quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Tricolor se impõe

Grêmio desmistifica “grupo da morte” e encaminha vaga
 
O “Imortal” derrubou o “grupo da morte”? Ainda não, mas está muito próximo disso com sobras. A vitória folgada de ontem por 3 x 0 sobre o Nacional da Colômbia em Porto Alegre vai sacramentando a boa fase do time, cada vez mais perto do mata-mata.
Enquanto os demais brasileiros (exceto Atlético-MG, que joga hoje) já perderam a invencibilidade, o Grêmio segue invicto na competição continental – 100% com 04 gols pró e nenhum contra. De tirar o chapéu!
E. Moreira encontrou seu esquema definitivamente. Três volantes que marcam muito e, dentre estes, um que sabe jogar (Ramiro) demais, dão a consistência desta equipe. A alma do time gira ali. Desde a partida diante o Lageadense afirmei que o treinador tinha razão, apesar de não ter sido compreendido por aqui quando defendi este ponto de vista.
 
Vitória que tira qualquer dúvida!

Luan é a grande sensação, apontado aqui no Blog como destaque já na estréia do time pelo Gauchão quando atuou no Sub-23. O garoto dá velocidade. Solto, confiante, vem fazendo um baita estrago. Administrar sua condição de titular sobre Kleber Gladiador será uma missão não muito grata do técnico. Pra mim, ele já ganhou a posição. Claro, tem que ter os pés no chão porque precisa melhorar muita coisa ainda, uma verdadeira “pedra bruta” a ser lapidada. Porém, caiu no gosto da crônica e da torcida, com humildade, pode ir longe.
Zé Roberto sente o peso da idade, de repente seja o ponto mais fraco desta equipe. Mesmo assim sua qualidade técnica, disposição em campo e a admiração ostentada pelos demais, supram isso.
Pirata é a referência. Atento e alerta sempre, leva perigo à meta e mantém a defesa presa com ao menos um defensor em cima dele. Os alas fazem uma campanha muito boa, até porque não precisam atuar exclusivamente como laterais. A zaga, bem protegida, não compromete. Para o goleiro, a sobra vem tranquilamente. Quando exigido, vai bem.
 
Plano "B" após um não de Dal Pozzo, Enderson Moreira ganha respeito

O mais importante é que Enderson está tirando o melhor deste grupo. Não é fácil perder Vargas, Dida, Souza, A. Telles, etc. e “melhorar” o que já era bom. O time gremista está longe de ser ótimo, mas é MUITO eficiente no que faz e se propõe a fazer.

Vejam esses números (Fonte - Portal Terra):
POSSE DE BOLA - Grêmio 38% x Nacional 62%
FINALIZAÇÕES - Grêmio 15 x Nacional 11
PASSES - Grêmio 204 x Nacional 426
DESARMES - Grêmio 24 x Nacional 15
FALTAS - Grêmio 09 x Nacional 16
ESCANTEIOS - Grêmio 04 x Nacional 10

 
Em resumo, isso significa que os brasileiros esperam, cercam, não dão espaços. Mesmo com muito menos posse de bola e executando um número menor de passes durante a partida, desarmam bem mais, trabalhando o contra-ataque. O golpe força seu adversário cometer faltas porque pega a defesa desguarnecida. Claro, o escanteio é um reflexo da insistência, mas o placar final significa a ratificação de uma eficiência que enche seu torcedor de esperança.

Candidato ao título?

Definitivamente não... E. Moreira sabe disso e colocou na cabeça de seus comandados que eles correm por fora. Nada motiva mais! Cabe agora ao torcedor entender isso e não transformar a fase de mata-mata naquele “trauma” pré/durante/pós-jogo contra o CA Paranaense pelas semifinais da Copa do Brasil 2013. Aí o Tricolor “pode” chegar... vai o tok: “escutem o apelo do presidente de vocês”.
 
Pitacos:

- Wendell e Luan estão visados pelo mercado externo;
- O Grêmio precisa fazer caixa;
- Mas a torcida clama por um grande título;
- Ambos são substituíveis?
- Wendell sim... Luan também;
- Wendell tem características que podem ser encontradas no mercado interno;
- Luan pode dar lugar a Kleber Gladiador, jogador que poderia realizar esta função;
- O Clube está apertado financeiramente;
- Um racha declarado nos bastidores em relação ao contrato da Arena OAS não é segredo para ninguém;
- Contudo, o sentimento é um só: “nenhum associado quer que o Grêmio venda os jogadores”;
- O que fazer então?
 
Saudações Coloradas

Imagem: Globo.com

2 comentários:

  1. Rafael,

    Não entendi o recado do último comentário sobre o tal "apelo do presidente".
    Poderia nos esclarecer?


    Sobre os demais assuntos, o clube apostou nos jogadores certos e o treinador arrumou o time. Agora começam os problemas. Quase meio time está vendido: Biteco, Ramiro, Bressan e Wendell. Luan, certamente, sai na primeira proposta.
    O meu medo é que esses jovens diminuam o ímpeto e a vontade, agora que o futuro pessoal está garantido.
    Kleber não tem mais chance de substituir Luan, a não ser que esse também esteja vendido depois da Libertadores.
    O Gladiador é reserva de Barcos.
    Para jogar na segunda função do ataque, o Gladiador tem que voltar voando.
    Ainda é muito cedo. Mas a julgar pelo que vimos do chamado grupo da morte, a quem o Grêmio deve temer na Libertadores, a não ser seus problemas e traumas internos?
    Cruzeiro? Leon?

    ResponderExcluir
  2. FJC:

    "Faço o apelo ao torcedor, que é talvez o principal personagem da partida. O fato local é preponderante na disputa de uma chave tão equilibrada quanto a do Grêmio".

    Palavras de Fábio Koff, fonte Portal Correio do Povo

    ResponderExcluir