quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Os resultados de ontem e o G-4

Grêmio atento nas competições paralelas
 
Seria melhor para o Tricolor que o título da Copa do Brasil ficasse em Curitiba. Assim, com um vice, o Atlético-PR precisa assegurar pelo Brasileirão a vaga na Libertadores do ano que vem. Contudo o título do Flamengo foi inconteste e merecido, independentemente da qualidade do seu grupo ninguém pode colocar em dúvida seu triunfo.
Pela Sulamericana, pior seria a classificação do São Paulo. A Ponte Preta tal qual o time de Muricy são limitadíssimos, mas o Tricolor Paulista é mais tradicional. A agremiação do Morumbi ostenta uma camisa forte que “pesaria” mais na decisão. Mas tal qual o Flamengo, a Ponte Preta também chegou lá com méritos.
Do outro lado deve vir mesmo o Lanús da Argentina, vencedor no jogo de ida por 1x2. Ambos os semifinalistas tem times fracos, mas os argentinos são mais certinhos. Os gringos forçam o jogo no Santiago Silva (El Tank) enquanto o Libertad do Paraguai tem pouca (quase nenhuma) referência. Por tudo isso fica difícil apostar em alguém, porém, acredito que o Lanús classifica hoje e conquista o caneco em cima da Macaca pontepretana para alívio dos gremistas.
Mas reitero... os times se equivalem muito e a Ponte Preta pode faturar essa! Está longe de ser impossível.
 
O Grêmio luta pela vaga enquanto os Colorados assopram a flauta

Fato igual ocorreu em 2010 quando o Palmeiras de Felipão, franco favorito e sem chances no Brasileirão (tal qual o São Paulo neste ano), caiu para o Goiás nas semifinais. O time goiano, naquela oportunidade, estava virtualmente rebaixado semelhante à Ponte agora. Uma equipe também argentina (Independiente) conquistou a Sulamericana e coincidentemente o mesmo Grêmio se beneficiou da derrota brasileira, garantindo vaga na Libertadores 2011 pelo G-4 que não se transformou em G-3.
Muito do óbvio! Mas importante registrar...
Então, para não contar com a vitória dos argentinos nas próximas semanas, levando em consideração que o Atlético-PR leve o vice-campeonato nacional, a equipe Tricolor Gaúcha precisa se manter à frente Botafogo e Goiás, custe o que custar. O empate no confronto direto desta semana não é ruim, a vitória seria incrível, mas a derrota pode colocar tudo a perder.
Vale a pena se arriscar ou Renato vai entrar com um time mais "defensivo"? Eu procuraria uma formação mais cautelosa...
 
Pitacos:
 
- Muricy foi contratado para tirar o São Paulo da Z-4;
- Conseguiu atender a tarefa com louvores, muito antes do imaginável;
- O impossível se tornou próximo, quando a chance de chegar na Libertadores se abriu com a Sulamericana;
- Mas a limitação de seu elenco e o fraco desempenho desta equipe em "mata-mata" (historicamente Muricy não é um grande vencedor nesse tipo de confronto com o São Paulo), pesou;
- Realmente algum conceito precisa ser revisto;
- Mas o treinador não pode ser o alvo desta crítica pesada da crônica especializada agora, como vem sendo;
- Honrou o que pediram e merece respeito, essa Sulamericana estava "fora" da encomenda;
- Mudando o foco...
- Parte da arquibancada da Arena Corinthians caiu;
- Duas mortes;
- A FIFA exige impiedosamente o cumprimento do caderno de encargos;
- Exigências que vão contra a realidade e a soberania do país;
- A pressa para entregar as obras até o final de ano não poderia gerar outra coisa senão falhas no processo;
- Culpa de quem?
- O evento deixará de acontecer se os estádios forem entregues em fevereiro?
- Qual o papel do governo federal neste processo?
- Não haveria emprego de recurso públicos nas obras, alguém lembra dessa promessa?
- Eu não esqueço!
- Agora que há dinheiro nosso nesta festa, gerando toda aquela revolta da população inclusive, podemos chamar a presidenta e o ministro dos esportes de omissos por não intervir junto à FIFA?
- Lembro quando o projeto do Beira-Rio foi aprovado;
- Pouca gente fala nisso;
- Depois "mudaram as regras" e novas exigências foram impostas;
- A direção do Inter rachou, parte entendeu que não seria interessante para o Clube atender os novos encargos da FIFA e outra ala pensava que a Copa deveria ser mantida no Beira-Rio;
- Os vencedores evitaram a transferência dos jogos do Mundial para a Arena Gremista;
- Mas o legado permaneceu, o custo aumentou e a ideia de reformar o Gigante aos poucos, usando-o para as partidas no período, teve de ser alterado;
- Os reflexos estão aí para todos ver: dentro de campo!
- Enquanto isso, a pressa inimiga da perfeição levou mais duas vidas.
 
Saudações Coloradas
 
Charge: ClicRBS

10 comentários:

  1. Rafael,

    Não sei se o acidente tem alguma coisa haver com "pressa" na execução das obras ou com algum tipo de irresponsabilidade da União e da chefe maior Executivo.
    A Fifa com certeza sabia do atraso em relação a infraestrutura e investimentos que passa o Brasil, portanto, não se trata de uma responsabilidade exclusiva do governo federal e da atual representante dos brasileiros.
    O Brasil está construindo em dois anos o que outras gestões não construiram em quase 200 anos de República! E tem gente que vem falar ainda em falta disso, falta daquilo!
    Não é minha intenção aqui qualquer tipo de campanha política, mas quem andava só de mula no Nordeste a uns 20 anos atrás, hoje reclama da fila nos aeroportos! Quem andava de busão a uns dez anos atrás, hoje reclama do trânsito em seu próprio veículo!
    A gente lamenta pela perda de um trabalhador, um pai de família, um ser humano, mas é natural que existam inúmeros problemas e até fatalidades como essa, quando se trata de um país atrasado, que só agora iniciou os primeiros passos em relação a investimentos em infraestrutura!
    E tem gente que ainda continua reclamando e ainda descontente com relação a tudo!

    Sobre o Grêmio, a conquista do Atlético-PR é algo indiferente para aquele que tem os méritos de disputar a Libertadores 2014, ou seja, se o Grêmio não pontuar nas duas próximas rodadas, é sinal que não merece a vaga no G3.
    O Atlético mostrou o quanto é limitado e corre o risco de ficar fora do G3. Basta um vacilo diante do Santos fora e outro contra o Vasco em casa. Dois jogos difíceis para os paranaenses, afinal, os paulistas não querem um vexame diante de sua torcida, enquanto os cariocas darão a vida para não ficar no Z4 na última rodada.


    ResponderExcluir
  2. Rafael a copa do mundo como um todo é um engõdo,mas logicamnete que tem muito dinheiro rolando nisso e dinheiro nosso.E o pioe de tudo é que uma grande parte das obras de mobilidade urbana que estava no papel vai continuar lá,talvez só o dinheiro saia dos cofres.Mas quem lutou para que esta merda de copa viesse para cá deve estar rindo a toa pois com certeza deve ter ganho uma fortuna nisso tudo,e o povo acreditando que estão abafando enquanto o nosso pais esta afundando a divida póblica ja é 3 vezes maior sem falar nas contas do governo que a cada ano gasta mais e sem eficiência alguma como é o caso da transposição do rio Sãp Francisco que ja foi enterrado mais de 4.8 bilhões e para finaliza vai dobrar custará mais de 8 bilhões.Para o Inter foi a maior furada e isso eu ja escrevi la no inicio que o nosso negócio era futebol a não copa do mundo,mas aqui num pais onde o que mais tem é parazita que nessecita de cargos públicos para viver pois capacidade de conseguir alguma coisa não tem,tem mais é que viverem de esmola do governo.É triste ver o nosso pais estar indo a passo largo para uma ditadura comunista,e basta observar e benevolencia dos nossos governates com os paises ditadores,chegam aperdoar dividas de bilhões enquanto o filho do mesmo ditador gasta o dobro em obras de arte numa só noite e o povo burro aplaudindo a tudo sem falar em fasrem apologia a um analfabeto que queria ser Presidente mas não se preparou para isso e simplesmenete porque não quis ja que é aposentado e com uma bela renda.Observe bem o que foi feito no passado para estabelizar o nosso pais foi estabilizado e com muitas medidas anti populares mas benéfica para o pais,para vir um enganador e assumir enganado os encautos falando atpe mesmo que estabilizou o pais,mas na verdade nada mais fez do que deixar o povo escravo dos bancos ,coisa que ele falava contra mas nunca antes neste pais os bancos lucraram tanto quanto agora.Basta observar que se vc ganhar R$100.00eles te dão crédito de 500.Para que vc se enforque no cartão e fique pagando juros de até 17% para que viva para pagar juros.A melhor maneira de escravisar é não usar a força bruta mas sim enfraquecer a pessoa que pelas suas nessecidades fique submissa eternamente.

    ResponderExcluir
  3. Na Venezuéla foi a mesma coisa deram migalhas acabaram com quem produzia e agora é miséria total ou melhor é uma fartura falta tudo.Eu prezo a democracia e talvez por ter capacidade de ter uma vida rasoavelmente confortavel jamais defendo ditadores e acredte a conta vai vir e muito rapido ja que a gastança é coossal e as industrias estão morrendo a cada ano mais nos desendustrializamos.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Adolino,

    Desculpe-me, mas permita discordar totalmente de suas ideias. Todos sabemos quais foram os problemas desse atual governo, mas dizer que o Brasil se arrasta para uma 'ditadura comunista", é um completo absurdo e não tem nenhuma relação com os fatos.
    O Brasil é uma República, dividida entre o Executivo, Legislativo e o Judiciário. Temos corrupção nos três poderes, mas não se pode colocar na conta de uma sigla tudo o que acontece de errado no país, só porque a presidente compartilha de algumas ideias marxistas.
    Ideias marxistas é uma coisa; comunismo é outra!
    Além do mais, para ser comunista o Estado tinha que interferir totalmente na economia, controlando ainda mais as empresas, como você mesmo reclama.
    Você está completamente equivocado nessa questão! O Liberalismo é uma ideia de política que defende o livre comércio entre os países, a não interferência do Estado na economia, entre outras ideias. Esse sistema perdurou tanto no governo Lula quanto no de FHC.
    O Estado nunca dará conta de refrear a sede lucro dos grandes investidores. No máximo, ele pode tentar conciliar os interesses aí divergentes, entre aqueles que tem poder econômico e a sociedade em geral.
    Se a Copa não viesse para o Brasil, o brasileiro estaria reclamando que esse país é uma vergonha, porque não tem capacidade para sediá-la; se a Copa vem então reclama que está tudo errado, que há desvio de dinheiro público, que tudo não vale a pena! Todos nós brasileiros somo um pouco hipócritas, volúveis, simuladores, cheio de interesses! Quando algum acontecimento nos favorece, apoiamos, quando alguma coisa é incerta, negamos, consideramos ruim.
    Todo governo lida com uma coisa chamada antagonismo de classe, a classe econômica mais forte e a vontade do povo em geral.
    O Estado brasileiro, embora se esforce, não tem forças para refrear a sede de lucro do capital financeiro, os homens que possuem dinheiro e que investem no país!
    A Copa será um meio desses investimentos surgirem, vai gerar emprego, investimento em infraestrutura. Com tantos interesses divergentes, o governo não vai conseguir deixar todos felizes e contentes. Milagres não existem, alguém sempre vai ficar descontente, agora tentar ver "pelo em ovo de galinha" parece-me um pouco de falta de bom senso.
    Os números, as dívidas, as denúncias, geralmente, nos são repassadas pela imprensa, o quarto poder que também manipula informações.
    Comentarista político é igual comentarista esportivo, fala o que quer, contra quem quiser. Por que não assume uma função mais ativa na sociedade, e deixa de viver só de hipóteses, só de relatórios?
    Tem comentarista esportivo que foi para a beira do gramado como técnico e revelou-se um completo idiota em termos de futebol. O mesmo poderíamos dizer do analistas econômicos e políticos!
    O investimento nos estádios está obrigando a toda uma mudança em termos de estrutura, tais como, rodovias, Saneamento, aeroportos, comunicação, segurança.
    Há questões relacionadas à melhoria na saúde, transporte e segurança, que é um direito do cidadão que deve exigir também melhorias nesse sentido.
    Há também irresponsabilidades, os aproveitadores, sem dúvida nenhuma! Agora, reunir todos esses aspectos num só ponto, centralizando todos os problemas numa sigla, isso é uma completa ignorância.
    Por exemplo, no Paraná, o Governo do PSDB quebrou o estado por sua total incompetência. A segurança está comprometida, pois não há viaturas da polícia na rua. Há denúncias de que os carros não tem combustível porque o governo não tem dinheiro para pagar os postos autorizados.
    Tudo isso é culpa do Lula? Da Dilma!? É culpa do PT?

    ResponderExcluir
  6. FJC,respeito sua idéias,e torço para que eu esteja enganado pois o que eu mais quero é o bem do meu Pais.Mas acredite numa coisa eu posso não ter muito estudo por ter que trabalhar desde cedo e por ter cargo de gerência desde muito cedo em empresas que trabalhavam 24hr e com isso eu tinha que ficar disponivel e muitas vezes trabalhava mais de 20 hors por dia,mas tem uma coisa que eu consigo é ver o que os outros não veem ou enchergar depois do muro.Se vc falar que eu entendo pouco de futebol eu cocordaria pois só assisto os jogos do Inter,mas de politica eu tenho muito conhecimento e é um tema que eu gosto muito,só que tenho alguma dificuldade de expressar o que eu percebo qundo é escrito.Mas eu sou daqueles que jamais aceitaria ser escravo de ditadores como é em Cuba e esta sendo na Venezuéla,ou em outros paises que o nosso manda ajuda economica para os ditadores e o plano do PT é sim formar outra Cuba aqui que para manter o povo no cabresto tem que ser na miséria geral como ja estão fasendo aqui e olhe que eu ja participei e de graça em campanhas para o PT,por acreditar que faria um pais melhor e para isso teria que ter cido feito uma reforma politica coisa que o sr Lula não o fêz e tinha apoio para isso, mas o interesse dele era só em usar do sistema em beneficio próprio,ele não inventou a corrupção mas a usou para um plano de poder que é o que interessa a eles sómente o poder e deixe que o resto exploda,observe bem tudo o que foi bom para o Brasil eles foram contra a vida toda,ele foi contra a constituição contra o plano real,contra o bolsa familia que foi a dona Ruth Cardoso que criou,contra a CPMF enfim sempre tentou destruir a tudo contra as privatizações e agóra esta fasendo uso de tudo isso e em alguns casos na privatizações tem sómente um interessado,ao contrario que muitos pregam ele não estabilizou o pais e nem inventou o bolsa familia,na propaganda que é gasto bilhões é um peis perfeito mas na realidade o povo esta morrendo a minguá basta conhecer um pouquinho da realidade,e olhe que nunca neste pais foi gasto tanto mas com tanto disperdicio olhe a trãnsposição o que foi feito ja esta deteriorado e foram enterrados mais de 4bilhões lá.Mas eu vivo num pais em que a maioria é enganada chamando quem trabalha de burguês ou classe dominante enquanto quem nunca trabalhou e vive em mansões de 6ou 8 melhões é considerado oprimido só que na realodade nunca deu um prego por tudo o que tem.Eu como sempre tive capacidade de construir e de viver bem acho que o capitalismo não pune ninguém e sim beneficia quem se esforça ao cotrario do dito marxismo que só cria parazitas vivendo as custas de quem trabalha e ditadores escravisando o povo com ja esta acontecendo aqui o primeiro passo é empobrecer o pais escravisando o povo com os bancos lucrando rios de dinheiro.Mas vou explicar com todas as letras o que mudaria o pais sem investir um centavo a mais,e depois vou parar de comentar politica aqui que não é o lugar para isso.Quem quiser faser o nosso pais ter justiça social e dar chance iguais para todos bastaria privatizar a educação e pagar de acordo com a qualidade da educação dada por escola,e dinheiro para isso tem de sobra ja que talvez muitos não saibam mas o problema na educação não é dinheiro,os professores são desestimulados de propósito pois quanto mais ignorantes melhor para serem escravos e parazitas e com isso desestimula quem trabalha,o que mais tem é enscostos nas secretarias de educação,pois para quem é apadrinhado polico o lugar que eles arruman uma vaga é na educação,se bobear tem mais gente nas secretarias do que professores.Acho que deveria privatizar e colocar um piso salarial dos professores de no minimo r$6.000.00 E QUALIFICA LOSpara que ensinem com qualidade.

    ResponderExcluir
  7. Adolino,

    Respeito a tua opinião, mas não há a menor possibilidade de debater e concordar com a maioria dos teus pontos de vista.
    Ao ler seu texto, respeitosamente, quero dizer que parei a leitura quando você afirma que esse governo quer transformar o Brasil numa nova Cuba.
    Retomei a leitura e novamente, tenho a obrigação de discordar, com todo o respeito a vossa pessoa.
    Nós nunca poderíamos julgar corretamente o que acontece em Cuba e Venezuela, porque não pertencemos ao modo de vida e a existência dos indivíduos que lá residem. As pessoas mais indicadas para avaliar a condição de vida dessas pessoas são eles próprios, os cidadãos cubanos e venezuelanos. E ao que parece, a maioria da população desses países apoiam o regime de governo estabelecido.
    Outro ponto controverso das tuas teses é a questão da privatização das escolas públicas. Se a Dilma fizesse isso hoje, todo o povo desejaria decepar sua cabeça em praça pública.
    Alguns pontos que você menciona estão fora de cogitação, são pontos muito controversos.
    Perdoe-me se estou sendo muito enfático com as palavras, mas Você, provavelmente, deve estar influenciado por alguma ideologia a qual, na Bahia, só pode vir do ACM Neto.
    Podemos até concordar que houve muita corrupção e provavelmente o Lula sabia da maioria das coisas que aconteciam debaixo do seu nariz. Mas as investigações não apontaram nada, as denúncias foram apuradas, os suspeitos foram punidos e estão condenados.
    Todos os governos tiveram problemas com corrupção, veja o Estado de São Paulo, o que acontece é que agora as coisas estão sendo reveladas às claras pela imprensa e pelas instituições públicas que investigam esses casos.
    Na história do Brasil, tivemos uma monarquia, depois uma República seguida de uma ditadura. Esses dois acontecimentos de nossa história nos deixaram em atraso de 300 anos em relação aos países da Europa. Quando os europeus viveram uma revolução nas ideias no século XVI, alí o Brasil estava por nascer.
    No passado, as coisas não eram investigadas às claras como é hoje.
    Temos muito que melhorar sem dúvida nenhuma, o que não podemos fazer é imaginar fantasmas, ideias fictícias, distante da realidade.
    O poder Executivo tem um legislativo eleito pelo povo, o qual também é responsável pois é ele que escolhe.
    Durante muito tempo, ACM era um Deus-Sol para os bahianos, assim como Maluf era Zeus para os paulistas.
    A mudança começa debaixo para cima, isto é, pela consciência dos indivíduos, não pelos políticos. Precisamos nos desfazer de velhas ideologias, de velhos hábitos, e nos libertar da ignorância. O povo brasileiro, de modo geral, não estuda a sua história, nem vasculha suas origens, pois não tem o hábito da leitura nem da reflexão crítica.


    ResponderExcluir
  8. Caro FJC, como eu ja citei,tenho respeito por suas idéias e o que eu coloco são pontos de vistas e nunca tenho a pretensão de ser o dono da verdade,mas eu vivo no meio empresarial e sei exatamente a realidade em que vive o nosso pais.Mas vou levantar alguns pontos que pelo que eu percebi vc desconhece,sobre o ACM NETO bem eu apesar de não mais morar em Salvador consegui alguns votos para ele,pois o Jõao Henrique tinha conseguido deixar a linda capital jogada as traças memso com o apoio do PT,e para minha grata surpresa ele esta conseguindo faser milagres pelos poucos meses de gestão,Salvador ja é outra cidade esta melhorando em tudo e revitalizando ela como um toso da barra até a ribeira,mas talves o que vc confundiu é o carlismo coisa que eu combati e sempre achei que foi um atrazo para a BA,pois a idéia era de manter o povo no cabresto e na miséria dando esmolas para garantir o poder o que é tão bem explorado pelo PT.Sobre o Maluf e SP,me perdoe mas vc só deve conhecer SP de passagem pois se fiser exatamente o que vc citou no final de seu comentário veria que ele na sua nos seus anos de governo colocou SP uns 30 anos a sua frente com obras de infra extrutura,tais com vária evenidas rodovias ect.O problema realmente é a ignorãncia de um povo,não estou defendendo o Maluf mas a realidade é exatamente como eu citei basta estudar que fez as principais obras ao contrário dos governos de esquerdas que pegam o que esta feito e usam como se fosse eles os donos ja que para muitos foi o Lula que estabilizou o Brasil.Os petista que foram punidos foi não por transparencia e sim porque não teve outro geito a não ser que fosse antecipado o golpe.O que poucos sabem é que quando a PF começou a investigar politicos do PT rapidamente o governo federal tirou mais de 2 bilhões de verbas ja que tais investigação tem que ter muita verba,ou também não sabem que teve até um protesto em BELO HORIZONTE,com agentes amordaçados para mostrar a realidade do que foi feito com eles.

    ResponderExcluir
  9. Bem a copa do mundo é tão vantajoza para uma nação que no regime militar ela não foi aceita em nosso pais.Talves esteja ai a explicação de tanto empenho de pliticos para que ela fosse realizada.Só quem vai lucrar é as empreiteiras e os politicos corruptos juntamente com a Fifa é claro.Eu escrevi aqui contrario ao Inter sediar esta boma de copa do mundo,mas enfimja foi e agora teremos um estádio todo reformado ou seja atualizado e um time aos pedaços se igualando a times que tem um treço de verba e tendo que vender direitos de jovens antes mesmo de eles estourarem mas temos que esquecer passado é passado e viver no presente pensando no futuro.

    ResponderExcluir
  10. Se tem coisa que eu mais quero é ver o RS com um fotebol de respeito com mais alguns times na serie A.Acho que ja passou da hora da dupla apreender alguma coisa com contratações de idosos rsrrsrs,jogadores mas experiente tem alguma chance em times menores onde o time joga para ele ou seja não preciza buscar tanto o jogo.

    ResponderExcluir