terça-feira, 3 de janeiro de 2012

GRÊMIO 2012




A direção do Grêmio fez aquilo que chamam de "enxugar o elenco", dispensando ou emprestando o excesso de contingente que ficaria aos cuidados de Caio Júnior.
Alguns nomes que não estão mais nos planos são discutíveis, tais como, Lúcio, que poderia ser uma boa alternativa para o Caio Jr, tanto na meia esquerda quanto na lateral. O problema de Lúcio são as contusões, que impedem o jogador de uma sequência desde que chegou ao Estádio Olímpico.
Entre André Lima e Brandão, para o banco de reserva, a opção pelo "Guerreiro" ainda seria mais viável. Mas não sei o que Pelaipe viu no ex-jogador emprestado pelo Cruzeiro, que por sua vez, obteve empréstimo do Olympique da França, nem se sabe como os franceses descobriram que Brandão faz gol e joga futebol com os pés.
Na verdade, Caio Júnior terá dificuldades, quando precisar substituir Moreno ou Kléber, olhar para o banco e perceber, que, entre Leandro, Brandão, Miralles e Viçosa, será difícil uma escolha certa. Desses nomes, só o jogador revelado na base ainda pode contribuir com alguma coisa, quanto aos demais, haja paciência do torcedor!
A defesa ainda carece de um zagueiro mais qualificado. E que os colorados não me venham dizer que Sorondo foi uma perda considerável para o Inter!
Na minha percepção, esse zagueiro da sobra teria que ser Mário Fernandes, e o lateral direito teria que vir de fora. Mas não é assim que pensa o treinador e a direção, que já se dão satisfeitos com o que se tem no momento, depois da desistência da contratação de Henrique.
Mário Fernandes pode ser vendido, por isso, Gabriel terá que ser mantido, visto que, lateral direito é coisa difícil de se encontrar no mercado.
De volantes, acho que dá pra se virar com o que sobrou, mas o meio de criação, com Douglas desinteressado, carece de um outro jogador que chame a responsabilidade.
Esse jogador tem que ser Carlos Eduardo, não pode ser apenas o corinthiano Douglas nem o colorado Giuliano. Felipe Nunes e Marco Antônio são incógnitas com a camisa tricolor; assim como o jovem Biteco, que se trata de mais uma promessa da base, assim como foi Mithyuê, Pessali, Emerson, Roberson e Maylson.
De mais a mais, tudo pode acontecer com o Grêmio em 2012. Todos os nomes, até mesmo o treinador, são escolhas de Pelaipe e Odone, não da torcida como um todo.
E essa diretoria terá seu trabalho avaliado durante toda a campanha, afinal, o que está em jogo não é só o clube, mas uma possível reeleição do presidente atual.

29 comentários:

  1. "O ano mal começou, e o Grêmio já conseguiu, se não um título, pelo menos uma marca a se comemorar. É o clube que mais contratou e investiu para a temporada entre os grandes que disputarão a Série A em 2012. Foram oito contratações e quase R$ 18 milhões gastos. Número bem superior ao do São Paulo, por exemplo, que foi o segundo que mais abriu a mão, com cinco reforços e cerca de R$ 7 milhões investidos".
    O Grêmio gastou o que não tinha, como num ato de desespero, para tentar trazer a torcida jogar junto com o time novamente. Porém, apostou mal suas fichas, e colocou todos os ovos em 2 cestas apenas, a de Marcelo Moreno, a contratação mais cara, e de Kléber Gladiador. Suponhamos que um destes fique lesionado e o outro não corresponda ás expectativas, como ficará o Grêmio 2012? Mais fraco do que o pífeo time de 2011?
    Vamos esperar e ver, pra mim foi mal planejado o 2012 tricolor.

    ResponderExcluir
  2. Leandro no banco, é único que pode substituir bem um dos dois. Mas não acredito que a direção vai ficar só nessa, e um meia atacante, Carlos Eduardo ou Giuliano, deverá ser contratado.
    Se levarmos em consideração que o Grêmio foi o que menos investiu em 2011, não podemos considerar que o tricolor gaúcho seja o grande gastador dos dois últimos anos. Os outros clubes apenas mantiveram seus elencos. O tricolor mudou radicalmente.
    Paulistas e cariocas, certamente, investiram muito mais, apenas não mudaram todo o elenco.
    Todos os nomes e reforços contratados são discutíveis, não resta dúvida!
    O que é que está em jogo nisso tudo? O nome do deputado Odone, evidentemente! Ele não está pensando apenas na reeleição no clube, mas no que virá pela frente na política. Por enquanto está sozinho, abandonado pela maioria dos gremistas. Talvez algum colorado vote nele!

    ResponderExcluir
  3. O que salva Odone é o bom trabalho de Pelaipe, que parece estar conseguindo manter Douglas, e articula com duas possibilidades de reforço da Europa: Giuliano ou Carlos Eduardo.
    A decisão de dispensar Brandão foi correta, assim como foram dispensados a maioria dos jogadores de defesa. A não contratação de um medalhão para a zaga é outra decisão acertada da direção. Embora Sorondo não tenha sido uma boa opção, é justo dar uma oportunidade a Pablo e Grollia, que, pela primeira vez, vestem a camisa de um grande clube.
    Se dispensar Douglas e trouxer Giuliano e Carlos Eduardo, ainda assim o tricolor não será um time completo, pois nenhum dos dois tem a característica de jogar na meia cancha, não da maneira tradicional. Carlos Eduardo e Giuliano são meia atacantes que chegam para fazer gols, não possuem as características de Douglas. Não há dinheiro para tudo isso, mas o ideal seria ter os três no elenco.

    ResponderExcluir
  4. FJC, o teu tricolor trocou os pés pelas mãos. Vejamos: A zaga estava uma peneira, fiasco atráz de fiasco, e quem chegou pra solucionar o problema? Sorondo? Será que o refugado do Inter, não serve pro Inter, e vem ser a solução dos problemas tricolor? Continuar com Gilberto Silva, levando 4 e 5 gols por jogo? Ou como tu disse apostar em Pablo e Grollia? Acho muito arriscado e pouco confiável.
    Se tudo der certo e os atacantes tricolores Kléber e Marcelo Moreno, confirmarem as boas perspectivas de sucesso, poderemos ter no mesmo time, o ataque dos sonhos, e a defesa dos pesadelos, juntando á isso teremos um Douglas frustrado, um Fernando esforçado, um Rockemback contestado e um Marquinhos acabado. Receita certo pra mais um ano de fracasso, é só colocar no forno e ver o bolo desandar.

    No Inter como eu previa, não seria nada fácil livraren-se dos pesos mortos. Saiu Lauro e Andrezinho, dos que tinham salários altos, e algumas tentativas de saídas de Bolívar e Zé Roberto e com o afastamento do espetacular Wilson Mathias, talves saiam estes 3, na melhor das hipóteses, mesmo assim fica bastante lixo e o ano novamente estará comprometido.
    Ruan saiu, deu um fôlego pras finanças, cumpriu seu papel, e já foi tarde, era tão ruim quanto Moledo, Bolívar, e Indio.
    Temos uma coisa a comemorar neste início de ano, a permanência de Leandro Damião, de resto, é o que já prevíamos, não pode chegar ninguém, porque a folha de pagamento está comprometida e os pesos mortos impedem novas apostas e grandes investimentos, e tudo fica como antes no quartel de abrantes.
    Provável time para 2012: Muriel, Nei, Moledo, Bolívar, Kléber, Guinazu, Thinga, Oscar, D'Alesandro, Dagoberto e Leandro Damião.
    Reservas: Renan, Douglas, Indio, Fabrício, Bollati, Helton, Ilsinho, João Paulo, Gilberto e Jô.

    ResponderExcluir
  5. FJC,

    Pelas atuais opções de elenco, me atrevo a escalar uma formação (no meu ponto-de-vista) considerada titular para 2012: Marcelo Grohe, M. Fernandes, Pablo, Saimon e Julio Cesar, Fernando, Léo Gago, Marco Antonio e Douglas(ou Marquinhos se o Dougla sair) e o ataque com Kleber e M. Moreno.
    Podemos abrir mão e tentar ganhar algum trocado com a venda do Victor, Gabriel, Rochenbach, Jr. Viçosa, André Lima e o Douglas. Se não ganhar com a venda em si, pelo menos deixar de pagar seus salários já é um lucro. Isso pode proporcionar a chance de vir mais um zagueiro de alta qualidade, já que o Sorondo (?!?!) fez que veio e acabou "fondo" e o Naldo é uma incógnita!
    Para reserva ficando os goleiros Busatto e Matheus tá ótimo, em último caso o elenco da base tá aí prá isso. Nas laterais temos Edilson, Colaço e Lúcio (que ainda pode jogar pelo meio). Prá zaga o Vilson, Douglas Grolli e o Naldo, além do Mário Fernandes e o Gilberto Silva que também desempenham por alí, acho que cabe mais um de porte prá ser titular ao lado do Saimon.
    No meio: Biteco, Misael, Felipe Nunes, Marquinhos e os coringas Lúcio e Gilberto Silva( acho pouco, pelo menos mais um guri da base cabe.)
    E pro ataque: Yuri Mamute, Miralles, Leandro e mais alguém da base que deve vir depois da taça Cidade de SP.
    É um elenco enxuto e tirando os novos atacantes e o Douglas, não é tão caro assim para os atuais padrões brasileiros.

    Isto é apenas uma projeção otimista para a próxima temporada, porque ficar lamentando os erros passados e agourando os novos contratados é muito fácil e tem até receita pronta. Além de ser cansativo de ler.

    ResponderExcluir
  6. Caro Acioli,

    Parece que nossos companheiros, nos deixaram, mais uma vez, aqui nesse blog, pelo menos nesse início de temporada. É uma pena que não temos mais com quem discutir, mesmo que seja com ideias e opiniões opostas e contraditórias.

    Grêmio
    Agora você e o Ramão, haverão de me parabenizar e reconhecer que FJC estava certo com relação ao Sorondo. Ainda bem, que a direção foi inteligente, aproveitando-se das cláusulas ao seu favor.
    Se você analisar bem, perceberá que o Grêmio tem um histórico de boas contratações, no que diz respeito a jogadores desconhecidos para a defesa. É bom lembrar, que Léo, Réver, e o mais recente, Paulão, eram jogadores desconhecidos, que se promoveram para o futebol, praticamente iniciando a carreira com a camisa tricolor.
    O erro do Grêmio foi contratar jogadores já rodados, com velocímetro vencido, como Rodrigo, Edcarlos, Rodolfo, Rafael Marques, e o próprio Sorondo.
    O Gilberto Silva, a meu ver, é um caso a parte, pois se trata de um volante que atuou recuado em alguns jogos. Não tinha um companheiro mais efetivo e eficiente na zaga e esse também foi um dos motivos da atuação irregular. Na minha percepção, o mineiro alternou entre bons e maus momentos, assim como toda a equipe. Não podemos atribuir a responsabilidade toda ao ex-volante da seleção, embora suas atuações não façam jus ao seu salário.
    Por outro lado, todo ano que passa, sempre aparece algum bom zagueiro na base, como Mário Fernandes, Léo, Neuton, entre outros. Léo não teve mais o mesmo bom desempenho no Cruzeiro e no Palmeiras, mas sua saída do Olímpico fez falta. Neuton não era grande coisa, mas se os europeus levaram é porque viram nele alguma qualidade.
    Acredito que temos motivos para confiar e prestigiar essas contratações pelo menos nesse início de temporada. Penso que a maior dificuldade de um treinador é treinar e fazer um time ser ofensivo, muito mais do que um time defensivo. De que forma um professor ou técnico de futebol vai ensinar a driblar e fazer gols? Esse dom é algo que nasce com o atleta, não há treino que o torne um craque ou um goleador. Defender é outra história, com uma técnica razoável, é possível fazer um jogador se posicionar e marcar bem.
    Quanto ao meio campo, o Grêmio não poderá depender só de Douglas e a direção sabe disso. Parece que com a permanência do meia, as negociações com Carlos Eduardo, as quais já era complicada, diminuíram.
    Mas existem algumas apostas como o Marco Antonio, Felipe Nunes, e os garotos da base. Nesse primeiro momento, é justo que esses atletas tenha uma oportunidade no Gauchão e na Copa do Brasil. Se não der certo, a diretoria tem que mudar.
    Historicamente, quem sempre salvou o tricolor, nos momentos mais difíceis, foram os garotos da base, e algumas boas contratações, que chegaram sem muita badalação.
    Quem era Réver, quem era Sandro Goiano, quem era Diego Souza, quem era Jonas, antes de vestir a camisa tricolor?
    Minha expectativa não gira em torno nem de Gilberto Silva, nem de Fábio Rochemback, nem de Douglas, Kleber ou Marcelo Moreno, mas dos muitos jogadores ainda no anonimato que fazem parte do elenco de 2012.

    ResponderExcluir
  7. Vou discordar do......Acioli !!!!

    hehehheheeheh

    Disseste no teu primeiro post que o Gremio gastou o que não tinha: ERRADO

    Lembra que o gremio foi um dos primeiros a romper com o Clube dos 13 pra assinar com a Globo ? Pois bem, foi daí que saiu o dinheiro. O brasileiro de 2012 ainda está sob os moldes da contratação do clube dos 13, e o Gremio já havia ano passado adiantado as cotas de 2012. A Globo, malandramente, e sabendo da situação de alguns clubes, liberou em torno de 100 milhões de reais de "propina" para os primeiros clubes a assinarem com ela. O Gremio levou 20 milhões de barbada.

    Quem preferiu manter a palavra até as últimas circunstâncias, se fodeu, não levou nada. É daí que saiu a grana das contratações do Grêmio, além, é claro, de alguns investidores como grendene, Gerdau e Vompar que estão botando dinheiro em parceria, como o Sonda faz no Inter, e também o condomínio de credores que parece estar baixando.......

    A propósito. Este negócio de contrato de risco não existe. Se Sorondo quiser, fará parte deste condomínio de credores, daqui a uns anos. Basta querer que é causa certa.

    ResponderExcluir
  8. Bom então descobrimos agora de onde veio o dinheiro gremista, veio de propina. Pra mim era um mistério até agora, e confésso que eu estava intrigado com isso, as contas não fechavam de jeito nenhum, pensei que era desespero total.

    Sobre Sorondo, acho que o Grêmio não perde muito, já que foi anunciado sobre o contrato de risco que o atléta assumiu. O Inter sim perdeu com ele por muitos anos, não que fosse culpa dele, mas acho que este atléta deve arrumar outra profissão, ele é como um carro velho, quando arruma uma coisa, estraga outra, e que seja feliz num novo ramo.

    O Inter não consegue livrar-se de pesos mortos, e traz mais um, o tal do Marco Aurélio, nunca fez nada de mais no pobre Coritiba, e os gênios que contratam no Beira Rio, acham que ele vai aprender a jogar bola se trocar de capital. Burros, já temos, Gilberto, Zé Roberto e Jô, vem mais um pra sentar no banco, não ser aproveitado e levar 150 mil por mês. Que tal trocar estes 4, que juntos levam 850 mil por mês, e trazer o Nilmar com um salário de 650 mil, e com 200 mil por mês, pagar a prestação de um empréstimo feito para contratá-lo, e ficar só com Damião, Dagobérto, Nilmar e Dellatorre pro ataque?

    As escalações do Marcão é pra matar qualquer gremista do coração. kkkkkkkkkkkkk. Muita gente desconhecida aí, é um tiro no escuro.

    Concordo com o FJC, acho que alguém que veio sem muita badalação, pode surpreender e tornar-se destaque no tricolor, afinal o elenco está fraco e todos terão oportunidades, e com tanta gente nova, é quase certo que algum dará certo.

    No Inter o time já vem pronto de várias temporadas, chances pra novos serão raras, e o que entrar deverá ter acima de tudo muita sorte, de estar num momento iluminado e cair nas graças do Dorival, lembrando sempre do exemplo do Juliano, que foi considerado o melhor jogador das Américas e mesmo assim era reserva no colorado.

    ResponderExcluir
  9. Nós gremistas vamos enviar uma carta a direção, indicando o Acioli e o Ramão como analistas financeiros do clube. Brincadeirinha, pessoal! Não levem a mal!
    Não sei porque a surpresa de vocês com relação aos investimentos, afinal, os únicos dois grandes gastos foram o Marcelo Moreno e o Kléber. No mais, o tricolor não gastou nada.
    Além disso, os senhores esqueceram que o clube teve um pequeno lucro com jogadores que saíram.
    Odone passou o ano de 2011 sem investir em contratações, obviamente ganhou fôlego para contratar em 2012.
    A análise sobre as cotas do Ramão foi muito bem vislumbrada, no entanto, dizer que houve "propina", aí já ficamos distante dos fatos.
    Sorondo terá todo o apoio da equipe médica do clube, portanto, não há motivos de preocupar-se com direitos trabalhistas no futuro. Ele não ficará desamparado.

    ResponderExcluir
  10. FJC a maior venda que o Grêmio fez foi a de Adilson, pela micharia de 1.2 milhões de Euros, suficiente somente para pagar cerca de 6 meses do salário de Gabriel. Todos sabemos que a dupla grenal precisa vender jogadores na casa de 20 milhões de Euros por ano, para poder equilibrar as finanças. Voce se esqueceu que só pro Carlos Alberto, Borges e Leandro jogarem em outros times o Grêmio gasta quase 400 mil reais por mês?
    Nossos times são deficitários em termos de receitas e despesas, devido a contratarem mal, daí tem que pagar pra eles ficarem jogando por outras equipes, quando conseguem colocação, se não ficam como Gabriel, ganhando 400 mil por mês e nem relacionado é. Ou Wilson Mathias, o "espetacular", que de espetacular só tem o gordo salário de 250 mil por mês. Jô, Lucio, Miralles, Sandro Silva, Renan e tantos outros. Por isso não precisamos ser nenhum analista financeiro para sabermos que os times gaúchos estão com o poder de compra comprometido, e quando algum deles, como o Grêmio investe quase 30 milhões no início do ano, as desconfianças aparecem com certeza.

    ResponderExcluir
  11. Pelo que sei, o investimento na contratação de Moreno veio de uma parte do passe de Douglas Costa, vendido ainda em 2009.
    Não vou ficar fazendo análise sobre os valores, porque as informações que nos chegam são distorcidas e imprecisas, mas as saídas de Paulão, Neuton, Adilson, e até mesmo, Jonas, embora com baixos valores, deram algum retorno em caixa.
    Talvez as cotas não sejam suficientes como acredita o Ramão, nem o Grêmio foi o primeiro a fechar o contrato com a Globo.
    O dinheiro vem da parceria com empresas, como ele bem destacou, além do dinheiro dos jogadores transferidos.
    Se não ganhar nada, evidentemente, Odone perde a eleição e deixa o clube mais quebrado para o sucessor. No mais, não tem nada de surpreendente. O que pode salvar as finanças do clube, ao longo da temporada, é uma possível venda de algum jogador da base ou qualquer outro jogador que por ventura se destaque.
    Eu confio no trabalho de Pelaipe, mais do que no próprio Odone. O Grêmio montou boas equipes na década, só não levantou a taça. Pode muito bem montar uma boa equipe, e ter mais sorte dessa vez.

    ResponderExcluir
  12. Acioli,

    Primeiro tu acha que tem muita gente desconhecida na minha escalação, esclarecendo: desconhecidos prá ti, os que não estavam no Grêmio em 2011 são o Pablo (jogava bem, não comprometia na zaga do Ceará) o Léo Gago (sempre que o vi jogando no meio campo do Coxa foi bem)o Marco Antônio carregava a Lusa nas costas junto com o Edno. O Marcelo Moreno todos conhecem, o Kleber também. Todos estão no mesmo nível ou até melhor do que tinhamos ano passado.
    Depois tu mesmo se contradiz, e acha que alguém que chegou sem muito alarde pode se firmar.
    Primeiro reclama que se gasta um monte com figurinhas manjadas, depois acha que desconhecidos são um tiro no escuro! Decida-se velho! Tu quer medalhão a preço de ouro ou quer arriscar em jogadores sem mídia, a preço baixo? Forme uma opinião e exponha pra gente discutir. Eu coloquei a minha, não é a verdade absoluta mas acho que faz um certo sentido, dentro da realidade do meu time.

    Ramão,
    Não sei exatamente qual a tua definição de propina, nem a tua intenção em afirmar qual a origem do dinheiro gremista. Mas me deixa intrigado o fato de criticarmos os dirigentes pela falta de ação no mercado em busca de reforços, e daí quando eles trabalham nos bastidores, fazendo negócios e contratando vamos questionar a origem do dinheiro, dos atletas, etc.... Quando vamos ficar satisfeitos com nossos clubes? Só quando ganham títulos? Daí é fácil companheiros, qualquer Zé Ruela sabe disso. Queremos sempre melhorar, mas não existem milagres e não se ganha títulos sem formar times, plantel, esquema tático, e principalmente sem dinheiro.

    FJC,

    A coisa aqui está melhorando, pelo menos temos opiniões diferentes prá discutir e estão reaparecendo os bate bocas, como nos velhos tempos.kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Marcão, em times como o Grêmio, que é carente em todas as posições, não dá pra contratar 2 jogadores, como Marcelo Moreno e Kléber por 25 milhões e mais 8 jogadores por 4 milhões, isso é uma idiotisse. Antes de fazer isso, deve-se contratar jogadores melhores pra cada posição, pra ter um time mais compácto, menos vulnerável e não correr o risco de ter como eu já falei, o ataque dos sonhos e a defesa dos pesadelos.
    Mas sobre isso iremos conversar futuramente, quando eu vier aqui novamente após o Grêmio levar de 4 e 5 de novo, daí eu vou dizer: " Eu avisei", e voce e o FJC vão dizer, "olha o Acioli aí novamente gabando-se novamente".
    Claro, que se vc contrata de baciadas como fez o Grêmio, algum ilustre desconhecido há de se destacar, não é possível errar em tudo, nem mesmo o tricolor que parece que anda sofrendo por falta de sorte, ou seriam os sapinhos enterrados?
    É um trabalho totalmente novo no Olímpico, renovação quase total, cria-se uma grande expectativa e as esperanças do torcedor tricolor estão juntamente renovadas, basta esperar e ver o resultado.

    No Inter pouca coisa nova, dos titulares só Dagoberto é a novidade. Poucos pesos mortos foram afastados, entre eles, Marcelo Cordeiro, Alex, Rodrigo, Bustos e Sorondo em fim de contrato e Lauro e Andrézinho negociados. Afastados Gleidson e Wilson Mathias, difícil vai ser alguém querer estes dois. Ilsinho parece ter interressado ao Catana da Itália, e se ele for, volto acreditar em milagres. Bolívar, pelo jeito não vai mais pro Flamengo e tanta procura por um zagueiro e logo logo perceberão que ele é a melhor solução, pra quem não quer gastar nada.

    ResponderExcluir
  14. Acioli,

    Que eu me lembre, em uma década, o tricolor dificilmente sofreu goleadas como afirmas (de 4 a 5). Se não estou enganado, e se minha boa memória não falha, nem a campanha do rebaixamento de 2003, foi uma sucessão de goleadas.
    Nesse brasileirão que passou, nem o vascaíno mais otimista esperava um resultado daqueles.
    Tivemos algumas partidas desastrosas contra Figueirense e Ceará (3x0, 3x1). Contra o Fluminense tomamos 5, mas marcamos 4, e fomos prejudicados por um erro da arbitragem. Já contra o Flamengo, fizemos o que vocês não tiveram capacidade. O Inter, sim, é que mostrou que é um time bem modesto na temporada que passou. E vai ter que melhorar muito para não decepcionar sua torcida em mais uma Libertadores. Não esqueça que a classificação veio num penalti desnecessário e até mesmo duvidoso do Rochemback em Oscar.
    Quem salva o Internacional? A meu modo de ver, nem Damião nem o jovem Oscar, mas continua sendo D'Alessandro a principal peça desse time. Com o camisa 10 argentino, o colorado é uma coisa; sem ele, torna-se um time comum, fácil de ser batido.
    Concordo que o investimento nos dois atacantes foi alto demais. Foi uma aposta muito alta. Sabemos que jogadores que retornam da Europa, geralmente, não voltam com o mesmo desempenho e o mesmo potencial de quando saíram.
    O Grêmio pode começar com Marcelo Moreno como titular, e terminar com Júnior Viçosa decidindo os grenais, inesperadamente.

    ResponderExcluir
  15. FJC, leia direito os comentários, onde eu digo que o Grêmio levou goleadas. Diga a linha e o parágrafo onde eu digo isso.
    Lembro-me de dizer que a defesa gremista levou 5 e 4 gols nas últimas rodadas, só pra refrescar sua memória, levou 5 do Fluminense, 4 do Vasco e 3 de Figueirense e Ceará em casa, ou estou errado, se eu estiver por favor corrija-me.

    D'Alesandro é tão lixo quanto Douglas, são lentos e só jogam quando querem, são uns dos responsáveis dos nossos fracassos no ano.

    O Rocka fez um pênalti desnecessário porque é colorado roxo, já demonstrou isso, naquele grenal do ano passado, onde fez o outro pênalti tirando a bola de dentro do gol com a mão e sendo expulso, onde o Grêmio era soberano na partida, e ele tinha que arrumar um jeito de equilibrar as coisas.

    FJC, mas tu acertou numa coisa, nosso ano foi vergonhoso mesmo, ganhar só a Recopa e conseguir a vaga na Libertadores e ganhar o gauchão, que só tinha o Grêmio de Viçosa, Escudero, Leandro, André Lima, Rafael Marques, Gabriel, Lúcio, Adilson, W. Magrão e tantos outros pernas de pau, é muito triste, e ainda ganhar só nos pênaltis, é patético, é de dar dó mesmo.

    ResponderExcluir
  16. Acioli,

    De tudo que escrevestes acima só se aproveita estes dois parágrafos, que são um lapso de sobriedade dentro deste monte de pessimismo e contradições que são uma característica dos teus comentários:

    - "É um trabalho totalmente novo no Olímpico, renovação quase total, cria-se uma grande expectativa e as esperanças do torcedor tricolor estão juntamente renovadas, basta esperar e ver o resultado."
    - "Ganhar o gauchão, que só tinha o Grêmio de Viçosa, Escudero, Leandro, André Lima, Rafael Marques, Gabriel, Lúcio, Adilson, W. Magrão e tantos outros pernas de pau, é muito triste, e ainda ganhar só nos pênaltis, é patético, é de dar dó mesmo."

    E continuas fugindo de assumir uma posição se quer jogadores "desconhecidos" e baratos ou se prefere "medalhões" que levam milhões todos os meses de nossos clubes.
    Ora fala mal de uns, ora dos outros, o que me leva a pensar só tens críticas a fazer. Óbviamente que se só dispararmos projeções negativas como uma metralhadora, alguma vai ser efetivada no futuro, daí é fácil vir e dizer: "Eu não disse? Eu falei, cantei a pedra!"
    É uma espécie de Síndrome do Profeta do Apocalipse!
    Quanto às contratações gremistas, desconfio que tu esteja mesmo é com inveja e fica destilando tua secação em cima dos novos integrantes do elenco tricolor e ainda fica agourando, e não me surpreenderia que tenha mesmo feito um novo "trabalhinho" com sapos para evitar uma reação gremista a esta fase desastrosa que pairou no Olímpico nos últimos anos.
    Se não fosse contratado ninguém, tu virias aqui e diria:
    "É idiotice da diretoria gremista não gastar nada em reforços, com este elenco medíocre não vai ganhar nada em 2012!"
    Se fossem contratados só jogadores iniciantes ou sem fama nacional, dirias:
    "É uma idiotice dar tiros no escuro e gastar com estes pernas de pau desconhecidos!"

    Desculpa velhinho, mas tá muito previsível o que vem de comentários por aí!
    Não deixe o pessimismo tomar conta, reaja!!

    "O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguir o que desejas." - Napoleon Hill

    ResponderExcluir
  17. Acioli,

    Você fala de resultados isolados, e despreza ou finge que não sabe dos resultados gerais, nos quais o tricolor é reconhecido por outras torcidas do Brasil, como adversário difícil de ser batido por goleadas.
    Falta clareza e seriedade em tuas opiniões.
    Pelo que sei, Rochemback escolheu o Grêmio para jogar, e não foi o escolhido. Ele poderia jogar tranquilamente nesse time do Internacional e não retornou ao Beira-Rio porque não quis.
    Sobre o D'Alessandro, o que você diz é da boca pra fora, a maior besteira, um tiro no pé.
    Mostre-nos os números do Inter em grenais e em grandes jogos contra outros grandes times, comparando os resultados durante presença e a ausência do argentino.
    Metade desse jogadores do Grêmio, os quais você define como pernas de pau, jogariam tranquilamente ao lado de D'Alessandro, assim como jogam Nei, Guiñazu, Tinga, Bolatti, Jô, entre outros. A diferença é o camisa 10. Nem Damião tem o mesmo desempenho quando o ex-jogador do Riverplait não está em campo. Oscar faz uma correria, mas ainda não é tão decisivo quanto o estrangeiro.
    D'Alessandro é peça chave do Inter. E arrisco um palpite ao dizer que enquanto ele estiver motivado a jogar pelo Inter, a supremacia será colorada.

    ResponderExcluir
  18. Marcão tu também não está lendo direito os meus comentários, vejamos este parágrafo que escrevi acima:
    "em times como o Grêmio, que é carente em todas as posições, não dá pra contratar 2 jogadores, como Marcelo Moreno e Kléber por 25 milhões e mais 8 jogadores por 4 milhões, isso é uma idiotisse. Antes de fazer isso, deve-se contratar jogadores melhores pra cada posição, pra ter um time mais compácto, menos vulnerável e não correr o risco de ter como eu já falei, o ataque dos sonhos e a defesa dos pesadelos".
    Como vc pode ver, eu defini o que julgo melhor para times fracos como o Grêmio, não gastar quase tudo em 2 atletas de alto nível e sim contratar bem em todos os setores. E repare que agora é a 3ª vez que vou falar, que o tricolor pode ter o ataque dos sonhos e a defesa dos pesadelos.
    Definido agora amigão, o que pra mim seria o certo de fazer? Nunca colocar todos os ovos em uma mesma cesta, se ler atentamente os meus outros comentários, irá encontrar esta frase também.

    Quanta reclamação de minha parte sobre o elenco colorado em 2011. Quantas veses vim aqui reclamar do bando de parasitas que faziam parte do nosso elenco. Quanta choradeira, nem eu aguentava mais. Mas agora analizando os dispensados, os remanescentes e os que estão fora dos planos, temos:
    DISPENSADOS: Rodrigo, Bustos, Alex, Marcelo Cordeiro, Sorondo.
    NEGOCIADOS: Andrézinho e Lauro.
    FORA DOS PLANOS: Wilson Mathias, Glaidson.
    TENTANDO SE LIVRAR: Bolivar, Zé Roberto.

    Temos aí, 11 jogadores que foram julgados que não servem para o Inter, pela própria diretoria, o que quér dizer que eu não estava tão errado assim, levando-se em conta que mais 7 ou 8 do grupo principal são garotos da base, agora fica fácil de dizer como estava o nosso time.

    Limpamos um pouco o Beira Rio, mas temos que nos livrar o quanto antes de mais alguns pesos mortos, como Renan, Sandro Silva, Bollati, Gilberto, Jô, Thiago Humberto e o recém chegado Marcus Aurélio, inclusive até agora não acredito que contrataram este cara, é impressionante a falta de visão dos nossos dirigentes. Mas parabenizo pela limpeza que foi feita, embora tardia e oneroza para o clube, mas antes tarde do que nunca.

    ResponderExcluir
  19. Marcão,

    O Acioli, como sempre, quer impôr suas opiniões sobre o Grêmio, de um ponto de vista colorado, evidentemente. Por mania de secar o adversário, como também fazemos, porém, dificilmente damos "pitacos" nos negócios do Inter. Qual gremista não torce para que D'Alessandro volte para Argentina ou não jogue mais nada com a camisa do colorado?
    Nosso companheiro de blog quer que aceitemos suas ideias, que são ideias de um torcedor doente, doente pelo seu time. Desconhece os jogadores e a história do Grêmio. Isso se percebe facilmente em seus argumentos.
    É um aproveitador. Quando o Inter vai mal, ele some, dizendo que está desiludido com o futebol e que sabia o que ia acontecer etc, e tal.
    Sobre o Grêmio, ele seca por secar, e quando alguma coisa óbvia ou com grande chance de não dar certo, aproveita-se da situação dizendo que tinha razão e já sabia de tudo.
    Ele é folclórico como nosso amigo Adolino! Nada pessoal, isso aqui é um debate entre torcedores, e as opiniões vão divergir naturalmente! Aproveita-se dos sapos enterrados no Olímpico! Felizmente, vamos mudar de casa!

    Agora, falando sério: os dirigentes do Grêmio parecem muito preocupados em montar um time que iguale as forças com nosso coo-irmão. Isso me parece evidente no momento em que dispensa os que não deram certo e contrata jogadores quase com o mesmo perfil, sem se importar com os gastos.

    Vejamos:

    Victor x Muriel
    Mário Fernandes x Nei
    Saimon x Bolívar
    Sorondo (Naldo) x Índio
    Julho César x Kléber
    Fernando x Bolatti (Tinga ou Mathias)
    Fábio Rockembach x Guiñazu
    Giuliano x Oscar
    Douglas x D'Alessandro
    Kléber x Dagoberto
    Marcelo Moreno x Leandro Damião

    Sorondo saiu e alí se perde pelo menos um jogador de experiência no mesmo nível do Índio. Giuliano, se vier, vem para equilibrar e reforçar o meio de campo, já que o Inter tem o rápido e liso, Oscar. Queria ver a cara dos colorados, caso o tricolor dos pampas, realmente, comprar o passe de Giuliano! Ramão e Acioli, se pudessem, fariam uma CPI.
    O trio argentino torna o Inter ainda superior, mas a contratação de Kléber e Moreno iguala, pelo menos em tese, as forças no ataque.

    ResponderExcluir
  20. Tomara que o Grêmio contrate o peidoreiro do Giuliano. Nunca teremos medo de quem nunca conseguiu ser titular no nosso time, já foi tarde, e o importante ele já fez, um gol decisivo contra o Studiantes, e deixou o nosso cofre cheio em sua saída. Que agora vá para o tricolor, comer 500 mil por mês como Marcelo moreno e Kléber Gladiador e que venha também o Carlos Eduardo, e outros milionários, enganadores do futebol, que levam uma grana preta pra não fazer nada.
    Giuliano é um cagão, de 100 palavras que saiam da boca dele 85 era de ir para a Europa. Porque ele não fica lá agora? o que aconteceu? Num time medíocre como era o Inter, e ele não conseguia ser titular. Cadê o seu futebol? Porque o time que investiu tanta grana nele não o quer mais? Abram o olho gremistas, tá chegando mais um Miralles, mais um Carlos Alberto, mais um gabriel, mais um Leandro, por ai. Façam bom proveito, o sarro deixem que eu tiro depois. Lembra do Miralles FJC, eu lembro e não vou deixar que vc se esqueça tão cedo.

    ResponderExcluir
  21. FJC,

    Tu tá certíssimo na tua análise, o Acioli não só ignora os resultados históricos do Grêmio como também despreza os do seu próprio time, pois o menosprezo com que ele se refere ao Giuliano (assim também é com o Adriano Gabirú) parece desconhecer que foram os caras que deram os títulos de que tanto se orgulha e vive arrotando vantagem para os tricolores, como se nós nunca tivéssemos ganho isto também!
    É fácil chamar de cagão, enganador, etc... quando estes atletas estão fora do Beira rio, principalmente se estiverem pra vestir o manto tricolor! Uma vez, li num párachoque de caminhão: "A inveja é uma merda!" Agora tenho a verdadeira noção do que isto quer dizer.
    Ainda bem que o Inter fez ótimos investimentos como o Dagoberto e o Marcos Aurélio e não podemos falar nada, pois nem os vimos jogar com a camisa vermelha ainda!
    O Acioli já viu pelo menos a zaga e o ataque tricolor em ação, pois acha que foram investidos os ovos só no ataque dos sonhos. Afinal o Grêmio só gastou com o Kleber e o Moreno.(ironia) Como se zagueiros tivessem muitos de alto nível disponíveis por aí, e como se o preço de mercado fosse o mesmo para atacantes e zagueiros!
    Fala sério, Acioli!!!!

    ResponderExcluir
  22. Amigos Marcão, Acioli e FJC


    Não estou questionando as contratações. Todos sabemos que Inter e GrÊmio vivem a sombra um do outro. Se um está muito bem, o outro corre para conseguir o mesmo. Por isso o futebol gaúcho é forte.

    Surgiu uma dúvida sobre este enrequecimento do dia pra noite do Grêmio, e eu respondi sobre coisas que eu li em alguns bolgs e comunidades.

    Sobre a palavra propina, no meio público é o que é usado quando se dá dinheiro a um ente público para definir sobre uma compra, ou contratação, sem havaliar os critérios de economicidade, idoneidade, etc.... Foi o que ocorreu com o Grêmio. Levou 20 milhões para ser o primeiro - depois do Corinthians - a romper com o clube dos 13, sendo devedor do mesmo. Os primeiro 5 da série A que fizeram isso levaram 20 milhões cada. No meio futebolístico, poderia chamar de "luvas".

    Acioli
    Acho que o MArcos Aurélio não é um encosto. É um jogador de muita velocidade que vem de trás. Acho que o Inter pensa bem. Afinal, com esta característica no grupo só temos Dagoberto. E todos sabemos, que ele não vai atuar em todas as partidas. ME parece que o Inter quer encontrar um padrão de jogo, e contrata peças para encaixe tanto titulares quanto reservas. Acho que é um acerto.

    ResponderExcluir
  23. Marcão,

    Algumas observações do Acioli não são totalmente sem fundamento, elas fazem um certo sentido, embora ele demonstre uma certa "dor de cotovelo", quando se trata de bons jogadores, como Giuliano, Carlos Eduardo, Kleber e Marcelo Moreno. Eu mesmo não acho que o investimento em Giuliano valha tanto a pena! Era um reserva como Gabirú!
    A respeito do ex-meia do Paraná-Clube, eu próprio me surpreendi com a sua opinião, pois esperava uma profunda lamentação com o retorno do "ex-salvador colorado" para o Olímpico. Mas não lembrei que Acioli costuma "cuspir no prato que comeu"; eis o motivo do desprezo dele pelo atleta. Nada mais patético! Coisa que qualquer um de nós, enquanto torcedor, geralmente faz quando um de nossos bons jogadores vira a casaca.(Vide o caso de Ronaldinho e seu acerto com o Fla).
    Discordo de alguns nomes em que ele afirma - do alto de sua sabedoria futebolística - que se tratam de jogadores medíocres (O Acioli deve ter sido ou foi um baita jogador de futebol.
    Leandro, de fato, foi um desastre. Foi a teimosia de Duda Kroef e do Meira, que fizeram a maior "cagada" ao trazê-lo para o Olímpico. Eu próprio nunca gostei desse jogador nem mesmo quando fez sucesso com a camisa dos "bambys".
    O Carlos Alberto é um jogador previsível, mas como o tricolor tem a fama de recuperar jogadores problemáticos, foi a sua última chance num clube grande, e tudo por teimosia do Renato que o indicou.
    Sobre Gabriel e Miralles, tudo depende do ponto de vista, do momento, e do treinador. No time atual, por exemplo, os titulares estão levando um banho dos reservas, que tem Gabriel e Miralles na escalação.
    No meu time Mário Fernandes seria zagueiro, com Gabriel na lateral, pois o veterano tem que honrar o compromisso de jogar bem e ser titular. A qualidade técnica ele ainda tem. O atleta se pronunciou contra Celso Roth essa semana, dizendo que faltou "transparência" ao treinador. São argumentos ponderáveis, com Roth, ele sofreu com contusões e teve poucas chances, assim como o Miralles.
    São jogadores que ganham mais do valem, evidentemente, mas Roth não os utilizou, resta saber como Caio Júnior vai aproveitá-los.
    O Acioli dispara para tudo quanto é lado, e discute por discutir, mesmo com seus companheiros. Mesmo assim seus pontos de vista são bem vindos, senão não teríamos como debater. No entanto, muitos de seus pontos de vista são puramente irônicos e podem ser refutáveis, pelas ambiguidades e contraditoriedades que contém.

    ResponderExcluir
  24. Ramão, então é vc e o Fernandão que acham isso. Hoje o Fernandão classificou o Marcos Aurélio como "uma jóia rara". Nooooooooooooosssssssa, por onde andou esta jóia rara que eu não vi? quais os campeonatos que ele decidiu? Quantos gols importante ele marcou?
    Temos o Jô com salário de 300 mil por mês, Zé Roberto com salário de 350 mil por mês, Gilberto com salário de 100 mil por mês, agora vem este outro peréba e junta-se á estes inúteis reservas, com um salário de 150 mil e é mais um milionário no elenco. É demais para um burro que nem eu entender. Estaríamos no mesmo patamar com Lucas Rogia e Delatorre, só com um detalhe, com 900 mil a mais na conta bancária por mês. Multiplique estes 900 mil pelo tempo que iremos levar para nos livrar destes lixos, o "espetacular" Wilson Mathias que o diga.

    Sobre esta grana que o Grêmio conseguiu, méritos dos dirigentes tricolores, e á isso eu aplaudo de pé. Pena que os nossos dirigentes não tenham conseguido também, estão mais preocupados em torrar a grana dos 120 mil sócios, dos novos contratos de publicidade, dos novos contratos de material esportivo e da venda do Ruan, parazitas engordando as custas de comissão na vinda de pernas de paus, ou como explicar as recentes chegadas de Ilsinho, Gilberto, Sandro Silva, Marcos Aurélio e Jô?
    A grana tá rolando solta no beira Rio e a farra tá grande, estão mais preocupados em torrar o dinheiro dos 120 mil sócios, dos novos contratos de publicidade, dos novos contratos de material esportivo e da venda do Ruan.
    Estão vislumbrado com tanta grana e torrando sem dó nem piedade, desde que uma gorda fatia vá parar em seus bolsos, trabalho que é bom nada. Livraren-se de Zé Roberto, Jô, Sandro Silva, Mathias, Renan, Bollati e tantos outros não é prioridade, porque não entra dinheiro na parada, mas sim na hora das contratações, por isso tanto empenho nas compras e nenhum empenho na hora de remover o lixo. Participar do banquete, todo mundo quer, mas limpar a sujeira, poucos se sujeitam.

    Marcão, "ninguém inveja o pobre e nem odeia o fraco". É o que o tricolor é nestes últimos 11 longos anos, fraco e pobre. O único sentimento que eu poderia ter do tricolor é pena, mas nem isso eu tenho. Hoje o tricolor é como Atlético Mg, Botafogo e Palmeiras. Quem inveja estes times?
    Quem ficou comemorando os poucos fracassos do rival, lançamento de pedra fundamental, chegada de Renato Gaucho, vagas pra Libertadores, possível chegada de Ronaldinho, parou no tempo, ficou atrás, está atrás e tem que correr atrás.
    Então não falamos em inveja, hoje nenhum torcedor no Brasil tem inveja de Grêmio, Botafogo, Atlético mg e Palmeiras, alguns tem pena.

    ResponderExcluir
  25. Acioli,

    Seu discurso arrogante e soberbo sobre os times "fracos e pobres" não é novo, lembro que até bem pouco tempo atrás você incluía o Vasco nessa lista e ainda nos desafiava nos debates, dizendo que o time de São Januário era um clube de segunda linha.
    Tem alguma coisa estranha nesse teu discurso: não vou nem falar do tricolor, mas pensemos no Palmeiras, que é um dos times que mais ganhou brasileiros do que o próprio Inter.
    A gente gosta de debate e de ideias críticas, como as vezes demonstras; não de pura provocação e opiniões tolas como esse seu último parágrafo.

    ResponderExcluir
  26. Ramão,

    Estou de pleno acordo com tua opinião sobre a qualidade o M. Aurelio e do Dagoberto, mas me parece equivocada tua definição de propina, pois no meio público é um valor obscuro (sem declarar oficialmente) dado em troca de algum tipo de influência com intenção de obter vantagem em algum tipo de concorrência, licitação, etc.. ou para obter algum outro tipo de favor "especial" de algum órgão público. Não consigo fazer nenhuma correlação com o caso Grêmio X Globo X Clube dos Treze, já que nenhum dos envolvidos é público, trata-se de negócios contratados entre pessoas jurídicas de caráter privado até prova em contrário, sem nenhuma irregularidade ou ilegalidade.

    FJC,

    Pela escalação do Grêmio neste amistos preparatório, não estou muito errado em minha projeção, apenas não acertei o goleiro e o zagueiro central pela direita. É muito cedo, apenas o começo de um trabalho e podem haver mudanças no futuro, mas parece que o Caio Jr. já tem uma base, uma espinha dorsal pro time que considera ideal. Já é um bom começo ter uma idéia de time e de esquema tático para desenvolver, haja visto que no ano passado os treinadores passaram "apagando incêndios" e improvisando dia após dia.

    Acioli,

    As recaídas tão ficando mais frequentes, acho que tens que aumentar as doses, amigo! (brincadeira, viu? não fique magoado)
    Se estamos contratando mal, fique tranquilo que o teu time vai continuar com a hegemonia e não seremos ameaça para voces.

    PS: Tu bem que podia ir passar uns dias lá em Minas, no norte do Rio e no Espírito Santo, pode ser que secasse as enchentes de lá e chovesse no Sul um pouco. Vai ser secador assim lá nas enchentes!!!

    ResponderExcluir
  27. FJC e Marcão, nem preciso secar, os sapinhos estão agindo por mim, ou voces ainda tem alguma dúvida? vejamos:
    FATO 1: O time tava todo certinho no fim de 2010, e no começo do ano, a torcida erradamente, e inesplicavelmente começa á vaiar o Jonas, o principal jogador. Que, com toda razão, pega as malas e se manda.
    FATO 2: É eliminado precocemente da Libertadores, eliminado por um time fraco.
    FATO 3: Perde em casa o Campeonato Gaúcho, para o seu maior rival, após ter vencido a 1ª partida fora.
    FATO 4: Perde o Ronaldinho Gaúcho para o Flamengo, depois de esboçar uma festa para apresentar o dentuço, que preferiu correr o risco de não receber, confórme acontece agora, do que ir para o tricolor.
    FATO 5: Demitiram o maior ídolo, que estava tirando leite de pedra e fazendo um bom trabalho, pra covardemente, trazer o Roth e ter a certeza q não cairiam.
    FATO 6: Mandaram o Borges embora, pagando parte do seu salário, pra ele ser artilheiro no Santos.
    FATO 7: Contrataram, Carlos Alberto, Gilberto Silva, Mirrales e tantos outros que não corresponderarm.

    Com todas estas trapalhadas, será que alguém ainda precisa secar o Grêmio?

    Brincadeirinha amigos, bom fim de semana a todos, e boa sorte pros gaúchos na Copa São Paulo de futebol Juniores.

    ResponderExcluir
  28. Acioli,
    Vou usar tua tática "Profeta do Apocalipse", leia o trecho abaixo:

    "Então, oferecer o que não se pode pagar é fácil, vamos ver na hora que tiver que honrar o compromisso se vai ter o filé pelo preço anunciado. O Flamengo é notório mau pagador até para contratos meia boca, se não conseguir bons (e confiáveis) anunciantes e parcerias, logo teremos mais um processo de cobrança judicial, e um "revival" de Vampeta: "Eles(Flamengo) fingem que pagam e nós(jogadores) fingimos que jogamos." Mas com a praia do lado, baladas e pagodes toda hora, mídia a favor, prá que se preocupar com contratos?"

    Isto escrevi no início de 2011 sobre o Ronaldinho no Flamengo. Agora tá aí, confirmando-se minha previsão.

    Que nossos dirigentes não são lá essas coisas e fazem um monte de m... não temos dúvidas, mas não precisa ficar agourando os recém contratados, deixe-os pelo menos jogar para ter uma idéia do que analisar. É muito mais fácil analisar o que efetivamente vimos acontecer do que o que "pode ser que aconteça", aí é delírio puro!
    O Gilberto Silva e o Miralles que tu tanto menospreza, acho que são bons jogadores para compor o grupo e devem ter mais oportunidades para comprovar isso.
    O "fraco e pobre" Grêmio não é páreo para o "forte e rico" Internacional, então deixe-nos viver nossa realidade, não precisamos de pena, inveja ou de secação, principalmente de quem demonstra não conhecer história de futebol.

    Sei que tu só considera os cinco últimos anos, mas se tu ver o ranking da CBF atualizado, pelo menos dois "pobres e fracos" citados acima, e mais dois outros que foram citados em outras oportunidades estão melhor classificados que o teu time "forte e rico".

    ResponderExcluir
  29. Marcão,

    O Acioli, como eu já disse, é folclórico e aproveitador ao mesmo tempo. Quando o time dele vai mal, ele foge do debate. Daí não preciso dizer mais nada. E como nosso tricolor tem sofrido para ganhar títulos nacionais, então ele zoa por zoar.
    E esquece, mais uma vez, que o próprio Inter tem um desafio pela frente: não ganha Nacionais desde 1992. E os títulos internacionais que chegaram ao Beira Rio,, com excessão da "Copa Sulamiranda", são marcas já atingidas pelo Grêmio.
    O Inter só mantém a hegemonia atual porque tem competência na gerência de futebol. Isso nem ele próprio como torcedor, é capaz de perceber. Se ele não percebe o que acontece no Beira Rio, que dirá no Estádio Olímpico.

    ResponderExcluir