segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Futebol ofuscado mais uma vez pela torcida

Gre-Nal sem Arena? E mais uma dos “heróis de Oruro”!
 
Em nível nacional, os destaques da rodada pelos estaduais “deveriam” ser os clássicos Palmeiras x São Paulo e Botafogo x Vasco. Mas quem roubou a cena? Quem??? Mais uma vez a barbaridade das torcidas. A mais grave foi provocada pelos corintianos que invadiram o CT Joaquim Grava antes da partida contra a Ponte Preta. A ação promovida por mais de duzentos desocupados foi no intuito de cobrar “atitude” dos jogadores. A derrota vexatória em Santos por 5 x 1 pesou muito.
 
Defender esses caras? Muita gente provou do próprio veneno!

Já havíamos avisado aqui mesmo no Blog que a paz no Corinthians terminou ano passado. Essa seria (como se provou ser) uma temporada de cobranças. Contudo, por lá as coisas extrapolam, mais do mesmo de novo. Funcionários e atletas agredidos, furtos, quebra-quebra, enfim. A única ressalva que faço neste momento é o sentimento misto de tristeza e gratificação que senti. Tristeza, lógico, porque estamos todos saturados com esse tipo de coisa; gratificado, contudo, por assistir a crônica irresponsável que tratou os “heróis de Oruro” como vítimas, lhes atacando neste momento pela atitude marginal que cometeram. Jornalistas sensacionalistas ou cambada de oportunistas? Acho que os dois! 
Sem um pingo de escrúpulos e responsabilidade, essa “pseudo-mídia” formou opinião positiva sobre esse “bando” para agora criticá-los por envolvimentos nas mais diversas confusões Brasil a fora.
No Estádio Alfredo Jaconi os gremistas jogaram dois rojões em cima do goleiro do Juventude, enquanto a torcida Colorada tomou um “cala boca” de Rafael Moura. Duas atitudes ridículas dos torcedores! A do Grêmio pela covardia praticada que lhe deve custar o mando de campo, inclusive. Ruim para o Gauchão e péssimo para o Gre-Nal. Todo mundo perde!!!
 
Covardes e burros

Já a do Inter pela falta de personalidade em Novo Hamburgo... oras, o R. Moura (que custou uma fortuna e não jogou nada desde que chegou) manda a torcida se calar depois de um golzinho que até minha avó de bengala faria. Para que aplaudir depois? Devia ser vaiado até o fim, multado pela direção e sacado da equipe pelo treinador. Atitude de moleque que parece não estar preparado para vestir a camisa de um grande Clube. Claro que o torcedor precisa apoiar e ter um pouco de paciência, mas assim como Forlán, esse R. Moura não deu certo no Inter. Pra que insistir?
 
Inaceitável!

Ah, quase ia esquecendo... o Palmeiras venceu o São Paulo, o Vasco derrotou o time reserva do Botafogo e o Corinthians perdeu a terceira consecutivamente em Campinas. Inter e Grêmio seguem líderes em suas chaves.
 
Pitacos:
 
- O Inter de Abel está muito lento;
- Em uma semana é praticamente impossível corrigir a falta de velocidade deste time para o clássico;
- Sacar Otávio do time para dar lugar a J. Henrique foi um erro;
- As caras novas do Colorado foram relativamente bem;
- Paulão joga sério, Gilberto não compromete e o tal Aránguiz é um bom jogador;
- O gringo, inclusive, é o segundo volante que trabalha a bola, tanto pedido em 2013;
- Willians vai ter que fazer esta função de primeiro volante de agora em diante;
- Alex e D’Alessandro são fracos na marcação;
- Logo, ambos os laterais vão ter que aprimorar exaustivamente a função defensiva;
- Fabrício e Gilberto são marcadores de boa percepção. A aplicação tática fará a diferença;
- Pelo lado gremista, uma parada duríssima em Caxias;
- O time melhorou muito com a entrada de Jean Deretti, conseguindo o empate;
- Mas verdade seja dita, o Juventude cansou e teve de substituir seus dois melhores jogadores;
- Aí o time de Enderson Moreira cresceu em campo;
- Douglas caiu na esquerda, nas costas de Pará;
- Diogo Oliveira variou do meio para a direita, se aproveitando dos avanços de Wendel;
- Zulu, centralizado, levava um com ele sempre para dentro da área;
- Essa formação bagunçou o setor defensivo do Grêmio;
- Os laterais gremistas são marcadores muito ruins, mas fortes no apoio;
- Presos, os laterais do time da casa deram liberdade para os homens de frente;
- A triangulação do Juventude forçou Rodolfo e Bressan a sair para a cobertura;
- Um desastre!
- A equipe do interior não venceu o jogo porque pecou nas finalizações;
- Faltou gás para acompanhar o bom preparo do time da capital no fim;
- Avisei, repito e bato nesta tecla: com alas ofensivos o time tem de abdicar de um meia!
- O Grêmio fica desguarnecido contra adversários que jogam fechados;
- Sem cobertura qualificada, a equipe pode ser facilmente envolvida na Libertadores por adversários muito mais fortes tecnicamente e fisicamente que o Juventude;
- Claro, jogando de igual para igual (como deve ser o Gre-Nal), as coisas podem dar certas para o Grêmio;
- Zé Roberto sentiu muito a falta de ritmo;
- O Palmeiras é o grande destaque em São Paulo;
- Mas eu chamo a atenção para o Santos;
- Arouca está jogando muito, Cícero e T. Ribeiro estão voando e Gabi Gol é muito rápido;
- Uma equipe veloz, fatal em contra-ataques;
- Osvaldo de Oliveira precisa acertar a compactação atrás;
- Quando isso acontecer, o time da Vila Belmiro será forte candidato a títulos em 2014;
- L. Damião, centroavante fixo, terá espaço em uma formação dessas?
- Meio de semana, CA Paranaense e Botafogo têm o primeiro grande desafio da temporada;
- Muito mal nos Estaduais do RJ e do PR, ambos chegam pressionados para a partida de volta pela Libertadores (fase pré);
- Ambos, com força máxima, se recuperariam tranquilamente no Regional;
- Porém, uma eliminação agora pode significar uma ré gigantesca;
- Nem um título Estadual salvaria o semestre;
- Alguém apostaria que os dois times brasileiros se classificam para a fase de grupos?
- Eu não.
 
Saudações Coloradas
 
Imagens: Portal UOL

11 comentários:

  1. Minha opinião no caso R. Moura,achei lamentavel a atitude da torcida,eu sempre achei a contratação dele um ato obceno da direção.mas se o Abel acha que pode recuperar o investimento temos mais é que apoiar,olhe o caso do JÔ e tantos outros que sairam e deram certo em outros times,no caso R. Moura eu não acredito muito mas vou apoiar,acho que vaias só servem para desmotivar a equipe toda,achei simplesmente lamentavel,igualmente a atitude dele se ele ja era marcado agora será piór ainda,ele poderia ter mais humildade.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o Gilberto tem tudo para ser titular da lateral direita,em compençassão a esquerda com o Fabricio vai ser outra porcaria que sempre foi,sem falar que um dos motivos dos fracassos é exatamente a falta de lateral competente que ja perdura a alguns anos,e um time sem bons laterais apoiando nos contra ataques fica fasendo mais jogadas pelo meio que é barril,alias nossos laterais eram NEM,nem marcavam nem atacavam e nem jogavam.Mas voltando as torcidas,ou melhor aos bandidos se não começarem rapidamente a separar o joio do trigo vai inviabilizar o futebol,acho que pessoas que vão para agredir os outros não passam de frustrados e covardes,que normalmente contam com a benevolência das direções dos clubes,no caso Gremista,deveriam mandar para a prisão o sem cerebro que jogou a bomba,pois isso pode afetar o time com uma série de penalidades,e hoje foi no Grêmio,amanha será no Inter,e por ai vai embora este tipo de pessoas sejam uma minoria eles estão em todos os times só esperando a oportunidade de aprontarem,e o mal se corta pela raiz,ou terão que conviver com eles,no caso do Corinthias nem vou comentar pois foram eles juntamente com a imprenssa que criaram estes monstros,agora que se virem.

    ResponderExcluir
  3. Essa escalação do Enderson Moreira pode melhorar.
    Kleber e Barcos na frente, não funciona! Já faz algum tempo que o Kleber está merecendo um banco de reservas!
    Por sinal, ele e o Paulinho armaram confusão na balada noturna! A direção colocou uma pedra em cima! Não seria esse o motivo da queda de produtividade! Aliás, o que esse Paulinho está fazendo no time principal do Grêmio?
    Bressan de titular, com Werley e Geromel no banco? O Werley tem mais qualidade que o ex-Juventude! O Geromel nunca vi jogar, mas para ser reserva do Bressan tem que piorar muito!
    O Bressan se destaca pela força, pela velocidade, pela juventude, mas tecnicamente é horrível!
    No meu time não seria titular! Mas, por incrível que pareça, houve interesse do futebol europeu!
    Na próxima proposta, o Koff o negocia. Talvez tenha uma ordem dos dirigentes para que o zagueiro permaneça no time!
    Parece que a meta é vender jogadores, não formar uma equipe competitiva!


    ResponderExcluir
  4. Rafael,
    Gostei da legenda na foto do meio, acho que é muito bem direcionada aos marginais travestidos de torcedores gremistas e posso me dar a liberdade de detalhar os adjetivos merecidíssimos:
    Covardes, por agirem como todo elemento que não assume seus atos se escondendo no anonimato da multidão, que se tivesse meia dúzia de pessoas com atitude e decente, tiraria esse mau elemento debaixo de porrada do meio deles, ou no mínimo segurariam para entregar à Polícia.
    Burros, por não pensarem nem um segundo nas consequências da babaquice que fizeram, para o clube, pois para eles mesmos não dão a mínima já que não têm cérebro suficiente para isso.
    Acho a punição para o clube merecida, pois assim talvez acordem para a realidade e tomem alguma precaução por sua conta e iniciativa, sem precisar de nenhuma lei ou proteção oficial contra os bandidos infiltrados em suas legiões de torcedores decentes.
    Mas tem que ser para todos, sem benefícios de nenhuma forma, seja por revanchismo ou por clubismo exagerado. Imparcialidade e transparência como objetivo principal.
    Quanto aos corintianos, acho que já falei tanto do assunto que fica difícil manifestar opinião sem ser repetitivo! A Polícia precisa ser mais proativa e interagir com o Judiciário para identificar os "artistas" antes deles atuarem, porque depois não adianta muito descer a borracha neles porque só serve para colocar a opinião pública contra si, já que falar mal da "violência policial", e dos "direitos dusmanos" parece ser melhor e "politicamente correto" tanto para a sociedade como para a mídia, ambos hipócritas na mesma proporção!
    O que mais me preocupa é que sendo ano eleitoral, com um evento do porte de uma Copa do Mundo, tem muito combustível para os mal intencionados inflamarem os imbecis sem noção que se deixam manipular de acordo com sua ignorância ética, social e política. Nem me atrevo a citar os fatores morais e culturais porque já temos todas as provas da carência destes nos menores e até nos mais altos escalões de todos os governos que este país teve e continua tendo!
    Desculpem o mau jeito, mas tá difícil ficar vendo essas barbaridades e não poder sequer desabafar em nenhum lugar!

    ResponderExcluir
  5. Adolino:

    Concordo com você, mas o R. Moura tem um problema acumulado deste a última temporada, não é de agora. As vaias não se restringem somente às suas atuações fracas desde quando desembarcou em Porto Alegre, mas também ao seu contrato milionário que tem e a sua reiterada escalação em campo. O cara só faz falta e tropeça na bola! Claro, Abel quer "recuperar" o investimento, até porque conhece o atleta da época que trabalhou com ele no Fluminense. Mas lá, ele perdeu espaço para Fred e nem no banco podia ficar. Tinha um garoto que agora não recordo do nome pedindo passagem, então a direção do clube Carioca resolveu negociá-lo. O Aylon (apesar de não ser necessariamente um jogador de área) está pedindo passagem. É barato, jovem, mostrou ter qualidade e tem toda uma carreira pela frente. Motivação e empolgação não faltam a este jogador. O Moura disse em entrevista que não precisa provar mais nada a ninguém e eu concordo com ele... concordo porque tá comprovado que o cara não serve! Mantendo-o na equipe ele toma o espaço de uma promessa que, ao meu ver, tem boas chances de chegar lá!

    FJC:

    Agora estamos falando exatamente a mesma língua! Não condiciono as atuações ruins do Kleber a um momento de baixa exclusivamente dele. Pra mim, o esquema não lhe favorece. Apesar de não ficar preso dentro da área, jogando com Barcos o time perde força porque ambos são centroavantes. Acho que deve jogar um ou o outro... óbvio que, em havendo entrosamento com uma equipe compactada seria uma baita força juntos, mas tá provado que não funciona. O time precisa investir em seus alas, mas sem cobertura fica vulnerável demais. Por isso mais um volante ou o terceiro zagueiro pode ser uma boa na Libertadores.

    Marcão:

    Bato muito nessa tecla! Pra mim o problema é agora... o investimento em segurança e repressão é fundamental. A bandidagem apronta porque sabe da impunidade. O investimento em cadeias (dinheiro tem) é pra já. Temos uma geração de vagabundos viciados na malandragem que não tem mais conserto. A educação, claro, é um projeto paralelo para prevenir a inserção de jovens corruptos no meio social, incluindo esporte, cultura e civismo nesta galerinha. Mas, o terror está impregnado HOJE e se o Estado não afastar esses caras do nosso meio, esquece! Agora, essa "pseudo-preocupação" de uma parcela que fala em ressocialização de marginal, é a mesma que bateu palminha pros caras em Oruro e agora falam em mudança! Eles (corintianos presos) provavelmente sabem quem matou o guri na Bolívia, mas o corporativismo de bandido funciona assim! Pega um "de menor" (inimputável) para assumir a culpa e aqui ninguém abre o bico (X-9). Depois aprontaram em Brasília, em Salvador e agora no CT Joaquim Grava. A reincidência prevalece porque a impunidade impera.

    Boas notícias:

    O procurador do TJD acha que não dá tempo de enquadrar o Grêmio em perda de mando de campo para o Gre-Nal.

    Saudações Coloradas

    ResponderExcluir
  6. Rafael,só acho que primeiro teriamos que apoiar incondicionalmente o time,sómente depois se não conseguirem os resultados ai sim podem vaiar,e vc sabe muito bem que eu não engoli a contratação do R Moura,o resto concordo totalmente com vc eu sou um grande defensor dos garotos,aliás estou muito feliz acho que depois de penar estamos no caminho certo,se não fiserem besteiras acho que no ano que vem poderemos ter uma grande equipe,neste ano não acredito muito,mas temos chances,só que o ABEL esta dando chances aos garotos.

    ResponderExcluir
  7. Sobre os vãndalos é muito mais complexo,na minha opinião não depende de educação nem de qualquer outra coiosa a não ser de saberem que serão duramente punidos se não se comportarem,olhe a Inglaterra que é um pais muito mais desenvolvido do que o nosso e sofreram muito,e acredite os babacas continuam só não se manifestam por causa das leis duras ou seja sabem que se brigarem serão punidos.

    ResponderExcluir
  8. Isto é do ser humano,e acredite a policia faz o que pode,eu tenho um amigo meu que é oficial e trabalhou na inteligência,em jogos de futebol e prendeu alguns com bombas só que isso não é divulgado,mas acho que é mais a sençassão de impunidade que reina em nosso Pais,e só vão resolver compenas durissimas para estes senhores.

    ResponderExcluir
  9. Hontem assisti o Bem Amigos,e eles estavam discutindo exatamente a violência das torcidas,e o Roger ex jogador falou que eles praticamente fesem o que bem entendem,chegaram a ir em hotel na concentração e telefonaram para os jogdores e exigiram que eles se reunissem com os anjos no saguão,sem falar em ameaças até mesmo para filhos de jogadores,e quando aprontam ninguém da diretoria vai registrar B.O,por simplesmente politicagem.

    ResponderExcluir
  10. Infelismente tudo no futebol esta virando politicagem,indo da diretoria até as organizadas,e o que menos interessa é o clube,estão cada um tentando obter poder ou regalias pouco se lixando para o clube e isso esta acabando com o velho e bpm futebol.

    ResponderExcluir
  11. Realmente Adolino... as torcidas organizadas tem MUITA força política dentro dos Clubes "ainda". Posso garantir que nem todo torcedor que se organiza para ir no campo é bandido, mas a situação de guerra e o revanchismo entre elas (às vezes dentro do mesmo time - facções rivais), toma este caminho. A coisa saiu do entorno dos Estádios (antes e depois dos jogos) e está nas arquibancadas, durante as partidas, nos treinos, em tudo. Claro, só se machuca quem se envolve e 99% das vezes apanha/morre somente os integrantes das organizadas (logo, não são santos também), mas o sentimento de insegurança, impunidade e bagunça está criando um vício muito perigoso para o esporte, maior que isso tudo para o "produto" futebol. A tentativa de elitizar a coisa, tal qual aconteceu na Europa e em outros esportes populares como no EUA está deixando esse pessoal louco. TV fechada, ingressos caríssimos, produtos originais com valores salgadíssimos, enfim. ESSA É A VERDADE!!! Não acho justo que um esporte popular seja tocado a diante para desfrute exclusivo da camada economicamente mais bem sucedida deste país, porém, o alto custo do futebol e essa situação em debate estão forçando a elitização da bola. Torna-se um mal necessário e é isso que eles (torcida organizada) não toleram!

    Saudações Coloradas

    ResponderExcluir