Inter surpreende e obtém a liderança do Brasileirão
Publicações que fiz no Blog recentemente:
1.º (08/07/2013) - “Vamos passar agora por uma trinca bem tradicional: Fluminense, São Paulo e Flamengo. Vamos ver quantos pontos Dunga alcança contra concorrentes diretos... não podemos cobrar muito dele até que o grupo esteja fechado, porém, quero ver a produção deste time após a disputa de três jogos de verdade. Cinco pontos é o básico, menos que isso é ruim. Seis pontos seria bom, sete pontos ótimo e nove pontos espetacular!”
2.º (19/07/2013) - “A permanência de L. Damião seria o maior reforço”
As palavras falam por si só. Indiscutível e concorde entre os membros deste espaço que o nível técnico da competição é uma das mais baixas dos últimos anos, mas é fundamental entendermos alguns aspectos para discorrer uma opinião acerca do bom momento vivido pelo Inter:
- Uma das piores defesas do Brasileirão passou dois jogos ilesos consecutivamente, coincidindo com a entrada de Willians e Ronaldo Alves no time. Juan, assim, consegue render muito mais.
D'Alessandro (esq.) e Damião (dir.), juntos no time tornam a equipe muito forte
- A janela de transferências fecha só em agosto, mas com uma referência de área o time Colorado joga muito mais. Se D’Alessandro é o principal jogador, L. Damião é o melhor do elenco. Mantê-lo no time é providencial!
- Quatro vitórias consecutivas e um jogo contra o Náutico na sequência enchem o peito de qualquer torcedor de esperança.
- Com Alex e Scocco como opções, o técnico Colorado pode ainda mais com essa equipe.
- Então o Inter é candidato ao título? Para mim, agora sim. Não é um franco favorito, mas já pode (e deve) pensar em voos mais altos, basta analisar os números que seguem depois.
- Muito deste momento depende da permanência ou não de Damião na equipe e, se o caneco não vier (mantendo esse ritmo) no final, a vaga na Libertadores pelo G-4 vem de troco.
Desde que R. Alves entrou no time titular, o Inter não sofreu gols no Brasileirão
- O Corinthians perdeu seu melhor jogador, Paulinho; das Laranjeiras W. Nem e T. Neves, dois titulares do Fluminense, foram para o exterior; o Atlético-MG começa a preparação para a disputa do Mundial, já dada como certa a saída de Bernard. As reposições destes atletas não foram feito a altura.
- Se os três francos favoritos enfraqueceram, o Inter se reforçou. Junto com Cruzeiro, Botafogo e Coritiba, começa correr por fora. O São Paulo também deve ser respeitado, mas começa ficar muito para trás. Já o Vitória é um pouco cedo para falar ainda em favoritismo. O Santos tem um bom time, mas o excesso de gurizada limita o time, vide o jogo da última rodada! Vencia por 2x1 em casa e teve várias chances de tirar a invencibilidade do Coxa, porém, a afobação atrapalhou e a equipe foi castigada com o empate no fim.
- E o Grêmio? Pra mim ele é franco favorito ao lado de Corinthians, Fluminense e Atlético-MG. Não perdeu jogadores fundamentais, mas os julgamentos de Zé Roberto, Biteco e Vargas podem trazer graves problemas. No entanto, o real motivo que me deixa um pouco em dúvida quanto manter o Grêmio ao lado dos francos favoritos ou daqueles que correm por fora é a contratação de R. Portaluppi para o comando técnico. Não acho que “este” era o nome mais indicado para treinador do Tricolor, já tinha falado disso antes aqui mesmo no Blog.
Matematicamente: São 38 rodadas, ou seja, 114 pontos disputados. Com nove jogos realizados, o Inter já percorreu praticamente ¼ da competição. Vamos ao comparativo:
¼ = 29,50 pts; 09 rodadas disputadas = 28 pts. (1,5 pt. de sobra nesta conta)
Pontos conquistados = 18 (64,28% de aproveitamento)
BR-12:
CAMPEÃO: Fluminense 77pts / 4 = 19,35 pts. Aproveitamento de 67%
ÚLTIMO DO G-4: São Paulo 66 pts. / 4 = 16,50 pts. Aproveitamento de 57%
BR-11:
CAMPEÃO: Corinthians 71pts / 4 = 17,75 pts. Aproveitamento de 62%
ÚLTIMO DO G-4: Flamengo 61 pts. / 4 = 15,25 pts. Aproveitamento de 53%
BR-10:
CAMPEÃO: Fluminense 71pts / 4 = 17,75 pts. Aproveitamento de 62%
ÚLTIMO DO G-4: Grêmio 63 pts. / 4 = 15,75 pts. Aproveitamento de 55%
Como vimos, nestes quase 25% de Brasileirão a campanha da equipe de Dunga é de campeão, com folga no G-4. Considerando os pontos acima já explanados, creio que o torcedor pode acreditar ser possível, com um pouco mais de otimismo. Contra números, não há o questionar, PARABÉNS DUNGA!!! Não ganhou nada ainda, mas a campanha já é de tirar o chapéu.
Pitacos:
- Parabéns também ao Galo Mineiro, legítimo campeão da América!!! Falei muito de logística e das dificuldades que um Clube inexperiente como Atlético enfrentaria na Libertadores disputando jogos fora de casa. A competição comprovou isso, mas a força desta equipe em casa “atropelou” qualquer expectativa contrária;
Como vimos, nestes quase 25% de Brasileirão a campanha da equipe de Dunga é de campeão, com folga no G-4. Considerando os pontos acima já explanados, creio que o torcedor pode acreditar ser possível, com um pouco mais de otimismo. Contra números, não há o questionar, PARABÉNS DUNGA!!! Não ganhou nada ainda, mas a campanha já é de tirar o chapéu.
Pitacos:
- Parabéns também ao Galo Mineiro, legítimo campeão da América!!! Falei muito de logística e das dificuldades que um Clube inexperiente como Atlético enfrentaria na Libertadores disputando jogos fora de casa. A competição comprovou isso, mas a força desta equipe em casa “atropelou” qualquer expectativa contrária;
- Cuca e R. Gaúcho calaram a boca de muita gente, mas não são os únicos protagonistas desta conquista;
- Victor é o herói! Não se surpreendam se fizeram uma estátua pro cara em Minas;
- Uma montoeira de jogadores com qualidade, mas MUITOS deles desacreditados. Dispensados e esquecidos no mundo da bola sob o comando de um treinador “azarado” fizeram história ontem a noite;
- Pra mim, o maior responsável por tudo isso é o presidente do Clube. Não é de hoje que falo aqui no Blog que esse cara merecia um grande título;
- Linda a homenagem do presidente Kalil ao seu pai, ex-presidente na década de 80. Mas se tem alguém merecedor disso tudo é ele que conseguiu recolocar o Atlético-MG no lugar de destaque do qual nunca deveria ter saído, tamanho a tradição e a força desta instituição.
Saudações Coloradas
Imagens: Portal Globo.com


Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns ao Kalil que deu ao Cuca condições para que ele pudesse escalar um time.
ResponderExcluirO treinador também tem seus méritos e tanto perder e chorar aprendeu muitas coisas.
Um dos pontos interessantes desse time é o poder ofensivo. Cuca resgatou aquele velho conceito de futebol, o qual defende que a melhor forma de defesa é o ataque constante com velocidade e muita movimentação dos atacantes.
Parece-me que houve também o resgate daquela velha jogadinha de linha de fundo, que os nossos times do passado exploravam muito bem. Cuca foi jogador e viveu essa época. Seus comandados souberam assimilar muito bem, porque são jogadores de qualidade.
Outro ponto importante no planejamento desse time do Atlético foram as peças de reposição. Na defesa, quando não tinha Leonardo Silva e Réver, ele tinha o bom e velho Gilberto Silva; na lateral direita, saiu Carlos César, para entrar Marcos Rocha; na lateral esquerda, se dava ao luxo de ter Júnior César no banco; entre os volantes Pierrre e Leandro Donizete tinham como substitutos Rosinei e Josué; do meio para ataque saia Ronaldinho ou Diego Tardelli, mas tinha Guilherme; no ataque, saia Bernard, entrava o bom e rápido Luan; e na função de centroavante, os dois ex-colorados.
Foi um time bem organizado e muito forte. Creio que seja até mais forte o Corínthians do ano passado.
Sobre o Brasileirão, ainda tem muita coisa pela frente, mas o Inter é sempre favorito e é sempre candidato, no mínimo, entre os quatro primeiros. Quando isso não acontece é porque algo anormal acontece no Beira-Rio, como no ano passado, que não tinha comando no vestiário. Dunga é competente nesse sentido.
Assim como o Atlético-MG acordou e finalmente saiu da fila, depois de 71, outro clube com estrela solitária no peito que pode surpreender talvez seja o Bota-Fogo!
Sobre o Coritiba eu não sei dizer nada. Talvez seja uma aventura, mas o ímpeto, e os anos de derrotas em finais do Coxa, assim como do Fogão e do galo, já vem de longe!
Dos times que disputaram a Libertadores e podem reagir no Brasileirão são o Corínthians, e talvez o Fluminense.
O São Paulo e o Grêmio vão ter muitos problemas até formatar um time.
Não credito os problemas do Grêmio à falta de um treinador competente. O Luxemburgo é considerado um treinador vencedor, experiente e competente. Mesmo assim não conseguiu.
O tricolor paga o preço por um projeto confuso e equivocado, desde a Pré-Libertadores.
Quando saiu para enfrentar a LDU, o Grêmio já estava atrasado em relação a outros clubes, mesmo os que disputavam os estaduais.
Agora é o momento de aprender com times que ficaram até mais tempo na fila como o próprio galo, e correr atrás do prejuízo!
Rafael,
ResponderExcluirPerfeita tua análise da campanha colorada, até esta rodada o desempenho é de time campeão em campeonato de pontos corridos, o que os habilita à candidatura ao título sim. Como eu disse num post anterior: Se a sorte continuar ajudando, é com esses magros placares que se constrói a campanha vencedora pois o que interessa são os três pontinhos se acumulando, e com os reforços chegando crescem as esperanças vermelhas. Considerando ainda o baixo nível técnico generalizado, os desfalques dos "grandes favoritos" e outras variantes, são muitos os candidatos precoces, mas o único que acumula pontos por enquanto é o colorado.
Mas o especialista em antever campeões mesmo é o Acioli, o duro é aguentar a garganta dele quando acerta!
Vamos a mais um desafio prá ele: quem será o próximo campeão do BR 2013?
Quanto ao Galo, particularmente eu não acreditava neste título até a semifinal, mas depois do aperto que superou naquele jogo, pelos milagres do São Victor e pela sorte que jogou ao lado deste time, senti que seria possível, principalmente por ter como oponente um representante legítimo paraguaio, para acabar com aquela triste pecha de cavalo conterrâneo deles!
Gostaria ainda de ver a cara dos dirigentes da dupla Grenal assistindo um grupo com oito (ou mais, perdi as contas) dispensados por eles, festejando um título que eles todos mais queriam nas suas incompetentes carreiras de dirigentes esportivos!
Talvez numa visita de cortesia para cumprimentar o presidente Kalil do CAM, eles possam aprender alguma coisa do "metier"!
Prá não dizer que não falei do Grêmio, espero que nesta semana de treinos seja aperfeiçoado o conjunto e a forma técnica/física de alguns que andam com desempenho muito abaixo do que podem e devem jogar!
Rafael belo texto, mas vc já parou para pensar que todo o ano nós sempre somos os fortes candidatos a títulos? E neste ano foi ao contrario, teve até gente falando em rebaixamento, talvez seja exatamente o caneco a caminho seguindo esta lógica. Mas eu tenho gostado do nosso time, o jogo em si se for olhado superficialmente seria péssimo feio, mas observe bem que o time tem jogado organizado e tem mudado de acordo com o candidato, sem falar que o que realmente importa é os 3 pontos, só não concordo com o resultado de 1 gol o time se retrancar acho muito arriscado sem falar que o Muriel de vez enquando da uns vacilos mas se redime fazendo outra defezas espetaculares.Sobre o Grêmio tudo dependo do que o Renato conseguir,mas eu não acredito nos times do Bahia,Vitória e Curitiba,ja que o campeonato é muito longo e depende muito de peças de reposição de qualidade coisa que eles não tem.
ResponderExcluirFJC:
ResponderExcluirNão sei se podemos dizer que o Grêmio errou de planejamento na pré-temporada. O time era muito limitado em relação ao deste ano. Contratações vieram, quase um time novo desembarcou em Porto Alegre. Era necessário reforçar sim, mas tudo demanda tempo para dar "liga" e se encaixar. A Libertadores era o foco, então o time se concentrou no Equador para encarar a fase preliminar. Jogar na altitude não é nada fácil e a adaptação ajudou, ficou evidente. A vaga veio, o objetivo foi cumprido na primeira vez que um time brasileiro pega um adversário de peso na fase "pré" da competição. Por isso, eu acho que não podemos desmerecer aquela conquista de vaga, resumindo que a direção errou. Mas respeito o que quis dizer e entendi os pontos contrários.
Marcão:
Justamente... o Fluminense cansou de ganhar jogo ano passado pelo placar magro. Resultado? Foi campeão! Acho que o Dunga sabe o que está fazendo e se não somos candidatos francos ao título ainda, já podemos considerar o Colorado uma força que corre por fora. Vamos ver daqui em diante. O jogo em Pernambuco seguido pelo Gre-Nal acompanhados de bons resultados podem ser o propulsor final para isso, mudando minha opinião, seja positiva ou negativamente. Futebol é resultado... até porque o mais difícil não é obter a ponta e sim se manter!
Adolino:
Perfeito! Comparo inclusive uma situação semelhante ao da Seleção Brasileira nas últimas décadas. Nas Copas do Mundo de 1994 e 2002, bem como nas Copa das Confederações deste ano, a equipe surpreendeu mesmo não sendo considerada potencial favorita à conquista destas taças. Quando apontam o Brasil como favorito, a coisa desanda. Isso é bom? Acho que NÃO!!! Pra mim, time grande e Seleção de peso PRECISA saber lidar do favoritismo, tirando o proveito disso inclusive, nunca o contrário. Ser melhor é saber ser melhor. Mas claro, quando a camisa é forte e os "prognósticos" são rechaçados por campanhas como estas que citei, também tem seu valor. Tradição e história "ainda" ganha jogo. Não como antigamente, mas ainda acontece.
Saudações Coloradas
É Marcão, nos últimos 2 campeonatos brasileiros, cravei já na 10ª rodada os 2 Campeões, mas agora, já na 8ª rodada, posso lhe responder minha humilde opinião. O Campeão será o Cruzeiro. Quero muito errar este palpite, e que o Inter seja o campeão.
ResponderExcluirAcioli,
ResponderExcluirPrá tu ver como são as coisas, à algum tempo atrás eu vim aqui defender a tradição e a historia do Galo lembrando ao passado glorioso dos times da década de 70 e este ano não conseguia acreditar no potencial deles na LA!
E tu que menosprezava e o chamava de medíocre e eterno perdedor (cavalo paraguaio) cravou como favorito ao título. São as idiossincrasias dos torcedores de futebol!
Mas teu palpite prá este ano apesar de precoce demais, é bem provável de realizar-se pois foi um dos times que mais investiu em reforços, e falta apenas "encaixar" a equipe (como nosso querido Grêmio) e posso imaginar o entusiasmo da parte azul de BH para rebater o título histórico do CAM!
Rafael
O Fluminense ano passado teve ainda uma ajuda no apito que não acredito que um clube fora do eixo RIO-SP vá conseguir, portanto um título conseguido por algum clube estranho a essa "elite da mídia" terá muuuito mais valor!
É natural que uma sequência de bons resultados gere um otimismo e renove as esperanças de uma torcida.
Mas ainda temos muita água prá passar embaixo da ponte, e qualquer prognóstico agora é mera especulação, acho que só podemos ter um pouco de visão mais clara da posição final lá pela metade do returno! Historicamente a liderança antes das últimas 10 rodadas não efetivaram a campanha como campeões!
O campeonato ganha quem tiver um resultado mais conscistente durante o campeonato.De nada adianta ganhar 8 ou 10 pontes e deixar a maioneze desandar, talve seja clubismo meu mas acho que temos tudo para fazer uma campanha com muita consciência que tem que dar tuo a cada jogo,vejo o Dunga se saindo melhor que encomenda,pois no passado já tivemos elencos melhores e não conseguimos bons resultados,embora um grande fator contra o Inter é exatamente a qualidade do elenco que quando tem jogos de seleções sai meio time,e quando voltam demoram a se readaptarem e é ai que a coisa fica feia,mas já vi o Dunga montar verdadeiras pedreiras sem ter recursos de qualidade.Mas eu estive pensando na vtória do Galo,e lembrei de como a vida da voltas,na minha religião Seicho Noie,sempre somos lembrados a não se lamentar e ter sempre pensamentos positivos pois o mal manifestado só tem o poder que nós mesmos o damos,e é o caso do Vitor,era titular foi colocado para reserva,do experiente Dida exatamente para a LA,e ele pegou o seu chapéu e foi para o Galo,e ainda por cima é um dos principais responsáveis do titulo,sem contar os outros que foram aplaudidos quando foram embora,sendo chamados de (lixo) por alguns em seus times,e olhe no que deu.Acho que o palpite do Acioli bem coerente sobre o Cruseiro,ja que eles tem uma rivalidade muito grande,eu morei em BH,e sei bem não vejo grandes diferenças da nossa ai do Sul,e com certeza eles estão doidos para darem o troco e ainda neste ano,será um grande combustível para eles,o Galo eu não creio que brigue pelo Brasileiro,no máximo vai ser para não ficar no rebaixamento,ja que estão em festa e o objetivo é o mundial e o restante estão igual a cavalo estupiado.
ResponderExcluir