sexta-feira, 31 de maio de 2013

Uma defesa sólida

Dunga começa encontrar a linha defensiva ideal

Não vou considerar os aspectos da defesa Colorada na estreia no Brasileirão porque aquele Inter não deve ser o mesmo nesta temporada em diante. Sem tirar os méritos do bom Vitória, prefiro me ater ao jogo de ontem contra o Criciúma para fazer esta análise.

Os campeões catarinenses tem uma boa equipe, que acelera o jogo e tem qualidade no meio. Por isso, me chamou atenção a marcação Colorada, principalmente no segundo tempo. Além daquele lance em que foi assinalado impedimento equivocadamente pela arbitragem, a defesa não errou em toda etapa complementar quando o Criciúma veio para cima.

Dunga e o desafio de levar o Inter à Libertadores da América 2014

A grande dificuldade ainda é a bola aérea, arma pouco usada pelo adversário no Centenário. Mas vejo ser possível acreditar em uma evolução. Muito desta consistência se deve pelo empenho dos homens de frente na recuperação, colaborando com a compactação defensiva quando o time não tem a bola.

Pitacos:

- Fred teve sequencia e é mais uma vez uma das peças mais importantes desse time;

- A sondagem por Júlio Baptista nos encoraja! Um volante trombador dando cacetada até vai, mas Willians e Airton juntos no time titular não dá;

- Forlán falou para quem quisesse ouvir quando foi substituído. Dunga amenizou colocando panos quentes;

- Quanto a saída de Neymar do Brasil, uma única coisa: os mesmos que aplaudiam de pé o presidente do Clube que conseguiu mantê-lo por tanto foram os mesmos que o criticavam agora por uma possível saída sem que o Santos percebesse alguma coisa. O acordo era esse, mas ninguém lembra disso agora! Falar é fácil...

- O time da Vila Belmiro precisa rever seus conceitos! Apesar do bom elenco, o time não encaixa. A saída de Muricy foi acertada ao meu ver, apesar do ótimo treinador que é;

- O Atlético-MG não jogou nada no México e nem no Brasil, mas está com sorte de campeão!

- São Victor... uma defesa cara a cara e o pênalti defendido valeram cada centavo aplicado pelos mineiros na contratação do ex-gremista;

- Esse presidente Kalil do Atlético-MG merece um grande título! Não é justo que esse cara deixe o cargo sem uma taça de grande porte;

- O Fluminense caiu! Pra mim, o grupo mais qualificado deixou a Libertadores da América... Vamos ver por quanto tempo Abel Braga aguenta no cargo. Pra mim, a contagem regressiva começou;

- Santa Fé, News Old Boys e Olímpia se juntam ao Galo nessa disputa. Os colombianos são encardidos, tem uma boa equipe. Os argentinos de todos é o que mais tem chances porque tem o melhor conjunto e os paraguaios tem um time muito duro, aplicadíssimo taticamente;

- Amistosos e depois Copa das Confederações. Aposto com vocês que Felipão não levou o seu camisa 10 para estes jogos!!!

- Será que o Fernando fica no Grêmio ou sai nesta janela?

- Vasco, Vasco... já estamos anunciando aqui no Blog seu destino antes mesmo do início do Campeonato Carioca. 

Saudações Coloradas

Imagem: Blog Wianey Carlet

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Mais um Brasileirão que se inicia


Promessa de uma grande competição em 2013

Vai começar a maior festa do futebol nacional! O campeonato brasileiro deste ano, a meu ver, será marcado pela disparidade. Enquanto há um bloco de times brigando pela ponta da tabela, por outro lado, uma leva de times se dedicará a conquista de pontos preciosos contra o rebaixamento, praticamente duas competições distintas. Poucos serão “contrapesos”.

A luta pelas vagas na Libertadores do próximo ano também será interessante, apesar de eu acreditar que os times classificados para o campeonato continental de 2014 serão conhecidos por mera consequência, premiando quem se dedicou ao título sem êxito.

Considerando o panorama “atual” das equipes e algumas “expectativas” geradas ao entorno delas, passo a expor um prognóstico time a time do que esperar da Série A nesta temporada:


Fluminense – RJ: O campeão nacional, vivo na Libertadores ainda, é um franco favorito ao título. Dependendo de sua participação na competição continental e suas prioridades, luta pelo Bi. Precisa recuperar alguns atletas e a pausa na Copa das Confederações chegou na hora certa. EXPECTATIVA: 1º ao 5º lugar.

Atlético Mineiro – MG: Mais vivo do que nunca na Libertadores e cheio de moral depois do título estadual, o Galo é um forte candidato ao título. Igualmente ao Fluminense, é candidato “dependendo” das prioridades que tiver daqui em diante. EXPECTATIVA: 1º ao 5º lugar.

Grêmio – RS: Um elenco forte, digno de um campeão nacional. Depois de muitos anos começa uma competição como favorita ao título brasileiro. Se a direção e o torcedor tiverem paciência, tem tudo para chegar. O Clube está muito tempo sem uma grande conquista e a ansiedade pode prejudicar o projeto. EXPECTATIVA: 1º ao 5º lugar.

São Paulo – SP: A equipe ainda sente muito a saída de Lucas. Fez o correto mantendo Ney Franco. As dispensas anunciadas ao lado do treinador pelo Presidente comprovam seu prestígio no Clube. Como cabeças “devem” rolar ainda, bem como novos nomes podem chegar o time não começa pronto para brigar pelo caneco desde já. EXPECTATIVA: 4º ao 10º lugar.

Vasco – RJ: O reflexo do amadorismo de seus dirigentes somado a tentativa frustrada de derrubar Eurico Mirando de qualquer modo colocaram o Gigante da Colina nesta situação. A conquista da Copa do Brasil no ano retrasado maquiou um pouco as coisas e toda uma entidade paga caro agora. EXPECTATIVA: 14º ao 20º lugar.

Corinthians – SP: Voltado e focado exclusivamente para o Brasileirão, a equipe paulista chega com muita força. Sem Paulinho o time perde muito. Tite insiste mantendo Alexandre Pato no banco, supervalorizando um esquema multicampeão. Tá na hora de repensar isso. EXPECTATIVA: 1º ao 5º lugar.

Botafogo – RJ: O bom o voluntarioso time de Seedorf & Cia chega bem para a disputa. Tem um elenco tecnicamente limitado, mas com peças de reposição suficientes para assegurar a plenitude deste esquema campeão estadual de Osvaldo de Oliveira. EXPECTATIVA: 4º ao 10º lugar.

Santos – SP: A provável saída de Neymar pesará muito no time da Vila. O elenco é bom e conta com nomes de peso, muitos com passagem em seleções inclusive, seja na principal como na de base. O problema é que esse time não encaixou ainda e depende muito dos vôos solos de Neymar. EXPECTATIVA: 4º ao 10º lugar.

Cruzeiro – MG: Montou um bom time, conta com jogadores rodados. Depois de muito tempo, a gangorra do futebol mineiro virou e o clube azul celeste vai ter que assimilar isso sem extravagâncias. Penso que a reformulação pesa muito em Minas pro lado da Raposa, desacostumada com isso. EXPECTATIVA: 4º ao 10º lugar.

Internacional – RS: Pela primeira vez há muitos anos que não candidato o colorado como um dos favoritos ao título. Sem sua casa e em fase de transição, o campeão gaúcho só pensa em recuperar seu status retornando para a Libertadores do próximo ano. Precisa contratar para ter alguma chance. EXPECTATIVA: 4º ao 10º lugar.

Flamengo – RJ: Um pouco acima Vasco mas muito abaixo dos outros dois rivais (Fluminense e Botafogo), não há muito o que esperar do rubro-negro em 2013. Não acredito que caia para a Série B, mas o temor do pior precisa ser lembrado todos os dias na Gávea. EXPECTATIVA: 8º ao 14º lugar.

Náutico – PE: Um time carente de jogadores com qualidade. O representante do estado na elite do nosso futebol sequer conseguiu chegar na final do pernambucano.  O timbu luta única e exclusivamente para não cair. EXPECTATIVA: 13º ao 20º lugar.

Coritiba – PR: O time de Alex & Cia, campeão no Paraná deve tomar ponto de muito time grande. O coxa branca me parece aquele time “Robin Hood” que roubava dos ricos para dar aos pobres. Em casa vai ser difícil vencê-los, mas deve perder pontos teoricamente fáceis que lhe tirarão a chance de uma vaga na Libertadores. EXPECTATIVA: 8º ao 14º lugar.

Ponte Preta – SP: Sensação no paulista, a macaca chega bem para o campeonato nacional. Na fase de pontos corridos do estadual, mesma fórmula do brasileirão, se mostrou forte e capaz de surpreender. Assim como o coxa, este será um importante “contrapeso” que tomará pontos de muitos grandes. EXPECTATIVA: 8º ao 14º lugar.

Bahia – BA: Fraquíssimo, saco de pancada do rival! 2013 fica marcado pelo ano mais vexatório de sua história em relação aos clássicos disputados no campeonato baiano deste ano. Pode isso “mexer” com todos no tricolor da boa terra, mas não creio que dê mais tempo, uma vez que a competição mais importante do Brasil bate às portas. EXPECTATIVA: 13º ao 20º lugar.

Portuguesa – SP: Candidato ao rebaixamento no brasileiro, a lusa penou um pouco para subir no paulistão. Na primeira fase foi bem, mas nas decisões pipocou, chegando tomar sete em um dos jogos. Dizem as más línguas que houve corpo mole por conta do atraso em salários. Quando começa assim... EXPECTATIVA: 13º ao 20º lugar.

Goiás – GO: Campeão em seu estado o esmeraldino chega com um time razoável, pronto para aprontar das suas. Campeão na Série B do ano passado por pouco não perdeu o caneco pro Atlético-GO, mas teve forças para reverter tudo na grande final. EXPECTATIVA: 8º ao 14º lugar.

Criciúma – SC: Semelhante ao Goiás, o representante catarinense chega com moral. Campeão estadual depois de passar um bocado diante a Chapecoense, tende a fazer uma boa participação neste ano. Vem da Série de Acesso com o objetivo de se manter, mas pode um pouco mais. EXPECTATIVA: 8º ao 14º lugar.

Atlético Paranaense – PR: Tradicional time que volta para a elite do futebol nacional, mais fraco que o arquirrival, mas mais forte que muito dos times que brigam para não cair. Vive uma reformulação importante e cresce fora dos campos, mas precisa emplacar uma boa campanha para recuperar sua moral com a torcida. EXPECTATIVA: 8º ao 14º lugar.

Vitória – BA: Igual o Atlético Paranaense, idem ao que foi dito antes como uma exceção, está acima do rival. Se souber aproveitar o bom momento que vive, tem tudo para fazer um papel de “contrapeso” igual Coritiba e Ponte Preta neste brasileirão, principalmente nos jogos em casa. Deve se manter na elite com certa folga. EXPECTATIVA: 8º ao 14º lugar.

Pitacos:

* Kaká e R. Gaúcho fora da lista de Felipão? Seria compreensível porque não são nomes unânimes. Mas Jadson e Hulk???

* Tem piada de mal gosto no futebol que eu não consigo entender. Como deixar Ramirez de fora da Copa das Confederações?

* Fred e Damião convocados. Fica claro que teremos um centroavante de área nos jogos do Brasil ao invés de dois atacantes que saem em busca de jogo.

* Para o gol acho que levaria o Victor ao invés do Jeferson, mas nada que mude muito as coisas.

* Cornetas à parte, precisamos confiar no Felipão. Ele foi aclamado pela torcida e está de volta. Agora precisamos acreditar!

Saudações Coloradas

quinta-feira, 16 de maio de 2013

DUNGA FALHA ONDE MAIS CONHECE.

Estou criticando muito o futebol apresentado nos últimos jogos do Inter.

E vejo que - diferente do que fala a crônica - não é por falta de grupo que o Inter vem jogando mal. Explico.

Nossa meia cancha é lenta, nosso ataque é pesado. Ou seja, fácil de ser marcado. Aquela proteção à frente da zage, que fez o Inter ficar +- 7 jogos sem tomar gol, não existe mais.

O Inter está sendo mal escalado. Falha gritante de Dunga.
Num meio campo lento, é preciso criar elementos surpresas, para abrir a defesa. E um destes se chama Josimar. Hoje ele tem que ser titular do Internacional, de qualquer maneira. Nossos meias jogam muito mais a vontade dentro de campo, tem mais opções, pois ele aparece a todo momento para um passe, uma tabela. E o outro volante deve ser o Ygor, que é o melhor volante marcador, que melhor faz coberturas. 
Infelizmente, hoje nossos volantes titulares jogam no nome e no contracheque. Airton é fraco, só tem passe lateral, e Willians - na minha opinião - está mal. Tem um ótimo passe longo, concordo, mas na marcação deixa buracos e chega atrasado em quase todos os lances, cometendo faltas.

E seja saindo Damião, seja saindo Forlan, Caio obrigatoriamente deve ser a ficha numero 1. Eu já disse: Até testaria Forlan na meia e Caio junto com Damião, caso Fred continue atuando mal.

Sou um dos maiores fãs e defensores do Dunga. Mas acredito que ele esteja cometendo erros na escalação.
 
PS1: Para um colorado, ver o Corinthians eliminado sendo garfeado clamorosamente na frente da sua torcida, não tem preço. Demorou, mas a banca pagou.
PS2: Terei minha semana completa de alegrias no futebol ???
PS3: #GaloDoidoSemFreio


segunda-feira, 6 de maio de 2013

TIME PARA REGIONAL, NADA MAIS.


E o Internacional sagrou-se Tri-Campeão Gaúcho neste final de semana, vencendo o Juventude na final da Taça Piratini, e assim, conquistando os 2 turnos. Venceu o único clube grande que se dedicou ao campeonato Gaúcho. É assim à décadas, salvo raras e excessões.

Mas não sem sofrimento. O Internacional vem caindo vertiginosamente de produção nos últimos 4 jogos. O time parace sem ambição contra adversários muito inferiores, e só procura o jogo no final da partida, quando sua capacidade física sobra em relação ao adversário (méritos do Paulo Paixão). Lento, apático, submetido à marcação. As laterais não funcionam mais. Gabriel parou de fazer o feijão com arroz e tenta jogadas plásticas em qualquer toque na bola, e erra a maioria. Fabrício está treinando de "acerte o marcador" nos cruzamentos. A zaga toma gol por cima em todo jogo. E o ataque que parecia se entrosar, não se encontra.

Mas a maior falha, que parece não ser observada por Dunga, é falta de movimentação do meio campo, pasmem, PELA SAÍDA DO JOSIMAR. Sim, este jogador dava uma dinâmica interessantíssima a esta meia cancha lenta do Internacional em suas investidas no ataque, aparecendo como homem surpresa, tabelando, criando espaços. Faz muita falta. Aírton é um carimbador de bolas. Só passa para o lado ou para trás, Não lança, não tem penetração, e cobre mal as laterais. E não sai do time.

O grupo é fraco. Precisa de zagueiro, 2 meias, laterais para direita e esquerda (se Fabricio sair) e certamente, se Damião for vendido, de um atacante. Tarefa árdua para a direção de futebol, que é muito ativa nos microfones e redes sociais, mas parece que conhece muito pouco de futebol.

Com este plantel, o Inter não tem condições de vencer nada, além do "charmoso" Gauchão.


PS: Nossa imprensa sempre cobra que a arbitragem utilize os mesmos critérios. Pois ontem, Marcio Chagas utilizou o mesmo critério. Empurrão na área, falta. Lembram daquele pênalti do Josimar no grenal do 1º turno ? Todo mundo aplaudio a arbitragem. Ontem não. E a imprensa, não precisa utilizar os mesmos critérios ? Vai entender....

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Zagueiros de “estilo”

Cris do Grêmio e Lúcio do São Paulo deixam a desejar mais uma vez
 
Em relação ao Lúcio, já havíamos aqui mesmo no Blog comentado à respeito registrando uma opinião. Sua atitude veio ao encontro disso que escrevemos, custou caro e seu Clube pode ter jogado fora uma chance de ouro. O ex-zagueiro colorado cometeu uma falta infantil, aplicando uma força desproporcional no lance. Quase na metade do primeiro tempo seu time ficava com um à menos, mesmo vencendo por 1 x 0. Lógico, o resultado foi catastrófico depois! Parecia que o sonho mineiro de conquistar a Libertadores ficava mais distante, mas Lúcio deu um jeito de mudar as coisas. Sua expulsão foi definitivamente um divisor de águas na partida, culminando com a virada de placar em favor do Atlético.
 
Lúcio deixou o São Paulo com um à menos quando seu time era melhor
 
O São Paulo virou presa fácil e chegou entrar na roda durante todo segundo tempo. Agora o Tricolor Paulista tem uma missão muito complicada. Reverter essa vantagem em Minas Gerais vai ser muito difícil.
 
Nos pampas gaúchos outro desastre, de proporções menores é verdade, mas não menos importante. Pela segunda vez na competição Cris é expulso. O gol de pênalti marcado fora de casa vai dificultar a vida gremista diante o Santa Fé no jogo da volta. As coisas só não foram piores porque o Grêmio soube fazer valer seu mando de campo, vencendo a partida.
 
Cris não agrada a torcida e a pressão sobre ele tende ser maior ainda daqui em diante
 
Sem Luxemburgo no banco de reservas, a equipe tirou forças para se manter vivo e tem um bom período de preparação para buscar a vaga fora de casa. Graças aos seus companheiros, Cris não colocou tudo à perder. Já tinha provocado o mesmo efeito diante o Fluminense porque o gol mal anulado de Rhayner veio depois da sua expulsão em jogada aérea (onde deveria estar).
 
Lances isolados, zagueiros em má fase e efeitos diretos dentro de campo! No São Paulo a maionese desandou, já no Grêmio os dez remanescentes conseguiram fazer jus a história do Clube.
 
* Pitacos:
 
- Fernando! Como joga esse rapaz... o Cris deveria dar sua parte do bixo da vitória para ele;
 
- Luxemburgo suspenso por seis jogos e o treinador do Huachipato apenas um. Alguém consegue explicar?
 
- O que foi aquele pênalti em favor do Emelec contra o Fluminense???
 
- No Inter se convive há anos com a “D’Ale dependência”. Até quando?
 
- Ronaldinho Gaúcho deu a volta por cima, mas se o Lúcio não fizesse aquela @#$% o meia iria engolir seco suas palavras. O São Paulo era melhor até a expulsão;
 
- Falastronice à parte, o pessoal da Ponte Preta também falou demais, mas estes sim acabaram “atropelados” pelo Corinthians;
 
- Que jogo do Palmeiras, perfeito taticamente diante o Tijuana! Os limites técnicos estão sendo supridos pela aplicação tática e a vontade de seus jogadores.
 
- Boca Jrs. é Boca Jrs.! Esqueçam futebol no Brasil contra o Corinthians porque os gringos vão catimbar como sempre e jogar como nunca – anotem aí! Tite vai ter de superar um grande problema, maior que o time adversário inclusive, uma “camisa”;
 
- Já o Botafogo poupou seus titulares no jogo de ida pela Copa do Brasil. Sabe que a chance de levantar o título estadual neste fim de semana é muito grande. Jogando pelo empate, tem que aproveitar o momento!
 
- O Fluminense chega daqui a pouco no Brasil e terá poucas horas para descansar. Vencer ou vencer para ter chances de dois confrontos contra o Botafogo pelo Carioca. Nestas condições seria mais time, por isso o time de Osvaldo de Oliveira vem com tudo neste Domingo e sabe que não pode perder a oportunidade de liquidar a fatura;
 
- Barcelona... o fim de uma era? 7 x 0 em 180 minutos ninguém acreditou ser possível, nem o torcedor mais confiante do Bayern. Parabéns ao futebol alemão que desde a derrota pro Brasil na final de 2002 vem se reestruturando dentro e fora dos gramados;
 
- Neymar começa a sentir uma pressão que antes não parecia sentir. O corpo paga!
 
- Ah, não podia me esquecer de registrar que o Cruzeiro vem se reforçando... parece que o Clube está montando uma equipe competitiva pro Brasileirão.
 
Saudações Coloradas
 
Imagens: Portal UOL e Portal Terra