sábado, 8 de janeiro de 2011

Será?


Dizer "eu avisei" agora, soa como muito oportunismo, mas tudo indica que aquele comentário registrado por mim em um dos textos aqui do Blog, retratou a mais pura verdade.


Ouvi a entrevista completa do Presidente Odone, li tudo que o Assis falou para o Coimbra da Zero Hora e me convenci definitivamente daquilo que eu já desconfiava, ou seja, o Ronaldinho não vai para time algum por clubismos e sentimentalismos, e sim, para quem abrir a mão, pagar a conta e oferecer mais vantagens. Não apenas ele é assim, mas qualquer jogador de futebol tem este perfil!!!


Porém, tem duas outras coisas que ainda me deixam muito intrigado: Primeiro de tudo, como o Assis brinda uma contratação sem um veredicto definitivo do Milan e, ao mesmo tempo, permite que o negócio seja fechado com um dos Clubes que menos cumprem suas obrigações no futebol brasileiro? Sim, porque levantar os recursos para quitar a rescisão com o time italiano seja bem possível e alcançável, mas cumprir o contrato com o jogador daqui para frente, como será? Quantos abandonaram ou processam o Flamengo (até os dois ao mesmo tempo) por falta de pagamentos, atrasos de salários, etc?


Bom, o presidente Andrés Sanches deu um verdadeiro show de marketing com o seu Ronaldo, quitando metade de uma dívida astronômica que girava, há dois anos atrás, em torno de meio bilhão de reais. Além disso, já estreiou um novo e moderníssimo CT e "parece" estar conseguindo realizar o sonho de seu torcedor, construindo um estádio próprio, tudo com recursos levantados pós chegada do "fenômeno" no Corinthians. Sem contar que trouxe para casa os canecos do Paulistão e da Copa do Brasil.


A presidente Patrícia Amorim assumiu no fim do contrato de Adriano, mas passou "bons bocados" com a chegada e a saída de Zico, com o caso Bruno e com uma temporada dentro de campo muito ruim em 2010. Então, vamos ver se o "time da mídia" do Rio de Janeiro repete o sucesso do "time da mídia" paulista, com sua versão de Ronaldo no elenco.


Isso já teve muita reviravolta, mas fica registrado aqui que o presidente Paulo Odone foi muito inocente neste frustrante episódeo. Macaco-velho como ele é, NÃO poderia permitir um vexame deste tamanho, gerando uma frustração destas proporções. Envolver sentimentalismos com boleiro é primário, pra não dizer amador. Tratar de um negócio deste tamanho e destas proporções sem se ater "única e exclusivamente" às questões de mercado, é quase como acreditar em Papai Noel.


Por fim, em menos de um mês tivemos os brindes mais bizarros da história do futebol gaúcho. O primeiro no Beira-Rio, antes da partida do elenco rumo ao Mundial e, o segundo, da contratação de Ronaldinho com seu agente Assis, sentados à mesa.


Trágico... pra não dizer cômico!


Saudações Coloradas

14 comentários:

  1. Rafael,
    Parabéns pela postagem, sobretudo, no que diz respeito aos "brindes bizarros". Esse assunto, merecia até um capítulo à parte.
    Ronaldinho Gaúcho, apesar do talento inquestionável com os pés, é um jogador sem personalidade. Nessas negociações, ficou evidente que ele fica a mercê de seu irmão, que pensa e age por ele. Por essas e outras atitudes, não tenho muita fé no craque na Seleção Brasileira. Com 31 anos, não tem perfil de liderança, nem de responsabilidade, se precisarmos contar com ele na hora de montarmos um grande time.
    Ronaldinho parece uma donzela; Assis é pai, procurando um melhor dote para a princesa.
    O Rafael está certo: Essa preferência pelo Flamengo também é estranha. Se fosse o São Paulo, o Cruzeiro, ou até mesmo o Inter, ainda poderíamos dizer que esses clubes vivem momentos melhores em termos financeiros. Em termos de estrutura, creio que seriam os três clubes que melhor comportariam tal investimento. Mas o mengão, realmente, não sei se é digno de ser o escolhido! Talvez. O rubro negro tem torcida e tem a tal da "mídia". O Flamengo é um mito, assim como o nome de pelé. Qualquer jogador profissional, que gosta de pagode e de praia, gostaria de jogar na gávea. Não esqueçamos que, Romário, mesmo se dizendo vascaíno, voltou para o Flamengo com juras de amor, e só mais tarde terminou a carreira no VaXXXXco.
    Palmeiras também é outro que está quebrado, mal paga os que jogam lá. É tudo muito curioso!
    Essa é opinião é de gremista, e todo gremista, nesse momento, se sente um pouco traído. E o culpado foi Odone, que plantou na mente dos gremistas, um otimismo exagerado acerca da volta do craque dentuço.
    No entanto, ao contrário da maioria, eu não culpo o jogador. Acho besteira essa ideia na mente de parte da torcida, que pretende execrar o Assis e o Ronaldo de Porto Alegre. Tem até um deputado querendo sujar a imagem desses dois cidadãos. http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2011/01/deputado-gaucho-quer-fazer-de-ronaldinho-persona-non-grata-no-rs.html
    Como se os deputados fossem todos honestos e não ganhassem absurdos no jogo do poder, a cada ano que passa.
    Todos nós que ficamos abismados e envolvidos, em certos momentos, totalmente voltados para as notícias, na tv, no rádio, e na internet, somos também um pouco alienados e tolos, enganados pela mídia. Imaginem quanta propaganda, quanto marketing envolvido em toda essa novela.
    Como já afirmei, o Grêmio começou o ano com uma derrota. E foi uma derrota feia, igual a do Inter contra o Mazembe.
    Começo a temer por esse tal planejamento para 2011, iniciado na gestão Odone.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se você e o resto do pessoal vai concordar comigo, FJC... mas se o Odone foi incompetente ao ponto de permitir caixas de som no Olímpico e a contratação de um helicóptero antes da negociação encerrada, penso que o Assis também foi! Porque? Primeiro, porque não é uma questão de má fé, e sim de profissionalismo e vantagens que o Grêmio não percebeu à tempo. Segundo, porque o Milan é quem dita as regras, uma vez que o jogador tem vínculo com o Clube italiano até o meio do ano. Sem uma rescisão definitiva, JAMAIS deveriam ter "brindado" qualquer coisa antes desta rescisão, muito menos terem permitido que isso se perpetuasse nos meios de comunicação. Terceiro, porque Odone culpa Assis e Assis culpa a imprensa, típico jogo de empurra-empurra de duas pessoas que trataram do assunto da forma mais amadora possível. Concluo que o Inter não está errado em tratar seus negócios de maneira diferente, ou seja, nega tudo até que o atleta venha em definitivo, sob o maior sigilo possível diante o próprio torcedor e a imprensa. Quando vaza a informação, a direção continua negando... acho que o Odone se empolgou com tudo isso (fez o contrário), "acreditando" que o gremismo do Ronaldinho fosse o suficiente, como poder de barganha forte. Ao mesmo tempo (sem querer defender ninguém) tanto o Ronaldinho como o Assis realmente tinham vontade de fechar com o Grêmio, mas sem um aval do Milan, acabaram por prometer "certas coisas" longe de seus alcances. Tanto é verdade que o Clube carioca foi negociar diretamente com os dirigentes italianos, pra depois falar com o agente do jogador. O Flamengo tratou de tudo como "realmente" deve ser tratado um contrato no mercado da bola. Saudações Coloradas

    ResponderExcluir
  3. Ronaldinho teve nas mãos a chance de entrar pra história do Grêmio como o maior ídolo tricolor, e de apagar uma página negra na sua carreira e na sua vida. Em contrapartida, ele torna-se o maior traidor da história do futebol brasileiro.
    O jogador Ilan, preferiu ir para o Inter ganhando menos, do que ir para o Flamengo, onde a proposta era melhor. o Edu, preferiu ficar só treinando no Inter do que ir para o Flamengo e ter a chance de jogar, onde o Inter ainda pagaria metade do seu salário. O Grêmio disputa Libertadores este ano e o Flamengo não. No Grêmio o Ranaldinho era um ídolo consagrado, mandava prender e soltar, no Flamengo ele no máximo vai ser mais um grande jogador que passou por lá. Então porque o Ranaldinho foi para o Flamengo? Alguns dirão: "Porque a proposta foi melhor, e ele é um profissional e a carreira de um jogador é curta, tem que fazer o seu pé de meia". Mas ele já não tem muita grana, e o salário dele no Grêmio seria fantástico também? Será que alguns zeros a mais numa robusta conta bancária faz tanta diferença assim? E o amor pelo clube e pela torcida? E os princípios éticos e morais?
    Quando eu vejo uma declaração como aquela do Pelé, dizendo que jogou um ano no Santos de graça, porque o time estava em dificuldades, eu ainda acredito no ser humano, mas quando eu vejo um episódio como este do R 10, tudo volta a seu normal.
    A vinda do Ronaldinho para o Grêmio, engrandeceria muito o futebol gaúcho, quebraríamos aquele estígma, de que um grande astro, no Brasil, só pode atuar no eixo Rio São Paulo. Só os rumores de uma possível vinda dele, já provocou uma grande mobilização e até o quadro de sócios do Grêmio, e a venda de camisas teve um aumento significativo em poucos dias, imaginem então se fosse confirmada a sua volta.
    É, mas ele não vem, e a coisa mais importante da vida do Ronaldinho é "dinheiro".

    ResponderExcluir
  4. Sobre a atitude de Odone, creio que tudo ele fez foi tentar dar o primerio grito, afim de causar um impacto nos tricolores, com o fim de elevar o nome do clube através da mídia, e até mesmo causar uma mobilização no quadro de sócios, como vimos na antecipação das parcelas, já em Dezembro de 2010.
    De certa forma, ele conseguiu trazer a torcida para o lado dele. Em alguns momentos, ele certamente blefou ao dizer que o Ronaldinho queria voltar ao time do coração. Foram palavras do Ronaldo Assis pela boca do presidente.
    Ele conseguiu mobilizar e tem o apoio da massa. Disso você pode ter certeza. Resta saber como está a cabeça dos jogadores que estão no clube. O que eles pensam (se é que pensam) sobre todo esse enredo em torno de Ronaldinho Gaúcho.
    Outro que sai fortalecido, é Renato Portaluppi. O fato de se declarar gremista, e não querer multa em caso de rescisão, são gestos de quem reconhece o clube que o projetou, além de ter seu nome cada vai mais idolatrado pela metade do Rio Grande. Ronaldinho poderia ofuscar um pouco essa sua fama, se acaso voltasse. Os gremistas agora sabem que Renato dificilmente será superado. Ele continua sendo o Rei no Olímpico. Só falta um grande título para coroar e premiar de vez sua fama e sua glória entre os tricolores.

    ResponderExcluir
  5. Acioli e Rafael,
    com relação ao Flamengo, embora eu não simpatize com os rubros negros, acredito todo jogador de futebol tem essa ilusão pelo nome "Flamengo". Como afirmei antes, o Flamengo se tornou um mito, criado pela mídia e pela grande massa de torcedores. Os grandes nomes do futebol passaram por lá. Carlos Alberto Parreira, faz uma entrevista no final de sua carreira e diz que em toda sua passagem, vencedora, pelo futebol, faltou só o Flamengo. Uma declaração dessas, contamina o imaginário de qualquer jogador, sobretudo Ronaldinho. Jogador de futebol não tem senso crítico. E o Assis, só terá o cuidado de fazer um bom contrato, quem vai bancar o salário não é o Flamengo, mas os investidores.
    Sobre o Odone, prefiro não acreditar na inocência e na falta de inteligência nesse negócio fracassado. Ele falou demais, é verdade, mas jogou a responsabilidade para cima do empresário e do jogador, e ficou de bem com a massa tricolor do Rio Grande.

    ResponderExcluir
  6. Amigo Acioli... cuidado com o que você escuta à respeito do Pelé. Tal qual Zico e Dinamite, são ídolos imortalizados dentro de campo que usam disso para tratar de outros assuntos na vida profissional, pós-jogador. Dentro dos gramados são incontestáveis, mas a biografia extra-campo de todos estes três aí (depois da aposentadoria como atleta), não permitem qualquer tipo de idolatria. A imagem de "ídolo" na mídia camufla e esconde bastante tudo isso. Teria vários e vários argumentos para confirmar minha posição referente a eles, mas prefiro deixar isso de lado por enquanto e me focar no ponto desta discussão. Quanto ao "populismo de Odone", caro FJC, creio que a majoração considerável de associados (cerca de 3 mil gremistas ingressaram ao quadro de sócios do Clube desde o começo das especulções "Ronaldinho") tenha sido a única vantagem sobre isso tudo. Por isso que ele está empurrando a culpa pra cima do Assis. O fracasso de sua investida, totalmente amadora e mal feita, teve de ser disfarçada! Sua incompetência com aquela patética declaração, ficou clara! Aquele foi o jeito que ele achou para "virar o jogo" sem permitir, assim, que ele perdesse credibilidade junto aos torcedores. Repito o que disse antes: EMPURRAR A RESPONSABILIDADE DO SEU ERRO PARA OUTRÉM EM JOGO DE "EMPURRA-EMPURRA", É O PRINCIPAL SINAL DE INCOMPETÊNCIA, FALTA DE PROFISSIONALISMO E POLITICAGEM. Começa mal, muito mal, o novo presidente gremista. Vê quem quer... Saudações Coloradas

    ResponderExcluir
  7. Rafael, entendo seu ponto de vista, e também duvido muito que o Pelé ou qualquer outro jogador tenha jogado 1 ano de graça, seja por qual clube for. Só queria dizer que o Ronaldinho tinha a obrigação de assinar com o Grêmio, pois o salário dele no Milan era de 800.000.00, então qualquer coisa que viesse acima disso já estaria bom tamanho, sabendo que ele estaria em casa, e além do mais, não foi ele que disse que preferia ir pro Grêmio? Então viesse ele e falasse: "Vamos estudar as propostas e o que for melhor pra mim e pra minha família, será o meu destino". Ninguém é obrigado a ir pra onde não quer, mas ninguém tem o direito de iludir as pessoas que lhe querem bem.
    Sobre o episódio das caixas de som no Olímpico, também acredito que foi uma manobra pra tirar das costas do Odone, o fracasso por não ter conseguido trazer o jogador. Tipo assim: Tava tudo certo, só que na hora H , o Ronaldinho deu pra tráz e assinou com o Flamengo. E acho que deu certo, pois conversando com amigos gremistas, não houvi ninguém culpar o Presidente, mas sim vejo muita revolta contra o jogador, e a palavra "traidor" é o que mais se houve.
    Concordo com o FJC, que este episódio prejudicou muito o Grêmio, e foi como a perda de um título, e ainda por cima tirou o foco da Libertadores e frustrou ainda mais a torcida.
    " O filho pródigo à casa torna, mas não pra redimir-se, e sim pra dicipar o que ainda tinha de bom na mesma".

    ResponderExcluir
  8. Amigos,
    Uma estorinha rápida para ilustrar o assunto:
    Um cliente chega no açougue e pergunta:_ Quanto está o quilo do filé?
    O açougueiro responde:_ R$ 18,00
    Cliente: _ Mas no açougue da esquina está a R$ 12,00 o quilo.
    Açougueiro: _E porque não comprou lá?
    Cliente:_Porque não tinha mais.
    O sábio açougueiro: _ Há, desse de R$ 12,00 que não tem mais eu também tenho!

    Então, oferecer o que não se pode pagar é fácil, vamos ver na hora que tiver que honrar o compromisso se vai ter o filé pelo preço anunciado. O Flamengo é notório mau pagador até para contratos meia boca, se não conseguir bons (e confiáveis) anunciantes e parcerias, logo teremos mais um processo de cobrança judicial, e um "revival" de Vampeta: "Eles(Flamengo) fingem que pagam e nós(jogadores) fingimos que jogamos." Mas com a praia do lado, baladas e pagodes toda hora, mídia a favor, prá que se preocupar com contratos?
    Agora, Deputado criticar o Ronaldinho? Isto é cômico e trágico!
    Rafael, endosso tua recomendação sobre os ídolos, nos gramados sem contestação. Fora deles, muita calma nessa hora!!!
    E o amadorismo de dirigentes não é novidade nenhuma nos comentários deste blog hà muito tempo! Talvez sirva de lição e espero que tenha sido o melhor para o Grêmio (no todo: torcida, grupo de atletas, diretoria e funcionários em geral) e fortaleça o sentimento de "gremismo" em todos servindo de motivação para fazer um 2011 inesquecível.
    Saudações gremistas!

    ResponderExcluir
  9. Vcs estão forçando a barra, O rafael quem empurrar a culpa disso tudo goela a baixo do odone como se fosse ele o culpado da falta de carater da familia assis, muita calma nessa hora, jah tah ficando claro que essa historia ja viro disculpinha de colorado pra falar mal do grêmio, se ouve erro foi de que ele anunciou que eles iam contratar e o Assis deu pra traz, o contrato tava feito ele n quiz pq n tem carater, ninguem canta hino de um time e diz que este é seu time de coração e no outro dia n vem assinar o contrato fexado, para lah odone fez oque tava nas possibilidades grêmistas não valia apena se afundar em uma divida por esta gente, e só pq o jogador n veio não da pra dizer que é amador e a gestão é uma bosta, se foce tinha dado a furtuna que o ronaldo queria pra vir pra cá, teu comentario rafael me parece em muito tendencioso e feito pra desdenhar da diração grêmista como diz vc "ve quem quer".
    Se algo realmente prejudicou nisso foi o tempo gasto e só, começando a LA esse papo morre e a buxa é dos cariocas, o importante é manter o foco pq temos um LA pra ganhar, o grêmio renovou com quem tinha que renovar e esta trabalhando na ampliação dos contratos do Fabio R. e gabriel, vem para o time principal o jovem passalli e temos mithyue, ainda falta sim a chegada do zagueiro uruguaio e de um lateral e volantes ( oque adireção vem trabalhando por fora ) agora oque eu axo uma comedia nisso tudo é que se o grêmio n contrata somos incompetentes se o inter n contrata é pq é o plano de gestão para o ano ¬¬ fala serio tanto quando os vermelhos investimos nas pratas da casa só que pra quem fez um vexame historico é precisso tirar o foco e disfazer do gramado do visinho pra ninguem falar do seu propio quintal.

    ResponderExcluir
  10. Stevan, você tem uma certa razão, talvez estejamos mesmo "forçando a barra" e dizendo coisas que não condizem com a realidade. Eu propriamente tenho lá minhas dúvidas e não sei muito bem quem criticar e culpar nesse enredo em torno da contratação milionária. Eu vi a entrevista de Odone, e é simples: O Grêmio fez proposta porque a princípio havia um interesse de Roberto e Ronaldo Assis em retornar ao Estádio Olímpico. Segundo o presidente, Roberto Assis mudou de ideia e atitude, quando Ronaldo chegou iniciou-se um leilão em cima do craque. Por essa, o tricolor não estava preparado.
    Se é verdade ou não, o fato é que Odone e Renato terminaram mais fortes nessa história. O presidente pela luta em trazer o craque traidor; Portaluppi por ser considerado o maior ídolo desde 83.
    Apoio totalmente sua crítica a respeito da opinião dos colorados. Quando as coisas não dão certo no Olímpico atribui-se a incompetência dos dirigentes gremistas, mas quando o fracasso é vermelho e branco, então é porque houve um erro de planejamento, ou seja, muda só o nome.
    Entre o presidente que defende 70% dos riograndenses e um empresário que defende o interesse de um milinário, eu prefiro acreditar em Paulo Odone.
    Saudações tricolores

    ResponderExcluir
  11. Stevan e FJC,
    Também penso que os erros vermelhos estão sendo abafados pela enorme mídia em cima da "negociação" com Assis, as aspas são para que todos saibam que entre amadores os negócios só se realizam com a assinatura do contrato, pois qualquer "mil réis" fazem mudar o rumo do negócio.Viram o que o Felipão falou? Não que ele seja o dono da verdade, mas mostra mais um pouco dos atos desta novela. http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/lista/contexto/futebol/sectid/11/
    O Palmeiras também entrou no leilão e foi confirmado verbalmente, mas palavra hoje em dia não vale mais nada. O Odone foi amador por achar que estava tratando com gente de palavra, como ele mesmo estava sendo neste caso. E não poderia mesmo ser irresponsável de endividar o clube com compromissos acima da sua capacidade de pagamento (como alguns insinuaram aqui neste blog mesmo)
    Até outro dia atrás o assunto vermelho era a faxina a ser feita e o corte de despesas inúteis (salários para come, treina e dorme) agora estão querendo ensinar o Odone a fazer contratações; logo quem!!!!
    E infelizmente tenho que admitir que me enganei e mais uma vez, a hipocrisía impera onde ética é apenas só mais uma palavra bonita.
    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir
  12. É,agóra quem deve ter tomado muita champanhe para comemorar,a volta do Ronadinho,foi o amigo FJC,e como o négócio melou ele continua bebendo para esquecer,70% do RGS deve ter batido a cabeça,rrrsrsrsrsrs.Acredito que o presidente dos azuis,fez a coisa certa mas ao que parece o Assis,falava para,todos os interessados,que o negócio estava fechado,um pouquinho de ética cairia bem ,mas para min todos só pensam em grana ja falei isso,mas não tenho tanta certeza que foi ruim para o Gremio,ja que ele adóra faser fésta,talvez não désse certo e no Flamengo praticamente tudo é permitido,talvez seja la o lugar dele .Marcão te prometi que torceria pelo Gremio,estava torcendo para o Ronaldo vir mas não foi dessa vez,mas quando o teu time estiver disputando alguma coisa,importante me avise irei ai para torcerkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  13. Calma Marcão... primeiro de tudo, existem males que vem pro bem. Outra coisa que falei, foi ressalvar o fiasco Colorado no Mundial, sem diminuir nosso vexame em campo em consideração do que ocorreu com o Ronaldinho e toda esta frustração, contudo, NÃO FALEI DA INSTITUIÇÃO GRÊMIO, MUITO MENOS DE SUA TORCIDA! Minha crítica foi ao encontro do amadorismo temperado com uma certa dose de "inocência" por parte do Odone culminada com a incompetência do Assis em trabalhar nesse retorno de seu irmão ao Brasil! Sim, porque QUEM definiu a ida do jogador pro Flamengo foi o Milan, ou não? Tratando com o Clube italiano, os cariocas resolveram a parada, bastou esperar o momento certo. Tanto os dirigentes gremistas como os palmeirenses acreditaram na palavra do Assis, um procurador que não tinha sequer poderes e condições para resolver a parada. Bastou o Flamengo falar com quem justamente podia decidir que o resto foi batata, fácil de entender! O Ronaldinho queria voltar "pro Brasil", sem clubismos ou sentimentalismos em que tanto acreditaram, ponto final. Acho até que o atleta e seu representante queriam vir pro RS (longe de uma prioridade), mas a incompetência do Assis e o amadorismo do Odone (não da instituição ou da torcida), inviabilizaram o negócio há muito tempo. Pode me chamar de oportunista, mas foi avisado aqui mesmo no Blog que isso aconteceria se o seu time não se atesse exclusivamente as questões de mercado. Reitero, o Odone acreditou em quem não tinha pleno poder de negociar e em um sentimentalismo que não existe neste meio. Vê quem quer... Saudações Coloradas

    ResponderExcluir
  14. Adolino, agora tá explicado foi teu pé frio mesmo.Vê se pára com isso, cara!!!Vai torcer pro Bahia!rsrsrsrs
    Rafael, até concordo que faltou seriedade e profissionalismo nesta negociação, e como bem dissestes, de ambas as partes(embora da outra faltou também ética). Mas tente acompanhar o raciocínio do Odone, "O guri quer voltar, é cria da casa, estamos negociando desde agosto, a torcida quer, conseguimos as parcerias para bancar, o contrato foi refeito em tudo que pediram, tá no papo!" Até o turco Salim entrava nesta empreita. Mas até que teve uma saída honrosa apesar de todo o "imbróglio". E se a diretoria colorada tivesse sido procurada pelo Assis, tu achas SINCERAMENTE que seria diferente?
    Agora vamos manter nossa base que acabou 2010 com a melhor campanha do Brasileiro, e correr atrás de alguns reforços para fazer um 2011 memorável, e em dezembro que vem quero ver quem vai lembrar de Ronaldinho no Olímpico.
    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir