quarta-feira, 31 de julho de 2013

Polêmica antes do Gre-Nal

Confusão nas arquibancadas da Arena é destaque na Imprensa

O jogo era contra o Fluminense, mas a torcida “Geral do Grêmio” teve confronto com a Brigada Militar. Apesar de ter lido e ouvido muita coisa, acho que não é hora de publicar uma opinião precisa do episódio, mas alguns aspectos merecem destaque desde já, em tom de desabafo.
Peço antes desculpas pela delonga, mas não consigo resumir muito a construção deste pensamento. Portanto, acompanhar minha ideia sobre o tema demanda paciência.
Vamos lá...
Torcedor símbolo da Geral, “Gaúcho” foi retirado de onde se encontrava por conduta inadequada. Segundo me consta, bandeiras não podem ser empunhadas e, tendo amarrado uma flanela do Rio Grande do Sul em uma muleta configurou desrespeito a esta norma. Além disso, ele se pendurou com seu corpo em local proibido, se mantendo por lá. Fatos confirmados por ambas as partes envolvidas, motivando o convite a “Gaúcho” se retirar.

"Gaúcho", torcedor símbolo do Grêmio

O torcedor alega estar de muletas por conta de uma contusão na perna, se diz vítima de perseguição e garante que a polícia usou de força desproporcional para conduzi-lo para fora do Estádio.
A Brigada Militar diz que regras foram descumpridas, que ele (o torcedor) incitou violência e que os “brigadianos” agiram corretamente depois, se retirando das arquibancadas mediante iminente confronto com os demais membros da organizada.
Verdade seja dita! A polícia desce o pau mesmo... desproporcionalmente e de forma exagerada, alguns membros da brigada militar, seja do RS ou de qualquer lugar do país, tratam dos conflitos com truculência. No entanto, muitas vezes a força tem de ser usada e o tratamento não pode ser diferente. Policial Militar é um agente que tem por obrigação manter a ordem e o cumprimento das Leis, sem contar que está botando a sua vida em risco para realizar seu trabalho.
Verdade seja dita! O tal “Gaúcho” não pode fazer uma transação penal porque não é réu primário. Como reincidente, não cabe esse tipo de atendimento. Ninguém apanha de graça, porém, quem viu as imagens assistiu a surra que ele tomou na sua condução, necessário somente se estivesse dificultando o trabalho da polícia. 
Verdade seja dita! O futebol está ficando chato!!! Tiraram a cerveja gelada, querem perfilar a torcida igual se faz numa peça de teatro, proíbem fogos, bandeiras e toda a festa que fazia antes e durante o jogo, enfim... se pretende mudar toda uma tradição de anos e anos. Simplesmente de uma hora para outra e por causa da Copa do Mundo, querem uma cultura de Estádio européia, do dia para a noite. Entretanto, os excessos diminuíram consideravelmente, é mais fácil ver mulheres, crianças, famílias completas no campo de futebol, muito diferente de tempos atrás! Quem gosta de "assistir  jogo" apreciando tranquilo o espetáculo está mais satisfeito com as medidas preventivas tomadas até então. Os resultados são evidentes.

Imagem da retirada do torcedor

E a Geral?
Bom, a torcida gremista é a menos culpada pela confusão, mas a primeira que deve ser responsabilizada neste momento!
Porque? Simples...
Não podemos dizer AGORA quem está errado. Tanto o torcedor como a polícia tem o direito de um contraditório. A justiça e a corregedoria PRECISAM cumprir seu papel, apurando e punindo quem errou. O problema é que a torcida, terceiro no negócio e que não tinha nada haver com isso tomou partido e avançou contra a Brigada Militar. Isso é totalmente inaceitável e independe dos motivos: TORNOU –SE FATO, INDEPENDE DE PROVA, TODO MUNDO VIU.
Por se tratar de uma atitude de massa, movida pela emoção de um sentimento de injustiça e covardia que aos seus olhos “parecia evidente”, optou em ir ao confronto. Compreensível, mas justiça não se faz com as próprias mãos. 

Reconhecimento a esta torcida organizada é tão grande que na Arena do Grêmio se adaptou um espaço destinado exclusivamente a seus integrantes sem cadeiras numeradas, facilitando a comemoração conhecida como "avalanche"

Faço uma analogia aqui. Imaginem um árbitro passando a mão LITERALMENTE em seu time dentro de casa ou, no lance capital do jogo for acertadamente marcado um impedimento que AOS OLHOS DA TORCIDA parece ter sido algo equivocado. Movido pela emoção, aquele que ateia um objeto no campo em sinal de protesto está errado MESMO que o juiz da partida agiu de má-fé.
Vivemos em uma sociedade, não em uma selva! Existem meios para coibir e penalizar as pessoas que não cumprem as regras. Por isso a torcida errou, apesar do motivo nobre.
Não dá pra dizer que o estopim do problema está na conduta do torcedor ou da polícia, mas posso reclamar desde já DESTE MODELO (sociedade) ao qual estamos engajados. Isso não é algo exclusivo do futebol e a cada dia cresce mais no Brasil em TODOS os segmentos.

- Ao invés de proibir TODOS de beber uma gelada durante o jogo, punam-se aqueles que não saibam beber;
- Ao invés de proibir BANDEIRAS e FOGOS no Estádio, punam-se aqueles que não saibam usar estes artigos;
- Ao invés de punir o CLUBE por uma atitude de seu torcedor, puna-se aquele que ateia objetos no campo;
- Ao invés de punir o GRE-NAL com uma torcida só nas arquibancadas, puna-se os torcedores identificados nas imagens pela agressão aos policiais;

E porque isso é assim? Culpa dos legisladores? Culpa dos governantes???
NÃO, A CULPA É NOSSA!!!
Cadeia não dá voto e se as regras brandas do jeito que estão mantém o sistema carcerário brasileiro superlotado imaginem se o Estado começar punir os bandidos da forma como merecem? Ninguém quer casa de reclusão ou de detenção em seu bairro, daí começa o papo de educar o povo para acabar com a criminalidade a longo prazo blá-blá-blá.

Geral "expulsa" membros da Brigada Militar

Por isso, chega de hipocrisia! As normas, condutas, decisões e tudo mais que gira ao entorno disso tem de ser prevenção mesmo. A bandidagem é legítima, aceite os fatos e pare de reclamar de alguma coisa se o remédio existente não lhe agrada!
Os presidentes se uniram para reverter a decisão da torcida única no clássico, balela! Se os comandados da Briga Militar em serviço naquele jogo precisam ser investigados, se o torcedor símbolo aí, o tal “Gaúcho”, também tem o direito de se defender, se as torcidas (seja Inter ou Grêmio) agem pelo impulso, se ninguém vai preso ou é punido severamente como deveria, se a população brasileira (nós que votamos) é contrária a investimentos no sistema prisional, se a educação de todo um povo leva tempo, se esta geração está perdida, QUE SE REALIZE O GRE-NAL COM TORCIDA ÚNICA, PONTO FINAL!!!
Vamos assim perdendo mais um patrimônio da nossa cultura, mais uma tradição de anos... robotizando os inocentes, nem tão inocentes assim.

Saudações Coloradas

Imagens: Portal Terra

7 comentários:

  1. Bem, quero me ater somente ao fato da Agressão ao Gaúcho e o que a originou:

    PRIMEIRO: Agressão demasiada e descabida para a situação, porém, alguns fatores a desencadearam:

    - O Gaucho é figura conhecida da Brigada, tem 16 atos de infração por problemas em jogos. Logo, é figurinha carimbada da Brigada, e o que aconteceu ali deve ter sido um acúmulo de vezes que ele deixou de apanhar. Até na queima dos banheiros químicos esteve envolvido:
    https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/1010398_411252745662928_358747201_n.jpg

    - Como disse o Rafael. Usou uma muleta como mastro. Quem usa muletas te setor específico para ficar na Arena. E quem precisa de uma muleta para se equilibrar, pode ficar pendurado em uma mureta agitando bandeira ?

    - Aí vem uma sequencia de fatos, acompanhando o vídeo abaixo:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NxUvm9WQdvU
    Na sequência:
    A Brigada Militar vai até o Gaúcho, pedindo para que ele saia com eles, o que acontecia de forma pacífica, até que torcedores da Geral começam a insultar os Brigadianos, e nos 0:55 alguém tenta agredir um policial, que joga gás de pimenta, e reage com o cacetete. ATÉ AÍ NÃO HÁ NENHUMA AGRESSÃO AO GAÚCHO. Depois disso, a torcida parte para a agressão contra os Brigadianos, os expulsando do setor de arquibancadas. Aí acontece o fator que creio eu, tenha desencadeado a agressão ao Gaúcho: aos 1:25, enquanto a Brigada é agredida, o Gaúcho lá embaixo INCITA A TORCIDA CONTRA A BRIGADA, falando e gesticulando, incluvive erguendo a muleta. Certamente, não era os parabéns que ele deu aos Brigadianos. Nisso vem um policial de dentro do túnel e inicia a agressão.

    Novamente digo: a Brigada exagerou, pisou na bola, falhou. Mas ninguém tem sangue de barata. Arriscar tua vida perante um bando de vagabundo ( quem briga em estádio não tem outro adjetivo) te chamando de FDP, te humilhar tentando roubar um capacete, te agredindo, e alguém ali ainda metendo pilha ? Olha, eu também não aguentaria.

    ResponderExcluir
  2. Desculpem por meu post ter sido longo, logo eu que reclamo disso.

    Mas o assunto é complexo mesmo

    ResponderExcluir
  3. Eu iria postar um texto parecido com o que o Ramão escreveu, até cheguei á escrever, mas deletei, pra não provocar os amigos gremistas do blog, pois minha opinião é bem parecida com a dele.
    Minha gente, lei é lei, e só no Brasil este país de M...., que aqueles que enfrentaram a polícia não estão atrás das grades. Que absurdo, onde fica a autoridade? Os brigadianos terem que sair rapidinho de fininho, aos coices e socos e cuspes, para não apanharem. Estas imagem vão para o mundo todo, que exemplo estamos dando, pois quando a polícia vir corrigir algo, é só nos juntar em um quantos e expulsar os "pés de porco".
    Sobre a truculência dos brigadianos, aí é outra história, e cada um que arque com as consequência dos seus atos no abuso de poder, em um exemplo recente, já tem neguinho na cadeia, naquele episódio de tortura daqueles 4 homens do parque de diversões sobre o estupro e morte da menina.

    Estes dias postei, sobre que os clubes deveriam multar os seus jogadores que cometessem pênalti e que fossem expulsos. O que saiu na imprensa é de que Vargas e Biteco foram multados. Será que tem algum olheiro lendo as postagem do Boleiro gaúcho? kkkkkkkkkk. Ontem o Bernard do Atlético Mg, fez um gols aos 40 do segundo tempo e na comemoração tirou a camisa, levou o 2º amarelo e foi expulso. O Atlético Pr, com um jogador a mais, foi pra cima e virou o jogo pra 2x1. O que dizer de um atleta que faz algo semelhante á isso? Acho que se tirassem metade do seu salário do mês seria pouco. Mas devagar os dirigentes vão aprendendo, o Grêmio fez isso esta semana, ou fingiu que fez, como disse o velho e bom Vampeta naquela época: "Eles fingem que pagam a gente, e a gente finge que joga".

    ResponderExcluir
  4. Não é atoa que os clubes estão perdendo dunheiro em bilheteria cada vez mais.Mas no nosso pais de Alice no pais das maravilhas todo fica por isso mesmo ou simplesmente acusam os policiais de truculentos.Olhem uma foto nas manifestações uma fotogrfá segurando a câmera com um mão e com a outra mostrando o dedo para os pliciais,depois quando levaram bala de borracha na cara adivinhe os bandidos foram os policiais,e o mesmo caso foi este no Grêmio, imagine os policiais em números reduzidos contra um grande numero de torcedores bonzinhos santinhos,como fica o psicológico deles?Só que do jeito que esta indo as coisas daqui a pouco vão querer que tenha jogos sem torcida para ser mais seguro,ou vão amarrar os torcedores em camisas de força,pois por causa de 0000,1% nós que vamos com as famílias nos divertir não podemos tomar nem cerveja,agora já estavam prontinhos para exigir torcida única,e punir os vândalos isso não,e não adianta falar do Grêmio pois isso acontece em todo o pais,olhem os colorados que estavam no aeroporto quase agrediram o Elano,e pergunte se algum foi ao menos intimado,resumindo na próxima vez eles o espancam,ja que nada aconteceu na tentativa.

    ResponderExcluir
  5. Ramão,
    Nem me preocupei em ver o vídeo que tu indicou, mas acredito na tua palavra e também acho que quem vai a campo provocar, desrespeitar e brigar seja lá com quem for: torcedor adversário, polícia ou mesmo atletas e dirigentes é VAGABUNDO mesmo!
    Temos uma cultura (ou falta de) que acham bonito não respeitar nenhum tipo de autoridade, muito menos os semelhantes. Até por que as próprias autoridades não se dão o respeito agindo sem nenhum critério, seja moral ou mesmo legal!
    Quando um elemento igual esse tal "Gaúcho da geral" está fazendo o quer, não lhe interessa se incomoda alguém ou se não está de acordo com alguma lei ou norma! E quem tentar corrigi-lo vai ser ofendido de todas as formas, até a polícia ter que reagir com a violência correspondente à ação geradora!
    O mais contraditório é que todos reclamam da falta de segurança, e quando a polícia agem com rigor para tentar mantê-la estes mesmos reclamam da polícia!
    Esse fato despertou este blog para o assunto, e não é a primeira vez que falo disso aqui mas agora todos parecem concordar!

    Acioli,

    Não acho provocação de forma alguma que tu venha aqui falar de torcedor marginal, pois embora seja neste caso um gremista, (ou uma minoria de gremistas) acredito que quem gosta de e acompanha futebol, tem a consciência que isto não é privilégio da torcida gremista e mesmo comentaristas "meia-boca" de SP achincalhando o RS (prá quem viu o comentário do Neto na Band) sabemos que existem casos piores por aí:
    Só a título de exemplo: Os corintianos vândalos e assassinos agora com status continental. Ou os torcedores baianos que simplesmente extirparam do comércio para a Copa 2014 as caxirolas do Carlinhos Brown! Quantos empregos perderam nessa brincadeira?

    Ontem fui ao Couto Pereira assistir um belo jogo, Coritiba 5 X 3 Ponte Preta e apesar de ser praticamente uma só torcida, deu prá ver algumas demonstrações de falta de respeito aos outros torcedores, por alguns retardados que, mesmo com cadeiras vazias sobrando aos montes, insistem em ficar em pé ou subidos na grade de proteção atrapalhando a visão de quem está atrás e nem com a solicitação muito educada de um policial a pedido dos prejudicados, concordaram em sentar ou sair dalí, ainda ficaram debochando e provocando quem reclamasse deles! E ainda querem ser tratados como se fossem seres humanos e educados!

    Por essas e outras que acho que cada real investido em educação, vai no futuro economizar mais de um em segurança, mais de um em saúde e de outro em propaganda de governos de todos os níveis!


    ResponderExcluir
  6. Os policiais foram covardes, não importa que tipos de indivíduos fazem parte da Geral.
    O vídeo do Ramão sobre o Gaúcho, no qual aparece um homem de chapéu queimando banheiros, não é prova suficiente para dizer que era a mesma pessoa.
    Tem-se a impressão de que algo é realizado propositalmente com o intuito de arranhar a imagem do clube, e de alguma forma, tentar interditar o estádio.
    Não se julga pessoas, acima do bem do mal. Ramão e Acioli cometem equívocos nesse sentido.
    O Rafael me parece mais sensato em suas opiniões sobre tal assunto do que os demais colegas colorados.

    ResponderExcluir
  7. FJC,

    Os policiais quase sempre agem com força desproporcional contra o povo comum por vários motivos: falta de treinamento, falta de educação, falta de comando equilibrado, por terem equipamentos próprios para agredir e até por esquecerem que também são povo quando usam o uniforme. Mas se a intenção é uma campanha para tentar de alguma forma interditar a Arena, trata-se de uma grande babaquice e uma grande demonstração de falta de inteligência, pois como já foi dito aqui não só por mim, isto é uma rotina em todos os estádios do pais e quiçá do mundo!
    E apesar de serem poucos os ingressos disponibilizados para a torcida vermelha, parece temerário o primeiro confronto de torcedores da dupla num ambiente totalmente novo e desconhecido para os torcedores colorados! Só vamos saber o nível prejuízos após o balanço final do jogo. Tomara que eu esteja redondamente enganado! Tomara mesmo!

    ResponderExcluir