domingo, 12 de junho de 2011

O CAMISA 10, TEM QUE SER DEZ, NOTA DEZ



Talvez com uma forte influência saudosista, tenho a aquela velha opinião formada sobre o que representa o “camisa dez” para um time de futebol na atualidade: tem que ser o craque do time, o maestro que rege e dita o ritmo aos seus companheiros de equipe, enfim o astro principal do espetáculo que sempre tem que estar brilhando, “chamando o jogo para si” e levando seus parceiros para cima dos adversários e, em consequência em busca das vitórias.
Isto tudo, tem que ser talento natural e espontâneo perante o grupo de profissionais envolvidos com a equipe, de forma que não se questione, nem pelos comandantes do grupo e tampouco pelos outros atletas. Tem que ser parte de sua personalidade, assumir essa postura de líder dentro do campo, independente de ser o capitão ou não.
Se alguém lembrar de quantos “dez” verdadeiros já passaram pelo Olímpico e pelo Beira Rio, hoje diríamos que já não se fazem mais “dez” como antigamente!
Nossos atuais camisas dez deixam muito a desejar nem tanto na parte técnica, mas na física e emocional são muito pouco dotados para exercer essa função em equipes com essa estirpe que são a dupla Grenal. Ou brilham por alguns minutos e se apagam durante grande parte dos jogos, ou entram em campo reclamando do juiz, dos adversários, dos bandeiras, da torcida ou qualquer contrariedade que tenham dentro ou fora do campo. Acham-se craques acima do bem e do mal, que estão fazendo um enorme favor à humanidade em entrar em campo junto com os outros jogadores “normais”, para cumprir suas “penosas” jornadas profissionais para serem merecedores de seus “humildes” salários. Acham até que nem precisam correr em campo, talvez nem gostem muito de treinar, pois acham que já sabem fazer tudo o que precisa pra resolver em campo, com seus talentos maravilhosos.
Será que eles nunca se imaginaram pegando ônibus lotado as seis da manhã, cumprindo jornadas diárias de oito horas e ganhando “milão” por mês, como a maioria daqueles que acabam pagando seus salários, indiretamente?
Mesmo tendo a oportunidade que milhares (ou milhões) de pessoas gostariam de ter, de poder seguir uma profissão rendosa que embora curta, se bem administrada reserva um futuro tranqüilo para eles. Isso quando não seguem carreira de treinador ou de empresário de jovens promissores, quando passam a ganhar dinheiro com o talento alheio.
Paulo César Caju, Tita, Bonamigo e Goiano por um lado, Paulo César Carpegiane, Jair e Alex pelo outro, foram os últimos e melhores que me vêm à cabeça no momento quando lembro dos times vencedores do passado, nem tão distante assim. Todos eram legítimos herdeiros da “dinastia da camisa dez”, sem lembrar os que não foram tão afortunados e não ganharam os títulos mais significativos da dupla. Alguns usavam outros números nas camisas, como por exemplo os atuais treinadores, mas exerciam com autoridade as funções de “dez” dentro do campo.
E agora, quais são os candidatos? Douglas e D’Alessandro?
Eles jogam realmente tudo que acham que jogam? Ou tem algumas qualidades a desenvolver para serem verdadeiros merecedores da camisa mais pesada de qualquer equipe, depois que aquele “negrinho” arisco apareceu com a camisa dez do Santos e da Seleção Brasileira no final da década de 50.

71 comentários:

  1. Se Dalessandro falasse portugês, já seria reserva do Andrézinho a muito tempo.

    ResponderExcluir
  2. Marcão seu Post é exelente, sobre o emblemático 10. Curioso pois hoje eu iria comentar sobre o 10 colorado. Dias atrás eu disse que o Sr. D'Alesandro era merecedor de ficar algumas partidas no banco de reservas, para entre outras coisas, aprender que ele não era intocável, e que o título de melhor jogador da América, do ano passado, já era passado e que o Inter precisava de jogadores que se empenhasse a cada jogo. Parece que só eu enchergava isso, pois fui imediatamente contestado pelo FJC, que desafiado por mim á citar uma única partida que o D'ale tivesse atuado bem este ano, o que ele não conseguiu, e como prêmio a dirtetoria renova seu contrato por mais 4 temporadas, então foi como um prêmio pela preguiça do atleta. Foi como dizer: "Continue assim, vc está agradando".
    A coisa tá feia pro lado colorado, pior do que eu imaginava, e só vejo uma saída, renovar sem medo. Não dá mais pra errar, e uma mudança drástica e urgente deve ser adotada. Tá na hora de mecher na equipe, não temos grandes opções no banco, mas temos que tentar. Vamos colocar o Lauro de volta no gol, vamos testar este Alison que veio do Caxias, se ele foi contratado é porque tem condições de ser melhor que o Nei, vamos trazer o Indio de novo pra zaga, nem que seja pra Rodrigo e Bolivar acordarem, vamos colocar o Fabrício no lugar do Tinga, e nunca pensei em dizer isso, mas vamos colocar o "espetacular" Mathias, no lugar do Guinazu, vamos dar uma chance pro Gilberto no lugar do D'Alesandro e recuar o Zé Roberto pro meio.
    Pra mim o Inter entraria em campo na próxima rodada com Lauro, Alison, Rodrigo, Indio, Cléber, Fabricio, Mathias, Oscar, Zé Roberto, Gilberto e Damião.
    Falcão não tem coragem pra fazer isso, talvez nenhum técnico no mundo teria. Mas no meu modo de ver futebol, é a única saída, pois estes jogadores sabem jogar futebol, ou será que eles desaprenderam e esqueceram tudo de um momento pra outro. Estou desanimado, ver o Ceará ganhar do Inter no Beira Rio, e o time medíocre do Palmeiras dominar todo jogo é lamentável. Ver o Lauro falhar de novo, o Nei errar tudo de novo, o Guinazu com seus carrinhos patéticos, o Tinga coitado se arrastando, o D'Alesandro e o Cléber com preguiça, não dá mais. Falcão só tem uma saída, ou meche no time e meche com os brios dos jogadores ou ele será o próximo a sair.

    ResponderExcluir
  3. Só uma correção, onde eu disse que Lauro falhou de novo, entenda-se que Renan falhou de novo. Vendo a postagem do Ramão que foi praticamente simultânea a minha, vejo que não estou só.

    ResponderExcluir
  4. Estou seriamente preocupado com o Inter. Pensei até em fazer uma postagem, mas confesso que me desanima quando escrevo meia dúzia de linhas. Não me lembro de ver um momento anterior igual a este, onde se tem uma clara visão de falta de comando, falta de obediência à hierarquia no Clube.

    É preciso ter muito cuidado, é preciso que a direção abra o olho rápidamente. Falta de comando é o primeiro passo para a desgraça.

    ResponderExcluir
  5. A situação das equipes gauchas já vem tomando uma forma dramática e deprimente, no inter jogadores preguiçosos que acreditam que podem resolver tudo a qualquer momento, que tem uma bagagem vitoriosa mas que mesmo assim não correspondem aos salários milhonarios.
    Não sei muito oque falar do Colorado alem disso pq confesso mal tenho tempo de acompanhar o Grêmio atualmente quem dira o Inter.
    Ja no Azul as coisas vão de mal a pior, Renato tem medo de fazer o obvio, pois o obvio é mecher em seus bruxos, em por o "desmotivado" Gabriel no banco ja que Mario vem muito superior, é definitivamente por Douglas na geladeira pra perder a bira, afinal de contas temos Marquinhos que se não é melhor que Douglas pelo menos é mais esforçado e menos displicente.
    É por Lucio na lateral e Escudeiro na meia, de jogar da forma simples e obvia, não temos elenco pra invencionices, e nem paciência pra agüentar técnico que quer acomodar no time os seus comparsas, sinceramente estou muito desanimado com o Grêmio e com o Renato, ele vem mostrando cada vez mais que mais importante que os resultados é satisfazer os seus.
    Pra ser sincero gostaria muito que o Cruzeiro dispensasse o Cuca e a diretoria do tricolor foce competente a ponto de contrata-lo.
    Mas fora isso fico na espera de que com a entrada do Gilberto a Rocka ganhe mais um combatente já que sai volante e entra volante só o velho Rocka "pega" os adversários.
    Douglas deve tomar um bom choque de realidade.
    Seria otimo vir paredes mas não vai acontecer, não temos grana, e pelo geito nem o Alex Silva vai vir pra zaga.
    Ou seja tá feia a coisa por mais lider que o São Paulo é e perder lá não é algo absurdo, o absurdo é ter q suportar bruxismo e invencionismo.

    ResponderExcluir
  6. Marcão,
    Em primeiro lugar, parabéns pelo post. Foi muito oportuno a lembrança do "camisa 10". No entanto, gostaria de destacar, que nos principais títulos da dupla, quem se destacou, não foi tanto os ditos "camisas 10". O número dessa camisa ficou imortalizada pelo grande Pelé, mas que tanto no Inter quanto no Grêmio - os dois maiores ídolos - hoje, treinadores, curiosamente, não vestiam a 10 e, sim, a 7 e a 5, como todos sabem.
    O Grêmio super-campeão em 81 e 83 tinha Vilson Tadei, Tita e depois Mário Sérgio, mas embora esses tivessem sido importantes, os mais decisivos foram o D'León, China, o Tarcísio, o Baltasar e Renato.
    O Grêmio de 95 e 96, não tinha um dono da camisa 10. Carlos Miguel, Arílson, Emerson e Aílton (quem lembra dele?), não eram meias tradicionais.
    Quem era o 10 do Inter em 2006? Yarlei não era um 10 tradicional.
    O que a dupla teve em comum em suas conquistas? A força do conjunto. É isso que está faltando no momento. Nesse sentido, pela vaidade, Douglas e D'Alessandro não são jogadores de grupo, embora estejam acima da média, quando estão afim de jogar.
    O que eu quis dizer ao Acioli, é que, em termos de grenal, o D'Alessandro não deve nada ao torcedor colorado. Em todas as partidas ele foi decisivo e fez a diferença. Penso que ele não quer ficar no clube, e o colorado o força a permanecer no Beira Rio, obrigando-o a jogar contra a vontade. Talento ele tem, muito mais que o gordo-Douglas.
    Aliás, eu nunca fui muito fã do futebol do ex-corinthiano. É um jogador muito lerdo para os padrões do tricolor. Nós nunca fomos grandes campeões com jogador dessa característica. O que sempre tivemos e hoje não temos mais, era um força de combate, incansável, tanto na defesa, quanto no meio e no ataque.
    No tricolor houve algumas mudanças de estilo, a partir da chegada de Paulo Autuori. O Grêmio perdeu um pouco da sua "essência", vamos dizer assim.
    Apesar dos pesares, no tricolor, mesmo com os erros, é difícil criticar o treinador. Não há o que fazer com esse time. Faltam peças. Só depois que o Renato tiver as opções, é que podemos ter uma ideia melhor. O problema está na parte ofensiva. Sem Leandro, André Lima e Miralles fica difícil.
    Alguns reclamam que Renato não dá chance ao Escudero. Mas quando teve a sua chance, o argentino não foi aquilo tudo que se esperava.
    Só nos resta esperar pela volta de André Lima e pela estréia de Mirales. Se Alex Silva vier, o Renato resolve o problema da defesa. Ainda falta um meia de ligação ou um lateral esquerdo.
    Acredito que com o Miralles e o André Lima, o Grêmio muda a forma de jogar, mesmo que seja para fugir da série B.
    Quanto ao Inter, ao que parece a culpa mais uma vez recai em cima do treinador. Boa parte dos colorados, talvez influenciados pela crônica esportiva e pela direção, acredita que o problema esteja no técnico e não tanto no time.
    O que um treinador pode fazer com uns caras como Renan, Nei, Bolívar, Rodrigo ou Índio?

    ResponderExcluir
  7. Objeção ao Douglas:
    Embora eu não seja fã do nosso camisa 10, temos que ressaltar o fato de Renato ter errado no seu posicionamento, colocando-o como quase um segundo atacante. Ele só sabe jogar num espaço muito curto do meio campo e precisa ter um jogador de referência na área. Ele é jogador de passe e de lançamento, no velho estilo Neto. Quando joga pelos lados e precisa de velocidade, é um inútil.

    ResponderExcluir
  8. Ramão,

    Tocaste num ponto que eu acho muito importante, fundamental mesmo, o comando (ou falta de). Quando há muita interferência externa no grupo, o comandante direto perde autoridade e fica difícil manter o controle sobre os comandados, resumindo no popular, vira bagunça. Mas não vou entrar no mérito do grupo colorado, mas no do Grêmio, onde a "democracia Renatiana" vem se manifestando e alguns ("peixes") chamados por ele de "cascudos" tem direito a opinar na escalação do time titular. Porque então, ele não houve opiniões dos auxiliares, ou de alguns diretores que possam ser observadores do elenco, sem estar ligados por laços de amizades ou favores trocados, como os atletas que convivem diariamente entre si, e formam suas famosas "panelinhas"? Então prá que treinador? É só formar um "conselho" de "cascudos" prá decidir quem joga a cada partida.

    - Só prá ilustrar: Cascudo que eu conheço é realmente um peixe, que vive no fundo dos rios, comendo barro e restos.

    FJC

    Ainda bem que entedestes o "espírito de dez", nem sempre é o número da camisa que determina quem se impõe no grupo, o ideal seria que todos se sentissem um verdadeiro DEZ em campo. Principalmente o que veste a número dez! Alguns acham que quando recebem a camisa dez, é por serem superior aos outros.

    Acioli,

    Tô contigo nessa, não só pro Inter mas prá dupla: Renovar é preciso! Ou como diz o título do post anterior: Tá na hora da gurizada!
    Só dois ou tres "cascudos" prá ensinar o caminho das pedras, e bota a gurizada prá correr atrás do prejuízo!
    Saudações gremistas!

    ResponderExcluir
  9. FJC,

    Bem lembrado, o Grêmio de 95/96 não tinha mesmo um dez em campo, e sim pelo menos os quatro que citastes.
    E a melhor seleção brasileira de todos os tempos, a de 70 tinha Pelé (o maior de todos), Tostão, Rivelino e Gerson juntos num mesmo espaço, e só faltou fazerem chover no México.

    ResponderExcluir
  10. Para o Grêmio recuperar a velha força e o velho estilo, primeiro, seria necessário algumas baixas, e, em segundo, uma mudança por parte do treinador.
    Fábio Rochemback, por exemplo, embora seja um jogador de qualidade no passe e no chute de fora da área, é um camisa 5 fora dos padrões. Talvez a contratação de Gilberto Silva tenha sido, justamente, no sentido de corrigir esse problema. No entanto, aos 33 aninhos, não sei se o ex-volante da seleção terá ainda todo o gás necessário para ser o xerife à frente da área.
    A marcação na saída de bola, era uma das características de times de alguns treinadores como Mano Menezes, Tite, Felipão e até mesmo Celso Roth. Renato não consegue fazer isso atualmente, primeiro, porque pensa diferente dos técnicos veteranos, segundo porque não tem peças com essas características.
    Posso me precipitar no que vou dizer agora, mas se eu fosse o presidente, não esperaria o Douglas dar o cano como fez, Jonas; o usaria como moeda de troca, pagando a multa do Alex Silva, contrataria mais um meia de mais movimentação e mobilidade, e mudaria totalmente a forma de jogar do time.

    ResponderExcluir
  11. Meus amigos o futebol brasileiro tá mudando muito rápdo. Vejo o desânimo nos colegas do blog com a dupla grenal, e a chiadeira dos outros clubes também é grande. No Cruzeiro, temos praticamente a mesma história do Inter, frustração na Libertadores e todas as esperanças voltadas pro brasileirão, e o começo é decepcionante. No Grêmio, Palmeiras, Atlético Mg, existe um longo jejum por um título de expressão. O Corínthias, mais uma vez frustrado com a Libertadores, tenta amenizar a tristeza conquistando o brasileirão, e está investindo pesado nisso. No Flamengo de Luxa, Tiago Neves, Ronaldinho e cia o pensamento é o mesmo. O São Paulo, acostumado com títulos, a anos vem sofrendo. O Fluminense, atual campeão, trouxe o Abel Braga e manteve a base pra tentar o caneco de novo. O Vasco, campeão da Copa do Brasil, saiu vaiado de campo no domingo, porque sofreu o empate do Figueirense. O Santos depois que encerrar sua participação na Libertadores, vai vim com tudo no brasileirão, e elenco eles tem de sobra.
    Resumindo meus amigos é pouca carne pra tanta fome. Campeão só vai ser um. E os outros?
    Estes 10 times acima citados, todos tem condições e peso de camisa pra ganhar o brasileirão. Se o Santos ganhar a Libertadores, acredito que não venha com este apetite todo. O Vasco, por ter ganhado a Copa do Brasil, vem de sangue doce, e acho que não tenha tanta bala na agulha pra chegar. Mas as 8 equipes restantes, vem com tudo, e vaga pra Libertadores pra muitos não é suficiente. 8 times com chances parecidas, seria 12.5% de chances, muito pouco, pra quem deu vexame na Libertadores. Vou torcer muito pro Inter na decisão da Recopa contra o Independiente, vamos fazer a 2ª partida em casa, e como o time Argentino não é grande coisa, temos boas chances de título. Pouco, contentar-se com um gauchão e quem sabe uma inespressível Recopa Sulamericana, durante o ano todo, mas fazer o que? Vai ter muita gente boa este ano que vai passar em branco, ou que irá ganhar menos ainda que nós.

    ResponderExcluir
  12. Amigos,o que eu vou dizer vai ser totalmente contra as opiniões,mas é assim que eu vejo o INter,está cometendo erros gravissimos em manter um elenco ultrapassado.Mas ainda não da ´para tirar conclusóes,eu achei que o Inter jogou melhor no último jogo,vejam bem jogar contra um SP ou Palmeiras,e impatar não é nenhuma vergonha,ganhar invicto é praticamente impossivel.Agóra deixar Bolivar,se arrastando é que não da para entender.Temos que cobrar mais é dos jogadores,e deixar o técnico trabalhar,ou vamos ficar trocando treinador a cada 3 meses. Pósso estar errado,mas nos ultimos 2 jogos o Inter estava melhor.Éssa é só a minha opinião saudações colradas.

    ResponderExcluir
  13. TOC TOC TOC TOC TOC TOC TOC TOC TOC Tá meio deserto por aqui.Marcão,como eu te prometi vou torcer pelo Grêmio,novamente não tenho culpa se não da certo.Mas o importante é que eu prometi e vou cumprir,a propósito quando vcs forem inaugurar a Arena,me convidem que eu vou la para torcer,de pérto lógico que desmoronar o estadio não vai ser culpa minha.Mas voltando ao campo,o Bahia acaba de ganhar do Flu,eu assisti o jogo e mereceu a vitória,teve muito mais chance de gol.Nesse ano começou meio esquisito a campeonato,mas tem muita agua para passar por baixo da ponte,e tenho certeza que o Inter vai melhorar,mas o que mais me preucupa é guerra interna,isso ja afundou muito time,ja que tem um monte de babaca,que não ta nem ai para o clube e só pença no própio ego.Talvez eu esteja começando a ter saudade,do Fernado Carvalho.

    ResponderExcluir
  14. Adolino,

    Ainda bem que estás te recuperando bem e até melhorou teu gosto, aprendeu a torcer prá time com história, que apesar de não ganhar nenhum título de maior relevância nos últimos anos, ainda é um baita time. Eu sabia que um dia tu ía acordar pra realidade e revelar de uma vez teu gremismo enrustido. rsrsrsrsrs
    Como no ano passado, continuamos sem sorte dentro de campo, mas tomara que se repita o 2º turno de 2010 também, daí teremos esperanças de chegar ao título do brasileirão.
    E que pasmaceira está por aqui mesmo, hein???
    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir
  15. Adolino e Marcão estão certos, o nosso Blog é o retrato dos nossos times, é totalmente compreensivo este sumiço do pessoal, e como disse o Ramão não dá ânimo de escrever. Mas vamos juntar os cacos e tentar analisar a rodada, e esperar que apartir da semana que vem, com jogos quarta e domingo a coisa mude e possamos novamente ter alegrias ou motivações pra vir escrever sobre os nossos times.
    Inter e Grêmio enfrentaram respectivamente o campeão e o vice da Copa do Brasil, e assistindo os 2 jogos, nota-se claramente a diferença entre um time bem arrumadinho como o do Coritiba e do Vasco, com um bando, caso de Inter e Grêmio. Do lado azul, não tem muito o que fazer, a não ser comemorar o pontinho conseguido em casa, afinal, Junior Viçosa e Lins formam um verdadeiro ataque de asma, chega a ser patético, Escudero é ruim demais, Neuton e Saimon, talvez algum dia sejam jogadores à nivel do tricolor, hoje não, Wiliam Magrão já pode ir até o INSS e encaminhar sua aposentadoria, e o que está ruim vai ficar ainda pior, com a ida de Vitor, esquentar banco pro Julio Cézar na Copa América, e tem gente que ainda quer colocar a culpa no Renato.
    No lado colorado, o futebol é o mesmo, dentro de casa tocamos a bola de um lado pro outro e nunca conseguimos furar as retrancas e nem conter os contra-ataques, fora de casa jogamos como times pequenos, quando conseguimos fazer um gol, parece que a ordem é recuar, recuar e recuar e nunca temos alternativas de contra-ataques. Mas no fundo no fundo, toda rodada temos esperanças de que o time vai acordar e voltar a ser aquele time vencedor.
    Estes pontos perdidos por Inter e Grêmio podem fazer falta no final.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Você está um pouco equivocado, meu caro Acioli.
    A dupla Saimon e Mário Fernandes foram os dois melhores em campo do Grêmio Ontem. O Saimon é muito jovem, às vezes, fica "afobado" e assustado na defesa, mas assim como Mário Fernandes, ambos poderão se tornar dois grandes zagueiros não só do Grêmio, mas da Seleção brasileira nas convocações do futuro. Reescreva isso que estou afirmando para não esquecer mais.
    Saimon não foi convocado por Nei Franco para a disputa do Mundial Sub20. Talvez isso seja melhor para ele e para o próprio Grêmio, já que o garoto tem provado que pode ser titular no lugar dos veteranos.
    Se você criticasse o Neuton na lateral esquerda, aí, sim, eu concordaria contigo! Alí, falta qualidade para carregar a bola e levantar na área.
    O tricolor deixou escapar a vitória no primeiro tempo, no penalty perdido por Gabriel. Apesar de ter desperdiçado a maior chance, ele foi bem na lateral, com Mário Fernandes voltando ao seu lugar de origem.
    Começo a concordar com a contratação de Gilberto Silva. Fábio Rochemback sai muito da posição de primeiro volante, deixando um espaço enorme para os adversários, e tanto William Magrão quanto o outro jovem Fernando não possuem a qualidade necessária para a função de segundo volante. Junto a Mário Fernandes e Saimon, Gilberto Silva poderá contribuir com a sua experiência, afins de tranquilizar essa gurizada.
    Zagueiro bom não precisa ser necessariamente brutão e forte; tem que ter velocidade e saber jogar com a bola no chão quando precisa. Parece essa a condição dos dois jovens zagueiros do tricolor.
    Quem viu o jogo não sentiu saudade da lentidão e das jogadas violentas de Rodolfo e Rafael Marques. Ao que parece, o tricolor está bem servido de defensores; falta a força ofensiva, que poderemos ter com André, Lima, Leandro e Miralles. O que preocupa também é a armação de jogadas. Douglas e Lúcio não vem tendo um bom rendimento.
    Quem está jogando mal e merecendo um banco no Grêmio, são os veteranos. Não os jovens que estão fazendo a sua parte.
    Sobre o Inter, vou repetir o que eu ouvi do Vinícius Sinotti da Guaíba, na jornada esportiva de ontem.
    O Grêmio não está com um bom aproveitamento no ataque, porque tem Lins e Viçosa. Quando Miralles, André Lima e Leandro retornarem, entre os dois atuais titulares, pelo menos um não ficará nem sequer no banco.
    A condição do Inter é mais decepcionante pelo fato de contar com os titulares. Mesmo com jogadores como Leandro Damião, Zé Roberto, Sóbis ou Cavenaggi, o Inter não convence ninguém de que é um time suficientemente pronto e capaz de disputar o título brasileiro de 2011.

    ResponderExcluir
  18. FJC, repare que eu não disse nada sobre o Mário Fernandes, e sempre goste do futebol dele, e sempre disse que ele só precisava de uma sequência, mas sim sobre o Neuton e Saimon, e mesmo assim não disse que eles são pernas de pau como o Escudero, Viçosa, Lins, e Wilian Magrão, mas sim que "AINDA", não estão ao nível do Grêmio. Um exemplo do que eu digo, do lado colorado é o Ruan, que ontem também jogou bem, mas que ainda não está pronto pra assumir a bronca. Mas falar de jovens promessas, é jogar na loteria, ninguém sabe de verdade o que vai acontecer. Uma vez, eu disse que o Derlei era um caneleiro e que não tinha qualidade técnica e o amigo Rafael disse que um dia iria me cobrar aquela afirmação, parece que na época eu estava certo.
    E vc tem razão em dizer que o Inter está decepcionando mais, só vejo notícias que o Inter está em crise e que no Grêmio a paz reina absoluta, apesar da diferença entre os 2 seja de 1 ponto apenas. De quem espera-se muito a cobrança é sempre maior.

    ResponderExcluir
  19. Exato, caro Acioli.
    Também, Estou um pouco cauteloso na confiança com o garoto Saimon. Ainda é muito cedo. Como afirmei anteriormente, é um zagueirinho meio assustado e apavorado na defesa, mas ontem foi eleito um dos melhores da rodada. Vamos ver se vai se firmar, eu aposto que sim.
    Acredito que a sua não convocação para a Sub20 foi um pedido da própria direção e do próprio Renato, pela falta de opções na defesa. Parece-me também que a Seleção Brasileira faz mal a alguns jovens, que quando voltam a seus clubes desaparecem. Foi isso que aconteceu com o Fernando.
    Se for pra crescer e aparecer que Saimon cresça e apareça no próprio clube, em que defende.
    Mário Fernandes é um zagueiraço. Essa história de que ele não sabe cabecear e que ele não tem característica de zagueiro foi inventada pelo Paulo Autuori, seguido pelo Silas, e influenciou Renato. Não dá pra deixar Mário Fernandes na reserva e jogar com Rafael Marques.
    Sobre o Inter, o resultado do time até agora, com excessão da derrota para o Ceará, me parece normal. Empatou com o time de Felipão, em ascensão no campeonato, e empatou com o Coxa, um dos times com melhor campanha nos regionais, mesmo que seja o paranaense.
    Acredito que a dupla deva crescer e brigar pelo G4. Parece que o São Paulo vai levar outra vez. Tomara que a sorte mude.

    ResponderExcluir
  20. Acioli,
    Tô tentando descobrir como é que o Renato consegue escalar três perebas ao mesmo tempo no time, W. Magrão, Lins e Viçosa juntos não dão um com pedigree prá titular do Grêmio. O volante além de não jogar nada ainda consegue atrapalhar o Rocka na proteção à zaga. Os dois atacantes parecem que ainda não foram apresentados um pro outro. Desse jeito fica difícil manter-se na Primeirona, que dirá entre os dez como quer o "professor". A zaga tá fazendo o suficiente prá manter a média, com louvor. É só dar sequência que os guris ganham confiança e quero ver quem vai tirá-los do time depois. Mas temos muita água pra correr ainda.

    FJC,

    Acho que esta é a melhor dupla de zaga que jogou este ano, e o Saimon tem melhorado a cada jogo, só falta é sequência mesmo. Eu gostaria muito é que o Renato parasse de insistir com os perebas acima citados. E que volte logo o André Lima, porque sem atacantes não dá prá jogar de igual prá igual com nenhum time da série A.

    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir
  21. Marcão,
    Sem os três que estão impossibilitados de escalação, o Renato não tem alternativas.
    Talvez o Roberson tenha mais qualidade que o Viçosa. Fernando também não tem jogado grande coisa. Por isso, a opção por Magrão.
    Ironia: se for para não fazer gol, então coloca o Mithyuê e o Roberson no ataque.
    Creio que ataque vai melhorar e a defesa está segura. Mas existe um baita problema no meio ou na lateral. Resta decidir onde Lúcio vai ficar e quem será contratado na meia ou na lateral.
    Parece que estamos a Espera de um Milagre.

    ResponderExcluir
  22. Ontem assistindo a final da Libertadores, tive a certeza que o Peñarol é melhor do que o Inter. Logo após aquela eliminação, havia ficado a falsa impressão que estávamos diante de mais uma tragédia, como aquelas contra o Olímpia, Bahía e Mazembe. Não, o Peñarol e melhor do que o Inter, e melhor do que a maioria dos clubes brasileiro.
    Sobre o Santos, eu alertei na 1ª fase da competição: " Se eles resolverem jogar bola, não tem pra ninguém". Dito e feito, eles resolveram e a taça foi pra Vila Belmiro.
    Só queria fazer uma perguntinha pro FJC e pro Marcão: O que vcs 2 acham agora do Neimar? Melhor jogador do Paulistão, artilheiro e melhor do Sulamericano Sub 20, vice artilheiro da Libertadores e provavelmente melhor jogador da Libertadores.

    ResponderExcluir
  23. Acioli,
    O Peñarol teve disciplina tática, muita raça, muita marcação, típica dos uruguaios, mas não teve força ofensiva. Faltou qualidade e nisso, não podemos dizer que os uruguaios são superiores aos nossos. O Inter perdeu porque não teve estratégia e vacilou. Não vi nenhum uruguaio superior ao D'Alessandro, por exemplo.
    Quanto a Santos, desde 2010, que eles tem se tornado imbatíveis, com Ganso e Neymar. O título não foi nenhuma surpresa, para o que vimos desde a Copa do Brasil, ano passado.
    Sobre o Neymar, nunca disse que era fraco. Eu disse que é um "cai-cai" e que falta estourar na Europa para daí, sim, reconhecermos de vez seu grande futebol.
    Ontem, ele entrou de sola num jogador do Peñarol e nem sequer levou cartão amarelo. Noutro lance, se jogou feito uma "gazela" na área, simulando um penalti. O juiz não fez nada.
    Me corrijam, se eu vi mal o lance.
    O problema dele é que, quando um zagueiro chega, ele se joga, feito uma "bichona". Esse é seu problema, simular faltas, e provocar demais os adversários. Os árbitros caem na dele. No mais, não seria louco de contestar o talento desse jogador.
    Dorival Júnior o coloca abaixo apenas do Messi. Ainda acho um exagero. Neymar precisa chegar aonde craques como Romário, Ronaldo, Ronaldinho já chegaram. Jogar na Europa, é outra história.
    Outra coisa: pelo que vi, ontem, quem lutou e decidiu não foi somente ele, mas o time todo. Não se ganha o campeonato com um só craque.

    ResponderExcluir
  24. Acioli,

    Eu endosso as palavras do FJC sobre o Neymar, que quando resolve só jogar bola é muito bom, mas daí a dizer que está no nível de Messi, etc.. já é exagero.Também acho que está mais que na hora de ele ir prá Europa, onde os árbitros também não são lá essas coisas técnicamente, mas não são tão influenciados pela mídia "babaôvo" paulista e com certeza não vão protege-lo dos zagueiros, e espero que vá pra Inglaterra onde, ou aprende a só jogar bola(em pé) e aguentar porradas (de verdade) ou não se cria e volta prá onde todos o louvam como "reizinho", óbviamente querendo ganhar algum com isso. Se for prá Europa e continuar evoluindo, será (eu disse SERÁ) em dois ou tres anos um dos melhores do mundo. E vamos combinar, num time com Arouca, Elano e Ganso acho que até o Viçosa vira artilheiro. (Tá bom! Acho que exagerei!rsrsrsrs)
    E nesta decisão, duvido que o "boca de véia" não tenha chegado nele e dito: - "Se ficar caindo no campo eu te tiro do time, moleque!" Ainda mais depois daquela conversa ridícula quando ele teve que mandar o Elano pressionar o àrbitro no primeiro jogo em Montevidéo.
    Ademais, parabéns pro Santos que soube manter seus jogadores de base por mais de tres anos e agora colhe os frutos! Isto prova que paciência e sequência (só pra não perder a rima) levam à excelência!
    Quanto aos uruguaios, gostaria de ouvir a opinião de quem, à alguns dias atrás dizia serem uns mortos de fome, etc... com apenas tres ou quatro times de médio pra bom nível, chegam á final da LA deixando quantos "maravilhosos" esquadrões brasileiros na poeira da eliminação "chorando as pitangas" até agora.
    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir
  25. É pelo jeito, nem que Neimar seja o destaque da copa América e depois da copa do mundo, não irá convencer voces. Na minha modesta opinião, tudo isso deve-se a aquela semi-final da Copa do Brasil, onde o Santos eliminou o Grêmio. Meu melhor amigo é gremista e também odeia o Neimar, alguma coisa tem entre os gremistas e o Neimar, mas vamos deixar pra lá.

    No Inter, o Cavenaghi tá de malas prontas. Lembro de quando ele chegou, eu disse que se o Inter estivesse contratando o Diego Clementino do Grêmio, estaria mais bem servido, e agora vejo que eu estava coberto de razão. Renam e Sóbis, também estão de saida, e se dermos sorte e um pouquinho de competência nos livramos também do Wilson Mathias, que tem propostas para voltar ao México. Não me importo que não venha ninguém, os primeiros passos é nos livrarmos de quem não está produzindo, e acabam tirando a chance de aparecer algum bom jogador da casa, que sempre jogam com mais vontade e acabam deixando algum dim dim na hora da saída.

    O Grêmio está na contra-mão do Inter, está comentendo os mesmos erros colorados, trazendo Marquinhos, que só joga bem em time pequeno, o veterano Gilberto Silva, bananeira que já deu cacho, Mirales, que será outro Escudero da vida. O único que eu acredito que dê certo se sair mesmo a contratação, é a do Alex Silva, esta sim será uma bela contratação, pena que o colorado tão mal servido de zagueiros não pensou nisso.

    ResponderExcluir
  26. Acioli,

    A antipatia por Neymar não se refere aquele jogo em que fomos eliminados na Vila Belmiro. Naquela oportunidade, quem fez a diferença foi o Ganso, naquele chute certeiro de fora da área, furando o bloqueio gremista que segurava o jogo.
    Neymar tem talento com a bola nos pés, e isso ninguém discute. O que se pode discutir é o caráter desse atleta. Já viu uma entrevista desse cara? Grandes craques do futebol brasileiro, como Romário, Renato, Ronaldo entre outros sabiam falar no microfone! Neymar é burrice completa!
    No jogo contra o Peñarol, ele poderia ter sido expulso, se o juiz aplicasse a regra! Me corrija se eu estiver errado: ele simulou um penalti e de uma solada na perna do adversário!
    A mídia paulista não fala sobre isso!
    Outra coisa: se fosse um time aqui do sul que tivesse o campo invadido por torcedores, certamente, haveria punição ao clube.
    A briga começou quando um torcedor do Santos, invadiu o gramado e agrediu um jogador do Peñarol. No fim do jogo, ouviu-se aquela "baboseira", típica do Cleber Machado, criticando a atitude dos uruguaios, sem mostrar a verdade do que aconteceu. Neymar também entrou na confusão e foi covarde ao chutar um jogador caído no meio dos santistas.
    O Santos merece o título porque a dois anos é o melhor time da América do Sul, não resta dúvida. Mas algumas verdades precisam ser ditas, sem sermos influenciados pela mídia, certo?

    Sobre o Inter, com excessão da defesa, depois do Santos, vocês tem um dos melhores meio de campo e ataque da América. O que atrapalha é a indisciplina e os velhos defeitos, que você sabe qual é.

    Sobre o Grêmio, ou estou mal informado, mas Alex Silva não vem, caso a dupla Mario e Saimon, consigam manter uma boa sequência.
    Daí a necessidade de contratar um jogador experiente como Gilberto Silva, para tentar equilibrar as coisas. Pode estar velho, mas e daí? Tem muito jovem que não tem seu potencial.
    Sobre o Miralles, assim como o Adolino, você começa a secar o gringo tricolor.
    Miralles foi um dos melhores da Libertadores 2011, e a expectativa é grande em torno desse atleta. O Escudero era previsível, pois amargava um banco de reservas no Boca Júnior. Se tivesse bem não viria tão fácil para o Olímpico. Renato não indicou essa contratação e ele estava certo.
    Isso já aconteceu com muitos jogadores jovens por aqui. Ele fez alguns golzinhos, foi considerado um craque, mas está longe de sê-lo.
    Com Miralles e André Lima, o Grêmio melhora no ataque. O problema está na lateral esquerda com Neuton ou no meio com Marquinhos e Douglas.
    Eu faria uma proeza nesse time, adiantaria o Fábio Rochemback que tem bom passe para jogar na terceira função e jogaria com três volantes se for preciso. O tricolor tem que resgatar a pegada e a força na marcação. Gabriel e Lúcio vão bem pelos lados e Gilberto Silva faz bem a função de volante a frente da área, quase como terceiro zagueiro.
    O Renato quer implantar uma outra ideia no time, que é de toque de bola, sem fazer muitas faltas. Não sou a favor das "botinadas", mas a marcação sob pressão é absoltamente necessária num time.

    ResponderExcluir
  27. Amigo Marcão,vou confessar na semana passada,eu tive que sair e não consegui torcer pelo seu time,mas hoje eu assisti o jogo todo,mas não tenho culpa se não deu certo.Sobre o Inter eu ja tinha convicção,que estava melhorando assim como ja tinha observado,que não tem nenhum time com essa bóla toda,olhe o SP tomou goleada,e não foi só o Inter,que perdeu para o Ceara. Acredito que o Falcão,está começando a encontrar o caminho,da vitória.Mas confesso que numa coisa,eu me enganei acreditei que o Renato ia se estrumbicar,todo com a imprenssa,e o Falcão iria se dar bem,mas foi o oposto hoje quando o Gremio fez o gol,o narrador falou em luta heroismo,mas se fosse o Inter que estivesse perdendo,estaria tudo perdido e foi exatamente a imprenssa,que fez as crises.Agóra se o Inter ganhar,mais uma eles ja irão falar que é o principal candidato ao titulo,coisa que não é verdade,nos ultimos anos quem ganhou nunca foi quem éra o mais cotado,e quem estava na frente nos últimos jógos acabou tropeçando. Mas vamos ver no que vai dar,só não podemos embarcar na onda da imprenssa,e acreditar em térra arrasada,temos que torcer e mandar energias positivas,ao nósso Inter,mesmo não concordando com algumas atitudes da diretoria, que as vezes é céga,ou não conseguimos entende la saudações coloradas

    ResponderExcluir
  28. 6 rodadas, 9 pontos, como se tivéssemos ganhado as 3 dentro de casa e perdido as 3 fora de casa. Enfim a tranquilidade volta ao Beira Rio. Quinta feira contra o Atlético mg, é como se começasse o campeonato pra nós, podemos jogar fora de casa com tranquilidade, e sem o dever de trazer os 3 pontos a todo custo, o que quase sempre faz com que a derrota seja eminente.
    Renan, Sóbis, Cavenaghi, estão de malas prontas, Rodrigo 6 meses fora, Oscar e Ruan vão para o Mundial Sub 20, Andrézinho e Sorondo estão no departamento médico, o lateral Daniel emprestado ao Havaí, com isso nosso elenco fica muito reduzido, porém, nada que faça falta, pra vermos o exesso que existia no clube.
    Com estas saídas, teremos a chance de ver os recem chegados Gilberto, Alison e Fabrício, além de observar melhor o jovem Ricardo Goulart, quem sabe novas oportunidades pra Glaidson que estava esquecido no clube. Precisamos mudanças, uma grande mexida no elenco, e desta vez vamos nos virar com quem está aí, e não contratar nomes, como fizemos na chegada de Renan, Sóbis, Alex, Leonardo, e Cavenaghi, que além de levarem uma grana preta do clube, ainda tiraram as chances de aparecer alguém da base.
    Estou feliz, com as saídas de Renan, Sóbis e Cavenaghi, e gostaria muito que W. Mathias, Alex e Lauro encontrassem um novo clube, pra enchugarmos ainda mais a folha salarial e tivéssemos espaço pra chegada de sangue novo. Vamos na contra-mão da maioria dos clubes brasileiros, que estão trazendo jogadores de baciadas, com contratos longos e milionários, sem saber de onde virá o dinheiro para pagá-los.
    Sobre o Grêmio, só uma observação, o Renato escalou o Lins, sózinho no ataque, que não serve nem pra Ponte Preta ou Bragantino, e deixou Leandro no banco de reservas, assim não dá Renatão, vamos colocar atacantes no time.

    ResponderExcluir
  29. Só pra concluir o comentario do Aciole ...

    "Ou colocar o Renatão na rua ..."

    Tá feia a coisa na azenha e não aprece que vai ser o Renato que vai melhora-la.

    Sem reforço, sem esquema, sem vontade, sem direção e agora sem motivação o Grêmio caminha pra derrocada e em quanto a guerra civil Renato X Direção segue nós torcedores nos envergonhamos cada vez mais com a falta de profissionalismo da Direção do Técnico dos jogadores.

    Ae depois vem aquele politico safado do Odone pedir pro pessoal se associar pra ajudar a equipe, é muita sacanagem com o torcedor.

    To axando que o o time perdeu os arreios, e se o Odone foce homem suficiente ele demitia o Renato e traria o Cuca, talvez não adiante mas pelo menos o time teria um esquema, faria treinos e os capangas do Renato perderiam a mordomia.

    Mas tratando se de Odone é bem capaz de ele trazer o fracassado do Adilson batista ou o inútil d Roth.

    ResponderExcluir
  30. Com esse time e com essa campanha, voltamos para a segunda divisão, não há dúvida. Apesar de tudo, sou daqueles que não vou mais ficar "estressado" e permanecer sob as lamúrias, aqui nesse blog.
    O campeonato só começa de verdade, para o tricolor, depois que os contundidos se recuperarem e depois que os poucos e escassos reforços tiverem condições de jogo.
    Contra o Bota-Fogo, entre machucados, suspensos e sem documentação, o tricolor teve Fabio Rochemback, Adilson, Gilberto Silva, Leandro (voltando), Miralles e André Lima.
    Embora não seja aquela maravilha, não dá pra começar a chorar logo cedo e esquecer que temos, ainda, pelo menos, meio time no departamento médico.
    Concordo que o presidente Odone sacaneou Renato Portaluppi, sem oferecer-lhe um time para as competições. Mas também temos que ponderar que o presidente não entra em campo e não leva cartões amarelos e vermelhos, sem necessidade, como aconteceu com o Fernado. O presidente não tem culpa se o Magrão perdeu um gol, imperdível. Tem alguma culpa em mantê-lo no elenco, mas não é o presidente que perde gols.
    Borges estava morto no futebol, para muitos gremistas. No Santos, já é um dos artilheiros.
    A derrota por 2x1 foi normal, diante das circunstâncias. Ainda é cedo para o desespero.

    ResponderExcluir
  31. Na minha opinião, mandar o Renato embora não seria uma boa para o Grêmio. Renato tem a maioria dos torcedores á seu lado, e com ele no comando o Grêmio ganha em identificação, tem um encontro com sua história e as vitórias são mais saborosas e ganham um tom de nostalgia.
    Com o elenco à disposição, eu não acredito que dê pra fazer grande coisa, mas que também não corra risco de rebaixamento, e além do mais, foi o Renato que deu aquela arrancada no segundo turno do brasileirão ano passado, onde ninguém acreditava, não dá pra esquecer isso. Cuca e Adilson Batista não são melhores que Renato, e perdem feio na questão motivacional e o que representam pro clube. Falta de sintonia entre Renato e os dirigentes é o que está havendo, parece que estão jogando uma queda de braço, e quem sai prejudicado é a equipe.
    Renato indicou Jael, conversou com o atleta, combinou até salário de 80 mil por mês, com contrato de 2 anos, e mais 1 milhão pelo passe, a diretoria vetou, disseram que não tinha necessidade de um investimento destes. Aí fica difícil, o treinador pede um atleta e a diretoria traz quem ela quer, ou quem está mais fácil e disponível no momento.

    ResponderExcluir
  32. Concordo que para dar um parecer melhor é preciso esperar os "reforços" e os lesionados voltarem, ou seja o Renato ter o elenco todo a disposição.
    Mas a questão a meu ver não é oque falta, e sim oque Renato não consegue fazer com oque tem, vejam vcs, Douglas não rende mais nada, Gabriel é um nulo na lateral, Lucio está de dar dor nos olhos, o time não tem 1 esquema decente, não tem padrão de jogo muito menos alguma referencia de jogada.
    Renato a meu ver perdeu a redia do elenco, seus cascudos já não corespondem mais oque ele espera, os casquinhas não vão salvar a patria muito menos o couro dele.
    A para mim o problema do time é uma junção de deficiencia tecnica do elenco, desorganisação tatica e principalmente DESMOTIVAÇÂO.
    Sim o Grêmio de hj não tem nem um pingo de motivação, e isso mais do que tudo vai afundar o time cada vez mais.
    Eu já larguei de mão, com o Renato e essa direção frouxa e incompetente em guerrinha particular quem vai perder somos nós.
    E quando nós nos der a agua tah batendo na bunda e o Z-4 logo ali.
    Mais do que elenco fraco falta organização e não vai ser o Renato que vai organizar pelo que deu pra ver até agora.

    ResponderExcluir
  33. O Douglas tem jogar com um atacante de referência. Se sair do tricolor e for para o Corínthians, vai acontecer igual ao Borges que agora desandou a fazer gols.
    O esquema vai mudar Grêmio com Mirales e André Lima. O próprio desempenho de Gabriel, Lúcio e Douglas vai depender desses dois.
    Resta saber da condição física dos mesmos. Renato está certo: três zagueiros com o Gabriel e o Lúcio abrindo pelos lados.
    Falta a força ofensiva. É o que ele vai ter nas rodadas seguintes. Se nós torcedores inventarmos uma crise e desacreditarmos, aí vai ser pior ainda.
    O erro do Renato nessa rodada, foi tirar o Saimon. No ataque, ele poderia ter jogado com dois, que nada ia adiantar. Falta qualidade.
    Não tem o que fazer. Ele precisa do argentino e do jogador de referência que se contundiu.
    Cuca e Adilson Baptista? Nem pensar. O Renato só sai se perder o controle da situação e se desistir de levar a diante. O que ainda não é o caso.

    ResponderExcluir
  34. Stevan,
    Entendo claramente tua revolta, pois um time com a grandeza do Grêmio não pode se contentar com uma campanha "sem-vergonha" igual essa, 7 pontinhos em seis jogos. Mas se considerar que estamos jogando só com defesa e meio campo até que não tá tão ruim.E o pior é não ter mais nenhuma esperança de melhora, fora o retorno de meio time, como frisou o FJC. Com dirigentes querendo ser estrela, a todo custo, sem se preocupar com as consequências das suas declarações, não tem profissional de motivação que dê jeito.Já vimos no lado vermelho uma guerrinha de egos parecida, à poucos dias, mas ao que parece já superaram e o time voltou a vencer.
    Acioli,
    Achei de muito bom senso tua opinião sobre o treinador gremista e concordo com ela, pois nem o Cuca, nem o Adilson (que apesar de serem paranaenses, seguem o estilo gaúcho de treinador) são melhores que o Renato, e agora que os reforços poderão melhorar(?) a qualidade do time, seria uma "puta" sacanagem com treinador que aguentou o repuxo até agora, com a perebada.Apesar de não terem contratado nem a metade dos reforços necessários, nem em número e nem em qualidade.

    Adolino,
    Também sou da opinião que não há nenhum bicho papão até agora, e talvez sendo repetitivo, ainda acredito que tem pelo menos dez em condições de sair campeão este ano.
    A propósito, tu precisa sair mais Adolino! rsrsrsrsrs

    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir
  35. Vejo muita expectativa em torno das estréias de Gilberto Silva e Mirales e também do retorno de André Lima. Não quero desanimar os colegas gremistas, mas como eu disse sobre o Marquinhos que só joga bem em time pequeno, o Gilberto Silva está vindo se aposentar no Grêmio e Mirales é outro Escudero da vida. Em pouco tempo, todos estarão rezando pra eles recindirem com o Grêmio e irem embora, como nós colorados estamos ansiosos pelas saidas de Renan, Sóbis, Cavenaghi, Mathias e tantos outros. André Lima, este sim, é um bom jogador, já assimilou o estilo gaúcho, mas vindo de longa recuperação, talvez demore um bom tempo até voltar a jogar um bom futebol. Lembro que Nilmar após sua recuperação, jogando direto, demorou mais ou menos 6 meses pra apresentar seu melhor futebol.
    Muitos dirão, "mas Mirales foi um dos melhores jogadores da Libertadores 2011". Sim, mas em seu país, jogando no seu estilo, e com um salário baixo. Estes jogadores sulamericanos, com poucas exeções (Guinazu, D'Alesandro, Montilho, Conca, Lugano, Sorin), destaques na Libertadores, vem jogar no Brasil e quase sempre é dinheiro jogado fora. Todo ano é a mesma coisa, dezenas deles vem com salários altos e tornan-se um problema para o clube.
    Só lembrar que o Inter ainda paga a maior parte do salário do Bolaños para ele jogar no milionários de Bogotá, e paga também 80 mil reais, para o Bustos treinar em separado do grupo principal.
    É meus amigos, o que hoje é uma grande esperança, amanhã pode se tornar uma enorme dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  36. Não sei muito sobre o Miralles, apenas vi alguns gols e algumas jogadas dele, pelo Colo Colo, em parceria com o Paredes.
    De certa forma, é uma aposta. Vamos ver no que dá.
    O Acioli diz que o jogador é ruim, que não vai dar certo, mas não diz com base em que chegou a essa conclusão.
    A comparação com Escudero não se fundamenta. Mirales é atacante, foi bem na Libertadores e era titular em seu clube.
    Tem mais: Ele vai disputar vaga com Leandro, que vinha muito bem antes da contusão. Se jogar mal, vai ficar no banco.
    O André Lima é sem dúvida o grande reforço. A jogada aérea voltará a ser o forte do time.
    O Gilberto Silva está velhinho. Mas tem muito jovem que não consegue se firmar no tricolor. Adilson está de malas prontas, e acho que melhor para ele e para o clube. Tomara que na sua saída, não vá embora também Mário Fernandes, pois aí sim estaremos na roça.

    ResponderExcluir
  37. FJC, minha base é exatamente o que eu escrevi, estes jogadores se dão bem nos seus clubes porque ele está em casa, no seu país, jogando no seu estilo e com salário baixo, e além disso quanto tempo levou pra se destacar.
    Quantos jogadores destaques em libertadores se deram bem no Brasil, fora aqueles que eu destaquei acima? E veja que todo ano é uma enchurrada de Argentinos, Chilenos, Uruguaios e colombianos, e quase sempre o desfecho é o mesmo.
    Na maioria dos casos o dinheiro sobe pra cabeça dos jogadores e afeta o rendimento dentro de campo. Ou são as diferenças táticas, ou é saudade da família, ou são as comidas diferentes, ou é porque o cara era ruim mesmo. Motivos não faltam para fracassos de estrangeiros em terras tupiniquins.
    Mas vc tem razão FJC, vamos esperar e ver no que vai dar, só não esqueçam que como no caso do Escudero e do Cavenaghi eu também avisei.

    ResponderExcluir
  38. Amigo,Acioli,seu pedido está sendo atendido, mais um que vai o Lauro,está de malas prontas e de todo o coração,que seja muuuuiiiiiitttttoooo feliz.Portanto,não só pela vitória,mas vejo que as coisas estão começando a melhorar,e nós como bons colorados,temos que agradecer mesmo a mais singéla mudãnça,para que venha mais e melhores só criticar,manda muita energia negativa,temos que agradecer,mais que assim tudo se armoniza. Eu fiquei muito preucupado,com a guerra que a imprenssa fez,estava parecebdo que o Beira RIO ÉRA TÉRRA ARRASADA,MAS PELO QUE EU PERCEBI,NÃO FOI PARA TANTO,E OS QUE ERRARAM FORAM HUMILDES PARA VOLTAR ATRAZ,E ASTIAR A BANDEIRA DA PAZ,e por incrivel que pareça,o time deu a respósta do geito que estava,só iria piorar,a situação mas ainda bem,que temos dirigentes de bom senço e que colocam o Inter,acima do seu égo,pelo menos é nisso que eu gósto de acreditar,para o bem do meu amado Inter.SAUDAÇÕES COLORADAS PS Amigo Marcão,eu realmente tenho que sair mais mas não se preucupe,quando o Grêmio vir jogar aqui com o Bahia,eu irei no estadio para torcer mas é como vcs ja falaram,que eu sou dautônico pósso confundir as cores,e sem querer parar na torcida do Bahia,eu e meus filhos todos com camizas do Inter rsrsrsrrsrs

    ResponderExcluir
  39. Adolino, é muito importante a saída de atlétas com salários altos que não estão contribuindo como deveriam. Vejamos. Só Com a saída de Renan e Sóbis, são 500 mil por mês só de salários, se somarmos á isso encargos trabalhistas e outras despesas, chegaremos a uns 800 mil por mês, multiplicados por 12 meses, serão quase 10 milhões por ano. Neste patamar Alecsandro foi embora estes dias e Cavenaghi está também de saída. Só estes 4 jogadores, sem utilidade pro clube, seria uma despesa de mais ou menos 20 milhões por ano, isso significa que a mensalidade de quase 35 mil sócios vão toda só pra pagar estes 4 atletas. Muita coisa na atual situação dos clubes brasileiros e do país em geral.
    Vamos comemorar muito estas saídas, a saúde financeira dos nosso clube é importantíssima.
    Com a saída de Lauro, são 100 mil a menos por mês. Leonardo foi embora sem que a maioria dos colorados o conhecessem, ficou 1 ano, e são 150 mil a menos por mês. Edu está no vitória, e está recebendo 75 mil por mês, metade do seu salário, mas é só até Agosto.
    No fim das contas, no frigir dos ovos, é muita grana que vai deixar de sair do clube.
    Andrézinho e Wilson Mathias, com salários de mais ou menos 200 mil, bem que poderiam ser os próximos a sairem, mas isso também já é pedir demais em pouco tempo, só tenho aqui à aplaudir o que já foi feito e torcer pra que continue esta limpeza, que tanto pedi aqui neste Blog. Parabéns diretoria colorada.

    ResponderExcluir
  40. Acioli,

    Desculpe minha sinceridade, mas tua opinião sobre os "gringos" me parece um tanto quanto preconceituosa, pois entre todos os que te decepcionaram,(pra exemplificar só no teu time) a grande maioria é brasileiro mesmo, alguns até gaúchos e outros são crias do próprio Inter. Acredito que toda contratação, independente da origem do contratado, é uma aposta. Um único exemplo pra não me alongar muito, o Alecsandro era execrado por voces colorados até sair para alívio de todos, principalmente dele. Agora é ídolo vascaíno e colaborou muito para o título da Copa do Brasil. Por isso que sou de acordo com tua opinião que deve-se apostar mais em jovens desconhecidos, da base ou não, afinal se não vingarem, o prejuízo será mínimo e com muitas possibilidades de recuperação do pequeno investimento em futura negociação. Teus cálculos sobre os valores acima demonstram o quanto de dinheiro foi esbanjado sem quase nenhum retorno.E do lado tricolor prefiro nem comentar, apenas acho precipitado qualquer especulação sobre o desempenho de quem ainda nem estreiou, tem tanto pereba jogando a tanto tempo que não me custa nada ter paciência(mais um pouco)e esperar uma sequência mínima para poder emitir julgamento sobre as atuações das "novas" atrações gremistas.

    Adolino,
    Agora entendo porque tu diz ser colorado, pois não consegue distinguir a beleza que é uma camisa tricolor gremista daquela coisa horrosa que é a camisa vermelha. kkkkkkkkkkkkk
    Já que quer ir na torcida do Bahêa, vai com a camisa do teu time daí, o Vitória!rsrsrsrsrsrs

    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir
  41. Se minha fonte não estiver errada, o Cavenaghi fez destacou nos anos idos de 2001-2002. Portanto, o mau desempenho já era de se prever.
    Quanto ao Escudero, embora tenha feito uns golzinhos bonitos e tenha passagem pela Seleção argentina, era um jogador que não vinha sendo aproveitado pelo Boca, e, portanto, não podíamos esperar grande coisa dele, com a camisa tricolor.
    Quando se trata de argentinos, a gente sempre fica curioso e espera algo de bom, sobretudo, pelo histórico de bons jogadores que tivemos, no futebol brasileiro.
    Miralles vem de uma situação diferente dos jogadores acima citados. Foi artilheiro na Libertadores e é um jogador em plena atividade.
    Tomara que seja diferente. O Acioli disfarça, mas seca o atacante gremista, esperando que as coisas deem errado. Isso é normal.
    Independente dele ter um grande desempenho ou não, acredito que o esquema de Renato mudará com a volta de André Lima, não porque se trata de um grande jogador, mas pelo fato de ser um jogador que vai mudar a forma dos outros companheiros se posicionarem.
    Não é o André Lima que vai mudar o time, são os companheiros que mudam em função do jogador de área.
    Para isso, creio que será necessário trazer outro técnico. Renato está desgastado. Precisamos de um "treinador-tático e estrategista, não de um "jogador-treinador".
    No jogo de hoje, o tricolor teve muitos jogadores voltando de lesão, e assim fica difícil esperar algo melhor. Não considero esse empate um desastre, porque o time ainda não está 100 por cento.
    No entanto, acredito que seja a hora de mudar a comissão técnica.
    Entre os possíveis nomes, creio que Dorival Júnior seria o nome mais apropriado, embora não esteja bem no Atlético-MG.

    ResponderExcluir
  42. Assisti, o jogo do Gremio,e uma parte do jogo do Bahia.Peolo que se mostrou,até agóra,qualquer um dos times tradicionais são candidatos ao titulo.Pósso estar enganado,mas no Gremio reina a discórdia,entre Reinato e diretoria,e isso é péssimo.Não se trata nais da competência do RENATO,QUE PARA MIN É MAIS VITIMO DO QUE VILÃO MAS O MELHOR SERIA TROCAR,COLOCAR SANGUE NOVO JA QUE AI TODA A DIREÇÃO VAI ESTAR EMPENHADA EM FASER O TME GANHAR.Se coseguirem harmonia,e jogarem melhor principalmente,com os reforços,estarão no pareo pelo canéco.Olhem o Corinthias,ganhou com as calças na mão do Bahia quem o salvou foi o goleiro,que fez varias defezas.Santos perdeu para o Figueira,ou seja quem jogar sem menosprezar,adversario estara no pareo,não tem bicho papão,e o mesmo vale para o Inter,se não menosprezar hoje poderá ganhar,mas se entrar com o ja ganhou,irão perder e isso vale para todos.SAUDAÇÕES COLORADAS

    ResponderExcluir
  43. É verdade FJC, eu seco não só os atacantes gremistas, e o Grêmio também, como tu mesmo disse, "normal". Como vcs também secam o Inter e assim é o mundo do futebol.

    Marcão, mais uma vez vc está com razão, acho que se o Inter acenasse com a possibilidade de contratar o Messi, se isso fosse possível, mesmo assim eu ficaria com um pé atrás. Estou cansado, de contratações desastrosas, porque tenho visão que isso atrasa muito o clube. vou citar só 14 erros, nos últimos 2 anos: Kléber Pereira, Edu, Leonardo, Sóbis, Renan, W. Mathias, Bolaños, Bustos, Tiago Humberto, Marcelo Cordeiro, Ilan, Rodrigo, Alex e Cavenaghi. Sem contar os meia boca, que não foi prejuizo total, como Bolatti, Zé Roberto, e Tinga. Tenho arrepio só de escutar que o Inter tá trazendo mais um medalhão com salário alto e contrato longo. E não me importo de ficar alguns anos sem título, pela boa saúde financeira do meu clube.

    Sobre o Grêmio, Renato jogou a toalha, tudo o que a diretoria queria, pois demitir Renato deixaria muita gente descontente. Assim foi ele que abondonou o navio, e não se tinha o que fazer. Só que o torcedor quer reação e mudança, e se o novo treinador não resolver o problema, daí o alvo dos torcedores passam a ser outro, e cabeças vão rolar. Acredito que o Grêmio sai perdendo com a saída de Renato á longo prazo. Agora pode chegar um novo técnico e motivar o grupo e ter uma reação imediata, porém totalmente palhativa. Falando em futuro perde sim o tricolor, perde sua identificação, seu encontro com o passado glorioso e um maior sabor nas vitórias conquistadas. Será o mesmo caso de quando Falcão sair do Inter. Tomara que demore muito este dia, pois como eu sempre digo, "Técnico é uma figura decorativa á beira do gramado". Então se temos que pagar entre 250 a 500 mil para um comandante, então que seja pra alguém que já nos deu muita alegria. Estou triste com a saída de Renato, perde o Grêmio, perde o Inter, perde o futebol gaúcho, e perde o futebol brasileiro.

    ResponderExcluir
  44. Caro Acili,vou discordar de vc.Não pelo Renato em si,mas pelo que ele significa,ao meu ver a diretoria,tinha ele como um inimigo,ou uma ameaça a eles,e com isso acredito que prepararam a cama dele,para que ele se ferrasse não interessando o clube.Mas estando néssa situação,o melhor para o clube é ele sair.E eles mesmo que para provarem que o Renato estava errado,irão dar todo o apoio ao novo comandante,e com isso pódem criar uma inião,de todos e ai entra as forças do iniverço,que em harmonia tudo funciona.Pelo menos éssa é minha opinião.

    ResponderExcluir
  45. Só mais uma coisa,eu vi a ótima movimentação do Miralles,e com certeza basta reorganizar o time que ele fara toda a diferença,mas lógico que ele sósinho não vai resolver.

    ResponderExcluir
  46. É uma péssima notícia. Como gremista, não sei quem está com a razão. Odone não deu um time competitivo ao treinador. Essa foi a maior injustiça, como todos sabem.
    Por outro lado, Renato tem cometido alguns equívocos e, com ele, alguns jogadores não estão jogando bem. É o caso do próprio Escudero. Não sei se sob o comando de outro treinador, ele não seria capaz de render um pouco mais.
    De qualquer forma, se Odone e Vicente Martins não forem bem sucedidos nas mudanças, ficarão marcados como os piores gestores da história do clube.
    O momento é péssimo e essa demissão veio no pior momento. Prometi não chorar nesse blog. Mas já me conformo com a ideia de uma série B.
    O tricolor gaúcho é um grande clube a sucumbir cada vez mais, cheio de divergências.
    A frente da direção do clube, Odone esbanja toda sua prepotência e desprezo não só pelo maior ídolo do clube, como também pela torcida.
    Creio que Cuca será o substituto. Será ele vai enterrar mais o time como fez outrora?

    ResponderExcluir
  47. Adolino prefiro acreditar que vc está errado, e que esta história de dirigente, técnico ou jogador em algum momento, fazerem corpo mole ou outros artifícios para o clube que defendem ir mal, só pra prejudicar alguma parte, não existe, pois é algo repugnante e que acaba sempre prejudicando principalmente o torcedor.

    FJC, se serve de consolo, fique tranquilo, o Grêmio não cairá. Por mais desorganizado que esteja no momento, o Grêmio conta com um elenco razoável, e com a chegada dos contratados e com a volta dos lesionados, ainda vai encomodar muito. Vitor, Gabriel, M. Fernandes, Rafa Marques, Lucio, Roka, Gilberto Silva, Marquinhos, Douglas, Miralles e André Lima, é uma boa base.
    Este time completo do Grêmio, não fica devendo nada á ninguém neste brasileiro que está nivelado por baixo. Ontem vi o líder Corínthias, levar um sufoco do time reserva do Bahia. É só questão de acertar o baralho.

    ResponderExcluir
  48. FJC,

    Tenho que admitir que o Acioli tem razão em te tranquilizar, se não temos ainda um time formado atuando também não estamos tão mal assim, e não tanto por méritos nossos e mais por fraqueza dos adversários, estamos no meio da tabela e acredito que só podemos subir, talvez nem cheguemos ao G4 mas ficaremos longe do R4.
    Concordo contigo que o Dorival Jr. seria muito bem vindo, mas prefiro outro Jr., o Caio Jr. pela identificação e histórico junto a instituição Grêmio, que se não é igual a do Renato, não fica muito distante,(sua única e grande mácula é ter vestido a camisa rival), além de ter um excelente currículo como treinador do qual cito a que acho sua maior façanha: ter levado o Paraná Clube a disputar sua primeira Libertadores. E a campanha do Botafogo já diz tudo sobre sua capacidade de lidar com elencos sem grande qualidade, como é o nosso.Mas como está muito bem lá, é difícil que largue tudo e venha enfrentar as feras da diretoria gremista.
    Se como o Adolino diz, e já foi dito aqui antes, tem mais de dez candidatos ao título, acredito que pra cair não tem mais que seis candidatos, e o Grêmio não está entre eles. Se não melhorar nada com o novo treinador, seja lá quem for, na pior das hipóteses, deve ficar entre uns tres ou quatro que "não fedem nem cheiram"!

    Adolino,

    Teu comentário é muito pertinente, pois também sou da opinião que tendo uma nova comissão técnica, a diretoria fará o possível para dar as melhores condições de trabalho e inclusive de motivação para o grupo. Até para provar que estavam certo em forçar a saída do Renato. Apesar de eu achar uma baita traíragem agora que podem contar com os reforços contratados e recuperados, dar de mão beijada a um novo treinador. Mas vamos torcer pra dar certo!
    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir
  49. Embora seja um ato de amor e de apego ao clube que o projetou para o futebol, os gestos emocionados de Renato Gaúcho não caem bem para o comandante de um grupo. A entrevista emocionada mexe com o sentimento dos gremistas, mas em se tratando de futebol e de uma competição, é preciso mais do que esses singelos gestos e manifestações de sentimento e emoção.
    Marcão,
    Não concordo com a ideia de Caio Júnior, esse aí é outro enganador do futebol brasileiro. Entre Caio Júnior e Adilson Baptista e Cuca, não se sabe o que pode ser pior, mas dentre os três, eu escolheria o capitão américa.
    Na pior das hipóteses, Celso Roth é melhor que o "filho do Caio".
    Estão dizendo por aí, que a direção quer trazer um uruguaio, o que eu acho uma grande fria, igual aquela contratação do Inter, com o Fossati.
    A melhor opção é o Dorival Júnior, que hoje levou uma sacola, justamente, de nosso maior rival, e a segunda é o Adilson Baptista, com todos os defeitos e as canas que ele bebe.




    O treinador tem que ter cabeça fria e precisa ser mais racional nesses momentos. O fator emocional e iracional prejudicou seu trabalho a frente do tricolor.
    Odone venceu Renato no tempo e no cansaço, resta saber se terá competência para superar tudo sozinho e provar a todos que estava certo.
    Discordo dos colegas sobre a série B: o momento do tricolor é um momento muito difícil, talvez até pior que no momento da saída do Silas, ano passado. Dessa vez, se a diretoria falhar nessa mudança, algo muito ruim pode acontecer no Olímpico, porque a torcida pode se rebelar e se mobilizar contra a banda de Paulo Odone.
    Por outro lado, vejo que a chegada de alguns reforços importantes poderiam mudar totalmente a estrutura do time para o resto da temporada.
    Ybson poderia resolver dois problemas: da defesa e do meio campo.
    Ybson é daqueles jogadores que podem atuar em qualquer função do meio de campo, deslocando Lúcio para a lateral.
    O novo treinador deve servir para corrigir os erros de posicionamento do time, bem como, os vícios e os erros da comissão anterior.

    ResponderExcluir
  50. Estes dias eu escrevi num Post, que " era pouca carne pra tanta fome". Eu refiria-me a vários times que estavam com muitas esperanças, e alguns até com a obrigação de ganhar o brasileirão. Dito e feito. 2 ou 3 resultados ruins e começa a dança dos técnicos. Lamentável. E se o Inter tivesse perdido aquele jogo pro Coritiba, onde o time paranaense foi superior e merecia ter ganhado? Falcão seria mais um desempregado e não teríamos esta reação no campeonato. Agora eu pergunto: O que mudou? Sim, porque os jogadores são os mesmos, o técnico é o mesmo. Falcão encontrou do dia pra noite uma mágica que transformou o time? Como diria o Padre Quevedo, "isso no existe".
    O que fez Felipão na derrota por 5x0 pro Coritiba? Nem pra final do paulistão ele chegou.
    Este choro do Renato, é sincero, é o desabafo de quem queria ter feito mais, pelo clube que lhe deu tudo.
    As vitórias do Grêmio perdem muito sabor sem Renato, e as vitórias do Inter contra o Grêmio, perdem muito também sem o Renato.
    Saída na hora errada, com os novos chegando, e com a recuperação dos lesionados, o time certamente irá crescer. Mas Renato é assim, impulsivo, falastrão, genioso, tem carisma e identificação, veste a camisa do clube, mas neste caso não foi suficiente.

    ResponderExcluir
  51. Acho (achismo) que não, Acioli.
    O treinador não pode ser sentimentalista ao extremo como foi o Renato. Precisamos de um técnico frio, calculista e estrategista, à beira do gramado.
    Perder um grenal e um título em casa e depois chorar não é o que precisamos. Todos os gremistas devem levar em consideração que foi um gesto bonito, de amor ao clube, etc. e tal, mas isso, por si só, não resolve nosso problema.
    O que o treinador tem que fazer é passar orientação, corrigir os defeitos e o posicionamento da equipe, mas acima de tudo, deve transparecer ou deixar aparentemente se mostrar, uma certa lucidez nas entrevistas.

    ResponderExcluir
  52. Vou dizer mais uma coisa para vocês:
    Muita coisa se fala sobre o novo técnico, mas o auxiliar Roger é muito inteligente e poderia dar conta de comandar esse grupo.
    Não gostaria de ver nem Cuca nem Caio Júnior no tricolor. Chorão por chorão, já chega o anterior.

    ResponderExcluir
  53. E tem mais, meus caros:
    Não adianta, nós gremistas, dizermos:
    "Oh! Mas o Renato não tinha elenco; Odone não contratou ninguém!"
    Outros treinadores, noutras temporadas, nas mesmas condições, conseguiram resultados melhores do que Portaluppi.

    ResponderExcluir
  54. FJC,

    E agora estão falando no nome do Dunga; pra quem defende o pragmatismo na condução do grupo parece ser o ideal. Eu não aprovo um treinador que teve a oportunidade de ficar na história mundial como grande vencedor e não soube convocar e nem escalar o time favorito pra levar a última Copa do Mundo.
    Mas aguardemos pra ver quem será o novo comandante tricolor, se terá a capacidade de motivar uma reação semelhante à do ano passado.
    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir
  55. O problema do Dunga é a sua identificação com o Inter. Velho problema de todos nós, que achamos que o planeta só pode ser vermelho ou azul, sem meio-termo!
    O que o time precisa é de disciplina tática e trabalho de treino, algo que faltou no comando do Renato.
    Se Dunga vier, terá que trazer resultados imediatos e isso é perigoso! Ele não vai aceitar.
    Precisamos de um treinador mais "turrão", como usou certa vez, essa expressão, o presidente Odone. O Dunga tem esse perfil, o problema que tem colorado que não vai gostar nenhum pouco!

    ResponderExcluir
  56. Julinho Camargo novo técnico do Grêmio. Observem a tecla que eu venho batendo à tempos, de que treinador é meramente uma figura decorativa a beira do gramado. O Grêmio desta vez sai na frente de muitos clubes brasileiros, afinal tráz um cara sem nome e barato. Enquanto Fluminense paga 500 mil pro Abelão, o Santos 700 mil pro Muricy, o Palmeiras 1 milhão pro Felipão, o Inter e Atlético Mg 450 mil pra Falcão e Dorival Junior, o Grêmio vai pagar bem menos pro Julinho Camargo. Sinal dos tempos. E daqui pra frente vamos ver muito isso meus amigos, é só esperar pra vermos quantos técnicos milionários vão ficar sem emprego, baixar a bola, dirigir times de 2ª divisão por um salário condisente com o seu trabalho.

    Estes dias elogiei a Diretoria colorada, por enchugar a folha salarial. Cedo de mais. Agora estã fazendo de tudo pra conseguirem ficar com Renan. Querem ficar com ele de todo jeito, e enchem a boca pra falar que será uma transação sem custo pro clube. Será que um salário de 250 mil por mês, só de salário, já não é um grande custo pro clube? Se Renan ficar por mais um ano, estaremos gastando mais ou menos uns 5 milhões entre salários, encargos e outros emolumentos previstos em lei, pra ele ficar esquentando o banco pro Muriel. Muito caro.
    A antiga diretoria fez vários contratos milionários e longos, erros terríveis, que fazem com que agora tenhamos que vender quem está jogando bem e produzindo pra tapar os buracos, de quem veio só passear e enriquecer no Beira Rio.
    Juliano foi no começo do ano por 10 milhões de Euros. Agora a bola da vez é o Damião. Será que nunca vamos aprender a fazer negócios? Diretoria colorada, 1+1=2, 2+2=4, 4+4=8. O dinheiro não é de vcs pra jogarem pela janela. Respeitem o torcedor, não vendam quem tem vontade e está produzindo pra trazerem Cavenaghi, Sóbis, Ilan, Mathias, Leonardo, Kleber Pereira, Edu, e tantos outros, que vem com nome e pompa e não resolvem nada.
    Já aliviamos bem a folha salarial, estamos no caminho certo, se suportamos no ano passado, este ano está bem mais fácil. Não precisamos vender ninguém agora.
    O que mais me deixa indignado, é vender quem está adaptado ao futebol gaúcho e produzindo, e depois pegar este dinheiro, e pra fazer média com a torcida trazem um cara com nome, que ninguém sabe se irá jogar bem, e que quase sempre dá certo. Sou burro demais pra entender isso.

    ResponderExcluir
  57. Retiro o que eu disse, que o Grêmio saía na frente trazendo um treinador barato. Fiquei sabendo que Julinho assinou por 6 meses com salário de 200 mil por mês. Que absurdo. Agora vejo que não é só no Inter que o dinheiro é queimado sem dó nem piedade. Lamentável.

    ResponderExcluir
  58. Não creio q o julinho vá da geito nesses medalhões do Grêmio, a meu ver ou ele usa a base com quem treinou e foi campeão varias veses pra formar uma ekipe mais competitiva ou ele vai se dar mal.
    O problema era que Renato a meu ver já não tinha mais o apoio dos "cascudos", quando falo isso é querendo dizer que akeles caras q jogaram muito pelo Renato no ano passado esse ano estão largado nas cordas e isso influenciou diretamente no rendimento do time, pois Douglas, Gabriel e Lucio devem achar que não tem por que suar sangue pelo time pois ja fizeram de mais.

    Eu torço muito pelo julinho, tenho esperanças que ele vai usar a gurizada da base e isso é fundamental pra renovação de um time, alem do mais ele não deve nada aos "cascudos" isso significa que não tem responsabilidade em escalar Gabriel e Douglas.

    Mas oque entristeci pé ver que não temos nem 1/4 do brasileiro e já não vamos disputar o titulo pela incompetência da direção que nunca soube planejar nada corretamente

    ResponderExcluir
  59. Pois é, meus amigos, fica difícil de emitir uma opinião. Creio que a decisão foi correta. Pois se viesse Adilson Batista, Cuca ou quem quer seja outro "chorão" e medalhão, não teríamos grandes esperanças. Penso que seja justo dar uma oportunidade ao Julinho Camargo. Mas o Grêmio poderia ter feito isso antes numa competição como o Gauchão; não nesse momento conturbado diante de um Campeonato Brasileiro dificílimo.
    Para ser bem sucedido, Julinho Camargo vai precisar mais do que os jovens; é necessário trazer um jogador de meio de campo, com características diferentes do Douglas e do Marquinhos.
    Bruno Colaço e Neuton são jogadores que o Julinho conhece: então deverá saber que o Grêmio tem que buscar outra alternativa.
    O que precisamos, acima de tudo, é de treinamento tático e correção de posicionamento que era algo inexistia com o Renato.

    ResponderExcluir
  60. FJC,

    Tiraste da minha boca(ou de meus dedos) as palavras sobre o Julinho Camargo, também sou da opinião que o "laboratório" pra dupla é o Gauchão e deveríamos, teóricamente começar o Brasileirão com um time-base formado e com um esquema de jogo definido, com alternativas táticas prontas pras eventualidades. Mas como ele conhece a gurizada, parece que alguns sem oportunidades com o Renato poderão ser melhor aproveitados, e com uma motivação especial. Isto só já ajuda o treinador a acelerar a formação de seu time ideal, sendo apenas necessário ele conhecer melhor os novatos e os "peixes-cascudos" do seu antecessor.

    Stevan,

    Estava estranhando que ainda não tivesses te manifestado sobre a saída do Renato, pois afinal era um desejo que tu tinhas a muito tempo, né?
    Eu sou otimista com o novo treinador, pois históricamente os desconhecidos fizeram o nome no Grêmio conquistando títulos. Só os que lembro agora: Espinosa, Mano Menezes e Luiz Felipe(que ainda nem era Felipão).

    Acioli,

    Realmente é lamentável esse salário pra quem ainda não provou que o merece. E tu achas que em seis meses ele tem condições de dar o retorno pra esse investimento todo? Mesmo que seja campeão do Brasileirão, daí então pedirá quanto pra renovar, R$ 500.000,00?

    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir
  61. Na minha opinião a maior vantagem em trazer o julinho é que assim o time ganha um estrategista, Julinho não tem o carisma do Renato e sabe que pra continuar no Grêmio vai precisar de reusltados, sendo assim ele vai montar um time melhor armado que o que Renato vinha fazendo.
    Se isso acontecer o Grêmio tem tudo pra alavancar, a equipe gremista não é pior que a do Botafogo ou mesmo a Palmeirense e muito menos q a corinthiana, oque nos falta é seriedade, e espero que Julinho chegue com essa seriedade que hj nós precisamos, monte um time em que os em melhor momento joguem e não que medalhões se escalem e que acima de tudo saiba jogar bem com a bola e sem ela.
    Com o ingrenço de Miralles que a meu ver tem tudo pra suprir a carência do Jonas e Gilberto Silva este melhor primeiro volante que qualquer outro que temos disponível o time ganha outra cara, menos afoito e mais técnico e qualificado.

    Gosto muito do Renato acredito que ele ainda volte treinar o Grêmio mas já tava na hora de se tomar algumas providencias e infelizmente não ia ser ele que ia tomar.

    ResponderExcluir
  62. Na minha opinião,vejam bem não é critica,apenas opinião.Mas primeiro,no mundo do futebol,róla muito dinheiro,não adianta achar que é muito,ou temos que torcer para os campeonatos varzeanos,temos que olhar o nivel,ou seja de nada adianta querer pagar uma ninharia,que terão um técnico mediucre.Éssa história,que técnico não é fundamental,eu não concordo nem um pouco,imaginem cada um faser o que quiser tem que ter alguem,para liderar,cobrar,mostrar as virtudes e defeito do adversario ect.Acredito muito no Jlinho,e penso que ele vai incomodar muta gente,inclusive nós colorados.Se eu fosse Gremista,eu não jogaria a toalha,tem muita agua para passar por baixo da ponte,e muita gente grande irá tropeçar,basta ajustar o time,só que isso tem muito outros fatores,juntos para conseguir.Nós torcedores temos que mandar mais energias positivas,ao nóssos clubes,tomen cuidado as palavras tem muito poder,e só reclamar é facil por defeitos é mais facil ainda,daqui a pouco vamos estar torcendo contra o clube,só para provar nóssas teorias,um torcedor que ama o seu clube,póde criticar,mas tem que ver as coisas boas que muitas vezes,são muito maiores do que os defeitos,mas nós temos a tendência de se apegar só nos erros,e esquecer que temos muitas alegrias com os acertos.SAUDAÇÕES COLORADAS

    ResponderExcluir
  63. Adolino, acho que vc está equivocado neste ponto. Temos que ficar atentos à estes detales de salários. Veja os exemplos recentes de Boca Junior e River Plate. O que vc acha que ocasionou esta crise nos principais times argentinos? Má administração do dinheiro no clube.
    Como bem disse o Marcão, vamos que o Julinho faça um bom trabalho nestes 6 meses. Quanto ele irá pedir pra renovar com o Grêmio? 500 ou 600 mil? Tem jogos da dupla grenal que não dá isso de renda.
    Os patamares adotados nos clubes brasileiros não condizem com a atual economia do país. Estamos fora da realidade, e estamos caminhando à passos largos para um beco sem saída.
    Quem irá pagar esta conta absurda? Os dirigentes que irão tirar uma fatia dos seus gordos salários, ou nós, que somos torcedores e consumidores dos produtos e serviços dos nossos clubes? Por isso que quando revelamos um bom jogador, que poderia fazer história no clube e nos dar títulos e muitas alegrias, ele tem que ser negociado imediatamente pra europa, pra pagarmos os rombos causados pela má administração. Foi o caso de Nilmar, Pato e tantos outros.

    ResponderExcluir
  64. O Grêmio foi pródigo em formar grandes treinadores. O Inter também; mas o tricolor foi pioneiro em valizar os desconhecidos, para perdê-los na "projeção", posteriormente.
    O Julinho Camargo pode seguir o mesmo rumo, no entanto, acredito que é cedo demais para nos projetarmos. O homem nem sequer terminou o primeiro treino. A responsabilidade e a cobrança é muito grande. Odone vai tirar o "dele" da reta, e transferir tudo para o comandante técnico. Missão complicada!
    Acho que nesse time, nessa mudança, pode sobrar para o Douglas, que era protegido do Renato, que o considerava um craque ou o que ele chamava de "jogador diferenciado".
    Eu tenho algumas expectativas com relação a jogadores que não rendiam com o Renato: Fernando, Mithyuê e Escudero.
    Boa parte dos gremistas, ainda chora pela saída do Renato, mas penso que, de certa forma, ele foi um entrave por sua intransigência e teimosia. Alguns jogadores que eram oferecidos, dependiam da aprovação de Portaluppi. Talvez tenha sido essa a razão principal das divergências com a diretoria. Quando trouxe o Mano Menezes, na gestão de Odone, o Grêmio fez um time barato e competitivo. Vamos ver o que acontece agora. O treinador tem que ter o respaldo da diretoria para barrar, se necessário, os "cascudos" que não estão jogando bem, igual ao Mano Menezes, em 2006/2007, quando na oportunidade tirou Somália e Léo Lima, respectivamente.

    ResponderExcluir
  65. Adolino,

    Concordo contigo quando dizes que precisamos ver as coisas positivas dos nossos times, mas prá voces é mais fácil ver isso, afinal nos últimos dez anos ganharam os títulos que não conseguiram no resto da suas vidas, e quem sabe (não tô secando ninguém!) nunca mais ganhem. Mas do nosso lado fica difícil aceitar que a cada nova diretoria, troquem tudo e não muda nada, continuamos ficando só na vontade e torcida.
    Quanto aos valores atuais, fecho com o Acioli, não adianta gastar uma fortuna com um treinador de renome, se um ilustre desconhecido com um pouquinho de experiência e atitude, pode perfeitamente obter os mesmos resultados ou talvez até melhores, com um pouco de sorte.
    O único risco do desconhecido é o de dar certo, e querer valorizar-se baseado nos valores dos medalhões.
    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir
  66. Ao assumir o Atlético Paranaense, Renato pretende mostrar a todos que é capaz de pegar qualquer time, e, sozinho fazer um time competitivo.
    Dessa vez, no entanto, ele vai queimar a cara no rubro-negro do Paraná. O time é muito fraco e duvido que ele consiga reverter a situação.
    Bem que ele poderia ficar na geladeira por uns tempos e esfriar a cabeça, depois do fracasso no tricolor.
    No fim das contas, Renato foi uma decepção como treinador do time que o revelou. Deixou o time quase na mesma situação em que assumiu ano passado, perdeu um estadual praticamente impossível de se perder, e foi um desastre na Libertadores. Para completar, resolve assumir o comando de um bando de perebas da Baixada.
    Ao que tudo indica, vai se dar mal. Se vencer outra vez, provará que estava certo, e todos nós, que o criticamos, errados.
    Torcíamos que o ex-ídolo tivesse sucesso. Provou ser apenas mais um simples mortal, com todos os defeitos e vícios de outros treinadores.

    Julinho Camargo herdou os velhos problemas de contusão: sem Douglas, Lúcio, Escudero; o que ele vai fazer com esse meio de campo?
    Para piorar pode perder também o Mário Fernandes. É muito problema para poucas alternativas.

    ResponderExcluir
  67. Marcão, fechei contigo e não abro, outro bom exemplo do que tu falou e que eu vivo falando, foi o Andrade, que de interino virou técnico, ganhou o brasileirão e viu seu salário pular de 20 mil pra 100 mil, da noite pro dia.

    FJC, vc tem muita teoria, e a maioria delas tem fundamentos. Porém meu amigo, futebol é uma caixa de surpresas. O sucesso e o fracasso muitas veses dependem de vários fatores extracampos, que não entram em teorias. Alguns exemplos seriam, contusões, erros de arbitrágem, erros individuais, desfalques para seleções, sorte, o imponderável de almeida, e tantos outros. Então meu amigo, relaxe a musculatura, e deixe rolar.
    Vou torcer pro Renato ir bem no Atlético Pr., aprendi a gostar dele, e admirei as atitudes dele, inclusive na hora da sua saída, onde os torcedores pediam pra ele ficar, e ele achou melhor sair pra não prejudicar a equipe, mesmo que isso lhe causasse muito prejuizo financeiro. Ele demonstrou com isso que não é como o Muricy, e tantos outros técnicos, que só pensam em dinheiro, e que valore éticos e morais nunca dinheiro algum irá poder comprar. Até que provem o contrário ele terá minha admiração e a minha torcida de boa sorte.
    Outra coisa, a passagem dele pelo Grêmio, não foi um desastre como vc fala. Lembre bem na posição que ele pegou o time no brasileirão, onde ninguém mais acreditava no time, e apartir de sua chegada foi o melhor time do brasileirão. Ele não teve culpa se o antecessor não fez nada de bom, se não o Grêmio seria o campeão. Perdeu a Libertadores, onde não era favorito, nada de mais, e perdeu o gauchão pra um grande time, isso ninguém pode negar, e somente nos pênaltis. Boa passagem de Renato pelo Olímpico, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  68. Marcão,vc ja viu algumas pessoas,falando que não te nada,mas na hóra que uma anchente ou incendio atinge as suas casas,élas começam a falar que perderam tudo o que tinham.No seu time tem muita coisa cérta,sem contar as dividas herdadas pela atual diretoria,e que estão sendo pagas mas que ja estão acabando,e com isso poderão formar um time mais competitivo,mas se todos começarem a falar,só coisas ruins,as palavras tem poder é como uma oração imagine o resultado.

    ResponderExcluir
  69. Acioli,concordo que os salarios são altos.Mas quem quiser disputar,tem que arcar com os perços,é a lei do mercado do que adiantaria contratar um técnico,com um salario baixo,se ele começar a ganhar não duraria 3 meses,e seria contratado por outro time,com um salario muito mais alto,e o time ficaria a ver navios,ou seja rapidamente estaria na serie C,ai sim poderá pagar um salario baixo agóra na serie A OU PAGA OU NÃO TEM NINGUEN É A LEI DO MERCADO

    ResponderExcluir
  70. Adolino, não é bem assim. Neste caso do Grêmio, trocou-se os pés pelas mãos. Foi desespero completo. Vejamos: Julinho Camargo ganhava 40 mil por mês no Inter, poderia ganhar a conta a qualquer momento. Eu confésso que eu nem sabia que ele existia ou que era auxiliar do Falcão. Daí vem um time grande como o Grêmio, dá á ele a chance da vida dele de projetar-se como um treinador de nível no cenário nacional. Ele aceitaria ou não por um salário maior e digamos 2 anos de contrato? Exemplo, 50 mil por mês e 2 anos de contrato? Claro que ele aceitaria. Então raciocinamos agora. 6 meses de contrato á 200 mil por mês é igual a 1,2 milhões. e 24 meses de contrato á 50 mil é igual a 1,2 milhões. Então se ele não desse certo, poderia ir embora que o prejuizo não seria maior. Agora se ele desse certo, o Grêmio teria um treinador bom e barato por pelo menos 2 anos. Mas vamos deixar pra lá, cada um faz o que quer com o seu dinheiro, e o Inter fez pior ainda em renovar o contrato do Renan por 18 meses à um salário de 250 mil por mês, todo o dinheiro que Renan deu de lucro na sua venda, agora o clube joga pela janela no pagamento deste salário absurdo. Por outro lado, corrigi-se um erro em aumentar o salário do Damião, e tem que ser assim mesmo, mereceu tem que pagar.

    Ontem fiquei indignado, ao ver em vários meios de comunicações, que o Santos é o brasileiro mais bem classificado no Ranking da IFFHS. Sim todos encheram a boca pra dizerem que o time da Baixada Santista é o 9º colocado e o brasileiro mais bem classificado. Ano passado o Inter foi o 6º e depois o 5º do mundo neste Ranking e ninguém falou nada. Agora começo a entender quando alguns fanáticos pucham a brasa demais para a sua sardinha, e até agora eu os classificava como ignorantes. Lamentável.

    ResponderExcluir
  71. Acioli,

    É, prá tu ver como é que é, estes mesmos fanáticos são os que enchem a bola dos Robinhos e Neymares da vida, que ainda não provaram ser 20 por cento do Romário, Ronaldo, Zico (e vamos ficar por aquí) e já estão dizendo serem "o(s) melhor(es) do mundo", acho que é menos, bem menos! Vamos devagar que TALVEZ cheguem lá! E por falar em ranking, veja em que lugar fica o Santos em público pagante.
    1 – Bahia – 28.067 torcedores por jogo
    2 – Corinthians – 23.572
    3 – Flamengo - 20.689
    4 – Coritiba – 16.238
    5 – Atlético-PR – 15.422
    6 – Grêmio – 14.775
    7 – Atlético-MG – 13.469
    8 – Inter – 13.180
    9 – Palmeiras – 11.412
    10 – Ceará – 11.276
    11 – São Paulo – 11.020
    12 – Botafogo – 10.143
    13 – Vasco - 9.046
    14 – Figueirense – 8.133
    15 – Cruzeiro – 7.765
    16 – Fluminense – 6.823
    17 – Atlético-GO – 6.580
    18 – Santos – 4.851
    19 – Avaí - 4.200
    20 – América-MG – 3.675
    Tá certo que tem dois jogos do Santos adiados, mas faria pouca diferença na média.
    Mas quando eu falo que a mídia faz o nome de qualquer pseudo-craque ou "supertime" parece ser ressentimento ou coisa parecida.
    Mas o ranking da IFFHS é a realidade, baseado nos critérios deles, muito justos na minha opinião. Apenas a repercussão dos times paulistas ou cariocas sempre será maior do que
    do resto do país.
    É a história do avestruz botar aquele baita ovão quietinho, e ninguém fica sabendo, a garnizé bota um ovinho e faz um alvoroço que todo o mundo sabe que ela botou.
    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir