domingo, 19 de dezembro de 2010

O grande campeão da década


Desde os anos 60, podemos fazer uma consideração quanto qual Clube foi o mais vencedor em um período de 10 anos. Na década de sessenta, sem sombra de dúvida, o Santos de Pelé foi a principal equipe de futebol brasileiro, mas o Botafogo de Garrincha ficou ali, bem perto.


Nos anos 70, Falcão & Cia. levaram o Inter ao tri-campeonato nacional, absoluto no período. Mas grandes esquadrões também obtiveram grandes resultados, tais sejam: o Palmeiras, "a academia de futebol" (bi-campeão brasileiro), o Fluminense, "a máquina tricolor" de Rivelino, o Atlético-MG , "de Reinaldo" (campeão nacional de 71) e o Cruzeiro "de Nelinho".


Chegamos na década de 80, a fase em que Zico, Adílio, Raul e uma série de craques fizeram do Flamengo o grande time destes 10 anos. Não se pode esquecer o Grêmio de Renato, o Vasco de Dinamite e o Fluminense do "casal 20", forças vencedoras desta época.


Os anos 90 foram do São Paulo, bi-campeão da américa e campeão brasileiro; mas seus rivais da capital paulista, Corinthians e Palmeiras, cada um com dois campeonato brasileiros, também merecem destaque, assim como o Vasco, bi do Brasil e uma vez da américa. Mas foi o Grêmio, campeão da américa e do Brasileirão de 96, com mais alguns títulos da Copa do Brasil que chegou mais perto do time de Telê Santana.


Terminada a primeira década do século 21, podemos dizer que o São Paulo, novamente, levou o título de maior vencedor da década com três brasileirões e uma libertadores. O Inter, com duas libertadores e mais alguns títulos internacionais chegou perto, bem como o Cruzeiro, que levantou a Taça da América e do Campeonato Brasileiro, uma vez cada uma. Outra força que ressurgiu, com duas gerações de "garotos da Vila", foi o Santos de Diego e Robinho, depois com Neymar e Ganso.


Concluímos este texto dizendo que os últimos 10 anos se destacaram por algo muito raro em outros tempos, rompido apenas 3 vezes em muitos anos de futebol: 78, 85 e 88, quando Guarani, Coritiba e Bahia levantaram um título nacional cada. Equipes com menos tradição erguendo o título mais importante do país é algo notável e que merece esta ressalva. Nesta década, Atlético-PR, Santo André, Paulista, São Caetano e Sport tiveram momentos de glória. Um pouco antes desta década, Criciúma e Juventude, campeões da Copa do Brasil nos anos 90, já mostravam esta nova tônica, abrindo as portas para os "emrgentes" da bola. Inversamente, muitos times de muita tradição visitaram a Série B nesta década, tais seja, Corinthians, Grêmio, Atlético-MG, Botafogo, Palmeiras e Vasco.

Por fim, o futebol paulista que, de tão forte, fazia até seus times do interior chegar sempre com grandes times, começa a perder espaço para o Rio de Janeiro, que há muito tempo não ganhava nada e acumulou os dois últimos títulos brasileiros 2009/2010. No Rio Grande do Sul, apenas se inverteu a gangorra da rivalidade Gre-Nal, pois o Estado sempre teve um fortíssimo representante em cada década. Em Minas, o Cruzeiro permanece muito à frente de seu rival e nos demais estados muita oscilação, mas nenhum grande avanço. Derrepente Santa Catarina, que nunca teve tradição alguma, termina a década muito bem, com 2 times na elite e mais um na Série B. Pernambuco de Náutico e Sport, assim como Goiás do Esmeraldino e Atlético, tiveram espasmos de bons momentos, deixando (muito) para trás Santa Cruz e Vila Nova. No Paraná, o Paraná Clube foi a força dos anos 90 e caiu muito nesta década. No Atle-Tiba, o Furacão está mais à frente em todos os sentidos. Brasília e Bahia "precisam" repensar seu futebol! Eu acreditava que o Vitória, depois de dois anos muito bons no Brasileirão e o Vice da Copa do Brasil em 2010, estaria voltando forte, mas...


Saudações Coloradas

22 comentários:

  1. Só discordo de uma coisa, o maior vencedor entre os anos 2000 e 2010 foi o Inter. Acredito que 1 Mundial, 2 Libertadores, 1 Sulamericana e 1 Recopa, valem mais do que 1 Mundial, 1 Libertadores e 3 brasileirões. Fomos o time que trouxe os últimos 5 títulos Internacionais que o Brasil possue. É extremamente difícil trazer 1 caneco Internacional pro país, mas 5 é uma coisa fantástica. Fomos roubados discaradamente no brasileiro de 2005, se não seria mais um caneco no Beira Rio. Temos mais títulos estaduais na década do que o São Paulo, não valem muito no cenário brasileiro, mas são títulos. Então, pelas taças conquistadas e principalmente pela evolução da Instituição Internacional Futebol Clube, coloco o Colorado como maior vencedor da década.

    ResponderExcluir
  2. Caro Acioli,
    três brasileiros são menos importantes que uma Libertadores, um SulAmiranda e uma Recopa que não existe mais? Discutível.
    Se levarmos em conta só a opinião e um coração de torcedor, bem que poderíamos incluir aí o tricolor nessa lista de vencedores da década. Pois mesmo não ganhando títulos e apanhando em algumas decisões, ainda não foi superado, nessa década, no ranking elaborado pela CBF, o qual avalia o número de pontos, as vitórias e o retrospecto geral dos clubes nas competições da instituição.
    E não adianta os senhores me dizerem que gremista só tem isso para comemorar, que os tricolores comemoram qualquer coisa e que o tal ranking não merece consideração. Os números mostram que o tricolor gaúcho sempre esteve na briga pelos títulos, é um adversário difícil de ser batido em qualquer competição, e que permaneceu sempre entre os primeiros na ponta da tabela.

    ResponderExcluir
  3. E no post anterior, tu afirmas que Flamengo, Grêmio e Palmeiras são apenas postulantes à elite do futebol brasileiro.
    Tá de brincadeira, né?!

    ResponderExcluir
  4. FJC, tu tem certeza que a Recopa não existe mais? Dá uma pesquisadinha aí, vc um dos caras mais bem informado e que mais entende de futebol neste Post, não pode falar isso.
    Outra coisa, gostaria que vc explicasse para todos os amigos, como funciona o tal falado Ranking da CBF, pois 9 entre 10 gremistas só sabem falar deste Ranking, afinal se Santos e Palmeiras tem 8 titulos brasileiros, e São Paulo e Flamengo 6 titulos, Corínthias e Inter foram mais vezes campeões que vcs, como que o Grêmio é o 1º no Ranking, sabendo-se que o time ficou 2 anos na 2ª divisão? Esquisito né. Mas explique, talvez eu entenda.

    Sobre o Flamengo, Palmeiras e Grêmio serem postulantes à elite do futebol brasileiro se deve ao fato da falta de títulos de expressão nos últimos anos. Destes apenas o Flamengo foi campeão ano Passado, mas este ano já quase caiu, então com esta oscilação, demonstra que o clube não está bem estruturado. E sobre Palmeiras e Grêmio foi uma década para ser esquecida para os dois, além dos rebaixamentos, não conseguiram ganhar nada nos últimos 10 anos, então acredito que não podemos incluir estes times na elite do nosso futebol.

    ResponderExcluir
  5. Acioli,
    O ranking da CBF é baseado na classificação dos clubes nos diversos campeonatos sob sua tutela, sejam estaduais, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro (primeira e segunda divisão), ou regionais (Rio-São Paulo, Copa Sul Minas, que não existe mais) etc... Existe uma pontuação para cada classificação, sendo decrescente diretamente proporcional. Isto significa que o líder é o time que mais pontos acumulou desde a contagem da CBF. Acredito que esta contagem deva ser alterada por conta da unificação dos títulos antigos. Isto significa também que alguns clubes como tu falas, tem mais títulos nacionais que o Grêmio estão abaixo no ranking, porque, embora não tenham caído prá segunda divisão, ficaram várias vezes na rabeira, pendurados para não cair. Os primeiros colocados da segundona que sobem, pontuam mais no ranking do que os que ficam no fim da fila da primeirona.
    FJC, me desculpe responder por ti, mas como eu já esperava pela contestação dos incrédulos, tinha preparado esta explicação, que espero tenha sido esclarecedora. E aguardo se alguém tiver mais esclarecimentos a respeito, ou que prove o que tem de errado no ranking (coisa que já havia postado dias atrás). E mais, a opinião de quem desconhece o ranking, sobre classificar o que é elite, postulante à elite, etc... não pode ser levada em consideração.
    Concordo com o Acioli que o Inter foi o maior vencedor desta década, mas não diga que o Grêmio não ganhou nada, (lá vou eu de nôvo: Gauchão não vale nada?) só que esta década está acabando, e de forma frustrante prá quem ganhou muito. Um novo ciclo começa daqui a uns dias, vamos esperar e ver quem vai começar vencendo, mas não vamos esquecer que todos já fomos vencedores, uns antes outros depois.
    Saudações gremistas.

    ResponderExcluir
  6. Marcão repare que eu fui regionalista ainda em encluir o Grêmio no 2º pelotão, junto com Flamengo campeão do brasileirão do ano passado e Fluminense campeão deste ano. Só não inclui o Grêmio no terceiro pelotão junto com Vasco, Bota Fogo e Atlético Mg, que não ganham nada a mais de 10 anos como o Grêmio, porque o time gaúcho, embora não tenha conseguido nada, sempre dá trabalho nos campeonatos, e tenho que reconhecer isso.

    ResponderExcluir
  7. ôoooo Rafael..........riscaste o fósforo no depósito de pólvora................hehehhheh

    ResponderExcluir
  8. Muito bem, Marcão, explicaste bem.
    Entretanto, para o Acioli entender melhor, poderíamos explicar assim:
    pense num campeonato por pontos corridos, em que se juntasse todas as competições. Por pontos e pelo desempenho, o tricolor seria o campeão geral. Acho que agora que ele vai entender.
    A questão do pelotão de elite não merecia nem discussão. Mas, lá vai:Grêmio, Palmeiras e Flamengo juntos somam quantos títulos? Me ajudem! Só pra citar os mais importantes. O Flamengo é penta brasileiro, duas Copas do Brasil, uma Libertadores, uma Mercosul e um Mundial; Palmeiras tem quatro brasileios, uma Copa do Brasil, uma Mercosul e uma Libertadores; Grêmio: quatro Copas do Brasil e dois Brasileiros, duas Libertadores e um Mundial. Somados, são 18 títulos nacionais, dois mundiais, quatro Libertadores e duas equivalentes a Sulamericana.
    Então, tá! Palmeiras, Flamengo e Grêmio não fazem parte da elite do Futebol brasileiro.

    ResponderExcluir
  9. É amigos essa é a hora pra essas discuções de botequeim, a verdade é que não vamos chegar a lugar algum, acioli axa uma coisa eu outra, marcão outra alem as nossas...
    Mas é isso que mantem nosso blog vivo e intereçante, sinceramente nesta decada acredito que inter e são paulo devem ter o titulo de melhores da decada, não é feio admitir que a equipe colorada fez bunito, direção trabalhou bem e ganharam em 5 anos muito mais do que nos outros 90 de historia deles, são paulo fez um tri campeonato que é digno de inveja, queria eu ter ganhado 3 titulos brasileiros 1 LA e 1 mundial em uma unica decada !
    Agora axo muito precipitado colocar o grêmio no segundo patamar do futibol brazuca, não fomos os melhores é verdade mas de longe não fomos os piores, verdade fomos rebaixados, mas 2 anos depois estavamos disputando a final da LA e perdemos pro time da decada na america do sul o Boca ( hj mais pra lah do que pra cá ).
    Ganhamos uma copa do brasil em 2001, tivemos um vice brasileiro, um terceiro lugar, agora um quarto, um sexto e oitavo, claro fomos rebaixados, fomos semi finalista da LA e da copa do brasil, é so olhar os fatos e ver que um time de segundo escalão não seria tão aspirante a titulos como fomos, a meu ver grêmio se mantem no primeiro patamar, mas não é o melhor.

    ResponderExcluir
  10. Resposta insuficiente. Acho que vcs deveriam dizer quantos pontos dá pela colocação adquirida no brasileirão, na copa do Brasil, e nos outros campeonatos que somam pontos. Na verdade vcs sabem, mas tem vergonha de citar o critério dos pontos para o Ranking.
    Outra coisa, o Sr. FJC, vc disse que a Recopa não existe mais, eu pedi pra vc pesquisar, acredito que no mínimo vc deveria fazer uma correção aí, vc que sabe, mas acho que sua credibilidade melhoraria, apartir do momento que vc admitir seu erro.
    Sobre Palmeiras, Flamengo e Grêmio não fazerem parte da elite do futebol, isso é claro e evidente, foram mais de 10 anos só levando laço, convivendo com rebaixamentos e ameaças de rebaixamento, com o pires na mão, vazendo vaquinha pra contratar jogadores, como o Grêmio fez pra poder manter o Souza no Olímpico, mergulhados em dívidas, tendo que entregar o Léo ao Palmeiras pra pagar conta da época do Paulo Nunes, e ainda ficaram devendo pro Palmeiras, tendo dinheiro bloqueado pelo advogado do Anderson Polga do depósito feito pra tentar contratar o Maxi Lopez, e por aí vai. No Flamengo, o Edu decidiu ficar só treinando no Inter, do que ir pro Flamengo, claro que sabia que não ia receber. No Palmeiras, esta semana perguntado pro Kléber, o que ele achava de trazer o Ronaldinho Gaúcho pro verdão, ele respondeu. " Primeiro tem que poder pagar os jogadores que estão aqui trabalhando, pra depois
    querer trazer mais alguém".
    Como vamos poder incluir estes 3 times no pelotão de elite do futebol brasileiro? Primeiro tem que arrumar a casa, pagar o que tá em atraso, contratar só o que se pode pagar, depois ganhar uns titulozinhos de expressão, daí o lugar de destaque vem naturalmente, não adianta ter tradição e titulos pré-históricos caducando numa sala empoeirada, tem que ser um clube dinâmico e antenado nas mudanças do mercado futebolístico.

    ResponderExcluir
  11. Acioli, me desculpe se estou sendo mal educado...mas você não está legal da cuca...não é possível...com todo o respeito...
    Sobre a Recopa, ela tão insignificante, que eu nem sequer lembrava que existe. Inclusive vencemos uma. Mas o Brasileirão não pode ser considerado inferior a Sualmericana. Agora passou a ter valor porque o campeão vai à Libertadores. Mas o nível e interesse dos clubes não está acima do campeonato nacional.
    Essa derrota para o Mazembe te fez mal...
    Sobre o ranking, o critério é da CBF, e o Grêmio não é o preferido e o privilegiado da instituição. Concordo que ele pode ser revisto, que existem competições antigas que mereciam ser levadas em consideração, e não foram; mas não foi o Grêmio que elaborou, foi a instituição maior do futebol brasileiro.
    Você quer questionar, fatos, títulos, história, números e nomes de pelo menos dois dos clubes mais importantes do futebol brasileiro e até do mundo. Flamengo e Grêmio são os mais individados? Sem dúvida. Mas tratam-se dos clubes mais vencedores do futebol brasileiro, que podem reverter os maus resultados a qualquer momento. Acaso você não sabe quem foi o campeão brasileiro de 2009? E o Grêmio? Há! mais não venceu nada! - dirá você. Por mais que você seja um colorado fanático, deves admitir que o tricolor brigou entre os primeiros na última década. Eis aí a razão de ser o primeiro do ranking.
    Qualquer jogador, qualquer craque, qualquer treinador gostaria de jogar ou treinar no Grêmio ou no Flamengo. E você vem dizer que não são clubes de elite e que são inferiores ao seu Inter e aos bambys...
    Para tudo! Tire férias...

    ResponderExcluir
  12. Caros amigos

    Eu entendo muito bem o Ranking da CBF. Porém, acho injusto alguns pesos, comparando, por exemplo, Copa do Brasil que em 6 confrontos se chega a um campeão, e Brasileiro que leva 38 rodadas.

    Também não se pode prejudicar um time que não pontua no ranking quando representa a CBF em um torneio na América, e isso faz com que ele seja alijado da Copa do Brasil. exemplo, o São Paulo, que não pontuou em Copa do Brasil nos últimos 6 ou 7 anos, por sempre jogar a Libertadores.

    Estas são as únicas discrepâncias com as quais não concordo para a elaboração. Por exemplo, em termos apenas de ranking (se isso valesse alguma coisa, ok gremistas) é mais válido ficar em quinto no Brasileiro e poder disputar a Copa do Brasil do outro ano, do que se classificar para a Libertadores.

    No mais, não temos do que reclamar. As 4 Copas do Brasil pesam bastante na colocação do Gremio, que também, salvo o 15 de Campo bom e o Atlético Goianiense, sempre costuma ter vida longa na Copa do Brasil, ao contrário do Inter, que com excessão de 92 e nas 2 últimas participações, sempre fez fiasco nesta competição.

    ResponderExcluir
  13. Ramão, obrigado por esclarecer um pouco sobre o absurdo Ranking da CBF, eles sabiam como funcionava, mas tinham vergonha de falar.
    FJC, pois é né, "quem não quer jogar no Flamengo e no Grêmio", né. kkkkkkkkkkkk. O maravilhoso e espetacular Edu não quis jogar no Flamengo, preferiu ficar só treinando no Inter. O Fantástico e impressionante Ilan, também não quis, preferiu receber menos e ir pro Inter.
    Vc disse que pra mim só o São Paulo e Inter é que são bons. Claro, são eles que estão chegando e abocanhando os principais títulos, só eles e o Corínthias tem Mundial reconhecidos pela Fifa, estão na frente mesmo.
    Não adianta dar murro em ponta de faca, até o Marcão admitiu que o maior vencedor da década foi o Inter. Diga assim: "Estamos atráz, mas vamos melhorar e superá-los". Vcs já estiveram na frente, agora estão atrás. Dor de cotovelo e inveja não levará vcs a lugar algum.
    FJC, tem um ditado que cai como uma luva pra vc, diz assim: " Se a tua estrela não brilha, não procure apagar a minha". Pense um pouco neste ditado e reflita. Um abraço amigão...

    ResponderExcluir
  14. Cara, você realmente está muito doido. Eu não estou nem aí para a sua estrela colorida ou para o seu Inter. E no princípio, achei que ganhavam fácil esse mundial. O que eu não suportava era a tal "soberba" colorada, justamente, o que os derrubou na competição. Depois da derrota, é evidente que eu iria buzinar. O que você esperava?
    O Grêmio tem dívidas, mas não deve nada para o Inter em termos de tradição e taças. Entenda de uma vez por todas. E o final dessa década prenuncia uma revirada nas coisas. Essa década que passou - contra fatos não há argumentos - o Inter cresceu, venceu e está de parabéns. O que não admitimos é essa soberba, essa arrogância, quando sabemos que as diferenças são momentâneas, aparentes, e pequenas, se levarmos em conta a grandeza dos dois clubes na história do futebol brasileiro. Dizem que Internacional, São Paulo e Cruzeiro são os clubes de melhor estrutura do futebol brasileiro.
    Discutível também. O que podemos entender por estrutura? Salário? Material esportivo? Alimentação?
    Alguém de nós já pisou no gramado, nas dependências, nas acomodações. Para a maioria dos jogadores, que nascem e se criam em favelas, que diferença isso faz?
    Você falou no Edu e no Ilan. Me diz aí: o Inter vai mantê-los no elenco para ano que vem? Será que o fato desses dois não terem ido para o RJ, não fez bem ao Flamengo? Será que o Flamengo tinha tanto interesse assim, nesses dois "craques" do Internacional?
    Sobre o São Paulo - talvez o segundo clube do coração dos colorados - eu colocaria uma nota de rodapé: Foi campeão da Libertadores em cima de um time que não tinha estádio para a competição. Quando teve pela frente, um Grêmio, Cruzeiro ou o próprio Inter (duas vezes) foi o maior vexame, que todo paulista reconhece.
    Dor de cotovelo, inveja, de onde você tirou essas bobagens? O Grêmio é o Grêmio: 70% do Rio Grande, prestes a repatriar um dos maiores craques do futebol brasileiro da década e talvez o ponto chave da crise que se iniciou em 2000.
    O Inter chegou onde o Grêmio já estava. Vive um momento financeiro melhor, graças à ditadura e o "absolutismo" de Fernando Carvalho, mas não existe nem um "Grêmio atrás do Internacional".
    Se os colorados quiserem manter esse pensamento de superioridade e de "maioridade", para nós, não faz diferença. Continue assim.
    O Grêmio cresce e gosta de enfrentar os fortes, não os fracos. Preferíamos um Inter campeão do mundo. Então que venha o terceiro do mundo!

    ResponderExcluir
  15. FJC, vc acha que alguém no Beira Rio tem medo daquela puta gaucha do Ronaldinho? Nós já mostramos no Mundial de 2006 o quanto tememos ele. Deu risada a jogo todo, esnobando dos coitados asalariados do Inter, mas no fim do jogo não deu muita risada, kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Vou torcer muito pra que vcs consigam trazer ele, vai ser a pá de cal que está faltando pra vcs mesmos. Só uma observação, que tal pegar esta grana e pagar o Anderson Polga, ou acertar com o Palmeiras daquela transferência do Paulo Nunes? Ou vc é a favor de não pagar mais as contas velhas? Veja bem o exemplo do Flamengo, ano passado tinha Vagner Love e Adriano que falíram o clube, trouxeram o título? Trouxeram, mas este ano só se livrou do rebaixamento na penúltima rodada. Ha, é que me esqueci, que vcs não tem medo da segundona, então que venha a bicha gaúcha.

    ResponderExcluir
  16. É muita pretensão dos dois craques do Inter, preferirem a reserva no colorado que jogar no mengão, não acha? Não estou para defender o time carioca. Mas nesse caso, se isso realmente aconteceu, o Flamengo saiu no lucro e o Inter no prejuízo. Ambos preferiram o Inter porque tinham um Mundial pela frente. Talvez seja isso. Não acredito que o Flamengo tinha tanto interesse nesses "dois goleadores do Inter". Alguma notícia correu na imprensa para fazer média com a torcida, e você, como colorado fanático, acreditou nisso tudo. Como você escreveu: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
    O São Paulo - uma espécie de segundo time do coração dos colorados - "abocanhou" tudo. Verdade. Mas também levou algumas buchas, como em 2007 para o Grêmio, em 2009 para o Cruzeiro, e duas vezes frente ao próprio Inter, em 2006 e 2010. Verdade seja dita sobre os bambys: Eles não suportam topar com brasileiros na Libertadores, e nessa década, só venceram uma em cima do pobre Atlético-Pr, o qual não tem estádio para a final. Um brasileirão foi conquistado com uma ajudinha do colorado, que querendo ou não influenciou na classificação geral (de novo essa história). Não importa. São fatos. E em 2006, naquele frangaço histórico, o Rogerio Ceni - sempre ele - deu um presente a seu pai. Aliás Rogério Ceni, se não fosse pela habilidade com os pés e as cobranças de falta e penalti, poderia ser considerado um dos maiores frangueiros do futebol brasileiro, não concorda?
    "Ah, mas até o Corínthians tem um torneio Fifa"! Verdade! O Corínthians venceu um torneio de verão promovido pela Fifa! Mas peraí, o campeão mundial não deve ser campeão da América?
    Procura-se pela Liberatores do Corínthians! Onde ela está?
    Como diria Rafael, balela! Hipocrisia! O futebol é um festival de hipocrisias, muitas das quais acreditamos.
    "Dor de cotovelo, Inveja, Grêmio atrás do Inter", isso aí é neurose do Acioli.
    Grêmio é o Grêmio! E o Inter chegou aonde o tricolor já estava! Em termos de grandeza, tradição, história, o Grêmio não deve nada ao Internacional. O Inter foi o vencedor da década, sim, senhor! Está feliz agora!
    Só não esqueça, meu amigo, que o orgulho excessivo e arrogância, já os derrubou e pode derrubar outra vez. E o Ronaldinho? Não lhe causa um pouco de medo?
    Feliz Natal a todos!

    ResponderExcluir
  17. Caros colegas,
    eu queria dizer que fica difícil discutir e debater quando o adversário coloca questões emocionais e não trata de fatos, de números ou de algum aspecto mais consistente e menos sentimental. Certo?
    Sabemos o quanto é difícil, gremistas e colorados chegarem num acordo.
    Não sei, posso estar errado, mas sempre procurei discutir e debater questões futebolísticas com argumentos razoáveis, sempre direcionados a resultados, a fatos, números e história de futebol e não para o lado pessoal como se percebe em alguns colegas desse blog.
    Opinar sem levar em conta o sentimento de torcedor é difícil. Mas acho que estamos levando as coisas muito a sério nas entrelinhas, de modo que tem se tornado muito chato discutir o futebol gaúcho de modo inteligente nesse espaço.
    Isso aqui está virando lugar de lavar roupa suja. Não era essa a intensão, penso eu.
    De qualquer maneira, gostaria de pedir desculpas aos colegas, se em algum momento, FJC ofendeu alguém ou distorceu os fatos.
    Que todos tenham um feliz natal e que em 2011, Grêmista e colorados sejam felizes, se é que isso é possível!
    Façamos um acordo: o Grêmio fica com a Libertadores e o Inter com o Brasileirão em 2011.
    Assim, todos ficariam muito felizes.
    Saudações tricolores...

    ResponderExcluir
  18. Amigos, acho que conseguimos uma façanha após várias explicações, o Acioli entendeu o ranking!!!!Tem algumas distorções, mas é o que está valendo, não adianta questionar, seri muita falta de inteligência! Só eu não consigo entender como ele cita o Edu e o Ilan como exemplos de profissionais que optaram em permanecer treinando no Inter ao invés de aceitarem ir pro Flamengo. Que belos exemplos! Até "ontem" eram execrados por voces e são os mais votados pela torcida prá vazarem do Beira Rio. Acho até que foram oferecidos de graça e ficaram com vergonha de ir. As dívidas são muitas, mas nada que uma boa administração não acerte em um ano ou dois. E quando o Acioli usa seu belo português para definir o Ronaldinho Gaúcho, me vem a imagem do Dunga com bunda no chão e êle indo prá linha de fundo num Grenal do passado.É verdade que no Barcelona ele não jogou nada naquela decisão do Mundial, mas o Barça não é o Grêmio, tem muito mais grana e muito menos raça. E é verdade Acioli, não temos medo da Segundona mesmo, mas em compensação voces morrem de medo, né? Acho que até já falei aqui, antes do Mazembe: Cuidado com o que falam, que o que a boca fala, o rabo paga. Guarani, Portuguesa e Ponte Preta podem até não subir, mas podem cruzar com voces na Segunda. E juro prá voces, nunca vou enterrar sapos prá ninguém. kkkkkkk
    Saudaçõe gremistas.

    ResponderExcluir
  19. Amigos, alguns colorados não só o acioli estão tendo seus devaneios, talvez eles queiram se afirmar menos prezando o grêmio e outros times talvez seja por simples medo, não me importa estou muito mais confiante que qualquer colorado para o ano que vem e isso é fato, minha equipe está ae correndo atraz de contratações buscando soluções para os pesos mortos, estamos na luta, em pleno fim de ano nossos dirigentes tão na labuta, não precisamos ficar ae arotando arogancia em ferias pra depois vi um certo Celso Roth dizer que a pré temporada foi curta, como ja é custume deste cidadão, o grêmio tah se preocupando conosco não com o inter como os vermelhos estão fazendo.
    Aos amigos imortais ignorem a arogancia alheia ano que vem tem LA e estamos nela superioridade se mostra em campo e basta ganharmos esta LA e a balança está a nosso favor e não vai ter recopa nem sulamiranda que se compare.

    ResponderExcluir
  20. Marcão e Stevan, concordo que estou sendo arrogante e menospresando o Grêmio pela sua má fase, mas é hora de fazer isso, hora dos colorados se cobrarem do que os gremistas fizeram durante 26 anos com nós colorados. Diziam que nós não ganhavamos nada, que o Inter era timeco, que nós não iríamos poder votar, porque não tinhamos titulos, que nós não tínhamos passaporte, que vcs iriam entrar no Procon contra um time que tinha o nome de "Internacional" mas que na verdade nunca tinha ganhado nada fora do país, que nós éramos uns amelelões que na hora H tremíamos. Lembram meus amigos? Agora é só um pouco do próprio veneno, a moeda virou.
    Quanto a Vc FJC, fez bem pedir desculpas no seu último Post, debatemos aqui idéias, e não ofensas pessoais. Vou repetir aqui uma frase sua sobre a minha pessoa: Vc disse, "eu não estou nem aí pra sua estrela colorida". Acho que vc apelou feio nesta amigão. E não vou mais responder seus Posts, enquanto vc não se retratar. Falo o que penso de jogadores, como o Edu e Ilan, já chamei de lixos várias vezes, porque pra mim eles são lixos, chamei o Ronaldinho de bichona, porque pra mim ele não passa de uma bichona mesmo, mas desafio vc ou os teus amigos gremistas a encontrar um Post meu, onde eu faltei com respeito à alguém, gremista ou colorado.
    Se temos que concordar todos com as mesmas idéias, então pra que debatermos?

    ResponderExcluir
  21. Pessoal

    O futebol vive de ciclos, não há como duvidar disso. Me parece que o Inter está entrando em um novo ciclo, será obrigado a uma nova reestruturação no clube, e uma limpa, uma revitalização no seu elenco. E o Grêmio parece estar mais pronto na questão elenco e conjunto para iniciar o próximo ano. A única questão é saber se o Gremio conseguirá manter a mesma motivação apresentada na reta final do brasileiro. Ninguém consegue passar um ano inteiro jogando com a corda esticada. Mas com certeza, os gremistas tem motivos para estarem eufóricos. A muito tempo que as perspectivas de um novo ano não eram tão boas para os gremistas, e ainda culminando com o fiasco do Inter diante do Mazembe.

    Mas de bom para nós colorados, é que esta reestruturação do clube vem em outro momento. Diferente de 2002, o clube está em um momento financeiro (apesar de delicado, segundo reportagens) diferente de 2002, com um quadro social muito forte. Temos uma base de time, e principalmente, parece termos bons valores nas categorias de base. Isso faz com que a "resposta" seja mais rápida.

    ResponderExcluir
  22. Caro amigo Acioli,
    todos nós, aqui nesse blog, nós excedemos às vezes. As últimas discussões foram um pouco pesadas, inclusive já me retratei aqui, pedindo desculpas por alguma ofensa que possa ter acontecido. Como se trata de um debate escrito, muitas vezes, as palavras podem ter dupla interpretação.
    Gostaria que continuasse exprimindo sua opinião, pois ninguém é dono da verdade.

    ResponderExcluir