
Para encerrar as discussões antes do Natal, gostaria de levantar nesse espaço o assunto do momento: o possível retorno de Ronaldo Gaúcho. Quero pedir a opinião dos gremistas sobre os aspectos positivos e negativo a respeito do retorno do craque. Quanto aos colorados, que certamente, assim como nós no Mundial, vão secar e ficar torcendo contra, também vale a opinião contrária para sabermos o que pensam nossos maiores adversários.
A despeito dos colorados, considero o retorno do irmão de Assis importante por um lado, mas perigoso e arriscado por outro.
Quase todos os grandes ídolos retornaram a sua casa, casos de Romário no Vasco, Robinho no Santos, Adriano no Flamengo, Ronaldo, Corínthians, Sóbis no Internacional. Existem alguns pontos positivos nessa volta. Mas também há muitos riscos, caso o jogador não volte a atuar bem com a camisa tricolor.
Pontos positivos:
Jogador diferenciado. Com Ronaldinho em forma, o tricolor pode retomar o caminho dos títulos e das vitórias. O Brasil não tem, hoje, tanto no Brasil quanto na Europa, um jogador que supere o talento de Ronaldo Assis.
O alto salário do jogador pode ser compensado com o faturamento do clube associado à imagem do atleta. A relação custo x despesa tende a equilibrar, na medida em que o Grêmio levante troféus e mantenha a casa cheia.
Seleção Brasileira: chance de Ronaldo Assis recuperar seu bom futebol, já visando a Copa de 2014.
Reconciliação com a torcida, reconhecimento do clube que o revelou e o futebol gaúcho, que ganha muito com o retorno do astro.
Pontos negativos:
Investimento de risco. O clube vai faturar com comerciais, materiais esportivos, marketing, etc., mas para quem vive uma crise financeira, a grana a se investir é muito alta para o momento do clube.
Grupo de jogadores: até o momento é um time sem grandes estrelas, mas um grupo focado, fechado, unido e determinado, muito bem comandado e orientado por Renato Gaúcho. A chegada de Ronaldinho pode alterar o clima e o comportamento daqueles que lá estão. Risco de uma desmobilização.
Responsabilidade. Ronaldinho será cobrado por resultados, certamente. A expectativa em torno dele será enorme. A cada jogo será um show, caso contrário, a torcida e a crônica esportiva vai chiar
Esquema tático: no time que terminou o Brasileirão, não sei quem pode sair para a entrada do dentuço. Jonas e Douglas são titulares absolutos. Vai sobrar para o André Lima que renovou o contrato, ou para o Lúcio na meia esquerda. Mas Renato não pode jogar com Douglas e Ronaldinho. Ambos não marcam. Como ele vai escalar esse time?
Acho que ele não vem para a Libertadores. Só vem depois, para o Brasileirão ou se o Grêmio conquistar a América e for para o Mundial.
Na minha opinião, Ronaldinho Gaúcho é o craque brasileiro da década. Foi fundamental na conquista do penta da Seleção em 2002.
Podem falar o que quiserem, mas com Ronaldinho em forma e com vontade de jogar, não há ninguém que o supere em termos de talento e qualidade técnica.
Bem, eu colorado vou me atrever a postar o primeiro comentário.........
ResponderExcluir.........sinceramente. Se o cara estiver afim, será um grande acréscimo ao time, e o Renato que arrume um lugar pro cara. Quanto ao aporte financeiro, o retorno em marketing é imensurável. Como exemplo, desde a chegada do Gordonaldo, o Corinthians é quem mais fatura em marketing no Brasil.
Aí que vem a questão. Acho que a vinda de Ronaldinho ao Gremio é uma jogada muito mais para o depto de marketing do que para o depto de futebol.
E já que falamos em futebol, meu pensamento. O cara chegou domingo de meio dia da Eupora, e na noite já tava na balada. Imagina o que ele fará agora, junto com seus amigos, na sua casa noturna, rodeado das suas putas, praia, etc...etc...etc...sinceramente, acho que a vinda dele para o Brasil significa sua aposentadoria.
Mas, óbvio. Bola no corpo que nem ele no mundo não enchem uma mão. Se ele quiser..........
Caro amigo Acioli,
ResponderExcluirtodos nós, aqui nesse blog, nós excedemos às vezes. As últimas discussões foram um pouco pesadas, inclusive já me retratei aqui, pedindo desculpas por alguma ofensa que possa ter acontecido. Como se trata de um debate escrito, muitas vezes, as palavras podem ter dupla interpretação.
Gostaria que continuasse exprimindo sua opinião, pois ninguém é dono da verdade.
Beleza FJC, acredito que cada um pode ter sua opinião sobre os clubes e os jogadores, mas não sobre a vida pessoal dos blogueiros, mas como vc disse, como se trata de um debate escrito ás vezes as interpretações podem ser diferentes, então caso encerrado.
ResponderExcluirSobre o Ronaldinho, o Ramão foi muito feliz em suas colocações, acredito que ele faria o mesmo que o Ronaldo fez no Corínthias, traria um patrocínio muito maior, inclusive, patrocínio próprio, onde o Grêmio além de não precisar pagar seus salários ainda lucraria algum com sua presença, vendas de camisas aos montes, ingressos esgotados pra ver o dentuço.
Pontos negativos, não consigo ver nenhum, a menos que os salários dos outros jogadores atrazem, daí eles começam a fazer corpo mole, afinal, como o Ronandinho vai ter patrocínio próprio e o dele nunca vai atrasar, daí outros vão chiar mesmo.
Sobre na vaga de quem ele vai entrar, isso é muito fácil, o Grêmio é ele e mais 10, os outros que lutem para ter a honra de jogar ao lado do fenômeno.
Minha opinião pessoal, ele não vem. Tem muito time de olho nele, e o Milan não vai liberar ele antes do fim do seu contrato, acredito que ele venha pro Brasil na metade do ano que vem, mas não pro Grêmio.
Amigos,peço desculpas para as vezes que ofendi alguein.E QUE TODOS JUNTAMENTE COM VOSSAS FAMILIAS,TENHAM MUITAS ALEGRIAS,NESSE NATAL ASSIM COMO NO ANO VINDOURO ,E QUE DEUS DE MUITAS BENÇÃS PARA TODOS MUITA,LUZ PARA MESMO NAS ADVERSIDADES,SAIBAM QUE CAMINHO TRILHAR,E QUE AS FAMILIAS TENHAM MUITA UNIÃO,POIS SOMENTE COM FAMILIAS ESTRUTURADAS,É QUE MELHORAREMOS O MUNDO E QUE NOSSSO,REI O SENHOR JESUS ESTEJA SEMPRE EM NOSSOS CORAÇÕES AMEN.Amigos não sou, muito bom em escrever,vcs ja devem ter percebido, mas tudo o que escrevi foi de coração para todos,só me esqueci de carescentar uma coisinha . E que o Inter continua,com sua grande superioridade em relação ao Gremio,kkkk brincaderinha,não resisti um grande abraço atodos,e se algum dia quiserem conhecer Salvador,lembrem,que todos tem um amigo aqui. saudações coloradas
ResponderExcluirFJC, em primeiro lugar parabéns pela escolha da foto que ilustra teu post, falei no assunto à pouco.E relação ao assunto Ronaldinho, concordo com praticamente tudo que enumeraste, com excessão ao item que acha arriscado e alto o investimento, sou da opinião que nenhum investimento é alto se tiver retorno garantido, que é o que acho que está sendo feito pela diretoria do Grêmio, buscando parceiros e investidores/patrocinadores para esta empreita. Senão o Corinthians tava ferrado, pois o Ronalducho jogou muito pouco em jogos, mas craque que é, teve alto rendimento em quase todos que participou. Depois craque é craque, leva torcida e mídia aonde for, e isto rende muito para quem administra bem.
ResponderExcluirAcioli, não leve pro lado pessoal nossas gozações, como já disse anteriormente isto é uma diversão e às vezes alguém abusa dos verbos.
Ramão, a vida noturna do cara pode ser agitadíssima, mas se ele resolver no campo ninguém vai reparar. (Apesar de agora estar em férias e poder fazer o que quiser, a hora que quiser.) O Renato é um exemplo disso. Só prá ilustrar, conversando com um velho amigo torcedor do Coritiba, ele lembrou do Zé Roberto, talvez voces não tenham conhecido, mas era craque e passou por Seleção Brasileira, São Paulo, Corinthians, Atlético PR, e Coxa na década de 70, me falou que os dirigentes iam buscá-lo na zona de manhã cedo prá ele jogar até clássicos na tarde de domingo, e ele entrava e resolvia, fazia até mais de um gol nesses jogos. Claro que estamos em outro nível de profissionalismo hoje, mas a idéia é a mesma.
Adolino, que os Orixás da Bahia te abençoem também, e a todos nós para podermos continuar "se pegando" neste blog, com muito respeito acima de tudo.( Se um dia eu for a Salvador e tu não tiver chimarrão, vou tomar água de côco e te chamar de torcedor do "Bahêa" rsrsr.)
Stevan, fique firme e forte que 2011 promete, e com certeza ainda vamos zoar muito estes colorados.
Rafael, continue postando com seriedade e conte conosco para "botar fogo" na discussão.
FELIZ NATAL E UM BAITA 2011 PRÁ TODOS.
Saudações gremistas!
Novo Ranking da CBF após reconhecimento dos títulos anteriores a 1971:
ResponderExcluir1º) Grêmio – 2.869 pontos (710 a mais). Permanecerá na liderança
2º) Palmeiras – 2.593 pontos (581 a mais). Ganhará 5 posições
3º) Cruzeiro – 2.509 pontos (559 a mais). Ganhará 6 posições
4º) Atlético-MG – 2.475 pontos (443 a mais). Ganhará 2 posições
5º) Santos – 2.466 pontos (637 a mais). Ganhará 5 posições
6º) Vasco – 2.397 pontos (311 a mais). Perdeu 3 colocações
7º) Corinthians – 2.361 pontos (224 a mais). Perderá 5 colocações
8º) Flamengo – 2.341 pontos (255 a mais). Perderá 5 colocações
9º) Internacional – 2.283 pontos (287 a mais). Perderá 1 colocação
10º) São Paulo – 2.246 pontos (197 a mais). Perderá 5 colocações
11º) Botafogo – 2.106 pontos (434 a mais). Ganhará 1 posição
12º) Fluminense – 2.047 pontos (324 a mais). Perderá 1 colocação.
O reconhecimento da CBF nestes títulos anteriores a 1971, é ridículo, um exemplo disso é que em 1967 o Palmeiras foi 2 vezes campeão Brasileiro. Mas a CBF é especialista em em lambanças, mais esdruchulo que este reconhecimento é o critério para pontuação no Ranking, como diria o Bóris Cazói, "isso é uma vergonha". Se alguém desse bola pra este Ranking, teria que admitir que o Atlético MG é um time melhor e mais conquistador do que o São Paulo.
Um baita golpe de marketing... dentro de campo é inegável o talento deste jogador, mas a título de mídia será um show ainda maior, explorável em TODOS os sentidos. O Corinthians, por exemplo, após a contratação do outro Ronaldo (o Nazário), diminuiu pela metade uma dívida de quase meio bilhão de reais, sem contar que "parece" estar dando os primeiros passos para a construção de um estádio próprio. No Inter, impera mesmo a política do "bom e barato". Honestamente, prefiro este tipo de gestão, pautada exclusivamente na responsabilidade financeira sm comprometer o orçamento com um único atleta, porém, não podemos deixar de tirar o chapéu para a direção gremista, caso ele efetivamente seja contratado. Para nós, a maior vantagem nisso tudo é que acaba de forma definitiva, o favoritismo Colorado nos clássicos e no Gauchão, ou seja, a responsabilidade vira de lado. Quem tem Ronaldinho Gaúcho, no mímino, precisa mostrar força em campo e será SEMPRE considerado o favorito. Saudações Coloradas
ResponderExcluirAcioli, acho que antecipadamente, já tomaste muita sidra e comeste muito panetone, agora tá com uma baita duma azía.
ResponderExcluirPrá voce realmente não deve ser fácil digerir ou reconhecer o valor de um ranking que aponta o Grêmio em primeiro e o teu amado Inter em nono.
Até concordo que existe algumas distorções por conta da politicagem do eixo Rio-São Paulo, mas não chega a afetar considerávelmente as posições. Espero que voce apresente números que contrariem o que está aí, senão fica sem sentido tua reclamação. Talvez teu desprezo pelo passado dos outros seja o motivo da tua indignação com Palmeiras, Atlético Mineiro e outros, só que a história do futebol não começou quando tu aprendeu a torcer pro Inter (ou São Paulo?) Mas não vamos falar mais nisto, senão tua azia vai virar gastrite e estraga tuas festas de Natal e Ano Novo.
Aproveite bem as férias que todo mundo precisa arejar as idéias. Até o ano que vem!
Saudações Gremistas!!!
Tá certo Marcão, boas festas pra ti também. Eu vejo vc, o Stevan, o FJC, e me lembro de uma pessoa chamada Acioli. Ele tava cansado já do time dele não ganhar nada, daí ele falava pra todo mundo que o time dele estava em 1º no Ranking, porque o Inter era o 1º no Ranking até pouco tempo, quando nós não tínhamos títulos de expressão. Daí, uns fingiam que não escutavam, outros pediam pra mim, se eu não estava vendo a tabela de cabeça pra baixo, e as gozações não tinham mais fim, kkkkkkkkkkk. Cara eu melhor do que ninguém, sei o que vcs estão passando. Ter que se apegar num Ranking onde o Atlético Mg é infinitamente melhor do que o São Paulo ou Inter é triste, sei por experiência própria. Quando levantei a tal lebre do Ranking, achei que todos me dariam razão, e os gremistas, deixariam de lado o coração e agiriam com a razão, mas cada um tem que lutar com as armas que lhe são dadas, e no fundo admiro vcs, são o meu espelho no passado, defendendo um time que não traz títulos, mas que luta até o último asopro do Juiz, e se o caneco não vem, não foi por falta de entrega ou apoio, é que campeão só pode ser um, e a hora ainda não era aquela. Meu calvário durou 26 anos, o de vcs já dura 10, pelas minhas contas e pelos sapos enterrados ainda faltam 18 anos pra acabar o de vcs, muito tempo? Que nada, vcs sempre terão o Ranking pra fazer companhia, e os amigos colorados pra ajudar contar o tempo, pra passar mais rápido, sabe, amigo é pra toda hora e todo momento.
ResponderExcluirAcioli,
ResponderExcluirO que tu achas do ranking da década feito pela Folha de SP cfe abaixo?
1º Inter 233 pontos
2º São Paulo 212 pontos
3º Santos 152 pontos
4º Corinthians 137 pontos
5º Flamengo 134 pontos
6º Cruzeiro 133 pontos
7º Fluminense 107 pontos
8º Atlético PR 93 pontos
9º Grêmio 81 pontos
10º Vitória 79 pontos
Eu acho justíssimo, pois considera apenas esta década que ora finda, graças a Deus. É o retrato do período mais vitorioso do Inter e medíocre para o Grêmio.
Isso talvez melhore teu humor, e manera na sidra e no panetone, prá voltar ano que vem um pouco menos azedo.
Saudações gremistas!
Opa gostei deste Ranking aí. Condiz mais com a realidade atual dos clubes. Acredito que o Ranking, deveria ser como o da Fifa, só levando em conta os resultados dos últimos 2 anos. Minha virada vai ser espetacular, o meu time foi o maior vencedor da América do Sul em 2010, conquistamos o que todos queriam e querem, á Libertadores, o Mundial não deu, mas já está de bom tamanho, e em 2011, vamos entrar com tudo pra defender o título da Libertadores, sabe como é né, todo mundo quer tirar uma casquinha do atual Campeão. Boa virada Marcão, mas só de ano, porque se vcs começarem a nova década como terminaram eu não vou me importar nenhum pouquinho, e prometo não reclamar mais do Ranking.
ResponderExcluirAgora acabou. Parece que com a cifra pedida pelos italianos, o tricolor não terá condições de repatriar o craque dentuço.
ResponderExcluirPara o grupo, será melhor assim. Com Ronaldinho, Renato teria que mudar o esquema e achar um jeito de atuar com Ronaldinho e Douglas - dois jogadores que não marcam.
O que o Grêmio precisa é de um volante, um meia e mais um atacante para o banco de reserva - sem badalações. O time está quase pronto. Sem Ronaldinho, Lúcio tem que ficar. Na meia esquerda, Lucio foi um "achado" muito importante de Renato. O Grêmio precisa valorizar esse atleta. Assim como André Lima, Douglas e Jonas; Lúcio foi uma peça fundamental na boa campanha do segundo turno.
O que o tricolor precisa é de um lateral esquerdo mais eficiente que Fabio Santos.
Não adianta sonhar. A vinda de Ronaldinho por si só não resolverá todos os nossos problemas. O tricolor está bem encaminhado. Vamos brigar pelo título da Libertadores, não resta dúvida.
A respeito do ranking, o que eu tenho a dizer é que se o Inter tivesse essa mesma regularidade dos últimos dez anos, nas duas décadas passadas, certamente seria o líder.
Não concordo com você Marcão, o Grêmio não foi só humilhação nessa década. Manteve a regularidade. Por isso é o líder do Ranking. Esteve com a mão na taça do Brasileiro por várias vezes. O que fica difícil de se fazer entender aos torcedores que contestam o critério é justamente essa regularidade de alguns times como Grêmio e Atlético-MG, que mesmo não ganhando títulos sempre estiveram na ponta da tabela na competição nacional. Número de vitórias valem pontos.
Odone terá muitas dificuldades no comando do Grêmio nos próximos dois anos. O tricolor precisa voltar a buscar soluções que podem estar dentro da sua própria casa.
Esqueçamos Ronaldinho, ele não vem de graça. Carlos Eduardo ou Anderson serão as opções e acredito que podem teem melhores condições de ajudar o tricolor nas próximas jornadas.
Feliz ano novo a todos.
FJC,
ResponderExcluirachei muito pertinente teu comentário no que diz respeito à vinda do Ronaldinho, concordo que fica muito caro prá quem anda mal dos troco que nem nosso time, e também acho que devemos segurar o Lucio, o Douglas , o Jonas e o André Lima. Torcer também que o Borges permaneça em condições de jogo, e trazer mais uns dois laterais, um pra cada lado, pois Libertadores e Gauchão simultâneos tem que ter plantel e com qualidade.
Quanto ao ranking, os critérios são os mesmos, apenas o universo computado é menor, o período dos últimos dez anos, mas desculpem a repetição, os times não foram fundados do ano 2000 prá cá, nem os campeonatos começaram nesta época. O que significa que ambos são justos e qualquer opinião contrária tem que estar muito bem embasada, com dados consistentes senão é pura BALELA ou simples provocação vazia. Também acho que fui mal interpretado quando disse que a campanha do Grêmio foi medíocre neste período: é que, se comparar com as décadas anteriores ou com a campanha do Inter NESTA década que se vai (UFA!!!) ficamos abaixo do desejado.
Mas enterremos esta fase e renascem as esperanças no ano que aí está chegando.
Um ótimo 2011 prá nós todos!
Saudações gremistas!
Marcão, vc tem sido o gremista mais coerente deste blog ultimamente, outrora era o FJC, mas ele perdeu muito crédito depois das declarações que o Inter ganharia o Mundial com facilidade, e que a Recopa não existia mais.
ResponderExcluirEntão permita que eu que eu discorde de vc. Disseste que o Ranking é justo. Então raciocine um pouco comigo. Se um time fica de 1º a 4º lugar no Brasileirão, ele vai representar seu país no maior torneio Sul Americano que é a Libertadores, certo? Então como castigo, ele deixa de ter a chance de pontuar no Ranking Nacional, por estar representando o seu país. E outros clubes, recebem como prêmio pela sua incompetência de não ter conseguido a tão sonhada classificação, disputam a copa do Brasil e pontuam no Ranking. Agora eu te pergunto: Onde está a justiça nisso? Será que o time que vai enfrentar os clubes mais fortes da América do Sul e da América Central, não teria que ser reconhecido e apoiado pela CBF pontuando no Ranking? Deixamos um pouco a rivalidade de lado e sejamos cinceros e coerentes, pois se a maré virar e vcs começarem a reagir, talves não sejam vcs que estarão amanhã reclamando sobre as injustiças públicas e notórias do Ranking Nacional. Outra coisa, no Ranking da Fifa, o Inter é o Brasileiro e Sulamericano mais bem classificado. Mas eu não considero que o Inter deveria ocupar este lugar, acredito que no Brasil o São Paulo tem que ser o melhor do Ranking da Fifa, e times como o Boca Junior e Independiente tem que estar na frente dele também, coerência e caldo de galinha não faz mal pra ninguém.
Acioli,
ResponderExcluirVenho corrigir uma informação errada que dei sobre a formação do ranking da CBF,os campeões estaduais não pontuam neste ranking e nem os últimos colocados da Série A pontuam menos que os primeiros da Série B, cfe. critérios abaixo, retirados do site da CBF.
O 1º da A recebe 60 pontos e vai diminuindo até o último (20º) que ganha 41 pontos.
O 1º da B recebe 40 pontos e vai diminuindo até o último (20º) que recebe 21 pontos. Daí vem Séries C e D.
Na Copa do Brasil o 1º recebe 30 pontos e o 2º 20 pontos, os semifinalistas 10 pontos, 4ªs de final 5 pontos,até 8º lugar 3 pontos, até 16º lugar 2 pontos e daí até 36º lugar 1 pontinho.
Como se vê não é tão complicado nem tão injusto assim, e se a equipe mantém uma regularidade em ambas competições, vai ter uma classificação privilegiada. A CBF só considera as suas competições, o que realmente torna tua ponderação sobre a participação na Libertadores pertinente, mas eu acho que tu concordas que pontuar no ranking da FIFA é mais importante que no da CBF, apesar que o da FIFA só considera os dois últimos anos, tirando o valor das conquistas mais antigas, é o que ocorre hoje com São Paulo, Boca Jrs. e Independientes, e logo logo você vai sentir o que custa isso.
Então velho, pegue a história dos campeonatos e faça suas continhas e verás que os rankings são diferentes, porém são reais e muito justos, cada um no seu quadrado.
Agora vamos às festas e adeus ano velho!
Saudações gremistas!!
O bicampeonato da Copa Libertadores da América conquistado neste ano, diante do Chivas, deu ao Internacional a liderança no ranking de clubes da Confederação Sul-Americana de futebol (Conmebol), que foi divulgado nesta quinta-feira.
ResponderExcluirCom o título da competição, o clube brasileiro somou 68 pontos. Já no Mundial, como disputou duas partidas, somou mais quatro pontos e com isso chegou aos 72. O segundo colocado foi o Independiente, que com o título da Copa Sul-Americana, conquistado diante do Goiás, somou 45 pontos.
A terceira melhor equipe foi a LDU, do Equador, campeã da Recopa Sul-Americana, que somou 32 pontos. A Universidad de Chile foi a quarta melhor: somou 28 pontos.
Já Cruzeiro, Libertad, do Paraguai, São Paulo e Estudiantes conquistaram 24 pontos e dividem a quinta posição no ranking. Emelec, também do Equador, e Banfield, da Argentina, completam a lista dos dez primeiros colocados.
Tá certo, o Grêmio fica em 1º no Ranking da CBF, e o Inter fica em 1º no Ranking da Conmebol, e em 1º no Ranking da Fifa entre os Sulamericanos, e tá tudo certo e não se fala mais nisso.
Boas festas, pra colorados e gremistas, e em 2011 vamos voltar com tudo e fazer este Blog bombar, afinal temos dupla Grenal na Liberta e o bicho vai pegar. Valeu um abraço colorado....
Quem discordou comigo que o Inter foi o maior vencedor da década, dá uma olhadinha na matéria do Folha:
ResponderExcluirFolha de São Paulo aponta Inter como o melhor da década
O Ranking da Folha (foto ao lado), criado em 1996, apontou uma agradável surpresa para os colorados em sua edição de 2010. O Internacional assumiu a liderança e é o clube que mais obteve sucesso na década. O Inter colecionou títulos internacionais e, além disso, fez excelentes campanhas em competição nacionais, o que rendeu seus 233 pontos na lista, 21 a mais que o segundo colocado: o São Paulo.
Em comparação ao sexto lugar, por exemplo, o Colorado tem 100 pontos de diferença. Nada de se surpreender para um time que conquistou o principal torneio do continente duas vezes em apenas quatro anos: a Taça Libertadores da América. Sem contar o título do Mundial e outras conquistas que rechearam os armários do estádio Beira-Rio.
Parabéns pra mim, e pro Marcão que admitiu que o Inter foi o maior vencedor da década. E pra aqueles que duvidaram ou que me ridicularizaram e menosprezaram as conquistas coloradas, agora tem que engolir a seco e mais uma vez dizer pra sí mesmos: "é, ele tava certo mesmo".