a zaga. Celso Roth, por sua vez, novamente o utiliza na lateral, em razão das péssimas condições físicas de Gabriel.
    Creio que é um defensor para jogar em qualquer posição da defesa, aonde houver necessidade. Daí o motivo da cobiça dos europeus e da seleção, que carece de jogadores com essa característica.

    ResponderExcluir
  7. Acioli,eu continuo com a mesma convicção,só que eu analizo as coisas,como um todo e não pela atual situação.Muito menos até mesmo pelo amor que eu tenho,pelo meu time eu procuro ver as coisas boas,que são maiores e não tão somente o lado negativo,senão daqui a pouco,eu estaria torcendo para dar errado,para falar ta vendo eu estava certo.O reflexo do Mazembe,esta ai só não vê quem não quer,a renovação está a todo o vapor,ja caiu e muito a média de idade do time.Eu continuo acreditando,que temos chances sim de ingrenar,a ganhar o campeonato olhem os times das pontas,estão começando a cair e quando isso acontece,o caldo entorna.Normalmente quem ganha não é quem esta na ponta da tabela,e sim que estiver mais atraz,onde o Inter esta.Mesmo que o Inter não ganhe mais nada,ele ja papou um titulo internacional e um estadual,esta de bom tamanho etera tempo para melhorar,os garotos para o próximo ano.FJC concordo com vc,que tem que manter os idolos,até a velice mas isso é só no seu time,que é imortal,jogador é um profissional remunerado,e quando ganha um titulo recebe muito dinheiro,por isso tanben,e isso quer dizer que ele tem que ser escalado tão somente se estiver jogando bem,e jamais deveria ter tratamento diferenciado,isso é se um time quiser ser vencedor,e não imortal.Agóra respeito temos que ter por todas as pessoas,independente de quem seja.Olhe o caso do própio Renato,quando foi do seu interesse,ele falou que éra Flamenguista,ou o Ronaldinho que deixou muitos tricoloras ILUDUDOS,com sua volta,Sóbis enquanto estava no Inter,se recuperando ganhava salario integral,mas para ir pa o Flu aceitou diminuir salario,e isso que éra colorado declarado.Um clube é dos seus torcedores,e não dos jogadores jogador vai para onde a grana manda,não que eu tenha nada contra,mas em contrapartida tem que faser jus ao seu salario,ou caso contrario deve ficar no banco de reservas.E tem mais não se esqueça que lógo,lógo vamos jogar só uma vez por semana,sem contar que estaremos com o time completo.

    ResponderExcluir
  8. Éra uma vez uma mulher,que adorava,falar mal dos vizinhos,morria de inveja da vizinha,tudo o que éla fasia éra tentar menosprezar os seus vizinhos,todo dia bem cedinho acordava só para botar defeito,no que os vizinhos tinham,quando nada encontrava,falava mal da roupas no varal da vizinha,dizendo que estavam ancardidas,quando o marido acordava la estava éla na janela,falando das roupas encardida,até que um dia éla acordou e foi correndo olhar na janéla,e pimba as roupas da vizunha estavam todas branquinhas,éla deu um grito chamando o marido,olhe o milagre em todos esses anos,é a primeira vez que eu vejoas roupas da vizinha branca,ai o marido responde hoje eu acordei cedo,só para lavar os vidros da sua janéla que estavam todos sujos.

    ResponderExcluir
  9. Como eu havia dito no meu comentário passado, o problema do Inter não era o Bolívar e que Rodrigo Moledo era pior do que o General. Sem Bolivar ontem, os erros apareceram novamente, e se não tivéssemos um começo de jogo arrazador, talvez estariamos amargando o 5º jogo seguido sem vitória.
    Agora, contra o Palmeiras, estamos sem zagueiro, e vamos pedir por favor pra Bolivar voltar. Coisa de time pequeno, que humilhou-se também para o tartaruga do Andrézinho, de que contratou mal, de quem gastou o escasso dinheiro em jogadores que estavam disponível no mercado e não nas posições que o time precisava.
    Mas vamos lá enfrentar o Palmeiras, e independentemente de Bolívar estar em campo ou não, ou que entre Lúcio, ou Puiól, ou Lugano, ou Figueroa, iremos perder novamente, vamos lutar muito, como o meu cachorrinho repeteco e na melhor das hipóteses, traremos um empate heróico.
    É FJC, eu, hoje, quinta feira, prevendo a derrota do Inter no domingo para o Palmeiras, e vc, ontem prevendo que "o tricolor está fadado a mais um fracasso longe dos seus domínios" contra o "poderoso" Bahia, que dentro de casa ainda não ganhou de nenhum grande no campeonato.
    Eu até acho que o Grêmio não perde, não devido ao seu bom futebol, mas sim pela ruindade do adversário, que nem do América Mg conseguiu ganhar em Salvador.
    Quando eu digo que estamos de joelhos diante dos times do eixo Rio-São Paulo, ninguém concorda, devido á paixão incondicional e ao fanátismo que depositamos nas nossas equipes, mas em outras palavras, admitimos nossa inferioridade, e buscamos desculpas esfarrapadas para os nossos fracassos, como voce dizendo que o Roth não terá André Lima e Miralles, sendo que este último, nem no banco de reservas tem ficado.
    Como voce mesmo disseste, "triste realidade", o que fizeram com os nossos times, cadê a raça gaúcha, cadê o ispirito de luta de disputar cada palmo de campo, sem existir bola perdida ou adversário invensível?
    Sobre o Mário Fernandes, é imprecionante como todos aqui no Blog, sempre disseram a mesma coisa, que ele só precisava de uma boa sequência, que só foi dada, devido a falta de opções no setor, caso contrário, seria mais um esquecido no elenco, como já foi feito com Fernando, que só está jogando porque o Gilberto Silva passa mais tempo machucado do que jogando, e o mesmo caso está sendo feito com Leandro, que só precisa de chances, sem pressão, sem cobranças.
    No Inter a mesma coisa aconteceu com Hélton, que eu cheguei a dizer que se tratar de um novo Sandro. Evidentemente que exagerei, mas eu tinha a mais absoluta certeza que ele é melhor que Tinga, bollati, Mathias e Guinazu, e ele tem a cada jogo provado isso.
    Ontem era o jogo ideal, para colocarmos o João Paulo, o Zé Mario e o Dellatorre, para eles ganharem cancha, mas existem interresses alheios á o que seria melhor pro futuro dos nossos times. Por exemplo, como ficaria a cara de quem contratou o Ilsinho, o Sandro Silva e o Jô, se esses não entrassem nas partidas? Então foram eles que entraram e a garotada fica de fora.
    Agora temos as respostas, de porque todos aqui no Blog sabíamos que Mário Fernandes só precisava de uma sequência e não tinha, e agora temos a resposta de onde foi parar a nossa raça, o nosso espírito de luta, o nosso poder de superação. Tudo isso não foi embora, está tudo aí, presente nesta garotada, que cresceu no clube e que vê o futebol, como um faminto vê um prato de comida. Eles ficam de fora, e só entrarão no mais puro desespero do time, em verdadeiras fogueiras, e assim é difícil jogar, sejam eles ou os mais experientes jogadores do mundo.

    ResponderExcluir
  10. Acioli,

    Eu não discordo totalmente de suas teses, apenas considero que a configuração dos times no cenário nacional está muito "democratizada", digamos assim, quando se trata de qualidade do elenco. Times como Coritiba, Figueirense, Atletico-GO e Ceará (com excessão da última goleada), tem jogado de igual para igual com os grandes.
    Na minha percepção, existem alguns jogadores que atuam nos times do eixo que estão fazendo a diferença. No Flamengo é Ronaldinho; no Santos é a dupla Neymar-Ganso; no Cruzeiro é montillo. No Palmeiras, além do treinador, é Kléber, Marcos Assunção. No Vasco, Diego Souza, Alecsandro; no Bota-Fogo, talvez o Loco Abreu. Os bambys me parecem um time mais bem formatado e começo a suspeitar que levam esse título brasileiro. Ainda assim, Rivaldo me parece o jogador fundamental desse time, além do Lucas, claro.
    No Bota Fogo, Palmeiras, Fluminense, que estão a frente da tabela, não consigo ver tanta superioridade em relação ao que temos por aqui.
    Me parece mais uma questão de competência e organização tática, do que a qualidade do elenco em si. O Abelão arrumou o Fluminense porque tem competência e o Felipão está a um ano no Palmeiras.
    Talvez a vantagem que levam, esteja nas reposições, ou seja, no banco de reservas.
    O Cruzeiro dispensou Brandão porque não prestava. Foi a "genialidade" do Pelaipe que o trouxe para o Olímpico. Essas e outras besteiras da diretoria é que nos prejudicam.

    ResponderExcluir
  11. Acioli,

    Pena que não seja tão simples assim como tu acha, ou será que o "poderoso" Bahia que enfrentou o "favorito" Flamengo no Engenhão e meteu tres como visitante não foi uma supresa, o que mais uma vez comprova que nada é impossível neste campeonato brasileiro? E o que tu me diz do lanterna América MG enfiar quatro no outro "favorito" VasXCHcão? E o sofrimento do "forte" Palmeiras prá empatar ontem com o vice lanterna CAP?
    Daqui prá frente começa a se esboçar um rascunho da verdadeira classificação na tabela do nosso Brasileirão, e com certeza apenas nas últimas quatro ou cinco rodadas teremos uma definição mais clara de quem é quem.
    E me sinto muito feliz em ver os colegas do blog, hoje com seus comentários confirmarem que apesar de ser uma utopia, meu post do dia 17/05/2011 tinha uma grande parte de lógica e fundamento, pois todos estão falando o mesmo que eu disse lá, talvez com outras palavras mas com o mesmo sentido.

    ResponderExcluir
  12. Concordo, Marcão,

    Ao que parece os times do eixo entraram em vantagem no Brasileirão, por possuírem um time mais formatado, desde o regional, além dos treinadores estarem a mais tempo no comando.
    Com exceção do São Paulo e do Fluminense, que também mudaram de técnicos, todos tiveram a vantagem de um planejamento melhor, com os seus treinadores trabalhando a mais tempo no clube.
    Nosso grande problema foi realmente a falta de planejamento, os interesses políticos, e as mudanças na comissão técnica.
    A saída de Renato e Falcão não produziu grandes efeitos. Claro que a permanência de ambos já não se sustentava, mas Roth e Dorival entraram em desvantagem ao assumir grupos no meio de uma competição.

    ResponderExcluir
  13. Adolino, só uma correção no seu comentário, o Sóbis, quando veio pro Brasil, á exemplo de Tinga, teve proposta melhor do Fluminense, mas preferiu o colorado. Agora, na sua saída, novamente deu prioridade ao Inter, que não lhe fez nenhuma proposta pra renovar. O Fluminense fez a sua proposta e levou o atléta. Sejamos justos.
    Adolino, eu confesso estar indignado com a falta de Q.I. dos nossos dirigentes e vou citar aqui algumas coisas que não concordo, e vejamos se tenho razão ou não:
    1º Renovação de Renan - Salário 250 mil por mês, pra esquentar banco pro Muriel;
    2º Ter dificultado a saída de Lauro - 150 mil por mês pra treinar em separado;
    3º Ter dificultado a saída de Wilson Mathias - 200 mil por mês pra ter o "espetacular no elenco;
    4º ter dificultado a saída de Andrézinho;
    5º Ter trocado os direitos Federativos do Edinho pelo empréstimo do Alex até o fim de 2011;
    6º Ter contratado Jô por 4 anos;
    7º Ter contratado Gilberto, Ilsinho, Fabrício, Alison, Rodrigo, Bollati e Sandro Silva;
    8º Mandado Falcão embora;
    9º Manter um elenco milionário de ex atletas em atividades, como Renan, Lauro, Indio, Bolívar, Kléber, Guinazu, W. Mathias, Glaidson, Bollati, Andrézinho, Zé Roberto, Tinga, Sorondo, Rodrigo e D'Alesandro.
    Adolino, sabe de onde virá o dinheiro pra pagar todas estas cágadas? Virá da venda de Damião, Ruan e de Oscar na janela de Janeiro. E se aparecer mais alguém que saiba jogar bola, vindo das categorias de base, certamente irá em Agosto, na outra janela, pois a folha de pagamento não pára de crescer.

    ResponderExcluir
  14. Herculano Quintanilha ataca novamente. " ó gremistas de pouca fé, nem que andem pelo vale de Pituaçu, nada temereis, pois Brandão e Escudero estarão contigo".

    ResponderExcluir
  15. Acioli,

    Nem o gremista mais fanático seca tanto o Inter, quanto você seca o Grêmio. É flagrante.

    O Brandão realmente foi uma surpresa. Tomara que todos nós estejamos errados, e que o Pelaipe estava certo ao contratá-lo. Ao que parece, ele veio para desbancar o Miralles, que nem na reserva tem ficado, pois o atacante argentino - como Acioli bem tinha avisado - é um jogador limitado. Se bem que o próprio argentino não teve um sequência. Jogou duas ou três partidas e só está afastado por problemas físicos.
    Quanto ao time do Grêmio como um todo, existem dois jogadores que tem sido fundamentais para o time: o primeiro é Julho César pela ala; o segundo é o Escudero, do meio para o ataque.
    O lateral esquerdo devolveu a qualidade do drible, a velocidade e o cruzamento, que a muito tempo não víamos pelo lado canhoto; o meia-atacante dá velocidade ao time, combinando bem com Marquinhos e Douglas que também possuem bom passe, mas são lentos.
    O Roth sempre montou bons sistemas táticos, muito embora cometa algumas besteiras, de vez em quando. Mas acho que está aí, o time que ele deve manter: com Marquinhos, Douglas e Escudero.
    O problema são as fracas reposições, nesse meio campo, que só tem Lúcio como suplente.
    Mesmo assim, acredito eu que ele tem opções, como Rochemback que pode jogar mais adiantado. De volantes o Grêmio está bem servido.
    Se vencer mais partidas fora de casa, o Grêmio vai subir na tabela, evidentemente. Que ninguém se surpreenda com o Grêmio nesse campeonato. Afinal, já mostrou várias vezes que é time de chegada.
    Agora tem que pensar numa maneira de vencer os "bambys". O São Paulo é um time muito rápido e vai ser um adversário perigoso, no Olímpico. Se o Grêmio não conseguir pará-los na próxima rodada, é possível que iniciem uma verdadeira arrancada para o título do Brasileirão, outra vez.

    ResponderExcluir
  16. FJC,

    Não só o Brandão foi surpresa pra mim, como também o Roth, pois apesar de não gostar do estilo de trabalho dele, não posso deixar de reconhecer que agora temos um esquema tático que já se repete em mais de tres partidas seguidas, e isto é mão do treinador com toda certeza. E o trio que a alguns dias atrás era considerado improvável (Douglas, Marquinhos e Escudero) parece que se acertou em campo e tem feito o jogo fluir se não com a rapidez desejada, pelo menos com clareza e um pouco mais de qualidade para as finalizações. Ainda falta um pouquinho de ajuste no setor defensivo, mas também já evoluiu com a definição dos laterais Mário Fernandes e Julio Cesar, que tem demonstrado qualidade para se firmarem como titulares, coisa que ainda não tinhamos visto este ano no Grêmio. E o até Victor parece ter espantado a "inhaca" que o acompanhava até outro dia atrás. Quanto ao São Paulo, realmente é um time muito rápido e perigoso, mas talvez tenhamos no Fernando, se repetir as atuações da sub vinte (com os dois pulmões, rsrsrs), o antídoto para este veneno.

    Adolino,

    Ontem torceste pro Grêmio, ou pro Bahia? rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  17. Marcão,contra o Bahia ficou dificil,sabe como é eu móro aqui rsrsrsrsrs.Mas falando em resultados,está dando tudo igual com o Roth,o final vc ja sabe rsrsrsrrs.Mas contra o SP,o resultado me interessava,e muito ja que eu acredito,que temos chances de ganhar o titulo,lembre que eu falei,que muita agua passaria por baixo da ponte,e os times das pontas estão começando a desabar,e as chances do Inter ingrenar são grandes,e se isso acontecer,agóra a coisa vai ficar interessante.Falando bem cinceramente,mesmo que não ganhe mais nada,não foi um ano perdido pelo contrario,estamos conseguindo uma renovação,e nos mantendo em boa colocação,eu mesmo ja pensei que se fosse para renovar,não teriamos problemas em perder um ano.E ainda temos que contar,com muitos erros do passado,que temos que resolver aos poucos.Eu dou os parabens,a nóssa diretoria,que mesmo eu não concordando com algumas coisas,vejo que estamos no caminho certo,mesmo perdendo,acabou aquele time sem objetivo,nóssa defeza esta evoluindo,e muito agóra temos um bom goleiro,que a muito não tinhamos,éra até comico ver Indio e Bolivar correndo atraz dos atacantes,com a lingua de fóra,mesmo eles voltando,eles estão sob ameaça ou jogam ou pégam banco.Precisou ter muito pulso e coragem,para faser o que o Presidente fês com Falcão,e o nósso vice.Sobre Falcão eu não concordei,na época mas lembro de ele falar que não tinhamos ninguem,nas catefgorias de base para subir,e como agóra tem mais da metade do time de garotos,e o time que quiser se manter aqui tem que revelar jogadores,e vender só que não por qualquer preço,como ja foi feito no passado.Qualquer pessoa que tenha disernimento,sabe que quem tem grãna compram quem não tem,tem que vender,pósso até não gostar mas é a lei do mercado,não é facil bancar salarios oferecidos pelos Arabes e Europeus, prefiro ver jogador indo embóra do que ver meu time do coração arruinado financeiramente,como aconteceu no passado.Outro ponto importante],é que ele conseguiu harmonia novamente,coisa que antes da sua decisão não tinhamos,e estva virando guerra e fatalmente quem perderia seria o clube.Não estou falando nisso só pela vitória,mas sim pelo conjunto de coisas,ja que eu sempre acreditei que subiriamos,e muito na tabela ou seja acredito que poderemos ser campeões.Olhe o Oscar,para o Falcão colocalo, para jogar foi preticamente na marra,falndo nisso,um time que tem 3 jogadores convocados para a seleção,não tem nem como eu não acreditar.

    ResponderExcluir
  18. Tem, mais um detalhe importante,o Inter chegou até aqui,melhor do que eu esperava na tabéla. Agóra praticamente só vai jogar uma vez por semana,ou seja terá tempo para treinar e melhorar,sem contar que jaja teremos o time completo nóvamente,o Zé Roberto quando estava no seu melhor momento,saiu e em breve teremos ele nóvamente,e com isso seremos muito mais ofencivo,e rapido no ataque.É a chance do Dorival mostrar o seu trabalho,ja que até aqui foi um jogo em cima do outro.

    ResponderExcluir
  19. Adolino,

    Te parabenizo por não estar sendo apenas mais um "chorolado" e estar vendo que nem tudo é negativo no teu clube, pois além de ter tres na Seleção do Mano, tem um dos maiores artilheiros da atualidade, uma das revelações da sub vinte e uma campanha acima da média, com um grupo muito forte técnicamente e com um baita dum treinador organizador no comando. E mais uma rodada com resultados que contrariam a lógica (futebol tem isso???) dos times. Se tivesse um bolão da rodada duvido quem fizesse mais de tres pontos (acertasse mais de tres resultados, sem precisar acertar o placar). Quem acertaria CAP 2 X 1 Flamengo, Coritiba 5 X 0 Botafogo, Fluminense 1 X 0 Corinthians, Figueirense 1 X 1 Vasco, ou até mesmo Palmeiras 0 X 3 Inter, ou Grêmio 1 X 0 São Paulo? Só o Corínthians levou sorte de não perder a liderança, e o Inter de avançar na tabela.
    O Grêmio apesar do começo fraco e cambaleante, parece ter adquirido um padrão de jogo mais condizente com sua tradição e ter entrado num período de equilíbrio deixando de perder pontos em casa e até estar conseguindo trazer alguns de fora. Oxalá esta sequência positiva continue até o final do campeonato.

    ResponderExcluir
  20. Perdoem-me a moda "Acioli de ser", mas FJC já havia afirmado várias vezes que a tal "superioridade" dos times do eixo era muito relativa, e que times como Bota-Fogo e Palmeiras, talvez não se sustentem na ponta da tabela.
    O Palmeiras estava desfalcado de duas peças importantes, mas está longe de ser o candidato ao G4. "Felipão faz o que pode, com um time limitado". Quanto ao Inter, mostrou que tem força para chegar ao G4, como já se suspeitava.
    Quanto ao Grêmio, a vitória sobre os bambys e importante mas ainda falta muito para uma pretensão maior no campeonato. Estamos a seis da Zona 4; e a 10 do G4.
    O jogo contra o Vasco servirá como prova real para o tricolor.
    Suspeito que depois do Vasco em São Junuário; do Santos na Vila Belmiro; o tricolor não tenha mais ninguém como "todo poderoso" nesse segundo turno.
    É evidente que teremos dificuldades, como o Inter no Beira Rio, na última rodada; mas fora Vasco e Santos, o resto dá pra encarar de igual para igual, longe do Olímpico.
    Portanto, melhor o Adolino começar a torcer pra valer pelo tricolor, pois se o velho Grêmio souber aproveitar algumas vantagens da tabela, repetirá a façanha de 2010, nesse returno.

    ResponderExcluir
  21. QUANTO VALE LEANDRO DAMIÃO?
    Estes dias eu escrevi que 15 milhões de euros por Leandro Damião, era dinheiro de pinga, e que o Santos com seus parceiros como Delci Sonda, haviam recusado proposta de times Italianos, de 10 milhões de Euros por Alesandro lateral esquerdo reserva do Santos e de 12 milhões de Euros por Danilo, lateral direito titular do peixe e da seleção sub 20. Citei também os exemplos de Falcão Garcia e Iguain, que foram negociados dentro da Europa por cerca de 100 milhões de Reais.
    Pois bem, hoje, o Felipão em entrevista disse: "Leandro Damião vale 40 ou 50 milhões de Euros".
    Exagero? Neimar está sendo negociado nestes patamares. Ou alguém prefiriria Neimar do que Leandro Damião em seu time? Eu, sinceramente prefiro o Damião, pois ele cabeceia melhor, chuta melhor, faz mais gols, tromba com os zagueiros, tem mais raça, não é problemático, e á exemplo do moicano da vila, agora também é titular da seleção brasileira, e se derem uma sequência pra ele, ninguém mais tira a 9 amarelinha do coro dele.
    Continuo indignado com a diretoria do Inter. Ontem houvi uma entrevista do nosso presidente, Giovane Luigi, dizendo que "não podemos nos comparar com os grandes centros, como Rio e São Paulo, pois lá os patrocínios são maiores, e as cotas de tv dão mais dinheiros aos times do eixo Rio-São Paulo, e que não podemos oferecer condições semelhantes as que Neimar e Ganso receberam para ficar no Santos e dificilmente conseguiremos segurar Damião, Oscar e Ruan na próxima janela".
    Eu gostaria de ser o repórter da gaúcha naquele momento, e dizer ao nosso querido presidente:
    "Sr. Luigi, se não tivéssemos contratado o Bollati por 9.5 milhões de reais, e mais salários de 200 mil e nem trazido o Jô por 200 mil por mês por 4 anos de contrato, e se não tivéssemos renovado com Renan, por 250 mil por mais 1 ano e meio de contrato, será que com todo este dinheiro que deixaria de sair do clube não poderíamos ficar com Damião por mais algumas temporadas, haja visto que seu contrato vai até 2016 e seu salário é menor do qualquer um destes que citei e o contrato já está assinado?
    Nosso presidente e aqueles que os rodeiam e os acessóram são tão incompetentes que chega me dar ânsia de vômito, é um insulto a minha inteligência.
    Será que é difícil entender que quem tem que sair é quem não está produzindo nada, como Renan, Lauro, Alison, Bolivar, Indio, Rodrigo, Sorondo, Fabrício, Glaidson, Mathias, Guinazu, Bollati, Kléber, Thinga, Andrézinho, Ilinho, Zé roberto, Gilberto, Alex Jô, Sandro Silva, e que temos que preservar quem está produzindo e nos salvando como Muriel, Ruan, Hélton, Oscar e Damião e dar oportunidade dos outros jovens aparecerem?
    Este ano está perdido, devido ao exesso de lixo acumulado no Beira Rio, a grana que gasta-se com estas 21 figuras acima citados, e mais o que temos de bom, daria pra formar uma equipe invencível e vencedora e não estar atrás de equipes como Botafogo e Vasco.
    A farra foi grande, gastou-se sem dó e nem piedade o dinheiro que não era deles e que não existe no clube, então agora vai-se em primeiro plano, Damião, Oscar e Ruan e posteriormente quem aparecer de bom e tiver comércio na Europa.
    Que tal convidar estes 21 acima citados para uma reunião e dizer: " Meus amigos, voces estão dispensados para apartir de hoje procurarem outros clubes, e quem não aceitar a recissão, passa a treinar em separado, junto com o Bustos, que a tempos faz isso no clube".
    Esta atitude causa prejuizo imediato ao clube, pois vários destes, ninguém quér, e ficarão mesmo só treinando, mas muitos deles irão para outras equipes, pois aceitar ficar treinando em separado quér dizer o fim da carreira do atléta.
    Gostaria de fazer uma pergunta, ao FJC e ao Marcão: Qual destes 21 acima citados vcs gostariam de ver vestindo a camisa do Grêmio, analizando o futebol e deixando a rivalidade de lado?

    ResponderExcluir
  22. Acioli,

    Com toda sinceridade e isenção possível, só o Andrezinho, o Zé Roberto e o Ilsinho poderiam fazer parte do elenco gremista sim, não garanto que seriam titulares mas seriam boas opções para o Roth, desde que com salários compatíveis com a realidade gremista.
    E também prefiro o Damião ao Neymar, pois além de ser mais produtivo para o time é muito menos "estrela", joga simples e objetivo sem deixar de ter habilidade e senso de conjunto. Este eu gostaria de ver com a listradinha de tres cores. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  23. Acioli, a questão dos valores de compra e venda que citaste é muito discutível.
    A questão do Damião, por exemplo: era um jogador desconhecido que surgiu no Paraná e que ninguém imaginava que pudesse "estourar" no futebol.
    Nesse caso, os dirigentes partem do princípio que, se um jogador valia "10 mil", valorizou-se, chegando aos 50 milhões, então, é lucro na certa a venda de tal jogador.
    Os jogadores que retornam da Europa são "supervalorizados", e, claro, existem contrações nos números. Contudo, creio que para um jogador que até bem pouco tempo era desconhecido e quase ninguém dava "1 real" no passe, vender o atleta por essa quantia, é um baita negócio.
    Outra coisa: ninguém garante que ele seja um craque, e que daqui a um ou dois anos esteja no mesmo patamar que está hoje. Portanto, é preciso vender e encher os cofres. Além do mais, o clube corre o risco de perder os direitos do atleta, que pode sair de graça, causando prejuízo ao clube.
    Sobre as questões dos nomes, também aí temos umas questões relativas, muito difícil de avaliar só pelo momento. Sandro Silva, por exemplo, foi um jogador que despontou no Mirassol de São Paulo, foi muito bem no Palmeiras. Teve uma lesão no Bota-Fogo, antes de se transferir para a Europa, mas me pareceu um volante de qualidade, disputado pelos grande do futebol brasileiro, inclusive o próprio Grêmio.
    Talvez ele possa não ser importante para o Inter, mas seria útil em outro clube.
    A base do Inter, comparada a do Grêmio, é péssima. Tem jogador no Beira Rio, que não dá para trocar pelo William Magrão. Por outro lado, com todas as deficiências, Bolívar faria uma boa dupla com Saimon na defesa do tricolor.
    Jô e Sandro Silva poderiam ser reservas no Olímpico.
    O Inter tem uma espinha dorsal, que inclui o zagueiro, Kléber, Guiñazu, D'Alessandro, Zé Roberto, Andrezinho, Oscar e Damião. Os demais, com todo o respeito, talvez tivessem uma chance no Time B para a Copa Rio Grande.

    ResponderExcluir
  24. Dizem que eu reclamo demais, mais ninguém quer os jogadores do Inter no seu time. kkkkkkkkkkkk. E olha que estamos falando do Grêmio, que até ontem estava á beira do Z 4.
    O problema não é apenas este, o maior problema é que estes jogadores acima citado tem salários que vão de 100 a 300 mil mensais, e deles espera-se muito e eu fico frustrados com cada novo reforço que chega com status de grande jogador e que não corresponde as expectativas, tenho certeza que com a folha salarial mensal do Inter dá pra fazer uma grande equipe, juntamente com as boas figuras que estão no elenco.

    FJC, Damião assinou contrato com o Inter até o fim de 2016, e a multa recisória é de 50 milhões de Euros, então o Inter não corre o risco de perder os direitos do atleta e de ele sair de graça, neste ponto tenho que admitir que foi feito um bom trabalho, juntamente com a renovação do Helton e do Oscar.

    ResponderExcluir
  25. Mas é aquela coisa que te disse: no Grêmio, alguns nomes estavam sendo vaiados e quase todos os gremistas queriam ver longe do Olímpico, tais como Douglas, Escudero, Marquinhos.
    O jogador Borges saiu do Olímpico, porque alguns achavam que estava morto para o futebol. E você sabe quem é o artilheiro do campeonato?
    O que quero dizer é que os jogadores que atuam no futebol brasileiro estão quase no mesmo nível, e aqueles que podem estar mal no Inter hoje, podem se tornar quase um ídolo em outro clube.
    Bolívar jogaria em qualquer time da série A. E suspeito que Sandro Silva também. Ilsinho não servia para o São Paulo, assim como Julho César não servia para o Fluminense.
    No Inter e no Grêmio, respectivamente, ambos os jogadores se tornaram peças principais no esquema do treinador.
    São essas nuances que configuram nosso futebol atual. O jogador que não dá certo aqui, por uma série de razões, pode dar certo em outro lugar.

    ResponderExcluir
  26. No Olímpico, a coisa anda mais rápido, em relação á jogadores que não dão certo. Acredito que á pressão é maior, devido aos 11 anos de jejum sem título de relevãncia. Jonas foi o grande jogador até o final de 2010, no início de 2011 foi vaiado e em poucos dias deixou o clube. Borges, Fabio Santos e Souza, foi quase a mesma coisa. Só o Leandro que aguentou mais tempo, porque ninguém queria. Boas saídas ou péssimas saídas, como a de Jonas e Borges, o que eu quero dizer é que no tricolor a coisa acontece mais rápido, o cara é vaiado em uma semana e na outra esta fora do clube.
    No Inter, é diferente, vejamos o caso do Edu, que foi vaiado e ninguém mais aguentava o cara no elenco e continuou alí firme e forte, e até o mês passado, recebeu seu último salário pago pelo Inter. Bustos e Lauro, a mais de ano estão treinando em separado e recebendo. Wilson Mathias, que nem relacionado pro banco é mais, e não pega as trouxas. Thiago Humberto, Marcelo Cordeiro e Bolaños, recebendo metade do salário do Inter, pra jogar em outros clubes, e não conseguimos nos livrar deles.
    FJC, claro que eu entendo que tem jogadores que dão certo em algumas equipes e em outras não, eu só não entendo, porque aqueles que não dão certo, no Grêmio saem rapidinho e no Inter, ficam até cumprirem o contrato, ou pior, ás veses até renovam, no caso de Renan e Glaidson.
    Fico aqui imaginando se o atacante Jô, não corresponder, temos 4 anos de contrato.
    Acredito que tanto Inter como Grêmio, por não terem grandes arrecadações, e serem deficitários, em seus balancetes anuais, ou seja, gastam mais do que arrecadam, sem contar a venda de jogadores, deveriam fazer melhor os contratos de contratações. Tipo assim: Contrato de 6 meses, com direito á renovação automática de 2 anos por parte do clube, se for á vontade dele, com aumento salarial de 20% ao ano. Assim, o jogador vem, e sabe que tem 6 meses pra mostrar que valeu a pena sua contratação, e o time pode fazer uma avaliação, se quer ficar com o atléta ou não, sem ficar preso á longos contratos e ter que ficar com quem ele não quér.

    ResponderExcluir
  27. Talvez a resposta, a tua questão do "porque o Grêmio dispensa mais rapidamente jogadores não dão certo" esteja justamente, no fato, de haver mais cobranças por títulos e, consequentemente, uma necessidade de mudanças devido a impaciência de todos os gremistas, da direção até as arquibancadas.
    No Beira Rio, existe uma certa acomodação pelos resultados obtidos, e com certa razão. Essa rotatividade maior que existe no Olímpico, prejudicou as finanças. O Grêmio gastou muito para contratar e depois os dispensou de graça. Foi o caso de Souza, obtido junto ao Paris Germain da França.
    O tricolor já gastou muitos milhões com rescisão de contrato.
    Penso que a diretoria do Inter seja mais prudente nos contratos. A partir de Ronaldinho, o Grêmio só teve problemas com questões contratuais. Existem pendengas judiciais com jogadores de 2001 até hoje.
    O que salvou e salvará o Grêmio vai ser a base: Mário Fernandes, Saimon, Adilson, Fernando - quase meio time - poderão salvar os cofres.
    Não conheço o elenco inteiro do colorado, mas me parece que há uma deficiência nesse quesito: os jogadores da divisão de base, tem poucas chances no time de cima. Daí os contratos milionários.
    Damião e Oscar não vieram da base. No banco de reservas são poucos. Se no Grêmio há problemas de gestão, o Inter, a meu ver, carece de jogadores oriundos do time sub 20.

    ResponderExcluir
  28. FJC, aí voce se engana, no Inter tem mais jogadores da base do que no Grêmio, inclusive como titulares. Enquanto no Grêmio, só Mário Fernandes, e talves agora o Fernando sejam titulares, Saimon, Adilson e Leandro apenas fazem parte do elenco. No Inter temos o Muriel, Ruan, Rodrigo Moledo e Hélton que assumiram suas respectivas titularidades e temos também o Dellatorre, João Paulo, Marquinhos, Zé Mário e Lucas Rogia que já fazem parte da equipe principal. Embora Damião e Oscar não sejam oriundos das divisões de base, em cima deles, foi feito um trabalho de fundamentos, que os transformou no que eles são hoje.
    Mas sua observação que no Grêmio a pressão é maior foi perfeita, e concordo plenamente com isso, e já escrevi sobre isso em outras oportunidades, e a medida que o tempo vai passando a coisa só piora, afinal time grande não pode passar tanto tempo sem ganhar algum título de importãncia, quer seja no cenário Nacional ou Internacional.

    ResponderExcluir
  29. Conforme escrevi, não tenho acompanhado bem o time do Inter, em suas últimas escalações e em razão disso, posso estar equivocado, mas mesmo assim, podemos dizer que, com exceção do goleiro Muriel, o qual eu havia esquecido de mencionar, todos esses jovens ainda não são uma afirmação ou pelo menos, não são considerados titulares, como são alguns nomes do Grêmio.
    Jogadores como Mário Fernandes e Adilson já vem atuando no time principal, a quase três anos. Fernando e Saimon não eram titulares, mas são atletas que vem sendo "lapidados", a pelo menos dois anos.
    Talvez o Grêmio tenha insistido mais na base, justamente, porque a necessidade de gastar menos foi maior que a do Inter, até então, com as contas em dia.
    Pelo que sei Ruan é um reserva imediato de Kléber ou dos veteranos da defesa colorada que tem Rodrigo, Indio e Bolívar.
    Depois da saída de Sandro, o Inter não encontrou um volante de afirmação no time. Pode ser que nas últimas partidas tenha encontrado, mas a bem pouco tempo estava nessa situação.
    Portanto, com exceção do Muriel, não se pode dizer que haja uma base segura no Beira Rio. Quem está resolvendo as coisas no momento, venho de fora.

    ResponderExcluir