terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Um erro justifica o outro?


Sou Fernando Carvalhista ferrenho, daqueles que apoiam TODAS as decisões de nossa Diretoria e dos "discípulos" do mais dirigente de nossa história, mesmo quando não me parecem tão acertadas assim. Mas depois da eliminação do 1.º Turno do Gauchão, me caiu os "butiá do bolso", como dizia aquele jargão gauchesco.



Agenor fechou o gol durante o jogo - Fato! Mas também é fato que ele tomou um frangasso típico de piá em início de carreira aos 37 minutos da segunda etapa em pleno Beira-Rio. Até aí, tudo bem, ócios do ofício que acontecem com um goleiro mesmo. Mas pra mim, o "inaceitável" é reverter a situação criada por aquele pênalti mal batido pelo Marquinhos na decisão por penalidades máximas contra o Cruzeiro e, depois, ver o mesmo Agenor chamando a responsabilidade (guri achando que é Rogério Ceni ou Chilavert ???) da primeira cobrança alternada para si, dando dois passos da bola e batendo nela como um peladeiro, tipo várzeano de final de semana!?



Nunca vi o Rogério Ceni nem o Chilavert cobrando uma penalidade com tamanho amadorismo. O que dizer do Agenor que recuou a bola para o gol...



E aí pergunto: Cadê o respeito com a camisa do Internacional, garoto? Cadê o treinador e o preparador de goleiros que permitem uma barbaridade dessa em um momento crucial e tão importante? Cadê que agora o Grêmio vai faturar tranquilo, tranquilo, uma vaga na Final do Gauchão, se dedicando EXCLUSIVAMENTE à Libertadores, enquanto nós vamos ter que remar tudo denovo para chegar lá?



Mas temos o outro lado da moeda... deste grupo de Inter B, dois estiveram na Seleção (Pré-Olímpico), outros foram relacionados para Dubai (estavam de férias), sem contar os vários e vários talentos revelados por ali nos últimos anos: Pato, Luiz Adriano, Taison e por aí vai.


O custo/benefício deste trabalho "só" rendeu bons frutos, mas a Direção imputou a este time a incumbência de disputar o Estadual, cobrando mais deles do que deveria. Retirar a garotada do Campeonato Gaúcho, impondo a Celso Roth 09 (nove) partidas em um mês, pergunto, é administrável agora de sopetão? Uma atitude imediatista como esta vem a colaborar ou prejudicar? Isso não seria uma ingerência, fugindo de um parâmetro pré-estabelecido antes do início da temporada?



Penso sim que cabeças deveriam rolar no Inter B, mas toda a credibilidade do projeto foi por água ao generalizarem o fracasso de sábado aos jogadores e toda a Comissão Técnica deste elenco, tirando o time deste Gauchão sem qualquer ressalva, exceto com Rodrigo Moledo, Massari, Augusto, Milton Júnior e Ricardo Goulart, integrados ao grupo principal.



Reitero, o Inter B é MUITO IMPORTANTE para as pretensões do Clube em formar atletas e, paulatinamente, negociá-los em um mercado cada vez mais caro, disputado e competitivo... nada mais satisfatório do que realizar esta tratativa como vinhamos fazendo, desenvolvendo tudo isso em uma vitrine muito bem vista. Agora, se é para cobrar resultado, realmente alguns pontos devem ser revistos, mas não concordo com o total desligamento do Inter B da competição, fugindo de um cronograma pré-estabelecido. Então que comessássemos com o grupo principal desde o início, assim que as férias tivessem terminadas.



Agora, para a Seleção Sub-17, o time que mais cedeu jogadores foi o Internacional.Só de meias são uns 4 ou 5... pra "queimar" o projeto Inter B como inoperante se as novas "jóias" garimpadas no Beira-Rio vão necessariamente passar por lá para pegar cancha? Ou alguém sinceramente espera que eles vão atuar no time de cima, recebendo oportunidades ali para mostrar o seu valor?



Saudações Coloradas

8 comentários:

  1. Rafael, muito bom seu Post sobre o Inter B, sou colorado fanático, mas confésso não ter acompanhado muitos jogos deste time, assisti 2 ou 3 partidas, mas não é o tipo de jogo que gosto de ver, não dá, o nível é muito baixo e embora sabendo que poderia sempre pintar uma boa figura, não dá pra comprar a vaca por 5kg de carne boa.
    Acredito que o nível que o Internacional atingiu, é quase que impossível revelar algum jogador do time B, que venha à se destacar na equipe principal, vejamos: Como 3ª opção de centroavante, temos o Alecsandro, um jogador rodado, artilheiro, e cobiçado por 4 ou 5 times grandes do Brasil, além do argentino Cavenaghi. Como 3ª opcão de meia esquerda, temos Andrezinho, que dispensa comentários e pretendido por palmeiras e atlético Mg, além de Zé Roberto. Como opções de zagueiros temos Rodrigo e Sorondo. Como opões de goleiros, temos Renan e Muriel. Temos ainda como opção o garoto Oscar, e vários outros que vem se destacando nas categorias de base, e veja que estes jogadores rodados e consagrados não estão tendo chances. Então, mesmo que algum deles arrebentasse no time B, talvez não teria espaço na equipe principal.
    Hoje o futebol é imediatista, não existe mais tempo para experiências, a cobrança é grande e ás vezes o jogador não tem segunda chance, tem que entrar e arrebentar no primeiro jogo, como fez Alexandre Pato contra o Palmeiras na sua estréia, ou entrar e não fazer nada e ser queimado como foi o Sacha.
    Rafael, como vc bem disse em outras oportunidades, a lei Pelé acabou com os planejamentos dos times, hoje fica mais viável trazer o atléta consagrado em fim de contrato, do que dar oportunidades a jovens talentos que na verdade são incógnitas.
    Houve um erro de planejamento sim, mas o erro foi, não ter colocado o time reserva para disputar o gauchão, pois, já já iremos precisar deles, e lhe pergunto, com que rítmo de jogo eles estão?
    Engraçado, poupamos os titulares e os reservar para a Libertadores, mas mesmo assim perdemos Sóbis e Bolívar e Tinga para à estréia, e agora além destes perdemos o D'Alesandro, pera aí, pode me chamar de burro, mas essa eu não entendi.

    ResponderExcluir
  2. Rafael

    Permita-me cordialmente discordar de ti.

    Pato, Luiz Adriano e Taison saíram diretamente dos juniores para o grupo profissional.

    O Inter B foi nada mais que uma maneira de empresários e dirigentes encherem seus bolsos. O Inter B entre jogadores e estrutura onerava a folha salarial do clube em 2 milhões/mês.

    O único jogador que surgiu no Inter B e foi aproveitado foi Leandro Damião. Estes outros que subiram pro time principal se destacaram este ano. Aquele monte de jogadores dispensados e negociados estão a quase 2 anos jogando no Inter B e não se destacaram, qual o fundamento em tê-los ?

    Aplaudo a decisão tomada por Siegman e Luigi. Estancar esta "sangria desatada" já me fez valer meu voto nesta direção. Claro que Fernando Carvalho deve estar "beiçudo", vai perder uma baita fonte de renda.

    Ademais, jogador tem que jogar !!!! Porra, eu não gosto de citar, mas olhem o exemplo que o GRemio está nos dando !!! Por acaso os caras derreteram jogando contra o Ypiranga ???? Tocaram 5 ao natural, sem esforço, e entrosaram o time, e viajaram para a Colômbia sem ninguém no dpto médico. Enquanto isso o Inter é uma gororoba tática, e Tinga, Sóbis e Dalessandro se machucam TREINANDO !!

    Parabéns Novamente a direção. Só falta agora terem peito pra mandar o Roth de volta pra Caxias.

    ResponderExcluir
  3. Concordo totalmente com o Ramão, inclusive eu não sabia que gastava-se tanta grana no time B, então já foi tarde.
    Sobre os desfalques do Inter não dá pra entender, hoje vi o D'Alesandro de muletas, não conseguia nem apoiar o pé direito no chão, eu era da opinião que tinha que poupar mesmo pra Libertadores, mas agora já começo a rever meu conceito, pois Bolivar, Tinga, Sóbis e D'Alesandro fora, eles que tavam se poupando, daí não entendo mais nada.

    ResponderExcluir
  4. Ramão,
    Parabéns pelo comentário absolutamente correto, agora eu vou "aciolar" um pouco: Falei anteriormente que o risco de lesão é inerente à profissão de boleiro, mesmo em treino ela faz parte da rotina, portanto confirma-se minha tese que o Gauchão é uma espécie de treino "um pouco mais puxado" para os titulares, e se for usado com inteligência pode ser uma excelente maneira de entrosar um time com várias alterações e alternativas.
    Falei também em time B (de bosta), mas me penitencio agora, deve ser de Burro mesmo.
    É óbvio também que simplesmente extinguir não resolve todos os problemas; prá time que tem plantel inchado como a dupla tem, tem que ter uma alternativa prá manter em atividade todos os atletas. Isso reverte em lucro futuro para o clube, como bem disse o Rafael.
    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir
  5. Na minha modésta opinião,o problema do InterB,e que todos ignoraram ,é que ele tinha a função de servir a equipe principal,acima de tudo,mas até ai tudo bem.Só que a diretoria,esta tampando o sol com a peneira,e falando mentiras ao diser que acreditaram no,InterB,mas ele não deu conta que não teve,o mesmo desempenho que teve no torneio,lógico se tiraram todos os melhores. ´Trouxeram reforço,mas não colocaram para jogar só que deu M...... agóra queimam os jogadores jogando,toda a culpa em cima deles,porque não colocaram pelo menos uns 4 experiente,jogando junto para min a diretoria fez besteira,duas vezes,ao depenarem o INTERB e ao estinguirem vai chegar uma hóra,que os jogadores estarão cançados,e ele vai faser muita falta.Acredito que poderia sim sair dali bons frutos,sem contar que daria mais experiência a muitos jogadores antes,de serem efetivado no time principal SAUDAÇÕES COLORADAS.

    ResponderExcluir
  6. No jogo de ontem o Inter mostrou sua força, passeou no Beira Rio e goleou com autoridade.
    Embora tivesse 4 desfalques, o colorado mostrou que está ainda mais forte do que no ano passado, e que se alguém quiser tirar a taça das nossas mãos vão ter que jogar muita bola.
    O Zé Roberto jogou muita bola, e o Bollati parece que tá no Inter á 2 anos e não à 2 jogos, e com a recuperação do Tinga e a saida do Wilson Mathias e com a volta do Bolivar, temos tudo pra conseguir o tri.
    Destaco também neste início de torneio o time do Cruzeiro, que goleou nas duas partidas disputadas e mostrou muita força de elenco, apesar dos resultados elásticos não demonstrarem o que foram seus jogos na verdade.
    O Fluminense decepcionou novamente e complicou-se no seu grupo, Murici vai ter que tirar coelhos da cartola pra classificar o time.
    O Santos tem um grande elenco, mas não está em uma boa fase, tomara que não acordem no decorrer da competição, porque material humano eles tem pra dar e vender, e se aquela gurizada resolver jogar bola, não tem pra ninguém.
    O Grêmio, apesar da força da camisa, não asusta ninguém, perdeu muito com a saída de Jonas, Souza e Fabio Santos, e tem muitas figuras novas no elenco, que na hora H vão tremer, e uma década sem ganhar nada pesa muito na hora de decisões, vide o Corínthias na Libertadores.

    ResponderExcluir
  7. Não sei se da para falar alguma coisa do jogo,O Inter tem defeitos que parecem crônicos,mas com um adversario fraco e atacando facilita muito,as coisas,tomara que vc tenha rasão amigo Acioli.

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkk

    Tem que rir pra não chorar do acioli !

    O time do inter n produziu nada no jogo de ontem.
    Ganhou muito mais por incompetência dos mexicanos do que por produção propria.
    É de dar pena ver como esse cara é cego.
    Depois vem querer meter moral e falar das outras equipes.
    Pior quis diminuir as significativas vitórias cruzeirenses.
    E pra completar a sua sandice como sempre teve q falar mal do grêmio.
    Agora te pergunto que falta faz o Souza no Imortal se aki era reserva e no Flu continua sendo.
    Que falta faz Fabio Santos ou o que ele faz que os outros n façam ele era dão ruim quanto o atual lateral.

    Jonas sim faça falta.

    Mas logo logo vem Suazo e Jonas sera apenas uma lembrança entre muitas.

    No mais Acioli continuai ae com teus delirios.

    ResponderExcluir