Confusão nas arquibancadas da Arena é destaque na Imprensa
O jogo era contra o Fluminense, mas a torcida “Geral do Grêmio” teve confronto com a Brigada Militar. Apesar de ter lido e ouvido muita coisa, acho que não é hora de publicar uma opinião precisa do episódio, mas alguns aspectos merecem destaque desde já, em tom de desabafo.
Peço antes desculpas pela delonga, mas não consigo resumir muito a construção deste pensamento. Portanto, acompanhar minha ideia sobre o tema demanda paciência.
Vamos lá...
Torcedor símbolo da Geral, “Gaúcho” foi retirado de onde se encontrava por conduta inadequada. Segundo me consta, bandeiras não podem ser empunhadas e, tendo amarrado uma flanela do Rio Grande do Sul em uma muleta configurou desrespeito a esta norma. Além disso, ele se pendurou com seu corpo em local proibido, se mantendo por lá. Fatos confirmados por ambas as partes envolvidas, motivando o convite a “Gaúcho” se retirar.
"Gaúcho", torcedor símbolo do Grêmio
O torcedor alega estar de muletas por conta de uma contusão na perna, se diz vítima de perseguição e garante que a polícia usou de força desproporcional para conduzi-lo para fora do Estádio.
A Brigada Militar diz que regras foram descumpridas, que ele (o torcedor) incitou violência e que os “brigadianos” agiram corretamente depois, se retirando das arquibancadas mediante iminente confronto com os demais membros da organizada.
Verdade seja dita! A polícia desce o pau mesmo... desproporcionalmente e de forma exagerada, alguns membros da brigada militar, seja do RS ou de qualquer lugar do país, tratam dos conflitos com truculência. No entanto, muitas vezes a força tem de ser usada e o tratamento não pode ser diferente. Policial Militar é um agente que tem por obrigação manter a ordem e o cumprimento das Leis, sem contar que está botando a sua vida em risco para realizar seu trabalho.
Verdade seja dita! O tal “Gaúcho” não pode fazer uma transação penal porque não é réu primário. Como reincidente, não cabe esse tipo de atendimento. Ninguém apanha de graça, porém, quem viu as imagens assistiu a surra que ele tomou na sua condução, necessário somente se estivesse dificultando o trabalho da polícia.
Verdade seja dita! O futebol está ficando chato!!! Tiraram a cerveja gelada, querem perfilar a torcida igual se faz numa peça de teatro, proíbem fogos, bandeiras e toda a festa que fazia antes e durante o jogo, enfim... se pretende mudar toda uma tradição de anos e anos. Simplesmente de uma hora para outra e por causa da Copa do Mundo, querem uma cultura de Estádio européia, do dia para a noite. Entretanto, os excessos diminuíram consideravelmente, é mais fácil ver mulheres, crianças, famílias completas no campo de futebol, muito diferente de tempos atrás! Quem gosta de "assistir jogo" apreciando tranquilo o espetáculo está mais satisfeito com as medidas preventivas tomadas até então. Os resultados são evidentes.
Imagem da retirada do torcedor
E a Geral?
Bom, a torcida gremista é a menos culpada pela confusão, mas a primeira que deve ser responsabilizada neste momento!
Porque? Simples...
Não podemos dizer AGORA quem está errado. Tanto o torcedor como a polícia tem o direito de um contraditório. A justiça e a corregedoria PRECISAM cumprir seu papel, apurando e punindo quem errou. O problema é que a torcida, terceiro no negócio e que não tinha nada haver com isso tomou partido e avançou contra a Brigada Militar. Isso é totalmente inaceitável e independe dos motivos: TORNOU –SE FATO, INDEPENDE DE PROVA, TODO MUNDO VIU.
Por se tratar de uma atitude de massa, movida pela emoção de um sentimento de injustiça e covardia que aos seus olhos “parecia evidente”, optou em ir ao confronto. Compreensível, mas justiça não se faz com as próprias mãos.
Reconhecimento a esta torcida organizada é tão grande que na Arena do Grêmio se adaptou um espaço destinado exclusivamente a seus integrantes sem cadeiras numeradas, facilitando a comemoração conhecida como "avalanche"
Faço uma analogia aqui. Imaginem um árbitro passando a mão LITERALMENTE em seu time dentro de casa ou, no lance capital do jogo for acertadamente marcado um impedimento que AOS OLHOS DA TORCIDA parece ter sido algo equivocado. Movido pela emoção, aquele que ateia um objeto no campo em sinal de protesto está errado MESMO que o juiz da partida agiu de má-fé.
Vivemos em uma sociedade, não em uma selva! Existem meios para coibir e penalizar as pessoas que não cumprem as regras. Por isso a torcida errou, apesar do motivo nobre.
Não dá pra dizer que o estopim do problema está na conduta do torcedor ou da polícia, mas posso reclamar desde já DESTE MODELO (sociedade) ao qual estamos engajados. Isso não é algo exclusivo do futebol e a cada dia cresce mais no Brasil em TODOS os segmentos.
- Ao invés de proibir TODOS de beber uma gelada durante o jogo, punam-se aqueles que não saibam beber;
- Ao invés de proibir BANDEIRAS e FOGOS no Estádio, punam-se aqueles que não saibam usar estes artigos;
- Ao invés de punir o CLUBE por uma atitude de seu torcedor, puna-se aquele que ateia objetos no campo;
- Ao invés de punir o GRE-NAL com uma torcida só nas arquibancadas, puna-se os torcedores identificados nas imagens pela agressão aos policiais;
E porque isso é assim? Culpa dos legisladores? Culpa dos governantes???
NÃO, A CULPA É NOSSA!!!
Cadeia não dá voto e se as regras brandas do jeito que estão mantém o sistema carcerário brasileiro superlotado imaginem se o Estado começar punir os bandidos da forma como merecem? Ninguém quer casa de reclusão ou de detenção em seu bairro, daí começa o papo de educar o povo para acabar com a criminalidade a longo prazo blá-blá-blá.
Geral "expulsa" membros da Brigada Militar
Por isso, chega de hipocrisia! As normas, condutas, decisões e tudo mais que gira ao entorno disso tem de ser prevenção mesmo. A bandidagem é legítima, aceite os fatos e pare de reclamar de alguma coisa se o remédio existente não lhe agrada!
Os presidentes se uniram para reverter a decisão da torcida única no clássico, balela! Se os comandados da Briga Militar em serviço naquele jogo precisam ser investigados, se o torcedor símbolo aí, o tal “Gaúcho”, também tem o direito de se defender, se as torcidas (seja Inter ou Grêmio) agem pelo impulso, se ninguém vai preso ou é punido severamente como deveria, se a população brasileira (nós que votamos) é contrária a investimentos no sistema prisional, se a educação de todo um povo leva tempo, se esta geração está perdida, QUE SE REALIZE O GRE-NAL COM TORCIDA ÚNICA, PONTO FINAL!!!
Vamos assim perdendo mais um patrimônio da nossa cultura, mais uma tradição de anos... robotizando os inocentes, nem tão inocentes assim.
Saudações Coloradas
Imagens: Portal Terra
Imagens: Portal Terra













