A conquista do título brasileiro, pelo sistema de pontos corridos, sem volta olímpica e sem final perde um pouco do seu brilho e da emoção de décadas passadas. Mas esse não é o principal problema que vem sendo rediscutido.
Fluminense foi campeão com uma certa ajuda do São Paulo e do Palmeiras, que por interesses diferentes, facilitaram para os cariocas.
http://www.lancenet.com.br/minuto/Roth-Renato-criticam-corridos_0_377962295.html.
Gostaria de debater com os senhores desse Blog, a questão da Fórmula de disputa do campeonato brasileiro, que voltou à tona e tornou-se um assunto que divide opiniões no meio esportivo brasileiro. Muitos torcedores, influenciados talvez pela mídia e pelos comentaristas da imprensa, não tem ideia do significado do sistema de disputa, adotado no Brasil, a partir de 2003.
Alguns jogadores, treinadores, torcedores acreditam que a fórmula de pontos corridos faz justiça ao time mais regular do campeonato. http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=3&ved=0CCsQFjAC&url=http%3A%2F%2Fgloboesporte.globo.com%2Ffutebol%2Ftimes%2Fcorinthians%2Fnoticia%2F2010%2F12%2Fpontos-corridos-ou-mata-mata-no-timao-opinioes-estao-divididas.html&ei=4ZD7TJyTLMmr8Aarq92ZCw&usg=AFQjCNGPUlS1rY77VMfDiTD8YdGQkkdxIw&sig2=R2gL0JQ0u5PKTErb0Gg_sQ
Será isso mesmo? Até que ponto, o time que obter mais pontos na classificação, é mesmo o melhor da competição? É possível seguirmos o modelo europeu? E as ditas janelas do mês de Agosto, na qual o suposto melhor time perde ou ganha jogadores que vão ou que vem da Europa? A saída de bons valores não é maior que o retorno de jogadores já “sugados”, em fim de carreira? E as “entregas”? E a mala Branca? E as rivalidades estaduais? Esses problemas não são maiores nos pontos corridos? E o comportamento do próprio torcedor que exige às vezes que seu próprio time perca para prejudicar o rival? E a nossa ética? E a nossa cultura? E o profissionalismo de nosso futebol, que é muito menor que no Velho Continente? E a desvalorização dos campeonato regionais, nos quais os pequenos clubes revelam bons jogadores?
Há muitas questões que não são levadas em conta, e que os torcedores e esportistas que concordam com esse sistema não analisam de forma crítica.
Existem vários pontos em que pelos quais poderíamos questionar o modelo vigente:
1- Pontos corridos são um sucesso na Europa porque lá, no velho continente, o profissionalismo é levado a sério. Jogadores e comissão técnica são bem pagos e não sentem necessidade de entregar partida por dinheiro.
Esse é um ponto fundamental, senão o mais importante. No Brasil, a boa parte dos clubes enfrentam dificuldades financeiras, e numa reta final, um dinheiro extra é sempre bem vindo. Questão de sobrevivência.
2 – Questão de cultura. Querendo ou não, nós brasileiros temos outra cultura, outro modo de ver as coisas. Não se trata de atribuirmos a falta de honestidade ou da “malandragem” em nosso meio. Isso não significa que nossa sociedade é menos ética ou menos honesta que outras. Vivemos numa outra realidade. Nossa realidade é a de colonizados, de um povo que criou certos hábitos e costumes regionais. As rivalidades regionais nos estados do Brasil não se comparam aos Europeus. Lá boa parte dos jogadores são oriundos de outros continentes. No Brasil, o atleta que vestir a camisa de Grêmio ou Inter tem incorporar todo o espírito, toda identificação com o clube. Voltamos ao primeiro ponto: no Brasil é a paixão pelo clube; na Europa é o profissionalismo e o comprometimento com quem paga seu salário.
3 – Modelo de disputa voltado para abastecer o mercado europeu. Na metade do campeonato, é possível que um clube europeu leve os melhores jogadores.
Alguns defendiam a ideia de que nas janelas de Agosto, embora os clubes corram o risco de perder seus craques, teriam em compensação a vantagem de poder trazer os que estão lá. Na verdade, o prejuízo de se perder meio time, no meio da competição, é maior do que ter a chance de trazer algum bom jogador da Europa. É perfeitamente possível que algum bom atleta retorne e se destaque no seu país de origem. Mas são exceções. Podemos contar nos dedos o número de jogadores que retornam e se dão bem.
4 – Desvalorização dos campeonatos regionais, agora disputados em um período mais curto. Copa do Brasil também acaba tornando-se apertada e sem valor, na medida em que se tem muitos clubes, apenas o campeão vai à Libertadores, sendo que 4º ou 3º garante a vaga. As primeiras edições da Copa do Brasil eram disputadas apenas com o campeão e o vice de cada Estado. Hoje, a CBF acha um jeito de colocar qualquer um na disputa.
Quantos aos campeonatos estaduais, são nessas competições que os clubes pequenos do Brasil tem a chance de revelar e lucrar com os jovens talentos. Os campeonatos regionais poderiam ter o mesmo peso que os campeonatos da série c e d. Hoje os clubes penam e quebram para jogar grandes distâncias, pelo Brasil a fora.
5 – Como o calendário do futebol brasileiro permite que os clubes façam várias mudanças durante a competição. O título nem sempre premia a melhor equipe. O título tão chorado pelo colorado, em 2005, premiou o primeiro colocado? O Fluminense é o melhor time do Brasil na atualidade? O São Paulo entregou ou não entregou? E o Palmeiras? Se o campeonato classificasse oito, teria jogado com reservas nessa reta final?
FJC, o teu Post é uma choradeira de quem não ganha nada a 10 anos. Só Porque vcs ficaram em 8º lugar num ano, e depois no mata mata ficaram campeões, não quer dizer q vai ser sempre assim. Vc tem que cobrar os teus dirigentes, pra eles fazerem um time competitivo pra enfrentar os campeonatos que irão disputar. Não adianta ser o melhor do 2º turno, tem que ter elenco pras 38 rodadas. Nos pontos corridos, cada jogo é uma decisão, e quem quér ser campeão tem focar o campeonato como um todo, fazer planejamento e poupar jogadores usando o elenco. No mata mata, quando um time já está entre os 8, ele também entrega pra que o seu rival não se classifique. Mala branca existe aqui, na Europa, e em todo lugar, e não vejo nada de mais nisso, quem quer ser campeão tem que superar tudo e todos. Os pontos corridos premiam o time mais regular, e evitam que um time que se classificou na bacia das almas seja premiado pela sua incompetência com o titulo Nacional.
ResponderExcluirNa minha modesta opinião, nos pontos corridos sempre ganhou o melhor time sim, mesmo com entregadas e afins.
ResponderExcluirUm time que contrata o treinador que ganhou 4 dos últimos 6 brasileiros, que tem uma meia cancha com Conca e Deco, que tem atacantes como Washington, Fred e Emerson Sheik, Beleti, como não é merecedor do título ?
Na minha opinião o campeonato de pontos coridos deixa a desejar, perde se em emoção o campeonato fica massantes com jogos de times de meio de tabela que so servem para enxer linguiça no fim do ano, é um formato feito pra cultura eropeia, coisa q n temos estamos longe te termos.
ResponderExcluirSou a favor dos mata matas, sempre é mais emocionante, imagine uma liga dos campeões ou libertadores de pontos corridos ???
Seria broxante!
Concordo plenamente com FJC o mata mata pra mim é melhor forma por ser mais emocionante e competitivo, não falo isso apenas pelo grêmio mas em geral todos os times que ganharam os mata-matas não foram primeiros colocados na faze de classificação.
Opinião é opinião, mas no meu time, Waschington, Fred e Beleti são, no máximo, reservas.
ResponderExcluirO tal do Emerson Sheik, talvez, o melhorzinho. Deco foi um jogador regular no Brasileirão e já perdeu um duelo contra o Gabiru. Quem ganhou esse campeonato foi o Conca, e as entregadas de Palmeiras e São Paulo. Isso foi evidente. O pior cego é o que não quer ver.
E outra: ficou claro que o sistema de pontos corridos contribuiu para as marmeladas. Nisso eu discordo totalmente dos Senhores. E não adianta o Acioli, com essa sua tese furada, vim dizer que isso é coisa de Gremista.
Os dois treinadores da dupla já se manifestaram sobre isso.
Eu entendo que os senhores estejam felizes pelo Muricy, mas tentem enxergar a realidade da política por trás dos bastidores e o sistema de nosso futebol, organizado com uma ideologia de "colonizados". Por favor.
Néssa eu concordo com o FJC, mata mata é mais emocionante.Pontos corridos é meio sem sal.Tirou muito da emoção.Éssa idéia de colonizados, fica parecendo que somos coitadinhos,enquanto não mudarmos nosso pençamento,seremos sempre uns póbres coitados.E lógico que aqui a corrupção é muito maior que na Europao,lhem nossos politicos,ou eles se elegeram sózinhos?São reflexo do povo que os elegeram ou seja povo corrupto igual,a eles,que adóra tirar vantagem em tudo .E nisso o brasileiro é mestre,em dar um geitinho
ResponderExcluirÉ isso aí, Adolino. Entendeste bem.
ResponderExcluirÉ lamentável o pensamento e a opinião do Adolino e do Ramão!
O primeiro parte do princípio, que a opinião de FJC está baseada no puro "gremismo" e na opinião de quem "não ganha nada a dez anos", diz ele.
Ora, nunca vi algo mais absurdo!
Se o Inter tivesse um confronto com São Paulo ou Fluminense num mata-mata, certamente, levaria vantagem, pela força e pela tradição de se jogar no Beira Rio. O tricolor seguiria o mesmo destino. Pontos corridos são um péssimo negócio para a dupla. Ninguém gosta de jogar contra os gaúchos, ainda mais numa decisão de dois jogos.
Outro ponto em que não fica muito claro, é a ideia de que os pontos corridos fazem a justiça ao time mais regular, pois, diz ele: "quem quer ser campeão tem que superar tudo e todos". Ora, se essa tese é válida, então o campeão dos dois turnos não poderia passar por uma fase de oito times? Afinal, não tem que superar tudo e a todos?
Outra: Não sei aonde ele viu que o Grêmio foi campeão brasileiro, classificando-se em 8º lugar. Se ele se refere a 96, então está completamente equivocado, porque naquela oportunidade, o Grêmio classificou-se em 6º lugar, porque foi surpreendido ao perder para o Goiás no Olímpico. Se acaso não se lembra, o esmeraldino havido ficado com a oitava vaga, porque o Inter foi derrotado pelo Bragantino. Logicamente não houve entrega, como lamentaram os colorados.
Quanto ao time do Fluminense, o qual Ramão tanto elogia, o tricolor das laranjeiras penou, mas penou muito para vencer um Guarani, rebaixado. Mas que timaço é esse, afinal de contas? Fred e Waschington são duas piadas. Jogadores com técnica razoável e muito mal fisicamente. O argentino Conca é quem fez a diferença e ganhou o campeonato sozinho. Se falarmos dos dois laterais do Fluzão, aí, sim! Eu até concordo! Revelações do campeonato! Mariano e Carlinhos! Mas não me venha falar de Waschington, Fred e Deco.
O que um gremista lamenta? É como um time como o tricolor perdeu para esse Fluminense? Duas partidas. Isso é de chorar, sim, senhor!
FJC,
ResponderExcluirNão sei se tu lembras dos campeonatos anteriores aos pontos corridos, mas não era essa maravilha toda não, velho. Haviam mudanças nos regulamentos de acordo com as circunstâncias, para beneficiar este ou aquele, (principalmente Rio-São Paulo)e alguns títulos até hoje são questionados na justiça. Havia muita mala branca e mala preta também. (Prá quem não sabe a diferença é o seguinte: branca é prá incentivar a vencer, e preta, óbviamente é o contrário) e isso de cultura européia sim tem fundamento, mas depois de tantos atletas nossos terem disputado campeonatos lá, já está na hora de acostumar aqui também a ser profissional, infelizmente não exportamos nem importamos dirigentes também, para que melhore o nível desta parte podre do futebol nacional. Apesar de toda a conversa da moda, mala branca, etc...ainda continuo acreditando que muito pouco jogador se sujeita a entregar um jogo depois que entra em campo. E pontos corridos premia a competência, a regularidade e a equipe com melhor elenco e planejamento administrativo de longo e médio prazo, castigando aos que administram futebol no improviso, deixando levar-se pelas politicagens de grupelhos que só consideram sua própria filosofia: levar alguma vantagem momentânea. Hoje o regulamento é este, pontos corridos, então vamos nos preparar e planejar o ano de 2011 dentro desta expectativa. Se nossa diretoria não fosse tão vacilante e tomasse decisões mais tempestivas, teríamos começado a reagir no mínimo cinco rodadas antes e estaríamos decidindo mais um campeonato.Adolino, a emoção não está somente na decisão do título como seria no mata mata, nos pontos corridos existe emoção nos jogos que decidem as vagas p/LA, p/SA, p/Segunda divisão, enfim, quando há equilíbrio, vai até a última rodada.
Saudações gremistas.
Vou reproduzir aqui algumas palavras do Marcão: " E pontos corridos premia a competência, a regularidade e a equipe com melhor elenco e planejamento administrativo de longo e médio prazo, castigando aos que administram futebol no improviso, deixando levar-se pelas politicagens de grupelhos que só consideram sua própria filosofia: levar alguma vantagem momentânea. Hoje o regulamento é este, pontos corridos, então vamos nos preparar e planejar o ano de 2011 dentro desta expectativa. Se nossa diretoria não fosse tão vacilante e tomasse decisões mais tempestivas, teríamos começado a reagir no mínimo cinco rodadas antes e estaríamos decidindo mais um campeonato". Parabéns Marcão. Se ler o meu comentário, verá q nossas ideias são bem parecidas, só que as suas palavras foram muito mais bem colocadas e é o que representa a expressão da verdade sobre o futebol.
ResponderExcluirFJC, não se deixe levar pelo fanatismo, e considere-se feliz do teu time não ter caido. Vc está indignado porque o Grêmio no momento está jogando o melhor futebol do país e provavelmente irá ficar com a posição do "Bobo", sim aquela que não leva a lugar nenhum, embora o time tenha reagido espetacularmente no campeonato. Planejamento e organização, estas são as palavras, e não montar um time "nas cochas", de improviso, e querer ganhar alguma coisa. Veja bem, 90% dos jogadores do Grêmio tem seus contratos acabando agora no fim do ano, e a diretoria do Grêmio ainda não procurou ninguém pra conversar. Faça me um favor, deste jeito nem Renato, e nem o David Coperfield conseguem dar um jeito, e ano que vem vc vai estar aí chorando de novo. Desculpa meu amigo, mas é o que eu penso.
É acioli, tu tah mal informado sobre o Grêmio, primeiro que 95% das renovações que são do interece do Grêmio já estão encaminhadas, segundo vcs presam tanto isso que contratam qualquer naba e dá no que dá o inter intulhado de jogador sem brio ganhando salarios milhonarios, tem que cuidar um pouco mais antes de apontar pro rabo do outro quando o seu tá a mostra !
ResponderExcluirStevan dá uma olhada nesta matéria do lancenet:
ResponderExcluir"Com o final do Campeonato Brasileiro, o Grêmio volta suas atenções para fora de campo. Em um pacto da atual com a nova direção, a pedido do técnico Renato Gaúcho, os assuntos contratuais de jogadores só seriam tratados após o término da competição. Chegou a hora dos dirigentes gremistas começarem seu trabalho.
Jogadores importantes nesta reta final de campeonato tem seu contrato terminando. André Lima, com 11 gols em 21 jogos, é um deles, assim como Lúcio e Vilson. Todos tem seus compromissos vencendo no dia 31 de dezembro. O técnico Renato Gaúcho, no entanto, deixou claro que já conversou com a direção e que a maioria do grupo deve permanecer.
- Praticamente 90, 95 por centro que estão acabando o contrato agora".
Stevan, abre agora a página do Grêmio que a matéria ainda tá lá, foi postada ontem. E agora me responda Quem é o mal informado?
Outra coisa, só falei da incompetência dos dirigentes gremistas porque a pauta era sobre o Gremio, mas sobre o Inter eu sempre digo, dos 2 ultimos anos só contrataram lixo, mas pelo menos tem um time certo pro ano que vem, ao contrário de vcs, que se aparecer proposta melhor vão ficar só com o refugo que ninguem quiser.
FJC
ResponderExcluirFutebol é uma fábrica de dinheiro, e não deve ser pensado apenas com a "emoção".
Vou te dar apenas uma dica: Se o campeonato deste ano tivesse sido na modalidade que tu propõe, com 1 turno e depois mata-mata, teu time estaria rebaixado este ano, e de férias desde setembro. Gostou disso ? Emocionante não ? Se já adiantaram as cotas de tv de 2011 com o time dando a volta no 2º turno e tendo jogo até dezembro, imagine se para tudo em setembro. Pediriam falência ?
Pois é isso que acontecerá com a maioria dos clubes se voltar a fórmula antiga. Dois anos que não se classificam entre os 8, e entram em um buraco sem fim. Em um campeonato mais curto, menores os valores de cota de TV, seriam menos jogos. Ou vocês acham que o Ricardo Teixeira decidiu que queria pontos corridos e pronto ? Com certeza houve muita pressão, principalmente do clube dos 13. Não sejam ingênuos.
E quanto ao fato do Fluminense não ter méritos, façam o favor. Por quantas rodadas o Fluminense foi líder ? Se não me engano 22 de 38. Não tem mais o que se discutir. Tem grupo e foi estável durante o campeonato inteiro. Um campeão por méritos não se faz em apenas 1 turno, onde fatores como tabela e arbitragem podem influenciar.
Sinceramente, as vezes eu não entendo a reclamação de alguns torcedores quanto a fórmula do campeonato.
ResponderExcluirEstar 11 pontos a frente do segundo colocado ao final de um turno e ainda perder o título, ou estar rebaixado ao final de um turno e buscar em uma recuperação espetacular a vaga para a Libertadores. Se isso não representa emoção no campeonato, não sei mais de nada.
O Avaí chegou a estar em quarto no brasileiro, estava virtualmente rebaixado faltando 3 rodadas e conseguiu uma recuperação espetacular frente ao Santos.
Os 3 pontos da 1ª rodada valem o mesmo que os 3 pontos da última. Colocar times reservas na 8ª, 15ª, 28ª ou 38ª rodada dá no mesmo !
Oque eu comentei acioli ? "que 95% dos contratos que são do interece do Grêmio estão encaminhados" vc fala como se o Grêmio não estivece fazendo nada !
ResponderExcluirPrimeiro fazem quantos dias que acabou o campeonato ? 3 ou 4 no maximo.
Segundo a pauta no Grêmio foi clara, renovações apenas apos o fim do campeonato, Renato pedio isso para que não ocorrece desmotivação entre jogadores do grupo e queda no rendimento, coisa que ai no Inter n foi feita, visto que Kleber renovou quase faltando 2 meses pra cabar o campeonato e depois disso não jogou mais coisa nem uma !
Não é uma questão de não estar fazendo nada como vc dá a enteder e sim de algo que foi pensado para que a equipe mantece o rendimento em campo.
Na minha opinião teu comentario foi equivocado.
Stevan, hj um jogador mesmo com contrato com um determinado time, faltando 6 meses para acabar o vínculo, poderá assinar um Pré Contrato com outra equipe. O Grêmio foi o melhor time do 2º turno. Será que não tem nenhum time de olho nestes jogadores? Será que se algum time mostrar interresse em alguns deles, e oferecerem um bom contrato eles ficariam por amor e por gratidão ao Grêmio? Eu acho muito difícil isso, e acredito que tenha sido incompetência, não ter prendido os jogadores que realmente interressava ao clube com contratos. O que vale é preto no branco, quem ama os clubes somos nós, os jogadores vão pra onde a grana falar mais alto.
ResponderExcluirReparem: todos argumentos são ponderáveis. E a opinião de FJC, não é absoluta.
ResponderExcluirMas só queria fazer uma ressalva na observação feita pelo Ramão. Se o campeonato brasileiro fosse de um turno só, a realidade seria outra. O planejamento e a preparação também. Duda Kroef demorou para mexer no time, justamente, porque pensou que havia tempo para uma reação. O Grêmio não seria rebaixado num turno só. Impossível. A não ser que permanecesse na incompetência de um treinador como Silas.
O Fluminense pode ser um time forte do ponto de vista dos "fracos".
E vocês até agora não entenderam que um campeonato no mata-mata favorece a dupla, pela garra e pela tradição. Isso que é mais curioso!
Como a maioria dos times brasileiros estão no mesmo nível, Campeonato com oito classificados coloca todo mundo no páreo e diminuiu, eu disse, apenas diminui, as chances de entrega e de malas brancas ou pretas. Eu concordaria que o campeonato com pontos corridos faz justiça a melhor equipe. Mas só se houvesse realmente esse grande time. Desse ponto de vista, o mata-mata acaba sendo mais justo, pois acaba nivelando os oito times, com chances iguais de chegar ao título.
É difícil de entender?
E tem mais: não vi ninguém partir de um ponto de vista mais crítico sobre a nossa realidade política, dentro do futebol, que é a de "colonizados"; de um campeonato voltado para abastecer o mercado europeu.
ResponderExcluirO próprio colorado, campeão da América, e representante do Brasil num Mundial, tem que fazer uma série de jogos sem importância pelo Brasil a fora, sabendo que a competição não vale absolutamente nada, para quem já está garantido entre os melhores do mundo.
Celso Roth cansou de falar sobre isso: o excesso de jogos, os riscos de contusões, etc,etc.
O mais perto da perfeição que poderíamos chegar, seria: Fazer um campeonato com 15 ou no máximo 16 equipes. Digam-me, o que times como o Prudente, o Atlético Goianiense, o Ceará, o Guarani, América Mg, Havaí, Figueirense, estão fazendo na 1ª divisão? Eles tem um abismo de distância das grandes equipes do Brasil. Sabem pra que eles servem? Pra revelar bons jogadores como o Barueri fez ano passado, e o Santo André fez este ano no Paulistão, para irem praticamente de graça pras grandes equipes lucrarem absurdamente com eles no futuro. As diferenças nas folhas de pagamento entre as grandes equipes do Brasil são de níveis astronômicos. Com um campeonato mais enchuto, as partidas seriam mais valorizadas, e mais decisivas, além de evitar a tal maratona de jogos. Outra boa idéia, já citada neste Post, pelo Ramão, seria o rebaixamento pela média nos 3 últimos anos.
ResponderExcluirConcordo que o mata mata favorece o estilo gaúcho de jogar, que é um estilo aguerrido e depende da motivação para ter resultado positivo, pois decide no momento, de sangue quente, e não é de uma CONSTÂNCIA, não tem uma REGULARIDADE. Se alguém lembrar, por favor me ajude, pois não pesquisei e não lembro direito, mas acho que foi 1978, que o Vasco foi campeão com 33 pontos, (classificou-se com uma roubalheira histórica em São Januário contra o Cruzeiro) e no final teve mais tres ou quatro times com muito mais pontos. O Grêmio seria campeão com 38 pontos. Esse é um exemplo apenas da injustiça das fórmulas antigas. Mata mata não é campeonato, é copa ou torneio e ponto final.
ResponderExcluirTem um monte de Copas, do Brasil, Sulamericana, Libertadores, etc... aí cabe mata mata e demais fórmulas mágicas, campeonato longo sem pontos corridos não tem nenhuma graça, nem justiça a quem PLANEJA, INVESTE E TEM COMPETÊNCIA PARA EXECUTAR O PLANEJADO. Desculpem se estou me repetindo. Mas acho esta uma discussão sem muito sentido, apesar do número de postagens.
Prefiro secar o Goiás e torcer p/o Grêmio faturar mais uma Libertadores, num mata mata final com o Boca na Bonbonera, lembrando os velhos tempos tricolores.
Saudações tricolores!
É isso aí Marcão, só me diz onde que eu assino, que de resto concordo com tudo, menos sobre esta final entre Grêmio e Boca Junior, porque daí eu teria que virar torcedor do Boca novamente, o que não me agrada muito, torcer pros Argentinos é dose pra leão, e é o que vcs vão ter que fazer esta noite. Porém nós colorados estamos num dilema, afinal o Inter é o time que trouxe os 5 últimos titulos Internacionais que o Brasil possue, além de ser o único brasileiro que já conquistou a Sulamericana, então, se o Goiás ganhar, ele quebra a nossa exclusividade e a nossa sequência, e por outro lado, se os Argentinos ganharem, teremos como compania na Libertadores 2011 o nosso arquirival, e aí não seríamos exclusivos no nosso ponto mais forte
ResponderExcluir"a raça gaúcha".
É isso Marcão, concordo contigo.
ResponderExcluirQuem é regular e se prepara, vence campeonatos de pontos corridos.
O resto é mimimimi.
Está certo,então. Assunto encerrado. FJC só levantou a questão porque é o assunto do momento, inclusive, com a opinião dos dois treinadores da dupla, os quais reprovam a atual fórmula de disputa. Pelo que parece, os senhores são da opinião que um senhor como Ricardo Teixeira, deve se perpetuar no poder, com os vossos aplausos.
ResponderExcluirA unanimidade nunca foi a mais realista. Fazer o quê?
FJC
ResponderExcluirNão misture as coisas cara, pois tu acaba perdendo a confiabilidade:
1º - O Ricardo Teixeira está a frente da CBF a uns 20 anos, com pontos corridos, mata-mata, Copa União, sorteio, etc, etc, etc.
2º - Quando tu fala em um tópico que respeita a opinião dos outros, respeite de verdade. Podes discordar, mas não as qualifique.
Está certo, mestre. Não mais o farei.
ResponderExcluirParabéns aos colegas gremistas deste Post, os esforços do Grêmio foram recompensados. Deu dó do Goiás, pois jogou um bom 2º tempo e uma boa prorrogação, além de levar muito azar, nos gols sofridos e nos penaltis. Mas sejamos realistas, o Goiás iria até onde na Libertadores 2011? Então, acredito que tudo ficou bem, e o futebol gaúcho como um todo saiu fortalecido. Já estou até amiginando ano que vem um mata mata entre Intre e Grêmio. Nooooooooooooooosa vai precisar de caneleira até pra assistir o jogo.
ResponderExcluirAcioli, concordo
ResponderExcluirÉ claroooooo que não queria o Grêmio na Libertadores, mas, pensando em um todo, o RS sai fortalecido, mostrando que mesmo com apenas 2 times grandes, está entre os 2 estados mais fortes do Brasil no futebol.
E outra né. Libertadores é pra time grande. Inter, Gremio, Cruzeiro, Fluminense, Corinthians e Santos. Sem Boca e River de novo. Vocês acham que tem chance de não ficar no Brasil esta taça ?
Respondendo o comentário do Ramão Corso no meu post sobre o Grêmio e a mística:
ResponderExcluirCara, não se trata de bairrismo, eu APENAS admiro outro tipo de futebol, este que é chamado de desleal, feio... etc! Ok? Algum problema se Argentina e Uruguai são os que jogam assim? Não né... o RS tem uma ligação histórica com o Uruguai, se tu já estudou história sabe disso.. e a chamada "Revolução Farroupilha" não tem nada a ver com o desejo dos Gaúchos de se separar do Brasil, justamente porque ela foi feita apenas pelos RICOS LATIFUNDIÁRIOS donos de terras (algo parecido com a Guerra Civil dos EUA de 1860..) entende?
Admiro o futebol portenho, nada mais! E tu está enganado em achar que o Uruguai não "fede nem cheira" é o país com maior IDH da América e melhor condições de vida, era chamado de "A Suíça Americana"... a Argentina é outra história, é um povo que se acha muito mais do que é... isso não tem nada a ver com o Uruguai.. se tu está falando que a Argentina que é melhor que eles, é opinião sua, não ache que eu estou falando isso no texto!
E outra, não coloco o Grêmio ou o RS como melhor que ninguém, apenas falo de alguns FATOS que acontecem com meu time... e além do mais, o Goiás mereceuganhar.. mas não ganhou! isso é FATO também! E como eu disse, esse futebol feio dos Argentino/Uruguaios, faz coisas "diferentes" essa é a "mística"!
certo meu chapa?
E ah, concordo com a crítica ao formato do campeonato brasileiro... não tem a menor graça decidir o campeonato com um time rebaixado.. não pelo time, elenco, qualidade, etc... mas sim pela emoção, pelos INTERESSES!
Johnny, o Uruguai pode ser considerado internacionalmente, e ter uma boa qualidade de vida e etc..., mas nunca vai ser nada no cenário mundial, pois o país é do tamanho do Rio grande do Sul. Administrar o Uruguai e tornar ele bom pra se viver nele é fácil, quero ver fazer o mesmo com um país como o Brasil, enorme em extensões e acostumado com mais de 500 anos de roubalheira. Mas deixando a política de lado e partindo pro futebol, o futebol uruguaio está morto, e o Argentino está indo pro mesmo caminho. É de dar pena ver o Independiente com 7 titulos da Libertadores, retrancado, sem preparo físico, se arrastar em campo pra poder levar a decisão pros penalti contra um time brasileiro da 2ª divisão. Os Argentinos estão indo pra um caminho tenebroso, a crise que asola o país, está refletindo diretamente nos gramados, os hermanos estão com o pires na mão.
ResponderExcluirPessoal
ResponderExcluirDemorei um pouco para entender a revolta do Johnny.
Mas ele se refere ao comentário que fiz sobre um post dele neste blog:
http://thesadparadise.blogspot.com/2010/12/o-futebol-nao-popularizado-no-brasil-e.html#comments
Até que enfim, apareceu um gremista para me ajudar aqui nesse blog, afinal, o blog é de colorados!
ResponderExcluirO Acioli parece que não assistiu a copa da África, em que o Uruguai chegou e fez bonito entre os quatro.
A argentina continua ganhando títulos e formando grandes jogadores tanto quanto o Brasil. Se na crise, eles são vencedores, que diremos na bonança?
Aqui no Brasil, ele mandam. Conca foi o responsável pelo título do Fluminense. E o que seria do Inter sem D'Alessandro num grenal?
O Goiás perdeu porque quis jogar bonito.Além disso pensou em jogar pelo empate. Todo mundo fala que o Independiente não tinha preparo físico, que era um time ruim tecnicamente, mas o Independiente foi campeão. Dos defeitos do Goiás ninguém falou.
Johnny está certo. A garra e luta dos uruguaios, dos argentinos, assim como as viradas espetaculares do Grêmio tem um nome: a "mística".
E o que é a mística?
São essas viradas espetaculares, quando ninguém mais acredita. Quando tudo parece estar perdido, algo fora do comum acontece. O Grêmio é o maior protagonista disso no futebol brasileiro. É por isso que leva a fama de imortal, é por isso que tem torcida em todo o Brasil, e é por isso que é respeitado! Só falta dar um basta de uma vez no reinado vermelho e branco do últimos anos. Aí, sim, as coisas vão estar nos seus lugares.
FJC,
ResponderExcluirVou te dar uma mãozinha também, agora concordo contigo, a mística Gremista não tem comparação no Brasil, talvez "los hermanos platinos e orientales" consigam chegar perto em raça e determinação. Até sem entrar em campo, só secando conseguimos resultados.O Goiás até foi melhor do que esperado, surpreendendo até a sua própria torcida, mas não deu. Seria muita injustiça um time rebaixado, sem nenhuma expressão ou tradição representar o Brasil na LA. E apesar de não termos ganho nenhum título expressivo nos últimos anos, vejam o ranking divulgado ontem, quem é o líder? Sei que vão aparecer os mais ridículos comentários tentando minimizar o ranking, mas pra quem duvida da veracidade da pontuação faça um levantamento estatístico e corrija o que estiver errado, por favor. Prá finalizar Johnny, não li teu post nem o do Acioli, mas acho que tu está certo também. O Uruguai apesar de "chico" é muito aguerrido e tem um ótimo futebol comparado ao número de clubes de lá com os nossos ou argentinos, e a seleção nem se fala, foi o melhor desempenho de um sulamericano na Copa da África, o que mais pode se dizer.
Saudaçõe gremistas.
Quero corrigir o post anterior, desculpe Acioli, usei teu nome erradamente. Devia imaginar que não poderia ser tua a besteirada escrita pelo Ramão Corso. Li o blog citado e além de estar enganado ao julgar o Uruguai, desrespeita a torcida gremista no outro blog. É este tipo de colorado que nem tem noção de tradição. Ramão, existe uma coisa que se chama história, coisa que o teu glorioso Internacional começou a conquistar a uns tres ou quatro anos, isto explica tua ignorância no assunto, ainda não acostumaram a ter, por isso não respeitam a alheia. Os gremistas não se apequenaram, apenas estão comemorando um renascimento, a retomada da hegemonia. Dê uma olhada no ranking e morra de inveja, quantos títulos aindam terão que ganhar para nos superar? Plagiando Pessoa, toda conquista vale a pena, se alma não é pequena. E a gremista é muito maior que a sua, Ramão. Logo tu que quer dar lição de moral ao FJC. Respeito faz parte deste blog, e vale para todos.
ResponderExcluirSaudações (indignadas) gremista
Marcão
ResponderExcluir1º - Onde foi que faltei com o respeito aqui neste blog ?????? Por favor, copie e cole na próxima postagem onde achaste que faltei com o respeito, e me desligo daqui.
2º - Fiz um favor de não deixar todo mundo boiando, pois o Johnny fez uma confusão, veio rebater aqui uma postagem de outro blog !!!
3º - Porque os fatos revoltam tanto ?? Eu sei que a classificação era algo inesperado, mas, vocês não podem ignorar que ela não veio apenas pelas próprias forças do Grêmio, e sim "de carona" na derrota de um time já morto ! Exagero (assim como a revolta) escreverem páginas e páginas exaltanto místicas referentes a uma partida que nem jogaram.
4º - Vocês deveriam é agradecer, estou lhes abrindo os olhos. Um torccedor acostumado a vencer Libertadores, Mundial, Copa do Brasil Brasileiro, deveria ter um pouco mais de auto-crítica e receber uma vaga como prêmio de consolação, não como a conquista de um título.
ah, e outra coisa, já ía me esquecendo.
ResponderExcluirQueres falar em história. Enquanto teu time ainda só ganhava torneio citatino, o Inter já era tri-brasileiro. História por história, quem começou escrevendo-a primeiro foi o Inter meu amigo. E onde estava a mística cisplatina-gaúcha, a alma, a imortalidade e não sei mais o que, quando foram rebaixados 2 vezes ?????
A coisa tá ficando feia por aqui. kkkkkkkkkk. Mas reintéro, dizendo que o futebol Argentino e Uruguaio estão à beira da morte. Quais são os maiores clubes atualmente da Argentina e do Uruguai? Do Uruguai ninguém, da Argentina o Estudiantes de La Plata, que provavelmente irá ganhar novamente o campeonato Argentino de 2010. Aí chegamos no ponto da tão falada, da mística dos hermanos de não se entregar nunca, da imortalidade, da raça platina, mas pera aí: Quem foi que perdeu a final da Sulamericana pro Inter? E quem perdeu uma classificação pra semifinal da Libertadores deste ano em sua casa, depois de estar com o resultado na mão até os 45 minutos do segundo tempo? Cadê a raça, cadê a imortalidade, cadê a mistica? Com um time muito superior técnicamente ao do Inter, o Estudiantes amarelou 2 vezes. Sabem porque? Porque do outro ninguém teve medo deles, fizemos o mesmo que fizemos contra o Chivas, ganhamos na bola e se precizar ganhamos no braço também. Na final da Sulamericana tinha um cabeludo que tava acabando com o jogo pelo lado esquerdo do ataque do Estudiantes, daí o Bolivar deu um tapa na cara dele e deu de dedo no nariz dele e disse um monte pro cara, o cidadão voltou lá pro meio e se sumiu do jogo. Aí alguem pode dizer: "nossa o tal do Acioli é a favor da violência". De maneira nenhuma, mas "em Roma devemos agir como os Romanos". Contra o Barcelona enfrentamos jogadores de 14 países, e não precizamos dar nenhum tapa pra trazer a Taça.
ResponderExcluirNão me venham falar em raça, mística, ou imortalidade, quem veste a camisa do clube pode ser um guerreiro como Guinazu, como o Bolivar, como o Indio, como o Tinga ou um peidoreiro como o Edu, como Ilan, como Leonardo, como Kléber Pereira. Pode ser um monstro como o Dinho, como o Renato gaúcho, ou uma bicha louca como o Leandro, e como o Hugo. A mesma camisa que conquista o mundo, pode ir parar na 2ª divisão, ou ficar 26 anos sem ganhar nada.
Ramão, dá uma olhada, no horário da tua postagem e da minha. Daí analise o teu post com o meu ultimo estrófe. Acho que foi transmissão de pensamento. Inclusive eu tinha escrito também, "onde estava a mistica, a raça, e imortalidade quando foram 2 vezes pra segundona". Mas daí retirei, pra não causar um mal estar maior entre os amigos gremistas.
ResponderExcluirEm primeiro lugar eu queria dizer que é nítida a indignação e a preocupação do Acioli e do Ramão com essa classificação do tricolor.
ResponderExcluirEles não devem ter acreditado quando o viram resultado nos penaltis. Foi um pesadelo ou não foi?
Sempre quando vamos debater com um colorado, eles se referem à série B.
É muito curioso. Lembro que numa postagem anterior, o Ramão e o Acioli falaram de um regulamento para o rebaixamento, que poderia ter sido adotado no Brasil, em que os clubes rebaixados poderiam ser baseados no média de pontos dos últimos três anos. Eu acho que seria um baita ideia.
Pois se isso fosse adotado no Brasil, o Grêmio jamais seria injustiçado com os rebaixamentos, pois a média das campanhas de 89 e 90 nos deixariam longe da zona risco. Em 2004, o tricolor também não seria rebaixado, pois com excessão de 2003, o tricolor ficou entre os primeiros em 2001 e em 2002.
O que eu quero dizer com isso?
No geral, pelas campanhas em Brasileirão e pela história, o tricolor jamais mereceu o rebaixamento. A prova está no ranking. O Grêmio foi rebaixado duas vezes? E daí? Voltou por cima. Sempre apareceu na ponta da tabela. A retomada, como disse bem o Marcão, começa em 2011. E vai ser melhor com o Inter campeão do Mundo. Senão, não vai ter graça.
O Grêmio fez uma campanha magnífica no segundo turno do Brasileirão. A crônica esportiva do Rio e SP, é unânime em defender que o Goiás foi injustiçado, que é um grande time, etc.
Na verdade, o que os paulistas e os cariocas não queriam, assim como os colorados, é que o Grêmio estivesse na Libertadores de 2011. Seria topar com um Goiás, certamente.
Obter o respeito e o reconhecimento dos colorados vai ser difícil, enquanto o tricolor não der uma boa surra no Inter nas próximas temporadas. Nós tivemos, pelo menos, uns três ou quatro grenais em que Inter escapou da derrota. Tomara que em 2011, o tricolor tenha mais sorte.
FJC, primeiramente quero lhe dizer que respeito a grandeza do Gremio, e acho também que ele nunca deveria ter sido rebaixado, e reconheço também que a torcida de vcs é diferenciada da nossa, tem um algo a mais, um orgulho maior em ser gremista, isso existe e é fato.
ResponderExcluirSobre eu ter torcido muito pro Goiás, isto é verdade, aliás escuto todos os jogos do Grêmio e torço contra sempre. Mas sobre ter sido surpresa pra mim o titulo do Independiente, lhe desafio a vc ler o que eu escrevi sobre a decisão, no dia 6 de Dezembro de 2010, num post do amigo Rafael, vou editar e colar aqui, mas confere lá:
"Rafael, concordo com o Marcão, vai ser muito difícil segurar o Independiente em La Vejaneda. Na verdade o Goiás deixou de ser campeão semana passada, quando se acovardou com o resultado de 2x0 com um homem a mais quase todo o 2º tempo. Não conheço muito este time Argentino, mas ninguém ganha 7 Libertadores se não tiver muito peso de camisa".
FJC, Não quero ser profeta de nada, mas essa eu acertei na mosca.
Outra coisa, tu dizeste que o Goiás é time grande. Errado, o Goiás é de médio pra pequeno.
Sobre querer ou não o Grêmio na Libertadores, não é medo de ter que enfrentá-los futuramente, mas sim, poder menosprezar um titulo inferior se a caso o Gremio ganhar, por exemplo, a Copa do Brasil, porque se ele ganhar a Libertadores ninguém poderá nada. Pela pré libertadores vcs passam fácil, e nos grupos, pegaram a chave mais fraca, mas apartir do mata mata acho que vcs terão muita dificuldades, e acredito que terá muito time melhor do que o Grêmio.
Acioli e Ramão,
ResponderExcluirAgora o Guiñazu e o Índio são guerreiros? Até outro dia voces mesmos os criticavam pela mediocridade e falta de empenho e seriedade nos últimos jogos.
1 - A carona que tu falas Ramão, foi causada pela mudança nas regras da Federação Sulamericana, pois seria de direito do 4º colocado brasileiro.
2 - Me desculpe, realmente não foi neste blog a tua falta de respeito, mas se a tua opinião é aquela lá do outro blog, continua sendo desrespeitosa.
3 - Classificação inesperada prá voces que até agora não entenderam o que é mística, apesar das explicações detalhadas até demais dadas pelo Johnny no outro blog, ou que não querem admitir nossa virtude. (O Acioli até já esperava nossa classificação, mas não queria.)
4 - A segunda divisão é mais uma prova da superação de que o Grêmio é capaz, cair e voltar sem choradeira, coisa que não sei se teu time seria capaz de fazer se caísse.
5 - Quando falo de história, falo de além fronteiras, pois teu time até "ontem" de internacional só tinha o nome.
E prá finalizar, cuidado com os africanos pois o Goiás também achava que já estava classificado e deu no deu. Eu não estava disposto a secar voces, mas agora tenho a obrigação de torcer pelos outros, já que meu time não tá lá. E com certeza terão alguns times melhor que o Grêmio na LA, mas aí entra uma coisa que vocês não conhecem, porque só tem nas cores azuis.
Saudaçõe gremistas.
Marcão
ResponderExcluirEntão história só existe internacional ?? Bem, na 4º série do ensino fundamental estudei história do RS. Na 5ª, história do Brasil, e aí na sexta foi história mundial. Outra coisa. Como assim "voltar sem choradeira" ? Preciso lembrá-los da virada de mesa em que voltaram 12 times pra série A Naquele ano ?? Aliás, única vez que isso aconteceu, e pasmem, em um campeonato com mata-mata. Começo a entender esta vontade de ele volte.........
Caras, eu respeito muito o Gremio, mas acreditar que o sobrenatural de almeida é uma virtude do Gremio ???
A gente sempre toca no assunto rebaixamento, por vocês insistirem com a imortalidade. E até hoje vcs não conseguem explicar como o sobrenatural de almeida não conseguiu os salvar 2 vezes. O dia que me explicarem isso, juro não encher mais o saco sobre rebaixamento.
Ramão,
ResponderExcluirAcho que não leste direito meus posts anteriores sobre pontos corridos, isto me leva a entender a tua dificuldade de compreensão sobre o que escrevo. Enchi o saco do FJC defendendo os pontos corridos e vens me dizer que tenho vontade que voltem os mata mata? Velho, tu é gagá ou tem dislexia?
1º É óbvio qua não existe só história internacional, mas EU estava me referindo a esta, por ser mais importante.
2º Tens razão sobre a virada de mesa, coisa que abomino e este é um dos motivos que me fazem defender os pontos corridos.E não foi iniciativa do Grêmio, se tem lembras de TUDO, foi por causa dos cariocas e paulistas que haviam caído naquele ano.
3º O sobrenatural de almeida não tem nada a ver com mística de camisa, mas eu já cansei e desisti de tentar te explicar, porque infelizmente teu raciocínio não consegue assimilar. Leia o blog do Johnny de novo, se quiser mesmo entender.
4º Rebaixamento faz parte do jogo, e se o clube não tem competência para se manter na 1ª divisão, tem que ir prá 2ª até voltar, e isto não apequena ninguém, a não ser que tenha complexo de inferioridade congênito. E mais, afirmo que depois da passagem do Grêmio pela segundona, ela foi mais valorizada e tem muito mais visibilidade hoje.
Saudaçõe gremistas!
Desculpa meu esquecimento, mas termine o ensino básico, hoje tem muito mais opções de cursos, já que fostes até a sexta série tá fácil acabar.Pode ser que te ajude a entender o que lê. (É brincadeira, viu? Não vá se ofender!Mas foi tu que levantou esta bola!)kkkk
ResponderExcluirSaudações gremistas!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirhehehehehehe
ResponderExcluiré sempre assim.
Quando a coisa fica feia, os fatores mudam. Primeiro era história, depois era apenas história mundial...e assim vai a coisa..
Cara, não vou mais perder tempo respondendo as provocações. Quando os argumentos faltam, sempre tentam desqualificar o outro debatedor.
Abraço a todos