domingo, 29 de julho de 2012

Criticando a crítica

Comentarista da CBN Rio criticou o Estádio Beira-Rio comparando-o ao "Coliseum"

Enquanto me dirigia ao Consulado do Inter da minha cidade para assistir o jogo Inter x Vasco, escutei no rádio de meu carro (820 AM - Blumenau/SC) o pré-jogo da partida.

Me chamou a atenção as palavras do comentarista "Álvaro Oliveira Filho". Ele falou muito das acomodações provisórias oferecidas aos jornalistas que cobriam a partida do último sábado. Concordei com as críticas, mas achei desproporcionais e pouco exageradas. Entendo também que uma dose de sacrifício é válida, até porque seria pior para a própria imprensa se a direção mandasse seus jogos no interior ou em outro local que pudesse alterar significativamente a logística natural que eles mesmo estão acostumados.

Até aí tudo jóia e é questão de opinião. Ele tem todo o direito de reclamar, afinal ele se sentiu prejudicado e até certo ponto desvalorizado naquele momento. Comecei a achar que a veemência de suas críticas acerca do assunto começaram a perder o sentido quando ele fez uma comparação à estrutura do Estádio às acomodações que receberam no Equador, no campo do Emelec nesse ano pela Libertadores em um jogo do Flamengo.

Depois veio a falha que um grande comentarista de nível nacional não pode cometer: (que inclusive tem o meu respeito justamente pela clareza e objetividade de suas críticas): levantar dúvidas quanto a segurança no Beira-Rio em obras, chamando-o de "Coliseum", inclusive.

Já dizia o velho ditado, "cada macaco no seu galho"! Toda partida realizada é chancelada por alvarás de licença do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, autoridades no assunto e legalmente constituídas para analisar isso. O Álvaro Oliveira Filho é engenheiro, conhecedor de técnicas em segurança ou ao menos um prático na construção civil? Bom, se for, que faça um laudo e encaminhe às autoridades, mas lembro que o Ministério Público até "tentou" fechar as portas do Estádio para jogos e eventos enquanto ele esteja em obras, mas justamente a comprovação de que as coisas estão sendo realizadas com responsabilidade reformou liminarmente a decisão judicial. O nobre jornalista foi infeliz e deveria se restringir a comentar daquilo que entende, ou seja, FUTEBOL e o que lhe cerca.

Portanto, acho que reclamar das instalações tudo bem; já comentar a partida, seus sistemas táticos, substituições, enfim... é a obrigação profisional. Tudo que ele e qualquer comentarista tiver conhecimento técnico e vivencial para falar deve ser respeitado, mesmo que não concordamos. Agora, levantar esse tipo de polêmica é usar seu microfone da forma errada e totalmente indevida, pois isso forma opinião viciada naqueles que a escutam.

Buscar a informação preliminar, principalmente antes de falar daquilo que não saiba, é fundamental! Isso é uma regra básica não apenas para jornalistas e comentaristas, mas para qualquer um que exteriorize aquilo o que pensa.

O Beira-Rio está rigorosamente apto para receber jogos e o Inter se preocupa em fazer as licenças para cada evento, sendo vistoriado e aprovado semanalmente.

Vejam a crônica repetida no pós-jogo pelo YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=QCjEl4oLDcE

Saudações Coloradas

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Um G-4 que pode virar G-3

Vitória do Grêmio garante momentâneo equilíbrio por luta das vagas na Libertadores 2013
Lembro bem do Brasileirão 2010 quando o Tricolor conseguiu uma grande arrancada, trocando as últimas posições na Tabela por uma colocação privilegiada no final, porém, todo este esforço quase se perdeu!
O Goiás não venceu o Independiente da Argentina na final da Sulamericana daquele ano e se o resultado final tivesse sido diferente, o Esmeraldino levaria a vaga brasileira e o Grêmio ficaria de fora daquela Libertadores.
Corinthians e Palmeiras já estão garantidos no ano que vem, tal como Inter e Santos estavam em 2010, campeões da América e da Copa do Brasil respectivamente. Por isso o título de um time brasileiro na Sulamericana 2012, salvo mudança do regulamento, transformará o G-4 em G-3 neste Brasileirão.
Atlético-MG, Vasco e Fluminense começavam a formar um bloco de destaque, deixando o grupo intermediário liderado pela dupla Gre-Nal com o acompanhamento de São Paulo, Cruzeiro e Botafogo para trás.
A vitória do time de Luxemburgo foi fundamental não apenas para as pretensões de um time que deixou de sonhar com a vaga, para sim projetá-la como uma realidade possível, muito possível, mas também pelo bem do campeonato. Da mesma forma o jogo de sábado do Colorado contra o Vasco da Gama tem esse apelo, valendo para as pretensões do time e pelo tal equilíbrio na competição.
Kleber comemora seu gol contra o Tricolor Carioca

E os brasileiros na Sulamericana deste ano?
Bahia, Atlético-GO e Figueira estão muito fracos e mesmo que tenham um grupo consistente daqui em diante, não creio que depositarão suas forças no torneio continental. Eles devem se poupar  na SA/2012 com o grande objetivo de fugir do rebaixamento no BR/2012. Palmeiras é carta fora do baralho por ter conquistado a CB/2012, mas Coritiba, Grêmio, São Paulo e Botafogo são fortes candidatos, todos podendo salvar a temporada com este caneco.
O negócio é não permitir que os três times da ponta se distanciem sob pena de o equilíbrio pelas vagas reservadas pelo Brasileirão perderem a graça.
Saudações Coloradas

terça-feira, 24 de julho de 2012

Quem será campeão? Quem cai? Quem vai pra Libertadores? Você arrisca um palpite?

Conclusões e projeções em onze rodadas

É sempre assim, por volta da décima segunda e décima quinta rodada se tem uma boa noção do que vai acontecer no restante do Brasileirão. Praticamente estão formados quatro blocos bem distintos, com muita coisa já se delineando.


Na dianteira e pelo futebol apresentado até agora, vejo Atlético-MG, Vasco e Fluminense se mantendo na luta direta pelo caneco até o fim. Em seguida, brigando pela útima vaga na Libertadores estarão a dupla Gre-Nal, São Paulo, Cruzeiro e Botafogo. Soma-se a estes o Santos, mesmo estando lá em baixo beirando a zona da degola. Formarão um zoneamento intermediário que não brigará para cair mas entendo se mantendo longe do G-4, Flamengo que deve ganhar em breve a companhia do Coritiba, time este que tem potencial para melhorar sua classificação.

Mas quem vai lutar pra não cair? Penso em Náutico, Portuguesa, Figueirense, Atlético-GO, Ponte Preta, Bahia e Sport. Palmeiras e Corinthians, penso eu, não lutam pelo título e o "sangue doce" nestes times pela vaga já garantida na Libertadores 2013 farão destes meros contra-pesos. A dupla paulista vai tirar pontos de muita gente aí e vão fazer a diferença.

Reitero que o Santos vai melhorar e a disputa do Peixe por uma vaga na Libertadores é certa! Pelo título creio eu agora tenha ficado um tanto distante. Já o Inter "promete", mas não é certo que lutará pelo tetra. Cavenaghi, por exemplo, veio com o status de salvador da pátria e jogou pouco. A saída do Oscar e as adaptações de Forlán e Juan são incógnitas, somando tudo isso ao enorme número de jogadores constantemente contundidos me deixa na dúvida quanto esta condição do Colorado - aspirante ao título tanto falado pela crônica especializada.

São projeções até meio óbvias, mas importantes para entendermos várias coisas: A primeira delas é que a direção do Galo acertou em levar jogadores polêmicos/caros como R. Gaúcho e Jô para BH. Me parece que o grupo está fechado e muito focado (ao menos por enquanto), estão fazendo a diferença. O Vasco  realmente tem uma base sólida e equilibrada, mas o Fluminense é que tem o melhor elenco do Rio disparado, pra não dizer do Brasil. Cruzeiro, Botafogo e São Paulo não me parecem prontos e oscilam muito ainda, já Inter e Santos precisam mostrar a força do elenco agora, trabalhando um momento de transição com inteligência. O Grêmio já é um destaque e está em uma ascendência muito significativa, porém não acho que tenha forças para levar a taça nesta temporada. O Flamengo é um desastre dentro e fora do campo, mas não deve cair e nem brigar contra isso. Não será o campeonato deste ano que teremos um grande do nosso futebol rebaixado para a Série B, isso porque os sete candidatos ao descenço que eu indiquei, na minha opinião, estão fracos, muito fracos em relação aos doze grandes (Fla-Flu, Bota, Vasco, São Paulo, Corinhians, Palmeiras, Santos, a dupla de Minas e a dupla Gre-Nal).

Saudações Coloradas

domingo, 22 de julho de 2012

Sai F9, entra professor Fernandão!!!

E a estreia de Fernandão como técnico do Inter?

Quando um time que aspira brigar pelo título nacional joga em casa contra o laterna da competição não se pensa em outra coisa senão atacar desde o início para fazer o resultado logo, certo?

ERRADO!

 

Ao menos essa foi a proposta de Fernandão para o jogo contra o Atlético de Goiás neste Domingo. Desfalcado de praticamente todo o time titular (seleção, contusões e preparação dos recém contratados) o novo comando técnico foi cauteloso demais, entrando em campo com três volantes.

Depois de empatar em um a um na primeira etapa, não restou outra alternativa senão mudar o time. Nota cinco para o time de Fernandão no primeiro tempo e nota oito na segunda etapa. Arrendondando a nota para cima, justamente pelos desfalques e pela vitória, Fernandão merece um sete nesta estreia!

Meu receio é que o Inter queime mais um ídolo do torcedor. Aproveitar os jogos contra times da parte de baixo da tabela e a chegada ao elenco dos recém contratados "devem" ter pesado na escolha deste momento para que o "Capitão Planeta" desse início ao seu trabalho como treinador do Colorado. 

Destaques individuais:

O garoto Fred sem dúvida alguma esteve muito bem e foi o melhor em campo hoje. Boas partidas de Guiñazú e Muriel também. Dagoberto foi razoável e acho que podia ter ido melhor. Fabrício e Elton até se saíram bem, mas quem saiu do inferno ao céu no mesmo jogo foi Jajá. Ele esteve horrível no primeiro tempo e melhorou muito no segundo quando jogou na sua posição sem improvisações.

Índio e Bolívar não comprometeram, mas o gol de empate do Atlético deixa o torcedor apreensivo. A bola aérea custou a eliminação do Inter na Libertadores e continua sendo um "Deus nos Acuda" na área Colorada (se bem que o Jajá que comeu mosca na marcação e não a dupla de zaga).

Ratinho foi sacrificado na mudança do esquema e até ia bem na partida quando foi substituído. Os jovens Maurides e Otavinho não entraram bem no jogo. Gostei da estreia do Igor (ou seria Ygor?) e ele pode brigar por uma vaga nesta equipe. 

Foto: Site do Inter

domingo, 15 de julho de 2012

O SENHOR DOS CARTÕES





O planeta Terra é cada vez mais maltratado pelo seu principal habitante o homem, que provoca diversas mudanças climáticas nos mais variados pontos do mundo!
Algumas espécies de seres vivos chegam a sofrer mutações genéticas para se adaptarem às novas condições de vida.
Mas e no mundo da bola, temos algumas  mudanças a observar ao longo dos anos?
Para mim, com certeza! Desde o material esportivo até ao preparo dos atletas, que a alguns anos atrás nem atletas eram, eram apenas jogadores de futebol! (obviamente que estou me referindo à prática deste esporte em particular!) Bebida e fumo faziam parte ativa de suas vidas e muitos até usavam outras drogas mais fortes, dependendo de seu poder aquisitivo e de suas amizades ou companhias, afinal chupim de jogador famoso sempre existiu!
Agora vou me referir a um tópico à parte dentro deste mundo redondo do futebol, sua majestade: o árbitro.
Tirando as cores do uniforme e o uso dos fones e microfones, o que mais mudou para estes senhores todo-poderosos dentro do gramado nos noventa minutos? (Afinal os acréscimos são de uma autonomia exclusivamente deles)
Após a regulamentação para o uso dos cartões (amarelo e vermelho) eles ficaram mais poderosos ainda, e a seu bel prazer podem minar uma equipe dentro de um único jogo ou até mesmo para as próximas rodadas! Quem pode definir claramente quais são os critérios utilizados para o uso desta “arma” do Senhor dos Gramados?
Em termos de futebol brasileiro podemos chegar a seguinte conclusão:
Atualmente o critério mais utilizado parece ser o da localização do estádio onde é jogada a partida!  Se for localizado acima do estado do Paraná e abaixo da Bahia,  sempre será favorecido o dono da casa, ou o mandante já que alguns não têm nem estádio próprio.
Antigamente a facilidade nestes casos era que apenas os espectadores pagantes (ou testemunhas) viam o crime e lógicamente não protestavam por serem os beneficiários dos efeitos destes. Qualquer reclamação de alguém que presenciasse o ato, era abafada pela maioria presente e taxada de choro de perdedor, ou coisa parecida!                                                                                                                                              Hoje a televisão com “n” câmeras e até os celulares filmando e colocando na internet fica mais visível a quantidade de erros absurdos, por incompetência mesmo ou por a mais pura má fé que estes Srs. cometem em cada jogo, rodada após rodada. E o pior de tudo é que não acontece nada com eles, a não ser que esqueçam a regra da “regionalização do erro!”
Alguém pode questionar: Marcão, tu não acha que está exagerando?
Pode ser, mas assistam aos jogos que envolvem os times (principalmente os que dão IBOPE) do eixo acima citado, e tirem suas próprias conclusões! Quem nunca foi prejudicado que atire a primeira pedra!  

PS: Neste exato momento que escrevo isto, são 17:37 hs de domingo 15/07/2012,  parece a confirmação do post acima.
O Grêmio acaba de marcar o terceiro gol contra o Cruzeiro em BH, (está 3 X 0) e teve um jogador expulso injustamente no final do primeiro tempo. Quem duvidar que reveja o lance!

sábado, 7 de julho de 2012

Os Caminhos da Dupla


Aos amigos vou revelar algumas observações sobre a dupla, sem fanatismo vou dizer o porque é que eu confio tanto na gestão da atual diretoria, não esquento se não vier título maior neste ano, o mais importante é nos manter cada dia mais forte, o maior problema dos torcedores é que eles preferem se iludir e começam a querer ganhar a qualquer preço e isso contribui para afundar o clube, conquistas não vem do dia para a noite, e sim, vem de um trabalho organizado e antes de cobrar ou falar mal, temos que pelo menos conhecer um pouquinho do passado para poder analisar as coisas como um todo e não individualmente, como é o caso de alguns tentarem pegar uma parte da situação, para falarem que inter e grêmio estão no mesmo patamar, o que é pura ilusão.
Primeiro, quem pensa que o Fernando Carvalho começou em 2002, desconhece a sua história, em 1996, a base colorada era uma vergonha só e foi exatamente quando ele começou como dirigente da base colorada em 2000, já tinha um grande avanço, mas ainda era uma miséria em investimento, a partir de 2002, foi que começaram a investir em organização e em pessoas qualificadas, dando uma continuidade, isso mesmo, continuidade, já que é o mesmo grupo que vem fazendo o trabalho e temos a sorte de ter o F.C. que quando a vaidade de alguns fala mais alto, ele entra em cena e acalma ou até mesmo ameaça, que se for o caso, ele irá concorrer a presidente, mas o mais importante é que ele tem sido o esteio central do inter e o responsável por todo o sucesso, ou seja, é exatamente como eu sempre falo, não acredito em oba oba, até podem ganhar num ano, mas no próximo estarão se arrastando, ao contrário do inter, que mesmo que não ganhe, mas ao participar,  sempre estando disputando títulos importantes, vem a contra partida financeiramente, o que o deixa mais forte a cada ano e mesmo mudando a diretoria, cada um que vem, tenta fazer melhor, mas sempre dando continuidade nas coisas que dão certo. No caso das categorias de base, tem uma hierarquia, os últimos, ou seja, la nas primeiras equipes, só sobem mediante resultados, salvo algumas exceções, como a do CLEMER, e que tem feito um trabalho brilhante em 18 meses, de 5 título disputados, ganhou quatro, sem contar a nossa rede de olheiros que vira e mexe trazem jogadores para a base, mas próximo do profissional, o que da muito retorno financeiro para o clube. É por isso que eu tenho tanta confiança na diretoria e não esquento se não ganhar algum título, pois tenho certeza que ganharemos os próximos. De nada adianta ganhar um e ficar 10 anos sem ganhar mais nada, um time no patamar do inter, atiça até mesmo jogadores a virem, já que sabem que sempre estarão na mídia pois sempre disputarão competições importante e no caso Forlan, eu não esquento, pois ele é um atleta que sabe muito bem o que quer e tem um ótimo nome a zelar, eu sinceramente acredito que extra campo, ele além de se pagar, ainda vai render uns caraminguás para o clube, o que não aconteceu com R10 e companhia, em função das próprias atitudes extra campo, deles mesmos, mas a minha visão dos tricolores é a seguinte: é como já vi amigos falarem aqui, o que está ruim pode piorar, pelo simples fato de eles não terem um Gremista de verdade na diretoria e sim políticos e o pior é que só tem 2 grupos se alternado a cada 4 anos, mas totalmente sem continuismo, ou seja, quem entra acaba com tudo o que foi feito fazem um caça as bruxas uma verdadeira fogueira da vaidade, sem se importar em manter o que é bom e melhorar o que não deu certo, no caso das categorias de base do tricolor, já foi uns dos maiores exemplos e já virou uma das maiores sucatas e agora novamente, esta começando a dar retorno, mas adivinhem, provavelmente trocarão novamente, colocando o mesmo grupo do passado, ou seja, começarão do zero e com isso dificilmente terão resultados melhores e tenham certeza, não estou falando por fanatismo e sim uma realidade que eu vejo basta olhar o Corinthians,só ganharam a Libertadores por manterem um trabalho de um ótimo treinador que mesmo contestado o apoiaram e mantiveram ele e com isso veio o resultado, vou deixar uns números aqui das categorias de base nos últimos anos, o Grêmio ganhou 30 títulos relevantes, sendo 20 estaduais e o inter ganhou 69 títulos, sendo 40 estaduais, mais um ponto que eu gostaria de esclarecer aqui, quando o Inter jogou com o Mazembe eu não torci contra o Inter, mas sim pelo que eu acreditava ser o melhor para o clube, já que na minha opinião, eles estavam se iludindo e mantendo os torcedores iludidos, acreditando só em nomes de quem já estava ultrapassado, mas depois disso, ficaram bem mais expertos e agindo muito mais rápido, sem contar que os tricolores nos ajudam cada vez que tocam no nome Mazembe, é como um lembrete para que não se cometa o mesmo erro.