quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Inter x Jaguares

Peço a permissão de vocês para postar aqui o texto de Douglas Ceconello (http://impedimento.wordpress.com/2011/02/24/juarez-o-ilusionista/), que retrata exatamente o que foi o jogo de ontem, e a situação vivida por Roth no Internacional.






Juarez, O Ilusionista


Corria o início do segundo tempo, o Internacional vencia LOS FELINOS de Chiapas por 2 a 0, resultado que já garantia a liderança do grupo 6, e parcela significativa dos 26 mil colorados presente naquele Beira-Rio pela metade e com cara de Arena da Baixada vaiava de forma contundente seu treinador. Quando a conta fechou, o placar apontava 4 a 0, e parte não desprezível da torcida reclamava da atuação do time.

Pode ser difícil de acreditar, mas os colorados não estavam hipnotizados por algum xamanismo meridional, não deliravam por completo, ainda que em grande parte a DESCOMPOSTURA pública carregasse resquícios do passado recente – Mazembe, Emelec, Inter B e, sobretudo, o desprezo ao bigode.

Mas é fato que a larga goleada do Internacional pode passar a impressão de uma atuação AVASSALADORA, coisa que não aconteceu em qualquer FRAGMENTO do jogo. Pois como todo time mexicano, logo ordinário, a equipe treinada por José Guadalupe maneja a bola de um lado para o outro até provocar ânsia de vômito em quem estiver assistindo. Pouco ameaçava e quando o fazia era apenas através de disparos da intermediária, além de uma cabeçada defendida por Lauro.

Enquanto isso, a squadra rotheña observava bovinamente, resignada com aquela demonstração de improdutividade dos filhos de Guadalupe. Volta e meia, puxava um contragolpe, mas a presença de dois atacantes de referência – Cavenaghi e Damião – arrruinava qualquer possibilidade de desfecho positivo. O time todo, na verdade, era de uma TORTIDÃO perturbadora.

Mesmo que os principais destaques da primeira etapa tenham sido Bolatti e Zé Roberto, o meio-campo não conseguia se articular. Errava passes em demasia, não se aproximava. Nosso imberbe treinador colocou Guiñazu na meia-esquerda, disse que no Libertad ele atuava assim. Quando eu tinha dez anos, eu também gostava de jogar na ponta-esquerda, pois meu ídolo era EDU LIMA.

Era gritante a necessidade de sacar Mathias, recuar Bolatti e Guiñazu e colocar Andrezinho ou qualquer outro ser vivo. Mas estamos todos loucos, com olhos esbugalhados diante da lucidez anormal de Hot. Assim, apenas as bolas paradas podiam nos salvar. O volante Bolatti marcou os dois primeiros golos, o segundo após uma bela troca de passes de cabeça que passou por Índio e Cavenaghi (um coitado, correndo como BEN JOHNSON, mas no lugar errado).

Quando, no início do segundo tempo, o time vencia por 3 a 0 e a torcida APUPAVA o impávido Juarez, o Internacional apresentava um desempenho no limite do miserável, sem conseguir trocar quatro passes, medonhamente administrando o resultado, enquanto os fanfarrões da SELVA deviam ter uns 93% de posse bola.

Não fosse pelo gol de Damião, mais uma vez após cobrança de falta, o que acabou arrefecendo o ímpeto ICONOCLASTA da torcida, as coisas poderiam ficar realmente desconfortáveis para comissão técnica e diretoria. Muitos COMUNICADORES gostam de dizer que o “torcedor é passional” (na verdade, um sinônimo para “burrice”) quando querem desvalorizar qualquer manifestação das arquibancadas. Bem, a maior prova de que torcida tem senso crítico é vaiar o time quando está ganhando. Não, a torcida não desvincula resultado de desempenho.

Ao término do jogo, Oscar, que até agora não me convenceu, parece um Kaká subnutrido com púbis arriado, ainda guardou um golaço, com um petardo rasante da intermediária. Mas nessa altura até Alecsandro já estava quicando os glúteos na grande área, o que torna inviável qualquer análise derradeira.


Com a palavra, os blogueiros.


30 comentários:

  1. O melhor disso é ver a opinião do acioli sobre o jogo.

    Se o Grêmio n tah bem pobre do Inter.

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bem escrito, mas totalmente equivocado. Desde o início onde compara Mazembe, Emelec e Inter B. Pera aí, Mazembe sim foi um fiasco histórico, mas o que o Roth e o grupo principal tem a ver com a eliminação do Inter B? E contra o Emelec jogamos muito bem, mostramos nossa força, só o Damião perdeu 5 gols, dominamos o jogo, mostramos quem é o atual campeão da América, e que, ou os times jogam fechadinhos mesmo em casa contra o Inter, ou levam goleada.
    Assisti praticamente todos os jogos da Libertadores até aqui, e não vi em nenhuma oportunidade o visitante chegar e dominar o time da casa, como o Inter fez no Equador.
    Sobre os times Mexicanos serem ruins e somente tocarem a bola de um lado pra outro, não é verdade, lembramos bem do Chivas no ano passado, que deixou muita gente boa pra tráz e fez a final com o Inter.
    Sobre tirar o Wilson Mathias, isso todo colorado concorda, mas não pra colocar o Andrézinho, daí ficamos na mesma, mas sim quando o Tinga se recuperar daí sim a coisa melhora.
    Sobre o Oscar, eu também acho que ele não é jogadro pro Inter, mas verdade seja dita, o cara entrou faltando 10 minutos pra acabar o jogo e faz um golaço daquele, então se não for pra aplaudir nem abrimos a boca.
    Puxa vida, que viva as diferenças de opiniões, mas se uma vitória de 4x0 num torneio tão difícil como a Libertadores não agradou, aí fica complicado a coisa.
    Que nunca nos acomodemos, e quando tivermos motivos, quero ser o primeiro a criticar, mas agora nosso time é este, e sejamos justos, enquanto houver contratações de peso como houve, mesmo que não concordemos, enquanto tiver união no grupo, enquanto tiver luta no campo, estaremos bem perto dos nossos objetivos, e podem escrever aí, o Inter 2011 é muito mais forte que o Inter de 2010.
    Não nos esqueçamos que o nosso time jogou apenas 4 partidas este ano, estamos ainda buscando os ajustes necessários, a hora é de acreditar e apoiar.

    ResponderExcluir
  3. Não sei,mas o time do Inter,ta mais perdido do que ségo em tiroteio.Mas realmente esta sem algumas peças,importante que fasem muita falta.Jogadores de qualidade,tem para dar dor de cabeça para os adversarios,se conseguirem se organizar.Mas agóra eu tenho uma posição em relação ao sr Roth.Ja passou da hóra dele sair ou vai ser o mesmo bailinho no meio campo,e finalizações erradas,quase não é gol e quem não faz léva.Jogando igual foi jogado hontem,com um time bom o placar seria o mesmo,só que quem tomaria os 4 seria o Inter,mas vai ter um pequeno recesso tomara que arrumen a casa ou que eu esteja errado

    ResponderExcluir
  4. Acioli,
    Tenho que admitir que tens razão em dizer que se 4 a zero não tá bom, o que é que tão querendo? Mas defender os times mexicanos? O Chivas um bom time? Este prá ser ruim tem que melhorar muito, tinha até um cara de luvinha branca, "mais à toa que peido no vento" que se achava craque. Aliás este deve ter te agradado muito, pois tu gostas demais dessas figurinhas.
    A única coisa boa do México é a tequila, e em esportes o favorito deles é aquelas lutas de uns mascarados ridículos.
    E também concordo contigo, este ano teu time está mais forte, pena que vai cruzar com o Grêmio e aí o bicho pega.
    E me parece que tu e o autor do post acima viram jogos diferentes. Se não fosse o Bolatti estar mais "largo" que o Jonas prá fazer gol, não sei não se o placar sairia do zero.
    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir
  5. Ao contrário do Inter, que goleou jogando mal; o tricolor perdeu jogando bem. A derrota para os colombianos não é nenhuma surpresa. Não para quem acompanha Libertadores, e sabe do histórico negativos do Grêmio em jogos na Colômbia. Perdemos uma semifinal contra o América, em 96 e outra quartas final contra o Independiente, em 2003 - se não estou enganado.
    Acho muito cedo para conclusões. Todo mundo sabe que o Jonas faz falta. Ponto. Mas cabe ao Renato encontrar outro sistema de jogo. Aquele em forma de losango, funcionava com o Jonas em campo. Agora não dá mais.
    Dessa partida, nem vou falar do gol de Rodolfo, do penalty em Borges e do resultado, em si, injusto.
    Existem duas questões para o nosso treinador, que pode ser, sim, questionado, a partir de agora, mesmo que a equipe não esteja tão mal.
    Por que Fernando e Escudero não tem lugar no time principal?
    Borges e André Lima até dão uma boa resposta no ataque. Mas com Gilson na lateral esquerda e com Adilson no meio o tricolor é um time com muitos defeitos tanto na marcação quanto na qualidade do passe.
    Para mim, Lúcio tem que ser o titular na lateral esquerda e Fernando e Escudero podem jogar no meio.
    Embora seja injusto, o resultado foi normal para quem joga fora de casa. No Olímpico o Grêmio vai matar esses colombianos e tem tudo para reverter a situação, voltando a ser primeiro do grupo. No entanto, Renato precisa fazer uma mudança nesse time. A primeira é lançar Fernando no lugar de Adilson, e a segunda é readaptar Lúcio na lateral esquerdo, colocando o argentino na meia esquerda.

    ResponderExcluir
  6. Como eu previa, o Grêmio está muito mais fraco este ano. No jogo de ontem isso ficou nítido, levou sufoco no primeiro tempo, rezando pra acabar logo a primeira etapa. E o pior é que olhando pro banco de reservas, não tinha nenhuma opção que pudesse resolver o problema. No segundo tempo melhorou, mas não conseguiu impor uma pressão qualificada e efetiva.
    Jogo de Libertadores é pedreira, e como eu disse antes, somente o Inter conseguiu se impor fora de casa, embora tenha sido castigado no final por não ter matado o jogo.
    Esta derrota do Grêmio é muito significativa, o planejamento era ganhar as 6 partidas e mandar sempre o jogo decisivo em casa, o que inclusive eu achava que iria acontecer, devido ao grupo ser considerado o mais fraco entre todos, agora ficou difícil. Além disso a confiança fica abalada, esta derrota não estava nos planos.
    A goleada no gauchão deu uma falsa impressão de força, e muitos torcedores inocentes, e sem visão, começaram a pensar que o time estava no nível dos outros brasileiros, doce ilusão, totalmente disfeita na madrugada passada.
    Como eu já disse antes o Grêmio 2011, tornou-se um time previsível, e fácil de ser marcado, vivendo somente de alguns lampejos de genialidade do Douglas e do seu forte jogo aéreo, muito pouco para as pretenções do clube.
    As novas contratações não somaram nada e a falta dos que sairam começam à aparecer, pois Gilson foi o pior do jogo e o Fábio Santos arrebentando no Corínthias, o Carlos Alberto não começou bem e o Souza quase sempre era regular e util, do Jonas nem preciso falar.

    ResponderExcluir
  7. Acioli, incrivel que eu lendo os comentarios dos blogueiros Ledio carmona, Mauro Beting e AnDrè Rocha eu tenho opiniões muito diferentes das tuas, e não são quais quer comentaristas, são ao meu ver alguns dos melhores na atualidada, não puxam sardinha.
    Incrivel que pra eles o Grêmio mostra ser forte e criativo apesar da deficiencia na lateral esquerda e mais incrivel ainda nos comentarios deles o Grêmio foi superior tanto no começo do primeiro tempo quanto no segundo praticamente todo.

    Isso soh me faz cada vez mais ver como tendencioso são teus comentarios quanto ao Imortal, e não to falando q o Grêmio tem um timão.
    To falando q vc tem algum problema muito serio quanto ao simplis fato do Grêmio existir pelo geito.

    Teu inter foi Mediocre no jogo quanto ao jaguares isso n sou eu q diz é qualquer comentarista qualificado q vc encontra nos blogs da SporTV, globo e Lancenet.

    Mas pra vc ele foi espetacular, quem ta se iludindo aki é vc guri, não tem grêmista falando q o grêmio tah uma maquina mas pra vc o Inter é incrivel.

    Por favor vcs n tem substitutos pro dalessandro, o tinga passa mais tempo no medico q treinando, esse atacante argentino não fez absolutamenta nada ainda, teu tecnico bota um volante como armador e tu axa q o grêmio que tem problemas ?

    Por favor jah que coerente tu n sabe ser então n comente sobre o grêmio, fique falando teus devaneios sobre o colorado.

    Pior é ter q ler que o Cruzeiro que fez 2 goleadas não mostrou futibol ou não pegou adversarios bons, como vc disse no texto anterior, cada vez mais começo a pensar q tu n é fanatico e sim invejoso.

    Como continuo dizendo bom é o Inter que tem um tecnico que não assume seus erros, não sabe arma time sem por 3 volantes e por o guinhazu pra ser armador, que tem goleiros que não passão confiança.

    Se n foce o Bolatti com seus dois gols axados, pq o inter n criou nada, o Inter ia tah mais fudido que china de zona.

    Quero muito que de grenal nessa libertadores só tomando um coro em uma LA pra tu se contientizar que Inter+Roth não são nem metade do que vc axa ser.

    ResponderExcluir
  8. Amigos Stevan e FJC,
    Se levarmos à sério as previsões do Acioli, temos que pedir que o Grêmio feche e que só permaneça o Inter em atividade, (começo a acreditar que Gardenal não faz mais efeito).
    Acioli, escute o rei Juan da Espanha, ele é ótimo conselheiro!

    O Grêmio fez um bom jogo e LA é assim mesmo, tem passar por cima de tudo, até de juiz, quando dá. Mas apesar do resultado negativo, o time demonstrou evolução e falta apenas ajustar uma ou outra peça, para dar afinação no conjunto. Temos alternativas ainda não bem exploradas como muito bem expôs o FJC, mas acho que mais dia menos dia o Renato terá que aceitar o Escudero e até o Fernando no time.
    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir
  9. Stevan e Marcão,
    Renato deve ter algum bom motivo para não colocar Fernando e Escudero em campo. Tomara que nosso treinador esteja certo, mas insistir com Gilson, Adilson ou Bruno Colaço e Vinícius Pacheco, me parece ser uma obsessão de nosso treinador que só escala quem tem confiança, não quem é melhor.
    Essa derrota não significa absolutamente nada, porque o tricolor não fez um jogo ruim e jogando em casa terá forças para reverter.
    As opiniões do Acioli são opiniões de torcedor "colorado-secador". Logo ele que acha que os gremistas secam o seu time, quando perde por incompetência. Ele confunde seu sentimento de colorado fanático com a realidade do que o tricolor se encontra no momento. É um torcedor doente, fora do comum. Não vale apena discutir com ele.
    Se o Grêmio não teve opções ontem, foi porque Renato não tinha muito o que fazer em determinado momento da partida, quando controlava o jogo. Tomou o gol, quando dominava o jogo, numa falha defensiva. E Carlos Alberto foi sacado porque tinha levado cartão amarelo.
    O erro do Renato está em não colocar para jogar o destaque da seleção sub-20 e o argentino que foi contrato para jogar na esquerda.
    Com Lúcio na lateral esquerda e Escudero e Douglas no meio, o Grêmio poderia ter outra dinâmica. Mas, com as más atuações de Gilson, Adilson e Bruno Colaço, certamente, ele vai pensar noutra solução. Tomara que perceba o erro que está cometendo. A derrota veio no momento em que podia perder. A muito o que fazer, e temos muitos jogos pela frente.

    ResponderExcluir
  10. Meus nobres colegas gremistas, porque tanta indignação com a minha pessoa, eu não tenho culpa do Grêmio ter perdido, eu não tava em campo. Escrevo o que vejo e o que entendo de futebol, vamos juntos, analizar meu comentário, e gostaria que vcs me dissessem onde estou errado:
    1º O Grêmio não esta bem mais fraco este ano?
    2º o Grêmio não levou sufoco no final da primeira etapa?
    3º O Grêmio tinha um bom banco de reservas?
    4º O Grêmio conseguiu exercer uma pressão qualificada e efetiva?
    5º Não foi o Inter o único time brasileiro que conseguiu se impor no campo do adversário?
    6º Não era o objetivo do Grêmio ganhar as 6 partidas e no mata mandar o jogo decisivo em casa?
    7º A goleada no gauchão não encheu o time e os jogadores de confiança, e deu a falsa impressão?
    8º o Grêmio não está sem alternativas de jogo, mostrando um futebol burocrático e previsível?
    9º As novas contratações do Grêmio somaram alguma coisa até agora?
    10º Gilson não foi o pior do jogo, e o Fabio Santos, o Souza e o Jonas não fizeram falta?
    Está aí a análise do meu comentário, não vejo onde fui incoerente, cego , doente, invejoso, secador e que preciso tomar gadernal, acho que o ponto em que vcs, nobres colegas não concordarem podemos debater, e nem preciso dizer que chingamentos pessoais não levam a nada e não melhoram a situação do seu time.
    Como eu já disse antes, não fui eu quem jogou, não fui eu quem contratou e não fui quem escalou e não fui eu que perdi.

    ResponderExcluir
  11. 1º- o Grêmio não está nem mais fraco nem mais forte: é outra circunstância. No papel, o time desse ano é mais forte. Na prática, ainda tem muito jogo pela frente.
    2°-Concordo em partes, no primeiro tempo, o tricolor não foi bem, mas no segundo, dominou e poderia ter virado o jogo. Coisas do futebol.
    3º- Posso te dar razão, mas isso se deve em parte pelas circunstâncias. Ele foi obrigado a tirar Carlos Alberto pelo cartão amarelo e poderia ter lançado mão de Fernando e Escudero, os quais a torcida queria ver jogando.
    4°-Esse time do Junior Barranquila não parece um time bobo. É um time perigoso, e o Grêmio deu moleza. Seja como for, para quem conhece Libertadores, saberia que o tricolor não teria moleza e os colombianos incomodam (vide Corínthians).
    5º-Sobre o seu Inter, todo mundo viu o jogo e todo mundo sabe que poderia ter vencido. Um pontinho pra você.
    6º- O objetivo por acaso é perder o jogo? Ninguém é besta de achar que o Grêmio pode vencer todas as seis partidas. Qualquer jogo fora de casa é complicado. Seja contra os Bolivianos na altitude ou contra os colombianos, sem banheiro no vestiário e com um juiz caseiro.
    7º-A goleada no gauchão foi normal e para quem já disputou muitas Libertadores, sabe que a realidade do torneio é bem outra. Qual gremista é louco de afirmar que seria outra goleada?
    8º- O futebol sem alternativas e o jogo previsível pelo meio todos nós estamos vendo, justamente, por algumas teimosias de Renato em não colocar para jogar alguns jogadores que tem qualidade e que não estão sendo bem aproveitados, a meu ver, tais como Mário Fernandes, Fernando e Escudero.
    9º- Sobre as contratações: Rodolfo é titular, quase fez um golaço; Escudero ainda não foi aproveitado e todos os gremistas esperam vê-lo jogando. O treinador acha que ele precisa se adaptar. Tomara que o técnico esteja certo. Aguardemos. Carlos Alberto está no mesmo nível do Souza: cedo para avaliar. Vinícius Pacheco é jogador de grupo - um reserva, nada mais.
    10- Se o Jonas faz falta? Lógico! Mas Gilson não é novo, chegou ano passado. Fábio Santos teve altos e baixos, durante dois anos; e, Souza, depois da contusão, não foi mais o mesmo nem no Fluminense.
    Precisa de algo mais para saber do tricolor?

    ResponderExcluir
  12. Para concluir, eu queria acrescentar que o Acioli anda mais preocupado que nós, verdadeiros torcedores do GFPA. Nem o gremista mais fanático, tem se preocupado tanto quanto o fanático colorado, concentrado na pura arte de secar.
    Mas não é só ele, o resto do Brasil transferiu a responsabilidade pela vitória, por goleadas, justamente, por estar num grupo frágil e também para aproveitar a ocasião para criticar num possível tropeço.
    Todos sabemos que esse grupo, na realidade, não será moleza e que o tricolor vai ter que jogar bola para classificar. Mas sempre vão aparecer esses torcedores mal-intencionados como ele, com o simples objetivo de tocar flauta.
    Que o tricolor anda jogando um futebol não muito convincente, isso todo gremista sabe. Mas o que sabemos também é que nosso treinador, que até o momento não decepcionou, merece toda a confiança e tem muito tempo para reajustar essa equipe - que não é imbatível e tem muitos defeitos.

    ResponderExcluir
  13. Acioli,
    Vou responder como tu quer.
    1º Errado, o desempenho do time titular pode ser pior, mas as peças são mais qualificadas, com excessão do substituto do Jonas, ainda não definido.
    2º Errado novamente, levar sufoco fora de casa, em algum período do jogo é natural em qualquer competição. Só um imbecil prá querer que o time visitante domine e sufoque o time da casa durante os noventa minutos. Como diria o FJC, "isto non ecziste".
    3º Errado, o Grêmio não tinha, TEM um bom banco de reservas, pelo menos melhor que o do Inter.
    4º Errado, fez pressão sim só não fez gol, se é isto que chamas de efetivo (gol) então esclareça.
    5º Errado, prá mim se impor é ganhar com pelo menos dois gols de vantagem e não dar chance de reação ao adversário.
    6º Certo. Sempre que se entra numa competição o objetivo é vencer todas.
    7º Errado, só deu falsa impressão prá quem sentiu medo de cruzar com o Grêmio mais à frente. Grupo experiente não se impressiona com placar elástico.
    8º Errado, não foram usadas todas as alternativas ainda, estamos em fase de acertos e testando as peças jogo após jogo.
    9º Certo, em partes, o único que faz falta, até bobo sabe disto, é o Jonas.
    Conclusão, reprovado! E graças a Deus que não foi tu que jogou, que contratou ou escalou, senão nós "tava fu...." por que prá fazer isto tem saber pelo menos um pouco de futebol.
    Acho ainda que só tu assistiu estes jogos do InternACIOLInal que está jogando esta bola toda.
    E se não quer ouvir besteiras, xingamentos, etc... não escreva besteiras sem pé nem cabeça para provocar os outros. Flauta é prá ser tocada, mas também é prá ser ouvida.
    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir
  14. Marcão, gostei do InternACIOLInal, mais um pontinho pra vc, vou adotar e copiar na maior cara de pau. Estes dias o qualifiquei como "brilhante", no Post sobre o Ronaldo, e não me arrependo, pois vejo em vc muito potencial e muita originalidade, sei que a sua leitura sobre este jogo e sobre a equipe do Grêmio não é essa, é apenas desculpas esfarrapadas de um torcedor fanático como eu, que quer acreditar no seu time e comemorar um titulo novamente, totalmente compreesível.
    FJC, sua leitura foi mais realista e mais cincera, não deixou ser levado pelo fanatismo, apenas algumas coisas que eu considero equivocado mas são coisas que vc ralmente acredita e eu não.
    As próximas rodadas irão mostrar quem estava com a razão, e os times irão mostrar a sua verdadeira cara, e atendendo à pedidos do Marcão, do FJC e do Stevan, estou deixando de comentar sobre o Grêmio, recolho-me à minha insignificância, e humildemente peço descupas se provoquei a ira dos meus amigos blogueiros, á intenção não era esta, e sim debatermos as nossas visões da dupla grenal na Libertadores, claro que uma cutucadinha de vez em quando sempre pinta, graças à Deus, e eu acredito que é isso que nos faz vir até aqui e escrevermos e que nos faz ficar até as 2 horas da manhã acompanhando e secando o adversário para depois, podermos relatar nossas visões e nossos entendimentos sobre o futebol.
    Vou continuar acompanhado o Grêmio, como sempre fiz, desde os tempos dos gloriosos gauchões, onde o radinho era meu companheiro, mas desta vez em silêncio.

    ResponderExcluir
  15. Acioli,
    Minha leitura dos jogos do Grêmio não é EXATAMENTE esta mas é bem parecida, apenas dei uma carregada no verbo para que sentisses na pele a tua própria arma, o fanatismo desmedido que chega a ser desrespeitoso e ofensivo ao rivais. E seus comentários sobre o Grêmio não irão fazer falta prá mim pelo menos, pois é só copiar e colar os antigos que dá no mesmo.Desta vez escreveste alguma coisa verdadeira, "nas próximas rodadas saberemos quem é quem." E não sei como colorado que és, te preocupas em acompanhar o Grêmio? Sendo assim, duvido que resistas a continuar secando o Imortal, e prá quem vais expor tuas dores de cotovelo? Por mim podes continuar postando o que quiseres, apenas eu me reservo o direito de ignorar as tuas provocações e maledicências.
    E que bom que gostastes do InternACIOLInal pois é o time que só tu consegue ver com olhos de bondade, o resto não tem nenhum valor prá tí.
    Saudações gremistas!!

    ResponderExcluir
  16. A questão do substituto do Jonas, caro Marcão, é bastante complicada no momento. Não há ninguém no mercado, disponível, que possamos considerar como o substituto ideal para a segunda função do ataque. No mercado brasileiro, não se tem nenhum à altura, e na Europa, seria muito difícil repatriar alguém nesse momento. Talvez em Agosto. No início do ano, cogitou-se num possível retorno de Carlos Eduardo. Mas foram apenas boatos. O tricolor vai ter que se virar com o que tem. Penso que com uma defesa e um meio de campo bem arrumado, Borges e André Lima poderia resolver na frente, se a bola chegar.
    O problema é que Escudero é uma incógnita e Carlos Alberto parece sem ritmo de jogo. O nosso arqui-inimigo Acioli tem uma certa razão sobre os reforços. Os poucos que chegaram ainda não deram uma resposta.
    Outro problema é a lateral esquerda. Pelo que parece, Renato não vai abrir mão de Lúcio por ali. Assim, vamos ter que nos acostumar com Gilson e Bruno Colaço se revezando pela canhota, deixando a torcida desesperada. Mas ao contrário do Acioli, não acho que a ausência de Fábio Santos seja o motivo do enfraquecimento. O atual titular do Corínthians tinha um desempenho muito irregular e também não agradava.
    No fim das contas, ao Grêmio ainda vai faltar um lateral esquerdo mais eficiente e o tal do segundo atacante para o lugar de Jonas.

    ResponderExcluir
  17. O que eu quero dizer, caro Marcão, é que talvez o problema do tricolor não seja nessa falta do segundo atacante ou na ausência do Jonas, em si.
    Lúcio parece que foi, definitivamente, efetivado na meia esquerda e o Renato não vai abrir mão de um esquema que funcionou muito bem. Ao que parece, ele joga melhor na meia do que na lateral. Sem ele, o esquema tático do Renato perde condução de bola e velocidade pela esquerda, já que Douglas centralizado e não corre muito.
    O problema do tricolor passa por um ajuste na lateral esquerda e pelos volantes. Todos nós sabemos que Rochemback não tem característica de um primeiro homem de combate na frente da área e, Adilson, embora tenha evoluído muito seu futebol nas últimas temporadas, também não é aquele primor nem na marcação nem armação de jogadas. Para jogar com o Fábio mais solto, o Grêmio precisaria de um primeiro volante mais fixo e mais centralizado na cabeça de área ou um jogador como mais qualidade, como me parece ser o Fernando - destaque da sub-20.
    Com o Lúcio promovido a meia esquerda, não temos nenhuma jogada forte pela lateral, já que Gilson e Bruno Colaço são limitados. O Acioli poderá aparecer de novo por aqui e dizer que ele tinha razão quanto ao prejuízo na saída do atual lateral do Corínthians. Mas é bom lembrarmos que muitos gremistas não o aprovavam com a camisa titular, durante esses dois anos.
    Essa falta de opções e de variações de jogadas começa lá atrás, da defesa para o meio, e não no ataque. Quando Douglas, e os atacantes são bem marcados, o Grêmio não tem outra opção ofensiva, que surja como surpresa da defesa para o meio.

    ResponderExcluir
  18. FJC,
    Também acho que essa insistência do Renato com o Lúcio na meia, nos deixa desprovido de opções ofensivas pela esquerda, mas ele não vai mudar o que acha que está dando certo, então nos resta esperar que uma das opções prá lateral esquerda se firme e dê segurança àquele setor.E o Fábio Santos parece ser um daqueles casos que não dão certo com uma camisa mas se acertam com outra.Coisas do futebol!
    E também acredito que se o Fernando tiver um mínimo de sequência, poderá ser o parceiro ideal pro Rockembach no meio, e daí em diante teríamos que testar quem se adapte melhor à companhia do Douglas na ligação com o ataque.
    Só discordo da tua opinião de que os reforços não corresponderam, afinal o C Alberto não foi tão mal assim,(exceto o jogo em Barranquilla que foi atípico) o Escudero ainda não foi aproveitado, o V Pacheco ainda não teve sequência no time, e o Rodolfo encaixou muito bem na zaga. Só nos falta mesmo é um atacante titular, prá o lugar do Jonas, e que bem dissestes, não tá fácil de encontrar.
    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir
  19. Borges fez três no jogo de hoje e parece que aos poucos retoma a condição física. Se ele e o André Lima mantiverem a mesma eficiência do gauchão na Libertadores, talvez não haja necessidade de se contratar um segundo atacante. Borges sempre foi mais goleador que Jonas. O problema é que, com a camisa tricolor, teve muitas contusões até agora.
    Eu gostaria de ver o Lúcio na lateral, o Fernando de volante e o Escudero no meio, mas o treinador deve saber o que faz. Talvez ele entre com Lucio na lateral e mantenha dois volantes e dois armadores (Rochemback, Adilson, Douglas, Carlos Alberto) - com Vinícius P., Escudero, Clementino ou Viçosa como opções.
    É um time razoável. Opções ele tem. Quando escrevo esse comentário, ouço os comentários da Guaíba, dizendo que o Cruzeiro-RS deu trabalho. Jogo fácil não existe e o Grêmio não é imbatível. Os comentaristas esportivos colorados (os Aciolis com grife) querem menosprezar e polemizar.

    ResponderExcluir
  20. Tenho a titularidade do Borges como certa desde o ano passado, achava ele o parceiro ideal pro Jonas no ataque, infelizmente suas condições físicas não eram as melhores. Agora a vaga de seu parceiro é que está em aberto, pois sinceramente não sinto firmeza no André Lima, não vejo nele pedigree para ser titular do Grêmio. Embora ele venha quebrando bem o galho na função.
    Talvez este desempenho até certo ponto correto, é que esteja impedindo o Renato de fazer novas experiências e testar outras opções de ataque.
    FJC, os comentaristas tem que fazer jus aos seus salários, e quem vai achar graça se eles disserem que foi um jogo normal, com um placar absolutamente correto prá o desempenho de ambas as equipes?
    Agora teremos um período de alguma tranquilidade para dedicar-se mais à LA, usando os jogos do Gauchão para analisar melhor as características dos novos contratados, e encaixá-los com mais precisão no time titular. Acho isto dentro de um planejamento razoável, que até o momento tem dado certo, com excessão da derrota em Barranquilla que pode ser revertida com tranquilidade no jogo de volta.
    E como título é título, nada como começar a temporada comemorando um estadual, mesmo sendo apenas o 1º turno! Quem sabe um não chama o outro e fechamos o ano muito mais felizes que o ano passado.
    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir
  21. Só corrigindo, o penúltimo parágrafo começa com a palavra Vencendo. Seria, vencendo agora teremos um período ........

    ResponderExcluir
  22. Báh, mas qe baita merda.

    Boto um baita texto de um cara falando sobre o Inter, aí tem 2 comentários, e o resto tudo é blá bla blá imortal, bla bla bla Renato, bla bla bla tricolor, bla bla acioli.

    Que tal comentarmos mais sobre o assunto do tópico e um pouco menos sobre a opinião de cada um ?

    ResponderExcluir
  23. Concordo plenamente contigo Ramão, leia o meu comentário sobre o texto, e o do Adolino, e veja o que vem pra baixo, só provocações, eu apenas respondi à altura, defendendo o meu clube, coisa que fiz durante 26 anos que ficamos sem ganhar nada, e não vai ser agora que somos o maior vencedor da década que vou deixar de fazer.
    Mas a culpa deste problema no blog é sua, do Adolino e do Rafael, que nunca estão aí para debater. Cadê o teu comentário sobre o texto Sr. Ramão Corso? Ou o Sr. não tem uma opinião própria sobre o assunto? Vc brilhantemente previu o fracasso do Inter no Mundial e seus comentários sempre foram muito bons, os teus como os do Adolino e do Rafael fazem muita falta, e se não fosse os meus arranca rabos com o FJC, com o Marcão e com o Stevan, o que sobraria do nosso Blog. Claro que sai muita merda, muita roupa suja é lavada, mas sempre sai algumas boas idéias, melhor do que nada.
    Agora os gremistas gentilmente me convidaram a não mais comentar sobre o imortal, e sabado e domingo fiquei pensando, não comento mais sobre o grêmio, e os colorados nunca estão aí pra debater, o que eu irei escrever agora?
    Todos os textos do Boleiro Gaucho tem pelo menos um comentário meu, nunca escrevi nenhum texto, mas sempre prestigiei comentando sobre o tópico, porque acho que contribuo melhor desta forma.
    Senti que voce, como o Rafael e o Adolino sentiram muito o golpe da perda do Mundial, pois antes, sempre estavam por aí, e agora sumiram.
    Eu tinha pensado em convidar alguns amigos para comentar no Blog, mas se nem os nossos escritores prestigiam, daí fica difícil.

    ResponderExcluir
  24. Caro Acioli, eu nunca considerei seus comentário com o palavrão que vocês estão usando agora.
    Acredito que a partir de suas opiniões, mesmo que controvertidas, elas se justificam pelo fato de ser um torcedor colorado e, que, a partir delas, mesmo que nós, gremistas, consideramo-as como infundadas, o debate existe para isso mesmo.
    Agora, sejamos sinceros, vocês não comentam nada porque não tem nada para comentar. E quando afirmam que o regional não é interessa, todos sabemos que é puro despeito, afinal, os colorados tiveram que passar o fim de semana assistindo as outras equipes jogar.
    Se esse blog foi criado para gremistas e colorados, penso que seja perfeitamente normal, a invasão e o espaço dos gremistas por aqui. Mas se quiserem falar do colorado, então, deixem claro que esse é espaço é só de vocês, e os gremistas não aparecerão mais por aqui.

    ResponderExcluir
  25. Para completar eu queria dizer, que o Ramão está certo em reclamar que o assunto do tópico foi desviado e que os gremistas poderiam ter criado outro assunto. No entanto, tens que ter em mente, que colocar o texto de outro autor, não é o objetivo desse blog, afinal, aqui deve prevalecer a opinião dos blogueiros. Se quisermos ler a opinião dos autores, cada um por si próprio vai ao site que considera mais apropriado. No caso, uma simples referêcia resolve o problema. Do contrário, cada um aqui pode colocar o texto do comentarista que acha melhor, e não se tem mais debate e discussões.
    Eu admiro o Acioli, és corajoso nos comentários. Ao menos, dá a cara para bater. Isso faz parte. Mas não adianta chorar e ficar magoado depois que for combatido, em se tratando de Grêmio x Inter, não teremos um acordo 100%.
    Eu acho importantes seus comentários, mesmo que, às vezes, equivocados e polêmicos, porque permitem que possamos contestá-los.
    Mas eu entendo a indignação de vossas senhorias:
    eu jamais gostaria de admitir que é muito chato passar o fim de semana acompanhando a folga de meu time favorito, mesmo que seja o Regional.

    ResponderExcluir
  26. FJC, acho que aí vc tentou virar o jogo. Não chorei e nem fiquei magoado, apenas decepcionado, por ter notado que os nobres colégas gremistas não aguentaram os meus argumentos no debate e solicitaram que eu não mais comentasse sobre o Grêmio. Repare que nem eu e nem um dos outros colorados do Blog pedimos isso ou coisa parecida.
    Sobre nós estarmos sem time pra torcer neste e no próximo fim de semana é totalmente verdade e já citei isso, mas nunca chateado e magoado por ser combatido no debate, pois me considero vencedor pelo fato de voce, o Marcão, e o Stevan ter pedido pra mim não comentar mais sobre o Grêmio, ficou nítido que não puderam com os meus argumentos, e se fosse numa luta de boxe eu diria que voces jogaram a toalha.
    Lógico, fica melhor, vem voce e enche a bola do time, vem o Marcão e considera um ou dois pontos e todos ficam felizes, um pouco sem graça mas bem melhor do que houvir criticas de um torcedor do time rival, que supostamente estaria ali atento para colocar o dedo na ferida a qualquer momento.

    ResponderExcluir
  27. Companheiro blogueiro, Acioli,

    Menos, menos, eu contra-ataquei suas teses, sem considerá-las totalmente desprezíveis. E muitas vezes, não vi resposta sua. Ou porque não leu. Ou porque não tinha argumentos.
    Se quer saber, nossa análise crítica em cima do Grêmio atual, partiu de seu ponto de vista, em que julgas o tricolor um time inferior ao ano passado, com reforços que ainda não deram resposta, e o futuro incerto do tricolor, etc.
    Essas questões que levantaste estão abertas. Temos muitos jogos pela frente.
    Não sou juiz de direito, mas Teu erro vai no sentido de desprezo total pelo rival e aí mexe com a brio dos blogueiros-gremistas, evidentemente. Dizer que o Grêmio amargou dez anos de decepções não é uma verdade, se observar o retrospecto, independente de levantar títulos ou não; basear-se apenas na história dos últimos anos é desconhecer o valor do futebol de outras décadas; afirmar que o torcedor gremista carece de uma identidade é não ser honesto com, pelo menos, metade do Rio Grande, já que a gloriosa torcida colorada cresceu e equilibrou as coisas.
    O Grêmio tem história e tradição, assim como Inter. E nesse ponto, você comete equívocos em pensar que sua opinião é a melhor do que os outros.

    ResponderExcluir
  28. Amigos em primeiro lugar,mesmo não escrevendo eu tento,olhar todo o dia e morro de rir de vcs.Perder o mundial foi prevesivel,o que acontece é que eu ando muito ocupado,viajando muito aqui no nordeste,esse ano não vou conseguir nem tirar as minhas férias,que no ano passado eu parei 35 dias.Fiquei ai no Sul pescando no rio Uruguai,e andando por SC PR rodei 10.000km,mas nesse ano terei que me acontentar só em trabalhar,mas adóro esse espaço ao qual eu tenho o maior carinho,e gostaria muito de um dia, conhecer todos pessoalmente ou que tal,num grenal,nós almoçarmos juntos ai depois vamos todos assistir,a derrota do Gremio digo o jogo,foi minha mão que não resistiu e digitou rsrsrrsrskkkk

    ResponderExcluir
  29. Amigos,
    Acho a reclamação do Ramão totalmente procedente, e me desculpo por ter colaborado no desvio do assunto, porém como bem lembrou o FJC, temos um post de outro blogueiro alheio ao nosso em discussão, não sei se esta é a razão principal deste blog.
    Também tenho que reconhecer que o Acioli anda muito sózinho por aqui, e "quem se sente muito sózinho acaba dando bom dia prá poste", talvez seja esse o motivo da virulência dos seus comentários sobre seu rival.
    E que fique bem claro, eu não pedi prá o Acioli não comentar mais sobre o Grêmio, apenas pedi que deixasse de escrever as besteiras e as provocações repetitivas, que ele chama de "argumentos",(ou seriam "arjumentos"?) pois tenho certeza que sua leitura dos jogos também não é exatamente aquilo que escreveu. Mas se não souber escrever nada melhor ou diferente disso,.............
    Senão o alto nível mantido neste blog até o momento, vai descer até ficar igual a tantos por aí onde só se vê besteiras e xingamentos dos mais imbecís possíveis que não merecem nem respostas.
    Enfim, se os próprios colorados não querem comentar sobre seu time, não sou eu gremista que vou fazê-lo, pois correria o risco de acharem que estou tripudiando.
    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir
  30. Acioli

    Se eu copiei e colei aquele texto na íntegra, inclusive especificando alguns pontos, é porque concordo plenamente com o que foi escrito, não caberia a mim escrever mais.

    Estava aguardando as opiniões de vocês. Mas, foram 2 posts e voltou o velho bla bla bla.....

    Só gostaria que o assunto não seja desvirtuado sempre.

    ResponderExcluir