quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Ãhn?

Que critério é esse???
 
Nem vou entrar no mérito... racismo é algo inaceitável e ainda presente de forma considerável no futebol. No Brasil, muito no Rio Grande do Sul (motivo de vergonha para o povo gaúcho), sabemos que ainda existe as manifestações em "certas" torcidas do Estado. Não podemos generalizar, contudo TODOS NÓS sabemos do que estou me referindo, isso é omitido pelos veículos de comunicação e nada acontece.
Voltando ao tema do debate... vejam: "Time peruano pode até ser tirado da Libertadores por causa de racismo. Volante Tinga foi alvo de manifestações racistas em jogo contra o Real Garcilaso (Fonte Portal LANCENET! 13/02/2014)"
 
Ex-Inter e Grêmio, hoje no Cruzeiro, Tinga foi vítima de racismo

Espera aí! Ano passado a torcida corintiana ASSASSINOU um torcedor adversário (uma CRIANÇA) dentro do Estádio em Oruro. Gente organizada vestindo o distintivo oficial do Clube cometeu o crime! Uma mera sequencia de partidas com portões fechados serviu de punição.
Se o racismo é nojento, algo inaceitável... o que dizer de violência que atente contra a vida de alguém??? Me digam quanto é reprovável violência gratuita que gera MORTE!!??
A Conmebol está de palhaçada e não é de agora! Na partida do Flamengo ontem no México, a polícia ficou o tempo inteiro com meia dúzia de escudos protegendo os jogadores do time carioca contra objetos ateados no campo. Cobranças laterais, escanteios, enfim. Pior, não é só no México que se vêem essas coisas. Exceto no Brasil (que pune e que é punido por isso), esse tipo de coisa acontece em praticamente todos os jogos da Libertadores.
 
Até quando?

Nossa amiga FIFA não intervém e a coisa perde o sentido! Uma punição exemplar para o Real Garcilaso é necessária sim, vai servir de exemplo. Mas daí eu pergunto: "Não teria sido melhor pro time peruano se algum de seus fãs tivessem demonstrado sua falta de humanidade e respeito ao próximo assassinando um torcedor cruzeirense? Atacando Tinga com racismo merece mais severidade?"
Em havendo a exclusão do Real, fica consolidado que a pena para Clube que tem torcida violenta (assassinato) é mais branda do que racismo!
 
Kevin, morte gratuita e em vão...

Agora quero ver, Dona Conmebol! Qual critério a Senhora vai usar. Perderam a chance de dar exemplo ano passado. O "peso e a medida" aplicados nesse momento vão esquecer Oruro? Ah, outra coisa, vão "" tirar mando de campo do time que tem torcida propagando racismo dentro do Estádio? Pois é... porque quando matam, a pena é fechar o portão deles por uma ou duas partidas, ok?
 
Saudações Coloradas
 
Imagens: Lancenet! e Globo.com

7 comentários:

  1. Pois é, concordo! Sem defender o pessoal do real, acho que há uma série de incompatibilidades, pois um homicídio é mais suave que um som de macaco?
    A vida tem menor valor do que uma ofensa racial?
    Em relação aos objetos jogados em campo, há anos acontece e nenhuma posição é tomada, será que vai ser necessário um jogador morrer em campo para providências?
    Libertadores poderia ser o segundo maior campeonato do mundo, porém deste jeito, impossível progredir.
    Parabéns Rafael.

    ResponderExcluir
  2. Penso exatamente igual a ti Rafael.

    A chance de dar exemplo foi ano passado. Agora, tá valendo tudo.

    ResponderExcluir
  3. Não sei se punição aos indivíduos e aos clubes vai resolver o problema da violência, das mortes, do racismo, etc.
    São problemas sociais e culturais que se manifestam no Estádio. Não é o Estádio de futebol que os reproduz.
    E o Bullyng, o racismo, a agressividade, está nas escolas, nas ruas, nos lugares públicos e privados.
    Penso que, uma das soluções seria a FIFA exigir dos clubes latinos, aqueles padrões exigidos nas várias Arenas pelo Brasil a fora.
    Para isso, teria que "elitizar", digamos assim, a Taça Libertadores da América, o que não agradaria a todos.
    Não há outra forma de deter a violência. A única maneira seria só aceitar na competição aqueles clubes que estejam dentro dos padrões de comodidade e segurança. Ainda assim, corremos o risco de manifestações racistas, como acontece na Europa.
    Chega ser irônico ver os peruanos cometerem atos racistas. Seriam eles legítimos espanhóis? Não teriam eles origem nos povos primitivos da América? Isso prova que o racismo não vem só dos brancos europeus, mas é coisa do próprio ser humano, que não reconhece outros indivíduos!
    Parece que o ser humano ainda precisa evoluir muito nesse sentido!
    A construção de novos estádios pode ser uma tentativa. Mas como os clubes não tem recursos, a parceria vem da iniciativa privada - como os casos de Grêmio e Palmeiras - ou de algum empréstimo do governo como demais estádios da Copa no Brasil.
    No entanto, se o dinheiro vier do governo, haverá aqueles que irão protestar e exigir investimentos em outras áreas, como a saúde, o transporte, a segurança pública, a educação.
    O problema que vemos nos estádios é manifestação do mal-estar arraigado na nossa cultura e na nossa civilização.
    Eu sou pessimista quando se fala em problemas desse tipo. Penso que a rivalidade, a competição, a hostilidade, faz parte da natureza humana, e é ilusão nossa pensar que um dia vamos um jeito nela.

    ResponderExcluir
  4. Rafaél,uma vez eu fiquei chateado com o Acioli,pela maneira que ele reclamava e chamando os sócios praticamente de palhaços,pois bem meu caro esta ai mais um exemplo que somos todos uns palhaços que são manipulados pelos clubes e midias,para uns poucos enriquecerem as nossas custas simples assim.Basta observar que estão manipulando tudo e tentando não deixar o povo pensar ou analizar,resumindo quanto mais burro as pessoas forem mais eles lucrarão,isso se chama politicagem que vai da politica a todos os meios,hoje em dia as pessoas preferem ser hipócritas do que ver a realidade em que vivemos resumindo vivemos num faz de conta e soloção nenhuma.Simples basta observar qual clube tem interesse em acabar com esta baderna? Resposta nenhum,chega a ser revoltante a politicagem e corrupção que se alastrou em nosso Pais.Outro dia eu li uma noticia das cadeiras quebradas no Grenal,que o Inter iria pagar o prejuizo,mas será que ningueim vai responsabilizar os anjos que quebraram? Isso é enchugar gelo,no próximo eles fasem piór.Acho que a muito as organizadas perderam o seu papel que é apoiar o time,hoje em dia eles são capaz de torcer contra só para provar que suas convicções estão certas,alias só querem é ter os seus previlégios e que se dane o clube.Acredito que a punição tem que começar pelos clubes coniventes com estes baderneiros,mas a maldita politicagem não deixa e exatamente por isso virou um peso e duas medidas.

    ResponderExcluir
  5. Boa, Rafael! Perfeito o comentário.
    O bonde da história passou para a Conmebol e ficaram assistindo placidamente, ou se renderam aos poderes dos patrocinadores e da grandes redes de comunicação?(No caso Kevin, específicamente)
    O racismo é condenável mas homicídio também, e qualquer ser humano com um mínimo de bom senso concorda que é muito mais grave matar do que insultar alguém seja pela raça, naturalidade ou opção sexual. Mas parece que atualmente é mais grave um comentário "politicamente incorreto" do que um tapa na cara de um cidadão! A vida humana está valendo menos do que a honra da pessoa! É muito altruísmo pro meu gosto!

    ResponderExcluir
  6. Complementando:
    Homicídio em público só se torna gravíssimo e ocupa horas e horas na mídia quando se trata de alguma vítima ligada à própria mídia, os anônimos podem ser explodidos, massacrados e insultados de todas as formas que vai ser apenas uma pequena nota no noticiário de um dia qualquer e cair no esquecimento!
    Quanto as cadeiras quebradas no Grenal, eu ainda não sabia que o Inter se responsabilizaria pelo prejuízo (acho muito justo) e é como diz o comentarista gaúcho Diogo Olivier: "É o mesmo que quebrarem as cadeiras do Beira Rio, pois o prejuízo é do Inter."
    E de coração mesmo, lamento em ter a certeza que no primeiro Grenal no novo e belo Beira Rio, pseudo torcedores gremistas farão o mesmo. Só espero estar muito enganado e ter subestimado o bom senso destes "torcedores"! Espero ainda que a recíproca seja verdadeira e o Grêmio arque com os possíveis prejuízos também!
    Outra palhaçada é o Grêmio ser absolvido no caso dos rojões no Alfredo Jaconi, tinha mais é que ser punido para aprender e tomar alguma providência contra os baderneiros que usam suas cores para fazer todo o tipo de bandalheira por aí!

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião o clube pagar a conta sem punição é o mesmo que querer apagar fogo com gasolina,ja que para os vãndalos o que menos importa é o clube.Sé é correto o clube pagar ou não o prejuizo não vou nem entrar no mérito,ja que o que interessa é cobrar de quem quebrou e punir.Eu não tenho duvida que no rpóximo Grenal vai ter uma meia duzia de Gremistas ou de bandidos infiltrados na torcida doidos para quebrarem o maximo possivel,acho que não deveriam é serem chamados de torcedores e sim de bandidos infiltrados,ja que eles não representam a maioria que realmente vai torcer,o bota maioria nisso acho que passa de 99%.

    ResponderExcluir