Não há favoritos, mas o Tricolor tem leve vantagem
No Colorado muita gente chegando, alcançando a plena forma somente agora e em fase de adaptação. Outros estão voltando da Seleção e das inúmeras contusões que sofrera. Um grupo forte que pode crescer neste segundo turno. Do lado Gremista, Luxemburgo encontrou um importante equilíbrio e seus reforços já estão dando os resultados preteridos. É forte candidato para levantar o caneco da Sulamericana e começa ser um aspirante a algo maior que mero G-4 no Brasileiro.
Honestamente, vejo o time do Grêmio HOJE mais bem preparado parao clássico, porém, dois pontos favorecem o Inter neste jogo. O primeiro deles foi o intervalo do meio de semana para trabalhar e recuperar alguns atletas enquanto o seu rival teve um forte combate no Paraná; outro aspecto importante é o fator local, disputar um Gre-Nal tão esperado em casa diante seu torcedor.
A leve vantagem para o Grêmio reside mesmo no momento! A vaga conquistada de maneira heroica na quarta dá moral e o time sabe que em vencendo o Internacional dentro do Beira-Rio, somado ao declínio Vascaíno, já coloca a equipe na zona frontal deste Campeonato Nacional, lutando diretamente pelo título. Para o time de Fernandão, este pode ser o marco da arrancada, contando justamente com os confrontos diante Atlético-MG e Fluminense em Porto Alegre neste segundo turno.
O peso do clássico é tão grande que um empate não é tão ruim para ninguém, a derrota nem atrapalharia tanto as pretensões por G-4, mas a vitória sim seria um divisor de águas para este Grêmio que está perto da sua plenitude, próximo da melhor forma, ou para este Inter, que promete melhorar muito daqui em diante e fica muito forte no segundo turno.
Saudações Coloradas

Acho que o Inter ganha, o na pior das hipóteses empata. Não acho que um empate seria bom para os dois, para o tricolor talvez, mas para o Inter nunca.
ResponderExcluirO Grêmio vem ganhando no brasileirão e classificando-se na Sulamericana, mas não vem jogando bem, nem dentro, nem fora de casa. Não sei a que deve-se isso, mas a verdade é que com todo mundo a disposição, o tricolor deveria estar jogando melhor. A sorte tem ajudado bastante, como no jogo contra Bahia, Sporte, São Paulo, Botafogo e Fluminense, onde vieram 15 pontos e poderiam ser 2,3,4, ou até nenhum pontinho.
Para o Inter é fundamental esta vitória de domingo, porque enfrentará em seguida, uma sequência muito dura, contra Coritiba e São Paulo fora e Flamengo e Fluminense em casa. Este Grenal é mais decisivo para o Inter do que para o Grêmio, a responsabilidade e a necessidade da vitória é toda nossa. Uma vitória dá moral e a torcida que não está apoiando pode comprar a parada e vir junto, como está fazendo a torcida do Atlético Mg. Acredito que uma derrota no grenal seria a pá de cal sobre o Inter, que não aguentaria o bak.
Vou reproduzir aqui algumas linhas de um texto de Mauricio saraiva sobre o grenal:
"A pressão pesa mais sobre o Inter neste momento. Os muitos empates na campanha do Brasileirão apontam que o time se atrasa, perde nos critérios de desempate – sem trocadilho – e vai tornando mais difícil a missão para o segundo turno. Fernandão sabe disso, os dirigentes mais ainda. Os jogadores, ainda que pareçam tantas vezes alienados com seus enormes fones nos ouvidos ao chegarem nos estádios em dias de jogos, não desconhecem quando estão pressionados.
O grenal é delicado para quem veste vermelho".
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO Grêmio joga na base do esforço e da superação, e continua dependendo muito de três ou quatro peças em campo. Antes, era só o Kleber e o Moreno, agora temos o Leandro fazendo boas atuações e o Bertoglio de volta. O problema está na defesa, que não tem substituto para o velho Gilberto Silva, e o meio de campo quando fica sem o Zé ou o Elano. O jogo contra o Coritiba mostrou isso.
ResponderExcluirMas a honrada classificação em Curitiba, mudou o contexto do Grenal, pois o Grêmio não vem com o "peso" e a obrigação de vencer.
Eu concordo com reprodução do texto de Saraiva, feita pelo Acioli. O Grêmio sabe que joga no limite de suas forças, dependendo de dois ou três jogadores, e que uma derrota no Grenal, fora de casa, contra a forte equipe do Inter, não pode ser considerada como uma tragédia.
Ninguém gosta de perder, mas a responsabilidade é toda do Inter.
Mesmo que perca, o tricolor ainda pode retomar a terceira posição, na sequência do campeonato. O Grêmio vai tratar de administrar o G4 e a disputa da Sulamericana. São dois caminhos para a Libertadores.
Não arrisco nenhuma previsão, o Grêmio é um time imprevisível. Vocês colorados estão muito seguros da vitória, até pelo retrospecto dos últimos duelos em grenais decisivos. É o jogo da afirmação e da redenção ou o início de uma crise que pode desestabilizar o comandante Fernandão.