
Enquanto o Inter desfila por mais um torneio mundial, como grande favorito. E, enquanto o Goiás coloca a mão na taça, nós, tricolores, só lamentamos as chances desperdiçadas e, agora, os tricolores já vão se acostumando com a ideia de Copa do Brasil e Campeonato Gaúcho. A que ponto chegamos? Até o Goiás, mesmo rebaixado, teve competência para reverter situações adversas e tem a Libertadores à vista! Afinal, o que é pior? Ficar fora da Libertadores ou ser rebaixado?
Na primeira partida a frente do tricolor, Renato tinha justamente esse Goiás "semi-campeão da Sul-Americana". Na oportunidade, tirar o Grêmio da zona de rebaixamento era prioridade. Então o tricolor deixou de lado a competição que dava uma vaga na Libertadores e procurou concentrar-se exclusivamente na competição nacional. O Goiás vivia uma crise terrível, assim como o tricolor! E por que o alviverde goiano teve mais sorte?
Em primeiro lugar, porque assim como o Grêmio, contou com a chegada de um técnico competente. Mas teve um diferencial. O Goiás não se importou com o rebaixamento e manteve , por fora, a meta de chegar a Libertadores, mesmo com a possibilidade de disputar a Série B, em 2011. A realidade dos goianos é diferente da nossa. Que ironia!
Talvez pelo orgulho, no Estádio Olímpico ninguém suportaria disputar mais um campeonato de divisão de acesso, mesmo que estivesse na Libertadores. Nenhum gremista pretende reviver a “Batalha dos Aflitos”. Dois rebaixamentos foram uma humilhação muito grande para os torcedores e para história do clube. Um rebaixamento para a Série B é pior que um tri-campeonato da Libertadores?! Mas até que ponto uma série B é tão vergonhosa assim? A flauta dos colorados? O prejuízo nas cotas de transmissões de TV?
Grêmio poderia estar vivendo o momento que o Goiás vive agora, talvez, brigando para não ser rebaixado e com a mão na Libertadores – versão B.
Mas chega de comparações. Se não os colorados daqui desse blog vão dar de mãos nas cornetas e dizer que não aguentam a choradeira e as lamentações de FJC.
O principal motivo de estarmos fora da Libertadores foi o tal do planejamento, iniciado em Janeiro/Fevereiro de 2010. E o primeiro equívoco foi a contratação de Silas. Mas chega também de falar sobre o ex-meia colorado, campeão do Brasil em 92.
Mesmo com a brilhante campanha do segundo turno, e se a vantagem do Goiás se confirmar na Argentina, o desempenho, de modo geral, do tricolor em 2010 pode ser considerada decepcionante. Um mísero título gaúcho, conquistado no susto do chute de Giuliano; um terceiro lugar da Copa do Brasil, depois de uma humilhação frente ao Santos; e para fechar, um susto na ameaça de rebaixamento com o timinho Silas. Renato salvou o Grêmio, mas chegou tarde demais. Desde o ano passado, depois da saída de Celso Roth, a torcida clamava por ele. O torcedor gremista sabe o que é melhor para o seu time.
Duda Kroef deixa o cargo, aliviado por ter recuperado a equipe na classificação, mas foi um fracasso no sentido de títulos importantes e em termo de saldo no caixa do clube. Da Libertadores de 2009 até o início da temporada 2010, fez umas contratações absurdas como o Rui para a lateral direita, Joison, Jadilson, Alex Mineiro, Uendel, William, Ozea, Renato Cajá, Rodrigo, Leandro, Hugo e Borges (sempre machucado). As apostas em ex-são paulinos e comandados do Avaí foram as piores que eu já vi. Além disso, deixou Léo ir para o Palmeiras, de graça! E ainda ficou devendo, 2 milhões! Douglas Costa poderia ter sido melhor lapidado, aproveitado e vendido para um clube maior da Europa por um valor maior.
Leandro tem contrato até 2012?! Joílson não é considerado sequer um reserva e ganha 80 mil no fim do Mês?! Rodrigo não tinha disciplina e o tricolor terá desembolsar uma multa?! Absurdos!
No Olímpico, dirigentes e conselheiros não se entendem e não trabalham pensando no bem maior que seria o clube. O que parece é que existe um jogo de interesses e ideias diferentes que não contribuem para o clube voltar a ganhar títulos. Essa história de estádio novo sob controle de empreiteiras e empresas particulares está mal contada.
Enfim! O Grêmio pode reverter em 2011. Mesmo com todas os problemas. Renato mostrou conhecer jogadores sem que o clube tenha que gastar fortunas. O que esperamos é que essa base, campeão do Segundo turno – pobre consolo para os gremistas – seja mantida, e que o treinador tenha tempo e tranquilidade para manter a mesma competitividade na próxima temporada.
Esqueci que temos uma partida contra o Bota Fogo. E tudo está relacionado. Não acredito que essa vitória parcial do Goiás vai desmobilizar o tricolor para domingo. Sabemos que os argentinos tem força e tradição para reverter. E vencer Joel Santana é a última missão de Renato Portalupi, em 2010. As duas maiores decepções do Grêmio nesse fim de ano serão os títulos de Inter e Goiás. Que ao menos o tricolor encerre essa jornada campeão do segundo turno.
FJC, parabéns por estar aí dando a cara pra bater e demonstrando seu amor incondicional ao tricolor, mas permite q mais uma vez eu discorde em alguns pontos. 1º vc pergunta o q é pior, cair pra segundona ou ficar fora da Libertadores? Caro amigo, claro e todo mundo sabe q ser rebaixado é o fundo do poço para qualquer time e vcs conhecem bem deste assunto. Em 2º lugar vc disse q o Grêmio deixou de lado a Sul Americana, e se dedicou exclusivamente para não cair. Epa, para aí, o Grêmio fez das tripas coração pra conseguir passar pra próxima fase, e não conseguiu superar o posteriormente rebaixado Goiás, foi um fiasco e todo mundo sabe disso.
ResponderExcluirMas no seu Post vc tocou num ponto fundamental, nas contratações desastrosas do Grêmio, isso sim acaba com uma equipe, afinal os medalhões chegam com salários milionários, e quem acaba fazendo o serviço e quebrando o galho são os ilustres desconhecidos, q na maioria das vezes são os que ganham menos. Borjes e André Lima estão d malas prontas, sem terem dado retorno, parece q o São Paulo tem interresse no Leandro, vcs tem q torcer muito pra sair este negócio, ou continuar pagando 260 mil por mês pra ele até o fim de 2012, o que seria um atraso inimaginável ao clube. De Contratações desastrosas eu entendo bem, o meu time é o Everest neste assunto, a única diferença é q conquistamos a Libertadores e estamos as vésperas do Mundial, se não a choradeira estaria do outro lado também.
Caraka FJC !!
ResponderExcluirVelho tu reclama de mais !!
Eu não me importo se está inhaca do Goias ser campeão sempre fui da opinião que titulo merecido ( vaga nesse caso ) se conquista sozinho pelas propias mãos, agora tu vem com uma choradeira, uma amargor que dah inveja aos colorados, para e pensa homem, tu prefere mesmo uma vaga na LA a penar em uma segunda divisão ???
Eu sou mais se manter na sere A, nunca vou abrir mão de uma caseira copa do brasil que enxe nossa sala de trofeus, axo que tu se encaixa muito bem nesse tipo de torcedor grêmista que não estah suportando ver a gloria colorada, que só consegue ver o lado ruim das coisas.
O Imortal não vai pra LA passiencia, quem nos asegura que ir pra LA é garantia de titulo ??
Perder pro Santos, ná epoca melhor equipe do brasil, por apenas um unico gol de diferença eu não axo nem uma humilhação, as falhas ouveram, Silas foi um erro, joilson, leandro e outros tambem, mas fikar se lamentando não vai mudar as coisas, é coisa de amargo, de colorado, prefiro pensar que ano que vem temos uma Copa do Brasil sem adiversarios a altura, pq é realidade que as melhores ekipes brasukas estaram na LA ( exeto goias ).
Esse povo ae que diz que o goias já ganhou tambem não me convense, ateh pq quem da moral pra merda ( o goias ) é mosca, timinho mediocre, que so leva essa pq tem um adversario tão mediocre quanto ele, vacilamos na época ? sim mas eu prefiro n ser rebaixado.
Prefiro ter a perspectiva de que teremos times fortes, focados na LA deixando caminho aberto pra acumularmos pontos no BR11, deixando a Copa do Brasil sem concorente fortes.
Sou mais o lado cheio do copo, pq o vazio eu deixo pros eternos amargos.
FJC
ResponderExcluirDesculpa o mau jeito, mas tô quase achando que tu é que nem melancia, por dentro é vermelhinho, vermelhinho.
Tá dizendo que prefere ver o Grêmio na segun-dona, que o inter vai levar fácil o mundial. Que é isso velhinho? Acho que até o Stevan, com toda a sua dificuldade com as letrinhas, soube dizer o que pensam os Gremistas, com maíúsculas mesmo. Voces acham mesmo, de verdade que o Goiás já levou? Parece até que a dupla nunca enfrentou os estádios (alçapões) argentinos. Ademais, para chegarmos a LA só temos que fazer o dever de casa, e esperar o Independiente fazer o mesmo. Quero o Grêmio sempre lutando pelo título do Brasileirão, da Copa do Brasil, da LA e até do Mundial. Os colorados até anteontem, andavam numa choradeira só, agora tão cheio de moral, achando que já ganharam o Mundial. Menos pessoal, voces não tão com essa bola toda não. Esperem e torçam para pegar uns perebas pior que voces, só assim pode vir um caneco. Nós temos um time meia boca que está fazendo um bom futebol, e pode até como prêmio levar uma vaga prá LA, mas voces tem um time meia boca que não tá jogando quase nada, será que é só treino pro mundial mesmo?
FJC, não precisa fazer média com eles, a flauta vai existir sempre. Melhor que seja nós tocando prá eles.
Saudações gremistas!
Ainda bem q o Stevan e o Marcão compartilham com as minhas idéias, se não vc iria dizer q era perseguição da minha parte. E outra coisa, vou cravar aqui meu palpite, Independiente campeão da Sulamericana. Veja bem, um time q ganha 7 libertadores, tem muito peso de camisa, imagine a vontade que estes caras vão entrar em campo, e o adversário, embora tenha se arrumado um pouquinho e venha cheio d moral, é o Goiás e vai tremar em La Vejaneda. Sinceramente e falo por mim e não pelos colorados, prefiro o Grêmio na Libertadores, compartilho da opinião dos colegas Stevan e Marcão q na copa do Brasil o Grêmio terá muito mais chances. Esta Libertadores do ano que vem promete, tem o obsecado Corínthias, que vai reforçar muito o time, o Flu bem arrumadinho do Muricy, o Cruzeiro q sempre dá trabalho, o Santos que já acertou com o Elano, tem o Neimar e com dinheiro à vontade, o Inter com a tradicional garra gaúcha, além dos Argentinos q sempre encomodam.
ResponderExcluirMeus caros amigos,
ResponderExcluirFJC não quer que vocês concordem. Meu objetivo era justamente isso: provocar o debate! É importante que vocês discordem! Isso faz parte do nosso blog. Os gremistas tem pouca participação aqui. Gostaria que os colegas Stevan e Marcão aparecessem mais vezes. Muitas vezes, me sinto sozinho contra os colorados.
Em primeiro lugar, continuo acreditando que o Grêmio fez pouco caso para a Sulamericana. Se isso não é uma verdade, então por que a diretoria demorou tanto para demitir Silas, esperando a véspera do jogo com o Goiás?
Em segundo lugar, eu apenas opinei sobre a ironia de um time que disputa a série B e a Libertadores, paralelamente. Eu não afirmei que preferia estar no lugar do Goiás, apenas ironizei essa possibilidade. Como escrevi anteriormente, nenhum torcedor tricolor suportaria mais uma série B na vida, mesmo que disputasse o título da América.
Quanto ao título gaúcho e o terceiro lugar contra o Santos, continuo com a opinião de que foi muito pouco diante do longo tempo sem títulos expressivos. Até agora temos que ouvir a corneta dos colorados, que jogaram no Olímpico com um time misto, e de nariz torto e empinado, quase reverteram a desvantagem.
Quanto ao resultado ruim frente ao Santos não podemos esquecer que foi a partir daquele resultado desastroso de 3 x 1 na Vila Belmiro, que o Grêmio iniciou uma série de derrotas no Brasileirão que se iniciava. E aquela emblemática virada contra o time de Ganso, no Olímpico, por 4 x 3, iludiu a todos os gremistas que pensavam que o time estava pronto. O Grêmio se acomodou, pensando que o elenco era suficiente, e o que aconteceu todos já sabem.
Esse Fluminense, provável campeão brasileiro no próximo domingo foi derrotado duas vezes pelo tricolor na semifinal da Copa do Brasil. A diferença é que os cariocas foram atrás de reforços e Muricy acertou o time. No tricolor gaúcho houve acomodação e o time foi passado para trás. Quando acordamos foi tarde demais.
FJC, " Há males que vem pra bem", todos já houvimos a célebre frase. E esta outra: "tudo tem o seu tempo". Em 2005 o Inter foi roubado discaradamente, imagine um time q tava numa seca, muito maior do q a seca gremista atualmente, ser roubado e ver um trabalho exelente ter como prêmio o vice campeonato, q não serviu pra nada, apenas pra termos a alcunha de chorões. Mas no ano seguinte, "os males vieram pra bem", afinal vencemos a Libertadores e posteriormente o Mundial. Aí eu te pergunto: Se o título brasileiro fosse nosso em 2005, teríamos nós conquistado a Libertadores e o Mundial em 2006? Eu acredito que não, acho que uma certa acomodação pós título viria e não teríamos sucesso nos torneios seguintes, além do desmanche que sempre pinta após uma conquista. O importante é o time ser sempre competitivo e estar sempre entre os melhores, campeão só haverá um e desde que estejam nas cabeças, o tempo de cada um vai chegar. Agora quantas vezes vai bater na trave ninguém sabe, e a pressão só atrapalha, e o tempo é um inimigo implacável. O Grêmio bateu na trave na Copa do Brasil deste ano, quem sabe irá bater na trave por uma vaga na Libertadores do ano que vem, e tanto no brasileirão de 2009, onde ficou com o vice e como nas últimas participação nas Libertadores, onde foi vice do Boca Junior e semifinalista sendo eliminado pelo Cruzeiro. Quem sabe um título na Copa do Brasil do ano que vem, não irá acabar com esta sequencia negativa, e o peso irá embora, tornando o time vencedor novamente e acabando com o estígma do "quase"?
ResponderExcluirAmigos gostaria de levantar uma discução sobre a suposta arogancia do eterno idolo Renato Gaucho.
ResponderExcluirMuitos alegam o quanto ele é gavola, falastrão arogante,se foi hj não é mais.
Vejo varios sits de esportes, busco me manter infromando o melhor possivel sobre o tricolor e outros times, leio blogs de varios escritores.
E é notavel a humildade do tecnico grêmista, o ontem falastrão Renato das mulheres, hj é um tecnico centrado, com comentarios sempre coerentes e humildes, sim amigos humildes, um exemplo é que confrontado pelo " grande Joel Santana " o nosso idolo se mostrou sobrio e calmo, não se deixando levar pela astucia do Botafoguence que consertesa tenta provocar polemica, não é de agora que persebe-se esta mudança no Renato, suas entrevistas, seus comentarios sempre buscam exaltar coerente mente o trabalho do grupo grêmista, sem menos prezar adiversarios.
Tambem é notavel o respeito que Renato adiquiriu com jornalistas do eixo Rio/Sampa, muitos são os elogios ao Renatão.
Não to querendo sobre por o tecnico tricolor a ninguem mas a evolução dele é notavel e adimiravel é quase que incrivel ver que o um grande fanfarão se transformou em um tecnico sereno e coerente.
Stevan, é nitida mesmo a mudança do falastrão Renato, porém, acho cedo ainda para dizermos q ele mudou. Credito este lápso de bom comportamento e cerenidade à boa campanha do Grêmio, mas como ele se comportará com a chegada de resultados negativos e com pressão sobre ele? Quando as coisas estão bem, tudo são flores, mas quando a coisa aperta, ele larga a metralhadora e atira pra todo lado. Acho q é um mecanismo de auto defesa, tipo assim, vou agredir antes que me agridam. Os antecedentes do Renato não o abonam em nada, mas todo mundo pode mudar, vamos esperar e ver.
ResponderExcluirAmigos,o Renato pode ser de tudo um pouco, mas burro ele não é: ganhando o que ganha, fazendo o que gosta, no time que ele ama e a recíproca é verdadeira, vai arrumar confusão prá quê? Só quando ele estiver com o saco cheio, e querendo vazar. Aí com certeza, vai aparecer um bando de malas que vão fazer pressão até ele chutar o pau da barraca. E digam sinceramente, quem de voces não faria o mesmo? Quero ele no Grêmio até arrumando encrenca, desde que o time esteja vencendo os jogos e lutando por títulos. A sua vida pessoal ou personalidade que fique para as negas dele e para quem se preocupa com isso!
ResponderExcluirSaudações gremistas!
Caro Marcão,eu pessoalmente não suporto o Renato, para min ele esta no mesmo nivel do Luxa.Mas o que ele conseguiu faser no Gremio foi realmente louvavel,foi sem duvida um grande trabalho ,e vcs tem mais é que admiralo,mas eu não confiaria tanto nesse amor pelo Gremio,eles vão para o lado que a grana falar mais alto,isso não é mérito do Renato,e sim da grande maioria. Olhe no Inter,o própio Dunga ja brigou com o Inter por grana,Sóbis voltou não pelo Inter e sim para tentar voltar por cima e tentar um contrato melhor na Európa,olhe o Ronaldo éra Flamenguista e onde ele joga,o que pesa para éssa turma é estatus e grana,e mais nada issso é só minha opinião saudações coloradas
ResponderExcluirNão se pode dizer que, nessa lida, todos os jogadores e treinadores tem como objetivo apenas a grana, como opina nosso amigo Adolino. Prestígio e glória estão interligadas ao dinheiro, ao sucesso, sobretudo no clube que os revelou. O objetivo é a glória, é o reconhecimento, o sucesso. Aquilo que todos buscam. Se for no clube que iniciaram, melhor ainda.
ResponderExcluirO Renato tinha no Rio de Janeiro uma briga muito forte com a imprensa. http://www.youtube.com/watch?v=JQznGnjvc9k&feature=related
Se não estou enganado, Cícero Melo, que aparece nesse vídeo, é o mesmo que andou levando um esporros do Dunga. É um dos mais insuportáveis repórteres do Rio de Janeiro. Os técnicos gaúchos como Celso Roth, Felipão, Dunga e o Renato, geralmente, entram em fogo cruzado com esses caras. A imprensa do Rio/São Paulo tem muito mais força e influência para derrubar treinadores. Todos sabem.
Quanto à mudança. Não há dúvida. Renato aprendeu com os errros. E devemos levar em consideração que ele está em casa agora.
Eu sempre defendi, a algum tempo, nos debates como o Rafael, a competência de Renatão, mesmo quando estava em baixa.
Ele chegou em duas finais da Copa do Brasil. Pelo Vasco, uma ele perdeu para o Flamengo, em 2006. Mas ergueu a taça no ano seguinte pelo tricolor carioca. Depois, fez um Fluminense muito competitivo na Libertadores de 2008. E deixou um título escapar por muito pouco.
Foi corajoso nos anos seguintes ao assumir Vasco e Fluminense na degola do campeonato. Não obteve sucesso, e foi considerado culpado, injustamente. Vasco e Fluminense não tiveram mau resultados só por causa do "fanfarrão".
No Grêmio, ele mostrou onde buscar jogadores de boa qualidade técnica e provou que não há necessidade de se ter um diretor de futebol, como Meira e tantos outros, que nunca jogaram futebol e não sabem onde estão os boleiros.
Quem deve indicar e saber com quem contar no time é o treinador e não o presidente ou qualquer diretor.
No Vasco, quem mandava era Eurico Miranda e Romário. Quando teve liberdade para montar o seu time, ele montou grandes equipes.
Sds