segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

FIM DE UM ERA


Amigos, peço licença para por uma vez deixar de lado nosso querido futebol gaúcho, e fazer um pequeno comentário sobre um grande craque.

O que todos esperavam para o final do ano foi antecipado, num drible inesperado no destino que só os verdadeiros craques podem aplicar. As dores do corpo, que foram superadas várias vezes pela firmeza de caráter, força de vontade exemplar e pela carreira muito bem planejada, e acompanhado pelos melhores profissionais possíveis nas recuperações quase milagrosas.
Provas de fé inquebrantável no ofício de jogar bola não só por profissionalismo, mas por puro prazer de estar em campo, entre amigos fazendo o que gosta, hoje estas dores físicas se tornaram insuportáveis pois o sentimento de prazer se esvaiu em vaias, quilos acumulados, resultados negativos e conseqüentes xingamentos e até agressões verbais e físicas. Quem com um currículo igual se sujeitaria a tamanhas baixarias, ouvir palavrões de um bando de desocupados, para não dizer outros adjetivos de baixo calão?
Acho até que demorou-se a decidir, afinal o amigo R. Carlos foi mais rápido e como está em melhor forma, já achou outro clube bem longe dos marginais pseudo-torcedores que agem como bandidos mesmo, ameaçando até familiares.
Sua trajetória é mais que conhecida e está em todos os canais de TV abertas ou não, devendo permanecer no ar por um bom tempo, e merecidamente.
De Bento Ribeiro para BH, e daí para o mundo, sempre desequilibrando e decidindo, exceto naquele fatídico Brasil e França, até hoje não esclarecido totalmente o mistério.
Passando por arqui-rivais como Barcelona e Real Madri, Internazionale e Milan e sendo ídolo em todos, fez como os elefantes que pressentindo o fim procuram o cemitério deles.
Só temos a agradecer este fenômeno que nos deu muitas alegrias com a camisa amarela, e que uma pequena manchinha já apagada pelo tempo, nem faz diferença num currículo tão vitorioso.
Quantos anos mais levarão para surgir outro fenômeno desses?
- Para trilha sonora escolheria Pescador de Ilusões, do Rappa:

Se meus joelhos
Não doessem mais
Diante de um bom motivo
Que me traga fé
Que me traga fé...

Valeu a pena
Êh! Êh!
Valeu a pena
Êh! Êh!
Sou pescador de ilusões
Sou pescador de ilusões... Valeu Ronaldo!!

19 comentários:

  1. Um dia, nossos filhos e nossos netos irão nos perguntar? O tal Ronaldo jogava bem mesmo? Quem já não fez esta pergunta pra alguém mais velho sobre o Pelé? Ronaldo não é Pelé, acredito que nunca mais haverá um Pelé, como diria Armando Nogueira, " Pelé é uma gota de Deus". Mas então o que diremos nós sobre Ronaldo? Horas bola, "o maior artilheiro de todas as copas", é um belo cartão de visitas. Mas Ronaldo não foi só isso, na sua vida profissional, foi um exemplo de superação e deixou um legado para várias gerações, quebrou recordes, tabus e preconceitos com a mesma facilidade com que driblava seus adversários em campo, e deixou um fio de esperança para as novas gerações.
    No seu último ato, " como um elefante que procura o seu cemitério", como diria o brilhante Marcão, ele quebra mais uma barreira, importantíssima e até agora quase impeceptível, mas que tornar-se-á um marco para os clubes e para o futuro do futebol brasileiro, que é a repatriação do grande craque consagrado no mundo. Sim, pois quem abriu as portas de times tupiniquins conseguirem trazer um ídolo do exterior a peso de ouro? "Impossível, pagar 1 milhão e 800 mil por mês para um jogador", diriam alguns, mais uma vez o Ronaldo supera-se e abre as portas, para que venham, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e tantos mais.
    "Eu sou brasileiro e não desisto nunca", talvez Ronaldo não tenha sido a inspiração para esta frase, mas lhe caiu como uma luva.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, com a aposentadoria do Ronaldo, e a pseudo-aposentadoria do Ronaldinho Gaúcho, o futebol mundial está nivelando por baixo.

    Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, nunca chegarão a metade do que estes jogadores foram.

    Acho que o mercado mundial da bola e a imprensa precisam rever seus conceitos

    ResponderExcluir
  3. Sobre Ronaldo, em seu alge fisico foi coretamente chamado de Fenomeno, arancadas incriveis, velocidade, habilidade, chutes precisos, junto com um compremetimento com aquilo que estava fazendo.
    Depois das varias lesões que o puniram ele se reergue e conquista o mundo, um grande jogador, talvez um heroi, mas pra mim simplesmente Fenomeno.
    Talvez faltou a cereja do bolo da historia de ronaldo, eu diria a copa de 98, se tivece ganhado dos franceses na casa deles teria se elevado ao nivel de Garrincha ou ateh mesmo Pele, mas quiz os deuses da bola 9 ou quem sabe a Nike ? ) que ele deveria mostrar mais uma vezes ser digno, caimos junto com Ronaldo, para com ele em 2002 se reerguermos pela superação.
    Parabéns Ronaldo pela carreira gloriosa, talvez no fim ele tenha virado apenas a sombra do que foi um dia, mas mesmo assim uma sombra mais habilidosa que varios homens.
    Fico com uma famosa frase que nunca me esquecerei, e sempre q eu ver um jogador fazer aquele tipo de gol, vou repetila pra mim mesmo, como diria o Fenomeno:

    "Enquanto eles continuarem caindo eu continuo fazendo"

    ResponderExcluir
  4. Concordo em partes com os colegas. Ele foi um grande craque, sem dúvida, mas se esperava mais nesse final de carreira. Romário, por exemplo, ficou acima dele por marcar mais gols, chegando aos 40, jogando muita bola.
    Segundo os especialistas em preparação física, existem aqueles jogadores, que chegando na idade muito avançada, mesmo sem ter o pique dos jovens, conseguem se superar pela qualidade técnica. Ronaldo seria o típico jogador que depende muito da parte física. Velocidade e explosão. E embora tenha ganhado mais títulos, Romário provou sua genialidade até os 39-40.
    Romário era melhor dentro da área. Inteligência e posicionamento quando não tinha mais perna.

    ResponderExcluir
  5. FJC,

    Concordo com tua comparação, na área Romário era imbatível, e como nunca foi muito chegado a treino físico desenvolveu um senso de colocação e uma rapidez de raciocínio fora do comum. Mas apesar de ser "fora de série" em campo, não é o melhor dos exemplos como profissional, atleta e nem administrador do patrimônio que adquiriu, graças ao seu talento incomensurável.
    Ronaldo além de bom exemplo disto tudo acima, não era marrento e nem desagregador. Jogava na vertical, em direção ao gol, para a vitória de seu time. Apesar de ser o que é, continua humilde e um gentleman pois nem sequer comentou a bandalheira que a "torcida" corintiana fez para ele.
    Já o Romário sairia no braço, ou no mínimo soltaria o verbo contra aquela corja.
    São dois gigantes do futebol mundial, mas como seres humanos são bem diferentes.

    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo contigo, Marcão. Mas há quem diga que Romário era indivíduo mais prudente. Fora de campo, gostava só de mulheres. kkkkkk (brincadeira)
    Os defensores de Romário dizem que ele só tinha o Bebeto como companheiro, em 94. Em 2002, Ronaldo tinha companheiros numa seleção mais qualificada.
    De fato, Romário era problemático, tanto é que, Felipão o deixou fora na Copa de 2002.
    Mas eu fiquei decepcionado com essa parada aos 34 do Ronaldo. Esperava que ele ficasse pelo menos mais uns dois anos.
    Eu continuo do lado dos defensores do baixinho da camisa 11. Ronaldo era correria e muita propaganda da nike. Na habilidade, Romário tinha mais qualidade.

    ResponderExcluir
  7. Amigos começou a Libertadores, este torneio maravilhoso e diferenciado, e eu comecei a rever meus conceitos. Achei que os times brasileiros iriam atropelar, devido ao desnível técnico ser grande e as diferenças nas folhas de pagamento serem astronômicas, mas não foi isso que vi no início do torneio.
    Já na pré libertadores, tivemos a eliminação do Corínthias e um grande susto da parte do Grêmio, quase sendo eliminado pelo Liverpool do Uruguai, e o Fluminense com grande elenco não passou de um empate em casa, conseguido à duras penas. Ontem o Santos não passou de um empate, o Tolima, algóz Corintiano, só ganhou em casa aos 45 do segundo tempo e o velez, foi o único que fez a sua parte, ganhando de 3x0, mas porque o Caracas teve um jogador expulso no início do jogo.
    Assisti aos jogos e percebi que não vai ter moleza, seja quem for o adversário, dentro ou fora de casa, este torneio tem a peculiáridade de nivelar os times, embora haja um abismo econômico entre eles, dentro de campo isso fica quase imperceptível, e fica cada vez mais evidente que nome não ganha jogo, e quem quiser levantar a taça, vai ter que suar a camisa, arrastar a bunda no chão, e contar com os bafejos da sorte.

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente com vc Acioli, LA como diria alguns se ganha na preparação, no grito, na raça, na vontate e no grito, esse torneio leva as equipes a campos desafiadores, com uma qualidade lamentavel, exige dos jogadores um algo mais em campo, exige dos tecnicos muita inteligencia e tambem sorte.
    Tenho a LA como meu torneiro favorito independente de o Imortal jogar ou não, mas os jogos da LA são muito mais impolgantes mesmo sendo um Universidade X Oriente Petroleiro, o jogo se mostra mais aguerido e gostoso, o torneio faz que os seus participantes se entregem e busquem sempre a superação, se vc não der o melhor de si na LA vc não ganha, aki salto alto n prevalece.

    ResponderExcluir
  9. Não vejo nenhuma novidade. Libertadores sempre foi assim. Acaso, Grêmio e Inter ganharam fácil os duas taças?
    Grêmio com grandes dificuldades para vencer o Liverpool? O jogo foi 3x1 para o tricolor, o que se poderia esperar mais? Os uruguaios sempre jogam com a mesma determinação e limitação de sempre. Quanto ao Corínthians, todos sabem que o timão não tem história na Libertadores.
    Não vejo nada que podemos considerar como surpresa.

    ResponderExcluir
  10. Tom hanks, não concordo contigo, o Grêmio jogou mal, teve muitas dificuldades, só não entrou em desespero porque achou o gol de empate, logo após ter sofrido o 1x0, não teve alternativas de jogo, perdeu aquela velocidade do segundo semestre do ano passado, anda mal das pernas e tem que torcer pra que as peças de reposição como Carlos Alberto e Escudero encachem direitinho ou vão continuar nesta amarga fila de 10 anos sem ganhar nada.
    Por outro lado, o Inter muito me agradou na noite passada, acho que o Bolatti, era uma das peças que faltavam, tirando o "espetacular" Wilson Mathias, e com a entrada do Tinga, acredito que o setor de meio campo estará pronto.
    Ficamos agora dependendo do acerto do goleiro ideal, pois Lauro falhou de novo, e também do acerto no ataque. Damião movimenta-se bem, mas centroavante que se preze, não pode perder os gols que ele perdeu, não na Libertadores.
    O Inter enfrentou o Emelec fora de casa, como um verdadeiro campeão, se impôs desde o início e mostrou que está forte novamente no torneio, detales tem que ser acertados, mas a chegada do Zé Roberto, Cavenaghi e Bollati, tornam o Inter mais forte do que no ano passado, embora não são as contratações que todos os colorados esperávam, pelo menos eles tem o perfil de jogador de Libertadores e podem surpreender.

    ResponderExcluir
  11. Amigos,
    Não nos precipitemos e comecemos a julgar pela primeira rodada, pois como o Tomhanks35 falou, LA nunca foi fácil prá ninguém. Se formos analisar só a primeira rodada, o Cruzeiro é favoritíssimo, pois enfiou 5 a zero no Estudiantes mole, mole. Poderia até ser mais, mas parece que "tiraram o pé" no final.

    Acioli, o que achas da renovação do Lucas com o São Paulo?
    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir
  12. Marcão, achei que não foi nada mal para um cabeça de bagre, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    No ano passado o Lucas já vinha destacando-se no time do morumbi, e este ano tem tudo pra tornar-se um grande jogador, haja visto que o São Paulo não é mais aquele de antigamente, e ele terá muitas chances de mostrar que é bom mesmo.
    Marcão lhe pergunto: Quem foi o melhor jogador do Sub 20? Quem foi o artilheiro do Sub 20? Ou será que a globo, o Caio Ribeiro, ou a mídia do eixo rio são paulo, teriam influenciado a Conmebol para escolher o Neimar o melhor e o artilheiro.
    Neimar foi o artilheiro e o melhor jogador do Sulamericano e ponto final, o Lucas fez uma boa partida na final, parabéns pra ele, que ele repita quando vestir novamente a camisa da seleção sub 20, e se um dia vestir a camisa da seleção principal, desejo a ele muita sorte, e que ele prove que não é só mais um cabeça de bagre como os outros que apresentaram-se neste torneio.
    Vc acha que eu não gostaria de vir aqui e dizer que o Oscar, o Ruan e o Romário são grandes jogadores, claro que gostaria, mas não sou do tipo que tapa o sol com a peneira, não mostraram nada de mais, e só vieram como campeão por ter a sorte de jogar no mesmo time do Neimar, podem um dia ser grandes jogadores, mas tem que provar.

    ResponderExcluir
  13. No inter, esse ano, Celso Roth não terá só quatro jogos para decidir o título. Vamos ver até onde vai o maior azarão dos treinadores gaúchos.
    Quanto ao Corínthians, essa foi sempre a sina do timão. E o Cruzeiro agora enfim venceu, depois do fiasco de 2009. Mas não será surpresa se levar uma surra dos argentinos no jogo de volta na Argentina.
    Com relação ao Grêmio, essas dificuldades contra Liverpool e os bolivianos, para quem conhece o que é Libertadores, sabe que não tem moleza.
    Apesar disso, eu não gostei do primeiro tempo. O Grêmio insiste muito em jogadas centralizadas. Renato tem que mudar esse esquema. Fernando tem que ser titular e Carlos Alberto tem jogar mais perto dos atacantes. O esquema com dois centroavantes pode até funcionar em casa, mas ele precisa abandonar essa ideia de losango no meio campo. Contra time simples, tem que jogar simples: basta jogar com dois volantes e dois meias, Fabio R., Fernando; Carlos Alberto e Douglas; devolver o Lúcio para a lateral e o problema está resolvido.

    ResponderExcluir
  14. Engraçado, como o desempenho do "cabeça de bagre" foi diferente do "craque", este estava cansado e não jogou nada, o outro parece que estava de pilha nova. Tenham a santa paciência! Guri de dezenove anos cansado, e de jogar bola?
    Arranjem outra desculpa prá falta de vontade e de compromisso com a profissão, ou de responsabilidade.
    Já não se fazem mais craques como antigamente!

    O Lucas tem muito o que jogar ainda, e talvez tenhamos mais um grande jogador,(se não se estragar com as más companhias.) Achei um exagero o contrato prá um principiante, mas infelizmente a influência da mídia mais uma vez ajudou a criar mais um projeto de craque, pelo menos no preço.
    Acioli, não tinha mais nenhum jogador com a quilometragem do teu craque, apesar da idade era o mais cotado pra ser a escolha da Conmebol, não vi nenhuma surpresa nisso. E tu acredita MESMO que ninguém influencia a Conmebol em suas escolhas? Então tá!!

    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir
  15. O espaço,para jogadores igual o Neymar vai ficar cada dia menor.Ele tem muito talento,mas o seu égo é maior ainda.Realmente jóga muito bem,mas o que móve o futebol é grana, ninguén que patrocine,gostará de ver a sua marca ligada a escãndalo,indiciplina ect.Os tempos estão mudando e acredito quea cada dia,os patrocinadores e os clubes,que se preucupam com a sua marca,irão pensar tanto no futebol do jogador,quanto na sua personalidade,e ele quando qué joga muita bóla,mas na metade do tempo é um cai cai.

    ResponderExcluir
  16. Sem dúvida alguma, apenas para fazer constar, o Ronaldinho (nada de Ronaldo, Fenômeno, Nazário, blá-blá-blá) foi o MELHOR jogador que eu vi jogar. Um cara que conseguiu aliar perfeitamente, técnica e força, jogando bonito sem perder a objetividade. Pena que esta melancólica despedida se deu pelo fato de não saber a hora certa de parar, diferente de Zidane, outro monstro do futebol de minha geração que deixou registrado uma carreira de muitas conquistas. Saudações Coloradas

    ResponderExcluir
  17. É Marcão, acho que tu está certo, existe uma conspiração no Brasil e no Mundo inteiro pra puchar o saco do Neimar. Mas também, o cara é bonito, forte, musculoso, olhos verdes, alto, culto, responsável, religioso, etc..., por favor, vamos ser coerentes, sem bairrismo, sem dor de cotovelo, o cara é bom e o mundo inteiro admira ele. Se ele é o melhor, não importa se é do Santos, Cruzeiro, Inter ou da Ponter Preta, vamos aceitar e apoiar e torcer pra que um dia nos nossos times seja revelado um craque como ele. Vcs tiveram um cara como ele, ou até melhor, no time de voces, o Ronaldinho, mas não souberam cuidar e ganhar dinheiro com ele, agora tem que rezar pra que nos próximos 100 anos apareça outro, e daí com o exemplo do passado tentar tirar o pé da lama.

    ResponderExcluir
  18. Olha, colegas, cada tem a sua opinião aqui, e eu vejo que não Neymar não é uma unanimidade entre a torcida brasileira. Isso significa que ele ainda tem muito que provar. Não há consenso, e se não há consenso, é porque ele não merece todo esse rótulo de gênio que está recebendo. Gostei da palavra "projeto de craques": é justamente o que Lucas e Neymar são. Ainda não jogaram na Europa, ainda estão longe de Ronaldo, Ronaldinho e Romário.
    O próprio Robinho só agora começou a se firmar na Europa. Pela seleção, exceto uma Copa América, não ganhou absolutamente nada.
    Voltando ao assunto do tópico, Ronaldão mentiu na entrevista e todos acreditaram. Os telespectadores se deixaram levar pela emoção, inclusive todos daqui desse espaço.
    A doença não pode ser desculpa para seu mau futebol depois dos trinta, e o suposto remédio que tomava, segundo especialistas, não era doping.

    ResponderExcluir
  19. Acioli,
    Que Deus ajude a se confirmar tuas previsões para o moleque, pois assim teremos garantia de vencer tudo que disputarmos em termos de seleção, inclusive a Copa de 2014 e talvez mais uma. E com muito, mas MUITO otimismo mesmo, espero que a maturidade chegue logo e tu venha nos dizer: Viram, eu disse!!! Eu estava certo!!! Ele é "o cara"!!!
    Por enquanto, que descanse da Sub 20, pois venceu sózinho!!! (é pura ironia, viu?)
    Adolino e FJC, parabéns pelos comentários, isto nos dá prazer em discutir futebol, pelas suas inteligência e imparcialidade.
    E o Ronaldo mentiu mesmo, também acho! Mas não sei o quanto doeu nele ter que inventar desculpa prá decisão mais importante da sua vida. Como falar que tá de saco cheio do time com uma torcida daquele tamanho, que consome tudo que tem aquela marca? Que alimenta financeiramente os patrocinadores dele?
    Que tem centenas, talvez milhares de marginais em seu meio?
    Como já disse aqui, a humildade é uma virtude dos fortes, grandes e sábios. E ele é quase tudo isto. (pelo menos os dois primeiros é, kkkkk)

    E só prá não passar em branco, fizemos o dever de casa, ou nada mais que a obrigação. 3X0 em casa dá um fôlego para a volta.

    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir